A importância da filosofia e História da matemática na formação inicial do professor de matemática

Publicado em: 14/11/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 43 |

A filosofia da matemática na formação inicial tem um papel fundamental, pois é neste período que o professor inicial precisa de respaldo para fundamentar sua carreira, ou seja, precisa de apoio para começar a trabalhar.

Segundo Vasconcelos (1998), é importante para fazê-lo não só aceitar as mudanças e inovações, mas que ele seja o causador dessas mudanças.

Outra contribuição da filosofia na licenciatura matemática é no sentido de nos ajudar a construir nossa própria identidade, ou seja, para que não começamos nossa carreira docente, fazendo imitações de professores que já estão atuando nessa área, que podemos ser mais criativo em levar o conhecimento, e fazer nosso trabalho com muita dedicação.

Vasconcelos (1998) ressalta também que a filosofia da matemática é essencial porque contribui para criar nos futuros professores o habito de reflexão e capacidade de problematização crítica, sobretudo em relação a sua própria atuação, podendo assim repensar se de repente não há necessidade em fazer mudanças, em relação ao seu trabalho, para melhor desempenho de seus alunos.

Para sermos professores de matemática precisamos de um algo a mais, precisamos ter uma formação diferente dos escolhem a matemática aplicada, por exemplo, pois estaremos lidando com a formação de outros cidadões, e isso é uma responsabilidade bastante grande para o professor, muitas vezes os professores cometem erros, porque repetem a mesma coisa que seus professores fizeram no passado e isso reflete na sua carreira,isso acontece por falta uma preparação mais especifica.

A filosofia nos faz refletir sobre qual e porque estudamos matemática, ou seja, é uma ferramenta que nos faz pensar como ensinar e conhecer a matemática, pois entendemos que se o professor conseguir entender melhor o porquê do conhecimento matemático,com certeza terá mais facilidade em ensinar estes processos matemáticos para seus alunos.

Portanto é extremamente fundamental para o professor iniciante ter este contato com a filosofia da matemática, pois isso contribuirá muito com seus conhecimentos para que se torne um profissional qualificado.

A historia da matemática tem fundamental importância na formação inicial, pois permite que o professor conheça as origens daquilo que estão realmente ensinando.

Miguel (2005) ressalta que  desde a Antigüidade, a matemática tem sido objeto de reflexões e de estudos filosóficos isolados.

Mas talvez a história da matemática não tenha tanto importância nos dias de hoje como deveria e quem sabe não seremos nós futuros professores que deveremos fazer com que todos, entenda de onde vem a matemática.

REFERÊNCIAS

MIGUEL, Antonio. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. Educ. Pesqui. ,  São Paulo,  v. 31,  n. 1, mar.  2005.   Disponível em:. Acesso em: 14  nov.  2008. doi: 10.1590/S1517-97022005000100010.Acesso 14 nov 2008

VASCONCELOS,Claudia Cristina.A Filosofia da Matemática na Formação de Professores . Janeiro de 1998 ( Ciências da Educação ) Revista Millennium Disponivel em www.ipv.pt/millenium/arq9_1.htm  Acesso 14/10/2008 17h20min

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-filosofia-e-historia-da-matematica-na-formacao-inicial-do-professor-de-matematica-6829233.html

    Palavras-chave do artigo:

    professor de matematica

    ,

    filosofia

    ,

    historia da matematica

    Comentar sobre o artigo

    Profª Bia Senday

    Os períodos da educação brasileira, desde o jesuítico até a atualidade., de forma resumida e direta.

    Por: Profª Bia Sendayl Educaçãol 25/08/2014
    MARCUS EDUARDO DE OLIVEIRA

    A história dos tempos modernos é escrita em cima de fatos, personagens e acontecimentos. Isso envolve dois sentimentos: um é sonhar, o outro é viver. A contribuição de alguns nobres espíritos à história é recheada de descobertas, desilusões, grandezas, lutas revolucionárias, mas também de sangue, ódio, tristeza. Este texto trata de alguns desses sentimentos destacando suas personagens. Filosofia, História e Religião se mesclam num texto que faz reverência ao tempo moderno e a existência.

    Por: MARCUS EDUARDO DE OLIVEIRAl Notícias & Sociedade> Polítical 16/07/2009 lAcessos: 2,254 lComentário: 4

    O presente trabalho tem como propósito apresentar um estudo através de uma análise bibliográfica sobre a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação básica. Apontando algumas reflexões e discussões acerca do uso das tecnologias no cotidiano e nas práticas pedagógicas dos professores de educação básica.

    Por: Patricia Coelhol Educação> Educação Onlinel 24/08/2010 lAcessos: 4,546 lComentário: 1

    História, Sociedade e Pensamento Educacional – Pedagogia Hospitalar: um breve histórico. Muito se tem falado sobre qualidade de vida. A Pedagogia Hospitalar vem se expandindo no atendimento à criança hospitalizada em uma visão humanística. O nosso trabalho deve estar voltado ao ser global. A Classe Escolar Hospitalar foi implantada no auxílio do tratamento de crianças e adolescentes.

    Por: JEANE PEREIRA MACEDOl Educação> Educação Infantill 13/10/2012 lAcessos: 153

    ARTIGO DE REVISÃO SOBRE A HISTÓRIA DA ULTRASSONOGRAFIA E AS RAÍZES DO ULTRASSOM NO MUNDO E NO BRASIL. RELATOS HISTÓRICOS, DESENVOLVIMENTOS DA TECNOLOGIA DO ULTRASSOM E AVANÇOS DESTE EQUIPAMENTO NA MEDICINA DIAGNÓSTICA E POR IMAGEM.

    Por: Hugo Campos Oliveira Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/03/2012 lAcessos: 474

    Para Norberto Bobbio, a existência de um direito, seja em sentido forte ou fraco, implica sempre a existência de um sistema normativo, onde por "existência" deve entender-se tanto o mero fator exterior de um direito histórico ou vigente quanto o reconhecimento de um conjunto de normas como guia da própria ação. A figura do direito tem como correlato a figura da obrigação.

    Por: SEBASTIÃO FERNANDES SARDINHAl Educação> Ensino Superiorl 04/05/2009 lAcessos: 2,037 lComentário: 2

    O artigo trata da história das mulheres e da matemática através dos tempos, bem como seus percalços e suas conquistas em busca da igualdade de direito de estudar e se desenvolver cientificamente em sociedades predominantemente restritas a uma minoria privilegiada.

    Por: Elisandra Cristina Gonzalesl Educação> Ensino Superiorl 02/06/2010 lAcessos: 4,034
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Ao se referir as pessoas com Altas Habilidades logo é ressaltado a questão da diferença, sendo comum o posicionamento em relação ao diferente, baseando em valores e expectativas normativas determinadas pelo grupo social do qual se faz parte.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 1,850

    Heisenberg, em "Física e Filosofia", propõe uma nova visão da natureza, na qual o materialismo é repensado como um modelo incompleto e paradoxal da realidade.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 18/09/2009 lAcessos: 182

    Vejamos, entre tantos possíveis, três modelos para a transferência dos elétrons de um ponto A (de um nível de energia A) para um ponto B (para um nível de energia B). O princípio da incerteza de Heisenberg nos impede de pensarmos em um simples deslocamento, bem definido, pelo tecido do espaço-tempo. É impossível sabermos com precisão a trajetória do elétron, sem tornarmos completamente incerta a sua velocidade.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 21/09/2009 lAcessos: 839 lComentário: 1

    Esta investigação teve como propósito o estudo sobre o dilema da teoria social, por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com base nos artigos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia in Connell (2009). Assim, este trabalho abordou sobre os dilemas que implicam a teoria social nas questões de definição do método que é um dos problemas centrais e polêmicos da teoria social, sua relação entre o estado de natureza e o estado social e

    Por: Carla Anne Marques Fariasl Educaçãol 28/09/2014

    RESUMO Este trabalho tece um dialogo sobre o dilema da teoria social, filosofia política, crise da teoria social, o problema do método e da ordem social e o problema da modernidade. Para dar inicio a essa pesquisa houve uma busca exaustiva a livros e revistas para uma leitura do tema abordado em seguida uma pesquisa nos sites da internet. E a leitura da apostila recomendada para embasamento do assunto abordado, na qual contem seis capítulos.

    Por: estelal Educaçãol 26/09/2014

    Os motivos para fazer um curso técnico são tantos que é difícil de entender o quando jovens concluintes do ensino médio não começam suas carreiras profissionais por este ponto de partida.

    Por: Thonny Siqueiral Educaçãol 19/09/2014

    São inúmeros, mas iremos apontar os que consideramos como mais importantes: 1 – A qualidade de ensino em uma escola técnica (Etec) é considerada excelente. 2 – As Etec´s contam com equipes de Professores e Coordenadores muito bem preparadas e comuma estrutura completa de salas, laboratórios e equipamentos de última geração.

    Por: Thonny Siqueiral Educaçãol 17/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O aluno especial tem algumas necessidade de auto realização igual aos demais alunos, assim como ele precisa ter sua autoestima valorizada para contribuir na definição de suas habilidades intelectuais, a interação social com a comunidade escola lhe dará segurança, o apoio dos pais e fundamental nesse processo.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 11/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 08/09/2014 lAcessos: 11
    Formacerta.pt

    Este artigo informa sobre o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, uma formação frequentemente procurada (e essencial) por indivíduos que querem entrar no mercado de formação profissional.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 08/09/2014

    O presente texto aborda sobre Saúde em Educação, como incentivo entre desenvolvimento social, psicológico, cultural e saúde educacional. Pois o artigo preocupa-se e questiona-se sobre a formação de crianças e adolescentes e a saúde pública escolar.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014 lAcessos: 11

    Com o desenvolvimento desse trabalho, podemos ter um entendimento maior da aplicação da teoria de ensino e aprendizagem em escolas de acordo com o desenvolvimento das crianças. Com a apresentação do que é conhecimento embasado na teoria de aprendizagem de Piaget, veremos que melhores atitudes implantarmos para o desenvolvimento social e educacional e da criança.

    Por: Eliane Nascimentol Educaçãol 18/12/2013 lAcessos: 72

    Este trabalho tem o objetivo de mostrar a construção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos dias atuais, como expressão da Educação Popular, enfatizando a contribuição do pensamento de Freire para essa construção.

    Por: Eliane Nascimentol Educaçãol 18/12/2013 lAcessos: 43

    O propósito desta pesquisa é entender o motivo que algumas pessoas apresentam facilidade em aprender certas coisas até mesmo complexas, e na escola apresentam extrema dificuldade em aprender a ler.

    Por: Eliane Nascimentol Educaçãol 18/12/2013 lAcessos: 32

    O uso da calculadora em sala continua sendo questionados por professores, pais e, até mesmo, por alunos, os mesmos se justificam que o uso da calculadora nas salas de aula pode afetar a capacidade do aluno raciocinar, o intuito do trabalho é tentar mostrar que podemos sim trabalhar na sala de aula com calculadora, desde isso seja muito bem fundamentado

    Por: Eliane Nascimentol Educaçãol 14/11/2013 lAcessos: 78

    Este trabalho foi apresentado durante a nossa graduação e tem como propósito auxiliar o professor de matemática a construir seu próprio material concreto para trabalhar Geometria no ensino médio, facilitando o aprendizado do aluno.

    Por: Eliane Nascimentol Educaçãol 14/11/2013 lAcessos: 106

    Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como objetivo identificar quais as tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria, a partir dos trabalhos apresentados nos anais dos VIII e IX ENEM's. Na tentativa de mostrar quais as abordagens estão sendo utilizadas para o ensino de geometria, levando em consideração os Encontros Nacionais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, que é um evento conceituado na área de Educação.

    Por: Eliane Nascimentol Educação> Educação Onlinel 12/11/2013 lAcessos: 86
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast