A Educação Como Forma De Libertação Na Sociedade

Publicado em: 12/06/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,279 |

A educação como Forma de libertação na Sociedade

O indivíduo no processo de construção do saber tem se movimentado na formação de uma espécie de proteção que favorece as variações do modo como as sociedades tem se comportado no decorrer dos tempos, a sua atitude fornece para todos um extremo deslize na conduta de cada indivíduo participante no meio social e isso favorece repentinamente o modo como são tomadas as decisões no âmbito educacional que contradiz todo o dilema nas metodologias aplicadas em face de construir um produto fruto de ações compostas na sociedade que altera sempre a problemática que tenta conter esse contato direto entre o educador e o educando.

O tipo de sociedade vigente desde a colonização do Brasil em que  a educação era de responsabilidade dos jesuítas até o início da república em que o ensino secundário não era de responsabilidade do Estado e sim da família em si contradiz todos os esforços que os estudiosos da educação vem tentando fazer para modificar as formas metodológicas de passarem os conteúdos. A sociedade não é mais a mesma, mas algumas instituições tem se comportado de forma extremamente tradicional,impossibilitando o acesso ao saber aos menos privilegiados da sociedade, o que contradiz as mudanças propostas desde que todos por lei passou a ter acesso a educação.

A educação é um dever do Estado que necessita de todo um  aparato para a manutenção da transmissão do saber necessário para a formação do indivíduo ao longo de sua vida,ela deve de modo a equiparar em uma pedagogia libertadora que politize o educando para uma participação ampla de cidadão na política de seu país como apregoava Paulo Freire, isso deveria acontecer através de um processo de libertação da classe operária que vive sempre coagida por seus dominadores, a burguesia que limita o saber destes indivíduos, buscado e necessitando deles apenas o necessário para exercer suas tarefas na manutenção do sistema capitalista.

A liberdade é uma de forma de contenção da desigualdade social vigente no capitalismo , pois desta gera todo um sistema complexo de dependência em que as classes são submetidas , a formação do eu se encontra através deste processo que impulsiona no tom mais elevado a corrente que interliga a classe operária com a burguesia e assim favorecendo a proliferação da alienação que determina quanto o saber deve ser passado a cada indivíduo

É necessário haver uma postura diferente e m com mais seriedade  com relação as metodologias pedagógicas a serem alcançada no  âmbito de modificar as articulações deste sistema em que as classes são submetidas , pois a forma didática de passar os conteúdos devem ser repensadas para maior obtenção de êxito na socialização dos indivíduos a serem inseridos na sociedade através da educação.

As instituições não tem respeitado a cultura do educando e nem utilizando as tecnologias necessária para obtenção de maior sucesso na hora de passar seus conteúdos,isso acontece porque a maioria dos  professores não estão habituados com a utilização do computador e da internet como forma de auxílio ao seu trabalho.

A educação liberta , faz  o indivíduo ascender socialmente , pois esta integra o educando a sociedade fazendo dele capaz de enfrentar todos os obstáculos a serem enfrentado durante sua vida,porém se faz necessário que este processo de construção seja modificado de modo que a sociedade tenha uma resposta para seus problemas sociais.

Os membros da sociedade tem enfrentado bastante obstáculos para a modernização do sistema educacional e isso se deve  a alguns setores da sociedade resistentes a mudanças, são indivíduos ligados ainda a uma pedagogia tradicional em que se prendia apenas a memorização e transmissão em massa de conteúdos para os educandos.

Autor : Rogério Dantas de Souza

Email: rogeriodeantas@yahoo.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-educacao-como-forma-de-libertacao-na-sociedade-967208.html

    Palavras-chave do artigo:

    socializacao

    ,

    educacao

    ,

    conteudos

    Comentar sobre o artigo

    Regivaldo Cláudio de Freitas

    O objetivo central do trabalho é promover uma discussão estabelecendo paralelos entre a forma como a Matemática é tradicionalmente trabalhada (como forma de exclusão) e a Matemática Libertadora a serviço da transformação social. E, discutir a importância da integração da tecnologia ao currículo. Os principais autores utilizados foram Vygotsky e Ubiratan D' Ambrósio. A metodologia utilizada baseia-se no paradigma hermenêutico cuja pesquisa é de natureza qualitativa.

    Por: Regivaldo Cláudio de Freitasl Educação> Ensino Superiorl 29/01/2012 lAcessos: 900
    Alinne do Rosário Brito

    A função educativa por ter-se mostrado capaz, em diversos experimentos empíricos realizados, desenvolveM níveis diferentes de experiências pessoais e coletivas e a propiciar novas descobertas, além de contribuir na socialização. Neste trabalho, buscou-se aproximar as representações históricas do jogo, ás teorias que o balizam como atividade rica, prazerosa e motivadora da aprendizagem .

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 18/07/2012 lAcessos: 1,402

    Pretendeu-se com este estudo, focalizar a Interdisciplinaridade da Educação Ambiental desenvolvida na E.E.E.F e M. Eneida de Moraes, com a finalidade de tornar evidentes as vantagens de trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos educadores junto aos educandos com qualidade e com a finalidade de perceber como os educadores trabalham a interdisciplinaridade da E.A na sala de aula, principalmente do Ensino Fundamental, onde a criança começa a ter responsabilidade de cidadão brasileiro.

    Por: Cristina Ferreiral Ciências> Biologial 13/07/2008 lAcessos: 25,539 lComentário: 21
    Marcelo Gomes González

    O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil é um documento que equivale aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), já que foi criado pelo MEC em 1998. No entanto, há um debate ferrenho entre as grandes esferas da administração é o fato desse nível de ensino compor a Educação Básica, mas ser posta de forma facultada, fazendo com que, muita das vezes, não seja cursada pela criança, que fica com um ensino deficitário na base do conhecimento.

    Por: Marcelo Gomes Gonzálezl Educação> Educação Infantill 17/10/2012 lAcessos: 581
    Alana Sardinha Freitas

    O artigo relata experiências vivenciadas numa escola de Educação Infantil na cidade de Itapetinga, Ba, durante a aplicação de um Projeto de Leitura"Histórias Infantis no Contexto da Pré-escola: Janelas Abertas Para Novos Leitores",com objetivo de despertar nas crianças hábitos de leitura e um olhar crítico sobre o mundo. Contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, das múltiplas habilidades, o uso das potencialidades na realização das atividades propostas. Apresenta ainda o

    Por: Alana Sardinha Freitasl Educação> Educação Infantill 31/10/2011 lAcessos: 1,952
    Marcelo Gomes González

    Como está expresso na fala de muitos autores, o Ensino Fundamental II é uma fase de transição, onde muitas culturas devem ser maturadas, e outras apresentadas. Nesse período o educando se encontra no momento da criação da sua identidade. Os PCNs defendem que a Educação Física deve utilizar, principalmente, da cultura corporal - a trazida pela criança e a apresentada para ela dentro do ambiente escolar - e da instigação à busca do conhecimento para que ela seja autônomo.

    Por: Marcelo Gomes Gonzálezl Educaçãol 17/10/2012 lAcessos: 370

    O presente estudo visa a educação para pessoa que cumprem medidas de privação de liberdade, como método de inclusão social dos mesmos, nos quais tem como meio a educação em direitos humanos como exercício a sua cidadania. O estudo teve como objetivo verificar a educação voltada para adolescentes em privação de liberdade em sua pratica para a cidadania como método de inserção dos mesmos a sociedade. O estudo de caráter qualitativo no qual se apropriou da literatura especifica como meio de aprofundamento da temática. Como resultados obtivemos a ausência de informações nas instituições de privação dos mesmos, em sua formação para a cidadania através dessa educação que promova um o empoderamento social, concluindo que as mesmas sem acompanhamento especifico nessa área causa maior vulnerabilidade nos mesmos, onde não se incentiva a formação cidadã ficando a mercê novamente de seus direitos e seus deveres enquanto cidadãos.

    Por: Sabrina Rodrigues de Oliveiral Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 13/11/2008 lAcessos: 7,874

    O presente artigo fundamenta-se em trazer considerações a cerca do lúdico e sua importância na educação infantil.

    Por: Edlene Maria da Silval Educação> Educação Infantill 02/11/2011 lAcessos: 1,800

    Este artigo aborda a importância de se construir um modelo de ensino-aprendizagem dentro da Educação Física Escolar que não se prenda apenas na prática do exercício, mas que através do máximo aproveitamento de todos os componentes da Cultura Corporal do Movimento, conduza o educando a um nível de desenvolvimento elevado dentro dos aspectos motor, cognitivo, emocional e social. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e comparação dentro da prática realizada no estágio supervisionado.

    Por: Vandersonl Educação> Educação Infantill 29/06/2014 lAcessos: 24

    Este artigo analisa de forma breve a teoria das Representações sociais, realizada por alguns estudiosos que contribuíram para a o avanço das representações sociais, bem como, os teóricos que tinham como base as investigações de como as pessoas transformam os conhecimentos científicos em conhecimento de senso comum na década de 60, e também a forma como adota a perspectiva comunicativa "genética" na apreensão do conhecimento veiculado a dinâmica do cotidiano.

    Por: Elizabeth Almeida dos Santosl Educaçãol 14/10/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Resumo O aumentou consideravelmente do número de alunos especiais matriculados no ensino regular foi de aproximadamente 70% em 2014, em relação aos anos anteriores. Essa chegada dos alunos nas instituições públicas de ensinos promoveu serias mudanças de paradigmas em todos os profissionais da educação, mas seguiu junto um profissional fundamental na implementação desse novo olhar sobre a educação especial e principalmente sobre a inclusão.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 10/10/2014

    O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ajuda a milhões de brasileiros todos os anos através de seus Cursos Gratuitos oferecendo modalidades presenciais ou EAD (Ensino a Distância) para realização dos mesmos. Conheça alguns cursos grátis para 2015

    Por: sitesjoaoepaulol Educaçãol 09/10/2014

    A avaliação na Escola Ciclada já vem redefinida, ou seja, já está incorporada com novas idéias e nas aspirações, sua perspectiva está muito além de atribuir uma nota por simples burocracia institucional ou por simplesmente conferir o que foi "aprendido" ou não.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educaçãol 02/10/2014

    A MATEMÁTICA E A MÚSICA POSSUEM LAÇOS MUITO FORTES DESDE A ANTIGUIDADE E O INTERESSANTE É QUE TEM MUITOS ALUNOS QUE GOSTAM DE MÚSICA E DIZEM QUE NÃO GOSTAM DE MATEMÁTICA. ENTÃO, SENDO ASSIM, É BEM INTERESSANTE MOSTRÁ-LOS A ELES ESTA FORTE RELAÇÃO.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Educaçãol 02/10/2014 lAcessos: 11

    A transformação social trespassa a capacidade e preparação braçal de um trabalhador, e se funde além dessa capacidade acadêmica. Todo este saber se interage e com o conhecimento científico adquirido nos muros de uma universidade. Na atual movimentação social, se faz necessário um conjunto de fatores que contribuem para que se prepare alguém com conhecimento que lhe propicie enfrentar os

    Por: Clarice Gomes Silval Educaçãol 01/10/2014

    Os alunos têm muita dificuldades na disciplina de matemática, sendo assim, neste artigo foram descritas algumas ideias básicas para se ter sucesso em matemática. Já que esta disciplina está tão presente no cotidiano das pessoas, então é muito bom que os alunos levem mais a sério ao aprender a trabalhar com a matemática.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Educaçãol 01/10/2014

    Esta investigação teve como propósito o estudo sobre o dilema da teoria social, por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com base nos artigos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia in Connell (2009). Assim, este trabalho abordou sobre os dilemas que implicam a teoria social nas questões de definição do método que é um dos problemas centrais e polêmicos da teoria social, sua relação entre o estado de natureza e o estado social e

    Por: Carla Anne Marques Fariasl Educaçãol 28/09/2014 lAcessos: 18

    Este artigo tem o objetivo de analisar as intervenções psicopedagógicas junto ao problema de aprendizagem da criança e sua interação ao meio, a família e a escola. analisar todo o processo terapêutico conforme trabalhas as ações teóricas da psicopedagogia.

    Por: Rogério Dantas de Souzal Educação> Educação Infantill 05/09/2012 lAcessos: 156

    este artigo tem como objetivo ao estudo da psicomotricidade e sua contribuição em seu processo de ensino-aprendizagem da criança e suas ações que possibilitam o trabalho do professor frente ao aluno que apresentam dificuldades em seu comportamento psicomotor e como os profissionais de educação poderá trabalhar através de atividades e observação comportamental do aluno , as emanações que o corpo deste mesmo aluno , muitas d vezes é um caminho a ser percorrido para um aprimoramento metodológico.

    Por: Rogério Dantas de Souzal Educação> Educação Infantill 23/02/2011 lAcessos: 778

    Este texto trata de estudos e pesquisas relacionados a problemática da qualidade de ensino , a diminuição da evasão escolar e o aumento de concluintes do ensino fundamental relacionando a metodologia de Paulo Freire em que o processo de ensino-aprendizagem ocorrem naturalmente.

    Por: Rogério Dantas de Souzal Educaçãol 25/06/2009 lAcessos: 967

    Este artigo tem como finalidade apresentar as formas de comunicação e linguagem da elite e da classe trabalhadora tal como elas atuam na sociedade e sua influência na educação.

    Por: Rogério Dantas de Souzal Educaçãol 07/05/2009 lAcessos: 6,767
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast