Educação

Educação

Nestes artigos sobre Educação nossos autores abordam vários assuntos interessantes como monografias, mestrado, estágio, ensino fundamental e superior, ciências, línguas e muito mais

Clique aqui
Para contribuir escrevendo artigos sobre Educação!

Escolha do Editor

Textos em Inglês com as Palavras mais Comuns

Textos em Inglês com as Palavras mais Comuns

Por: Pedro

Veja a importância das palavras mais usadas do inglês para o seu aprendizado. Descubra quantas delas você precisa saber para ser fluente e conheça textos em...

Ler Artigo
Primeiras noções do que é a corrente eléctrica num circuito

Primeiras noções do que é a corrente eléctrica num circuito

A corrente eléctrica, tal como o nome indica, é um movimento de cargas eléctricas. Muitos são os fenómenos que acontecem na corrente...

Ler Artigo
Elaine Peres da Silva

É indispensável ao desenvolvimento do ser humano o trabalho de sensibilização diante da sociedade, começando pela própria escola, o local de aprendizagem e formação do indivíduo. É preciso que o estudante, enquanto cidadão perceba a importância de sua participação nas questões que envolvem o meio ambiente, desde então, as pequenas ou grandes atitudes podem amenizar, mesmo que parcialmente, a contaminação da natureza.

Por: Elaine Peres da Silval Educação l 27/03/2015

Ao destacar o tema "dificuldade de aprendizagem" muitos confundem esta concepção com uma desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem é tratada por muitos teóricos e estudiosos como um distúrbio ,que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais , afetando o individuo em qualquer área do desempenho escolar.Este artigo visa apresentar uma breve reflexão sobre essas concepções

Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantil l 27/03/2015

Esta temática esta presente diariamente em reuniões que buscam analisar e discutir o problema, para então apontar formas para resolver os distúrbios disciplinares no cotidiano das escolas. A desmotivação e a indisciplina são os maiores obstáculos apresentados pelos professores, que se deparam no dia a dia com à desordem em sala de aula e na escola, além de apresentar como parte desta reclamação a desatenção dos alunos, a falta de interesse e de respeito dos estudantes.

Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantil l 27/03/2015

Este presente Artigo trata de uma reflexão sobre a temática da disortográfia e a importância do trabalho em conjunto dos profissionais educacionais, pacientes e familiares no diagnóstico,tratamento e superação desta distúrbio. Descrevendo a importância do apoio psicopedagogico para se superar tal dificuldade expressa e identificada geralmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantil l 27/03/2015

Esta pesquisa realizou-se pela curiosidade despertada em mim, a partir da leitura de uma reportagem publicada na revista "Escola", em novembro de 2007, que tinha o seguinte tema "Como o professor vê a educação",esta pesquisa aguçou em mim a curiosidade em identificar as crenças e representações dos professores de LP do município de Guia Lopes da Laguna, me colocando assim dentro do ambiente escolar, meu futuro ambiente de trabalho, me ajudando a conhecer melhor a realidade enfrentada pelos profe

Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Línguas l 27/03/2015

Com o desenvolvimento da informática no século XXI e a evolução da internet a Educação tem se apresentado como opção de qualificação, formação e inclusão digital, pois através dela pode-se concretizar uma formação inicial e continuada com uma flexibilidade e oportunidade de aprofundamento na temática estudada. Dentro desta realidade, por exemplo, a EAD que vem oferecer a profissionais como professores a oportunidade de inserir-se no mundo tecnológico, qualificar-se e proporcionar a oportunidade

Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Online l 27/03/2015

Os tempos atuais convidam a uma absurda medicalização da vida, parecemos ter perdido a capacidade de enfrentar desde uma simples insônia, até as frustrações, tristezas, lutos ou perdas sem recurso ao uso indiscriminado de fármacos "anestésicos".

Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superior l 26/03/2015

Professores e orientadores pedagógicos de colégios públicos tem relatado um fenômeno que não é novo, mas que está atingindo proporções alarmantes. Trata-se do verdadeiro massacre que muitos estudantes promovem contra seus colegas mais esforçados, mais focados e mais estudiosos.

Por: Julia Nascimentol Educação> Ensino Superior l 26/03/2015

Acredito que o gosto pela leitura se apreende, é lendo que as pessoas aprendem a gostar de ler, e já de pequenos podemos, ou não, criar o hábito de leitura. Já dizia Carlos Drummond de Andrade que "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede".

Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Educação Infantil l 25/03/2015

Por meio da História, diversos pesquisadores se indagavam como o sedava o processo de aprendizagem do ser humano e como o cérebro trabalhava para aprender. Para Aristóteles, o cérebro só servia para resfriar o sangue

Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Ensino Superior l 25/03/2015

Este conteúdo tem por objetivo auxiliar os educadores propocionando formas agradaveis para aplicar a disciplina de Educação Fisica.

Por: João do Rozario Limal Educação l 13/04/2008 lAcessos: 1,285,881 lComentário: 48
SANDRA VAZ DE LIMA

A Psicomotricidade caracteriza-se por uma educação que se utiliza do movimento para atingir outras aquisições mais elaboradas, como as intelectuais. Por meio do desenvolvimento dos elementos corporais, proporcionando a criança o desenvolvimento/ aprimoramento das qualidades físicas, do esquema corporal da estruturação espaço temporal, além de uma conscientização dos movimentos apresentados pelo seu corpo, sendo a base indispensável dos exercícios individuais e de conjuntos.

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação l 23/02/2008 lAcessos: 671,239 lComentário: 123
SANDRA VAZ DE LIMA

O artigo a seguir trata sobre a importância da motivação no processo de aprendizagem, uma vez que este processo é desencadeado a partir da motivação, que se dá no interior do sujeito, estando intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas. Nas situações escolares, o interesse é indispensável para que o aluno tenha motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento.

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação l 25/02/2008 lAcessos: 640,626 lComentário: 43
SONIA OLIVEIRA SILVA

A escola não deveria viver sem a família e nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 09/07/2008 lAcessos: 630,955 lComentário: 46

Dentro das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem.Assim, juntamente com a atuação de outros profissionais, o coordenador ganha destaque nessa dinâmica do trabalho pedagógico e a sua contribuição como articulador,formador e auxiliar na transformação da escola torna-se indispensável.

Por: Suelen Silva Limal Educação l 06/03/2009 lAcessos: 506,200 lComentário: 96

Esta pequena peça de Teatro Infantil retrata a realidade que encontra nossos rios, por isto procuro transmitir isto em forma folclorica.

Por: João do Rozario Limal Educação> Línguas l 20/06/2008 lAcessos: 426,157 lComentário: 94
SONIA OLIVEIRA SILVA

O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos (PCNs, 1998

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 401,305 lComentário: 13

O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento.

Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ensino Superior l 12/04/2008 lAcessos: 368,862 lComentário: 26
SONIA OLIVEIRA SILVA

O professor (dirijo-me de forma genérica, pensando em professor ou professora) que trabalha direto com crianças precisa ter uma competência polivalente. Isso significa dizer que deverá trabalhar com conteúdos de naturezas diversas, que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 355,230 lComentário: 17
SONIA OLIVEIRA SILVA

A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 341,504 lComentário: 29
Edjar Dias de Vasconcelos

Não há a mínima possibilidade da existência de Deus, o universo não foi criado por nenhuma ação do poder divino. Ele simplesmente surgiu por meio de um princípio sem causa, ausência de finalidade.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superior l 05/12/2012 lAcessos: 273
Ivan Dionizio: Sociologo.

Objectivo que cada professor possa interagir com seus alunos de uma forma individual. Só assim os professores pode descobrir as dificuldades de cada um. Ai ele pode interagir de uma forma diferenciado, respeitando a inclusão social.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superior l 03/08/2010 lAcessos: 4,255 lComentário: 2

Dentre os inúmeros conflitos que permeiam este início de século, emerge um problema que se não é novo, requer uma reflexão mais profunda de todos os envolvidos no processo educacional. Trata-se de certas brincadeiras e apelidos que eram supostamente ignorados, embora marcassem profundamente a vítima. É importante reconhecer que essas situações fizeram parte da história de muitos estudantes, todavia na atualidade os estigmas dessas ações, tem ocassionado graves conflitos sociais.

Por: Angela Adriana de Almeida Limal Educação> Ensino Superior l 18/07/2008 lAcessos: 6,098 lComentário: 18

Este artigo sobre Hiperatividade mostra exemplos sobre comportamento hiperativo de uma criança em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber contornar o problema, como posicionar este aluno em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos. Boa Sorte! A Autora.

Por: Dirce Portol Educação> Educação Infantil l 10/07/2010 lAcessos: 8,488
Meire Viana Alves

O presente artigo tem por finalidade analisar a linguagem do filme "Anahy de Las Misiones". Partindo do pressuposto que, a língua não existe isolada de uma cultura, um conjunto socialmente herdado de práticas e crenças, percebe-se que a linguagem do filme reflete a interelação, a comunicação entre os diferentes povos que fazem parte dos personagens. Partindo desse pressuposto utilizei como teórico : Saussure (2004); Brandão (2007); Fiorin (2003) e Lyons (1987) .

Por: Meire Viana Alvesl Educação> Ensino Superior l 04/08/2010 lAcessos: 560
Meire Viana Alves

O uso de palavras e expressões da língua inglesa no português interfere na sociedade e no processo de ensino-aprendizagem sem esquecer o contexto político-social do Brasil com relação à importância de uma segunda língua nos dias atuais. Barros (2005); Brown (2000, 2001), Ellis (1997), Faraco (2004), Hedge (2008) Rudio (2007). Todos estes autores confirmam a inter-relação entre a aprendizagem de uma segunda língua e a motivação, características individuais no processo ensino-aprendizado.

Por: Meire Viana Alvesl Educação> Línguas l 22/09/2010 lAcessos: 1,432
Osni Oliveira Noberto da Silva

O objetivo deste artigo é tentar ajudar a esclarecer aspectos referentes a dicotomia entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no intuito de auxiliar aos que estão confusos em relação a este tema ou aos futuros alunos que estão em dúvida em qual das habilitações ingressar.

Por: Osni Oliveira Noberto da Silval Educação> Ensino Superior l 16/03/2010 lAcessos: 6,347

Apresentação do trabalho. O livro Fundamentos Biológicos da Educação, da autora Marta Pires Relvas, demonstra de modo lúdico a plasticidade cerebral, como a capacidade do sistema nervoso pode alterar o sistema motor e que através de estudos baseados em mudanças de ambiente, seja fazendo mudanças em nós mesmos,ou mudando o ambiente,e achando um novo ambiente, podemos nos adaptar, pois o cérebro usa todas essas funções ou seja, inteligência não é um processo mental único, é uma combinação de muito

Por: Dirce Portol Educação> Educação Online l 04/07/2010 lAcessos: 1,858
Ivan Dionizio: Sociologo.

A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interactivo e altivo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superior l 09/07/2010 lAcessos: 6,689 lComentário: 1

A Educação Infantil é o ápice do desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida da maioria das crianças que freqüentam creches ou escolas. Nestes ambientes elas se comunicam livremente demonstrando - dentre outros fatores - suas dificuldades em ouvir ou se expressar oralmente, fato que indica a eminente necessidade de um fonoaudiólogo em parceria com a Equipe Pedagógica.

Por: Angela Adriana de Almeida Limal Educação> Ciência l 18/10/2008 lAcessos: 1,952 lComentário: 8
Categorias de Artigos
Recursos
Quantcast