Afinal, O Que É Educação De Qualidade?

Publicado em: 20/01/2009 |Comentário: 6 | Acessos: 23,220 |

Na atual sociedade, promover a “educação de qualidade” não é fácil; e não é para qualquer um!


Podemos considerar Educação, como a promoção do desenvolvimento da capacidade intelectual e moral de uma pessoa.


A educação é um processo que envolve o desenvolvimento de todas as características humanas, podendo ser também considerada como cortesia, respeito, conhecimento e atitude.


Atualmente, a educação está ligada com conhecimentos. O conhecimento não tem barreiras, é a vontade própria que está movendo as pessoas cada vez mais próximas da educação.


Mas para que todas as razões acima, como respeito mútuo, justiça. Solidariedade, igualdade sejam obedecidos, é preciso, sem dúvida de um sistema educacional eficaz, não de mentira.


Algumas das saídas propostas aqui são:


a)    Uma educação gratuita, compulsória e de “qualidade”;


b)    Melhorar significavelmente a educação infantil;


c)     Aprimorar as necessidades básicas do ensino jovem, por meio de acesso livre a programas de aprendizagens totalmente apropriados;


d)   Atingir, o mais rapidamente nível de alfabetização de adultos;


e)    Melhorar a qualidade da educação no Brasil e facilitar o acesso de todos à educação, seja primária ou secundária.


Talvez esta discussão seja somente uma utopia diante de muitos pensadores, filósofos, estudiosos, cientistas, universitários e populares, porém é importante ressaltarmos que uma educação de qualidade serve para condições básicas e essenciais para a convivência em grupo, seja familiar, social e no sucesso profissional!



“Educação não é algo que se guarda na gaveta de casa,


mas este é para a cidadania.”

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 19 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/afinal-o-que-e-educacao-de-qualidade-730308.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    qualidade de ensino

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo esboça a educação e sua significativa importância dentro das empresas em parcerias de gestão no atual mercado de trabalho, competitivo decorrente as atuais transformações econômicas na sociedade. Contudo, as mudanças estão ocorrendo e são significativas. Nos últimos anos, essa prática tem transformado a educação numa perspectiva propícia de benefícios no processo educativo, com objetivos de proporcionar aos profissionais um ensino de qualidade e crescimento na sociedade.

    Por: Alex Soaresl Educação> Ensino Superiorl 18/03/2011 lAcessos: 534
    Escola Kindergarten

    Neste artigo, colocamos a qualidade do ensino no Brasil como análise e demonstramos com fatos o que deveria ser feito para que nossas crianças pudessem ter um futuro melhor, construindo assim um país mais concreto e correto. Além disso, defendemos a importância da qualidade do ensino e ainda a função da escola na cidadania e no ambiente social.

    Por: Escola Kindergartenl Educaçãol 18/04/2013 lAcessos: 39

    Quando se fala em qualidade de ensino é necessário compreender qual a concepção que as pessoas têm sobre o tema, já que pode ser visto por vários ângulos. Pretende-se nesta pesquisa observar as concepções de qualidade de ensino dos docentes para se ter noção do que é qualidade de ensino para eles e se suas didáticas estão de acordo com algumas referências básicas sobre o assunto.

    Por: LADIVAl Educaçãol 11/08/2009 lAcessos: 14,789

    Por meio de uma análise crítica da Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional 9.394/96, apresentando um caráter bibliográfico, a partir dos princípios comentados da nova diretriz relacionada a estruturação do ensino brasileiro. Nessa análise, apontam-se as possíveis soluções para uma boa qualidade de ensino/aprendizagem. O estudo discute a formação para a cidadania a partir da escolarização obrigatória, diante desta incongruência encontrada na LDB. A conclusão propõe a superação dessa incongruência pela moral republicana inerente à formação para cidadania no contexto social das liberdades democráticas reforçando o aprimoramento e educação continuada do profissional de educação.

    Por: Shirley da Rocha Afonsol Educação> Educação Infantill 28/06/2009 lAcessos: 15,177 lComentário: 3

    Resumo O maior desafio na atualidade é alcançar um alto nível de qualidade no ensino escolar. Porém, para o gestor conduzir a escola na busca por este objetivo de qualidade no processo de ensino-aprendizagem nas escolas é preciso identificar os problemas, descobrir suas causas e, principalmente, trabalhar para eliminá-las. O que seria a parte mais difícil do trabalho, por causa da dificuldade que implica manter toda a equipe envolvida no processo e compromissada com o propósito. Não há mudanças

    Por: Cleonir Alves da Luzl Educação> Ensino Superiorl 24/08/2011 lAcessos: 609
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO O objetivo deste artigo é a busca pela compreensão sobre a prática docente da Educação Física no ensino superior. Para tal partiu-se do estudo sobre as noções sobre educação, delineando-se o papel do docente no ensino superior, destacando ainda algumas de suas funções didáticas metodológicas. Tudo isso sem deixar de mencionar sobre o papel e funções do Estado e do governo na universalização brasileira.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 06/07/2011 lAcessos: 283
    Marcelo Gomes González

    Como está expresso na fala de muitos autores, o Ensino Fundamental II é uma fase de transição, onde muitas culturas devem ser maturadas, e outras apresentadas. Nesse período o educando se encontra no momento da criação da sua identidade. Os PCNs defendem que a Educação Física deve utilizar, principalmente, da cultura corporal - a trazida pela criança e a apresentada para ela dentro do ambiente escolar - e da instigação à busca do conhecimento para que ela seja autônomo.

    Por: Marcelo Gomes Gonzálezl Educaçãol 17/10/2012 lAcessos: 279
    Marcelo Gomes González

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), foi um documento criado em 1996 com o intuito de nortear a Educação Básica no Brasil. Nele ainda perduram alguns erros, mas ainda assim, esse documento foi uma evolução para educação nacional, principalmente para a Educação Física. No Ensino Fundamental I tem-se como objetivo a formação da identidade do cidadão, para saber seu lugar na sociedade. Apresentando-lhe várias culturas e reforçando as já existentes.

    Por: Marcelo Gomes Gonzálezl Educaçãol 17/10/2012 lAcessos: 111
    Joaquim Rodrigues da Silva

    No dia a dia das escolas brasileiras um fator tem contribuído de forma preponderante para a melhoria da qualidade do ensino, transformando a escola num lugar de convivência prazerosa não só para os estudantes,mas tambémpara toda a comunidade onde está inserida.l

    Por: Joaquim Rodrigues da Silval Educaçãol 29/01/2013 lAcessos: 54

    O presente artigo discorre sobre a eficiencia e eficácia da formação dos conselhos de escola na rede pública de ensino. Até que ponto eles revertem situações como a evasão, qualidade das aulas, ausencia de projetos pedagógicos?

    Por: Maria da Gloria barbosa Matosol Educação> Ensino Superiorl 19/10/2011 lAcessos: 153
    Matt Rosar

    Ao passar um saber, um conhecimento, ou mesmo uma informação é necessário técnicas que seja necessária para estabelecer a compreensão entre emissor e emitente. No caso será tratado professores e alunos. O grande entrave na educação brasileira encontra-se na dificuldade da aplicação de certas técnicas de ensino, ou como dizem muito colegas, há falta de didática de muitos professores, embora tenham grande domínio de suas áreas do saber.

    Por: Matt Rosarl Educaçãol 19/04/2014

    Aqui você poderá ver algumas considerações sobre avaliação escolar e principalmente sobre a possibilidade de avalizar os alunos de forma virtual.

    Por: Josimar Souzal Educaçãol 29/03/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Foi aluno do ilustre professor Frege, ele mesmo admitia ter sido profundamente influenciado. Mas tarde tornou se doutor pela mesma universidade, isso no ano de 1921. Desenvolveu grandes estudos posteriormente, sendo que o filósofo Schilick ao saber do seu exuberante conhecimento convidou para ocupar o cargo de professor assistente na famosa universidade de Viena.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 25/03/2014

    O Ministério da Educação anuncia a criação de gratificação de 200 reais mensais para professores que participarem de programa de requalificação, para obter melhorias na atuação dos alunos em exames como o ENEM

    Por: Central Pressl Educaçãol 24/03/2014

    A prática pedagógica de todo professor é analisada frequentemente. No sucesso ou no fracasso do processo de aprendizagem, a prática educacional é sempre o foco dos questionamentos. Diante desta pressão, a conscientização de alguns fatores é o principal indicador do que deve ser, de fato, repensado.

