A Formação Da Personalidade

Publicado em: 08/01/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 8,815 |

A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
 
A criança nasce com parte de sua personalidade formada, trazendo traços genéticos   herdados dos pais, que determinam alguns aspectos físicos e comportamentais. Esses fatos não são permanentes por toda a sua vida, eles mudam de acordo com o meio em que a criança vive, e as relações que ela estabelece com o mundo.  Diante desse fato comprovado cientificamente, fica demonstrado que, podemos interferir no processo de formação da personalidade da criança, dando oportunidades para que ela conviva em um ambiente onde  sinta-se  amada, respeitada e estimulada a desenvolver o seu potencial de forma tranquila.
Os pais têm grande participação na formação da personalidade dos filhos, porque servem de exemplo. A forma de falar,  de gesticular, de sorrir, faz com que a criança  imite e estabeleça a sua forma de ser. Da mesma forma, se uma criança convive em um ambiente de desarmonia, brigas constantes, também vai interferir na sua formação.
Até aos seis anos de idade o cérebro está em formação. Na maioria das vezes,  não percebemos o quanto somos observados e imitados por nossos filhos.

A criança estabelece uma relação com o mundo vivenciando o que está sendo passado através do que ela  escuta, observa e percebe.
Cada indivíduo é único,  mas com o convívio vai  adquirido  hábitos e atitudes por ele observado.
Uma grande contribuição que os pais podem dar, é respeitar a individualidade do seu filho e procurar dar um suporte servindo de bons exemplos, pois com certeza o seu filho sempre  vai tê-los como referencia. 
Outra forma de ajudar, é  priorizar uma boa educação, em um ambiente onde todos tratem a criança com amor, carinho, acreditando no seu potencial.
Hoje os valores ficaram invertidos. Diante da situação em que o mundo vive de  violência e  insegurança, educar tornou-se uma tarefa muito difícil,  principalmente para os pais que não tem  tempo para se dedicar integralmente.
 
As brincadeiras de infância já não acontecem. Pular corda, brincar de rodas, soltar pipas  amarelinha, faz parte do passado. A televisão e a Internet assumiram o papel de educadores, invadindo nossas casas e repassando ensinamentos que nem sempre são aqueles que desejamos para nossos filhos.

Por sua vez, a mãe que antes era a “rainha do lar” e se dedicava integralmente aos trabalhos domésticos, e a educação de seus filhos,  hoje   precisa trabalhar para contribuir com as despesas.
Os pais precisam estar conscientes de que a escolha de quem  e como o seu filho vai ser educado é uma tarefa difícil mas necessária para o desenvolvimento de sua  personalidade. 
A escolha de uma boa escola de ensino integral, é uma opção. A escola ainda é um espaço onde as crianças revivem as brincadeiras de infância, praticam esportes, são educadas com segurança, fazem amigos, e são  tratadas com amor, respeito, onde todos torcem para que ela se transforme em um adulto íntegro, capaz e feliz.
 
Edna Paixão,  Pedagoga, Psicopedagoga, Administradora Escolar e fundadora do Centro Educacional André Luiz 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-formacao-da-personalidade-1683095.html

    Palavras-chave do artigo:

    formacao da personalidade

    Comentar sobre o artigo

    Renato Dias Martino

    A figura materna, sobretudo, nos primeiros meses da vida é de importância crucial na formação da personalidade. Um pensador inglês chamado Donald Winnicott, chegou a dizer que o bebê não existe se não pela mãe (ou aquela que ocupa esse lugar). Se para existir o bebê necessita da mãe, então falhas ai, vão estar pra sempre relacionadas à capacidade de acreditar na própria existência.

    Por: Renato Dias Martinol Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 14/12/2010 lAcessos: 550

    Formula-se que a educação ambiental é um processo educativo, é um enfoque da educação, é uma dimensão, é uma perspectiva e é uma alternativa da educação e a Pedagogia, que deve desenvolver-se basicamente na escola, pela encomenda social que a esta se lhe confere na preparação de meninos, adolescentes, jovens e adultos, para a vida, e constitui um fim político, econômico e social.

    Por: Zuíla de Carvalho Flexal Educação> Ensino Superiorl 23/04/2011 lAcessos: 1,485
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    A Televisão tem sido um dos inventos que mais tem provocado elogios; ao mesmo tempo em que desperta um grande número de críticas. São muitos os seus defensores; mas, cresce o número dos que a condenam por condicionar a mente dos seus telespectadores, notadamente dos mais novos. Este trabalho foi desenvolvido por CARLEIAL, em agosto de 1990 e divulgado em Jornais,Livros,Anais e Publicações diversas e citado no Exterior. A sua reedição é importante para compararmos com o nosso comportamento atual

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 15/08/2010 lAcessos: 1,369

    os pais tem grande responsabilidade na formaçao das crianças.

    Por: HEREM BERGl Educação> Educação Infantill 28/08/2010 lAcessos: 3,986

    Este artigo procura descrever a importância das brincadeiras e dos jogos na estrutura da personalidade das criança.

    Por: Ana Marial Psicologia&Auto-Ajudal 07/10/2009 lAcessos: 1,000

    RESUMO: A presente pesquisa bibliográfica tem como objetivo abordar a importância dos contos de fadas na vida da criança; na formação de sua personalidade, principalmente no primeiro ciclo de sua infância; enfocar um trabalho em que a criança desenvolva o hábito e o prazer da leitura; principalmente dos “Clássicos Contos de Fadas”; tanto em casa quanto na escola, espera-se que o desenvolvimento deste trabalho venha ser de forma geral tanto nas leituras auditivas, quanto nas visuais

    Por: NILZA MARIA DE OLIVEIRA CARNEIROl Educaçãol 09/03/2009 lAcessos: 14,530
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    O artigo analisa documentos que abordam o tema literatura infantil. Os autores consultados se complementam através de suas teorias sobre a visão da criança no mundo da literatura infantil com enfoque nos contos de fadas, foi realizada a análise de contos de fadas de escritores que retomam os contos "Os sapatos vermelhos" de Andersen e "Cinderela" dos escritores e irmãos Grimm. Desta maneira, pode-se afirmar que o mito, a fantasia, o inusitado fazem parte da formação da pessoa humana.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 26/05/2011 lAcessos: 5,795

    O presente artigo, fruto de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado junto PPGE da FACED/UFBA, tem como foco principal à ação pedagógica na área de Educação Especial, fazendo um recorte sobre as possibilidades e perspectivas da capoeira para pessoas com deficiência visual. Neste sentido apresentamos algumas reflexões e diálogos com autores da área, que apontam para as nuances da temática de investigação, a partir da analise do ritual da capoeira.

    Por: Jean Adriano Barros da Silval Educação> Ciêncial 28/09/2008 lAcessos: 1,538 lComentário: 1

    O artigo apresenta um inédito paralelo entre a formação das ideias, e os processos empregados nos atuais sistemas de telecomunicação, concluindo que elas correspondem ao Processo Cósmico de Telecomunicação, assim sendo possível aos seres humanos captarem as informações cósmicas que se propagam no espaço, de modo similar à propagação das radiações solares.

    Por: Omar Viana Hadadl Ciênciasl 19/04/2010 lAcessos: 260
    Elaine Peres da Silva

    É indispensável ao desenvolvimento do ser humano o trabalho de sensibilização diante da sociedade, começando pela própria escola, o local de aprendizagem e formação do indivíduo. É preciso que o estudante, enquanto cidadão perceba a importância de sua participação nas questões que envolvem o meio ambiente, desde então, as pequenas ou grandes atitudes podem amenizar, mesmo que parcialmente, a contaminação da natureza.

    Por: Elaine Peres da Silval Educaçãol 27/03/2015 lAcessos: 11
    Fernando Corrêa manarim

    afirmamos que existem outras formas de jogar xadrez além da competição, ou seja, que o xadrez é uma ferramenta que pode trabalhar o praticante pedagógica e terapeuticamente, ensinando a se conhecer, conhecer os outros e conhecer o mundo a qual pertence. Isso pode ser comprovado na Lenda de criação do xadrez, conhecida como a Lenda de Lahur Sessa, lenda que pode ser encontrada na obra de Malba Tahan, "O Homem que calculava".

    Por: Fernando Corrêa manariml Educaçãol 16/03/2015

    1. Por que o regime de ciclos e a progressão continuada são tão criticados? 2. Qual a real eficácia da progressão continuada e quais são os problemas gerados por esta prática? 3. Quais suas implicações políticas? 4. Quais os aspectos negativos deste sistema? 5. Qual o papel do professor, do coordenador e supervisor escolar? 6. Qual a importância da avaliação neste processo?

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 15

    RESUMO A violência é sem duvida, além de uma das grandes preocupações da sociedade, o grande problema a ser enfrentado, principalmente na dura realidade das escolas públicas do Brasil. Atinge a todos na escola, contudo a grande vitima deste problema é o professor, cada vez mais desmotivado e que se encontra quase sempre acuado e de mãos atadas diante do problema. Ocorre de maneira velada e de diversos modos, sendo, obviamente causada pela falta de limites e de ações efetivas para enfrentar o pro

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 13

    Nesta Sociedade de Informação a comunicação assume um papel no desenvolvimento humano como ferramenta de leitura social numa intervenção libertadora na perspectiva social sobre a tecnologia num processo de diminuição das disparidades sociais na criação de políticas publica para a formação de uma cidadania. Atuando numa dimensão social e política através de programas sociais de inclusão digital para reduzir os problemas sociais relativos à marginalização e pobreza

    Por: Daniela Rosseti silval Educaçãol 12/03/2015
    Alinne do Rosário Brito

    O presente artigo tem como finalidade analisar as fases de ensino nas aulas de educação física escolar tendo como base os PCN`S, para facilitar este processo nas instituições de ensino. Portanto é um convite para refletir sobre à pratica pedagógica , ou seja, o processo de alfabetização especificamente no ensino fundamental através deste componente curricular.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 11/03/2015

    O fundamentalismo islâmico é a maior ameaça a democracia e os direitos humanos desde o fim da Guerra Fria.Esse artigo tem por objetivo expor de forma breve,as suas origens durante o processo de partilha afro-asiática promovida pelos países europeu até a sua expansão na era da globalização sob a hegemonia dos EUA.

    Por: Mauricio Mendes de Oliveiral Educaçãol 09/03/2015
    Marlete Turmina Outeiro

    O artigo conta a história de uma família especifica, que venceram as adversidades e os preconceitos sociais, demonstraram a importância de unir-se em favor de um ideal coletivo, cujo objetivo apresenta memória histórica marco de 1985 a 2011, no Município de Abelardo Luz/SC. Os resultados discorrem a partir de um recorte da obra "A Inclusão Social pela Reforma Agrária: a saga de uma família sem-terra, escrito com base nos fatos que constam no diário da Sra. Rosa Turmina.

    Por: Marlete Turmina Outeirol Educaçãol 07/03/2015 lAcessos: 14
    EDNA PAIXAO

    O que aconteceu na escola Tasso da Silveira em Realengo foi uma tragédia que preocupa a população, psicólogos, educadores. É o momento de refletir e tomar atitudes capazes de prevenir a violência.

    Por: EDNA PAIXAOl Educação> Educação Onlinel 08/04/2011 lAcessos: 84
    EDNA PAIXAO

    A palavra já dia que Presente é estar presente. O maio presente que uma mãe deseja é a presença de seu filho. Presente é diferente de ausencia. O verbo no presente é diferente de passado ou de futuro. Desejo neste dia mamãe, que seu filho seja um presente para você. Que ele esteja sempre presente, em todos os dias de sua vida. Que Deus te abençoe e esteja sempre presente.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 08/05/2010 lAcessos: 573 lComentário: 1
    EDNA PAIXAO

    Proteção demais prejudica o desenvolvimento da criança.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 06/01/2010 lAcessos: 700
    EDNA PAIXAO

    Quando os pais se deparam com objetos ou brinquedos de outras crianças no quarto de seus filhos, ficam desesperados sem saber o que fazer. As crianças não tem maldade. Elas não percebem que estão agindo errado. É necessário que os pais conversem, orientem e sirvam de exemplos para que essa fase seja passageira e não chegue a ser conflituosa.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 27/11/2009 lAcessos: 368
    EDNA PAIXAO

    Vivenciamos nos dias atuais uma grande influencia da mídia na vida de nossos filhos. A televisão entra em nossa casa sem pedir licença e passa uma série de informações que deixam as crianças querendo possuir até o que não é necessário. É importante que a Família saiba conduzir com sabedoria, para não se deixar levar a comprar aquilo que não necessita. Os pais precisam estar ciente de que os filhos desejam muito mais se sentir amado do que ser presenteado.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 11/08/2009 lAcessos: 5,527 lComentário: 1
    EDNA PAIXAO

    A fase da pré-adolescência é complicada. É necessário que todos saibamos o que ocorre com a transformação no corpo e na mente do adolescente, para podermos entender, apoiar e ajudá-lo nessa etapa da sua vida que é difícil até mesmo para ele, que não consegue alcançar o que está acontecendo com essa repentina mudança.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 13/06/2009 lAcessos: 34,620 lComentário: 51
    EDNA PAIXAO

    Na maioria das vezes, acontece uma dúvida entre o que é a hiperatividade e a indisciplina. A família e a escola precisam estar atentas para não rotular a criança ativa e enquadrando-a como hiperativa. Só um profissional capacitado é capaz de diagnosticar.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 29/05/2009 lAcessos: 2,300
    EDNA PAIXAO

    A preocupação com o uso das drogas na adolescencia é grande,mas estamos esquecendo que o álcool é uma droga permissiva,que nossos adolescentes estão cada dia mais voltados a ela.Não acontece uma festa,um encontro,um bate papo sem o uso do álcool.Prevenir e estar atento a rotina de nossos filhos é fundamental para que não aconteça o pior,que é a dependência. Família,escola,autoridades,precisam estar atentas, informando sempre aos nossos jovens os prejuizos alcançados por atitudes impensadas.

    Por: EDNA PAIXAOl Educaçãol 27/05/2009 lAcessos: 2,618 lComentário: 4

    Comments on this article

    0
    Mário Cunha 24/10/2011
    Sobre os factores que influênciam na personalidade de um individuo, eu penso que de uma forma organizada eu diria são: o meio em que a criança está insirida, traços genéticos herdados pelos pais, ao fim vem a sua relação que a mesma tiver com o mundo afora!
    0
    jone 14/07/2010
    Para alem dos pais, as escolas, os músicos, os políticos em fim a sociedade em geral, influenciam na na formação da personalidade das crianças. Como bem si disse a criança tem a capacidade de aprender observando o ambiente. Portanto, antes de qualquer acção dos mais velhos, a necessidade de se pensar no impacto que a mesma poderá causar nas crianças, seja a curto ou longo prazo.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast