Formação Tecnológica Do Gestor Escolar Implementar É Necessário

Publicado em: 24/04/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,720 |

A implementação das tecnologias às escolas aliada às transformações sociais reacende a necessidade de que o gestor escolar esteja qualificado para administrar com eficiência a utilização integrada dos recursos tecnológicos no espaço escolar.
Pensar a formação do gestor que dê conta de prepará-lo para enfrentar as transformações sociais, a inclusão dos recursos tecnológicos nas escolas, aliada às expectativas dos estudantes do século XXI, considerando: o tempo disponível dos gestores, a localização dos estabelecimentos, a motivação dos professores para a construção de um planejamento adequado a cada realidade contemple a utilização integrada dos recursos, etc.
Por outro lado, sabe-se que as IES não proporcionam tal formação.
Vislumbramos na formação continuada uma nova possibilidade de incluir, integrar, vivenciar na práxis sobretudo levar o gestor a compreender como gerenciar o uso das tecnologias na educação. Implementar uma formação em serviço descentralizada pode contribuir neste processo.
Possibilitar com que estejam preparados para este novo tempo pode desencadear o desenvolvimento de novas propostas de gerenciamento e uso das tecnologias no espaço escolar, o que pode resultar numa aprendizagem mais significativa para aqueles que estão em formação.
Tratar da formação continuada do gestor escolar significa perceber que na atualidade dispomos de diferentes modalidades de qualificação e esta pode tornar-se o objeto de estudo pois, no campo educacional é permeado pela ação humana.
Diante deste quadro, acreditamos que necessário se faz alavancar esforços para inserir os gestores neste novo paradigma que se vislumbra na educação antes que os recursos sejam sub-utilizados e ou se tornem obsoletos.

A incorporação das tecnologias na educação vem exigir novas habilidades tanto do professor quanto do gestor. Assim, o ato de educar com o apoio das tecnologias vêm exigir professor preparado, gestor qualificado, planejamento e métodos de uso dos recursos tecnológicos adequado à realidade da escola. Do contrário, as inovações passam a se constituir em problemas especialmente aos gestores interferindo no seu fazer administrativo. No Estado do Paraná as ações dos gestores escolares (Diretores e Diretores Auxiliares) são norteadas pelas Leis: Lei 14231/2003, Lei Estadual n o. 15329/06

Há escolas que já dispõem de alguns recursos para serem utilizados para
dinamizar o ensino e aprendizagem dos estudantes do século XXI dentre eles: o
retroprojetor, micro system, máquina fotográfica, quadro branco, giz, projetor de slides,
data show, TV Multimídia, computadores do MEC/PROINFO e do Paraná Digital –
(PRD), etc. todavia, nem sempre são utilizados haja vista a ausência de melhor preparo por
parte dos profissionais.
Diversos são os fatores que interferem e influenciam na efetivação da formação
continuada destes profissionais destacam-se: disponibilidade de tempo, de acesso e
deslocamento para o local de formação além da motivação necessária para empreender
novos estudos.
É emergente postular uma formação continuada que dê conta de qualificar aqueles
profissionais especialmente, o gestor, perante as necessidades presentes no seu fazer dentre as quais destacam-se:

...conhecimento das implicações sociais e éticas das tecnologias; capacidade de uso do computador e do software utilitário; capacidade de uso das tecnologias da informação e da comunicação em situações de ensino-aprendizagem. Brito e Purificação (2006, p. 8).

Perante as necessidades elencadas e de uma formação adequada a realidade tanto dos profissionais quanto da escola, vislumbra-se na formação continuada uma nova possibilidade de implementar a Formação do Gestor Escolar sob pena de que os recursos sejam sub-utilizados.

ALMEIDA, M. E. B de. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática
democrática. In: Salto para o Futuro. Série Integração de tecnologias, linguagens e
representações. Rio de Janeiro: TV Escola, SEED-MEC, 2005.Disponível
em:<http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/itlr/tetxt2.htm>Acesso:22.mai.08.

BRITO, Glaucia da Silva, PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias:
um re-pensar. Curitiba: IBPEX, 2006.120 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -
LDB. Lei nº 9394. Brasília: MEC, 1996. Disponível em:
< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/txt/lei9394_ldbn1.txt>. Acesso em 20 jul. 2008.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/formacao-tecnologica-do-gestor-escolar-implementar-e-necessario-884682.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestor escolar

    ,

    tecnologias

    ,

    educacao

    Comentar sobre o artigo

    Este texto trata dos pressupostos teóricos e metodológicos acerca da Formação do Gestor Escolar. Destina-se ao aprofundamento das questões relativas à Formação do Gestor Escolar e Gestão e Uso de Tecnologias na Educação. O conteúdo didático desta produção é destinado a quem pretende aperfeiçoar-se na formação do gestor escolar para que este atua na gestão das tecnologias na educação com desenvoltura.

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Ensino Superiorl 12/01/2012 lAcessos: 2,191

    Resumo O maior desafio na atualidade é alcançar um alto nível de qualidade no ensino escolar. Porém, para o gestor conduzir a escola na busca por este objetivo de qualidade no processo de ensino-aprendizagem nas escolas é preciso identificar os problemas, descobrir suas causas e, principalmente, trabalhar para eliminá-las. O que seria a parte mais difícil do trabalho, por causa da dificuldade que implica manter toda a equipe envolvida no processo e compromissada com o propósito. Não há mudanças

    Por: Cleonir Alves da Luzl Educação> Ensino Superiorl 24/08/2011 lAcessos: 672

    Neste artigo pretende-se refletir sobre a formação inicial e continuada do gestor escolar bem como os referenciais que norteiam esse estudo.

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Ensino Superiorl 24/04/2009 lAcessos: 12,056

    RESUMO A educação brasileira encontra-se num momento de crise, pois, a função da escola vem mudando gradativamente, com essa mudança os professores estão sendo sobrecarregados durante o desenvolvimento de seu trabalho, já que além de ter que repassar seu conhecimento acadêmico, tem tido que repassar valores que até pouco tempo eram recebidos em casa, de seus responsáveis.

    Por: Eraldo Pereira Madeirol Educação> Educação Onlinel 27/09/2010 lAcessos: 17,688 lComentário: 2

    Busca-se através do trabalho bibliográfico explorar os conceitos de gestão e demonstrar que o gestor escolar tem uma função educativa que antecede à função administriva. Contudo elas se encontram interligadas, pois o gestor deve criar condições adequadas para o crescimento dos educandos e à construção conhecimento. A pesquisa demonstra que os critérios de desempenho de eficiência, eficácia devem estar ligados, em prncípio, à eficiência pedagógica. pois é na construção do conhecimento que a escol

    Por: Neide Pena Cárial Educaçãol 06/07/2011 lAcessos: 5,800

    O presente artigo tem como objetivo de apresentar a pesquisa sobre a influencia dos meios tecnológicos na educação e aprendizagem de crianças e adolescentes e contribuir com a conscientização sobre os possíveis riscos que as redes sociais oferecem. A pesquisa foi realizada no programa escola da família e teve como base o método dedutivo. Conclui-se que cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável.

    Por: Ivan Guilherme Machadol Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 06/10/2014 lAcessos: 17
    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre a trajetória da qualidade como parâmetro do processo de produção capitalista até sua transformação em Qualidade Total e sua ressignificação como simulacro e instrumento de controle nas políticas educacionais e das relações pedagógicas.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 680
    Daniel Motta

    A revista Nova Escola é uma publicação de periodicidade mensal, criada em 1986 pela Fundação Victor Cívita. A revista é voltada à comunidade de professores do ensino fundamental. Entre suas editorias, ela aborda diversos assuntos da área educacional, sob as mais variadas formas de textos jornalísticos: entrevistas com especialistas, artigos, relatos de experiências, idéias para sala de aula e seções destinadas a divulgação de trabalhos desenvolvidos em diferentes comunidades do país.

    Por: Daniel Mottal Educação> Ensino Superiorl 05/11/2010 lAcessos: 4,529 lComentário: 1
    Alexandre Penante

    AVANÇOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO PARÁ PELA SEDUC

    Por: Alexandre Penantel Educação> Ciêncial 17/01/2011 lAcessos: 1,154 lComentário: 1

    Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que altera o humor e costuma estar associada com baixa autoestima e culpa, e normalmente traz consigo distúrbios do apetite (comer demais, ou praticamente nada), e de sono (dormir demais, ou quase nada), entretanto um dos aspectos mais nocivos é a falta de perspectivas, um sentimento de ausência de futuro, de impossibilidade de solução dos problemas, que muitas vezes leva até ao suicídio.

    Por: Central Pressl Educaçãol 31/10/2014

    O presente artigo discorre contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

    Por: neide figueiredo de souzal Educaçãol 29/10/2014

    Faz-se necessário que a avaliação seja orientada pela lógica da continuidade dos processos de formação.

    Por: neide figueiredo de souzal Educaçãol 29/10/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O lúdico proveniente da palavra latina "ludus" que significa jogos. Que segundo DANTAS, 1988, representa liberdade para brincar livremente, gratuitamente, prazerosamente. Tornando a brincadeira uma expressão máxima do lúdico, desde da antiga Roma e Grécia em períodos remotos da civilização ocidental utilizava os brinquedos na educação com base nas idéias de Platão e Aristóteles.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 28/10/2014
    Sebastiana Braga

    A formação profissional não consiste apenas em ouvir palestra ou fazer determinados cursos. Pelo contrario, ela é um processo continuo e progressivo, onde através da aprendizagem se acumula conhecimento e este por sua vez vai sendo transformado em práticas bem sucedidas. Dessa forma deve ser pensado numa multiplicidade de saberes que através de um projeto para formação continuada que se complemente e que aborde um tema central a todas as áreas no intuito do melhoramento do ensino aprendizagem.

    Por: Sebastiana Bragal Educaçãol 27/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Sei o quanto. Tudo isso não significa nada. Apesar da interminável beleza dos universos. Contínuos. Sei do insignificado das coisas. Do delírio dos deuses. Das franquezas das razões não lógicas. A metafísica não indutiva.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 25/10/2014
    Amanda Souza Machado

    Este trabalho é uma continuação das discussões, pesquisas e reflexões ocorridas durante a elaboração do artigo científico sobre como os educadores exploram as fantasias das crianças, produzidas a partir dos programas de televisão. O artigo propõe-se a apresentar as influências da TV no imaginário das crianças e qual é o papel dos educadores neste momento.

    Por: Amanda Souza Machadol Educaçãol 23/10/2014

    O presente artigo é um estudo bibliográfico que tem como objetivo principal abordar conceitos educacionais e metodologias desenvolvidas em sala de aula usando o lúdico como alternativa de metodologia. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender e adequar a aprendizagem às atuais demandas da educação é necessário conhecer alguns caminhos já percorridos pelo ensino e que se levam a uma redefinição dos objetivos, conteúdo e metodológicos.

    Por: Graciele de Miranda Oliveiral Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 14

    Este texto trata dos pressupostos teóricos e metodológicos acerca da Formação do Gestor Escolar. Destina-se ao aprofundamento das questões relativas à Formação do Gestor Escolar e Gestão e Uso de Tecnologias na Educação. O conteúdo didático desta produção é destinado a quem pretende aperfeiçoar-se na formação do gestor escolar para que este atua na gestão das tecnologias na educação com desenvoltura.

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Ensino Superiorl 12/01/2012 lAcessos: 2,191

    Este artigo apresenta uma experiência do uso de instrumentos de avaliação na formação continuada para professores na modalidade a distância. Analisa o desenvolvimento e uso de instrumentos para avaliar o ambiente de aprendizagem da sala de aula a partir da perspectiva do aluno. Discorre sobre a avaliação, sua forma e importância, contextualiza sua aplicação nos “Cursos de Formação para Professores-tutores em EaD” promovidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Trata do conceit

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Educação Onlinel 02/02/2010 lAcessos: 2,768 lComentário: 1

    Este artigo busca refletir a importância de se efetivar o papel articulador ao fazer cotidiano. Apresenta alguns conceitos a respeito da Educação à Distância, desde seu início até a atualidade. Pondera sobre o real papel do tutor no processo de ensino e aprendizagem. Tenta justificar que é necessário caracterizar a atuação desse profissional para que o cursista tenha formação e aprendizagem significativa, tornando-o autônomo e emancipado plenamente.

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Educação Onlinel 09/12/2009 lAcessos: 2,112

    Este artigo trata da Educação a Distância. Apresenta alguns conceitos a respeito da Educação a Distância, desde seu início até a atualidade. Pondera sobre as abordagens teóricas e metodológicas e sua presença na Lei.

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Educação Onlinel 09/12/2009 lAcessos: 2,048

    Neste artigo pretende-se refletir sobre a formação inicial e continuada do gestor escolar bem como os referenciais que norteiam esse estudo.

    Por: Marco Antonio Amarall Educação> Ensino Superiorl 24/04/2009 lAcessos: 12,056

    Este artigo trata das Políticas de Pós Graduação em Educação busca refletir de que forma vem ocorrendo os cursos de pós graduação perante os efeitos da globalização.

    Por: Marco Antonio Amarall Educaçãol 12/03/2008 lAcessos: 601

    Este texto trata das diferentes formas de aprendizagem.

    Por: Marco Antonio Amarall Educaçãol 12/03/2008 lAcessos: 2,117 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast