A Importância Do Trabalho Interdisciplinar

Publicado em: 10/05/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 15,195 |

A importância do trabalho interdisciplinar

*Escrito por Marcelo Beneti

Nós professores, não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto – professores de todas disciplinas sim do núcleo comum , por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas nesse projeto, por exemplo: elaborar um trabalho sobre a dengue , várias disciplinas poderiam integrar esse trabalho e contribuir para o desenvolvimento do mesmo , veja abaixo as contribuições de cada disciplina:

· Língua Portuguesa: produção textual sobre a doença, crítica, dissertação, confecção de relatórios, correção ortográfica;

· Matemática: levantamento de dados, pesquisas, incidência em percentual da doença, gráficos e tabelas demonstrando esses números;

· História: contexto histórico da doença – quando surgiu? Quem descobriu?

· Geografia: Elaboração de um mapa com legendas indicando os principais focos da doença nos estados;

· Artes: o desenho do mosquito, produção de peças teatrais;

· Inglês: tradução de textos, vocabulário;

· Ciências da Natureza / Biologia: Higiene, como detectar focos da doença, cuidados, formas de transmissão, nome cientifico da doença e do mosquito transmissor.

O Exemplo acima nos dá a clara visão da importância do trabalho interdisciplinar , temos que ter em mente que todas as disciplinas andam de mãos dadas – uma necessita da outra para o seu desenvolvimento – para resolvermos um problema matemático temos que saber ler e interpretar o problema para isso temos que saber interpretar textos, pontuar corretamente – é onde entra a Língua Portuguesa; em Biologia no conteúdo de genética no ensino médio temos que ter conhecimentos em porcentagens e probabilidades onde entra a disciplina de matemática; assim como em Geografia para elaborarmos mapas, gráficos e tabelas temos que ter conhecimentos matemáticos para trabalhar com escalas, sistemas de medidas, conhecimentos em porcentagens para saber interpretar tabelas e gráficos.

Dessa forma nós professores não podemos nossa disciplina como única, o processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado como que cada disciplina fosse uma caixinha isolada , o processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir nossa mente para esse fato, pois assim teremos alunos motivados em sala de aula.

*Marcelo Beneti

Professor de Ensino Fundamental, Médio , Técnico nas disciplinas de Matemática , Geografia e Administração (profissionalizante).

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-do-trabalho-interdisciplinar-909164.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    disciplinas

    ,

    interdisciplinaridade

    Comentar sobre o artigo

    Pretendeu-se com este estudo, focalizar a Interdisciplinaridade da Educação Ambiental desenvolvida na E.E.E.F e M. Eneida de Moraes, com a finalidade de tornar evidentes as vantagens de trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos educadores junto aos educandos com qualidade e com a finalidade de perceber como os educadores trabalham a interdisciplinaridade da E.A na sala de aula, principalmente do Ensino Fundamental, onde a criança começa a ter responsabilidade de cidadão brasileiro.

    Por: Cristina Ferreiral Ciências> Biologial 13/07/2008 lAcessos: 25,488 lComentário: 21
    Paulo marcos Ferreira Andrade

    Neste artigo procura-se demonstrar, que a interdisciplinaridade pode ser vista como uma nova concepção do saber e do processo de ensinar, ou seja, um novo princípio norteador da reorganização dos diversos objetos de estudo e de reformulação das estruturas pedagógicas. Na prática, para superar a fragmentação do saber decorrente da especialização, a interdisciplinaridade representa uma possibilidade de negociação de pontos de vista, de diálogo e de interação entre as disciplinas.

    Por: Paulo marcos Ferreira Andradel Educaçãol 21/09/2011 lAcessos: 704

    A nomenclatura Interdisciplinar surgiu com a finalidade de atender e justificar as fragmentações causadas por uma epistemologia positivista. É considerada pela ciência educacional com uma relação de cunho interno, mantendo um dialogo entre si e tem uma influencia em nossas vidas Constatando a importância de todas as disciplinas, os professores encontra certa dificuldade em ministrá-las, aja visto que, nem sempre os demais cedem aos encanto desta contextualização na pratica, assim sendo, propõe-s

    Por: Suely Calabril Educação> Ensino Superiorl 21/09/2010 lAcessos: 3,829
    Tania Maria da Silva Nogueira

    Transformar a escola num lugar onde se desenvolvam novas experiências e competências é um desafio para todos os envolvidos no processo educativo, os profissionais da educação devem exercer o papel de semeadores e percussores dos novos paradigmas para uma educação de qualidade buscando redescobrir seus fundamentos humanizadores, conscientes de que necessitamos fazer uma revisão nas concepções existentes e conseqüentemente almejar a busca de novas maneiras de pensar e de agir respeitando a plurali

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 26/02/2012 lAcessos: 742
    Rita de Cássia Santos Almeida

    Este artigo se refere a um trabalho desenvolvido com alunas do Curso de Pedagogia, cujo objetivo foi relacionar as disciplinas de Literatura e Tópicos Temáticos de Interdisciplinaridade. A importância dessa temática vincula-se à valorização acadêmica voltada para a visão desfragmentada do conhecimento, uma vez que, sendo futuras educadoras as alunas precisam modificar a forma de ver e lidar com os conteúdos escolares. Portanto, por meio da prática buscou-se compreender a teoria de Fazenda (2005)

    Por: Rita de Cássia Santos Almeidal Educação> Ensino Superiorl 22/10/2012 lAcessos: 91
    Marcelo Gomes González

    Como está expresso na fala de muitos autores, o Ensino Fundamental II é uma fase de transição, onde muitas culturas devem ser maturadas, e outras apresentadas. Nesse período o educando se encontra no momento da criação da sua identidade. Os PCNs defendem que a Educação Física deve utilizar, principalmente, da cultura corporal - a trazida pela criança e a apresentada para ela dentro do ambiente escolar - e da instigação à busca do conhecimento para que ela seja autônomo.

    Por: Marcelo Gomes Gonzálezl Educaçãol 17/10/2012 lAcessos: 354

    Sabe-se que atualmente a questão interdisciplinar de conteúdos comumente denominada interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos educadores, embora seja vista com desconfiança por parte de outros. Visando uma construção do conhecimento de maneira global rompendo as barreiras das disciplinas...

    Por: Marcelo Alberto da Silval Educaçãol 25/09/2012 lAcessos: 292
    Luciano de Souza

    Este trabalho aborda aspectos do ensino de música na educação formal, como acontece a aquisição do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades específicas levando em consideração o desenvolvimento psicológico da criança, através de pesquisa em políticas educacionais desenvolvidas no Brasil nos últimos 78 anos, tendo como objetivo pesquisa em materiais didáticos que atendam a nova LDB, e na elaboração de propostas pedagógicas para música.

    Por: Luciano de Souzal Educação> Ensino Superiorl 10/09/2009 lAcessos: 6,875 lComentário: 1

    Para o entendimento de qualquer conceito devemos promover uma revisão histórica. Interdisciplinar é uma palavra do século XX. A origem intelectual do conceito de interdisciplinaridade subjacent'e, no entanto, é muito mais antiga. No Ocidente, as idéias fundamentais de ciência unificada, síntese e integração do conhecimento foram desenvolvidas pela filosofia antiga.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 346
    Elias Ribeiro Tork Filho

    O presente artigo apresenta como objetivo investigar a práxis pedagógica da Educação Física na 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente as dificuldades do professor em ministrar aulas à clientela da EJA. Pois, sabe-se que a Educação Física Escolar a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, apresenta-se como componente curricular obrigatório da educação básica. Com isso, analisa-se que a EJA ao fazer parte da educação básica precisa que o prof

    Por: Elias Ribeiro Tork Filhol Educação> Ensino Superiorl 17/12/2013 lAcessos: 80

    São inúmeros, mas iremos apontar os que consideramos como mais importantes: 1 – A qualidade de ensino em uma escola técnica (Etec) é considerada excelente. 2 – As Etec´s contam com equipes de Professores e Coordenadores muito bem preparadas e comuma estrutura completa de salas, laboratórios e equipamentos de última geração.

    Por: Thonny Siqueiral Educaçãol 17/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O aluno especial tem algumas necessidade de auto realização igual aos demais alunos, assim como ele precisa ter sua autoestima valorizada para contribuir na definição de suas habilidades intelectuais, a interação social com a comunidade escola lhe dará segurança, o apoio dos pais e fundamental nesse processo.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 11/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 08/09/2014
    Formacerta.pt

    Este artigo informa sobre o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, uma formação frequentemente procurada (e essencial) por indivíduos que querem entrar no mercado de formação profissional.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 08/09/2014

    O presente texto aborda sobre Saúde em Educação, como incentivo entre desenvolvimento social, psicológico, cultural e saúde educacional. Pois o artigo preocupa-se e questiona-se sobre a formação de crianças e adolescentes e a saúde pública escolar.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014

    O presente texto possui uma abordagem reflexiva simples e ao mesmo tempo um foco informativo sobre as três áreas de "ciências" Psicopedagogia, Psicologia Transpessoal e Educação, numa prespectiva relacionada á Educação de maneira prática e explicativa.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014

    O objetivo deste estudo foi verificar como a mídia influencia o desenvolvimento moral da criança, quando da sua exposição nos meios de comunicação a partir de uma denúncia não verídica de violência sexual em uma escola infantil do município de Vila Velha, Espírito Santo. Trata de um estudo descritivo, desenvolvido na Unidade Municipal de Educação Infantil "José Silvério Machado", Jardim Marilândia, Vila Velha, ES. Participaram do estudo 10 professores.

    Por: ADRIANA CHAGAS MEIRELES ZURLOl Educaçãol 28/08/2014 lAcessos: 13

    O objetivo deste estudo foi contribuir para o entendimento de quais são os fatores que determinam o sucesso escolar de alunos dos meios populares, por meio da percepção dos educadores. Trata de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas As perguntas objetivas se relacionam a identidade dos professores e vivência no ambiente escolar. As subjetivas buscam conhecer quais os fatores que poss

    Por: SANDRA MARIA TEIXEIRA GRADIMl Educaçãol 28/08/2014

    O artigo em questão traz a problemática da progressão continuada e o confronto entre a pedagogia moderna e a tradicional.

    Por: Marcelo Benetil Educaçãol 08/10/2010 lAcessos: 230

    O artigo em questão propões a mudança do ensino da matemática visando o interesse do aluno no curso superior e a carreira que escolherá.

    Por: Marcelo Benetil Educação> Educação Infantill 30/05/2010 lAcessos: 334

    O artigo em questão fala sobre o potencial do ser humano em resolver seus conflitos e tomar decisões.

    Por: Marcelo Benetil Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 10/05/2009 lAcessos: 953

    O texto em questão traz a importância e as facilidade do ensino à distância nos dias de hoje.

    Por: Marcelo Benetil Educação> Educação Onlinel 10/05/2009 lAcessos: 2,903 lComentário: 1

    Este artigo nos traz dica de como alcançar nossos objetivos através da disciplina, determinação e planejamento.

    Por: Marcelo Benetil Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 10/05/2009 lAcessos: 4,117

    Comments on this article

    1
    alexandra ataide de santana marques 04/11/2010
    Com certeza precisamos internalizar nos nossos jovens essa nova forma de trabalho pedagógico porque com certeza ele perceberá que tudo faz sentido em todas as disciplinas e que uma depende da outra pra se formar um todo e que todas devem trabalhar em conjunto como toda a humanidade. Alexandra Marques professora de Letras do Colégio João Thiago, Município de São Gonçalo BA
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast