A Importância Da Merenda Escolar No Desenvolvimento Do Aluno

Publicado em: 30/05/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 16,970 |

A IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Profº Raul Enrique Cuore Cuore

RESUMO

Este trabalho trata de como a merenda escolar, os lanches vendidos nas Escolas e até o lanche levado de casa pode influenciar na saúde, prevenção de doenças e desenvolvimento do aluno tanto no campo físico como intelectual.

Palavras-chave: Desenvolvimento; Nutrição; Saúde.

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos diversos institutos de pesquisa na área da nutrição vêm desenvolvendo estudos que comprovam que uma alimentação deficiente a qual não atente para o mínimo de vitaminas e nutrientes necessários prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos na Escola.

Os alimentos e bebidas oferecidos normalmente nas cantinas Escolares limitam-se a lanches rápidos, salgados, balas e doces, entre outros, que contém altos índices de gordura e açúcar, além, é claro dos refrigerantes. Este tipo errado de alimentação pode causar diversos problemas de saúde, podendo-se destacar entre eles a obesidade infantil, cujos índices vêm aumentando ano após ano.

Por outro lado é possível constatar também que os lanches levados pelos alunos para a Escola não atendem às necessidades alimentares destes, e que por falta de informação, ou melhor, dito de educação alimentar, não se prepara, na maioria das vezes, um alimento saudável, aliado no desenvolvimento e na prevenção de doenças e sim uma merenda pobre em vitaminas e proteínas.

2 OS BENEFICIOS DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Os alimentos que ingerimos têm uma influência muito grande no bem estar do nosso corpo, sendo que muitas substâncias contidas neles ajudam a prevenir diversas doenças.

Conforme citado no artigo do site Gastrocenter (2007):

“A saúde está na mesa. Um novo estudo questiona os benefícios da dieta na prevenção de doenças como infarto e derrame, o colesterol, a diabetes, o Alzheimer, a depressão, a osteoporose, a hipertensão e até o câncer. Acredite: há alimentos que podem, sim ajuda-lo a ter uma vida saudável.”

Portanto, é justificada a preocupação em oferecer para os alunos na Escola uma alimentação equilibrada que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o seu desenvolvimento como um todo e, é claro, na prevenção de doenças que os poderiam afastar do convívio escolar.

Existe hoje uma preocupação das autoridades na Educação a fim de prover as Escolas de uma merenda que seja ao mesmo tempo variada e nutritiva, já que o desafio é também fazer com que os alunos se adaptem ao novo cardápio, aceitando substituir as guloseimas, as quais já estão habituados, por alimento verdadeiramente nutritivo.

É importante aliar ás iniciativas de mudança de cardápio a disciplinas de re-educação alimentar, tornando-as disciplinas curriculares. Desta maneira os alunos poderão compreender a importância de uma alimentação equilibrada, e sendo, consequentemente, disseminadores desta cultura nos espaços por eles freqüentados além da Escola.

Não é possível ignorar que a situação sócio-econômica de uma grande parcela da comunidade escolar, principalmente nas Escolas Públicas, não permite que a alimentação no dia-a-dia em casa seja correta, por este motivo há que se pensar de um ponto de vista mais amplo.

É possível desenvolver cardápios nutritivos, variados e de baixo custo, aproveitando de forma diferente os alimentos e evitando muitas vezes o desperdício. Por isso, seria interessante que as famílias também interagissem com a Escola, esta promovendo cursos na área de nutrição ensinando o melhor aproveitamento dos alimentos e as famílias aplicando os conhecimentos adquiridos revertendo-os numa alimentação de qualidade no lar.

3 CONCLUSÃO

É necessário promover uma re-educação alimentar a nível escolar desde os primeiros anos do ensino fundamental, fazendo desta maneira o possível para reverter os hábitos alimentares incorretos. Isto será possível através de disciplinas que abordem a saúde alimentar e, sobretudo com o exemplo da Escola aplicando estes conhecimentos oferecendo um cardápio equilibrado e saudável.

A participação das famílias é de vital importância para que se possa desenvolver uma nova geração de pessoas saudáveis e dispostas para continuar a construir a cada dia uma sociedade melhor.

4 REFERÊNCIAS

GASTROCENTER. Prevenir-se pela boca: O que os alimentos fazem realmente pela sua saúde. Disponível em: <http://www.gastrocenter.com.br>. Acesso em: 30 ago. 2007.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-merenda-escolar-no-desenvolvimento-do-aluno-945032.html

    Palavras-chave do artigo:

    desenvolvimento nutricao saude

    Comentar sobre o artigo

    A Saúde Mental é definida como um estado que permite ao indivíduo o aprofundamento total de suas capacidades cognitivas, afetivas e relacionais, o enfrentamento de dificuldades na vida. Já a Saúde do Trabalhador visa condições estruturais para o estilo de vida e fator determinante para a saúde física, psíquica e espiritual. O presente estudo objetivou realizar uma revisão de literatura referente à Saúde Mental e Saúde do Trabalhador, construindo relações de bem-estar da mente e do corpo.

    Por: Raphael Formiga Maciel Piresl Saúde e Bem Estarl 31/01/2012 lAcessos: 116

    O uso de drogas para aumentar a massa muscular e/ou melhorar a performance esportiva tem sido amplamente discutido e condenado nos meios de comunicação, e é sempre tema de intensos debates. Apesar disso, é surpreendente ver como pouquíssimas pessoas sabem realmente o que são essas drogas, o que elas fazem e quais são os verdadeiros efeitos colaterais.

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 390

    Promove o anabolismo protéico e oxidação da gordura corporal Ajuda o organismo a atuar junto ao hormônio do crescimento Estimula a hipertrofia de estruturas ativas da fibra muscular

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 631
    Marcia Piazza

    No Brasil, estima-se que de cada cinco refeições, uma é feita fora de casa. Esse número indica um grande potencial no aumento e desenvolvimento dos estabelecimentos que produzem alimentos para consumo imediato no país. Com o crescimento do mercado de alimentação cria-se a necessidade da especialização em busca de um diferencial competitivo. Portanto, se pode afirmar que a atuação do nutricionista em UAN não se resume em alimentar o cliente, mas garantir a qualidade e a segurança do alimento.

    Por: Marcia Piazzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 03/07/2009 lAcessos: 50,300 lComentário: 10
    Enyo Mendes

    RESUMO Atualmente, define-se saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Sendo a educação física ligada diretemante com o físico e indiretamente com os outros dois ítens, a análise da contribuição ideal dos tipos de exercícios mais adequados se faz necessário. O estudo visa analisar e estabelecer ligação direta entre a associação de dois tipos de exercício físico, a musculação (ou treinamento com pesos), e a natação. esclarecendo as melhores formas de organização do treino.

    Por: Enyo Mendesl Esportel 10/04/2009 lAcessos: 16,935 lComentário: 6

    Nosso trabalho insere-se na área de Cooperativismo, e na subárea de Cooperativismo Urbano. Queremos abordar o contexto histórico das cooperativas em geral e cooperativas de saúde, como também, versar sobre o perfil de cooperativas de trabalho médico ou cooperativas de saúde, citando o caso da Cooperativa UNIMED e buscando o enfoque da importância de rede solidária, citando o caso da Organização Não Governamental- ONG Médicos Sem Fronteira.

    Por: FERNANDO ANTONIO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 05/12/2011 lAcessos: 254

    Diante de uma infinidade de direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, o Brasil atravessa um de seus melhores momentos econômicos e sociais, porém, ainda não está no ponto ideal, muitos ajustes ainda devem ser feitos em diversas áreas. Um dos direitos fundamentais mais priorizados pela nova Lei Suprema foi o direito social à saúde. Foram positivados uma série de artigos voltados a proteção e defesa da saúde pública.

    Por: Samuel Augusto Beurenl Direito> Doutrinal 04/04/2012 lAcessos: 508
    Hilsa Flávia A Coutinho

    Este trabalho tem o perfil de identificar fatores que traga uma qualidade de vida para a população, como objetivo principal à sistematização no cuidado da Assistência da Enfermagem para este grupo, descrever a qualidade de vida promovendo ações educativas com uma linguagem simples e de fácil compreensão.

    Por: Hilsa Flávia A Coutinhol Saúde e Bem Estarl 28/10/2011 lAcessos: 296
    Ana Paula Santos

    Com o novo milênio, se abre uma nova Éra a respeito da saúde e esta passa a ser concebida como sendo um estado de energia e vitalidade positiva, e não a mera ausência de doença. Neste contexto, a Nutrição Ortomolecular surge como importante ferramenta para resgatar e manter este estado de energia e vitalidade naturais do indivíduo, além de ser um forte aliado no processo de equilíbrio do peso.

    Por: Ana Paula Santosl Saúde e Bem Estarl 21/07/2009 lAcessos: 2,082 lComentário: 2

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    A expressão artística faz parte da história humana desde os tempos mais remotos. Sendo assim, a Arte é um dos modos de conhecimento ao qual os estudantes devem também ter acesso, assumindo-se como sujeitos capazes de apreciação estética e criação artística, articuladas aos processos e mediações da cultura contemporânea. Diante das mudanças pelas quais o ensino-aprendizagem de Arte passou, vê-se a necessidade de discorrer a respeito da presença desta disciplina no currículo escolar, revendo sua i

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    Sabe-se que a educação é responsável pela formação do aluno enquanto cidadão, de maneira a prepará-lo para a vida em sociedade, para que saiba atuar criticamente nesse meio. Assim, a escola inclusiva busca complementar a formação do aluno por meio das relações de convivência, uma vez que conviver com o diferente é parte desse processo de formação, até porque, como já mencionamos, é na escola que o aluno desenvolve seus aspectos cognitivos, motores e psicológicos.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    As revela à existência de ações políticas e sociais que possam concretizar e promover a efetividade da inclusão social da pessoa com necessidade educacional especial. Vejo que a sociedade deve compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Básica, as dificuldades enfrentadas e as possibilidades e mecanismos de reconhecimento e aceitação dessas limitaçõ

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    No processo de inclusão a escola propõe a conviver com o "diferente", aceitá-lo, auxiliá-lo, e muitas vezes aprender algo com essas crianças. Entretanto para oferecer uma inclusão verdadeira é preciso entender as particularidades das crianças, mediar a socialização de forma que todos trabalham para o aprendizado de cada uma delas, em benefício de todos. Pretendo contribuir com as discussões éticas e educacionais que envolvem a formação da criança Down por meio da educação.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    A educação escolar é um dos contextos em que a criança aprende e desenvolve-se nos aspectos cognitivos, emocional e social. Por isso a necessidade de incluir a criança com necessidades especiais na escola, pois atender a todos é parte do processo educativo, por isso a diversidade cultural e outras questões sociais precisam ser vivenciadas também em sala de aula.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    Apresento algumas características que identificam a criança Down, o conceito de Educação Inclusiva e Educação básica, e da diversidade na educação. Relacionam-se aspectos positivos da inclusão da criança Down na Educação Básica e como deve acontecer essa inclusão, enumerando as dificuldades no processo de inclusão da criança Down na Educação Básica. Conceitua-se a Síndrome de Down e sua identificação, bem como o tratamento e a motivação para inserir a criança com deficiência na Educação Básica.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    O estudo realizado teve como foco principal compreender os avanços no processo de construção do conhecimento dos alunos de uma turma de 3º ano, através dos jogos matemáticos, priorizando, desse modo, a ludicidade no ensino. A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio realizado pela acadêmica e pesquisadora junto a uma turma de 3º ano.

    Por: Luziane Da Silva Costal Educaçãol 15/12/2014 lAcessos: 11
    Profº Raul Cuore

    A Vantagem do uso dos métodos computacionais em cálculo numérico é enorme. Com a popularização de computadores de baixo custo e de alta capacidade de processamento, praticamente todas as áreas de exatas tem feito uso cada vez mais intensivo dos métodos e técnicas computacionais na resolução de problemas, para os quais as soluções manuais são impraticáveis e/ou imprecisas. Este trabalho tenta dar uma visão geral sobre as vantagens dos softwares e simulações computacionais em relação ao cálculo numérico.

    Por: Profº Raul Cuorel Educação> Ciêncial 29/07/2009 lAcessos: 5,693 lComentário: 2
    Profº Raul Cuore

    Antes de nada devemos entender que inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física ou mental, para os superdotados, todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 09/07/2009 lAcessos: 12,379
    Profº Raul Cuore

    A energia irradiada pelo sol se encaixa dentro das alternativas de fontes renováveis. O aumento das populações urbanas e a industrialização exigiram necessidades crescentes de energia. Aprimorar a eficiência dos aparelhos e a das técnicas para a obtenção de energia é o plano mais essencial para a criação de um sistema de energia seguro para o clima. É importante também mudar para combustíveis que poluam menos o meio ambiente, como é o caso da energia solar e eólica, ou ainda a combinação de produção de calor e energia, tudo isto tem um papel importante.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 02/07/2009 lAcessos: 11,015 lComentário: 1
    Profº Raul Cuore

    Ética e ciência, esta discussão necessita previamente passar pela concepção filosófica de “ser humano”, ‘ética’ e ‘ciência’. Na perspectiva existencialista, o homem é um ser capaz de autodeterminação, ou seja, ser sujeito do conhecimento e da ação. Em conseqüência, no campo ético, tudo aquilo que tira ou diminui essa dimensão de sujeito é considerado violência. Por sua vez, a ciência moderna ocidental contém em si um amplo projeto de dominação: da natureza, de si mesmo e do outro. Portanto, uma ciência ética só é possível a partir de uma nova postura diante da própria ciência e dos valores da sociedade.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 19/06/2009 lAcessos: 22,435 lComentário: 5
    Profº Raul Cuore

    A possibilidade da Educação a Distância também criou novos universos para os Educadores que nela irão desenvolver o seu trabalho. O Educador tem consciência que além da plataforma virtual os momentos presenciais se tornam de suma importância, tanto que, as grades dos cursos oferecidos prevêem estes encontros.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 14/06/2009 lAcessos: 443
    Profº Raul Cuore

    A violência e agressividade na juventude sempre existiram, mais atualmente estão tomando proporções incontroláveis. Existe uma necessidade urgente de retomar os valores morais e éticos que estão se tornando esquecidos pela juventude ou às vezes, tratados como obsoletos e fora da realidade. Este trabalho tem como objeto mostrar um pouco desta realidade que aflige a sociedade como um todo.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 30/05/2009 lAcessos: 5,484 lComentário: 2
    Profº Raul Cuore

    O processo de atenção na sala está intimamente ligado à forma com a qual o professor prepara e expõe suas aulas, sendo ele o responsável não só pelo cumprimento da grade curricular como intermediário entre o conhecimento e o aluno, procurando uma linguagem que se identifique com o dia-a-dia do mesmo. Deste modo, neste trabalho será analisado o desenvolvimento da atenção na aprendizagem escolar.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 30/05/2009 lAcessos: 2,772 lComentário: 1
    Profº Raul Cuore

    Para abordar as diferenças históricas entre a Probabilidade e a Estatística e importante compreender e relacionar o surgimento destas duas áreas da Matemática, assim como inseri-las no contexto do Ensino Superior na atualidade, no deixando de lado que com o advento da informática e o uso de planilhas eletrônicas, um novo ferramental é oferecido para a aplicação destas disciplinas.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 30/05/2009 lAcessos: 6,519 lComentário: 1

    Comments on this article

    1
    nivia 03/01/2010
    gostei da materia,sobre merenda escolar
    gostaria de saber qual o melhor método para que as crianças comesem mais verduras e legumes, mandem algumas sugestões OK!
    -1
    geronice 21/10/2009
    gostria de ver alguns cardapios sobre a merenda escolar de crianças na faixa de 7 a 10 anos
    3
    José 29/09/2009
    Gostaria que o governo estadual seguisse o exemplo do municipio fornecendo alimentação adequada, gratuita. Os alunos muitas vezes não tem dinheiro para comprar nas lanchonetes que ficam dentro da escola: provocando desejos de furtar seus proprios pais para adquirir dinheiro, para à compra desses lanches que não é adequado a saude, como coxinhas, empadas, pasteis, doçes e etc. De um pai que sofre com esse problema. Por favor contate-me.
    1
    Eliana 15/08/2009
    gostaria de receber alguns modelos de cardapio nutritivos e com um csto baixo para aplicar em minhas escolas.Obrigada
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast