A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA SOCIEDADE

Publicado em: 11/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 2,969 |

INTRODUÇÃO

O professor muitas vezes se depara com grupos bastante heterogêneos. Daí vem à necessidade de um período de treinamento, a fim de preparar a criança social, emocional, física e mentalmente para que adquira a prontidão necessária para a alfabetização. É importante explorar ao máximo a linguagem oral dos alunos, através de conversa informal. Segundo CAGLIARI afirma que:

A escrita é uma atividade nova para a criança, e por isso mesmo requer um tratamento especial na alfabetização. Espera que a criança no final do ano da alfabetização saiba escrever e não que saiba escrever tudo e com correção absoluta. Esse é um ponto importante e que relega a um plano secundário a preocupação com a ortografia. (2003, p.96)

CAGLIARI (1998) informa que é importante perguntar a criança o que quer dizer o que ela está escrevendo, pois assim poder acompanhar o seu desenvolvimento. Mesmo que a criança desenhe algumas letras agrupadas de forma aleatória ela já possui uma idéia do que seja escrita. Porém, a criança não procura copiar, mas representar o que ela imagina que seja a escrita.

É necessário que as escolas permitam que as crianças tenham liberdade de perguntar, errar, comparar e corrigir, sendo que alguns métodos em suas atividades são tão extensos em particularidades preparatórios, e que não sobra tempo e nem espaço para as crianças desenvolver em suas hipóteses sobre a escrita.

Quando a criança começa a conhecer as letras, é importante que a professora ensine todas as letras do alfabeto e não passe o semestre todo trabalhando apenas algumas letras.

No entanto, na primeira escrita da criança, cabe ao professor começar a ensinar as relações entre letras e sons, é interessante escrever palavras no quadro para exemplificar os fatos que comenta. Fazer com que as crianças copiem do quadro para o professor perceber como a criança está desenvolvida. Percebe - se que alguns alunos copiam e outros não, pois professor deve ficar atento a todos os detalhes, porque essas informações o ajudarão a saber quais conhecimentos, os alunos têm a respeito dos aspectos da escrita.

Segundo GARCIA (1996), a criança que aprende o conteúdo da aprendizagem tem de estar articulado ao universo de sentidos de sua realidade. Sendo que no processo de alfabetização é fundamental a construção de espaços onde a criança seja capaz de entender através da linguagem escrita.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante da aprendizagem da leitura e da escrita é importante que a criança se sinta encorajada a utilizar a escrita como veículo para expressão e conhecimento, mesmo que ainda não domine o código convencional, pois é escrevendo que a criança vai construindo conhecimento sobre a escrita.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o bá – bé – bí – bó – bú. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1998.

GARCIA, Regina Leite. A formação da professora alfabetizada: Reflexões sobre a prática. São Paulo: Cortez, 1996.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-leitura-e-escrita-na-sociedade-3651428.html

    Palavras-chave do artigo:

    palavras chave leitura

    ,

    visao

    ,

    imaginacao

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a forma como a leitura é iniciada com crianças em Escola de Educação Infantil, ressaltando a importância de uma prática educativa que conceba a leitura como um ato Prazeroso e não como uma obrigação.

    Por: ALEANDRA XAVIER DO NASCIMENTOl Educação> Educação Infantill 25/11/2014 lAcessos: 17

    Através da leitura testamos nossos próprios valores e experiências com os outros, a leitura é um dos principais instrumentos para que o individuo construa seu conhecimento e aprenda a exercer cidadania, daí a importância de despertar o prazer pela leitura nas crianças das séries iniciais. Esse trabalho deve ser feito em conjunto, pais crianças e professores. cada um destes tem um papel fundamental na construção desse novo leitor.

    Por: Aurilene f. barros rodriguesl Educação> Educação Infantill 24/11/2011 lAcessos: 8,847
    Hellen Bessa de Oliveira

    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura sobre como está sendo tratada a questão da sexualidade na escola.

    Por: Hellen Bessa de Oliveiral Educação> Educação Infantill 28/05/2013 lAcessos: 161
    eva maria silva oliveira

    O fascínio das crianças pelas histórias de fadas, príncipes e princesas, bruxas, magos, madrastas, duendes e animais que voam, até os adultos sentem o encantamento que os contos oferecem e nem sempre sabem explicar o porquê. Mas, acreditam que a Literatura Infantil auxilia na compreensão do mundo e desenvolve a leitura e a escrita.

    Por: eva maria silva oliveiral Educação> Educação Infantill 28/11/2014 lAcessos: 76
    Evilasio Ferreira de Sousa

    Aprender a ler o mundo é uma prática fundamental, a leitura e a escrita e uma pratica que contribui para a formação de cidadãos capazes de enfrentar a dominação econômica,social,cultural. Quando começamos a organizar os conhecimentos adquiridos, a partir das situações que a realidade impõe então estamos procedendo à leitura; A linguagem tem como objetivo principal a comunicação sendo socialmente construída e transmitida culturalmente. Portanto, o sentido da palavra instaura-se no contexto, apar

    Por: Evilasio Ferreira de Sousal Educação> Educação Infantill 18/10/2011 lAcessos: 3,191
    Mathias Gonzalez

    O filósofo inglês Disraeli disse: “A imaginação governa o mundo”. E até certo ponto para governar as relações pessoais. Sem ela, até mesmo a regra única não se aplica. Jamais poderemos tratar os outros como queremos ser tratados, a menos que tenhamos imaginação suficiente para ficarmos no lugar deles.

    Por: Mathias Gonzalezl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/01/2009 lAcessos: 3,861 lComentário: 1
    Profª Bia Senday

    Machado tece suas narrativas de modo que seus leitores, mesmo os "distraídos", vão aderindo ao pacto de leitura, na tentativa de buscar os deciframentos para as situações que lhes são postas. Isso faz parte da estratégia machadiana em colocar o seu leitor a par dos questionamentos do ser humano e dos reveses da vida.

    Por: Profª Bia Sendayl Literatura> Ficçãol 03/02/2015

    Este artigo traz algumas discussões reflexivas sobre as linguagens da arte na infância, com ênfase nos aspectos conceituais e metodológicos. A arte na Educação infantil tem papel fundamental na construção de um indivíduo crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajude a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca.

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 04/10/2012 lAcessos: 324

    Baseada na literatura dramática, pode servir como um grande mecanismo no processo de interpretação, favorecendo a leitura das "entrelinhas" de forma mais efetiva e interessante. Esse recurso utiliza mecanismos focados no movimento, na dança criativa, nos gestos e na expressão corporal, que independem de materiais e ferramentas, apenas do corpo, da vitalidade humana, da mente e da criatividade. Pode-se conhecer e interpretar contos literários ou poesia através da dança.

    Por: Aline de Oliveira Limal Arte& Entretenimento> Artel 22/04/2014 lAcessos: 36
    Elaine Peres da Silva

    É indispensável ao desenvolvimento do ser humano o trabalho de sensibilização diante da sociedade, começando pela própria escola, o local de aprendizagem e formação do indivíduo. É preciso que o estudante, enquanto cidadão perceba a importância de sua participação nas questões que envolvem o meio ambiente, desde então, as pequenas ou grandes atitudes podem amenizar, mesmo que parcialmente, a contaminação da natureza.

    Por: Elaine Peres da Silval Educaçãol 27/03/2015 lAcessos: 12
    Fernando Corrêa manarim

    afirmamos que existem outras formas de jogar xadrez além da competição, ou seja, que o xadrez é uma ferramenta que pode trabalhar o praticante pedagógica e terapeuticamente, ensinando a se conhecer, conhecer os outros e conhecer o mundo a qual pertence. Isso pode ser comprovado na Lenda de criação do xadrez, conhecida como a Lenda de Lahur Sessa, lenda que pode ser encontrada na obra de Malba Tahan, "O Homem que calculava".

    Por: Fernando Corrêa manariml Educaçãol 16/03/2015

    1. Por que o regime de ciclos e a progressão continuada são tão criticados? 2. Qual a real eficácia da progressão continuada e quais são os problemas gerados por esta prática? 3. Quais suas implicações políticas? 4. Quais os aspectos negativos deste sistema? 5. Qual o papel do professor, do coordenador e supervisor escolar? 6. Qual a importância da avaliação neste processo?

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 15

    RESUMO A violência é sem duvida, além de uma das grandes preocupações da sociedade, o grande problema a ser enfrentado, principalmente na dura realidade das escolas públicas do Brasil. Atinge a todos na escola, contudo a grande vitima deste problema é o professor, cada vez mais desmotivado e que se encontra quase sempre acuado e de mãos atadas diante do problema. Ocorre de maneira velada e de diversos modos, sendo, obviamente causada pela falta de limites e de ações efetivas para enfrentar o pro

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 13

    Nesta Sociedade de Informação a comunicação assume um papel no desenvolvimento humano como ferramenta de leitura social numa intervenção libertadora na perspectiva social sobre a tecnologia num processo de diminuição das disparidades sociais na criação de políticas publica para a formação de uma cidadania. Atuando numa dimensão social e política através de programas sociais de inclusão digital para reduzir os problemas sociais relativos à marginalização e pobreza

    Por: Daniela Rosseti silval Educaçãol 12/03/2015
    Alinne do Rosário Brito

    O presente artigo tem como finalidade analisar as fases de ensino nas aulas de educação física escolar tendo como base os PCN`S, para facilitar este processo nas instituições de ensino. Portanto é um convite para refletir sobre à pratica pedagógica , ou seja, o processo de alfabetização especificamente no ensino fundamental através deste componente curricular.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 11/03/2015

    O fundamentalismo islâmico é a maior ameaça a democracia e os direitos humanos desde o fim da Guerra Fria.Esse artigo tem por objetivo expor de forma breve,as suas origens durante o processo de partilha afro-asiática promovida pelos países europeu até a sua expansão na era da globalização sob a hegemonia dos EUA.

    Por: Mauricio Mendes de Oliveiral Educaçãol 09/03/2015 lAcessos: 11
    Marlete Turmina Outeiro

    O artigo conta a história de uma família especifica, que venceram as adversidades e os preconceitos sociais, demonstraram a importância de unir-se em favor de um ideal coletivo, cujo objetivo apresenta memória histórica marco de 1985 a 2011, no Município de Abelardo Luz/SC. Os resultados discorrem a partir de um recorte da obra "A Inclusão Social pela Reforma Agrária: a saga de uma família sem-terra, escrito com base nos fatos que constam no diário da Sra. Rosa Turmina.

    Por: Marlete Turmina Outeirol Educaçãol 07/03/2015 lAcessos: 14

    RESUMO: Este artigo observa-se, o esforço, a capacitação e o desempenho que o professor deverá ter, para que haja crescimento tanto pessoal quanto profissional: assim, espera-se do professor de Educação Especial algo mais.

    Por: edileuzal Educaçãol 11/11/2010 lAcessos: 466

    RESUMO: Este artigo relata que o ato de avaliar importa coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com um determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor ou qualidade atribuído ao objeto conduzem a uma tomada de posição a seu favor ou contra ele.

    Por: edileuzal Literatural 11/11/2010 lAcessos: 775
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast