Como escrever uma carta argumentativa?

Publicado em: 14/03/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 1,064 |

A carta argumentativa de reclamação, como o nome sugere, apresenta uma reclamação a respeito de algum problema, enquanto a carta argumentativa de solicitação pede a resolução de um problema. Quando apresenta simultaneamente uma reclamação e uma solicitação, a carta argumentativa é chamada de carta argumentativa de reclamação e de solicitação.

Site Acrobata das Letras

O texto a seguir é uma carta de reclamação, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, na seção São Paulo Reclama:   

Nunca antes, neste país...  

Vivendo em um país onde as pessoas parecem não mais se preocupar em cumprir suas obrigações, testemunho, aos 85 anos, que hoje a ética tem pouco valor e obter vantagens a qualquer custo passou a ser regra. Fui surpreendido por uma conta da [ empresa]* [...] cobrando R$ 124,23, por uma ligação para Curitiba, em 21/12, com vencimento em 6/2. Não fizemos tal ligação nem conhecemos ninguém que more lá. Contatei 4 vezes a empresa, sem solução. Na última, o funcionário ameaçou protestar meu nome, se eu não pagar a conta, e que discutiria o ressarcimento após eu pagá-la. Pelo jeito, não são apenas os sequestradores que dão golpes pelo telefone. Não devo e não temo. Me recuso a pagar, já entrei no Procon e peço ajuda ao jornal. A [empresa] responde: "Não identificamos irregularidades na cobrança. Os clientes podem nos contatar no [...] 

( telefonia fixa) e [...] (telefonia móvel). O site do fale conosco é [...]. Ou então devem ir a loja mais próxima."

O leitor comenta: Além de incompetentes e desonestos, são mentirosos. Até hoje dia (18), ninguém me contatou para esclarecer a cobrança descabida. A [empresa] enviou à coluna, no dia 20, resposta igual à enviada no dia 17, ratificando-a. No dia 23, o leitor confirmou que não recebeu telefonemas da empresa e que irá esperar a solução do Procon. Ele também agradeceu à coluna o envio da queixa à empresa.  

*Para preservar a identidade dos interlocutores, suprimimos a identificação do remetente e o nome da empresa.    

Essas cartas são, normalmente, endereçadas a órgãos públicos, como ministérios, secretarias do município, Procon, etc.  Para ser entendido, o remetente de uma carta argumentativa necessita apresentar argumentos convincentes. A carta de reclamação ou de solicitação tem estrutura semelhante à da carta pessoal.   carta+1.jpg 

Para praticar a produção de cartas argumentativas, abaixo coloco uma lista de possíveis temas para serem abordados:

  • Falta de empregos para jovens;
  • Falta de vagas nas escolas públicas;
  • Cotas nas universidades federais;
  • Falta de segurança no bairro;
  • Má qualidade dos transportes coletivos;
  • Alto índice de analfabetismo entre adultos da cidade ou da comunidade;
  • Vagas insuficientes nas universidades públicas;
  • Falta de bibliotecas públicas;
  • Saneamento básico deficiente;
  • Ausência de áreas verdes e de lazer no bairro.

Avalie sua carta argumentativa de reclamação e/ou de solicitação: Observe se a carta apresenta: local e data, vocativo, corpo do texto (assunto), despedida e assinatura; uma reclamação e/ou uma reivindicação; argumentos que expliquem ou fundamentem os motivos da reclamação ou da reivindicação ; linguagem e tratamento de acordo com o gênero e o perfil do(s) interlocutor(es).

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/como-escrever-uma-carta-argumentativa-6503924.html

    Palavras-chave do artigo:

    carta argumentativa

    ,

    como escrever carta argumentativa

    ,

    challis

    Comentar sobre o artigo

    Challis

    Com vestibulares cada vez mais concorridos, é de suma importância que os estudantes se preparem de maneira correta, revisando tudo o que aprenderam nos tempos de escola e resolvendo os vestibulares anteriores. Muitos já "nasceram sabendo escrever", outros, porém, sentem dificuldades na hora de expor e argumentar suas ideias em uma redação. E é justamente esta última, a redação, que é muito valorizada na hora de decidir quem tem condições de ser aprovado ou não nos concursos e vestibulares.

    Por: Challisl Literatural 31/01/2013 lAcessos: 60

    Neste artigo, apresenta-se algumas relações entre a ditadura militar, as tendências pedagógicas e os reflexos do regime e das tendências na Educação contemporânea.

    Por: Gustavo H. de Toledo Ferreiral Educaçãol 17/11/2014

    Velocidade escalar média é a relação entre uma variação de espaço e o intervalo de tempo no qual ocorreu esta variação. Os alunos no inicio do estudo referente a velocidade média tendem a ter um bloqueio de conhecimento, pois se trata de algo novo para eles pois os mesmos acabaram de sair do ensino fundamental.

    Por: anacleil Educaçãol 17/11/2014

    Em 2014, dando continuidade ao projeto o tema escolhido foi cultura,que tem por objetivo resgatar as tradições artísticas, os costumes e a valorização do ser humano. Sendo assim foi proposta aos alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio uma pesquisa investigativa sobre o contexto histórico e cultural da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade.

    Por: Lilian Fiirstl Educaçãol 14/11/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Enfrentamos a estagnação econômica que avança pelo mundo, e fica mais difícil sair do subdesenvolvimento. Faltam estadistas e melhor preparo. As novas gerações são impacientes, sem humildade, querem resultado imediato com mínimo esforço.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Educaçãol 14/11/2014

    As atividades experimentais, quando bem planejadas, são recursos importantíssimos no ensino. As aulas práticas são mais um aprendizado na vida do estudante, pois além da teórica ele exercer o que lhe foi ensinado fará com que ele absorva melhor o conteúdo e leve adiante o conhecimento adquirido. (FALA et al 2010.) Para tanto, este trabalho visou analisar, pesquisar e apresentar a importância e tipos diferentes de aulas práticas em uma escola pública no município de Tangará da Serra.

    Por: Patrícia Maria Barros Piovezanl Educaçãol 14/11/2014

    O jornalismo investigativo tem várias áreas a serem desenvolvidas. A Reprodução Simulada dos Fatos, mais conhecida como Reconstituição é uma dessas vertentes, onde o jornalista se expõe, e muitas vezes coloca em risco a sua integridade física em detrimento da função. A abordagem da temática tem relevância para uma melhor entendimento da atuação da perícia técnica, delegados, testemunhas e indiciados que podem mentir e o jornalista, compreendendo um pouco do assunto, poderá ter ferrament

    Por: Vânia Santosl Educaçãol 13/11/2014

    O lixo eletrônico tem se tornado um problema bastante sério, pois cresce em ritmo acelerado devido aos avanços tecnológicos dos equipamentos tornando os mesmos ultrapassados em tão pouco tempo. Esses objetos têm sido descartados na maioria das vezes de forma incorreta, provocando contaminação e poluição ao meio ambiente e prejudicando a saúde das pessoas, já que possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.).

    Por: Fernandal Educaçãol 13/11/2014

    O projeto "Conquistando um sorriso" está sendo desenvolvido no segundo semestre do ano de 2014 na Escola Estadual 29 de Novembro pelos professores e alunos do ensino médio, turno matutino, visando ampliá-lo para o ano de 2015. Ele tem a perspectiva de mostrar aos alunos a importância de doar um pouco de si em projetos sociais, e ainda percebendo que a escola assume hoje um papel importante na sociedade é que nós decidimos colocar em prática este projeto.

    Por: anacleil Educaçãol 13/11/2014
    Challis

    No mundo em que vivemos, com frequência precisamos nos posicionar de forma crítica sobre certos temas que circulam socialmente. Por exemplo: A diminuição da maioridade penal é uma medida suficiente para conter a violência? Os médicos têm o direito de interromper a vida de um paciente em estado terminal? Os programas de televisão devem sofrer algum tipo de controle?

    Por: Challisl Educaçãol 14/03/2013 lAcessos: 100
    Challis

    A crítica é o gênero textual que tem por finalidade orientar o leitor de um jornal ou revista, estimulando-o ou desestimulando-o a consumir um objeto cultural, isto é, um livro, um filme, uma peça de teatro, um concerto de música clássica, um show de música popular, uma exposição de artes plásticas, etc.

    Por: Challisl Educaçãol 14/03/2013 lAcessos: 246
    Challis

    A Literatura é o espelho social de uma época, pois nos mostra a face do artista e também o cenário no qual produziu sua obra, ou seja, a sociedade em que viveu. O estudo da Literatura auxilia-nos a compreender melhor a natureza de nossas ações e sentimentos. As obras de escritores e poetas nos ajudam a entender como nós, seres humanos, temos nos comportado ao longo dos séculos e, a partir do exemplo e da experiência alheios, refletir sobre nosso próprio comportamento.

    Por: Challisl Educaçãol 14/03/2013 lAcessos: 232
    Challis

    No Enem - como em todas as modalidades de avaliação - a atividade de produção de texto adquire enorme importância. Os candidatos devem elaborar trabalhos inteligíveis, claros e coerentes que atendam à proposta de um texto dissertativo-argumentativo em prosa, com tema ligado à uma questão de ordem social, científica, cultural ou política, relacionada à realidade brasileira.

    Por: Challisl Educaçãol 14/03/2013 lAcessos: 54
    Challis

    Roteiro completo para você se preparar para o Enem! Um roteiro simples que, através de vinte passos, mostra a maneira mais adequada para se preparar para o Enem.

    Por: Challisl Educaçãol 13/03/2013 lAcessos: 34
    Challis

    Com vestibulares cada vez mais concorridos, é de suma importância que os estudantes se preparem de maneira correta, revisando tudo o que aprenderam nos tempos de escola e resolvendo os vestibulares anteriores. Muitos já "nasceram sabendo escrever", outros, porém, sentem dificuldades na hora de expor e argumentar suas ideias em uma redação. E é justamente esta última, a redação, que é muito valorizada na hora de decidir quem tem condições de ser aprovado ou não nos concursos e vestibulares.

    Por: Challisl Literatural 31/01/2013 lAcessos: 60
    Challis

    Para começar, escolhi postar uma história que escrevi quando tinha 6 anos de idade. Realmente não é nenhuma obra-prima, porém foi um dos meus primeiros escritos. Então, tomei a liberdade de não modificar o original.

    Por: Challisl Literatural 31/01/2013 lAcessos: 34
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast