A importância da filosofia e História da matemática na formação inicial do professor de matemática

14/11/2013 • Por • 4,603 Acessos

A filosofia da matemática na formação inicial tem um papel fundamental, pois é neste período que o professor inicial precisa de respaldo para fundamentar sua carreira, ou seja, precisa de apoio para começar a trabalhar.

Segundo Vasconcelos (1998), é importante para fazê-lo não só aceitar as mudanças e inovações, mas que ele seja o causador dessas mudanças.

Outra contribuição da filosofia na licenciatura matemática é no sentido de nos ajudar a construir nossa própria identidade, ou seja, para que não começamos nossa carreira docente, fazendo imitações de professores que já estão atuando nessa área, que podemos ser mais criativo em levar o conhecimento, e fazer nosso trabalho com muita dedicação.

Vasconcelos (1998) ressalta também que a filosofia da matemática é essencial porque contribui para criar nos futuros professores o habito de reflexão e capacidade de problematização crítica, sobretudo em relação a sua própria atuação, podendo assim repensar se de repente não há necessidade em fazer mudanças, em relação ao seu trabalho, para melhor desempenho de seus alunos.

Para sermos professores de matemática precisamos de um algo a mais, precisamos ter uma formação diferente dos escolhem a matemática aplicada, por exemplo, pois estaremos lidando com a formação de outros cidadões, e isso é uma responsabilidade bastante grande para o professor, muitas vezes os professores cometem erros, porque repetem a mesma coisa que seus professores fizeram no passado e isso reflete na sua carreira,isso acontece por falta uma preparação mais especifica.

A filosofia nos faz refletir sobre qual e porque estudamos matemática, ou seja, é uma ferramenta que nos faz pensar como ensinar e conhecer a matemática, pois entendemos que se o professor conseguir entender melhor o porquê do conhecimento matemático,com certeza terá mais facilidade em ensinar estes processos matemáticos para seus alunos.

Portanto é extremamente fundamental para o professor iniciante ter este contato com a filosofia da matemática, pois isso contribuirá muito com seus conhecimentos para que se torne um profissional qualificado.

A historia da matemática tem fundamental importância na formação inicial, pois permite que o professor conheça as origens daquilo que estão realmente ensinando.

Miguel (2005) ressalta que  desde a Antigüidade, a matemática tem sido objeto de reflexões e de estudos filosóficos isolados.

Mas talvez a história da matemática não tenha tanto importância nos dias de hoje como deveria e quem sabe não seremos nós futuros professores que deveremos fazer com que todos, entenda de onde vem a matemática.

REFERÊNCIAS

MIGUEL, Antonio. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. Educ. Pesqui. ,  São Paulo,  v. 31,  n. 1, mar.  2005.   Disponível em:. Acesso em: 14  nov.  2008. doi: 10.1590/S1517-97022005000100010.Acesso 14 nov 2008

VASCONCELOS,Claudia Cristina.A Filosofia da Matemática na Formação de Professores . Janeiro de 1998 ( Ciências da Educação ) Revista Millennium Disponivel em www.ipv.pt/millenium/arq9_1.htm  Acesso 14/10/2008 17h20min