Alta Habilidade

02/02/2009 • Por • 4,603 Acessos

ALTA HABILIDADE

 

O aluno com alta habilidade tem necessidades educacionais especiais. Apresenta, em comparação com a maioria das pessoas, significativas diferenças intelectuais, necessitando de recursos especializados para desenvolver plenamente o seu potencial.

 

A proposta pedagógica da escola que tem alunos altamente capazes deve orientar a operacionalização do currículo como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem destes alunos. Assim, a atitude favorável da escola para diversificar e flexibilizar o processo de ensino e de aprendizagem vem atender às diferenças individuais dos alunos.

 

A priorização de recursos para atender alunos com alta habilidade é justificada pela identificação destes. O que faz necessário a adoção de um currículo aberto e propostas curriculares diversificadas e, também, a necessidade de incluir professores especializados, serviços de apoio, como sala de recurso e outros.

 

Nessa medida, é importante que se realize a adaptação de currículo para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais, tornando-o dinâmico, alterável, possível de ampliação, a fim de que atenda realmente a todos os educandos.

 

Portanto, está mais do que na hora das escolas se prepararem para receber, e de fato, educar não só indivíduos como também as diferentes formas de aprendizagem que cada indivíduo traz dentro de si.

 

É reconhecendo e identificando as diferenças, bem como as dificuldades, que realmente exercemos o papel de educador.

Perfil do Autor

Leda Arminda Machado Barros

Sou graduada em Letras pela UEG/Formosa e especializei-me em Gestão Educacional também na UEG/Formosa. Atualmente estou...