    Por: Claudia Gonçalves da Silval Educaçãol 17/03/2014 lAcessos: 24

    Considerações críticas acerca da educação/saúde e a vaquinha dos mensaleiros que pagou suas multas.

    Por: Julio César Cardosol Educaçãol 10/03/2014
    Adão Martins

    Ser professor é uma dádiva divina, sem essa categoria nunca chegaríamos a ser o que hoje somos. Precisamos sempre valorizar essas pessoas. Estão presentes em todas nossas etapas de aprendizado. Deus abençoe vocês.

    Por: Adão Martinsl Educaçãol 09/03/2014
    Eliana Márcia Barbosa

    O texto aborda uma das crises cruciais na escola: a busca constante por autonomia e democratização dos processos de gestão os principais desafios para o enfrentamento dessa realidade.

    Por: Eliana Márcia Barbosal Educaçãol 07/03/2014

    Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 73,843 lComentário: 21

    É um grupo de sintomas incapacitantes permanentes, resultantes de danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. Não progressiva que pode ter origem antes, durante ou logo após o nascimento e se manifesta na perda ou no comprometimento do controle sobre a musculatura voluntária. Caracteriza por um distúrbio de movimento ou postura dependendo do local e magnitude do dano os sintomas podem variar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 8,610 lComentário: 11

    O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 22,290 lComentário: 11

    O AVE, ou Acidente Vascular Encefálico é a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 11,077

    Falar sobre os direitos de um deficiente não é coisa fácil! Neste artigo, relataremos situações sociais e profissionais sobre os direitos dos deficientes.

    Por: Alexandre Vieiral Direito> Legislaçãol 20/01/2009 lAcessos: 7,402 lComentário: 3

    Relatar sobre apnéia e ronco, para alguns pode parecer uma brincadeira, assim como gozações do cotidiano, porém para as quem possui, é de grande frustração social e também familiar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 708

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 2,350 lComentário: 1

    Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração. Mas como detectar uma doença no Coração?

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 136,003 lComentário: 20

    Comments on this article

    1
    Marina Capellini 23/05/2011
    Para mim uma educação de qualidade é, acima de tudo, comprometimento.
    O educador deve se preocupar com a motivação de seus alunos para a aprendizagem.
    Deve ser um sedutor para que o aluno se interesse pelas aulas.
    O sistema de ensino deve ser parceiro.
    Sabemos que não é fácil. Para que aconteça de fato é preciso que haja vontade, vocação e reconhecimento . Não é apenas a promoção de conhecimento intelectual e moral mas é fundamental que se trabalhe o respeito mutuo, a justiça, a solidariedade e a igualdade. Devemos ressaltar nossa identidade multicultural e rica em diversidades. Através de nossos ancestrais, juntos e participativos, continuar produzindo nossa história.

    Marina Capellini
    0
    marcela 04/05/2011
    tou fazendo um trabalho mais achei o que queria muito obrigado
    1
    simone medeiros 21/03/2011
    gostaria que você me fornecece uma resumo bem explicativo sobre EDUCAÇÃO A DISTANCIA formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem. preciso fazer um trabalho
    1
    thayane alves da cruz 31/01/2011
    a qualidade da educacao e muito precaria no brasil todo
    -1
    naiara 18/11/2010
    achei otimo a educaçao e tudo na vida hoje do povo brasileiro
    1
    thais 31/05/2010
    educaçao de qualidade e um grande processo que envolve caracteristicas e desenvolve humanas tanbeim podendo ser conciderado como cortesia , respeito,conhecimento e atitude
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast