Educação

Educação

Nestes artigos sobre Educação nossos autores abordam vários assuntos interessantes como monografias, mestrado, estágio, ensino fundamental e superior, ciências, línguas e muito mais

Clique aqui
Para contribuir escrevendo artigos sobre Educação!

Escolha do Editor

Primeiras noções do que é a corrente eléctrica num circuito

Primeiras noções do que é a corrente eléctrica num circuito

A corrente eléctrica, tal como o nome indica, é um movimento de cargas eléctricas. Muitos são os fenómenos que acontecem na corrente...

Ler Artigo
Educação inclusiva – uma lição

Educação inclusiva – uma lição

Quem pagará, ou compensará os anos que uma aluna autista perdeu deixando de receber a oportunidade de evoluir e ainda absorver os preceitos que as leis prevêem, pergunta a...

Ler Artigo

O número expressivo de candidatos que não recebeu nota na Redação da prova do Enem 2014, mais de quinhentos mil, quase dez por cento do total de inscritos, surpreendeu e assustou todos os brasileiros interessados em educação e no futuro do país.

Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superior l 20/01/2015 lAcessos: 15

Trata-se do primeiro processo de industrialização do Brasil que foi implantado pelo ministro Rui Barbosa à época da Independência que, por fim, foi um verdadeira fracasso.

Por: Gabriell Educação l 20/01/2015
Dirce Porto

Este artigo foi elaborado para atividades de trabalhos acadêmicos pela Universidade Americana de Asunción/Paraguai.Tendo como Orientadora Dra. Rosângela Lemos da Silva e Autores Dirce Porto da Silva Francisco Humberto de Araújo e Nelilda Ormond Braga É primordial a demonstração por parte de docentes e acadêmicos, quanto a trilhar os caminhos que conduzirão a um modelo de educação mais humanizado e voltado à descoberta de novos meios de aquisição do conhecimento, Boa Sorte. A Autora

Por: Dirce Portol Educação> Ensino Superior l 19/01/2015
Maria Elena Guimarães Regiani

Atualmente a palavra inclusão tem realmente tomado conta dos espaços principalmente das mídias, já virou um modismo muito discutido no momento, pelos governantes. As escolas, professores e funcionários estão preparados para acolher e aceitar pessoas "deficientes" ou "diferentes", portadoras de necessidades especiais? Esses questionamentos levaram à escolha deste tema "A inclusão de portadores de necessidade especiais nas séries iniciais". Certamente que muito já evoluímos na busca da defesa e ga

Por: Maria Elena Guimarães Regianil Educação> Ensino Superior l 19/01/2015 lAcessos: 42
Edjar Dias de Vasconcelos

Separação dos poderes, fundamental em relação à vida ao Estado político. A liberdade consiste basicamente em fazer tudo em que a ler permitir.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superior l 19/01/2015
Edjar Dias de Vasconcelos

Não sou anticapitalista. Muito menos a princípio do favor do socialismo. Até porque a questão não está em nenhum dos sistemas. Analiticamente. Qual é hoje a primeira economia do mundo. A China cujo regime de produção é socialista. Qual é segunda economia do mundo. Praticamente empatada tecnicamente. Com a primeira economia do mundo. Os Estados Unidos da America. Cuja economia é neoliberal. Em uma análise fria. Ambas as economias vivem à custa de um amontoado de pobres.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superior l 18/01/2015

Vivemos em um um país, que demonstra abertamente, que toda sociedade convive pacificamente e não há preconceito ou discrimanação racial, vendemos a ideia que no Brasil existe a Democracia Racial, onde negros e brancos, se relacionam amigavelmente sem qualquer preconceito ou discrimanação. Porém observamos que, o que existe de fato, é o mito da Democracia Racial, ou seja, uma falsa ideia que brancos e negros vivem harmonicamente. Neste sentido, vamos relatar brevemente sobre algumas expressões.

Por: Simone Marial Educação l 17/01/2015 lAcessos: 14
Edjar Dias de Vasconcelos

A origem de tudo. Remonta-se ao nada. A ausência substancial é a lei. De todos os fundamentos. Das coisas existentes e não existentes. Com efeito, qual o é princípio. A inexistência. A explicação é cientificamente irracional.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superior l 16/01/2015

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do curso de pós-graduação em Gestão com ênfase em Franquias da ESPM-RJ em parceria com a Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio).

Por: Flávia Gaviolil Educação> Ensino Superior l 16/01/2015
Kely Ribeiro Martins

... Cedendo a pressão do mercado, muitos profissionais não são conscientes do seu nível de inglês, ou temem admitir suas inabilidades, apresentando assim um currículo irreal e que poderá colocá-lo em uma situação constrangedora a qualquer momento. Esses casos são muito comuns, embora possa denegrir a imagem do profissional e minar uma grande oportunidade...

Por: Kely Ribeiro Martinsl Educação> Línguas l 14/01/2015

Este conteúdo tem por objetivo auxiliar os educadores propocionando formas agradaveis para aplicar a disciplina de Educação Fisica.

Por: João do Rozario Limal Educação l 13/04/2008 lAcessos: 1,284,798 lComentário: 48
SANDRA VAZ DE LIMA

A Psicomotricidade caracteriza-se por uma educação que se utiliza do movimento para atingir outras aquisições mais elaboradas, como as intelectuais. Por meio do desenvolvimento dos elementos corporais, proporcionando a criança o desenvolvimento/ aprimoramento das qualidades físicas, do esquema corporal da estruturação espaço temporal, além de uma conscientização dos movimentos apresentados pelo seu corpo, sendo a base indispensável dos exercícios individuais e de conjuntos.

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação l 23/02/2008 lAcessos: 670,913 lComentário: 123
SANDRA VAZ DE LIMA

O artigo a seguir trata sobre a importância da motivação no processo de aprendizagem, uma vez que este processo é desencadeado a partir da motivação, que se dá no interior do sujeito, estando intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas. Nas situações escolares, o interesse é indispensável para que o aluno tenha motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento.

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação l 25/02/2008 lAcessos: 639,940 lComentário: 43
SONIA OLIVEIRA SILVA

A escola não deveria viver sem a família e nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 09/07/2008 lAcessos: 630,624 lComentário: 46

Dentro das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem.Assim, juntamente com a atuação de outros profissionais, o coordenador ganha destaque nessa dinâmica do trabalho pedagógico e a sua contribuição como articulador,formador e auxiliar na transformação da escola torna-se indispensável.

Por: Suelen Silva Limal Educação l 06/03/2009 lAcessos: 505,448 lComentário: 96

Esta pequena peça de Teatro Infantil retrata a realidade que encontra nossos rios, por isto procuro transmitir isto em forma folclorica.

Por: João do Rozario Limal Educação> Línguas l 20/06/2008 lAcessos: 425,757 lComentário: 94
SONIA OLIVEIRA SILVA

O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos (PCNs, 1998

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 401,032 lComentário: 13

O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento.

Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ensino Superior l 12/04/2008 lAcessos: 368,737 lComentário: 26
SONIA OLIVEIRA SILVA

O professor (dirijo-me de forma genérica, pensando em professor ou professora) que trabalha direto com crianças precisa ter uma competência polivalente. Isso significa dizer que deverá trabalhar com conteúdos de naturezas diversas, que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 355,051 lComentário: 17
SONIA OLIVEIRA SILVA

A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 341,318 lComentário: 29
Edjar Dias de Vasconcelos

Não há a mínima possibilidade da existência de Deus, o universo não foi criado por nenhuma ação do poder divino. Ele simplesmente surgiu por meio de um princípio sem causa, ausência de finalidade.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superior l 05/12/2012 lAcessos: 270
Ivan Dionizio: Sociologo.

Objectivo que cada professor possa interagir com seus alunos de uma forma individual. Só assim os professores pode descobrir as dificuldades de cada um. Ai ele pode interagir de uma forma diferenciado, respeitando a inclusão social.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superior l 03/08/2010 lAcessos: 4,174 lComentário: 2

Dentre os inúmeros conflitos que permeiam este início de século, emerge um problema que se não é novo, requer uma reflexão mais profunda de todos os envolvidos no processo educacional. Trata-se de certas brincadeiras e apelidos que eram supostamente ignorados, embora marcassem profundamente a vítima. É importante reconhecer que essas situações fizeram parte da história de muitos estudantes, todavia na atualidade os estigmas dessas ações, tem ocassionado graves conflitos sociais.

Por: Angela Adriana de Almeida Limal Educação> Ensino Superior l 18/07/2008 lAcessos: 6,094 lComentário: 18

Este artigo sobre Hiperatividade mostra exemplos sobre comportamento hiperativo de uma criança em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber contornar o problema, como posicionar este aluno em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos. Boa Sorte! A Autora.

Por: Dirce Portol Educação> Educação Infantil l 10/07/2010 lAcessos: 8,376
Meire Viana Alves

O presente artigo tem por finalidade analisar a linguagem do filme "Anahy de Las Misiones". Partindo do pressuposto que, a língua não existe isolada de uma cultura, um conjunto socialmente herdado de práticas e crenças, percebe-se que a linguagem do filme reflete a interelação, a comunicação entre os diferentes povos que fazem parte dos personagens. Partindo desse pressuposto utilizei como teórico : Saussure (2004); Brandão (2007); Fiorin (2003) e Lyons (1987) .

Por: Meire Viana Alvesl Educação> Ensino Superior l 04/08/2010 lAcessos: 550
Meire Viana Alves

O uso de palavras e expressões da língua inglesa no português interfere na sociedade e no processo de ensino-aprendizagem sem esquecer o contexto político-social do Brasil com relação à importância de uma segunda língua nos dias atuais. Barros (2005); Brown (2000, 2001), Ellis (1997), Faraco (2004), Hedge (2008) Rudio (2007). Todos estes autores confirmam a inter-relação entre a aprendizagem de uma segunda língua e a motivação, características individuais no processo ensino-aprendizado.

Por: Meire Viana Alvesl Educação> Línguas l 22/09/2010 lAcessos: 1,403

Apresentação do trabalho. O livro Fundamentos Biológicos da Educação, da autora Marta Pires Relvas, demonstra de modo lúdico a plasticidade cerebral, como a capacidade do sistema nervoso pode alterar o sistema motor e que através de estudos baseados em mudanças de ambiente, seja fazendo mudanças em nós mesmos,ou mudando o ambiente,e achando um novo ambiente, podemos nos adaptar, pois o cérebro usa todas essas funções ou seja, inteligência não é um processo mental único, é uma combinação de muito

Por: Dirce Portol Educação> Educação Online l 04/07/2010 lAcessos: 1,846
Osni Oliveira Noberto da Silva

O objetivo deste artigo é tentar ajudar a esclarecer aspectos referentes a dicotomia entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no intuito de auxiliar aos que estão confusos em relação a este tema ou aos futuros alunos que estão em dúvida em qual das habilitações ingressar.

Por: Osni Oliveira Noberto da Silval Educação> Ensino Superior l 16/03/2010 lAcessos: 6,301
Ivan Dionizio: Sociologo.

A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interactivo e altivo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superior l 09/07/2010 lAcessos: 6,624 lComentário: 1

A Educação Infantil é o ápice do desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida da maioria das crianças que freqüentam creches ou escolas. Nestes ambientes elas se comunicam livremente demonstrando - dentre outros fatores - suas dificuldades em ouvir ou se expressar oralmente, fato que indica a eminente necessidade de um fonoaudiólogo em parceria com a Equipe Pedagógica.

Por: Angela Adriana de Almeida Limal Educação> Ciência l 18/10/2008 lAcessos: 1,945 lComentário: 8
Categorias de Artigos
Recursos
Quantcast