Erosão - causa e efeito

Publicado em: 20/03/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 141 |

O primeiro ponto que deve ser lembrado, são os locais onde existem as nascentes das cabeceiras dos rios, conhecidas como os de  cursos de água de primeira ordem. Esses locais são zonas de convergência dos fluxos superficiais e subterrâneas, havendo assim uma interação sinergética favorável aos processos causadores de erosões.

     O outro fator a ser considerado deve ser  o tipo de solo, uma vez que solos com textura arenosa são extremamente suscetíveis aos processos erosivos, principalmente quando sofrem com a ação do homem, com desmatamento generalizado e concentração do escoamento das águas pluviais.  E por último caso e  o fator - declividade do terreno, que interfere de maneira direta no escoamento superficial, sendo função inversa da infiltração da água no solo, ou seja quanto maior a declividade menor a taxa de infiltração.

O poder erosivo da água depende da densidade e velocidade do escoamento, da quantidade, declividade, comprimento  e da presença de vegetação. Conforme o tipo de vegetação e a extensão da área vegetada este processo pode ser mais ou menos intenso. 

     A partir do momento da retirada da cobertura vegetal, o solo fica exposto às intempéries, sobretudo à água das chuvas, que anteriormente infiltrava lentamente no solo, que passa então a escoar superficialmente, dependendo da intensidade da chuva. A capacidade de transporte da água que escoa superficialmente depende do volume de água e da declividade do terreno. Dessa forma, o escoamento pode ser difuso ou concentrado. O escoamento difuso, que começa a aparecer quando a quantidade de água precipitada é maior que a velocidade de infiltração, pode transportar consigo partículas de solo e provocar de início sulcos poucos profundos, os quais podem evoluir chegando  a ser uma voçorocas

As erosões são causadas pelos ventos, chuvas, ação do homem, animais e máquinas. Nos três últimos casos são mais devastadores. Desmatamento, com a  retirada da cobertura vegetal do solo fica desprotegida. Exemplo maior são as encostas, que com a chegada das chuvas, o solo fica encharcado, pesado e se desprende com facilidade do solo mais rochoso. E com isso desse as encostas, - lama (uma grande mistura de água e terra) - destruindo tudo a sua frente, abrindo grandes voçorocas, assoreando córregos, lagos e rios. Em muitos casos traça novos cursos.

J.S.Cova

guanaxluccos@gmail.com.br

GUANAX & LUCCOS

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/erosao-causa-e-efeito-5756164.html

    Palavras-chave do artigo:

    erosao

    ,

    cobertura vegetal

    ,

    vocoroca

    Comentar sobre o artigo

    Esta pesquisa objetiva mostrar através de dados obtidos por imagens do ano de 2006 do satélite CBERS-2, a situação da degradação da cobertura vegetal às margens do curso (faixa de 200 m a partir do curso principal) Médio do Rio Itapecuru. Constatou-se que dos 15.182 ha da faixa em estudo, 3.233 ha, ou seja, 21,3% do total da área estão sendo de alguma maneira degradados, ou seja, seu manto de cobertura natural está, de alguma forma sendo agredido.

    Por: BRITO SOBRINHO, J. C. C.l Ciênciasl 03/12/2010 lAcessos: 844

    O objetivo deste trabalho foi o de utilizar técnicas de Geoprocessamento no estudo da ação antrópica da cobertura vegetal ao Município de Pedreiras – Maranhão, consistindo em delimitar as áreas degradadas do município, quantificar alterações, observar adequação e viabilidade do uso de imagens do satélite CBERS. Constatou-se que dos 289 Km² da área em estudo, aproximadamente cerca de 10.423,675383 ha, ou seja, 36,068081% do total da área de cobertura vegetal descoberta, estão sendo de alguma mane

    Por: BRITO SOBRINHO, J. C. C.l Ciênciasl 04/12/2010 lAcessos: 420

    Este trabalho visa apresentar o resultado de uma pesquisa de campo que teve como objetivo estudar os processos degenerativos dos impactos ambientais em uma área denominada Olho D'água, esta situada a NE (Nordeste) do centro da cidade de Cáceres-MT, aproximadamente a 6,5km de distância. Nas últimas décadas, o Córrego, que também recebe o mesmo nome do bairro, vem sofrendo alterações irreversíveis, principalmente, devido ao processo desordenado de ocupação, de uso e do manejo inadequado das terras

    Por: leandro dos santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/12/2010 lAcessos: 558
    José Eduardo do Amaral

    O objeto deste trabalho é o comparativo entre 2 áreas impactadas pela mineração de carvão no município de Criciúma, SC, Brasil. Uma delas situa-se em área urbana e a outra está localizada na zona rural. Na área urbana as obras civis estão sobre pilhas de rejeito carbonoso pirítico e sobre bocas de minas. A área rural possui topografia fortemente ondulada e alta declividade, possuindo diversas bocas de minas abandonadas, as quais possuem drenagem ácida de mina – DAM, com vazão de até 50m3/h.

    Por: José Eduardo do Amarall Ciênciasl 28/12/2011 lAcessos: 280

    O presente estudo teve por objetivo realizar um diagnostico sobre o município de Anicuns, para isso utilizamos informações básicas sobre os aspectos: físicos (geologia, geomorfologia, solos, vegetação, condições gerais dos condicionantes climáticos), bem como uma caracterização sobre a situação econômica e social que predomina na região, entre outros. Os conhecimentos foram analisados também uma pesquisa para o conhecimento de informações sócio_ambientais, seguida de mapeamento das informações obtidas acerca do território o que se faz de grande importância, visto que atividades de planejamento para o bem-estar da população e o desenvolvimento sócio-econômico, dependerão de conhecimentos e informações sobre o espaço geográfico.

    Por: RIBEIRO, J. Carlos.l Notícias & Sociedade> Polítical 17/10/2008 lAcessos: 1,441

    De acordo com a figura de monitoramento orbital de queimadas (INPE/CNPM-EMBRAPA) e da imagem coletada do satélite CBERS-2 fica claro, a ação antrópica de retirada da cobertura vegetal, principalmente na zona rural destacando-se áreas de assentamento e também a atividade agropecuária. A área total da cobertura vegetal descoberta atingiu 18.705,909847 ha. Torna-se necessário a implantação de um Viveiro Agroflorestal, com função principal para produção de mudas de espécies nativas.

    Por: BRITO SOBRINHO, J. C. C.l Ciênciasl 06/12/2010 lAcessos: 983 lComentário: 1
    Marcos Eli da Silva

    RESUMO A degradação do meio ambiente é um fator que contribui para as alterações nos ecossistemas e ameaça a vida de espécies da fauna a e flora no planeta. Normalmente associa-se esse problema à ação do homem sobre a natureza. Para corrigir os estragos causados pela ação humana, os órgãos públicos costumam gastar centenas de bilhões de reais todo ano para recuperar áreas degradas por empreendimentos relacionados á mineração.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 12/01/2015

    O presente trabalho objetiva registrar o papel da Mata Ciliar, ressaltando a importância e a necessidade da sua preservação. A legislação ambiental vigente determina que as margens dos corpos d' água devem ser protegidas por vegetação ciliar. Com as intensas e descontroladas devastações essas formações parecem ser corriqueiras, não apenas em tempos passados como também, nos dias atuais, e as diversas condições têm contribuído para o alcance do caos que nos rodeia.

    Por: Grayce Kelly Bianconil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 07/04/2011 lAcessos: 1,313 lComentário: 1

    Este artigo é um relato da experiência de ensino e aprendizagem que foi desenvolvido com alunos da terceira fase do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal "José Evaristo Costa", situada na Rua: José Caleira Vila, S/N, Bairro: São Francisco, CEP: 78260-000, Tel: (65) 3261 – 2291 na cidade de Araputanga-MT, por duas professoras alfabetizadoras em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A sequência foi realizada no ano de 2013 e teve uma duração de

    Por: Silvana Bento de Melo Couto.l Educaçãol 30/01/2015
    CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

    Existem muitas formas de desumanização e, uma delas, talvez a mais crucial, seja aquela que está sistematizada no desrespeito às diferenças, na medida em que esse desrespeito - no sentido micro - leva o indivíduo para longe da sua capacidade de coexistir e, consequentemente, para longe da possibilidade de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento pessoal; no sentido macro, leva a sociedade para xenofobismos, nacionalismos exacerbados, genocidismos, biocidismos, apartheids, etc.

    Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTAl Educaçãol 22/01/2015
    Magno Fernando A. Nazaré

    Esse artigo busca analisar e compreender as implicações dessa remuneração para o trabalho docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental com base em pesquisas relacionadas à remuneração docente e documentos relativos à temática elaborados por organismos internacionais.

    Por: Magno Fernando A. Nazarél Educaçãol 20/01/2015
    Jaqueline de Andrade

    O presente artigo tem como pretensão abordar de forma clara e objetiva a importância da boa relação entre professor e aluno em busca de uma aprendizagem significativa. Sabe-se que a afetividade inevitavelmente faz parte do trabalho docente.

    Por: Jaqueline de Andradel Educaçãol 20/01/2015

    Vivemos em um um país, que demonstra abertamente, que toda sociedade convive pacificamente e não há preconceito ou discrimanação racial, vendemos a ideia que no Brasil existe a Democracia Racial, onde negros e brancos, se relacionam amigavelmente sem qualquer preconceito ou discrimanação. Porém observamos que, o que existe de fato, é o mito da Democracia Racial, ou seja, uma falsa ideia que brancos e negros vivem harmonicamente. Neste sentido, vamos relatar brevemente sobre algumas expressões.

    Por: Simone Marial Educaçãol 17/01/2015 lAcessos: 16
    Instituto Fisiomar

    Profissionais com qualificação saem na frente no mercado de trabalho e principalmente qualificação técnica. O curso técnico é um bom investimento, pois é um investimento barato, de curto prazo e que dá um excelente retorno. Uma Instituição séria que temos em Santa Catarina é o Instituto Fisiomar, com Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Estética, Massoterapia e Podologia.

    Por: Instituto Fisiomarl Educaçãol 08/01/2015

    Considerando que a Educação deve ser voltada para a construção da cidadania, para o desenvolvimento das potencialidades do educando e a preparação para o trabalho, como diz na LDB – Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), pensa-se que escola deve ser tida em nossa sociedade como oportunidade para o desenvolvimento, não só permitindo possibilitar ao educando estudar conteúdos, mas também dele ampliar relações com o outro, portanto devendo ser de qualidade.

    Por: nilda flores schutzl Educaçãol 30/12/2014
    Jaguaracy Conceição

    Esse texto tem como base a entrevista publicada na Revista Nova Escola de dezembro de 2014 e que traz como título: "A escola é a estrutura estável de quem vive numa família instável". Nela o sociólogo francês Bernard Lahire diz que o meio social é crucial ao desenvolvimento das crianças, pois sozinhas elas não conseguem superar as dificuldades que se deparam.

    Por: Jaguaracy Conceiçãol Educaçãol 23/12/2014 lAcessos: 24
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast