A Importância Do Trabalho Interdisciplinar

Publicado em: 10/05/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 15,285 |

A importância do trabalho interdisciplinar

*Escrito por Marcelo Beneti

Nós professores, não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto – professores de todas disciplinas sim do núcleo comum , por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas nesse projeto, por exemplo: elaborar um trabalho sobre a dengue , várias disciplinas poderiam integrar esse trabalho e contribuir para o desenvolvimento do mesmo , veja abaixo as contribuições de cada disciplina:

· Língua Portuguesa: produção textual sobre a doença, crítica, dissertação, confecção de relatórios, correção ortográfica;

· Matemática: levantamento de dados, pesquisas, incidência em percentual da doença, gráficos e tabelas demonstrando esses números;

· História: contexto histórico da doença – quando surgiu? Quem descobriu?

· Geografia: Elaboração de um mapa com legendas indicando os principais focos da doença nos estados;

· Artes: o desenho do mosquito, produção de peças teatrais;

· Inglês: tradução de textos, vocabulário;

· Ciências da Natureza / Biologia: Higiene, como detectar focos da doença, cuidados, formas de transmissão, nome cientifico da doença e do mosquito transmissor.

O Exemplo acima nos dá a clara visão da importância do trabalho interdisciplinar , temos que ter em mente que todas as disciplinas andam de mãos dadas – uma necessita da outra para o seu desenvolvimento – para resolvermos um problema matemático temos que saber ler e interpretar o problema para isso temos que saber interpretar textos, pontuar corretamente – é onde entra a Língua Portuguesa; em Biologia no conteúdo de genética no ensino médio temos que ter conhecimentos em porcentagens e probabilidades onde entra a disciplina de matemática; assim como em Geografia para elaborarmos mapas, gráficos e tabelas temos que ter conhecimentos matemáticos para trabalhar com escalas, sistemas de medidas, conhecimentos em porcentagens para saber interpretar tabelas e gráficos.

Dessa forma nós professores não podemos nossa disciplina como única, o processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado como que cada disciplina fosse uma caixinha isolada , o processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir nossa mente para esse fato, pois assim teremos alunos motivados em sala de aula.

*Marcelo Beneti

Professor de Ensino Fundamental, Médio , Técnico nas disciplinas de Matemática , Geografia e Administração (profissionalizante).

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-do-trabalho-interdisciplinar-909164.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    disciplinas

    ,

    interdisciplinaridade

    Comentar sobre o artigo

    Pretendeu-se com este estudo, focalizar a Interdisciplinaridade da Educação Ambiental desenvolvida na E.E.E.F e M. Eneida de Moraes, com a finalidade de tornar evidentes as vantagens de trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos educadores junto aos educandos com qualidade e com a finalidade de perceber como os educadores trabalham a interdisciplinaridade da E.A na sala de aula, principalmente do Ensino Fundamental, onde a criança começa a ter responsabilidade de cidadão brasileiro.

    Por: Cristina Ferreiral Ciências> Biologial 13/07/2008 lAcessos: 25,647 lComentário: 21
    Paulo marcos Ferreira Andrade

    Neste artigo procura-se demonstrar, que a interdisciplinaridade pode ser vista como uma nova concepção do saber e do processo de ensinar, ou seja, um novo princípio norteador da reorganização dos diversos objetos de estudo e de reformulação das estruturas pedagógicas. Na prática, para superar a fragmentação do saber decorrente da especialização, a interdisciplinaridade representa uma possibilidade de negociação de pontos de vista, de diálogo e de interação entre as disciplinas.

    Por: Paulo marcos Ferreira Andradel Educaçãol 21/09/2011 lAcessos: 748

    A nomenclatura Interdisciplinar surgiu com a finalidade de atender e justificar as fragmentações causadas por uma epistemologia positivista. É considerada pela ciência educacional com uma relação de cunho interno, mantendo um dialogo entre si e tem uma influencia em nossas vidas Constatando a importância de todas as disciplinas, os professores encontra certa dificuldade em ministrá-las, aja visto que, nem sempre os demais cedem aos encanto desta contextualização na pratica, assim sendo, propõe-s

    Por: Suely Calabril Educação> Ensino Superiorl 21/09/2010 lAcessos: 3,927

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014
    Tania Maria da Silva Nogueira

    Transformar a escola num lugar onde se desenvolvam novas experiências e competências é um desafio para todos os envolvidos no processo educativo, os profissionais da educação devem exercer o papel de semeadores e percussores dos novos paradigmas para uma educação de qualidade buscando redescobrir seus fundamentos humanizadores, conscientes de que necessitamos fazer uma revisão nas concepções existentes e conseqüentemente almejar a busca de novas maneiras de pensar e de agir respeitando a plurali

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 26/02/2012 lAcessos: 797
    Rita de Cássia Santos Almeida

    Este artigo se refere a um trabalho desenvolvido com alunas do Curso de Pedagogia, cujo objetivo foi relacionar as disciplinas de Literatura e Tópicos Temáticos de Interdisciplinaridade. A importância dessa temática vincula-se à valorização acadêmica voltada para a visão desfragmentada do conhecimento, uma vez que, sendo futuras educadoras as alunas precisam modificar a forma de ver e lidar com os conteúdos escolares. Portanto, por meio da prática buscou-se compreender a teoria de Fazenda (2005)

    Por: Rita de Cássia Santos Almeidal Educação> Ensino Superiorl 22/10/2012 lAcessos: 101
    Marcelo Gomes González

    Como está expresso na fala de muitos autores, o Ensino Fundamental II é uma fase de transição, onde muitas culturas devem ser maturadas, e outras apresentadas. Nesse período o educando se encontra no momento da criação da sua identidade. Os PCNs defendem que a Educação Física deve utilizar, principalmente, da cultura corporal - a trazida pela criança e a apresentada para ela dentro do ambiente escolar - e da instigação à busca do conhecimento para que ela seja autônomo.

    Por: Marcelo Gomes Gonzálezl Educaçãol 17/10/2012 lAcessos: 403

    Sabe-se que atualmente a questão interdisciplinar de conteúdos comumente denominada interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos educadores, embora seja vista com desconfiança por parte de outros. Visando uma construção do conhecimento de maneira global rompendo as barreiras das disciplinas...

    Por: Marcelo Alberto da Silval Educaçãol 25/09/2012 lAcessos: 333
    Luciano de Souza

    Este trabalho aborda aspectos do ensino de música na educação formal, como acontece a aquisição do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades específicas levando em consideração o desenvolvimento psicológico da criança, através de pesquisa em políticas educacionais desenvolvidas no Brasil nos últimos 78 anos, tendo como objetivo pesquisa em materiais didáticos que atendam a nova LDB, e na elaboração de propostas pedagógicas para música.

    Por: Luciano de Souzal Educação> Ensino Superiorl 10/09/2009 lAcessos: 6,954 lComentário: 1

    Para o entendimento de qualquer conceito devemos promover uma revisão histórica. Interdisciplinar é uma palavra do século XX. A origem intelectual do conceito de interdisciplinaridade subjacent'e, no entanto, é muito mais antiga. No Ocidente, as idéias fundamentais de ciência unificada, síntese e integração do conhecimento foram desenvolvidas pela filosofia antiga.

    Por: Rodrigol Educação> Ensino Superiorl 11/08/2011 lAcessos: 372

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    A expressão artística faz parte da história humana desde os tempos mais remotos. Sendo assim, a Arte é um dos modos de conhecimento ao qual os estudantes devem também ter acesso, assumindo-se como sujeitos capazes de apreciação estética e criação artística, articuladas aos processos e mediações da cultura contemporânea. Diante das mudanças pelas quais o ensino-aprendizagem de Arte passou, vê-se a necessidade de discorrer a respeito da presença desta disciplina no currículo escolar, revendo sua i

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    Sabe-se que a educação é responsável pela formação do aluno enquanto cidadão, de maneira a prepará-lo para a vida em sociedade, para que saiba atuar criticamente nesse meio. Assim, a escola inclusiva busca complementar a formação do aluno por meio das relações de convivência, uma vez que conviver com o diferente é parte desse processo de formação, até porque, como já mencionamos, é na escola que o aluno desenvolve seus aspectos cognitivos, motores e psicológicos.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    As revela à existência de ações políticas e sociais que possam concretizar e promover a efetividade da inclusão social da pessoa com necessidade educacional especial. Vejo que a sociedade deve compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Básica, as dificuldades enfrentadas e as possibilidades e mecanismos de reconhecimento e aceitação dessas limitaçõ

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    No processo de inclusão a escola propõe a conviver com o "diferente", aceitá-lo, auxiliá-lo, e muitas vezes aprender algo com essas crianças. Entretanto para oferecer uma inclusão verdadeira é preciso entender as particularidades das crianças, mediar a socialização de forma que todos trabalham para o aprendizado de cada uma delas, em benefício de todos. Pretendo contribuir com as discussões éticas e educacionais que envolvem a formação da criança Down por meio da educação.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    A educação escolar é um dos contextos em que a criança aprende e desenvolve-se nos aspectos cognitivos, emocional e social. Por isso a necessidade de incluir a criança com necessidades especiais na escola, pois atender a todos é parte do processo educativo, por isso a diversidade cultural e outras questões sociais precisam ser vivenciadas também em sala de aula.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    Apresento algumas características que identificam a criança Down, o conceito de Educação Inclusiva e Educação básica, e da diversidade na educação. Relacionam-se aspectos positivos da inclusão da criança Down na Educação Básica e como deve acontecer essa inclusão, enumerando as dificuldades no processo de inclusão da criança Down na Educação Básica. Conceitua-se a Síndrome de Down e sua identificação, bem como o tratamento e a motivação para inserir a criança com deficiência na Educação Básica.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    O estudo realizado teve como foco principal compreender os avanços no processo de construção do conhecimento dos alunos de uma turma de 3º ano, através dos jogos matemáticos, priorizando, desse modo, a ludicidade no ensino. A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio realizado pela acadêmica e pesquisadora junto a uma turma de 3º ano.

    Por: Luziane Da Silva Costal Educaçãol 15/12/2014

    O artigo em questão traz a problemática da progressão continuada e o confronto entre a pedagogia moderna e a tradicional.

    Por: Marcelo Benetil Educaçãol 08/10/2010 lAcessos: 239

    O artigo em questão propões a mudança do ensino da matemática visando o interesse do aluno no curso superior e a carreira que escolherá.

    Por: Marcelo Benetil Educação> Educação Infantill 30/05/2010 lAcessos: 341

    O artigo em questão fala sobre o potencial do ser humano em resolver seus conflitos e tomar decisões.

    Por: Marcelo Benetil Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 10/05/2009 lAcessos: 958

    O texto em questão traz a importância e as facilidade do ensino à distância nos dias de hoje.

    Por: Marcelo Benetil Educação> Educação Onlinel 10/05/2009 lAcessos: 2,925 lComentário: 1

    Este artigo nos traz dica de como alcançar nossos objetivos através da disciplina, determinação e planejamento.

    Por: Marcelo Benetil Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 10/05/2009 lAcessos: 4,140

    Comments on this article

    1
    alexandra ataide de santana marques 04/11/2010
    Com certeza precisamos internalizar nos nossos jovens essa nova forma de trabalho pedagógico porque com certeza ele perceberá que tudo faz sentido em todas as disciplinas e que uma depende da outra pra se formar um todo e que todas devem trabalhar em conjunto como toda a humanidade. Alexandra Marques professora de Letras do Colégio João Thiago, Município de São Gonçalo BA
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast