Desenvolvimento E Aprendizagem Na Escola: Aspectos Culturais

Publicado em: 23/11/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 3,759 |
O ser humano realiza aprendizagens de natureza diversas durante toda sua vida. O que o ser humano aprende está primeiramente ligado à sua sobrevivência e da espécie, o que inclui tanto o desenvolvimento biológico como culturais. Há várias realizações de ordem primordialmente biológica que ocorre nos primeiros anos de vida, envolvendo  o movimento e a percepção. Outros dizem respeito ao desenvolvimento dos sistemas simbólicos, sendo que o desenvolvimento da linguagem é maior de idade relevância neste período inicial da vida humana. A aprendizagem dos símbolos provoca modificações estruturais importante no funcionamento psíquico.

 

O desenvolvimento prossegue pela contínua transformação resultante da sua interação com o meio. O ser humano tem um potencial, uma multiplicidade de caminhos de desenvolvimento é função do meio em que ela nasce das práticas culturais e as possibilidades de acesso a informações existentes em seu contexto. 

 

Esta colocação tem duas implicações importantes para a educação na escola: uma é que a experiência escolar insere em um processo contínuo de desenvolvimento do sujeito que se iniciou antes de sua entrada na escola.

 

Todas as experiências ganham significados quando articuladas ao processo global de desenvolvimento. 

 

Pedagogicamente temos, um fato inegável: cabe sempre ao professor introduzir elementos novos para o educando. Ele tem a função social e política de expandir os campos possíveis de conhecimento. Isso será feito com base na experiência cultural, no desenvolvimento biológico e na experiência da historicidade da escola, pilares do processo desenvolvimento da criança na escola. É importante que não se perca de vista que o indivíduo é único, e que sua experiencia na escola não deve ser considerado isolada de sua ação de ser social inserido em um contexto cultural específico.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/desenvolvimento-e-aprendizagem-na-escola-aspectos-culturais-1495283.html

    Palavras-chave do artigo:

    conhecimento

    ,

    crianca

    ,

    cultura

    Comentar sobre o artigo

    O artigo propõe uma reflexão sobre o uso do conceito de cultura como manutenção de certos costumes e hábitos e inferiorização de outros, diferenciando o que é ou não verdadeiro, o que é bom e o que é mau, o que deve ou não ser valorizado. Após a reflexão teórica pretende-se possibilitar a conscientização o valor das diferentes expressões culturais, reconhecendo que não há formas culturais melhores ou piores, mas diferentes. Deste modo, espera-se que o educador paute sua prática com respeito às d

    Por: Bruno Carrascol Educaçãol 21/02/2013 lAcessos: 104
    Tony Teófilo

    As experiências no campo da cultura que possuem características voltadas para a intervenção social de grupos e indivíduos não são matérias interessantes para a imprensa tradicional, conforme foi constatado por esta pesquisa realizada na Bahia a partir das publicações do Jornal A Tarde, o de maior circulação no estado, em uma análise entre os anos 2008 e 2009 com o tema da cultura.

    Por: Tony Teófilol Notícias & Sociedade> Polítical 11/04/2010 lAcessos: 908

    Contém uma análise de como a sociedade e seus diversos atores envolvidos estão lidando e se adaptando aos novos modelos de negócios advindos da era da internet, envolvendo diferentes áreas de conhecimento, como políticas, direito e tecnologia, dentre outras, com novas formas de remuneração e em que medida essas relações contribuem efetivamente para o progresso da sociedade e para uma melhoria de qualidade de vida do cidadão.

    Por: Marise Mentzingenl Internetl 26/10/2010 lAcessos: 425

    Ressaltamos a importância dos conhecimentos pedagógicos para o professor da básica para efetivar uma ação pedagógica competente, reflexiva e inovadora. Diante do contexto atual, torna-se urgente rever as propostas de formação inicial dos professores, transformando-as num saber-fazer permanente.

    Por: Zeila Miranda Ferreiral Educação> Ensino Superiorl 19/11/2010 lAcessos: 5,555 lComentário: 1

    Jogos Online para Crianças - Uma ótima forma de Entretenimento Infantil são os Jogos Online, além de serem divertidos os Jogos Online são educativos e estimulantes, veja mais sobre o jogo online e criança.

    Por: Gabi Batistal Arte& Entretenimentol 05/08/2010 lAcessos: 305 lComentário: 1
    Marineide Pinheiro dos Santos

    É importante considerar que, a respeito da divisão pedagógica da lei entre os conceitos mais restritos da criança e do adolescente, o principio da norma que busca a proteção de pessoa em formação nos leva a atribuição de pessoa em formação nos leva atribuir a condição especial,é também nesta fase que pode trazer frutos para toda uma sociedade.

    Por: Marineide Pinheiro dos Santosl Educação> Educação Infantill 17/05/2011 lAcessos: 2,652
    Marcos Paterra

    A cultura digital tem crescida de forma desenfreada nos últimos 40 anos, e acaba causando alguns problemas para as gerações que dela surgem.

    Por: Marcos Paterral Religião & Esoterismo> Religiãol 05/05/2010 lAcessos: 671 lComentário: 1

    RESUMO O artigo aqui apresentado tem como objetivo, descrever, relatar, discutir a importância das lutas como forma pedagógica possível na cultura e na formação social de estudantes. Identificamos que as lutas se fazem presente e pode se manifesta de varias formas: o ato de se sentir oprimido, acuado, fome, injustiçado, sosobrevivência, defesa, conquista. Mudanças se fazem através de elaboração de metodologias inovadoras, pois a pratica das lutas atua como válvula de escape.

    Por: jose pinto da silval Educação> Educação Infantill 08/04/2010 lAcessos: 601
    Inez Kwiecinski

    O tema escolhido para realizar este trabalho de graduação é sobre "O desenvolvimento da criança através do brincar". A escolha deste tema surgiu da necessidade de estudarmos como se dá o desenvolvimento da criança através do brincar e através dos tempos. Analisar jogos, brincadeiras e brinquedos infantis não apenas como simples entretenimento para as crianças, mas também, como atividades lúdicas que possibilitam a aprendizagem e o desenvolvimento destas crianças em suas várias habilidades.

    Por: Inez Kwiecinskil Educação> Educação Infantill 25/01/2011 lAcessos: 15,484 lComentário: 1
    Vanessa Cristina

    : Esse artigo discute a brincadeira dentro do contexto da educação infantil com foco na aprendizagem do educando. A apropriação dos saberes está ligada ao trabalho realizado com jogos, mediação do educador e interações sociais para que os desenvolvimentos das competências individuais, coletivas, cognitivas e emocionais aconteçam, a fim de que o jogo seja mais um colaborador na aquisição do conhecimento, pois brincar é coisa séria.

    Por: Vanessa Cristinal Educação> Educação Infantill 14/10/2011 lAcessos: 1,619

    Esta investigação teve como propósito o estudo sobre o dilema da teoria social, por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com base nos artigos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia in Connell (2009). Assim, este trabalho abordou sobre os dilemas que implicam a teoria social nas questões de definição do método que é um dos problemas centrais e polêmicos da teoria social, sua relação entre o estado de natureza e o estado social e

    Por: Carla Anne Marques Fariasl Educaçãol 28/09/2014

    RESUMO Este trabalho tece um dialogo sobre o dilema da teoria social, filosofia política, crise da teoria social, o problema do método e da ordem social e o problema da modernidade. Para dar inicio a essa pesquisa houve uma busca exaustiva a livros e revistas para uma leitura do tema abordado em seguida uma pesquisa nos sites da internet. E a leitura da apostila recomendada para embasamento do assunto abordado, na qual contem seis capítulos.

    Por: estelal Educaçãol 26/09/2014

    Os motivos para fazer um curso técnico são tantos que é difícil de entender o quando jovens concluintes do ensino médio não começam suas carreiras profissionais por este ponto de partida.

    Por: Thonny Siqueiral Educaçãol 19/09/2014

    São inúmeros, mas iremos apontar os que consideramos como mais importantes: 1 – A qualidade de ensino em uma escola técnica (Etec) é considerada excelente. 2 – As Etec´s contam com equipes de Professores e Coordenadores muito bem preparadas e comuma estrutura completa de salas, laboratórios e equipamentos de última geração.

    Por: Thonny Siqueiral Educaçãol 17/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O aluno especial tem algumas necessidade de auto realização igual aos demais alunos, assim como ele precisa ter sua autoestima valorizada para contribuir na definição de suas habilidades intelectuais, a interação social com a comunidade escola lhe dará segurança, o apoio dos pais e fundamental nesse processo.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 11/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 08/09/2014 lAcessos: 11
    Formacerta.pt

    Este artigo informa sobre o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, uma formação frequentemente procurada (e essencial) por indivíduos que querem entrar no mercado de formação profissional.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 08/09/2014

    O presente texto aborda sobre Saúde em Educação, como incentivo entre desenvolvimento social, psicológico, cultural e saúde educacional. Pois o artigo preocupa-se e questiona-se sobre a formação de crianças e adolescentes e a saúde pública escolar.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014 lAcessos: 11

    A conscientização de profissionais da Educação de criar condições pedagógicas e suportes onde permitam aos alunos com deficiência o acesso e permanência escolar.

    Por: Jane Maria de Campos Proençal Educaçãol 23/11/2009 lAcessos: 4,628 lComentário: 1

    A escola num todo não está preparada para atendimento da Pessoa com deficiência, portanto realizar capacitações beneficiará o professor para uma realidade educacional inclusa.

    Por: Jane Maria de Campos Proençal Educaçãol 23/11/2009 lAcessos: 1,045
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast