Desenvolvimento E Aprendizagem Na Escola: Aspectos Culturais

Publicado em: 23/11/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 3,822 |
O ser humano realiza aprendizagens de natureza diversas durante toda sua vida. O que o ser humano aprende está primeiramente ligado à sua sobrevivência e da espécie, o que inclui tanto o desenvolvimento biológico como culturais. Há várias realizações de ordem primordialmente biológica que ocorre nos primeiros anos de vida, envolvendo  o movimento e a percepção. Outros dizem respeito ao desenvolvimento dos sistemas simbólicos, sendo que o desenvolvimento da linguagem é maior de idade relevância neste período inicial da vida humana. A aprendizagem dos símbolos provoca modificações estruturais importante no funcionamento psíquico.

 

O desenvolvimento prossegue pela contínua transformação resultante da sua interação com o meio. O ser humano tem um potencial, uma multiplicidade de caminhos de desenvolvimento é função do meio em que ela nasce das práticas culturais e as possibilidades de acesso a informações existentes em seu contexto. 

 

Esta colocação tem duas implicações importantes para a educação na escola: uma é que a experiência escolar insere em um processo contínuo de desenvolvimento do sujeito que se iniciou antes de sua entrada na escola.

 

Todas as experiências ganham significados quando articuladas ao processo global de desenvolvimento. 

 

Pedagogicamente temos, um fato inegável: cabe sempre ao professor introduzir elementos novos para o educando. Ele tem a função social e política de expandir os campos possíveis de conhecimento. Isso será feito com base na experiência cultural, no desenvolvimento biológico e na experiência da historicidade da escola, pilares do processo desenvolvimento da criança na escola. É importante que não se perca de vista que o indivíduo é único, e que sua experiencia na escola não deve ser considerado isolada de sua ação de ser social inserido em um contexto cultural específico.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/desenvolvimento-e-aprendizagem-na-escola-aspectos-culturais-1495283.html

    Palavras-chave do artigo:

    conhecimento

    ,

    crianca

    ,

    cultura

    Comentar sobre o artigo

    O artigo propõe uma reflexão sobre o uso do conceito de cultura como manutenção de certos costumes e hábitos e inferiorização de outros, diferenciando o que é ou não verdadeiro, o que é bom e o que é mau, o que deve ou não ser valorizado. Após a reflexão teórica pretende-se possibilitar a conscientização o valor das diferentes expressões culturais, reconhecendo que não há formas culturais melhores ou piores, mas diferentes. Deste modo, espera-se que o educador paute sua prática com respeito às d

    Por: Bruno Carrascol Educaçãol 21/02/2013 lAcessos: 126
    Cibele Suzigan Randi

    O artigo propõe uma reflexão acerca da Educação Fundamental de nove anos, buscando favorecer o entendimento dessa proposta, suas vantagens e desvantagens. Além disso, o artigo favorece o pensamento crítico sobre a Educação no Brasil.

    Por: Cibele Suzigan Randil Educaçãol 10/11/2014 lAcessos: 15
    Tony Teófilo

    As experiências no campo da cultura que possuem características voltadas para a intervenção social de grupos e indivíduos não são matérias interessantes para a imprensa tradicional, conforme foi constatado por esta pesquisa realizada na Bahia a partir das publicações do Jornal A Tarde, o de maior circulação no estado, em uma análise entre os anos 2008 e 2009 com o tema da cultura.

    Por: Tony Teófilol Notícias & Sociedade> Polítical 11/04/2010 lAcessos: 925

    Contém uma análise de como a sociedade e seus diversos atores envolvidos estão lidando e se adaptando aos novos modelos de negócios advindos da era da internet, envolvendo diferentes áreas de conhecimento, como políticas, direito e tecnologia, dentre outras, com novas formas de remuneração e em que medida essas relações contribuem efetivamente para o progresso da sociedade e para uma melhoria de qualidade de vida do cidadão.

    Por: Marise Mentzingenl Internetl 26/10/2010 lAcessos: 445

    Ressaltamos a importância dos conhecimentos pedagógicos para o professor da básica para efetivar uma ação pedagógica competente, reflexiva e inovadora. Diante do contexto atual, torna-se urgente rever as propostas de formação inicial dos professores, transformando-as num saber-fazer permanente.

    Por: Zeila Miranda Ferreiral Educação> Ensino Superiorl 19/11/2010 lAcessos: 5,628 lComentário: 1

    Jogos Online para Crianças - Uma ótima forma de Entretenimento Infantil são os Jogos Online, além de serem divertidos os Jogos Online são educativos e estimulantes, veja mais sobre o jogo online e criança.

    Por: Gabi Batistal Arte& Entretenimentol 05/08/2010 lAcessos: 312 lComentário: 1
    Marineide Pinheiro dos Santos

    É importante considerar que, a respeito da divisão pedagógica da lei entre os conceitos mais restritos da criança e do adolescente, o principio da norma que busca a proteção de pessoa em formação nos leva a atribuição de pessoa em formação nos leva atribuir a condição especial,é também nesta fase que pode trazer frutos para toda uma sociedade.

    Por: Marineide Pinheiro dos Santosl Educação> Educação Infantill 17/05/2011 lAcessos: 2,828
    Marcos Paterra

    A cultura digital tem crescida de forma desenfreada nos últimos 40 anos, e acaba causando alguns problemas para as gerações que dela surgem.

    Por: Marcos Paterral Religião & Esoterismo> Religiãol 05/05/2010 lAcessos: 707 lComentário: 1

    RESUMO O artigo aqui apresentado tem como objetivo, descrever, relatar, discutir a importância das lutas como forma pedagógica possível na cultura e na formação social de estudantes. Identificamos que as lutas se fazem presente e pode se manifesta de varias formas: o ato de se sentir oprimido, acuado, fome, injustiçado, sosobrevivência, defesa, conquista. Mudanças se fazem através de elaboração de metodologias inovadoras, pois a pratica das lutas atua como válvula de escape.

    Por: jose pinto da silval Educação> Educação Infantill 08/04/2010 lAcessos: 616
    Inez Kwiecinski

    O tema escolhido para realizar este trabalho de graduação é sobre "O desenvolvimento da criança através do brincar". A escolha deste tema surgiu da necessidade de estudarmos como se dá o desenvolvimento da criança através do brincar e através dos tempos. Analisar jogos, brincadeiras e brinquedos infantis não apenas como simples entretenimento para as crianças, mas também, como atividades lúdicas que possibilitam a aprendizagem e o desenvolvimento destas crianças em suas várias habilidades.

    Por: Inez Kwiecinskil Educação> Educação Infantill 25/01/2011 lAcessos: 16,551 lComentário: 1
    Genilda Vieira Rodrigues

    Este artigo tem por objetivo apresentar estudos aprofundados sobre a educação inclusiva dando ênfase à questão envolvida no que se refere ao trabalho do professor com alunos portadores de deficiência. No decorrer da produção serão expostos conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva pontuando o saber fazer e o aprender diante das dificuldades encontradas em trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais, ressaltando ainda mostrar alguns dos recursos e as estratégias utilizados

    Por: Genilda Vieira Rodriguesl Educaçãol 21/02/2015

    Propriedade vocabular é muito importante na hora de redigir o texto, uma vez que saber empregar as palavras mais adequadas no momento enriquece muito o conteúdo do texto e, além disso, torno-o mais clara e objetivo. Mesmo que o texto seja um mero exercício escolar, antes de construí-lo, pergunte-se: para quem escrevo? O tipo de receptor determina a forma de sua mensagem. Um panfleto dirigido a crianças precisa ter uma linguagem fácil, direta, sem rebuscamento.

    Por: Professor Leol Educaçãol 19/02/2015

    Quando se ouve falar em educação, pensamos em escola, em educação formal. E quando o assunto é família temos vários pensamentos. Educação e Família são dois temas bastante complexos, porque educação é muito mais que escolarização, letramento e formação, sendo que família é a instituição mais antiga da sociedade e sofre constantes transformações. Ambas tem a função de socializar e transformar o homem biológico em um ser social.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educaçãol 16/02/2015

    Propostas Pedagógica e a Participação da Família no Resultado. A progressão escola é um instrumento que pode mudar a realidade desses estudantes que estão fora da faixa etária escolar. Determinadas escolas contemplam dentro do seu projeto político pedagógico, o sistema de progressão. Para que funcione a progressão em uma escola é necessário que haja engajamento por parte dos docentes, dos estudantes e da família. É importante ressaltar, que a família também tem um papel fundamental...

    Por: Elonir dutra terral Educaçãol 13/02/2015

    Diante dos agravos causados pela violência doméstica, tais entraves se estendem também ao processo educacional da criança e adolescente. Por outro lado, esta situação nem sempre é conhecida pelos seus educadores no campo acadêmico, causando assim uma lacuna no campo da avaliação pedagógica que, muitas vezes, abrangem somente o campo intelectual. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre os impactos da violência doméstica no processo ensino-aprendizagem.

    Por: Jiane Martins Soaresl Educaçãol 12/02/2015
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    A educação é um direito humano substancial, e como tal, precisa ser garantido universalmente. As conquistas das mulheres brasileiras em relação á educação, vêm crescendo consideravelmente e com isso, reduzindo significativamente o analfabetismo. O número de mulheres no mercado de trabalho cresceu gradativamente e isso ocorreu devido à determinação para conquistar seu espaço, milímetro a milímetro, dentro e fora de casa, e especialmente do empenho em subir novos degraus de instrução.

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 11
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    O direito de trabalhar, obter formação intelectual e de atuar no cenário político do País, nem sempre foi concedido às mulheres. As mulheres que queriam reverter esta situação, buscando conquistar funções que tradicionalmente não lhes cabiam, devido à sociedade patriarcal, eram ridicularizadas e até difamada. A luta das mulheres brasileiras pelo reconhecimento de seus direitos políticos e civis é secular; a emancipação feminina nas ultimas décadas do séc. XIX era vista pelos mais diversos setore

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 15
    Carlos Henrique Araújo

    Não haverá uma educação de qualidade se não houver uma reforma do ensino no país. Um pacto entre a sociedade e os seus representantes políticos em prol de uma verdadeira reforma do ensino nacional deveria ser estabelecido. Na minha percepção, a reforma do ensino é a mãe de todas as reformas.

    Por: Carlos Henrique Araújol Educaçãol 03/02/2015 lAcessos: 12

    A conscientização de profissionais da Educação de criar condições pedagógicas e suportes onde permitam aos alunos com deficiência o acesso e permanência escolar.

    Por: Jane Maria de Campos Proençal Educaçãol 23/11/2009 lAcessos: 4,708 lComentário: 1

    A escola num todo não está preparada para atendimento da Pessoa com deficiência, portanto realizar capacitações beneficiará o professor para uma realidade educacional inclusa.

    Por: Jane Maria de Campos Proençal Educaçãol 23/11/2009 lAcessos: 1,070
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast