Grandezas E Medidas

Publicado em: 26/11/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 7,548 |

                                                      GRANDEZAS E MEDIDAS

                                               “COMO UTILIZÁ-LA NO DIA-A-DIA”

 

                                   Os educadores matemáticos, em nosso país e no exterior, têm atribuído um lugar de destaque para o ensino das grandezas e medidas. Isto é um reconhecimento da importância deste tema nas atividades humanas, das mias corriqueiras às mais complexas, nos vários ramos da tecnologia e da ciência. Também reflete o papel relevante das questões relativas às grandezas na evolução da própria Matemática, evidenciada nas suas inúmeras conexões com aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade.

                                   Apesar disso, o estudo deste campo ainda recebe uma atenção insuficiente no ensino e, em geral, nos livros didáticos. No conjunto das obras avaliadas no PNLD 2008, observa-se que a maioria delas dedica uma atenção abaixo da esperada ao assunto em foco, em todas as séries.

                                   Ao lado dessa limitação de ordem quantitativa, convém discutir algumas questões relativas à abordagem desse campo nas coleções.

                                   As grandezas e medidas predominantes são as geométricas, na maioria das obras. Dessa forma, outras grandezas como massa, temperatura, velocidade, densidade, densidade demográfica, entre outras, que se constituem em excelentes temas articuladores com outras áreas do conhecimento, em geral não recebem a atenção adequada.

                                  A medição é um processo complexo, que envolve a escolha de uma unidade de medida e o emprego de procedimentos apropriados, muitos deles apoiados em instrumentos- réguas, relógios, balanças, recipientes graduados, etc. Nesse processo, atribui-se a uma grandeza de número, que é a medida da grandeza na unidade escolhida. A história desses processos de medição tem estreita ligação com a evolução tecnológica e científica das culturas humanas. Em particular, a gradual padronização das unidades de medidas conduziu ao estabelecimento do sistema métrico decimal e, posteriormente, do Sistema Internacional de Medidas, que hoje é amplamente utilizado. No ensino é importante que se dê oportunidade ao aluno de efetuar medições de forma intuitiva, com o emprego de unidades não-convencionais e próximas de seu dia-a-dia. Tais atividades podem contribuir para a compreensão do caráter arbitrário da unidade e para desenvolver a habilidade de adequar a unidade à grandeza a ser medida.

                                  Entre todo processo de medição no mundo físico, a medida produzida é sempre aproximada.

                                As fórmulas da área de figuras planas em função do comprimento de lados e alturas dessas figuras constituem-se em um bom exemplo para o estudo da relação funcional entre grandezas.

                               Os estudos didáticos relativos às grandezas geométricas têm proposto que, no ensino das grandezas geométricas, é desejável que sejam distinguidos e articulados à figura a grandeza a ela associada e a medida dessa grandeza obtida como resultado de um processo de medição. Nesse sentido, tais estudos recomendam que os alunos sejam expostos a situações de comparação de grandezas sem medição. Comparar os comprimentos de dois caminhos, as áreas de duas superfícies, as capacidades de dois recipientes são exemplos de situações em que é possível apenas estabelecer uma relação- maior, menor, igual- entre as grandezas, sem que seja preciso efetuar medições. Essas atividade podem contribuir para uma abordagem intuitiva das grandezas e, ao mesmo tempo, favorecer a compreensão das especificidades de cada uma deles.  Um bom exemplo é solicitar transformações em dada figura em que sua área varie em sentido oposto ao de seu perímetro.

 

                                                       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

            Guia de Livros Didáticos. Matemática.  Ministério da Educação. PNLD , 2008

            Fundescola / DIPRO/ FNDE/MEC. BRASÍLIA, 2005.

            More, Iracema & ONAGA, Satiko, Dulce. Idéia e Desafios. Ed. Saraiva, 2006

                                

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/grandezas-e-medidas-1509905.html

    Palavras-chave do artigo:

    geometria

    ,

    estatistica

    ,

    probabilidade

    Comentar sobre o artigo

    A palavra Geometria significa, em grego, medir a terra. Os agrimensores egípcios ( 2000 a.C ) recorriam à Geometria para determinar a área de seus campos e para delimitar suas terras quando as cheias anuais do Nilo apagavam marcas anteriores.

    Por: ernandes magalhaesl Educaçãol 26/11/2009 lAcessos: 1,091
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    No Brasil, nos últimos tempos, o ensino da matemática tem vivido uma situação de colapso permanente em todos os graus de ensino, desde o Ensino Fundamental até o ensino superior, onde o insucesso atinge índices preocupantes. Não estamos pensando apenas nas reprovações, mas em um número crescente de educandos que não gostam de matemática, não entendem para que serve e não compreendem verdadeiramente a sua relevância.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 16/01/2013 lAcessos: 129
    Eduardo Henrique Gaspar

    Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre o ensino de Matemática no curso médio, tendo em vista os recentes Parâmetros Curriculares Nacionais para esse nível de ensino. O texto compreende três núcleos: notas sobre as mudanças que vêm sendo propostas sobre o ensino brasileiro;

    Por: Eduardo Henrique Gasparl Educação> Ciêncial 11/11/2011 lAcessos: 294
    Romilda Aparecida Lima

    O artigo aborda a trajetória da educação e a inserção da mulher no mercado de trabalho. A escola tanto do ponto de vista existencial, quanto acadêmico é vista como passagem simbólica que a levaria à ocupação dos escassos lugares sociais e, ainda, é fragilizada diante das incertezas que se percebe nesse campo, dos ensaios pedagógicos que ousa efetivar e, temos na maioria dos casos a falta de tempo para se dedicar à educação, pois sua responsabilidade educacional é abrangente como mãe, mulher, pai

    Por: Romilda Aparecida Limal Educação> Ensino Superiorl 31/10/2012 lAcessos: 83

    Muita informaçao para voce que adora engenharia matematica, este assunto é muito importante para seus estudos.

    Por: samuell Educaçãol 22/10/2010 lAcessos: 859
    Leocádia Karache

    O presente trabalho surgiu da preocupação com o repensar do processo educacional, voltado ao ensino da matemática, onde através de recursos ministrados na aula, pode-se ter alunos ativos e participantes, para isso é preciso que haja mudanças na preparação do processo ensino-aprendizagem desses alunos. Partindo desse princípio, este trabalho tem como objetivo investigar a etnomatemática como recurso na disciplina de matemática.

    Por: Leocádia Karachel Educação> Educação Infantill 03/11/2014 lAcessos: 158
    SANDRA VAZ DE LIMA

    O artigo busca demonstrar a importância da prática do xadrez no âmbito escolar como suporte pedagógico, utilizado como possibilidade de construção na formação dos alunos

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 2,024
    Elaine Peres da Silva

    É indispensável ao desenvolvimento do ser humano o trabalho de sensibilização diante da sociedade, começando pela própria escola, o local de aprendizagem e formação do indivíduo. É preciso que o estudante, enquanto cidadão perceba a importância de sua participação nas questões que envolvem o meio ambiente, desde então, as pequenas ou grandes atitudes podem amenizar, mesmo que parcialmente, a contaminação da natureza.

    Por: Elaine Peres da Silval Educaçãol 27/03/2015 lAcessos: 11
    Fernando Corrêa manarim

    afirmamos que existem outras formas de jogar xadrez além da competição, ou seja, que o xadrez é uma ferramenta que pode trabalhar o praticante pedagógica e terapeuticamente, ensinando a se conhecer, conhecer os outros e conhecer o mundo a qual pertence. Isso pode ser comprovado na Lenda de criação do xadrez, conhecida como a Lenda de Lahur Sessa, lenda que pode ser encontrada na obra de Malba Tahan, "O Homem que calculava".

    Por: Fernando Corrêa manariml Educaçãol 16/03/2015

    1. Por que o regime de ciclos e a progressão continuada são tão criticados? 2. Qual a real eficácia da progressão continuada e quais são os problemas gerados por esta prática? 3. Quais suas implicações políticas? 4. Quais os aspectos negativos deste sistema? 5. Qual o papel do professor, do coordenador e supervisor escolar? 6. Qual a importância da avaliação neste processo?

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 15

    RESUMO A violência é sem duvida, além de uma das grandes preocupações da sociedade, o grande problema a ser enfrentado, principalmente na dura realidade das escolas públicas do Brasil. Atinge a todos na escola, contudo a grande vitima deste problema é o professor, cada vez mais desmotivado e que se encontra quase sempre acuado e de mãos atadas diante do problema. Ocorre de maneira velada e de diversos modos, sendo, obviamente causada pela falta de limites e de ações efetivas para enfrentar o pro

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 13

    Nesta Sociedade de Informação a comunicação assume um papel no desenvolvimento humano como ferramenta de leitura social numa intervenção libertadora na perspectiva social sobre a tecnologia num processo de diminuição das disparidades sociais na criação de políticas publica para a formação de uma cidadania. Atuando numa dimensão social e política através de programas sociais de inclusão digital para reduzir os problemas sociais relativos à marginalização e pobreza

    Por: Daniela Rosseti silval Educaçãol 12/03/2015
    Alinne do Rosário Brito

    O presente artigo tem como finalidade analisar as fases de ensino nas aulas de educação física escolar tendo como base os PCN`S, para facilitar este processo nas instituições de ensino. Portanto é um convite para refletir sobre à pratica pedagógica , ou seja, o processo de alfabetização especificamente no ensino fundamental através deste componente curricular.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 11/03/2015

    O fundamentalismo islâmico é a maior ameaça a democracia e os direitos humanos desde o fim da Guerra Fria.Esse artigo tem por objetivo expor de forma breve,as suas origens durante o processo de partilha afro-asiática promovida pelos países europeu até a sua expansão na era da globalização sob a hegemonia dos EUA.

    Por: Mauricio Mendes de Oliveiral Educaçãol 09/03/2015
    Marlete Turmina Outeiro

    O artigo conta a história de uma família especifica, que venceram as adversidades e os preconceitos sociais, demonstraram a importância de unir-se em favor de um ideal coletivo, cujo objetivo apresenta memória histórica marco de 1985 a 2011, no Município de Abelardo Luz/SC. Os resultados discorrem a partir de um recorte da obra "A Inclusão Social pela Reforma Agrária: a saga de uma família sem-terra, escrito com base nos fatos que constam no diário da Sra. Rosa Turmina.

    Por: Marlete Turmina Outeirol Educaçãol 07/03/2015 lAcessos: 14

    A palavra Geometria significa, em grego, medir a terra. Os agrimensores egípcios ( 2000 a.C ) recorriam à Geometria para determinar a área de seus campos e para delimitar suas terras quando as cheias anuais do Nilo apagavam marcas anteriores.

    Por: ernandes magalhaesl Educaçãol 26/11/2009 lAcessos: 1,091

    Comments on this article

    1
    Jackeline da Conceição Sousa 02/06/2011
    muuuuuuuuuuuuuuuuuuito boooooooooooooooooooooooooom
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast