A Mulher Conquistando Seu Espaço

Publicado em: 15/02/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 6,557 |

A Constituição Federal de 1988 assegura em seu Capitulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”, mas a realidade da mulher, seja no convívio social, na família ou no seu trabalho, é a luta diária para conquistar o seu espaço.

Longe vai o tempo em que a mulher permanecia relegada às obrigações domésticas, não tendo poder de decisão sobre si ou sobre seu lar e submetendo-se aos ditames do marido.

Hoje, a mulher já conquistou seu espaço em muitos setores de trabalho, porém, mesmo já tendo galgado inúmeros e importantes degraus na ocupação desse mercado, a mulher ainda tem de lutar contra as discriminações relativas ao seu sexo.

É fato que a legislação do País tem evoluído, atendendo às mudanças no comportamento da sociedade brasileira, porém a mulher já tem garantido o seu percentual de candidaturas nas eleições.     

É difícil definir o feminino porque o significado do termo se tece cotidianamente. Ele envolve a vida no dia-a-dia, o trabalho, a família, a saúde, a educação, as relações sexuais e afetivas.

As mulheres, durante muito tempo, foram consideradas o segundo elemento. E é através da reflexão do ser secundário que há interesse na cultura e na sociedade, considerando os pensamentos desenvolvidos como um fator de críticas a subordinação feminina.

Este capítulo tratou da exploração e do avanço da mulher através de muita força que traça o objetivo de analisar como as mulheres modificaram seus papéis, atingindo e examinando os problemas de significado humano, ou seja, no mundo tudo poderá ser modificado, criado e salientado.

A mulher vai se libertando do excesso de opressão, desencadeando o processo de emancipação no qual a sociedade ganha uma dimensão mais humana, abrindo espaços para um complemento inovador. A mulher abrange perspectiva de democracia com uma visão estratégica de combate à exclusão social entre a igualdade de gêneros, ela deixa seu lugar no âmbito privado e conquista seu caminho rumo ao mercado de trabalho, criando nova relação de igualdade no ambiente familiar, onde passam a crescer seus direitos. Assumindo também, perante a sociedade o desenvolvimento da ação voluntária em favor das classes sociais, papel este que com certeza, ganhará grande êxito nos próximos anos.

A mulher tem o dever de aprofundar-se na ruptura com padrões de comportamento e atitudes marcadas no mercado de trabalho e na sociedade na qual está a cada dia que se passa, registrando uma reta para sua conquista, enfrentando desafios, pois ela sabe que não haverá desenvolvimento social e econômico com justiça se não houver igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, direitos e deveres para todos sem discriminação e desigualdades.

As mulheres estão cada vez mais numerosas nas escolas, no mercado de trabalho e no comando, estão mostrando sua responsabilidade, mas não deixam de demonstrar que são femininas, acreditam no amor e esperam encontrar seu complemento através do seu “príncipe”. São femininas, delicadas, charmosas, tudo isso sem serem submissas. Ser mulher, com todos os adjetivos que o seu sexo mostra: frágil, delicada, sensível, ponderada, é o máximo.

A mulher vem mostrando seus valores femininos, sua capacidade de trabalho em equipe, que vai contra o antigo individualismo, a cooperação entra no lugar da competição. Hoje sabemos que há poucos grupos masculinos onde a mulher ainda não tenha conquistado seu lugar. O mais interessante é que, nesse processo de conquista, elas não deixam de cultivar seu lado sedutor, de mãe e de dona-de-casa.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-mulher-conquistando-seu-espaco-1863595.html

    Palavras-chave do artigo:

    espaco mulher sociedade

    Comentar sobre o artigo

    Andresa Pires Fernandes

    Mostra que há décadas o papel das mulheres era restrito à manutenção do lar, ao cuidado para com os filhos e do marido. Destaca os momentos da história que as mulheres não tiveram reconhecimento social igual aos homens. Ressalta a existência de uma profunda desigualdade, que separa os dois gêneros. Revela que somente no ano de 1827 surgiu no Brasil a primeira lei sobre a educação das mulheres. Expõe que ainda existe um percentual altíssimo de mulheres que se deparam com varias dificuldades.

    Por: Andresa Pires Fernandesl Educação> Ensino Superiorl 16/05/2010 lAcessos: 3,286 lComentário: 1
    Fábio Santos

    Dia da Mulher - Saiba mais sobre o Dia Internacional da Mulher, quando é comemorado, porque é comemorado e veja ainda algumas dicas de como homenagear a Mulher da sua vida.

    Por: Fábio Santosl Relacionamentosl 16/04/2010 lAcessos: 727
    Saulo Afonso Ferreira

    O dia Internacional da Mulher como um momento de reflexão: A mulher no mundo atual, na busca de sentido, aliado a uma valorização prática na família e na sociedade. Essa concepção é enriquecida com a clareza de que toda essa busca não teria sentido sem a visão da criação de Deus, sua grandeza, seu amor, e sua graça ao criar o expoente da sua obra de arte e a mulher é uma expressão da criação de Deus, é como um poema deixado por Deus.

    Por: Saulo Afonso Ferreiral Literatura> Crônicasl 25/03/2009 lAcessos: 682
    Ainor Lotério

    Carecemos de um novo olhar nas políticas públicas, que privilegiem a participação da mulher não apenas naquelas ações e/ou projetos sociais relacionados com alimentação, medicamentos, etc, mas também na questão das políticas de cunho empreendedor, como as relacionadas ao financiamento da produção rural e urbana.

    Por: Ainor Lotériol Lar e Família> Mulherl 26/08/2011 lAcessos: 197
    Renata Cequeira

    Esse artigo procura analisar a representação feminina no seriado A Grande Família, através da análise das personagens Nenê, Bebel e Marilda. Não se trata de uma descrição identitária, mas de se tentar entender como os enunciados – as falas, o figurino, o cenário – das personagens reproduzem a multiplicidade dos comportamentos da mulher contemporânea. Na primeira parte do artigo, serão tratados os conceitos de seriado e sitcom. A idéia é mostrar, através da exposição da linha narrativa dos seriad

    Por: Renata Cequeiral Arte& Entretenimentol 03/07/2009 lAcessos: 1,051
    Bárbara Katharinne Lessa

    Ser mulher é carregar em si o dom da persistência e da destreza. Persistência quando, em meio a entraves políticos e culturais cogitaram a mudança da estrutura social preconceituosa para um espaço de igualdade. Destreza quando nessa luta puderam ousar e regozijar com a emancipação. Não resta duvida que ser mulher é uma tarefa penosa, por muitas vezes trabalhosa.

    Por: Bárbara Katharinne Lessal Educação> Ensino Superiorl 14/12/2010 lAcessos: 1,017 lComentário: 1

    O presente artigo faz uma análise da mulher desde o século XIX até a atualidade, comparando-a com as obras de José de Alencar: Senhora e Lucíola e Jorge Amado: Tieta do Agreste e Tereza Batista Cansada de Guerra,traçando o mesmo, tendo como base as personagens Aurélia e Lúcia, de José de Alencar e Tereza e Tieta, de Jorge Amado, uma vez que, elas foram revolucionárias nas suas atitudes, como mulheres dos séculos XIX e XX, apartir destes, ver a contribuição de cada uma delas para a mulher atual.

    Por: Mª Odélia Silva Ramos Bastosl Literatural 26/05/2009 lAcessos: 12,290 lComentário: 4
    Odalberto Domingos Casonatto

    O texto apresenta um estudo sobre as mulheres no tempo de Jesus. Utilizou-se o método de análise da abordagem da sociedade, na perspectiva dos aspectos econômicos, sociais, religiosos e políticos. Jesus propõem uma nova participação da mulher na construção do seu Reino. A mulher passa a ser vista em igualdade com o homem e torna-se discípula de Jesus. Dois textos bíblicos ilustram o discipulado feminino como inovador e revolucionário.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 02/01/2010 lAcessos: 9,204 lComentário: 2

    o estudo verificou como se dá o apoio do profissional de Psicologia na instituição pública a ser analisada. Como objetivo de destacar como o processo de envelhecimento é visto pela sociedade; buscando também investigar se o idoso é excluído ou não da sociedade; analisando a atuação do psicólogo na inserção do idoso na sociedade; investigando o que leva os idosos a procurarem as instituições de serviço ao idoso; e conhecendo os serviços oferecidos em tais instituições.

    Por: Albertol Psicologia&Auto-Ajudal 30/11/2012 lAcessos: 53

    Esta investigação teve como propósito o estudo sobre o dilema da teoria social, por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com base nos artigos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia in Connell (2009). Assim, este trabalho abordou sobre os dilemas que implicam a teoria social nas questões de definição do método que é um dos problemas centrais e polêmicos da teoria social, sua relação entre o estado de natureza e o estado social e

    Por: Carla Anne Marques Fariasl Educaçãol 28/09/2014

    RESUMO Este trabalho tece um dialogo sobre o dilema da teoria social, filosofia política, crise da teoria social, o problema do método e da ordem social e o problema da modernidade. Para dar inicio a essa pesquisa houve uma busca exaustiva a livros e revistas para uma leitura do tema abordado em seguida uma pesquisa nos sites da internet. E a leitura da apostila recomendada para embasamento do assunto abordado, na qual contem seis capítulos.

    Por: estelal Educaçãol 26/09/2014

    Os motivos para fazer um curso técnico são tantos que é difícil de entender o quando jovens concluintes do ensino médio não começam suas carreiras profissionais por este ponto de partida.

    Por: Thonny Siqueiral Educaçãol 19/09/2014

    São inúmeros, mas iremos apontar os que consideramos como mais importantes: 1 – A qualidade de ensino em uma escola técnica (Etec) é considerada excelente. 2 – As Etec´s contam com equipes de Professores e Coordenadores muito bem preparadas e comuma estrutura completa de salas, laboratórios e equipamentos de última geração.

    Por: Thonny Siqueiral Educaçãol 17/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O aluno especial tem algumas necessidade de auto realização igual aos demais alunos, assim como ele precisa ter sua autoestima valorizada para contribuir na definição de suas habilidades intelectuais, a interação social com a comunidade escola lhe dará segurança, o apoio dos pais e fundamental nesse processo.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 11/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 08/09/2014 lAcessos: 11
    Formacerta.pt

    Este artigo informa sobre o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, uma formação frequentemente procurada (e essencial) por indivíduos que querem entrar no mercado de formação profissional.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 08/09/2014

    O presente texto aborda sobre Saúde em Educação, como incentivo entre desenvolvimento social, psicológico, cultural e saúde educacional. Pois o artigo preocupa-se e questiona-se sobre a formação de crianças e adolescentes e a saúde pública escolar.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014 lAcessos: 11
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Empreendedores são pessoas que desejam participar ativamente da construção de um mundo novo, não apenas como expectadores, mas como atores das mudanças globais da atualidade. De modo geral a pesquisa busca conhecer as ações dos empreendedores nas organizações e dessa forma, saber como eles podem e devem contribuir para o crescimento e desenvolvimento. Especificamente buscou-se: diagnosticar o perfil "empreendedor"; identificar os desafios que a administração propõe ao gestor público.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 20/08/2013 lAcessos: 125
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A Educação Especial é uma modalidade da Educação Básica, fundamentada no princípio da atenção à diversidade. Integram-se o Ensino Regular e a Educação Especial numa concepção da Educação Inclusiva, buscando a participação e permanência de todos os alunos na escola, numa educação de qualidade, onde o atendimento as pessoas com necessidades especiais não requer um ambiente especifico e único, mas sim necessita de recursos físicos, humanos e materiais para que seja possível atender a todos, adaptan

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 2,305
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A Tecnologia Educacional é entendida como a área que estuda a aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - na educação, a partir de um embasamento da didática, psicologia da aprendizagem e desenvolvimento tecnológico. Assim, as alterações no sistema educativo visam levar em conta as diferenças pessoais, estilos cognitivos, ritmos de aprendizagem, afinidades, áreas de interesse, estratégias de pensamento e motivação.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 162
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Não existe uma única concepção sobre a EaD, pois o conceito evoluiu ao longo do tempo, influenciado pelo avanço das tecnologias da informação e da comunicação. Além disso, a concepção de educação a distância pode variar conforme o autor, sua base teórico-conceitual e sua concepção do que significam educação, ensino e aprendizagem.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 173
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A expectativa é ao mesmo tempo ligada a pessoa e ao interpessoal, também a expectativa se realiza no hoje, e futuro presente, voltado para o ainda-não, para o não experimentado, para o que apenas pode ser previsto. Assim, percebe-se que a expectativa é um sentimento que surge diante de novidades, do diferente.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 85
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Com os anos as análises históricas sofreram inúmeras mudanças, tendo historiadores como Jules Michelet que se preocupavam com histórias nacionais, espírito do povo, representando heróis. Tal autor chamou a atenção por identificar um agente sem rosto – o povo, as massas, como personagem da história e como protagonista dos acontecimentos.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 164
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Conforme o texto "Correntes, campos temáticos e fontes", a escrita e a leitura são indivisíveis e estão contidas no texto, permitindo a comunicação e veicula representações, onde o historiador pergunta sobre quem fala e de onde fala, discutindo sobre ela. As relações entre essas instancias não são diretas nem reflexas, mas sim intermediadas pelo discurso narrativo, e para o entendimento da História Cultural pode ser o da metáfora, pois o discurso explica, fala de algo que se percebe e se entende

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 197
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Entende-se que a História é construída conforme as práticas, as culturas de um determinado povo, uma organização social, onde o habitus integra os espaços de experiências, funcionando a cada momento vivido como matriz de sensações.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 68
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast