Educação

Educação

Nestes artigos sobre Educação nossos autores abordam vários assuntos interessantes como monografias, mestrado, estágio, ensino fundamental e superior, ciências, línguas e muito mais

Clique aqui
Para contribuir escrevendo artigos sobre Educação!

Escolha do Editor

Muito além da Escola - O Mundo do Aluno - O Governo é Culpado? nem sempre

Muito além da Escola - O Mundo do Aluno - O Governo é Culpado? nem sempre

Tem se falado em educação no Brasil e culpamos o governo por tudo e deixamos de olhar para o aluno e miramos justamente n...

Ler Artigo
Ajudar os Filhos na Escola

Ajudar os Filhos na Escola

A educação acadêmica não é responsabilidade exclusiva da escola, os pais t~em papel fundamental na escolarização dos filhos. Leia aqui várias dicas para ajudar na vida escolar das...

Ler Artigo
Paulo Azze

Explicações sobre a corrente elétrica alternada (CA), seus os componentes (ativos e reativos) e o seu cálculo de forma simplificada.

Por: Paulo Azzel Educação> Ciência l 15/09/2014
Paulo Azze

Aborda aspectos relacionados ao comprimento das resistências de chuveiros, atendendo uma dúvida de amigo sobre questões do ENAD.

Por: Paulo Azzel Educação> Ciência l 15/09/2014

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada.

Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantil l 14/09/2014

Receber os estudantes com deficiência é um avanço. Mas faltam fazer da inclusão uma realidade e assegurar o direito à Educação

Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantil l 14/09/2014
Carla Ravaneda

A importância da boa formação da docência brasileira, aspectos determinantes na graduação, a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura.

Por: Carla Ravanedal Educação> Ensino Superior l 11/09/2014
Erineia nascimento da Silva

O aluno especial tem algumas necessidade de auto realização igual aos demais alunos, assim como ele precisa ter sua autoestima valorizada para contribuir na definição de suas habilidades intelectuais, a interação social com a comunidade escola lhe dará segurança, o apoio dos pais e fundamental nesse processo.

Por: Erineia nascimento da Silval Educação l 11/09/2014
Carla Ravaneda

A importância das regras da norma culta da língua portuguesa, e o papel do professor no estímulo do aluno que está buscando o conhecimento. É necessário o engajamento deste profissional, para que nossas futuras gerações se comuniquem de forma desejável de acordo com as regras normativas.

Por: Carla Ravanedal Educação> Línguas l 11/09/2014
Zilda Ap. S. Guerrero

O modelo de aluno que temos hoje em sala de aula, nem de longe lembra- nos os moldes dos alunos dos tempos da escola tradicional, não e somente nas escolas públicas, mas também em diversas escolas particulares e de grande renome no mercado educacional. No entanto, há uma forte contradição entre as aulas ministradas em sala de aula; as quais na grande maioria recheadas de conteúdo e parca praticidade, e quase ausência de contextualização das aulas. Urge então mudanças didáticas na escola atual.

Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ensino Superior l 10/09/2014
Erineia nascimento da Silva

Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

Por: Erineia nascimento da Silval Educação l 08/09/2014
Edjar Dias de Vasconcelos

O artigo tem como objetivo explicar a funcionalidade do mundo dos vírus. Para tal é necessário uma análise de suas principais características, a definição fundamental da mecanicidade funcional evolutiva dos parasitas.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superior l 08/09/2014

Este conteúdo tem por objetivo auxiliar os educadores propocionando formas agradaveis para aplicar a disciplina de Educação Fisica.

Por: João do Rozario Limal Educação l 13/04/2008 lAcessos: 1,282,989 lComentário: 48
SANDRA VAZ DE LIMA

A Psicomotricidade caracteriza-se por uma educação que se utiliza do movimento para atingir outras aquisições mais elaboradas, como as intelectuais. Por meio do desenvolvimento dos elementos corporais, proporcionando a criança o desenvolvimento/ aprimoramento das qualidades físicas, do esquema corporal da estruturação espaço temporal, além de uma conscientização dos movimentos apresentados pelo seu corpo, sendo a base indispensável dos exercícios individuais e de conjuntos.

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação l 23/02/2008 lAcessos: 670,158 lComentário: 123
SANDRA VAZ DE LIMA

O artigo a seguir trata sobre a importância da motivação no processo de aprendizagem, uma vez que este processo é desencadeado a partir da motivação, que se dá no interior do sujeito, estando intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas. Nas situações escolares, o interesse é indispensável para que o aluno tenha motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento.

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação l 25/02/2008 lAcessos: 638,150 lComentário: 43
SONIA OLIVEIRA SILVA

A escola não deveria viver sem a família e nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 09/07/2008 lAcessos: 629,852 lComentário: 46

Dentro das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem.Assim, juntamente com a atuação de outros profissionais, o coordenador ganha destaque nessa dinâmica do trabalho pedagógico e a sua contribuição como articulador,formador e auxiliar na transformação da escola torna-se indispensável.

Por: Suelen Silva Limal Educação l 06/03/2009 lAcessos: 503,855 lComentário: 96

Esta pequena peça de Teatro Infantil retrata a realidade que encontra nossos rios, por isto procuro transmitir isto em forma folclorica.

Por: João do Rozario Limal Educação> Línguas l 20/06/2008 lAcessos: 424,940 lComentário: 94
SONIA OLIVEIRA SILVA

O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos (PCNs, 1998

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 400,358 lComentário: 13

O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento.

Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ensino Superior l 12/04/2008 lAcessos: 368,469 lComentário: 26
SONIA OLIVEIRA SILVA

O professor (dirijo-me de forma genérica, pensando em professor ou professora) que trabalha direto com crianças precisa ter uma competência polivalente. Isso significa dizer que deverá trabalhar com conteúdos de naturezas diversas, que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 354,689 lComentário: 17
SONIA OLIVEIRA SILVA

A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 340,869 lComentário: 29
Edjar Dias de Vasconcelos

Não há a mínima possibilidade da existência de Deus, o universo não foi criado por nenhuma ação do poder divino. Ele simplesmente surgiu por meio de um princípio sem causa, ausência de finalidade.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superior l 05/12/2012 lAcessos: 262
Ivan Dionizio: Sociologo.

Objectivo que cada professor possa interagir com seus alunos de uma forma individual. Só assim os professores pode descobrir as dificuldades de cada um. Ai ele pode interagir de uma forma diferenciado, respeitando a inclusão social.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superior l 03/08/2010 lAcessos: 4,027 lComentário: 2

Dentre os inúmeros conflitos que permeiam este início de século, emerge um problema que se não é novo, requer uma reflexão mais profunda de todos os envolvidos no processo educacional. Trata-se de certas brincadeiras e apelidos que eram supostamente ignorados, embora marcassem profundamente a vítima. É importante reconhecer que essas situações fizeram parte da história de muitos estudantes, todavia na atualidade os estigmas dessas ações, tem ocassionado graves conflitos sociais.

Por: Angela Adriana de Almeida Limal Educação> Ensino Superior l 18/07/2008 lAcessos: 6,081 lComentário: 18

Elaborar Monografia - Escrevendo Trabalhos Acadêmicos Elaborando Monografia? Precisa de ajuda na Monografia?, nos Trabalhos Acadêmicos? Monografia,monografias,assessoria em ABNT, Artigo, Artigo Cientifico,Dissertação, Dissertações,Dissertações, Duvidas com Traballhos Cientificos Monografias, Monografias, PIM, Pesquisas, Pre-projetos, Projetos, Publicações de, Publicações de Arti, Resenhas, Resumos,Revisões Literarias, Revisões Literárias,TCC, Tese, dissertações,formatação, monografia,

Por: Orientação Elaborar Monografial Educação> Educação Online l 02/07/2010 lAcessos: 1,465

Este artigo sobre Hiperatividade mostra exemplos sobre comportamento hiperativo de uma criança em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber contornar o problema, como posicionar este aluno em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos. Boa Sorte! A Autora.

Por: Dirce Portol Educação> Educação Infantil l 10/07/2010 lAcessos: 8,175
Meire Viana Alves

O presente artigo tem por finalidade analisar a linguagem do filme "Anahy de Las Misiones". Partindo do pressuposto que, a língua não existe isolada de uma cultura, um conjunto socialmente herdado de práticas e crenças, percebe-se que a linguagem do filme reflete a interelação, a comunicação entre os diferentes povos que fazem parte dos personagens. Partindo desse pressuposto utilizei como teórico : Saussure (2004); Brandão (2007); Fiorin (2003) e Lyons (1987) .

Por: Meire Viana Alvesl Educação> Ensino Superior l 04/08/2010 lAcessos: 518
Meire Viana Alves

O uso de palavras e expressões da língua inglesa no português interfere na sociedade e no processo de ensino-aprendizagem sem esquecer o contexto político-social do Brasil com relação à importância de uma segunda língua nos dias atuais. Barros (2005); Brown (2000, 2001), Ellis (1997), Faraco (2004), Hedge (2008) Rudio (2007). Todos estes autores confirmam a inter-relação entre a aprendizagem de uma segunda língua e a motivação, características individuais no processo ensino-aprendizado.

Por: Meire Viana Alvesl Educação> Línguas l 22/09/2010 lAcessos: 1,357

Apresentação do trabalho. O livro Fundamentos Biológicos da Educação, da autora Marta Pires Relvas, demonstra de modo lúdico a plasticidade cerebral, como a capacidade do sistema nervoso pode alterar o sistema motor e que através de estudos baseados em mudanças de ambiente, seja fazendo mudanças em nós mesmos,ou mudando o ambiente,e achando um novo ambiente, podemos nos adaptar, pois o cérebro usa todas essas funções ou seja, inteligência não é um processo mental único, é uma combinação de muito

Por: Dirce Portol Educação> Educação Online l 04/07/2010 lAcessos: 1,818
Osni Oliveira Noberto da Silva

O objetivo deste artigo é tentar ajudar a esclarecer aspectos referentes a dicotomia entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no intuito de auxiliar aos que estão confusos em relação a este tema ou aos futuros alunos que estão em dúvida em qual das habilitações ingressar.

Por: Osni Oliveira Noberto da Silval Educação> Ensino Superior l 16/03/2010 lAcessos: 6,229
Ivan Dionizio: Sociologo.

ARTIGO A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interactivo e altivo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superior l 09/07/2010 lAcessos: 6,378 lComentário: 1
Categorias de Artigos
Recursos
Quantcast