A Importância Do Gestor Democrático Na Escola Atual

Publicado em: 04/08/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 8,944 |

A escola atual vem assumindo tarefas e enfrentando situações mais complexas e diversificadas do que antigamente: pressões políticas que refletem na educação, recursos insuficientes e mal aplicados, o enfraquecimento do papel da escola pela própria classe política, contrastes sociais que desmotivam a continuidade nos estudos e falta de estrutura familiar em grande parte dos alunos. Dentro desse contexto o diretor tem papel fundamental, convivendo com incertezas e encontrando respostas para situações novas freqüentemente, o que torna ainda mais complexo seu trabalho de gestor, pois se vê obrigado a lidar com a dicotomia existente entre decisões dos órgãos centrais e os interesses da comunidade escolar.  

O trabalho do gestor em uma escola deve se basear em um plano de ação denominado plano escolar, elaborado por toda a comunidade da escola (pais, professores, alunos e servidores), que estabeleça metas de forma coletiva, sempre direcionadas ao desenvolvimento do alunado. O plano escolar confeccionado dessa forma é um grande passo para que se estabeleça uma gestão democrática, assegurando que todos participem das decisões, inclusive a comunidade, deixando bem claro os direitos e deveres, onde decisões e tarefas serão compartilhadas. Porém, existe uma dificuldade de aproximação entre comunidade e escola, geralmente a presença dos pais só é solicitada quando seu filho apresenta problemas de comportamento. A gestão participativa (democrática) pode ser capaz de despertar a população para a importância do processo educativo e da responsabilidade que os pais também têm com a formação de seus filhos. Existem algumas estratégias interessantes para aproximar a comunidade da escola, uma delas seria a realização de encontros ou palestras de interesse de todos em horários onde a maioria possa participar, fazendo com que os pais freqüentem o ambiente escolar em outras ocasiões e não somente na reunião de pais e mestres. A APM, o conselho de escola e o grêmio estudantil são órgãos que podem facilitar essa aproximação. Segundo a administração moderna, o bom gestor, entre outras coisas, conhece seu potencial e as necessidades do seu entorno, gerencia de forma participativa envolvendo no processo o maior número de pessoas e valoriza a criatividade de todos, ou seja, elementos fundamentais para uma administração participativa e democrática.

O que encontramos nas escolas atualmente, sobretudo nas públicas, é uma grande falta de motivação. A gestão democrática torna-se motivante a medida em que a sociedade participa efetivamente das ações escolares e percebe de perto o resultado do trabalho. Passando, assim a valorizar mais a educação de seu filho.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-do-gestor-democratico-na-escola-atual-1098048.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestor

    ,

    gestao participativa

    ,

    gestao democratica

    Comentar sobre o artigo

    Neste artigo, serão analisados os efeitos do processo de desenvolvimento e o advento da industrialização, que levaram ao crescimento acelerado das cidades.

    Por: Marianal Educaçãol 22/07/2014

    O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, com o objetivo de observar a prática do processo de avaliação nas classes de educação de jovens e adultos da Escola Estadual José de Alencar, bem como propor a elaboração de uma proposta alternativa de avaliação. O estudo permitiu concluir que é possível compreender a relevância da avaliação no cotidiano da sala de aula, na prática educativa. A avaliação em seu processo tem funções instrutivas, diagnóstica e continua.

    Por: IRACI DE ANDRADE MELLO AMORIMl Educaçãol 20/07/2014

    História da bandeira do Brasil, O Dia da Bandeira, As cores da bandeira brasileira, Significado das estrelas da bandeira do Brasil

    Por: Lorenal Educaçãol 04/07/2014

    Análise das consequências do bullying no desempenho escolar de crianças e adolescentes, considerando as relações interpessoais como importante referência no desenvolvimento. Compreender os desafios da aprendizagem , reconhecendo que trata-se de um seu processo diretamente ligado à autoestima e ao ambiente escolar, despertando para a realidade de sofrida por jovens que vivenciam cotidianamente essa modalidade de violência escolar.

    Por: Maria Aparecida Cunha de Souzal Educaçãol 30/06/2014 lAcessos: 21
    Formacerta.pt

    Os cursos de formação profissional são um ponto de partida para o melhoramento das aptidões dos indivíduos, assim como para a aquisição de novas competências, o que lhes permite dar resposta a um conjunto mais amplo de solicitações e exigências do mercado de trabalho.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 24/06/2014 lAcessos: 11

    Acreditamos que avaliando todos os momentos da aprendizagem escolar, o aluno e o professor estarão aprendendo também a avaliar todos os momentos de suas vidas na sociedade, aprendendo a descobrir-se, a pensar-se em si mesmo como parte do corpo social, com isso, aprende também que o erro faz parte da vida humana e especialmente da escola, que é lugar de aprendizagem.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educaçãol 23/06/2014 lAcessos: 14

    A avaliação nesta concepção serve apenas para julgar e classificar. A participação do aluno nesse processo é pequena e, muitas vezes, ele nem mesmo tem clareza do o porquê dos resultados obtidos; a nota chega como uma sentença definindo seu destino fora da escola.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educaçãol 23/06/2014

    Se os entendimentos dos alunos decorrem de sua experiência de vida, o mesmo acontece com o educador. Então há a tarefa avaliativa, há diferentes maneiras de o aluno compreender o professor, a matéria, o que a escola lhe pede, há diferentes maneiras do professor compreender o aluno, pelo seu maior ou menor domínio em determinadas áreas de conhecimento

    Por: Maria Zilda da Silva Barbosal Educaçãol 22/06/2014 lAcessos: 17
    alex batalha machado

    A educação em nosso país assume uma complexidade jamais vista, temos crianças expostas a um bombardeio diário de informações, as famílias já não têm mais a estrutura de algum tempo atrás, observa-se com facilidade pais e mães muito atribulados que não dispensam o devido tempo aos filhos e também freqüentemente nos deparamos com alunos filhos de pais separados. Nesse cenário, a escola tem assumido um papel muito amplo na educação das crianças, abarcando funções educacionais que seriam responsabi

    Por: alex batalha machadol Educaçãol 15/08/2009 lAcessos: 851
    alex batalha machado

    Para que o trabalho pedagógico em uma escola se desenvolva de maneira satisfatória, o relacionamento entre diretor e corpo docente deve ser harmonioso. Não se pode mais aceitar a figura centralizadora e autoritária que muito pouco contribui no rendimento de professores, funcionários e alunos. O diretor democrático e conhecedor de suas obrigações se torna indispensável para o sucesso da escola.

    Por: alex batalha machadol Educaçãol 08/08/2009 lAcessos: 8,900 lComentário: 1
    alex batalha machado

    Atualmente podemos perceber, sem muito esforço um aumento dos casos de obesidade em nossa crianças e adolescentes. Fato esse que pode gerar inúmeros problemas de saúde na fase adulta. O meio mais eficiente de combate aos males causados pelo excesso de peso, parece ser a prevenção, orientações para uma mudança de estilo de vida das famílias. Não existe melhor lugar para criar hábitos saudáveis em uma criança do que a escola.

    Por: alex batalha machadol Educaçãol 07/08/2009 lAcessos: 7,459
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast