Educação

Educação

Nestes artigos sobre Educação nossos autores abordam vários assuntos interessantes como monografias, mestrado, estágio, ensino fundamental e superior, ciências, línguas e muito mais

Clique aqui
Para contribuir escrevendo artigos sobre Educação!

Escolha do Editor

Muito além da Escola - O Mundo do Aluno - O Governo é Culpado? nem sempre

Muito além da Escola - O Mundo do Aluno - O Governo é Culpado? nem sempre

Tem se falado em educação no Brasil e culpamos o governo por tudo e deixamos de olhar para o aluno e miramos justamente n...

Ler Artigo

RESUMO Este artigo trata da comunicação dentro das organizações de recreação, pretende demonstrar a importância que tem esta forma de comunicação, como também subsidiar clubes de lazer na projeção e implementação de uma política de comunicação interna, gerando melhorias e satisfação na realização dos trabalhos executados tanto por colaboradores como gestores. Para um melhor conhecimento foi realizada uma pesquisa exploratória, em forma de questionário com perguntas abertas e fechadas, de livre

Por: Francisca Leidiana Freitasl Educação> Ensino Superior l 15/10/2014

Este artigo analisa de forma breve a teoria das Representações sociais, realizada por alguns estudiosos que contribuíram para a o avanço das representações sociais, bem como, os teóricos que tinham como base as investigações de como as pessoas transformam os conhecimentos científicos em conhecimento de senso comum na década de 60, e também a forma como adota a perspectiva comunicativa "genética" na apreensão do conhecimento veiculado a dinâmica do cotidiano.

Por: Elizabeth Almeida dos Santosl Educação l 14/10/2014
Edjar Dias de Vasconcelos

O que foi. Ato Institucional AI 5. Medida jurídica de exceção. Contra o Estado de Direito. Com a finalidade de preservar. O Regime Militar. Evitar a redemocratização da nação. Portanto, um ato de natureza fascista.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superior l 14/10/2014 lAcessos: 15

O 7º Congresso Paranaense dos [e das] Jornalistas, realizado entre 07 e 09 de março, foi uma oportunidade para levantar inúmeras discussões sobre os principais desafios e perspectivas da categoria profissional na contemporaneidade. E o estágio em jornalismo certamente esteve entre os temas mais aflorados no encontro que reuniu uma gama de profissionais, professores e estudantes de jornalismo de todo o Paraná, além de convidados de outros estados.

Por: Central Pressl Educação> Ensino Superior l 13/10/2014
Edjar Dias de Vasconcelos

Como entender o livro fundamental de Bobbio: Democracia a Liberalismo econômico. A primeira acepção a ser entendida, o Estado atual surgiu heuristicamente da necessidade de limitar o poder e, do mesmo modo, a estrutura do domínio do Estado Político.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Línguas l 13/10/2014 lAcessos: 16
Maria Elena Guimarães Regiani

Relação Professor Aluno Tem-se detectado resultados de formandos universitários com um nível não suficiente para sua formação profissional – problema este, que justifica o tema escolhido, pois é sabido que as relações interpessoais em docentes e discentes podem fazer a diferença de um bom ou mau aprendizado. Desta feita se definiu como objetivo central deste estudo, identificar a relação professor/aluno no ensino superior, embora a maior dificuldade na elaboração tenha sido a escassa literatura

Por: Maria Elena Guimarães Regianil Educação> Ensino Superior l 12/10/2014 lAcessos: 50

As conexões entre brincar, aprender e ensinar são perceptíveis quando o educador consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os objetivos dos alunos. Ensinando a aprender contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo, preparando para o exercício da cidadania e da vida coletiva incentivando a buscar justiça social e igualdade com o respeito à diferença.

Por: Rosana Maciel Averl Educação> Educação Infantil l 12/10/2014 lAcessos: 17

O presente artigo foi desenvolvido para apresentar uma proposta de atividade para o ensino da língua inglesa em uma turma de 5° série de jovens e adultos (EJA). Será mostrada, em forma de experiência, como os alunos em diversas idades do EJA acolhem tal proposta, visto que o ensino de língua inglesa, geralmente, é visto por esses alunos como uma "cobrança" curricular. Utilizou- se para dar suporte teórico ao nosso trabalho, as pesquisas/textos desenvolvidos pelos autores - SCHüTZ(2007), RICHARDS

Por: Thayane Maytchele Verissimol Educação> Línguas l 11/10/2014
Edjar Dias de Vasconcelos

As sombras despontam no ar. São nuvens pesadas. Um pesadelo, um pesadelo, um pesadelo. Acepção da conspiração. As luzes serão apagadas. O universo inteiro congelará. O brilho do hidrogênio. Transfará em brasa. Eles serão queimados.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superior l 11/10/2014
Zilda Ap. S. Guerrero

O presente trabalho prima em oferecer o prazer da leitura, segundo o estilo leitor, a reflexão e discussão sobre o que os estudantes precisam aprender, sobre a importância dos gêneros textuais existentes no universo cultural em material impresso ou midiático. Oferecer-lhes autonomia e confiança em produção de argumentações com propriedade discursiva.

Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Línguas l 10/10/2014

Este conteúdo tem por objetivo auxiliar os educadores propocionando formas agradaveis para aplicar a disciplina de Educação Fisica.

Por: João do Rozario Limal Educação l 13/04/2008 lAcessos: 1,283,845 lComentário: 48
SANDRA VAZ DE LIMA

A Psicomotricidade caracteriza-se por uma educação que se utiliza do movimento para atingir outras aquisições mais elaboradas, como as intelectuais. Por meio do desenvolvimento dos elementos corporais, proporcionando a criança o desenvolvimento/ aprimoramento das qualidades físicas, do esquema corporal da estruturação espaço temporal, além de uma conscientização dos movimentos apresentados pelo seu corpo, sendo a base indispensável dos exercícios individuais e de conjuntos.

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação l 23/02/2008 lAcessos: 670,435 lComentário: 123
SANDRA VAZ DE LIMA

O artigo a seguir trata sobre a importância da motivação no processo de aprendizagem, uma vez que este processo é desencadeado a partir da motivação, que se dá no interior do sujeito, estando intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas. Nas situações escolares, o interesse é indispensável para que o aluno tenha motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento.

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação l 25/02/2008 lAcessos: 638,883 lComentário: 43
SONIA OLIVEIRA SILVA

A escola não deveria viver sem a família e nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 09/07/2008 lAcessos: 630,121 lComentário: 46

Dentro das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem.Assim, juntamente com a atuação de outros profissionais, o coordenador ganha destaque nessa dinâmica do trabalho pedagógico e a sua contribuição como articulador,formador e auxiliar na transformação da escola torna-se indispensável.

Por: Suelen Silva Limal Educação l 06/03/2009 lAcessos: 504,387 lComentário: 96

Esta pequena peça de Teatro Infantil retrata a realidade que encontra nossos rios, por isto procuro transmitir isto em forma folclorica.

Por: João do Rozario Limal Educação> Línguas l 20/06/2008 lAcessos: 425,289 lComentário: 94
SONIA OLIVEIRA SILVA

O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos (PCNs, 1998

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 400,583 lComentário: 13

O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento.

Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ensino Superior l 12/04/2008 lAcessos: 368,582 lComentário: 26
SONIA OLIVEIRA SILVA

O professor (dirijo-me de forma genérica, pensando em professor ou professora) que trabalha direto com crianças precisa ter uma competência polivalente. Isso significa dizer que deverá trabalhar com conteúdos de naturezas diversas, que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 354,797 lComentário: 17
SONIA OLIVEIRA SILVA

A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 341,038 lComentário: 29
Edjar Dias de Vasconcelos

Não há a mínima possibilidade da existência de Deus, o universo não foi criado por nenhuma ação do poder divino. Ele simplesmente surgiu por meio de um princípio sem causa, ausência de finalidade.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superior l 05/12/2012 lAcessos: 263
Ivan Dionizio: Sociologo.

Objectivo que cada professor possa interagir com seus alunos de uma forma individual. Só assim os professores pode descobrir as dificuldades de cada um. Ai ele pode interagir de uma forma diferenciado, respeitando a inclusão social.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superior l 03/08/2010 lAcessos: 4,076 lComentário: 2

Dentre os inúmeros conflitos que permeiam este início de século, emerge um problema que se não é novo, requer uma reflexão mais profunda de todos os envolvidos no processo educacional. Trata-se de certas brincadeiras e apelidos que eram supostamente ignorados, embora marcassem profundamente a vítima. É importante reconhecer que essas situações fizeram parte da história de muitos estudantes, todavia na atualidade os estigmas dessas ações, tem ocassionado graves conflitos sociais.

Por: Angela Adriana de Almeida Limal Educação> Ensino Superior l 18/07/2008 lAcessos: 6,085 lComentário: 18

Elaborar Monografia - Escrevendo Trabalhos Acadêmicos Elaborando Monografia? Precisa de ajuda na Monografia?, nos Trabalhos Acadêmicos? Monografia,monografias,assessoria em ABNT, Artigo, Artigo Cientifico,Dissertação, Dissertações,Dissertações, Duvidas com Traballhos Cientificos Monografias, Monografias, PIM, Pesquisas, Pre-projetos, Projetos, Publicações de, Publicações de Arti, Resenhas, Resumos,Revisões Literarias, Revisões Literárias,TCC, Tese, dissertações,formatação, monografia,

Por: Orientação Elaborar Monografial Educação> Educação Online l 02/07/2010 lAcessos: 1,475

Este artigo sobre Hiperatividade mostra exemplos sobre comportamento hiperativo de uma criança em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber contornar o problema, como posicionar este aluno em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos. Boa Sorte! A Autora.

Por: Dirce Portol Educação> Educação Infantil l 10/07/2010 lAcessos: 8,249
Meire Viana Alves

O presente artigo tem por finalidade analisar a linguagem do filme "Anahy de Las Misiones". Partindo do pressuposto que, a língua não existe isolada de uma cultura, um conjunto socialmente herdado de práticas e crenças, percebe-se que a linguagem do filme reflete a interelação, a comunicação entre os diferentes povos que fazem parte dos personagens. Partindo desse pressuposto utilizei como teórico : Saussure (2004); Brandão (2007); Fiorin (2003) e Lyons (1987) .

Por: Meire Viana Alvesl Educação> Ensino Superior l 04/08/2010 lAcessos: 527
Meire Viana Alves

O uso de palavras e expressões da língua inglesa no português interfere na sociedade e no processo de ensino-aprendizagem sem esquecer o contexto político-social do Brasil com relação à importância de uma segunda língua nos dias atuais. Barros (2005); Brown (2000, 2001), Ellis (1997), Faraco (2004), Hedge (2008) Rudio (2007). Todos estes autores confirmam a inter-relação entre a aprendizagem de uma segunda língua e a motivação, características individuais no processo ensino-aprendizado.

Por: Meire Viana Alvesl Educação> Línguas l 22/09/2010 lAcessos: 1,372

Apresentação do trabalho. O livro Fundamentos Biológicos da Educação, da autora Marta Pires Relvas, demonstra de modo lúdico a plasticidade cerebral, como a capacidade do sistema nervoso pode alterar o sistema motor e que através de estudos baseados em mudanças de ambiente, seja fazendo mudanças em nós mesmos,ou mudando o ambiente,e achando um novo ambiente, podemos nos adaptar, pois o cérebro usa todas essas funções ou seja, inteligência não é um processo mental único, é uma combinação de muito

Por: Dirce Portol Educação> Educação Online l 04/07/2010 lAcessos: 1,828
Osni Oliveira Noberto da Silva

O objetivo deste artigo é tentar ajudar a esclarecer aspectos referentes a dicotomia entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no intuito de auxiliar aos que estão confusos em relação a este tema ou aos futuros alunos que estão em dúvida em qual das habilitações ingressar.

Por: Osni Oliveira Noberto da Silval Educação> Ensino Superior l 16/03/2010 lAcessos: 6,246
Ivan Dionizio: Sociologo.

ARTIGO A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interactivo e altivo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superior l 09/07/2010 lAcessos: 6,460 lComentário: 1
Categorias de Artigos
Recursos
Quantcast