A Fase Da Pré-Adolescência

Publicado em: 13/06/2009 |Comentário: 51 | Acessos: 34,316 |

A FASE DA PRÉ-ADOLESCÊNCIA

 Onde está aquela criança que brincava com bonecas, colocava os sapatos da mamãe, que gostava de ouvir histórias e de ficar em casa? Hoje aquela menininha ingênua e tímida, está se tornando uma mocinha, uma pré-adolescente, e esta fase é tão complicado para ela quanto para a família, para a escola e para todos que convivem com essa transformação natural, que acontece entre a faixa etária que vai desde o décimo ano de vida, onde ocorrem intensas mudanças físicas e psicológicas.

A pré-adolescência é marcada principalmente pelo início da puberdade, ou seja, mudanças no corpo que vai se transformando com o amadurecimento dos órgãos sexuais, os pelos pubianos e nas axilas, e o início da menstruação que geralmente acontece entre o 10º e 12º ano de vida. Os seios se desenvolvem e com essa mudança acarreta uma série de fatores psicológicos onde a criança passa a dar mais importância as amizades, se agrupam com amigos que possuem algo em comum e passa a ser mais reflexiva e questionadora quanto aos modelos adquiridos pelos pais.

Nessa fase, fica difícil para o adolescente entender porque não pode fazer certas coisas, pois ela acredita que é capaz de tomar suas próprias decisões. Aí vem os conflitos familiares, pois existe resistência em receber ordens e a acatar as regras. A adolescente se acha capacitada de interagir diante dos fatos. Não aceita que os pais a levem para a escola, já querem sair sozinhos, procuram se socializar e conduzir suas próprias idéias, pois acreditam serem arcaicas as regras recebidas da família.

Para entendermos e sabermos lidar com as transformações da criança em pré-adolescente é necessário que se conheça o que acontece com ela nesse momento, como é transcorrida essa mudança.

Hoje é muito mais complicado educar e conviver com uma pré-adolescente, devido ao número de informações e acessos intermináveis à internet, a mídia em geral, onde eles adquirem mais informações do que os próprios pais.

A função da família hoje é administrar, orientando com sabedoria, e deixar bem claro que somos responsáveis por nossos atos, e que tudo tem seu tempo e idade certa.

Como lidar com pré-adolescentes na escola

Se na família existe esse problema, em aceitar as ordens, na escola acontece o mesmo, pois para essa “criança” está sendo difícil conduzir suas próprias idéias. Na escola ela também passa por cobranças e muitas mudanças, pois os professores agora já não são os mesmos.  Ela vai ter diversos conflitos com professores que nem sempre percebem que essa  fase  da rebeldia, dos questionamentos fazem parte da puberdade, do crescimento e do amadurecimento.

Dentro de tantas mudanças que passam esses alunos, existe um grande compromisso do professor e da escola, em estarem auxiliando no equilíbrio desta etapa. Junto com as transformações, vem também um turbilhão de informações na segunda fase do ensino fundamental, com uma quantidade exagerada de matérias, compromissos, cobranças.  Com tudo  isso, a responsabilidade aumenta a cada dia, coincidindo com as alterações físicas e hormonais, trazendo uma série de desconfortos, com os quais podem ocorrer a dispersão natural da idade, ou a depressão, entre outros problemas. É importante que a escola saiba entender e acolher esse aluno, fazendo com que ele sinta-se seguro.  Mais importante que isso é a família e a escola estarem unidas em parceria, preparadas para orientar, abraçar essa “criança” que, com certeza sendo bem aceita e conduzida, terá condições de ser um adolescente com maturidade suficiente em moldar a sua vida com sabedoria para um futuro feliz.

 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 34 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-fase-da-pre-adolescencia-969135.html

    Palavras-chave do artigo:

    adolescencia

    Comentar sobre o artigo

    Sem dúvida, os adolescentes existiram em todas as épocas e culturas. Contudo, se anteriormente a adolescência era considerada meramente uma etapa transitória entre a infância e a vida adulta e sua caracterização era evidenciada por comemorativos biológicos que registravam tal momento evolutivo do ser humano atualmente o conceito de adolescência está sob constante reformulação dado o fato dela possuir hoje muitas faces.

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajudal 22/05/2008 lAcessos: 7,090 lComentário: 1

    Este artigo pretende auxiliar profissionais e estudiosos a compreender o processo de aprendizagem dos adolescentes, levando em consideração suas mudanças e conflitos naturais. Procuando facilitar o trabalho com adolescentes sob um olhar psicopedagógico é necessário compreender o contexto de aprendizagem em que está inserido e colabor para que as mudanças naturais dessa idade não interfiram negativamente no desenvolvimento dos diversos aspectos da vida desses adolescentes.

    Por: henrique de azevedo zaninl Educaçãol 21/10/2012 lAcessos: 177

    O estudo a ser desenvolvido cujo tema será Gravidez na adolescência: depressão, ansiedade e fatores psicossociais, pretende responder a seguinte problemática: adolescentes grávidas que apresentam transtornos psicológicos, tais como a depressão e a ansiedade? Quando presentes, esses transtornos estão relacionados com a gravidez precoce ou à variáveis psicossocias da própria vida da adolescente, como história de abuso sexual, de agressão física, situação conjugal e apoio social?

    Por: Albertol Psicologia&Auto-Ajudal 30/11/2012 lAcessos: 163

    Na sociedade, o exercício da sexualidade trazer prazer ou dor, felicidade ou sofrimento. Pode ser considerado um ato biológico (sexo) que envolve a atividade do sistema nervoso autônomo e a do músculo estriado, que culmina no orgasmo. É uma força biológica necessária para a procriação da espécie humana, mas é, também, muito mais. É a expressão de duas personalidades, unidas no sentimento simbólico e físico de ternura, de respeito e de mútua preocupação.

    Por: Ednaldo Cavalcante de Araújol Educação> Ensino Superiorl 25/10/2008 lAcessos: 7,130 lComentário: 6

    Na tentativa de se encontrar, de construir a sua própria identidade, os adolescentes criam os seus estilos, as suas regras, suas expressões e padrões de comportamento. Na maioria das vezes, indo contra tudo que os adultos ditam, num ímpeto de desafiar a sua aprovação...

    Por: Denise Sallesl Psicologia&Auto-Ajudal 27/11/2010 lAcessos: 2,792

    O presente artigo visa fazer uma breve reflexão de como foi feita a construção da identidade do ser adolescente com o tempo até chegar hoje a esse conceito que é muito debatido na sala de aula, mas que os educadores ignoram esse tema, e os demais estudantes. Esse artigo não fecha o leque de discussão do que seja adolescente, mas abre leque para futuras discussões sobre esse tema.

    Por: Vicente Vagner Cruzl Educação> Educação Infantill 10/07/2009 lAcessos: 12,263 lComentário: 2
    NÚCCIA GAIGHER MAGALHÃES

    O presente trabalho pretende então expor pontos observados em estudo sobre uso de drogas e a violência na adolescência, apresentando definições e características marcantes desta complexa fase do desenvolvimento humano, relacionando com a temática em foco. Este trabalho foi desenvolvido pela equipe de graduandos no 5º período do curso de Psicologia pela Faculdade Pitágoras, sob a orientação da Professora Mestre Ana Carolina Zeferino.

    Por: NÚCCIA GAIGHER MAGALHÃESl Psicologia&Auto-Ajudal 27/06/2009 lAcessos: 5,486 lComentário: 2
    Gustavo Aurélio

    Sobre a adolescência, momentos, fases, início, término e vivências experimentadas neste período.

    Por: Gustavo Auréliol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 08/09/2011 lAcessos: 304

    Este artigo trata sobre a marcação do corpo dos adolescentes com “piercings” e tatuagens durante o período de moratória deles na adolescência. Como ocorrem essas escolhas neste processo de transgressão da vida infantil para a vida adulta. Nesta fase repleta de conflitos, rebeldia e também de esclarecimentos, é onde começam a deixar de se ver como a imagem querida pelos pais.Devido a convivência com outras pessoas no período de inserção social,começam a se defrontar com as diferenças.

    Por: Rafaelly Aline Coelhol Psicologia&Auto-Ajudal 07/12/2009 lAcessos: 923
    Eliane de Oliveira Figueiredo

    Este artigo busca entender a adolescência e o seu desenvolvimento no indivíduo, como fator de mudanças e estresse emocional, relacionada com perdas significativas, que levam esses indivíduos a sofrerem a oscilação de humor que são constantes, e tem como principal explicação a busca da própria identidade. As dificuldades são constantes, pois o estado de humor é alterado. A sua convivência deve ser compreensível, ou seja, é preciso a compreensão dos familiares ou grupo de convivência, para não se tornar mais difícil do que é, este artigo tem a intenção de aumentar a visão das pessoas que convivem com adolescentes, para melhor convivência familiar e social.

    Por: Eliane de Oliveira Figueiredol Psicologia&Auto-Ajudal 19/11/2009 lAcessos: 2,091 lComentário: 1

    Neste artigo, apresenta-se algumas relações entre a ditadura militar, as tendências pedagógicas e os reflexos do regime e das tendências na Educação contemporânea.

    Por: Gustavo H. de Toledo Ferreiral Educaçãol 17/11/2014

    Velocidade escalar média é a relação entre uma variação de espaço e o intervalo de tempo no qual ocorreu esta variação. Os alunos no inicio do estudo referente a velocidade média tendem a ter um bloqueio de conhecimento, pois se trata de algo novo para eles pois os mesmos acabaram de sair do ensino fundamental.

    Por: anacleil Educaçãol 17/11/2014

    Em 2014, dando continuidade ao projeto o tema escolhido foi cultura,que tem por objetivo resgatar as tradições artísticas, os costumes e a valorização do ser humano. Sendo assim foi proposta aos alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio uma pesquisa investigativa sobre o contexto histórico e cultural da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade.

    Por: Lilian Fiirstl Educaçãol 14/11/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Enfrentamos a estagnação econômica que avança pelo mundo, e fica mais difícil sair do subdesenvolvimento. Faltam estadistas e melhor preparo. As novas gerações são impacientes, sem humildade, querem resultado imediato com mínimo esforço.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Educaçãol 14/11/2014

    As atividades experimentais, quando bem planejadas, são recursos importantíssimos no ensino. As aulas práticas são mais um aprendizado na vida do estudante, pois além da teórica ele exercer o que lhe foi ensinado fará com que ele absorva melhor o conteúdo e leve adiante o conhecimento adquirido. (FALA et al 2010.) Para tanto, este trabalho visou analisar, pesquisar e apresentar a importância e tipos diferentes de aulas práticas em uma escola pública no município de Tangará da Serra.

    Por: Patrícia Maria Barros Piovezanl Educaçãol 14/11/2014

    O jornalismo investigativo tem várias áreas a serem desenvolvidas. A Reprodução Simulada dos Fatos, mais conhecida como Reconstituição é uma dessas vertentes, onde o jornalista se expõe, e muitas vezes coloca em risco a sua integridade física em detrimento da função. A abordagem da temática tem relevância para uma melhor entendimento da atuação da perícia técnica, delegados, testemunhas e indiciados que podem mentir e o jornalista, compreendendo um pouco do assunto, poderá ter ferrament

    Por: Vânia Santosl Educaçãol 13/11/2014

    O lixo eletrônico tem se tornado um problema bastante sério, pois cresce em ritmo acelerado devido aos avanços tecnológicos dos equipamentos tornando os mesmos ultrapassados em tão pouco tempo. Esses objetos têm sido descartados na maioria das vezes de forma incorreta, provocando contaminação e poluição ao meio ambiente e prejudicando a saúde das pessoas, já que possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.).

    Por: Fernandal Educaçãol 13/11/2014

    O projeto "Conquistando um sorriso" está sendo desenvolvido no segundo semestre do ano de 2014 na Escola Estadual 29 de Novembro pelos professores e alunos do ensino médio, turno matutino, visando ampliá-lo para o ano de 2015. Ele tem a perspectiva de mostrar aos alunos a importância de doar um pouco de si em projetos sociais, e ainda percebendo que a escola assume hoje um papel importante na sociedade é que nós decidimos colocar em prática este projeto.

    Por: anacleil Educaçãol 13/11/2014
    EDNA PAIXAO

    O que aconteceu na escola Tasso da Silveira em Realengo foi uma tragédia que preocupa a população, psicólogos, educadores. É o momento de refletir e tomar atitudes capazes de prevenir a violência.

    Por: EDNA PAIXAOl Educação> Educação Onlinel 08/04/2011 lAcessos: 80
    EDNA PAIXAO

    A palavra já dia que Presente é estar presente. O maio presente que uma mãe deseja é a presença de seu filho. Presente é diferente de ausencia. O verbo no presente é diferente de passado ou de futuro. Desejo neste dia mamãe, que seu filho seja um presente para você. Que ele esteja sempre presente, em todos os dias de sua vida. Que Deus te abençoe e esteja sempre presente.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 08/05/2010 lAcessos: 559 lComentário: 1
    EDNA PAIXAO

    O desenvolvimento da personalidade infantil, acontece em dois estágios. O primeiro herdados por traços genéticos dos pais, e o segundo pela convivencia estabelecida com o mundo exterior. A família pode ajudar muito na formação da personalidade de seus filhos, direcionando e observando como e com qum eles convivem.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 08/01/2010 lAcessos: 8,557 lComentário: 2
    EDNA PAIXAO

    Proteção demais prejudica o desenvolvimento da criança.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 06/01/2010 lAcessos: 682
    EDNA PAIXAO

    Quando os pais se deparam com objetos ou brinquedos de outras crianças no quarto de seus filhos, ficam desesperados sem saber o que fazer. As crianças não tem maldade. Elas não percebem que estão agindo errado. É necessário que os pais conversem, orientem e sirvam de exemplos para que essa fase seja passageira e não chegue a ser conflituosa.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 27/11/2009 lAcessos: 358
    EDNA PAIXAO

    Vivenciamos nos dias atuais uma grande influencia da mídia na vida de nossos filhos. A televisão entra em nossa casa sem pedir licença e passa uma série de informações que deixam as crianças querendo possuir até o que não é necessário. É importante que a Família saiba conduzir com sabedoria, para não se deixar levar a comprar aquilo que não necessita. Os pais precisam estar ciente de que os filhos desejam muito mais se sentir amado do que ser presenteado.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 11/08/2009 lAcessos: 5,493 lComentário: 1
    EDNA PAIXAO

    Na maioria das vezes, acontece uma dúvida entre o que é a hiperatividade e a indisciplina. A família e a escola precisam estar atentas para não rotular a criança ativa e enquadrando-a como hiperativa. Só um profissional capacitado é capaz de diagnosticar.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 29/05/2009 lAcessos: 2,285
    EDNA PAIXAO

    A preocupação com o uso das drogas na adolescencia é grande,mas estamos esquecendo que o álcool é uma droga permissiva,que nossos adolescentes estão cada dia mais voltados a ela.Não acontece uma festa,um encontro,um bate papo sem o uso do álcool.Prevenir e estar atento a rotina de nossos filhos é fundamental para que não aconteça o pior,que é a dependência. Família,escola,autoridades,precisam estar atentas, informando sempre aos nossos jovens os prejuizos alcançados por atitudes impensadas.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 27/05/2009 lAcessos: 2,608 lComentário: 4

    Comments on this article

    1
    clenilda 05/10/2011
    eu estou em duvida se eu estou nessa fese ou não como posso saber
    -2
    gabrielly 04/10/2011
    adolencencia e uma fase lagal e eu estou nessa faze
    0
    carol 23/09/2011
    nada aver tiooo
    0
    Luiz 29/08/2011
    Eu Odeio quando me chamam de criança, tenho 12 anos, estou na puberdade e não me considero criança...
    5
    VITORIA 20/08/2011
    ola amei o documentario mais minha mae acha que eu sou uma bebezinha ainda e soua a filha mais velha tenho 11 anos e estou gostando de um garotode verdade maiss ela disse que nao existem amor aos 11 anos isso e verdade queria saber
    3
    leticia 11/07/2011
    minhas amigas sao tudo como adolescentes,e ainda q elas so têm a minha idade,e quando quero me vistir e me maquear como adolescentes,meus avós ficam brigando comigo
    odeioooooo!!!!!!!
    3
    ana leticia 11/07/2011
    conheço uma menina q diz ela q mestruou com 10 anos,mas dizem q a tal menina é maior mentirosa,agora nao sei se é verdade isso ou nao.
    2
    laura 27/04/2011
    gostei d+...pow tenho 16 anos, e meu pai me trata como uma crinça, ele e minha vó paterna ñ aceita q jah sou uma adolescente...ate quando isso vai durar? Eu quero namora ñ posso, quero ir na rua ñ posso...meu pai nunk me entendeu sempre quando me liga é pra me dar um esporro, nunk me dar um elogio, eu toh cansada as vezes penso em fazer loucuras, eu ñ vejo a hora de fazer meus 18 aninhos!
    0
    Mayara.... :D 26/03/2011
    entaum..... n axei nd interessante... estou a procura d oque fazer ... pois uma pre- adolecente vscomeça a deswcobrir um mundo... tem ideias e devria ter um site onde ela poderia expressar td isso e ainda tirar suas duvidas.... onrigada pela a tenção.... P.Ps. tenho 13 anos....
    6
    Sofia 19/03/2011
    Gostei d+ ... Tipo, tenho 11 anos. Queria saber se sou muito nova pra namorar. É que eu to gostando d+ de um menino. :S
    1
    karoline 14/03/2011
    eu tenho 11 anos e sou uma pre adolecente toda ves que quero alguma maiis depois nao quero mais.
    8
    Cibelly 03/03/2011
    Eu tenho 12 anos,sou uma pré adolescente,e to tão confusa porque tenho altos e baixos emocionais.eu to é quase ficando louca
    agora estou rindo a daqui a pouco to chorando.
    e eu fico tão deprimida sem ao menos um motivo
    e eu acho uma chatisse essas mudanças fisicas,principalmente a menstruação.
    4
    isabel 03/03/2011
    preciso de materias que falem sobre o crescimento que os pre adolecentes tendem a ficar
    2
    isabella 21/02/2011
    otimo adorei os comentarios mais eu acho que deveria ter mais coisas beijos :ok adeus
    -1
    threds 25/01/2011
    nossa adorei o texto ajudou pa caramba
    4
    luana 10/01/2011
    Oi eu ja estou desenvolvendo o meu corpo .
    minha mae e pedagoga . entao ela e minha melhor amiga pq ela smp me entende so q as vezes nao entende q eu estou quase na pre adolescencia e eu estou meio triste e estressada por isso .
    Queria q vcs me judassem como poderia dar a iniciativa de conversar com ela sobre isso sobre as mudanças do meu corpo qp to achando isso mt chato .
    me ajudem por favor
    3
    andrezza 07/01/2011
    5535 eu achei isso massa
    2
    dandahra 24/12/2010
    eu acho a fase da pre-adolecência comessa aus 9 anos
    -4
    taci 05/12/2010
    nao e divicio sre adolecente pra nim
    -2
    bruno silva b. 03/12/2010
    gostei muito e acho que os pais tem que impor limites com concentimento dos filhos
    1
    julliana 20/11/2010
    com quantos anos começa a pré adolesencia? apartir de 12 anos de idade
    muitas criaças de 09 teima com os adultos porque querem ser pré adolecentes
    mais começa a partir dos 12 anos de idade.
    -2
    Ana 20/11/2010
    Oi, tenho 10 anos de idade, tenho dúvidas acerca dos seios. Eu já tive o "caroço" mas os seios nunca mais crescem!! Me ajudem por favor!!!!!!!!!!
    -2
    patricia 25/10/2010
    vc tem mesmo certeza que a pre adolecenciase começa com 10 anos
    -2
    eduarda 26/09/2010
    adorei esse texto ele é interessante e tirou todas as minhas dúvidas! adooreiii
    -2
    carol 10/09/2010
    eu adorei isso e bom também que os pré-adolescentes e os adolescentes que vem isso vão saber um pouco mais sobre eles mesmos assim eles vão saber os motivos dos estresses e etc...
    e tb assim eles vão saber entender seus pais e vão tb saber que os seus pais istão certos ...
    que so quer o bem deles !!!!!! adorei eese documentario e muito interesante
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast