Grandezas E Medidas

Publicado em: 26/11/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 7,420 |

                                                      GRANDEZAS E MEDIDAS

                                               “COMO UTILIZÁ-LA NO DIA-A-DIA”

 

                                   Os educadores matemáticos, em nosso país e no exterior, têm atribuído um lugar de destaque para o ensino das grandezas e medidas. Isto é um reconhecimento da importância deste tema nas atividades humanas, das mias corriqueiras às mais complexas, nos vários ramos da tecnologia e da ciência. Também reflete o papel relevante das questões relativas às grandezas na evolução da própria Matemática, evidenciada nas suas inúmeras conexões com aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade.

                                   Apesar disso, o estudo deste campo ainda recebe uma atenção insuficiente no ensino e, em geral, nos livros didáticos. No conjunto das obras avaliadas no PNLD 2008, observa-se que a maioria delas dedica uma atenção abaixo da esperada ao assunto em foco, em todas as séries.

                                   Ao lado dessa limitação de ordem quantitativa, convém discutir algumas questões relativas à abordagem desse campo nas coleções.

                                   As grandezas e medidas predominantes são as geométricas, na maioria das obras. Dessa forma, outras grandezas como massa, temperatura, velocidade, densidade, densidade demográfica, entre outras, que se constituem em excelentes temas articuladores com outras áreas do conhecimento, em geral não recebem a atenção adequada.

                                  A medição é um processo complexo, que envolve a escolha de uma unidade de medida e o emprego de procedimentos apropriados, muitos deles apoiados em instrumentos- réguas, relógios, balanças, recipientes graduados, etc. Nesse processo, atribui-se a uma grandeza de número, que é a medida da grandeza na unidade escolhida. A história desses processos de medição tem estreita ligação com a evolução tecnológica e científica das culturas humanas. Em particular, a gradual padronização das unidades de medidas conduziu ao estabelecimento do sistema métrico decimal e, posteriormente, do Sistema Internacional de Medidas, que hoje é amplamente utilizado. No ensino é importante que se dê oportunidade ao aluno de efetuar medições de forma intuitiva, com o emprego de unidades não-convencionais e próximas de seu dia-a-dia. Tais atividades podem contribuir para a compreensão do caráter arbitrário da unidade e para desenvolver a habilidade de adequar a unidade à grandeza a ser medida.

                                  Entre todo processo de medição no mundo físico, a medida produzida é sempre aproximada.

                                As fórmulas da área de figuras planas em função do comprimento de lados e alturas dessas figuras constituem-se em um bom exemplo para o estudo da relação funcional entre grandezas.

                               Os estudos didáticos relativos às grandezas geométricas têm proposto que, no ensino das grandezas geométricas, é desejável que sejam distinguidos e articulados à figura a grandeza a ela associada e a medida dessa grandeza obtida como resultado de um processo de medição. Nesse sentido, tais estudos recomendam que os alunos sejam expostos a situações de comparação de grandezas sem medição. Comparar os comprimentos de dois caminhos, as áreas de duas superfícies, as capacidades de dois recipientes são exemplos de situações em que é possível apenas estabelecer uma relação- maior, menor, igual- entre as grandezas, sem que seja preciso efetuar medições. Essas atividade podem contribuir para uma abordagem intuitiva das grandezas e, ao mesmo tempo, favorecer a compreensão das especificidades de cada uma deles.  Um bom exemplo é solicitar transformações em dada figura em que sua área varie em sentido oposto ao de seu perímetro.

 

                                                       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

            Guia de Livros Didáticos. Matemática.  Ministério da Educação. PNLD , 2008

            Fundescola / DIPRO/ FNDE/MEC. BRASÍLIA, 2005.

            More, Iracema & ONAGA, Satiko, Dulce. Idéia e Desafios. Ed. Saraiva, 2006

                                

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/grandezas-e-medidas-1509905.html

    Palavras-chave do artigo:

    geometria

    ,

    estatistica

    ,

    probabilidade

    Comentar sobre o artigo

    A palavra Geometria significa, em grego, medir a terra. Os agrimensores egípcios ( 2000 a.C ) recorriam à Geometria para determinar a área de seus campos e para delimitar suas terras quando as cheias anuais do Nilo apagavam marcas anteriores.

    Por: ernandes magalhaesl Educaçãol 26/11/2009 lAcessos: 1,077
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    No Brasil, nos últimos tempos, o ensino da matemática tem vivido uma situação de colapso permanente em todos os graus de ensino, desde o Ensino Fundamental até o ensino superior, onde o insucesso atinge índices preocupantes. Não estamos pensando apenas nas reprovações, mas em um número crescente de educandos que não gostam de matemática, não entendem para que serve e não compreendem verdadeiramente a sua relevância.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 16/01/2013 lAcessos: 111
    Eduardo Henrique Gaspar

    Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre o ensino de Matemática no curso médio, tendo em vista os recentes Parâmetros Curriculares Nacionais para esse nível de ensino. O texto compreende três núcleos: notas sobre as mudanças que vêm sendo propostas sobre o ensino brasileiro;

    Por: Eduardo Henrique Gasparl Educação> Ciêncial 11/11/2011 lAcessos: 275
    Romilda Aparecida Lima

    O artigo aborda a trajetória da educação e a inserção da mulher no mercado de trabalho. A escola tanto do ponto de vista existencial, quanto acadêmico é vista como passagem simbólica que a levaria à ocupação dos escassos lugares sociais e, ainda, é fragilizada diante das incertezas que se percebe nesse campo, dos ensaios pedagógicos que ousa efetivar e, temos na maioria dos casos a falta de tempo para se dedicar à educação, pois sua responsabilidade educacional é abrangente como mãe, mulher, pai

    Por: Romilda Aparecida Limal Educação> Ensino Superiorl 31/10/2012 lAcessos: 64

    Muita informaçao para voce que adora engenharia matematica, este assunto é muito importante para seus estudos.

    Por: samuell Educaçãol 22/10/2010 lAcessos: 832
    SANDRA VAZ DE LIMA

    O artigo busca demonstrar a importância da prática do xadrez no âmbito escolar como suporte pedagógico, utilizado como possibilidade de construção na formação dos alunos

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 1,991

    O presente artigo é um estudo bibliográfico que tem como objetivo principal abordar conceitos educacionais e metodologias desenvolvidas em sala de aula usando o lúdico como alternativa de metodologia. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender e adequar a aprendizagem às atuais demandas da educação é necessário conhecer alguns caminhos já percorridos pelo ensino e que se levam a uma redefinição dos objetivos, conteúdo e metodológicos.

    Por: Graciele de Miranda Oliveiral Educaçãol 21/10/2014
    Alinne do Rosário Brito

    O artigo busca pesquisar e relatar o que é o Programa Mesa Brasil SESC e dialogar com as ações do Governo do Estado do Amapá para que a segurança alimentar seja implementada atendendo as leis nacionais e as respectivas atuações das politicas públicas que o regem quanto a tentativa de diminuição da miséria na cidade de Macapá.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 13
    Tania R. Steinke

    Promover a valorização da formação continuada dos docentes e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio das escolas públicas.

    Por: Tania R. Steinkel Educaçãol 19/10/2014

    Este artigo analisa de forma breve a teoria das Representações sociais, realizada por alguns estudiosos que contribuíram para a o avanço das representações sociais, bem como, os teóricos que tinham como base as investigações de como as pessoas transformam os conhecimentos científicos em conhecimento de senso comum na década de 60, e também a forma como adota a perspectiva comunicativa "genética" na apreensão do conhecimento veiculado a dinâmica do cotidiano.

    Por: Elizabeth Almeida dos Santosl Educaçãol 14/10/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Resumo O aumentou consideravelmente do número de alunos especiais matriculados no ensino regular foi de aproximadamente 70% em 2014, em relação aos anos anteriores. Essa chegada dos alunos nas instituições públicas de ensinos promoveu serias mudanças de paradigmas em todos os profissionais da educação, mas seguiu junto um profissional fundamental na implementação desse novo olhar sobre a educação especial e principalmente sobre a inclusão.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 10/10/2014

    O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ajuda a milhões de brasileiros todos os anos através de seus Cursos Gratuitos oferecendo modalidades presenciais ou EAD (Ensino a Distância) para realização dos mesmos. Conheça alguns cursos grátis para 2015

    Por: sitesjoaoepaulol Educaçãol 09/10/2014

    A avaliação na Escola Ciclada já vem redefinida, ou seja, já está incorporada com novas idéias e nas aspirações, sua perspectiva está muito além de atribuir uma nota por simples burocracia institucional ou por simplesmente conferir o que foi "aprendido" ou não.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educaçãol 02/10/2014

    A MATEMÁTICA E A MÚSICA POSSUEM LAÇOS MUITO FORTES DESDE A ANTIGUIDADE E O INTERESSANTE É QUE TEM MUITOS ALUNOS QUE GOSTAM DE MÚSICA E DIZEM QUE NÃO GOSTAM DE MATEMÁTICA. ENTÃO, SENDO ASSIM, É BEM INTERESSANTE MOSTRÁ-LOS A ELES ESTA FORTE RELAÇÃO.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Educaçãol 02/10/2014 lAcessos: 12

    A palavra Geometria significa, em grego, medir a terra. Os agrimensores egípcios ( 2000 a.C ) recorriam à Geometria para determinar a área de seus campos e para delimitar suas terras quando as cheias anuais do Nilo apagavam marcas anteriores.

    Por: ernandes magalhaesl Educaçãol 26/11/2009 lAcessos: 1,077

    Comments on this article

    0
    Jackeline da Conceição Sousa 02/06/2011
    muuuuuuuuuuuuuuuuuuito boooooooooooooooooooooooooom
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast