Educação: Um Direito De Todos ( Ou Não ! )

Publicado em: 22/05/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 9,107 |

                 A Constituição, em seu artigo 5º, diz que a educação é um dos direitos do cidadão, pois bem, eu penso que o Estado ou ignora a existência desse artigo ou descaradamente desrespeita esse direito essencial de todos.

                 A verdade é que educação é um artigo de luxo, direito de todos sim, mas um privilégio para poucos, os poucos que podem pagar para ter acesso a escolas particulares, uma vez que o ensino público está falido, sem professores suficientes, e os que estão no ensino público estão desmotivados, face a remuneração pífia, a falta de condições de trabalho adequadas, instalações precárias, colégios localizados em área de risco, entre tantos outros problemas.

                O que me aflige é saber que esse abandono, esse descaso com a educação, parece não ter fim, as perspectivas não são as melhores e as consequencias são visíveis, as crianças estão crescendo sem o mínimo de condições de aprendizado, os jovens estão ao relento e vemos casos de crianças no ensino elementar e até mesmo no ensino médio que mal sabem ler e/ou escrever o próprio nome... O que o futuro reserva para elas?

                A violência cresce desenfreadamente, segue a passos largos, o índice de delinquência juvenil também segue o mesmo rumo, valores de minha época de criança estão se perdendo como o respeito, o patriotismo, o amor ao próximo e a família, etc.  Tudo isso poderia ser  e estar bem diferente hoje em dia se a educação não tivesse sido relegada a segundo, quiçá terceiro plano, pois a escola tem papel importante na formação de um cidadão, e o que vemos hoje em dia é o abandono e o descaso total.

                Recentemente, houve um caso de duas mulheres que foram presas pois seus filhos não estavam devidamente matriculados na escola, ora se não há vagas no ensino público local e tais mulheres são pessoas de baixa renda, sem dinheiro para o próprio sustento, o que dirá para colocar seus filhos no ensino privado, como o Estado vai querer cobrar o que não tem condições nem moral para fazê-lo? Uma vez que não cumpre com sua obrigação, que é de oferecer um ensino público de qualidade.

               Ora, vamos acabar com a demagogia, indubitavelmente sou a favor de cobrar dos pais a porem seus filhos na escola, mas o Estado deve prover os meios para que isso aconteca, para poder exercer seu poder coercitivo, se isso se fizer necessário. 

               Educação, direito de todos sim !!!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 14 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/educacao-um-direito-de-todos-ou-nao-931819.html

    Palavras-chave do artigo:

    ignora

    ,

    essencial

    ,

    privilegio

    Comentar sobre o artigo

    Quando na estada em Fortaleza (CE), 15/05/2009 - um dos maiores juristas do país, o professor Paulo Bonavides afirmou em palestra de abertura do 3° Congresso Latino-Americano de Estudos Constitucionais, que o Brasil está à beira de um colapso institucional motivado por uma grave crise de legitimidade que atinge os Três Poderes. "O Brasil se acha bem perto de uma comoção institucional, que levará o povo às ruas, em protesto. Só a cegueira governante das elites políticas, que atraiçoam o povo e a

    Por: Rosangela Teixeiral Direito> Legislaçãol 31/08/2013 lAcessos: 35

    Segundo Aristóteles, a finalidade básica das ciências seria desvendar a constituição essencial dos seres, procurando defini-las em termos reais.Ao abordar a realidade, reconhecia a multiplicidade dos seres percebida pelos sentidos. Assim, tudo o que vemos, pegamos, ouvimos e sentimos é aceito como elemento da realidade sensível.

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 01/01/2009 lAcessos: 4,754

    A violência psíquica é composta de uma série de comportamentos hostis, cuja repetição têm efeitos perniciosos onde transforma o autoconhecimento do corpo, como avalia seus comportamentos e como desenvolve os afetos que sente para consigo mesma (CAMPOS, 2006). Objetivos: Identificar o comprometimento da saúde mental dos profissionais de enfermagem quando assediados no ambiente de trabalho e descrever os métodos operantes do agressor. Metodologia: Trata-se de revisão integrativa.

    Por: Andressa Cahetl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2013 lAcessos: 137
    TATIANE DA COSTA DIAS

    Este trabalho tem por objetivo analisar a prática docente no desenvolvimento da pessoa com Síndrome de Down, indicando os mecanismos e auxílios que deverão ser oferecidos pela instituição de ensino no processo de aprendizagem, tendo como aliada a participação ativa da família deste discente. Para tanto, procurou-se investigar e registrar as fases do desenvolvimento do Downiano, bem como suas necessidades especiais.

    Por: TATIANE DA COSTA DIASl Educaçãol 15/04/2012 lAcessos: 471
    RICHARD E. S. D'AVILA

    É preciso observar que a contradição é intrínseca a qualquer instituição social e que, ainda que se considerem todas essas questões, não se pode pretender eliminar a presença de práticas e valores contraditórios na atuação da escola e dos educadores. O resultado desse processo não é controlável nem pela escola, nem por nenhuma outra instituição: será forjado no processo histórico social o que pode justificar a negação do racionalismo dando espaço ao empirismo desenfreado conseqüente de...

    Por: RICHARD E. S. D'AVILAl Educaçãol 27/06/2010 lAcessos: 1,034

    A singular formação do Estado Brasileiro, desde suas origens mais remotas, fundada nas raízes do Império Português, vem sido tratada por uma ampla parcela da teoria política nacional como resultado de um processo histórico no qual se verifica uma forte tendência em considerar nossa gestação como fruto de uma consolidada ordem patrimonial de cariz medievo. A temática do "patrimonialismo", cuja matriz teórica remonta à exsurgência do uso dos conceitos do jurista e sociólogo alemão Max Weber e qu

    Por: SEBASTIÃO FERNANDES SARDINHAl Educação> Ciêncial 14/05/2010 lAcessos: 425

    A palavra Filosofia remete o imaginário popular a pensar em diferentes sentidos e significados. Para entendermos seu real significado é precisar buscar a origem etnológica da palavra a cerca de 2400 a.C. na Grécia clássica.

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 22/03/2010 lAcessos: 6,344 lComentário: 1
    Genilda Vieira Rodrigues

    Este artigo tem por objetivo apresentar estudos aprofundados sobre a educação inclusiva dando ênfase à questão envolvida no que se refere ao trabalho do professor com alunos portadores de deficiência. No decorrer da produção serão expostos conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva pontuando o saber fazer e o aprender diante das dificuldades encontradas em trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais, ressaltando ainda mostrar alguns dos recursos e as estratégias utilizados

    Por: Genilda Vieira Rodriguesl Educaçãol 21/02/2015

    Propriedade vocabular é muito importante na hora de redigir o texto, uma vez que saber empregar as palavras mais adequadas no momento enriquece muito o conteúdo do texto e, além disso, torno-o mais clara e objetivo. Mesmo que o texto seja um mero exercício escolar, antes de construí-lo, pergunte-se: para quem escrevo? O tipo de receptor determina a forma de sua mensagem. Um panfleto dirigido a crianças precisa ter uma linguagem fácil, direta, sem rebuscamento.

    Por: Professor Leol Educaçãol 19/02/2015

    Quando se ouve falar em educação, pensamos em escola, em educação formal. E quando o assunto é família temos vários pensamentos. Educação e Família são dois temas bastante complexos, porque educação é muito mais que escolarização, letramento e formação, sendo que família é a instituição mais antiga da sociedade e sofre constantes transformações. Ambas tem a função de socializar e transformar o homem biológico em um ser social.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educaçãol 16/02/2015

    Propostas Pedagógica e a Participação da Família no Resultado. A progressão escola é um instrumento que pode mudar a realidade desses estudantes que estão fora da faixa etária escolar. Determinadas escolas contemplam dentro do seu projeto político pedagógico, o sistema de progressão. Para que funcione a progressão em uma escola é necessário que haja engajamento por parte dos docentes, dos estudantes e da família. É importante ressaltar, que a família também tem um papel fundamental...

    Por: Elonir dutra terral Educaçãol 13/02/2015

    Diante dos agravos causados pela violência doméstica, tais entraves se estendem também ao processo educacional da criança e adolescente. Por outro lado, esta situação nem sempre é conhecida pelos seus educadores no campo acadêmico, causando assim uma lacuna no campo da avaliação pedagógica que, muitas vezes, abrangem somente o campo intelectual. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre os impactos da violência doméstica no processo ensino-aprendizagem.

    Por: Jiane Martins Soaresl Educaçãol 12/02/2015
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    A educação é um direito humano substancial, e como tal, precisa ser garantido universalmente. As conquistas das mulheres brasileiras em relação á educação, vêm crescendo consideravelmente e com isso, reduzindo significativamente o analfabetismo. O número de mulheres no mercado de trabalho cresceu gradativamente e isso ocorreu devido à determinação para conquistar seu espaço, milímetro a milímetro, dentro e fora de casa, e especialmente do empenho em subir novos degraus de instrução.

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 11
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    O direito de trabalhar, obter formação intelectual e de atuar no cenário político do País, nem sempre foi concedido às mulheres. As mulheres que queriam reverter esta situação, buscando conquistar funções que tradicionalmente não lhes cabiam, devido à sociedade patriarcal, eram ridicularizadas e até difamada. A luta das mulheres brasileiras pelo reconhecimento de seus direitos políticos e civis é secular; a emancipação feminina nas ultimas décadas do séc. XIX era vista pelos mais diversos setore

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 16
    Carlos Henrique Araújo

    Não haverá uma educação de qualidade se não houver uma reforma do ensino no país. Um pacto entre a sociedade e os seus representantes políticos em prol de uma verdadeira reforma do ensino nacional deveria ser estabelecido. Na minha percepção, a reforma do ensino é a mãe de todas as reformas.

    Por: Carlos Henrique Araújol Educaçãol 03/02/2015 lAcessos: 12

    Até quando nós teremos que suportar as mazelas que nossos representantes nos proporcionam?

    Por: André Luiz dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 01/10/2009 lAcessos: 44

    O tempo é soberano, imparcial...e até mesmo impiedoso, por isso devemos saber lidar com ele e principalmente, dispor dele.

    Por: André Luiz dos Santosl Literatural 28/05/2009 lAcessos: 136

    BBB, um "fenômeno" da televisão, capaz de prender milhares de pessoas em frente a telinha e fazê-las perder uma coisa preciosa e as vezes irrecuperável...o tempo.

    Por: André Luiz dos Santosl Arte& Entretenimentol 17/02/2009 lAcessos: 693 lComentário: 1

    O Trote é uma brincadeira inocente ou um ato de selvageria?

    Por: André Luiz dos Santosl Educaçãol 16/02/2009 lAcessos: 457

    No Brasil as adversidades para o exercício desse ofício tão nobre são tantas que o professor nesse País deveria ser tratado como um herói.

    Por: André Luiz dos Santosl Educaçãol 11/02/2009 lAcessos: 6,016 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    Hoffnis 08/11/2011
    Educação é muito importante!!!
    3
    Deyse 18/05/2011
    A verdade é que educação é um artigo de luxo, direito de todos sim, mas um privilégio para poucos
    -1
    raquel 18/11/2010
    e bom para sentivar o povo a estudar muito para ter uma vidar melhor.........
    2
    Luísa 01/09/2010
    Achei ótimo o texto! Educação é um direito de todos SIM!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast