A Educação Física, Os Movimentos E Seus Benefícios

Publicado em: 14/11/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 6,109 |

A EDUCAÇÃO FÍSICA, OS MOVIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS.

William Pereira da Silva
wilpersil2003@yahoo.com.br

Os movimentos corporais estão presentes na vida mesmo antes do nascimento, eles são parte integrante do nosso ser, da mesma forma que precisamos do alimento, da água, de carinho, amor e afeto, necessitamos dos movimentos para nossa sobrevivência. A criança utiliza os movimentos para suprir suas necessidades básicas e é através deles que medimos o progresso da criança. Na idade pré-escolar a criança é um ser dinâmico, cheio de indagações espontâneas e com múltiplas habilidades físicas, sua habilidade motora é utilizada para a expansão do seu desenvolvimento global. Os movimentos possibilitam uma maior proximidade com o mundo da criança, melhora a condição física e de saúde, ajudam a desenvolver os comportamento cognitivo e afetivo-social. A imagem corporal, a auto-estima, o conceito que ele terá sobre seu corpo será dado em maior parte pelos movimentos. Do zero aos sete anos toda educação da criança é feita através dos movimentos, ela tem necessidade de exercitar os músculos, reforças a estrutura óssea, desenvolver os pulmões, enriquecer o sangue, harmonizar as conexões nervosas... o exercício através dos movimentos é para criança tão indispensável quanto à alimentação. Daí podem sentir a importância que a EDUCAÇÃO FÍSICA tem como disciplina e o que ela de trás benefícios para o desenvolvimento das crianças e do ser humano em geral.
É inconcebível a forma como a Educação Física é tratada nas escolas públicas e em muitas escolas particulares, não é dada a devida importância que ela tem por trabalhar a corporeidade através dos movimentos, pouco, muito pouco é investido em recursos humanos e financeiros para o desenvolvimento pleno das atividades da EDUCAÇÃO FÍSICA. Existe uma política errada de incentivar somente as modalidades esportivas e esquecer a grande maioria dos alunos que necessitam dos movimentos através da dança, artes marciais, ginástica, natação, caminhada, corridas, jogos e recreação. Quando trabalhamos somente as modalidades esportivas estamos fazendo uma grande exclusão da maioria que não tem habilidades motoras e é essa maioria que realmente necessita das atividades físicas para seu desenvolvimento global.
Os benefícios que a EDUCAÇÃO FÍSICA trás através dos movimentos são numerosos e podemos ver que eles atuam nos comportamentos humanos sejam ele cognitivo (operações mentais), o afetivo-social (sentimento e as emoções) e o principal o comportamento motor (fazem parte todos os movimentos). Em seguida veremos todos os benefícios que os movimentos trazem para os diversos sistemas que compões o corpo humano seja ela criança, jovem ou adulta.
No sistema muscular os movimentos dão aos músculos mais força, agilidade, flexibilidade, resistência, elasticidade, coordenação motora, equilíbrio e alongamentos. No sistema Nervoso harmoniza as conexões nervosas dando mais relaxamento, evitando o stress, a fadiga, a ansiedade e a depressão promovendo hábitos salutares de alimentação e higiene. No sistema circulatório tem a diminuição da freqüência cardíaca em repouso ou em movimento, o aumento das cavidades do coração com maior volume de ejeção de sangue nas veias e artérias evitando entupimentos e possíveis infartos. No sistema respiratório o aumento na capacidade da respiração levando maior volume de ar aos pulmões e conseqüentemente oxigênio mais puro para o sangue alimentando melhor as células e todo organismo, fortalecimento dos alvéolos evitando doenças e como terapia em várias doenças cardiorespiratórias e maior capacidade aeróbica No sistema esquelético reforça toda estrutura óssea evitando no futuro a osteoporose.
Muitos são os benefícios que os movimentos trazem para um melhor desenvolvimento e desempenho do nosso corpo como os tratamentos na fisioterapia em recuperação de movimentos perdidos, na gravidez os movimentos adequados ajudam a mulher a ter melhor desempenho no parto, além de fortalecer as paredes abdominais dando maior rigidez evitando a chamada "barriga d'água", melhora o desempenho sexual, o cérebro passa a ter maior irrigação melhorando os pensamentos, a pratica da ginástica, dança, natação... diminui o interesse aos vícios das drogas e do álcool, melhora a estética do corpo, dando maior rigidez à pele, seios, nádegas, melhorando o tônus muscular. Com a pratica dos exercícios físicos teremos um coração mais vigoroso, artérias livres de gorduras, articulações azeitadas, níveis de açúcar normais, equilíbrio hormonal, sono mais tranqüilo, pressão normal, bom humor, postura correta, melhora da auto-estima, mais fôlego, as mulheres passam a ter mais alívio da TPM, mamas protegidas contra câncer, os homens a próstata mais protegida, os dois passam a ter mais entusiasmo no sexo, memória mais afiada, ossos mais forte e sistema imunológico reforçados.
Temos de ter em mente que a modernidade com toda sua tecnologia significou um retrocesso para os movimentos corporais e que o sedentarismo potencializa as ameaças de saúde para o ser humano. Na revista veja de dezembro, 2003, diz que a inatividade física está relacionada a 35% das doenças cardiovasculares fatais, a 35% dos óbitos por diabetes e a 32% das mortes por câncer de cólon. Cerca de Dois milhões de pessoas morrem por ano, no mundo todo, em decorrência do sedentarismo.
É hora dos poderes públicos atentar para fazer valer a lei e colocar para funcionar A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, conscientizando diretores, supervisores, orientadores, coordenadores, professores em geral, que precisam pesquisar, estudar, compreender que a disciplina educação física é importante e deve ter destaque com mais investimentos, espaço e material dentro do contexto escolar valorizando mais os professores de EDUCAÇÃO FÍSICA.
O CORPO HUMANO É UMA MÁQUINA PROGRAMADA PARA O MOVIMENTO. MUITO MOVIMENTO. O CORPO HUMANO, DEFINITIVAMENTE, NÃO FOI PROGRAMADO PARA FICAR PARADO.
Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-educacao-fisica-os-movimentos-e-seus-beneficios-1459450.html

    Palavras-chave do artigo:

    movimentos

    ,

    saude

    Comentar sobre o artigo

    O texto é um texto focado na militância social, e serviu de base para debates no III Seminário Livre pela Saúde

    Por: Vinícius Ximenes Muricy da Rochal Saúdel 14/11/2009 lAcessos: 425

    A partir da década de 80, a reforma psiquiátrica, entendida como um movimento social passou a estar articulada a um conjunto de iniciativas interligada nos campos legislativo, jurídico, administrativo, cultural e no saber médico psiquiátrico, que visava transformar a relação entre sociedade e loucura. A desinstitucionalização foi o conceito chave neste processo de modificações estruturais, representando uma crítica teórico-prática, que reorientou instituições, saberes e estratégias.

    Por: Dr. Enfº Flávio Dias Santosl Saúde> Medicinal 19/12/2008 lAcessos: 7,127 lComentário: 7
    Joaquim Rangel Lucio da Penha

    Esse trabalho foi realizado durante 1 ano, com um grupo da terceira idade PASF – Projeto de Atividades Física e Saúde em Nova Betânia – Farias Brito- Ce. Onde temos 40 participantes com idade igual ou superior a 60 anos. O método realizado foi através de coleta de dados inicial e final, com o objetivo de alem de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos participantes do projeto através de atividades físicas, mostra os resultados satisfatórios como forma de incentivo para prática de atividade

    Por: Joaquim Rangel Lucio da Penhal Saúdel 20/01/2011 lAcessos: 638

    Saúde: PSDB lidera movimento em Minas. Campanha cobra que governo federal cumpra a Emenda 29 e aplique 10% da sua receita na área da Saúde. Saúde: falta de investimento

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 14/08/2012
    antonio domingos araujo cunha

    Na tentativa de demonstrar o perfil do envolvimento social nas formas de participação pelo entendimento básico de celebridades globais na história da construção do pensamento social, buscou-se entender as doutrinas de Durkheim, Karl Marx e Max Weber, como vigas mestras desta construção, perfazendo igualmente uma incursão nos discursos de autores nacionais e internacionais contemporâneos para melhor abraçar o entendimento da participação social, via movimentos sociais em suas modalidades, espec

    Por: antonio domingos araujo cunhal Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 06/08/2009 lAcessos: 4,246
    Rafael Morais de Paiva Sousa

    O controle social vai remeter ao controle das ações do estado oferecido pela sociedade. Dessa forma, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS), assim como o processo de democratização. Evidencia-se a importância da democracia nessa perspectiva, por entender que esse processo será fortalecido a partir dessa diretriz do SUS, e uma vez estabelecido esse regime de governo, resultados positivos se farão presentes em uma sociedade. Assim, como metodologia foi empregada uma revisão bibliográfica, bem

    Por: Rafael Morais de Paiva Sousal Saúde> Medicinal 12/03/2010 lAcessos: 1,030
    Hilsa Flávia A Coutinho

    Este trabalho tem o perfil de identificar fatores que traga uma qualidade de vida para a população, como objetivo principal à sistematização no cuidado da Assistência da Enfermagem para este grupo, descrever a qualidade de vida promovendo ações educativas com uma linguagem simples e de fácil compreensão.

    Por: Hilsa Flávia A Coutinhol Saúdel 28/10/2011 lAcessos: 266
    Valéria Araújo Cavalcante

    O Sistema Único de Saúde (SUS) resultou da organização do movimento sanitário que deu corpo a Reforma Sanitária Brasileira na década de oitenta, momento em que predominava a exclusão da maior parte dos cidadãos à saúde, que se constituía somente pela assistência realizada pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INAMPS), restrita aos trabalhadores que tinham carteira assinada.

    Por: Valéria Araújo Cavalcantel Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 30/12/2010 lAcessos: 276

    Nosso trabalho insere-se na área de Cooperativismo, e na subárea de Cooperativismo Urbano. Queremos abordar o contexto histórico das cooperativas em geral e cooperativas de saúde, como também, versar sobre o perfil de cooperativas de trabalho médico ou cooperativas de saúde, citando o caso da Cooperativa UNIMED e buscando o enfoque da importância de rede solidária, citando o caso da Organização Não Governamental- ONG Médicos Sem Fronteira.

    Por: FERNANDO ANTONIO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 05/12/2011 lAcessos: 239

    Neste artigo, serão analisados os efeitos do processo de desenvolvimento e o advento da industrialização, que levaram ao crescimento acelerado das cidades.

    Por: Marianal Educaçãol 22/07/2014

    O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, com o objetivo de observar a prática do processo de avaliação nas classes de educação de jovens e adultos da Escola Estadual José de Alencar, bem como propor a elaboração de uma proposta alternativa de avaliação. O estudo permitiu concluir que é possível compreender a relevância da avaliação no cotidiano da sala de aula, na prática educativa. A avaliação em seu processo tem funções instrutivas, diagnóstica e continua.

    Por: IRACI DE ANDRADE MELLO AMORIMl Educaçãol 20/07/2014

    História da bandeira do Brasil, O Dia da Bandeira, As cores da bandeira brasileira, Significado das estrelas da bandeira do Brasil

    Por: Lorenal Educaçãol 04/07/2014

    Análise das consequências do bullying no desempenho escolar de crianças e adolescentes, considerando as relações interpessoais como importante referência no desenvolvimento. Compreender os desafios da aprendizagem , reconhecendo que trata-se de um seu processo diretamente ligado à autoestima e ao ambiente escolar, despertando para a realidade de sofrida por jovens que vivenciam cotidianamente essa modalidade de violência escolar.

    Por: Maria Aparecida Cunha de Souzal Educaçãol 30/06/2014 lAcessos: 24
    Formacerta.pt

    Os cursos de formação profissional são um ponto de partida para o melhoramento das aptidões dos indivíduos, assim como para a aquisição de novas competências, o que lhes permite dar resposta a um conjunto mais amplo de solicitações e exigências do mercado de trabalho.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 24/06/2014 lAcessos: 12

    Acreditamos que avaliando todos os momentos da aprendizagem escolar, o aluno e o professor estarão aprendendo também a avaliar todos os momentos de suas vidas na sociedade, aprendendo a descobrir-se, a pensar-se em si mesmo como parte do corpo social, com isso, aprende também que o erro faz parte da vida humana e especialmente da escola, que é lugar de aprendizagem.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educaçãol 23/06/2014 lAcessos: 16

    A avaliação nesta concepção serve apenas para julgar e classificar. A participação do aluno nesse processo é pequena e, muitas vezes, ele nem mesmo tem clareza do o porquê dos resultados obtidos; a nota chega como uma sentença definindo seu destino fora da escola.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educaçãol 23/06/2014

    Se os entendimentos dos alunos decorrem de sua experiência de vida, o mesmo acontece com o educador. Então há a tarefa avaliativa, há diferentes maneiras de o aluno compreender o professor, a matéria, o que a escola lhe pede, há diferentes maneiras do professor compreender o aluno, pelo seu maior ou menor domínio em determinadas áreas de conhecimento

    Por: Maria Zilda da Silva Barbosal Educaçãol 22/06/2014 lAcessos: 21
    William Pereira

    A insatisfação dos professores de Educação física é justificável, em parte. Um dos motivos é justamente as condições desfavoráveis em que foram lançados a assumir uma situação nova sem os recursos didáticos como livros de 6º ao 9º ano do fundamental e Ensino Médio seqüenciados como tem as outras disciplinas, em que os professores recebem livros das editoras com todo conteúdo pronto e vasto material didático, e os de Educação Física vão tirar conteúdos de onde?

    Por: William Pereiral Educação> Educação Onlinel 20/03/2011 lAcessos: 580
    William Pereira

    Dentro da hierarquia da Secretaria de Educação existem funções para cada setor ou cargo nele exercido, entretanto muitos saem de seus afazeres para entrar em determinada áreas que não lhe compete, querem disciplinar, determinar o funcionamento das escolas de acordo com seu pensar ou como pensa seu chefe político. Caso uma escola tenha um Diretor capaz, íntegro, uma equipe administrava responsável, conselho escolar atuante, grêmio estudantil participativo, associação de pais e mestres inserido n

    Por: William Pereiral Educação> Educação Onlinel 20/03/2011 lAcessos: 89
    William Pereira

    Fui agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Educacional "Prof. Solon Moura", entregado pelo nobre vereador Genivan Vale e o representante da OAB em Mossoró, na oportunidade o vereador incentivou mais ainda minha luta em defesa da educação e que desenvolvesse mais projetos para oferecer melhorias para as escolas. Recebi os aplausos da platéia e fui cumprimentado pela gerente Executiva da Educação, professora Ieda Maria de Araújo Chaves Freitas.

    Por: William Pereiral Educação> Educação Infantill 05/12/2010 lAcessos: 74
    William Pereira

    Questiono muito com meus alunos sobre o dia, o que fazemos com ele. Nosso corpo ocupa um espaço e um tempo, de que forma utilizamos esse dia para nossa educação, para a manutenção deste corpo de forma saudável e com qualidade de vida, estamos utilizando bem o tempo para nossos afazeres? O Esquema Corporal dentro do estudo da Educação Psicomotora questiona e dá as diretrizes como utilizar nosso corpo em relação a este espaço-tempo.

    Por: William Pereiral Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 11/04/2010 lAcessos: 332
    William Pereira

    Este ano estou inserindo no Clube de Xadrez Pensart atividades de Raciocino Lógico e Fluidez de Pensamentos (RLFP). No primeiro dia do funcionamento em 2010 do Clube oferecemos jogos de sudoko, palavras cruzadas, damas, dominó, jogos de lógicas, banco imobiliário e evidentemente do jogo de xadrez que, por si só, já tem uma gama infindável de benefícios de estímulos cerebrais desde a atenção e concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a antecipação; a memória...

    Por: William Pereiral Educação> Educação Infantill 11/04/2010 lAcessos: 1,662
    William Pereira

    Os objetivos principais do Programa Mais Educação são louváveis e tem como metas ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer, visando qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental.

    Por: William Pereiral Educação> Educação Infantill 19/03/2010 lAcessos: 1,505 lComentário: 5
    William Pereira

    Ainda percebo um acanhamento de muitos educadores em relação à informática, as causas são desconhecidas da minha observação, entretanto, quase em todas as escolas já encontramos computadores com internet e equipamentos como impressoras, scanner, DVDS e tantos outros recursos utilizados na multimídia.

    Por: William Pereiral Educação> Educação Onlinel 19/03/2010 lAcessos: 156
    William Pereira

    As contradições das religiões às vezes causam-nos surpresas. Há passagens Bíblicas condenando muitas das ações destas religiões, vejamos alguns trechos e vamos analisá-las:

    Por: William Pereiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 12/12/2009 lAcessos: 171 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast