O Cenario Ambiental

Publicado em: 18/03/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 1,824 |

 

O Cenário ambiental

 

Gilmar dos Santos Nascimento*

                   As preocupações nesse início de século voltam-se para as transformações que o planeta vem passando com impactos visíveis. Discussões intermináveis estão ocorrendo por todas as partes. Os diversos segmentos da sociedade - políticos, econômicos e sociais - exercem cada um a sua maneira uma pressão um sobre o outro, numa demonstração clara, não de preocupação, mas de determinação de responsáveis pela questão da conservação.

                  No Brasil, as transformações já são visíveis pelo desequilíbrio climático, enchentes em regiões, seca em outras, o mar avançando sob as cidades litorâneas, quadro de ciclones e tempestades destrutivas, num país que se colocava como aquele que estava imune a essas intempéries. Embora apresentando-se como um dos maiores defensores da urgente necessidade no controle dos gás que provocam o efeito estufa, mesmo assim, encontra-se entre os que mais polui. Segundo o jornalista Wellingotn Novaes não é nossa matriz industrial, como em outros países, responsável pela colocação nesse rankin negativo, mas as queimadas e, pasmem, nosso plantel pecuário com a emissão de metano..

                  O que temos realizado para combater a emissão de gases? Os ecologistas cientistas jornalistas, enfim, a sociedade civil vem manifestando suas intenções, a sociedade política caminha  timidamente, o discurso é ampliado, mas as ações não apresentam resultados transparentes. O Brasil é hoje o quarto país em emissão de gases, embora não seja o quarto mais industrializado e rico do planeta.

                  A ação global, através de uma política intervencionista e protecionista, que interfere diretamente na geopolítica e na relação entre os países, como se fosse apenas prevencionista, evidencia o fato de que, num futuro não tão distante, assim, como ocorre hoje com os países Árabes, as pressões serão dirigidas para os países com disponibilidade de geração de matrizes energéticas renováveis e  com grandes reservatórios de água potável.

                  Aliás, a questão água passa ú ser outro fator determinante na preservação do planeta e da vida, a poluição, o desgelo, o aumento das águas do mar, as secas, entre outros, conseqüência do desequilibro, não deixam duvidas da necessidade de repensar nossa relação com o líquido potável. Não se trata apenas de cuidar do meio ambiente, trata-se de não ultrapassar limites que ameaçam a própria vida na terra.

                Em nome do meio ambiente, diferentes restrições poderão ser estabelecidas, desde as exigências de certificação de qualidade, a não compra de produtos de países onde existe o trabalho infantil, matança de baleia, escravismo, todas políticas paliativa, mero discurso, o clima vem aquecendo, desertificações, os  chamados desastres naturais ocorrem em regiões do planeta onde antes não se manifestavam É certo que os problemas ambientais afetam a  todos, chuva ácida, buraco na camada de ozônio, poluições radiativas, mortalidade nos rios, efeito estufa entre  tantos outros, define o cenário. Ser pessimista ou otimista, não muda o quadro em nada, mas temos o dever cívico de tentar. 

 

 

* Mestre em Sociologia

 

 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-cenario-ambiental-822479.html

    Palavras-chave do artigo:

    clima

    ,

    meio ambiente

    ,

    efeito estufa

    Comentar sobre o artigo

    ana cristina da cruz santos

    texo fala sobre impactos amiental efeito estufa e a importancia da reciclagem

    Por: ana cristina da cruz santosl Educação> Ensino Superiorl 30/12/2010 lAcessos: 154
    Mirian Maria Cossul

    O efeito estufa é essencial para a vida na Terra e é um dos processos naturais do planeta, sendo resultante da absorção de calor por certos gases presentes na atmosfera, chamados gases efeito estufa, porque eles realmente retêm o calor na baixa atmosfera e refletem parte dele para a superfície.

    Por: Mirian Maria Cossull Ciências> Biologial 05/05/2009 lAcessos: 3,540
    Sergio Sebold

    O presente trabalho faz uma retrospectiva dos grandes encontros internacionais sobre a problemática do meio ambiente; estabelece algumas reflexões sobre o compromisso ético das nações na busca de uma solução que possa conseguir um desenvolvimento sustentável de longo prazo; e conclui com abandono da atual lógica de poder através da competitividade, pela lógica da solidariedade como o único parâmetro de sobrevivência.

    Por: Sergio Seboldl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/05/2011 lAcessos: 766
    ADILSON MOTTA

    Este artigo faz uma abordagem sobre a necessidade de preservaação tanto quanto a própria vida. Pois não é só a natureza que estará em jogo sua existência, a dos próprios seres humanos, consequentemente também.

    Por: ADILSON MOTTAl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 02/08/2011 lAcessos: 179
    Valdec Romero Castelo Branco

    Este artigo apresenta uma investigação sobre as inter-relações entre o papel da Universidade Corporativa, a aprendizagem organizacional e o meio ambiente, apoiada em uma nova práxis pedagógica, caracterizada por meio de um processo ensino e aprendizagem mais consistente, reflexivo e continuado. Para os profissionais envolvidos no processo de ensino corporativo, o aprimoramento ocorre com a aplicação de inúmeras ações e instrumentos para ampliar e aperfeiçoar as práticas pedagógicas na empresa.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Negócios> Gestãol 20/07/2010 lAcessos: 1,004
    Welinton dos Santos

    Os alertas do meio ambiente estão presentes em nossas vidas, diariamente ouvimos comentários na imprensa sob os efeitos e reflexos do clima.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedadel 11/09/2009 lAcessos: 486

    Análise da preocpação ambiental internacional e os meios para essa proteção ambiental.

    Por: Marcelo Silval Direitol 15/01/2009 lAcessos: 16,593
    Sonaly Beatriz Frazão Silva

    O artigo é uma reflexão que mira conjeturar e indicar um dos caminhos possíveis e a importância de duas áreas inter-relacionadas (meio ambiente e trânsito), que flagelam na carência de cidadania, produção científica, políticas públicas mais direcionadas e comportamentos / atitudes eficazes para reversão das respectivas problemáticas.

    Por: Sonaly Beatriz Frazão Silval Educaçãol 31/01/2010 lAcessos: 2,548 lComentário: 4

    O meio ambiente é o local em que estamos inseridos, é o meio que Deus destinou para vivermos. O planeta Terra é a nossa casa, nossa moradia. Indagamos constantemente sempre que nos vem à memória, se as incursões da natureza contra o homem são avisos sublimares para um basta?

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 19/06/2009 lAcessos: 826

    A emissão de gases de efeito estufa tem provocado grandes alterações na composição da atmosfera, provocando sérios problemas ambientais, como o aquecimento global, para reduzir esse problema surgiu um mecanismo de mercado denominado seqüestro de carbono, contemplando alguns processos de contribuição com o meio ambiente.

    Por: Eloia Beltrão da Cunhal Educaçãol 17/08/2011 lAcessos: 1,027
    leticia dos santos geraldo

    A essência do Construtivismo nasceu fundamentalmente da teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget. A hermenêutica do construtivismo designa-se hoje, a buscar, conhecer, métodos pedagógicos, sendo utilizada como determinados aspectos para a aprendizagem, pois se popularizou como "método construtivista".O objetivo deste trabalho é mostrar o real objetivo da prática construtivista e o que ela pode mudar no meio educacional.

    Por: leticia dos santos geraldol Educaçãol 11/04/2015
    Joseléia Graciano da Silva

    O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições do processo educativo escolar no sistema prisional, de modo a abordar a funcionalidade da escola nesse espaço singular, apontando não só o caráter legal do atendimento em educação por parte das instituições prisionais, mas também os fatores que motivam os sentenciados/detentos a procurarem a escola no presídio.

    Por: Joseléia Graciano da Silval Educaçãol 10/04/2015
    Joseléia Graciano da Silva

    Nell. Direção: Michael Apted. Produção: Renee Missel e Jodie Foster. Interprétes:Jodie Foster,Liam Neeson e Natasha Richardson e outros. Roteiro: William Nicholson e Mark Handley, 1994. (115 min).

    Por: Joseléia Graciano da Silval Educaçãol 10/04/2015
    Carlos Henrique Araújo

    Tudo ruiu como um castelo feito de cartas já no final de 2014. Com o ajuste fiscal, ficou absolutamente claro de que os programas sociais seriam essencialmente afetados. O MEC sofreu o maior corte financeiro de sua história. Segundo analistas, o ministério da Pátria Educadora teria seu orçamento diminuído em sete bilhões de reais anuais.

    Por: Carlos Henrique Araújol Educaçãol 02/04/2015 lAcessos: 17
    Elaine Peres da Silva

    É indispensável ao desenvolvimento do ser humano o trabalho de sensibilização diante da sociedade, começando pela própria escola, o local de aprendizagem e formação do indivíduo. É preciso que o estudante, enquanto cidadão perceba a importância de sua participação nas questões que envolvem o meio ambiente, desde então, as pequenas ou grandes atitudes podem amenizar, mesmo que parcialmente, a contaminação da natureza.

    Por: Elaine Peres da Silval Educaçãol 27/03/2015 lAcessos: 19
    Fernando Corrêa manarim

    afirmamos que existem outras formas de jogar xadrez além da competição, ou seja, que o xadrez é uma ferramenta que pode trabalhar o praticante pedagógica e terapeuticamente, ensinando a se conhecer, conhecer os outros e conhecer o mundo a qual pertence. Isso pode ser comprovado na Lenda de criação do xadrez, conhecida como a Lenda de Lahur Sessa, lenda que pode ser encontrada na obra de Malba Tahan, "O Homem que calculava".

    Por: Fernando Corrêa manariml Educaçãol 16/03/2015 lAcessos: 12

    1. Por que o regime de ciclos e a progressão continuada são tão criticados? 2. Qual a real eficácia da progressão continuada e quais são os problemas gerados por esta prática? 3. Quais suas implicações políticas? 4. Quais os aspectos negativos deste sistema? 5. Qual o papel do professor, do coordenador e supervisor escolar? 6. Qual a importância da avaliação neste processo?

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 18

    RESUMO A violência é sem duvida, além de uma das grandes preocupações da sociedade, o grande problema a ser enfrentado, principalmente na dura realidade das escolas públicas do Brasil. Atinge a todos na escola, contudo a grande vitima deste problema é o professor, cada vez mais desmotivado e que se encontra quase sempre acuado e de mãos atadas diante do problema. Ocorre de maneira velada e de diversos modos, sendo, obviamente causada pela falta de limites e de ações efetivas para enfrentar o pro

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 19

    O artigo discute o contexto da globalização e suas implicações no ambiente escolar, procura-se desenvolver uma trajetória com o objetivo de compreender o papel da escola nessa sociedade, definida como do conhecimento. Será a escola instrumento de reprodução ou ela pode e deve se posicionar frente as ondas globais?

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 25/10/2013 lAcessos: 58

    O artigo propõe discutir a efetivação da gestão democrática e participativa na Escola, a partir da efetivação de prática que possibilite a construção do processo de gestão democrática. O entedimento do autor a Escola deve estar no centro e ser referência nas transformações na gestão e promova a construção de um novo modelo.

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 24/10/2013 lAcessos: 65

    Apresenta uma discussão da relação campo/cidade versus modernização, procurando oportunizar uma analise critica das politicas publicas para o campo, especialmente a partir da década de sessenta, os equivocos entre modernização e mudança. As analise aqui defendidas apontam a Educação como principal condição de transformação da sociedade rural e do homem do campo

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 06/06/2012 lAcessos: 104

    A intenção aqui é refletir sobre al marca midiática do atual governo brasileiro, procurando perceber de que miséria estão falando.econômica com suas implicações sociais, culturais ou apenas garantia de acesso a comida?Partindo da constatação existente de que a miséria está presente na sociedade brasileira ,e hoje mais do que em qualquer outro momento - passou a ser- assumida através da mídia

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 24/11/2011 lAcessos: 195

    A reflexão proposta parte da discussão da utilização da educação como bandeira de campanhas políticas, aponta-se para necessidade de transformação na educação com reflexos direto na sociedade.

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 01/02/2011 lAcessos: 137

    Discutir o conceito ampliado de Estado,apontado para a maneira como a sociedade enxerga sua relação com o mesmo e as divergencia que essa maneira de compreender provoca na sociedade.

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 13/12/2010 lAcessos: 382

    Apresento algumas reflexões sobre a Educação Superior e o ser academico. O caminho trilhado aponta para o distanciamento das referências sociais e politicas que marcaram em décadas passadas, o papel do universitario e dos estudantes em geral.

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 08/07/2010 lAcessos: 115 lComentário: 2

    Apresenta algumas reflexões sobre o momento presente, relacionado ao processo político que se aproxima e como os discursos são recheados de falas que se repetem ao logo dos anos. Os temas continuam sendo os mesmo, as questões sociais são cantadas e decantadas e continuam sem solução.

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educação> Ensino Superiorl 04/04/2010 lAcessos: 156

    Comments on this article

    0
    GRAÇA SEIXAS 17/05/2009
    Para a presevação dos recursos hidrícos e a manutenção da biodiversidade deve ser incentivado a conservação de estabelecimento de unidades, assim talvez colaboremos com o meio ambiente.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast