A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA SOCIEDADE

Publicado em: 11/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 2,755 |

INTRODUÇÃO

O professor muitas vezes se depara com grupos bastante heterogêneos. Daí vem à necessidade de um período de treinamento, a fim de preparar a criança social, emocional, física e mentalmente para que adquira a prontidão necessária para a alfabetização. É importante explorar ao máximo a linguagem oral dos alunos, através de conversa informal. Segundo CAGLIARI afirma que:

A escrita é uma atividade nova para a criança, e por isso mesmo requer um tratamento especial na alfabetização. Espera que a criança no final do ano da alfabetização saiba escrever e não que saiba escrever tudo e com correção absoluta. Esse é um ponto importante e que relega a um plano secundário a preocupação com a ortografia. (2003, p.96)

CAGLIARI (1998) informa que é importante perguntar a criança o que quer dizer o que ela está escrevendo, pois assim poder acompanhar o seu desenvolvimento. Mesmo que a criança desenhe algumas letras agrupadas de forma aleatória ela já possui uma idéia do que seja escrita. Porém, a criança não procura copiar, mas representar o que ela imagina que seja a escrita.

É necessário que as escolas permitam que as crianças tenham liberdade de perguntar, errar, comparar e corrigir, sendo que alguns métodos em suas atividades são tão extensos em particularidades preparatórios, e que não sobra tempo e nem espaço para as crianças desenvolver em suas hipóteses sobre a escrita.

Quando a criança começa a conhecer as letras, é importante que a professora ensine todas as letras do alfabeto e não passe o semestre todo trabalhando apenas algumas letras.

No entanto, na primeira escrita da criança, cabe ao professor começar a ensinar as relações entre letras e sons, é interessante escrever palavras no quadro para exemplificar os fatos que comenta. Fazer com que as crianças copiem do quadro para o professor perceber como a criança está desenvolvida. Percebe - se que alguns alunos copiam e outros não, pois professor deve ficar atento a todos os detalhes, porque essas informações o ajudarão a saber quais conhecimentos, os alunos têm a respeito dos aspectos da escrita.

Segundo GARCIA (1996), a criança que aprende o conteúdo da aprendizagem tem de estar articulado ao universo de sentidos de sua realidade. Sendo que no processo de alfabetização é fundamental a construção de espaços onde a criança seja capaz de entender através da linguagem escrita.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante da aprendizagem da leitura e da escrita é importante que a criança se sinta encorajada a utilizar a escrita como veículo para expressão e conhecimento, mesmo que ainda não domine o código convencional, pois é escrevendo que a criança vai construindo conhecimento sobre a escrita.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o bá – bé – bí – bó – bú. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1998.

GARCIA, Regina Leite. A formação da professora alfabetizada: Reflexões sobre a prática. São Paulo: Cortez, 1996.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-leitura-e-escrita-na-sociedade-3651428.html

    Palavras-chave do artigo:

    palavras chave leitura

    ,

    visao

    ,

    imaginacao

    Comentar sobre o artigo

    Através da leitura testamos nossos próprios valores e experiências com os outros, a leitura é um dos principais instrumentos para que o individuo construa seu conhecimento e aprenda a exercer cidadania, daí a importância de despertar o prazer pela leitura nas crianças das séries iniciais. Esse trabalho deve ser feito em conjunto, pais crianças e professores. cada um destes tem um papel fundamental na construção desse novo leitor.

    Por: Aurilene f. barros rodriguesl Educação> Educação Infantill 24/11/2011 lAcessos: 7,370
    Hellen Bessa de Oliveira

    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura sobre como está sendo tratada a questão da sexualidade na escola.

    Por: Hellen Bessa de Oliveiral Educação> Educação Infantill 28/05/2013 lAcessos: 119
    Evilasio Ferreira de Sousa

    Aprender a ler o mundo é uma prática fundamental, a leitura e a escrita e uma pratica que contribui para a formação de cidadãos capazes de enfrentar a dominação econômica,social,cultural. Quando começamos a organizar os conhecimentos adquiridos, a partir das situações que a realidade impõe então estamos procedendo à leitura; A linguagem tem como objetivo principal a comunicação sendo socialmente construída e transmitida culturalmente. Portanto, o sentido da palavra instaura-se no contexto, apar

    Por: Evilasio Ferreira de Sousal Educação> Educação Infantill 18/10/2011 lAcessos: 2,312
    Mathias Gonzalez

    O filósofo inglês Disraeli disse: “A imaginação governa o mundo”. E até certo ponto para governar as relações pessoais. Sem ela, até mesmo a regra única não se aplica. Jamais poderemos tratar os outros como queremos ser tratados, a menos que tenhamos imaginação suficiente para ficarmos no lugar deles.

    Por: Mathias Gonzalezl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/01/2009 lAcessos: 3,826 lComentário: 1

    Este artigo traz algumas discussões reflexivas sobre as linguagens da arte na infância, com ênfase nos aspectos conceituais e metodológicos. A arte na Educação infantil tem papel fundamental na construção de um indivíduo crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajude a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca.

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 04/10/2012 lAcessos: 258

    Baseada na literatura dramática, pode servir como um grande mecanismo no processo de interpretação, favorecendo a leitura das "entrelinhas" de forma mais efetiva e interessante. Esse recurso utiliza mecanismos focados no movimento, na dança criativa, nos gestos e na expressão corporal, que independem de materiais e ferramentas, apenas do corpo, da vitalidade humana, da mente e da criatividade. Pode-se conhecer e interpretar contos literários ou poesia através da dança.

    Por: Aline de Oliveira Limal Arte& Entretenimento> Artel 22/04/2014 lAcessos: 13

    A presente monografia vem demonstrar que o brinquedo e a brincadeira na pré-escola é de um aspecto muito importante na interação da criança com o adulto, com o outro. E a brincadeira em grupo serve para socializar crianças e a compreensão de regras. Elas aprendem a lidar com os sentimentos, interagir, resolver conflitos e desenvolver a imaginação e criatividade para resolver problemas. E, portanto, contra este pensamento que buscamos e é de fundamental importância que professores tenham conhe.

    Por: João do Rozario Limal Educação> Educação Onlinel 01/06/2008 lAcessos: 126,213 lComentário: 14

    Resumo: O artigo analisa o que é a estética na filosofia em Kant? De que falamos quando falamos de Estética? Muitas perguntas, muitas respostas.... Primeiramente o artigo expõe questões da releitura de Lyotard das meditações em Kant, com grande destaque para a idéia de que sem o juízo estético reflexionante o sistema das três Críticas perderia o enfoque em torno da sua criticidade. Percebe-se que a incompatibilidade da estética com a razão teórico-instrumental não é sinal de sua fraqueza.

    Por: Luciano Bezerra Agra Filhol Educação> Ensino Superiorl 04/01/2011 lAcessos: 933
    Rosimeire Moreira Quintela

    RESUMO Esta pesquisa visa transformar métodos tradicionais contidos na escola levando os professores a participarem de pesquisas, práticas pedagógicas, inovações para que suas aulas se tornem mais criativas e produtivas. O objetivo é de auxiliar na superação do fracasso escolar em relação à leitura, pois se acredita na possibilidade de sucesso de todas as crianças...

    Por: Rosimeire Moreira Quintelal Educação> Educação Infantill 11/01/2012 lAcessos: 1,149
    Erineia nascimento da Silva

    O aluno especial tem algumas necessidade de auto realização igual aos demais alunos, assim como ele precisa ter sua autoestima valorizada para contribuir na definição de suas habilidades intelectuais, a interação social com a comunidade escola lhe dará segurança, o apoio dos pais e fundamental nesse processo.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 11/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 08/09/2014
    Formacerta.pt

    Este artigo informa sobre o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, uma formação frequentemente procurada (e essencial) por indivíduos que querem entrar no mercado de formação profissional.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 08/09/2014

    O presente texto aborda sobre Saúde em Educação, como incentivo entre desenvolvimento social, psicológico, cultural e saúde educacional. Pois o artigo preocupa-se e questiona-se sobre a formação de crianças e adolescentes e a saúde pública escolar.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014

    O presente texto possui uma abordagem reflexiva simples e ao mesmo tempo um foco informativo sobre as três áreas de "ciências" Psicopedagogia, Psicologia Transpessoal e Educação, numa prespectiva relacionada á Educação de maneira prática e explicativa.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014

    O objetivo deste estudo foi verificar como a mídia influencia o desenvolvimento moral da criança, quando da sua exposição nos meios de comunicação a partir de uma denúncia não verídica de violência sexual em uma escola infantil do município de Vila Velha, Espírito Santo. Trata de um estudo descritivo, desenvolvido na Unidade Municipal de Educação Infantil "José Silvério Machado", Jardim Marilândia, Vila Velha, ES. Participaram do estudo 10 professores.

    Por: ADRIANA CHAGAS MEIRELES ZURLOl Educaçãol 28/08/2014 lAcessos: 11

    O objetivo deste estudo foi contribuir para o entendimento de quais são os fatores que determinam o sucesso escolar de alunos dos meios populares, por meio da percepção dos educadores. Trata de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas As perguntas objetivas se relacionam a identidade dos professores e vivência no ambiente escolar. As subjetivas buscam conhecer quais os fatores que poss

    Por: SANDRA MARIA TEIXEIRA GRADIMl Educaçãol 28/08/2014

    O objetivo deste artigo é relatar a experiência de participação no projeto de psicologia escolar, denominado Mundo Imaginário, que ocorreu entre maio e junho de 2013. A proposta de intervenção em Psicologia Escolar/Educacional envolveu basicamente a aplicação de atividades para as crianças que fazem parte do preparatório para o primeiro ano do ensino fundamental, em uma escola filantrópica de Teresina-Pi, a partir de demandas relatadas e observadas pelos professores de tais turmas.

    Por: Daniel Soaresl Educaçãol 26/08/2014

    RESUMO: Este artigo observa-se, o esforço, a capacitação e o desempenho que o professor deverá ter, para que haja crescimento tanto pessoal quanto profissional: assim, espera-se do professor de Educação Especial algo mais.

    Por: edileuzal Educaçãol 11/11/2010 lAcessos: 443

    RESUMO: Este artigo relata que o ato de avaliar importa coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com um determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor ou qualidade atribuído ao objeto conduzem a uma tomada de posição a seu favor ou contra ele.

    Por: edileuzal Literatural 11/11/2010 lAcessos: 727
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast