Como escrever uma carta argumentativa?

Publicado em: 14/03/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 850 |

A carta argumentativa de reclamação, como o nome sugere, apresenta uma reclamação a respeito de algum problema, enquanto a carta argumentativa de solicitação pede a resolução de um problema. Quando apresenta simultaneamente uma reclamação e uma solicitação, a carta argumentativa é chamada de carta argumentativa de reclamação e de solicitação.

Site Acrobata das Letras

O texto a seguir é uma carta de reclamação, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, na seção São Paulo Reclama:   

Nunca antes, neste país...  

Vivendo em um país onde as pessoas parecem não mais se preocupar em cumprir suas obrigações, testemunho, aos 85 anos, que hoje a ética tem pouco valor e obter vantagens a qualquer custo passou a ser regra. Fui surpreendido por uma conta da [ empresa]* [...] cobrando R$ 124,23, por uma ligação para Curitiba, em 21/12, com vencimento em 6/2. Não fizemos tal ligação nem conhecemos ninguém que more lá. Contatei 4 vezes a empresa, sem solução. Na última, o funcionário ameaçou protestar meu nome, se eu não pagar a conta, e que discutiria o ressarcimento após eu pagá-la. Pelo jeito, não são apenas os sequestradores que dão golpes pelo telefone. Não devo e não temo. Me recuso a pagar, já entrei no Procon e peço ajuda ao jornal. A [empresa] responde: "Não identificamos irregularidades na cobrança. Os clientes podem nos contatar no [...] 

( telefonia fixa) e [...] (telefonia móvel). O site do fale conosco é [...]. Ou então devem ir a loja mais próxima."

O leitor comenta: Além de incompetentes e desonestos, são mentirosos. Até hoje dia (18), ninguém me contatou para esclarecer a cobrança descabida. A [empresa] enviou à coluna, no dia 20, resposta igual à enviada no dia 17, ratificando-a. No dia 23, o leitor confirmou que não recebeu telefonemas da empresa e que irá esperar a solução do Procon. Ele também agradeceu à coluna o envio da queixa à empresa.  

*Para preservar a identidade dos interlocutores, suprimimos a identificação do remetente e o nome da empresa.    

Essas cartas são, normalmente, endereçadas a órgãos públicos, como ministérios, secretarias do município, Procon, etc.  Para ser entendido, o remetente de uma carta argumentativa necessita apresentar argumentos convincentes. A carta de reclamação ou de solicitação tem estrutura semelhante à da carta pessoal.   carta+1.jpg 

Para praticar a produção de cartas argumentativas, abaixo coloco uma lista de possíveis temas para serem abordados:

  • Falta de empregos para jovens;
  • Falta de vagas nas escolas públicas;
  • Cotas nas universidades federais;
  • Falta de segurança no bairro;
  • Má qualidade dos transportes coletivos;
  • Alto índice de analfabetismo entre adultos da cidade ou da comunidade;
  • Vagas insuficientes nas universidades públicas;
  • Falta de bibliotecas públicas;
  • Saneamento básico deficiente;
  • Ausência de áreas verdes e de lazer no bairro.

Avalie sua carta argumentativa de reclamação e/ou de solicitação: Observe se a carta apresenta: local e data, vocativo, corpo do texto (assunto), despedida e assinatura; uma reclamação e/ou uma reivindicação; argumentos que expliquem ou fundamentem os motivos da reclamação ou da reivindicação ; linguagem e tratamento de acordo com o gênero e o perfil do(s) interlocutor(es).

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/como-escrever-uma-carta-argumentativa-6503924.html

    Palavras-chave do artigo:

    carta argumentativa

    ,

    como escrever carta argumentativa

    ,

    challis

    Comentar sobre o artigo

    Challis

    Com vestibulares cada vez mais concorridos, é de suma importância que os estudantes se preparem de maneira correta, revisando tudo o que aprenderam nos tempos de escola e resolvendo os vestibulares anteriores. Muitos já "nasceram sabendo escrever", outros, porém, sentem dificuldades na hora de expor e argumentar suas ideias em uma redação. E é justamente esta última, a redação, que é muito valorizada na hora de decidir quem tem condições de ser aprovado ou não nos concursos e vestibulares.

    Por: Challisl Literatural 31/01/2013 lAcessos: 49

    São inúmeros, mas iremos apontar os que consideramos como mais importantes: 1 – A qualidade de ensino em uma escola técnica (Etec) é considerada excelente. 2 – As Etec´s contam com equipes de Professores e Coordenadores muito bem preparadas e comuma estrutura completa de salas, laboratórios e equipamentos de última geração.

    Por: Thonny Siqueiral Educaçãol 17/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O aluno especial tem algumas necessidade de auto realização igual aos demais alunos, assim como ele precisa ter sua autoestima valorizada para contribuir na definição de suas habilidades intelectuais, a interação social com a comunidade escola lhe dará segurança, o apoio dos pais e fundamental nesse processo.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 11/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 08/09/2014
    Formacerta.pt

    Este artigo informa sobre o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, uma formação frequentemente procurada (e essencial) por indivíduos que querem entrar no mercado de formação profissional.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 08/09/2014

    O presente texto aborda sobre Saúde em Educação, como incentivo entre desenvolvimento social, psicológico, cultural e saúde educacional. Pois o artigo preocupa-se e questiona-se sobre a formação de crianças e adolescentes e a saúde pública escolar.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014

    O presente texto possui uma abordagem reflexiva simples e ao mesmo tempo um foco informativo sobre as três áreas de "ciências" Psicopedagogia, Psicologia Transpessoal e Educação, numa prespectiva relacionada á Educação de maneira prática e explicativa.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014

    O objetivo deste estudo foi verificar como a mídia influencia o desenvolvimento moral da criança, quando da sua exposição nos meios de comunicação a partir de uma denúncia não verídica de violência sexual em uma escola infantil do município de Vila Velha, Espírito Santo. Trata de um estudo descritivo, desenvolvido na Unidade Municipal de Educação Infantil "José Silvério Machado", Jardim Marilândia, Vila Velha, ES. Participaram do estudo 10 professores.

    Por: ADRIANA CHAGAS MEIRELES ZURLOl Educaçãol 28/08/2014 lAcessos: 16

    O objetivo deste estudo foi contribuir para o entendimento de quais são os fatores que determinam o sucesso escolar de alunos dos meios populares, por meio da percepção dos educadores. Trata de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas As perguntas objetivas se relacionam a identidade dos professores e vivência no ambiente escolar. As subjetivas buscam conhecer quais os fatores que poss

    Por: SANDRA MARIA TEIXEIRA GRADIMl Educaçãol 28/08/2014
    Challis

    No mundo em que vivemos, com frequência precisamos nos posicionar de forma crítica sobre certos temas que circulam socialmente. Por exemplo: A diminuição da maioridade penal é uma medida suficiente para conter a violência? Os médicos têm o direito de interromper a vida de um paciente em estado terminal? Os programas de televisão devem sofrer algum tipo de controle?

    Por: Challisl Educaçãol 14/03/2013 lAcessos: 91
    Challis

    A crítica é o gênero textual que tem por finalidade orientar o leitor de um jornal ou revista, estimulando-o ou desestimulando-o a consumir um objeto cultural, isto é, um livro, um filme, uma peça de teatro, um concerto de música clássica, um show de música popular, uma exposição de artes plásticas, etc.

    Por: Challisl Educaçãol 14/03/2013 lAcessos: 176
    Challis

    A Literatura é o espelho social de uma época, pois nos mostra a face do artista e também o cenário no qual produziu sua obra, ou seja, a sociedade em que viveu. O estudo da Literatura auxilia-nos a compreender melhor a natureza de nossas ações e sentimentos. As obras de escritores e poetas nos ajudam a entender como nós, seres humanos, temos nos comportado ao longo dos séculos e, a partir do exemplo e da experiência alheios, refletir sobre nosso próprio comportamento.

    Por: Challisl Educaçãol 14/03/2013 lAcessos: 174
    Challis

    No Enem - como em todas as modalidades de avaliação - a atividade de produção de texto adquire enorme importância. Os candidatos devem elaborar trabalhos inteligíveis, claros e coerentes que atendam à proposta de um texto dissertativo-argumentativo em prosa, com tema ligado à uma questão de ordem social, científica, cultural ou política, relacionada à realidade brasileira.

    Por: Challisl Educaçãol 14/03/2013 lAcessos: 47
    Challis

    Roteiro completo para você se preparar para o Enem! Um roteiro simples que, através de vinte passos, mostra a maneira mais adequada para se preparar para o Enem.

    Por: Challisl Educaçãol 13/03/2013 lAcessos: 28
    Challis

    Com vestibulares cada vez mais concorridos, é de suma importância que os estudantes se preparem de maneira correta, revisando tudo o que aprenderam nos tempos de escola e resolvendo os vestibulares anteriores. Muitos já "nasceram sabendo escrever", outros, porém, sentem dificuldades na hora de expor e argumentar suas ideias em uma redação. E é justamente esta última, a redação, que é muito valorizada na hora de decidir quem tem condições de ser aprovado ou não nos concursos e vestibulares.

    Por: Challisl Literatural 31/01/2013 lAcessos: 49
    Challis

    Para começar, escolhi postar uma história que escrevi quando tinha 6 anos de idade. Realmente não é nenhuma obra-prima, porém foi um dos meus primeiros escritos. Então, tomei a liberdade de não modificar o original.

    Por: Challisl Literatural 31/01/2013 lAcessos: 28
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast