A importância da psicomotricidade na educação infantil

Publicado em: 23/02/2008 |Comentário: 123 | Acessos: 671,033 |

É de suma importância salientar que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde a vida intra-uterina realizamos movimentos com o nosso corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento.
A partir deste conceito e através da nossa prática no contexto escolar, consideramos que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo Assunção & Coelho (1997, p.108) a psicomotricidade é a "educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas". Além disso, possui uma dupla finalidade: "assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano".
Os movimentos expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. Estruturas o corpo com uma atitude positiva de si mesma e dos outros, a fim de preservar a eficiência física e psicológica, desenvolvendo o esquema corporal e apresentando uma variedade de movimentos.
Através da ação sobre o meio físico com o meio social e da interação como ambiente social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano. É um processo complexo, em que a combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, produz nele transformações qualitativas. Para tanto desenvolvimento envolve aprendizagem de vários tipos, expandindo e aprofundando a experiência individual.

O professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto. Ele deverá estabelecer com seus alunos uma relação de ajuda, atento para as atitudes de quem ajuda e para a percepção de quem é ajudado.
Diante disso, percebe-se a importância do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.
De acordo com Assunção & Coelho (1997, p 108) a psicomotrocidade integra várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras.
Diante desta visão, as atividades motoras desempenham na vida da criança um papel importantíssimo, em muitas das suas primeiras iniciativas intelectuais. Enquanto explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos, ela percebe também os meios como quais fará grande parte dos seus contatos sociais.
Portanto, a educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma experiência ativa, onde a criança se confronta com o meio. A educação proveniente dos pais e do âmbito escolar, não tem a finalidade de ensinar à criança comportamentos motores, mas sim permite exercer uma função de ajustamento individual ou em grupo.
As atividades desenvolvidas no grupo favorecem a integração e a socialização das crianças com o grupo, portanto propicia o desenvolvimento tanto psíquico como motor. Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas possibilidades de utilização (danças, jogos, esportes...), recebem um destaque especial em nosso desenvolvimento fisiológico e psicológico.
Com base neste contexto, percebemos a importância das atividades motoras na educação, pois elas contribuem para o desenvolvimento global das crianças. Entretanto, as crianças passam por fases diferentes uma das outras e cada fase exige atividades propicias para cada determinada faixa etária.
A psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da educação, pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 308 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-psicomotricidade-na-educacao-infantil-340329.html

    Palavras-chave do artigo:

    psicomotricidade

    ,

    educacao infantil

    ,

    desenvolvimento

    Comentar sobre o artigo

    Fayson Merege

    Considerando que o movimento, a corporeidade e o lúdico são de suma importância para o desenvolvimento da criança e que a Educação Física é parte do processo de cultura e humanização da mesma, o presente estudo busca construir e consolidar uma parceria entre a Pedagogia e a Educação Física na Educação Infantil. Pela importância que a infância representa na formação da personalidade do indivíduo, buscam-se respaldos por uma "nova práxis pedagógica" que leve a uma organização didática.

    Por: Fayson Meregel Educação> Educação Infantill 13/06/2012 lAcessos: 702
    EDINALVA COSTA DE ANDRADE

    RESUMO: O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da psicomotricidade na Educação infantil. As reflexões tecidas ao longo deste trabalho, mostrou que o conceito de Educação Motora tem sofrido mudanças significativas, de um paradigma onde esta educação se dava limitada ao conceito do físico apenas, tem extrapolado outros âmbitos, passando a considerar o ser humano como um todo constituído, de corpo e alma. Sendo assim, o termo educação psicomotora engloba a necess

    Por: EDINALVA COSTA DE ANDRADEl Educação> Educação Infantill 20/11/2014 lAcessos: 18
    WALERIA MARTINS RIBEIRO

    RESUMO O movimento corporal utilizada como estratégia para a passagem da Educação Infantil para 1ª série/2º ano do Ensino Fundamental, possibilita articular a movimentação do corpo na busca do saber, o que fará com que a criança desenvolva a personalidade, a conscientização de suas possibilidades de agir e transformar o mundo a sua volta, incentivando uma relação saudável com o próprio o corpo e o uso dele na aprendizagem. Dessa forma a Psicomotricidade se torna um importante instrumento de apr

    Por: WALERIA MARTINS RIBEIROl Educaçãol 15/07/2009 lAcessos: 1,832
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A Proposta Pedagógica que fundamenta o trabalho na Educação Infantil em Telêmaco Borba tem em princípio o homem como um ser histórico, intimamente ligado às relações sociais, políticas, históricas e culturais, às contradições e ao movimento que emanam do processo pedagógico.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 7,086 lComentário: 4

    A Educação Infantil é o início da vida escolar de muitas crianças. Atualmente pode se dizer que todas as crianças passam por ela, tanto em creches, instituições publicas, ONGs ou em instituições particulares. Entretanto, em todas as situações é necessário que o profissional da Educação Infantil tenha um perfil apropriado a esta fase do desenvolvimento infantil, esteja aberto a sugestoes e a troca de experiências tão essenciais a este trabalho.

    Por: Angela Adriana de Almeida Limal Educação> Educação Infantill 23/12/2008 lAcessos: 77,168 lComentário: 13

    O espaço Interação Pais e Filhos, recém-inaugurado no Rio de Janeiro, oferece a atividade Shantala. O objetivo da atividade é principalmente a interação e construção de vínculos entre pais e bebê, proporcionando momentos de bem-estar e contribuindo para a educação infantil.

    Por: Dagema Comunicaçãol Press Releasel 10/04/2013 lAcessos: 16
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO O artigo discorre sobre a psicomotricidade, sua evolução e importância para o desenvolvimento educacional focando sua contribuição de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, facilitando a orientação espacial. O desenvolvimento infantil justifica que ao longo do desenvolvimento, o indivíduo sofre mudanças que não são apenas quantitativas, mas principalmente qualitativas. O desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento afetivo social.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 07/07/2011 lAcessos: 5,652
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    A pesquisa possibilitou-nos demonstrar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem, visto que os jogos e brincadeiras são, conforme diversos estudiosos, experiências que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas as crianças em fase escolar, indiferente de idade e série. Ostentada por expressivos referenciais teóricos, a proposta de trabalho apresentada permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras infantis, que se bem aplicadas, auxiliarão no desenvolvimento infantil.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 15/05/2014 lAcessos: 243
    Fábia Utsch

    A infância é a idade das brincadeiras. Pretendemos demonstrar que através delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses necessidades e desejos. As brincadeiras dão a oportunidade de as crianças refletirem sobre o mundo. É através do lúdico que ela ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo. Nosso objetivo é dar ao educador a oportunidade de compreender a importância das atividades lúdicas na educação infantil. Muitos professores encontram dificuldades em compartilhar certos.

    Por: Fábia Utschl Educação> Educação Infantill 28/11/2012 lAcessos: 427
    Soraya Mendonça

    ÁREA DO CONHECIMENTO   OBJETIVO   CONTEÚDO 0-3 ANOS

    Por: Soraya Mendonçal Educação> Educação Infantill 30/01/2011 lAcessos: 1,183 lComentário: 1
    Genilda Vieira Rodrigues

    Este artigo tem por objetivo apresentar estudos aprofundados sobre a educação inclusiva dando ênfase à questão envolvida no que se refere ao trabalho do professor com alunos portadores de deficiência. No decorrer da produção serão expostos conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva pontuando o saber fazer e o aprender diante das dificuldades encontradas em trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais, ressaltando ainda mostrar alguns dos recursos e as estratégias utilizados

    Por: Genilda Vieira Rodriguesl Educaçãol 21/02/2015

    Propriedade vocabular é muito importante na hora de redigir o texto, uma vez que saber empregar as palavras mais adequadas no momento enriquece muito o conteúdo do texto e, além disso, torno-o mais clara e objetivo. Mesmo que o texto seja um mero exercício escolar, antes de construí-lo, pergunte-se: para quem escrevo? O tipo de receptor determina a forma de sua mensagem. Um panfleto dirigido a crianças precisa ter uma linguagem fácil, direta, sem rebuscamento.

    Por: Professor Leol Educaçãol 19/02/2015

    Quando se ouve falar em educação, pensamos em escola, em educação formal. E quando o assunto é família temos vários pensamentos. Educação e Família são dois temas bastante complexos, porque educação é muito mais que escolarização, letramento e formação, sendo que família é a instituição mais antiga da sociedade e sofre constantes transformações. Ambas tem a função de socializar e transformar o homem biológico em um ser social.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educaçãol 16/02/2015

    Propostas Pedagógica e a Participação da Família no Resultado. A progressão escola é um instrumento que pode mudar a realidade desses estudantes que estão fora da faixa etária escolar. Determinadas escolas contemplam dentro do seu projeto político pedagógico, o sistema de progressão. Para que funcione a progressão em uma escola é necessário que haja engajamento por parte dos docentes, dos estudantes e da família. É importante ressaltar, que a família também tem um papel fundamental...

    Por: Elonir dutra terral Educaçãol 13/02/2015

    Diante dos agravos causados pela violência doméstica, tais entraves se estendem também ao processo educacional da criança e adolescente. Por outro lado, esta situação nem sempre é conhecida pelos seus educadores no campo acadêmico, causando assim uma lacuna no campo da avaliação pedagógica que, muitas vezes, abrangem somente o campo intelectual. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre os impactos da violência doméstica no processo ensino-aprendizagem.

    Por: Jiane Martins Soaresl Educaçãol 12/02/2015
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    A educação é um direito humano substancial, e como tal, precisa ser garantido universalmente. As conquistas das mulheres brasileiras em relação á educação, vêm crescendo consideravelmente e com isso, reduzindo significativamente o analfabetismo. O número de mulheres no mercado de trabalho cresceu gradativamente e isso ocorreu devido à determinação para conquistar seu espaço, milímetro a milímetro, dentro e fora de casa, e especialmente do empenho em subir novos degraus de instrução.

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 11
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    O direito de trabalhar, obter formação intelectual e de atuar no cenário político do País, nem sempre foi concedido às mulheres. As mulheres que queriam reverter esta situação, buscando conquistar funções que tradicionalmente não lhes cabiam, devido à sociedade patriarcal, eram ridicularizadas e até difamada. A luta das mulheres brasileiras pelo reconhecimento de seus direitos políticos e civis é secular; a emancipação feminina nas ultimas décadas do séc. XIX era vista pelos mais diversos setore

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 16
    Carlos Henrique Araújo

    Não haverá uma educação de qualidade se não houver uma reforma do ensino no país. Um pacto entre a sociedade e os seus representantes políticos em prol de uma verdadeira reforma do ensino nacional deveria ser estabelecido. Na minha percepção, a reforma do ensino é a mãe de todas as reformas.

    Por: Carlos Henrique Araújol Educaçãol 03/02/2015 lAcessos: 12
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Empreendedores são pessoas que desejam participar ativamente da construção de um mundo novo, não apenas como expectadores, mas como atores das mudanças globais da atualidade. De modo geral a pesquisa busca conhecer as ações dos empreendedores nas organizações e dessa forma, saber como eles podem e devem contribuir para o crescimento e desenvolvimento. Especificamente buscou-se: diagnosticar o perfil "empreendedor"; identificar os desafios que a administração propõe ao gestor público.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 20/08/2013 lAcessos: 190
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A Educação Especial é uma modalidade da Educação Básica, fundamentada no princípio da atenção à diversidade. Integram-se o Ensino Regular e a Educação Especial numa concepção da Educação Inclusiva, buscando a participação e permanência de todos os alunos na escola, numa educação de qualidade, onde o atendimento as pessoas com necessidades especiais não requer um ambiente especifico e único, mas sim necessita de recursos físicos, humanos e materiais para que seja possível atender a todos, adaptan

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 2,422
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A Tecnologia Educacional é entendida como a área que estuda a aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - na educação, a partir de um embasamento da didática, psicologia da aprendizagem e desenvolvimento tecnológico. Assim, as alterações no sistema educativo visam levar em conta as diferenças pessoais, estilos cognitivos, ritmos de aprendizagem, afinidades, áreas de interesse, estratégias de pensamento e motivação.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 192
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Não existe uma única concepção sobre a EaD, pois o conceito evoluiu ao longo do tempo, influenciado pelo avanço das tecnologias da informação e da comunicação. Além disso, a concepção de educação a distância pode variar conforme o autor, sua base teórico-conceitual e sua concepção do que significam educação, ensino e aprendizagem.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 203
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A expectativa é ao mesmo tempo ligada a pessoa e ao interpessoal, também a expectativa se realiza no hoje, e futuro presente, voltado para o ainda-não, para o não experimentado, para o que apenas pode ser previsto. Assim, percebe-se que a expectativa é um sentimento que surge diante de novidades, do diferente.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 103
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Com os anos as análises históricas sofreram inúmeras mudanças, tendo historiadores como Jules Michelet que se preocupavam com histórias nacionais, espírito do povo, representando heróis. Tal autor chamou a atenção por identificar um agente sem rosto – o povo, as massas, como personagem da história e como protagonista dos acontecimentos.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 200
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Conforme o texto "Correntes, campos temáticos e fontes", a escrita e a leitura são indivisíveis e estão contidas no texto, permitindo a comunicação e veicula representações, onde o historiador pergunta sobre quem fala e de onde fala, discutindo sobre ela. As relações entre essas instancias não são diretas nem reflexas, mas sim intermediadas pelo discurso narrativo, e para o entendimento da História Cultural pode ser o da metáfora, pois o discurso explica, fala de algo que se percebe e se entende

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 232
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Entende-se que a História é construída conforme as práticas, as culturas de um determinado povo, uma organização social, onde o habitus integra os espaços de experiências, funcionando a cada momento vivido como matriz de sensações.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 80

    Comments on this article

    2
    karolyne 07/11/2011
    Muito bom este artigo!
    23
    AnaCláudia 19/10/2011
    Preciso de ajuda para responder a pergunta: Qual a importância do estudo neuro-psicomotor da criança para a sua formação?
    Podem me ajudar!
    9
    paulo nilson rodrigues miranda 03/08/2011
    Estou terminando meu curso de Licencitura Plena em Educação Física, e preciso de mais assuntos para fazer meu artigo sobre o tema A importância de praticar esporte na infância, se poderem me ajudar ficarei muito grato obrigado.
    2
    renata sandréia 23/07/2011
    estou fasendo um artigo completo estou com dúvida o assunto e sobre o aspecto afetivo na aprendizagens você pode mim ajuda?
    2
    Lucas Leonardo 22/06/2011
    Realmente a psicomotricidade é algo muito importante na educação das crianças
    3
    vania 16/06/2011
    Bom estou concluindo meu curso de pedagogia e meu tcc é sobre psicomotricidade, Gostei muito do artigo que me enviassem mais informações sobre o temapor favor pois estou um puco perdida.
    10
    maria de lourdes 21/05/2011
    preciso responder a pergunta: Qual a importância do estudo neuro-psicomotor da criança para a sua formação?
    6
    Dirce Soares Silva 31/03/2011
    Tudo muito bom , estou precisando de um artigo sobre a importancia do planejameto na educaçäo, alguémode me enviar por favor ficarei grata preciso com urgencia conto com voces. obrigada.
    2
    ana claudia 04/03/2011
    quero mais informacao sobre psicomotricidade na educacao infantil e no ensino fundamental.
    -1
    Mauro 23/02/2011
    Muito legal o post

    Quer dar uma vida melhor para seus filhos?
    então comece descobrindo uma nova forma de viver,
    mudar nem sempre é ruim, mais a melhor mudança
    é aquela que tem bons finais, então o melhor conteudo de Marketing Multinível

    A Melhor Oportunidade do Mundo

    www.mauroonline.com

    Um abraço fique com Deus!!!!
    -1
    BATISTA DE SOUSA 27/01/2011
    EUTOU TERMINNDO MEU CURSO DE PEDAGOGIA PRECISO DE UM MODELO DE PORTIFOLIO NA AREA DE EDUCAÇAO INFANTIL P/ TER NOÇÃO E CONSTRUIR O MEU
    -2
    vivi 10/01/2011
    ACREDITE !!!
    Acredite em si mesmo e você poderá ter uma renda extra através da Internet, trabalhando em casa com seu computador.
    Esse método funciona
    Esse método foi analisado e aprovado em matéria pela REVISTA EXAME.
    É UM SISTEMA DE AJUDA MÚTUA.
    O investimento é irrisório: R$ 12,00 (doze reais) não custa tentar.
    Quando você quer saber se uma laranja é doce, você tem que experimentar certo?
    Esse programa permanece próspero por causa da HONESTIDADE dos participantes. Todos crescem nesse sistema de COOPERATIVA.
    Veja o relato de uma pessoa que acreditou no programa: Meu nome é Elias, sou um pequeno empresário. Recebi pelo correio eletrônico uma informação inusitada. É claro, ela veio espontaneamente. Simplesmente pegaram meu nome / e-mail em algum cadastro de mala direta ou de algum provedor. GRAÇAS A DEUS POR ISSO. Li atentamente. Pensei porque não tentar. Pior do que estava não poderia ficar. Segui as instruções corretamente, com honestidade, obediência e integridade. Acreditem em pouco tempo consegui pagar minhas dívidas.
    Lembre-se: O seu investimento: Somente R$ 12,00 (doze reais).
    Por favor, siga estas diretrizes exatamente como descritas.
    Aqui estão os passos fáceis para o sucesso:
    1º Passo – Envie R$ 2,00 (dois reais) para cada um da lista abaixo. Coloque num envelope e deposite no caixa eletrônico (deposito por envelope), ou se preferir transfira na conta bancária diretamente.
    1º) A (Banco Bradesco) Agencia; 3860-0 - Cta. Poupança: 2403531-1
    2º) JT (Banco do Brasil) Agencia: 0959-2 - Cta Corrente: 12490-3
    3º) LM (Banco Bradesco) Agência: 3477-0 - Cta Corrente: 0006562-5
    4º) RAL (Banco do Bradesco) Agência: 2606-9 - Cta Corrente: 0017655-9
    5º) LBMF (Caixa Econômica) Agência: 0219 - operação 013 - Cta Poupança: 5760-9
    6º) VF (Banco Bradesco) Agência: 3285-9 - Cta Corrente: 0082758-4
    2º Passo – Elaborar uma nova lista de participantes: Tire o nome do 1º participante da lista e eleve uma posição acima o 2º vai para 1º, o 3º vai para 2º, assim sucessivamente e coloque seu nome, seu banco, sua agência e conta corrente ou poupança no 6º da lista.
    Lembre-se retira o 1º nome e não o último.
    OBS. Não mude a seqüência dos nomes. Assim todos os participantes terão chances. Não tente colocar em lugar diferente, pois não funcionará.
    3º Passo – Mude o que você quiser, mas tente manter sua mensagem o mais parecida possível com essa, ou poste essa mesma. Poste seu artigo modificado para pelo menos 200 fóruns ou newgroups diferentes. A UOL diz em sua homepage que existe mais de 20.000 newgroups, informe-se lá na parte de fórum. Você pode usar também os fóruns do Google, Ubbi, Hotmail, Terra, Cadê, Brturbo, Uol, etc. Lembre-se as suas postagens em fóruns são mais visitadas no mesmo dia por milhares de pessoas o que dizer que você pode postar várias vezes em um mesmo fórum em dias diferentes, divulgue em uma homepage: QUANTO MAIS VOCÊ POSTAR / ENVIAR EMAIL MAIS CHANCES TERÁ.
    VAI DEPENDER ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DE VOCÊ
    Para você copiar esta mensagem:
    Selecione o Texto (Ctrl T) e após selecionar, copiar o texto (Ctrl C). Abra o Word ou bloco de notas ou wordpad e colocar o texto (Ctrl V) altere os dados na relação de depósitos (tirando o 1º da lista e subindo os de baixo e colocando o seu NOME, BANCO, AGÊNCIA E CONTA na 6ª posição). Para finalizar salve este arquivo. Para colocar o texto deste arquivo no FORUM E NEWGROUPS é só copiar (Ctrl C) e colar (Ctrl V) na mensagem a ser enviada para os FORUM e NEWGROUPS.
    Agora você pode se perguntar de onde e que sai o dinheiro que receberei? Pois bem, entenda o seguinte, milhares de pessoas estão plugadas diariamente na Internet e receberá direta ou indiretamente esta mesma proposta. Elas desejarão como você ganhar dinheiro.
    Acredite funciona mesmo. É só você investir R$ 12,00 e seguir rigorosamente as instruções.
    Ao depositar os Dois Reais (R$ 2,00) na conta de cada um você estará abrindo a energia (de dar e receber) Ajuda Mútua.
    É Doando que se Recebe
    1
    Nelivanio Sousa 24/11/2010
    Estou fazendo uma especialização em psicopedagogia, e estou estudando a psicomotricidade. Com certeza este artigo me ajudará a entender mais sobre psicomotricidade.
    Parabéns...
    2
    jesuslene rocha 19/11/2010
    Parabéns pelo artigo, riquissimo em informações que todo profissional da educação infantil necessita. Abraços!!
    2
    suely (Sapucaiarj) 15/11/2010
    Estou cursando faculdade de pedagogia, ad, preciso' fazer meu TCC sobre "A psicomotricidade como ferramenta pedagógica na ed. infantil." projeto. abraço suelygostei do seu artigo.
    0
    Marcos Paulo 11/11/2010
    muito bom este artigo ...gostei muito mesmo.
    -1
    bernadete 01/11/2010
    muito bom seu comentario de psicomotricidade na educação infantil
    -1
    Daniele silva 22/10/2010
    Adorei o artigo, muito interessante e importante também;serviu para esclarecer algumas
    dúvidas para quem não tem noção do que é a psicomotricidade e a sua importancia, escrevam mas coisas sempre que puderem.
    3
    Laura Romaniuk 16/10/2010
    Sandra, primeiramente venho parabeniza-la pelo execelente traballho postado. Quero dizer que o assunto proposto por ti me dispertou uma maior curiosidade sobre psicomotricidade. Me formei em Biologia, estou cursando especialização na área de Psicologia e quero aprofundar sobre conhecimentos diversos e meios de aprendizagem e formas educacionais, pretendo futuramente lecionar em instituições de ensino superior. Ano que vem estarei embarcando para o Chile e já tenho propostas de estudo e pesquisa na Europa. Fico feliz em você poder me ajudar, peço gentilmente para postar mais artigos sobre a psicomotricidade, cujo tema ainda é de raridade acesso e de pequenas quantidades publcadas no Brasil. Em meus trabalhos em desenvolvimento estarei citando você, por ser uma refência que obtive muitas informações coerentes e de fácil acesso por meio da internet.
    Obrigado novamente por me ajudar!
    "Ya llegó la hora y debo partir"
    Deus abençoe
    0
    Selma 05/10/2010
    Gostei mt do seu artigo, parabéns...
    2
    elielton lopes 22/09/2010
    adorei seus artigos me tirou mtas duvidas
    2
    Leila Santos 21/09/2010
    ola, estou concluindo meu curso de ED.Fisica e estou satissfeita em encontrar artigos tao bem elaborados como este, que esta me fazendo entender ainda mais da importancia da psicomotricidade nas escolas infantis.
    0
    RONALDO GABARRÃO 24/08/2010
    este artigo é muito rico, onde nos dar uma visão de quão importante é a psicomotricidade na vida da criança, é através psicomotricidade que a criança começa a desenvolver a inteligência ou seja os aspectos cognitivos.
    4
    Carlos 19/08/2010
    Adorei o artigo, muito válido à prática pedagógica. Parabéns
    5
    marli 18/07/2010
    gostei muito da materia, pois tinha duvudas sobre o qe era a osicomotridade.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast