Desenvolvimento E Aprendizagem Na Escola: Aspectos Culturais

23/11/2009 • Por • 3,889 Acessos
O ser humano realiza aprendizagens de natureza diversas durante toda sua vida. O que o ser humano aprende está primeiramente ligado à sua sobrevivência e da espécie, o que inclui tanto o desenvolvimento biológico como culturais. Há várias realizações de ordem primordialmente biológica que ocorre nos primeiros anos de vida, envolvendo  o movimento e a percepção. Outros dizem respeito ao desenvolvimento dos sistemas simbólicos, sendo que o desenvolvimento da linguagem é maior de idade relevância neste período inicial da vida humana. A aprendizagem dos símbolos provoca modificações estruturais importante no funcionamento psíquico.

 

O desenvolvimento prossegue pela contínua transformação resultante da sua interação com o meio. O ser humano tem um potencial, uma multiplicidade de caminhos de desenvolvimento é função do meio em que ela nasce das práticas culturais e as possibilidades de acesso a informações existentes em seu contexto. 

 

Esta colocação tem duas implicações importantes para a educação na escola: uma é que a experiência escolar insere em um processo contínuo de desenvolvimento do sujeito que se iniciou antes de sua entrada na escola.

 

Todas as experiências ganham significados quando articuladas ao processo global de desenvolvimento. 

 

Pedagogicamente temos, um fato inegável: cabe sempre ao professor introduzir elementos novos para o educando. Ele tem a função social e política de expandir os campos possíveis de conhecimento. Isso será feito com base na experiência cultural, no desenvolvimento biológico e na experiência da historicidade da escola, pilares do processo desenvolvimento da criança na escola. É importante que não se perca de vista que o indivíduo é único, e que sua experiencia na escola não deve ser considerado isolada de sua ação de ser social inserido em um contexto cultural específico.

 

Perfil do Autor

Jane Maria de Campos Proença

Jane Maria de Campos Proença – Pedagoga – pos graduação em Educação Especial Mirany Pereira dos Santos – Pedagoga – pos graduação em Educação Especial Suely Rose David Modesto – Pedagoga – pos graduação em Educação Especial