Erosão - causa e efeito

Publicado em: 20/03/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 124 |

O primeiro ponto que deve ser lembrado, são os locais onde existem as nascentes das cabeceiras dos rios, conhecidas como os de  cursos de água de primeira ordem. Esses locais são zonas de convergência dos fluxos superficiais e subterrâneas, havendo assim uma interação sinergética favorável aos processos causadores de erosões.

     O outro fator a ser considerado deve ser  o tipo de solo, uma vez que solos com textura arenosa são extremamente suscetíveis aos processos erosivos, principalmente quando sofrem com a ação do homem, com desmatamento generalizado e concentração do escoamento das águas pluviais.  E por último caso e  o fator - declividade do terreno, que interfere de maneira direta no escoamento superficial, sendo função inversa da infiltração da água no solo, ou seja quanto maior a declividade menor a taxa de infiltração.

O poder erosivo da água depende da densidade e velocidade do escoamento, da quantidade, declividade, comprimento  e da presença de vegetação. Conforme o tipo de vegetação e a extensão da área vegetada este processo pode ser mais ou menos intenso. 

     A partir do momento da retirada da cobertura vegetal, o solo fica exposto às intempéries, sobretudo à água das chuvas, que anteriormente infiltrava lentamente no solo, que passa então a escoar superficialmente, dependendo da intensidade da chuva. A capacidade de transporte da água que escoa superficialmente depende do volume de água e da declividade do terreno. Dessa forma, o escoamento pode ser difuso ou concentrado. O escoamento difuso, que começa a aparecer quando a quantidade de água precipitada é maior que a velocidade de infiltração, pode transportar consigo partículas de solo e provocar de início sulcos poucos profundos, os quais podem evoluir chegando  a ser uma voçorocas

As erosões são causadas pelos ventos, chuvas, ação do homem, animais e máquinas. Nos três últimos casos são mais devastadores. Desmatamento, com a  retirada da cobertura vegetal do solo fica desprotegida. Exemplo maior são as encostas, que com a chegada das chuvas, o solo fica encharcado, pesado e se desprende com facilidade do solo mais rochoso. E com isso desse as encostas, - lama (uma grande mistura de água e terra) - destruindo tudo a sua frente, abrindo grandes voçorocas, assoreando córregos, lagos e rios. Em muitos casos traça novos cursos.

J.S.Cova

guanaxluccos@gmail.com.br

GUANAX & LUCCOS

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/erosao-causa-e-efeito-5756164.html

    Palavras-chave do artigo:

    erosao

    ,

    cobertura vegetal

    ,

    vocoroca

    Comentar sobre o artigo

    Esta pesquisa objetiva mostrar através de dados obtidos por imagens do ano de 2006 do satélite CBERS-2, a situação da degradação da cobertura vegetal às margens do curso (faixa de 200 m a partir do curso principal) Médio do Rio Itapecuru. Constatou-se que dos 15.182 ha da faixa em estudo, 3.233 ha, ou seja, 21,3% do total da área estão sendo de alguma maneira degradados, ou seja, seu manto de cobertura natural está, de alguma forma sendo agredido.

    Por: BRITO SOBRINHO, J. C. C.l Ciênciasl 03/12/2010 lAcessos: 808

    O objetivo deste trabalho foi o de utilizar técnicas de Geoprocessamento no estudo da ação antrópica da cobertura vegetal ao Município de Pedreiras – Maranhão, consistindo em delimitar as áreas degradadas do município, quantificar alterações, observar adequação e viabilidade do uso de imagens do satélite CBERS. Constatou-se que dos 289 Km² da área em estudo, aproximadamente cerca de 10.423,675383 ha, ou seja, 36,068081% do total da área de cobertura vegetal descoberta, estão sendo de alguma mane

    Por: BRITO SOBRINHO, J. C. C.l Ciênciasl 04/12/2010 lAcessos: 409

    Este trabalho visa apresentar o resultado de uma pesquisa de campo que teve como objetivo estudar os processos degenerativos dos impactos ambientais em uma área denominada Olho D'água, esta situada a NE (Nordeste) do centro da cidade de Cáceres-MT, aproximadamente a 6,5km de distância. Nas últimas décadas, o Córrego, que também recebe o mesmo nome do bairro, vem sofrendo alterações irreversíveis, principalmente, devido ao processo desordenado de ocupação, de uso e do manejo inadequado das terras

    Por: leandro dos santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/12/2010 lAcessos: 530
    José Eduardo do Amaral

    O objeto deste trabalho é o comparativo entre 2 áreas impactadas pela mineração de carvão no município de Criciúma, SC, Brasil. Uma delas situa-se em área urbana e a outra está localizada na zona rural. Na área urbana as obras civis estão sobre pilhas de rejeito carbonoso pirítico e sobre bocas de minas. A área rural possui topografia fortemente ondulada e alta declividade, possuindo diversas bocas de minas abandonadas, as quais possuem drenagem ácida de mina – DAM, com vazão de até 50m3/h.

    Por: José Eduardo do Amarall Ciênciasl 28/12/2011 lAcessos: 265

    O presente estudo teve por objetivo realizar um diagnostico sobre o município de Anicuns, para isso utilizamos informações básicas sobre os aspectos: físicos (geologia, geomorfologia, solos, vegetação, condições gerais dos condicionantes climáticos), bem como uma caracterização sobre a situação econômica e social que predomina na região, entre outros. Os conhecimentos foram analisados também uma pesquisa para o conhecimento de informações sócio_ambientais, seguida de mapeamento das informações obtidas acerca do território o que se faz de grande importância, visto que atividades de planejamento para o bem-estar da população e o desenvolvimento sócio-econômico, dependerão de conhecimentos e informações sobre o espaço geográfico.

    Por: RIBEIRO, J. Carlos.l Notícias & Sociedade> Polítical 17/10/2008 lAcessos: 1,425

    De acordo com a figura de monitoramento orbital de queimadas (INPE/CNPM-EMBRAPA) e da imagem coletada do satélite CBERS-2 fica claro, a ação antrópica de retirada da cobertura vegetal, principalmente na zona rural destacando-se áreas de assentamento e também a atividade agropecuária. A área total da cobertura vegetal descoberta atingiu 18.705,909847 ha. Torna-se necessário a implantação de um Viveiro Agroflorestal, com função principal para produção de mudas de espécies nativas.

    Por: BRITO SOBRINHO, J. C. C.l Ciênciasl 06/12/2010 lAcessos: 939 lComentário: 1

    O presente trabalho objetiva registrar o papel da Mata Ciliar, ressaltando a importância e a necessidade da sua preservação. A legislação ambiental vigente determina que as margens dos corpos d' água devem ser protegidas por vegetação ciliar. Com as intensas e descontroladas devastações essas formações parecem ser corriqueiras, não apenas em tempos passados como também, nos dias atuais, e as diversas condições têm contribuído para o alcance do caos que nos rodeia.

    Por: Grayce Kelly Bianconil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 07/04/2011 lAcessos: 1,240 lComentário: 1
    Ana Paula Assaife

    Unânime é a ideia de que não existe uma fórmula, ou processo de ensino/aprendizagem "perfeito" que acabe com muitos dos problemas que nós, educadores, nos deparamos o tempo todo, tais como o desinteresse dos alunos, gestão e politicas ruins dentro das Universidades do MERCOSUL. O presente texto mostra o resultado parcial de uma análise comparada entre as políticas universitárias no Brasil e no Uruguai com o objetivo de apresentar e contextualizar os processos de ensino-aprendizagem vinculados às

    Por: Ana Paula Assaifel Educaçãol 19/08/2014 lAcessos: 19

    Artigo destaca que o currículo vem sendo concebido de formas diferentes em cada momento, e sempre é o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes necessários para o momento em que está inserido. Além disso, mostra que antes mesmo do surgimento da palavra "currículo", os educadores de todas as épocas e lugares já estavam envolvidos, de uma forma ou outra, com o currículo.

    Por: monica rolim de moural Educaçãol 16/08/2014

    Este artigo descreve sobre a dinâmica do Programa de Formação para Funcionários não docentes da Educação - PROFUNCIONÁRIO, do pólo de Colorado do Oeste Rondônia, no período de maio a julho de 2012, abrangendo 70 cursistas, distribuídos em três turmas: téc. em secretaria, téc. em infraestrutura e técnico em alimentação escolar. O objetivo geral da pesquisa é retratar a tendência atual de formação em serviços, descrevendo a dificuldade da geração emergente em lidar com a informática e impressos

    Por: Valdetel Educaçãol 15/08/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O professor que atua com alunos especiais, precisa ter o perfil de um profissional pesquisador preocupado em desenvolver um bom trabalho não esquecendo de levar em consideração fatores que são sem duvida relevante e que contribuirá de forma efetiva na organização e na rotina de suas atividades pedagógicas, para isso, o primeiro passo a ser dado afim de minimizar o problema de aprendizagem e convívio social com a turma e conhecer o perfil do aluno, a deficiência que ele tem.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 13/08/2014

    Surpreendente o abandono de animais em nossas ruas - principalmente na periferia das cidades, já que, no centro, estes são simplesmente atropelados, possivelmente finalizando uma vida de fome, frio e sofrimento. No entanto, quem convive com animais sabe da sua importância para o humor e até mesmo para a estabilidade emocional dos seres humanos.

    Por: Central Pressl Educaçãol 11/08/2014
    Máira Leilaine

    O brincar faz parte da infância, e através deste possibilita um repertório de desenvolvimentos. Além do prazer e satisfação, a criança aprende e se socializa, pois o lúdico é um dos motivadores na percepção e na construção de esquemas de raciocínio, além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e significativa.

    Por: Máira Leilainel Educaçãol 10/08/2014 lAcessos: 15
    Máira Leilaine

    O que é cultura? Como a escola tem trabalhado a diversidade cultural e qual a proposta curricular para esse desafio? No que a Arte e cultura contribuem na formação do ser humano? O grande desafio da escola nos dias atuais é contribuir para formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes, algo que exige da escola um movimento que ultrapasse temas, conteúdos e programas. Nessa realização, percebemos o verdadeiro sentido da palavra cidadania. O conhecimento da cultura local reforça a valoriza

    Por: Máira Leilainel Educaçãol 10/08/2014
    Formacerta.pt

    Em Portugal é possível consultar informação sobre cursos profissionais em www.formacerta.pt,. Um portal dedicado exclusivamente a oferta de cursos profissionais de entidades certificadas nas diferentes áreas de formação, facilitando o acesso a informação fiável e a tomada de decisão no investimento.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 05/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast