Como escrever uma carta argumentativa?

14/03/2013 • Por • 1,262 Acessos

A carta argumentativa de reclamação, como o nome sugere, apresenta uma reclamação a respeito de algum problema, enquanto a carta argumentativa de solicitação pede a resolução de um problema. Quando apresenta simultaneamente uma reclamação e uma solicitação, a carta argumentativa é chamada de carta argumentativa de reclamação e de solicitação.

Site Acrobata das Letras

O texto a seguir é uma carta de reclamação, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, na seção São Paulo Reclama:   

Nunca antes, neste país...  

Vivendo em um país onde as pessoas parecem não mais se preocupar em cumprir suas obrigações, testemunho, aos 85 anos, que hoje a ética tem pouco valor e obter vantagens a qualquer custo passou a ser regra. Fui surpreendido por uma conta da [ empresa]* [...] cobrando R$ 124,23, por uma ligação para Curitiba, em 21/12, com vencimento em 6/2. Não fizemos tal ligação nem conhecemos ninguém que more lá. Contatei 4 vezes a empresa, sem solução. Na última, o funcionário ameaçou protestar meu nome, se eu não pagar a conta, e que discutiria o ressarcimento após eu pagá-la. Pelo jeito, não são apenas os sequestradores que dão golpes pelo telefone. Não devo e não temo. Me recuso a pagar, já entrei no Procon e peço ajuda ao jornal. A [empresa] responde: "Não identificamos irregularidades na cobrança. Os clientes podem nos contatar no [...] 

( telefonia fixa) e [...] (telefonia móvel). O site do fale conosco é [...]. Ou então devem ir a loja mais próxima."

O leitor comenta: Além de incompetentes e desonestos, são mentirosos. Até hoje dia (18), ninguém me contatou para esclarecer a cobrança descabida. A [empresa] enviou à coluna, no dia 20, resposta igual à enviada no dia 17, ratificando-a. No dia 23, o leitor confirmou que não recebeu telefonemas da empresa e que irá esperar a solução do Procon. Ele também agradeceu à coluna o envio da queixa à empresa.  

*Para preservar a identidade dos interlocutores, suprimimos a identificação do remetente e o nome da empresa.    

Essas cartas são, normalmente, endereçadas a órgãos públicos, como ministérios, secretarias do município, Procon, etc.  Para ser entendido, o remetente de uma carta argumentativa necessita apresentar argumentos convincentes. A carta de reclamação ou de solicitação tem estrutura semelhante à da carta pessoal.   carta+1.jpg 

Para praticar a produção de cartas argumentativas, abaixo coloco uma lista de possíveis temas para serem abordados:

  • Falta de empregos para jovens;
  • Falta de vagas nas escolas públicas;
  • Cotas nas universidades federais;
  • Falta de segurança no bairro;
  • Má qualidade dos transportes coletivos;
  • Alto índice de analfabetismo entre adultos da cidade ou da comunidade;
  • Vagas insuficientes nas universidades públicas;
  • Falta de bibliotecas públicas;
  • Saneamento básico deficiente;
  • Ausência de áreas verdes e de lazer no bairro.

Avalie sua carta argumentativa de reclamação e/ou de solicitação: Observe se a carta apresenta: local e data, vocativo, corpo do texto (assunto), despedida e assinatura; uma reclamação e/ou uma reivindicação; argumentos que expliquem ou fundamentem os motivos da reclamação ou da reivindicação ; linguagem e tratamento de acordo com o gênero e o perfil do(s) interlocutor(es).

Perfil do Autor

Challis

Acrobata das Letras é um blog que dá dicas de Gramática, Literatura, redação e produções textuais em geral.