A importância da filosofia e História da matemática na formação inicial do professor de matemática

Publicado em: 14/11/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 68 |

A filosofia da matemática na formação inicial tem um papel fundamental, pois é neste período que o professor inicial precisa de respaldo para fundamentar sua carreira, ou seja, precisa de apoio para começar a trabalhar.

Segundo Vasconcelos (1998), é importante para fazê-lo não só aceitar as mudanças e inovações, mas que ele seja o causador dessas mudanças.

Outra contribuição da filosofia na licenciatura matemática é no sentido de nos ajudar a construir nossa própria identidade, ou seja, para que não começamos nossa carreira docente, fazendo imitações de professores que já estão atuando nessa área, que podemos ser mais criativo em levar o conhecimento, e fazer nosso trabalho com muita dedicação.

Vasconcelos (1998) ressalta também que a filosofia da matemática é essencial porque contribui para criar nos futuros professores o habito de reflexão e capacidade de problematização crítica, sobretudo em relação a sua própria atuação, podendo assim repensar se de repente não há necessidade em fazer mudanças, em relação ao seu trabalho, para melhor desempenho de seus alunos.

Para sermos professores de matemática precisamos de um algo a mais, precisamos ter uma formação diferente dos escolhem a matemática aplicada, por exemplo, pois estaremos lidando com a formação de outros cidadões, e isso é uma responsabilidade bastante grande para o professor, muitas vezes os professores cometem erros, porque repetem a mesma coisa que seus professores fizeram no passado e isso reflete na sua carreira,isso acontece por falta uma preparação mais especifica.

A filosofia nos faz refletir sobre qual e porque estudamos matemática, ou seja, é uma ferramenta que nos faz pensar como ensinar e conhecer a matemática, pois entendemos que se o professor conseguir entender melhor o porquê do conhecimento matemático,com certeza terá mais facilidade em ensinar estes processos matemáticos para seus alunos.

Portanto é extremamente fundamental para o professor iniciante ter este contato com a filosofia da matemática, pois isso contribuirá muito com seus conhecimentos para que se torne um profissional qualificado.

A historia da matemática tem fundamental importância na formação inicial, pois permite que o professor conheça as origens daquilo que estão realmente ensinando.

Miguel (2005) ressalta que  desde a Antigüidade, a matemática tem sido objeto de reflexões e de estudos filosóficos isolados.

Mas talvez a história da matemática não tenha tanto importância nos dias de hoje como deveria e quem sabe não seremos nós futuros professores que deveremos fazer com que todos, entenda de onde vem a matemática.

REFERÊNCIAS

MIGUEL, Antonio. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. Educ. Pesqui. ,  São Paulo,  v. 31,  n. 1, mar.  2005.   Disponível em:. Acesso em: 14  nov.  2008. doi: 10.1590/S1517-97022005000100010.Acesso 14 nov 2008

VASCONCELOS,Claudia Cristina.A Filosofia da Matemática na Formação de Professores . Janeiro de 1998 ( Ciências da Educação ) Revista Millennium Disponivel em www.ipv.pt/millenium/arq9_1.htm  Acesso 14/10/2008 17h20min

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-filosofia-e-historia-da-matematica-na-formacao-inicial-do-professor-de-matematica-6829233.html

    Palavras-chave do artigo:

    professor de matematica

    ,

    filosofia

    ,

    historia da matematica

    Comentar sobre o artigo

    Profª Bia Senday

    Os períodos da educação brasileira, desde o jesuítico até a atualidade., de forma resumida e direta.

    Por: Profª Bia Sendayl Educaçãol 25/08/2014 lAcessos: 61
    EDINALVA COSTA DE ANDRADE

    RESUMO: O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da psicomotricidade na Educação infantil. As reflexões tecidas ao longo deste trabalho, mostrou que o conceito de Educação Motora tem sofrido mudanças significativas, de um paradigma onde esta educação se dava limitada ao conceito do físico apenas, tem extrapolado outros âmbitos, passando a considerar o ser humano como um todo constituído, de corpo e alma. Sendo assim, o termo educação psicomotora engloba a necess

    Por: EDINALVA COSTA DE ANDRADEl Educação> Educação Infantill 20/11/2014 lAcessos: 16
    MARCUS EDUARDO DE OLIVEIRA

    A história dos tempos modernos é escrita em cima de fatos, personagens e acontecimentos. Isso envolve dois sentimentos: um é sonhar, o outro é viver. A contribuição de alguns nobres espíritos à história é recheada de descobertas, desilusões, grandezas, lutas revolucionárias, mas também de sangue, ódio, tristeza. Este texto trata de alguns desses sentimentos destacando suas personagens. Filosofia, História e Religião se mesclam num texto que faz reverência ao tempo moderno e a existência.

    Por: MARCUS EDUARDO DE OLIVEIRAl Notícias & Sociedade> Polítical 16/07/2009 lAcessos: 2,306 lComentário: 4

    O presente trabalho tem como propósito apresentar um estudo através de uma análise bibliográfica sobre a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação básica. Apontando algumas reflexões e discussões acerca do uso das tecnologias no cotidiano e nas práticas pedagógicas dos professores de educação básica.

    Por: Patricia Coelhol Educação> Educação Onlinel 24/08/2010 lAcessos: 4,746 lComentário: 1
    Leocádia Karache

    O presente trabalho surgiu da preocupação com o repensar do processo educacional, voltado ao ensino da matemática, onde através de recursos ministrados na aula, pode-se ter alunos ativos e participantes, para isso é preciso que haja mudanças na preparação do processo ensino-aprendizagem desses alunos. Partindo desse princípio, este trabalho tem como objetivo investigar a etnomatemática como recurso na disciplina de matemática.

    Por: Leocádia Karachel Educação> Educação Infantill 03/11/2014 lAcessos: 116

    Como se estruturou historicamente a Psicomotricidade na cidade de Uberlândia/MG nas décadas de 90 até os dias atuais e quais os principais avanços e dificuldades enfrentadas? Este artigo tem como objetivos conhecer a historia da Psicomotricidade na cidade de Uberlândia/MG.

    Por: JOSE BRAGA GUIMARAES NETOl Educação> Ensino Superiorl 17/12/2014 lAcessos: 29

    História, Sociedade e Pensamento Educacional – Pedagogia Hospitalar: um breve histórico. Muito se tem falado sobre qualidade de vida. A Pedagogia Hospitalar vem se expandindo no atendimento à criança hospitalizada em uma visão humanística. O nosso trabalho deve estar voltado ao ser global. A Classe Escolar Hospitalar foi implantada no auxílio do tratamento de crianças e adolescentes.

    Por: JEANE PEREIRA MACEDOl Educação> Educação Infantill 13/10/2012 lAcessos: 176

    ARTIGO DE REVISÃO SOBRE A HISTÓRIA DA ULTRASSONOGRAFIA E AS RAÍZES DO ULTRASSOM NO MUNDO E NO BRASIL. RELATOS HISTÓRICOS, DESENVOLVIMENTOS DA TECNOLOGIA DO ULTRASSOM E AVANÇOS DESTE EQUIPAMENTO NA MEDICINA DIAGNÓSTICA E POR IMAGEM.

    Por: Hugo Campos Oliveira Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/03/2012 lAcessos: 496

    Para Norberto Bobbio, a existência de um direito, seja em sentido forte ou fraco, implica sempre a existência de um sistema normativo, onde por "existência" deve entender-se tanto o mero fator exterior de um direito histórico ou vigente quanto o reconhecimento de um conjunto de normas como guia da própria ação. A figura do direito tem como correlato a figura da obrigação.

    Por: SEBASTIÃO FERNANDES SARDINHAl Educação> Ensino Superiorl 04/05/2009 lAcessos: 2,054 lComentário: 2

    O artigo trata da história das mulheres e da matemática através dos tempos, bem como seus percalços e suas conquistas em busca da igualdade de direito de estudar e se desenvolver cientificamente em sociedades predominantemente restritas a uma minoria privilegiada.

    Por: Elisandra Cristina Gonzalesl Educação> Ensino Superiorl 02/06/2010 lAcessos: 4,106
    Genilda Vieira Rodrigues

    Este artigo tem por objetivo apresentar estudos aprofundados sobre a educação inclusiva dando ênfase à questão envolvida no que se refere ao trabalho do professor com alunos portadores de deficiência. No decorrer da produção serão expostos conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva pontuando o saber fazer e o aprender diante das dificuldades encontradas em trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais, ressaltando ainda mostrar alguns dos recursos e as estratégias utilizados

    Por: Genilda Vieira Rodriguesl Educaçãol 21/02/2015

    Propriedade vocabular é muito importante na hora de redigir o texto, uma vez que saber empregar as palavras mais adequadas no momento enriquece muito o conteúdo do texto e, além disso, torno-o mais clara e objetivo. Mesmo que o texto seja um mero exercício escolar, antes de construí-lo, pergunte-se: para quem escrevo? O tipo de receptor determina a forma de sua mensagem. Um panfleto dirigido a crianças precisa ter uma linguagem fácil, direta, sem rebuscamento.

    Por: Professor Leol Educaçãol 19/02/2015

    Quando se ouve falar em educação, pensamos em escola, em educação formal. E quando o assunto é família temos vários pensamentos. Educação e Família são dois temas bastante complexos, porque educação é muito mais que escolarização, letramento e formação, sendo que família é a instituição mais antiga da sociedade e sofre constantes transformações. Ambas tem a função de socializar e transformar o homem biológico em um ser social.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educaçãol 16/02/2015

    Propostas Pedagógica e a Participação da Família no Resultado. A progressão escola é um instrumento que pode mudar a realidade desses estudantes que estão fora da faixa etária escolar. Determinadas escolas contemplam dentro do seu projeto político pedagógico, o sistema de progressão. Para que funcione a progressão em uma escola é necessário que haja engajamento por parte dos docentes, dos estudantes e da família. É importante ressaltar, que a família também tem um papel fundamental...

    Por: Elonir dutra terral Educaçãol 13/02/2015

    Diante dos agravos causados pela violência doméstica, tais entraves se estendem também ao processo educacional da criança e adolescente. Por outro lado, esta situação nem sempre é conhecida pelos seus educadores no campo acadêmico, causando assim uma lacuna no campo da avaliação pedagógica que, muitas vezes, abrangem somente o campo intelectual. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre os impactos da violência doméstica no processo ensino-aprendizagem.

    Por: Jiane Martins Soaresl Educaçãol 12/02/2015
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    A educação é um direito humano substancial, e como tal, precisa ser garantido universalmente. As conquistas das mulheres brasileiras em relação á educação, vêm crescendo consideravelmente e com isso, reduzindo significativamente o analfabetismo. O número de mulheres no mercado de trabalho cresceu gradativamente e isso ocorreu devido à determinação para conquistar seu espaço, milímetro a milímetro, dentro e fora de casa, e especialmente do empenho em subir novos degraus de instrução.

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 11
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    O direito de trabalhar, obter formação intelectual e de atuar no cenário político do País, nem sempre foi concedido às mulheres. As mulheres que queriam reverter esta situação, buscando conquistar funções que tradicionalmente não lhes cabiam, devido à sociedade patriarcal, eram ridicularizadas e até difamada. A luta das mulheres brasileiras pelo reconhecimento de seus direitos políticos e civis é secular; a emancipação feminina nas ultimas décadas do séc. XIX era vista pelos mais diversos setore

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 16
    Carlos Henrique Araújo

    Não haverá uma educação de qualidade se não houver uma reforma do ensino no país. Um pacto entre a sociedade e os seus representantes políticos em prol de uma verdadeira reforma do ensino nacional deveria ser estabelecido. Na minha percepção, a reforma do ensino é a mãe de todas as reformas.

    Por: Carlos Henrique Araújol Educaçãol 03/02/2015 lAcessos: 12

    Com o desenvolvimento desse trabalho, podemos ter um entendimento maior da aplicação da teoria de ensino e aprendizagem em escolas de acordo com o desenvolvimento das crianças. Com a apresentação do que é conhecimento embasado na teoria de aprendizagem de Piaget, veremos que melhores atitudes implantarmos para o desenvolvimento social e educacional e da criança.

    Por: Eliane Nascimentol Educaçãol 18/12/2013 lAcessos: 114

    Este trabalho tem o objetivo de mostrar a construção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos dias atuais, como expressão da Educação Popular, enfatizando a contribuição do pensamento de Freire para essa construção.

    Por: Eliane Nascimentol Educaçãol 18/12/2013 lAcessos: 67

    O propósito desta pesquisa é entender o motivo que algumas pessoas apresentam facilidade em aprender certas coisas até mesmo complexas, e na escola apresentam extrema dificuldade em aprender a ler.

    Por: Eliane Nascimentol Educaçãol 18/12/2013 lAcessos: 47

    O uso da calculadora em sala continua sendo questionados por professores, pais e, até mesmo, por alunos, os mesmos se justificam que o uso da calculadora nas salas de aula pode afetar a capacidade do aluno raciocinar, o intuito do trabalho é tentar mostrar que podemos sim trabalhar na sala de aula com calculadora, desde isso seja muito bem fundamentado

    Por: Eliane Nascimentol Educaçãol 14/11/2013 lAcessos: 130

    Este trabalho foi apresentado durante a nossa graduação e tem como propósito auxiliar o professor de matemática a construir seu próprio material concreto para trabalhar Geometria no ensino médio, facilitando o aprendizado do aluno.

    Por: Eliane Nascimentol Educaçãol 14/11/2013 lAcessos: 160

    Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como objetivo identificar quais as tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria, a partir dos trabalhos apresentados nos anais dos VIII e IX ENEM's. Na tentativa de mostrar quais as abordagens estão sendo utilizadas para o ensino de geometria, levando em consideração os Encontros Nacionais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, que é um evento conceituado na área de Educação.

    Por: Eliane Nascimentol Educação> Educação Onlinel 12/11/2013 lAcessos: 138
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast