O CÉU DE OUTUBRO

Publicado em: 23/02/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 42,185 |

Um dos fatores que contribuíram para a escolha dos jovens foi a observação que realizaram do Foguete Sputnik, Homer ficou fascinado, ficou apaixonado pela grande tecnologia que o homem havia criado.
Após a observação do foguete sobre a cidade de Coalwood, o garoto decide construir um foguete, começa a pesquisar sobre o assunto e como não entende muito bem, resolve procurar um aluno que é muito discriminado e marginalizado em sala de aula, mas como queria muito fabricar seu foguete, passou por cima dos obstáculos e falou com o rapaz. Quando Homer chega perto de Quentim, o rapaz leva um susto pois ninguém se aproximava dele por ser o CDF da turma.
Homer comenta sobre sua fascinação sobre foguetes e lhe pede ajuda, Quentim é pronto a atendê-lo, o rapaz é um crânio e entende tudo sobre foguetes, os dois então começam a realizar pesquisas cada vez mais.
Para completar o grupo, juntam-se a eles Roy e Sherman, a cidade começa a chamá-los de “os fogueteiros”.
A cidade de Coalwood, é pequena, situada no estado de Virginia, a principal atividade realizada na cidade é a mineração de carvão, onde praticamente todos os homens trabalham, somente aqueles que têm oportunidade ingressam na faculdade e têm um futuro melhor. Senão a sina é fazer parte do grupo de mineração.
O pai de Homer apoiava muito o filho mais velho, que iria entrar para a universidade através de recebimento de uma bolsa de estudos dedicada ao esporte, como Homer não ia bem no futebol seu pai achava que a única solução era seguir os seus passos, dar continuidade ao seu serviço, a sua empresa de mineração.
Sua mãe demonstrava acreditar no filho, apesar de não chegar a dar sua opinião, ela fazia de tudo para ajudá-lo, cedendo até sua lavanderia para a fabricação do foguete.
Seu irmão achava que tudo aquilo era perca de tempo, Homer e seus amigos nunca conseguiriam nada, era puro desperdício.

O diretor não apoiava muito, não incentivava os alunos, achava que eles estavam perdendo tempo.
A professora dava maior apoio aos alunos, incentivou-os até a última hora, lutava pelos alunos, queria mostrar que eles tinham potencial e podiam ganhar o prêmio na feira de ciências.
Se na primeira repreensão, ou primeira crítica, os jovens tivessem desistido jamais teriam conseguido sua vitória. Assim somos nós, não devemos nos desanimar e nem dar ouvidos aos que falam, devemos persistir, correr atrás de nossos ideais, só assim mostraremos, para nós mesmos e para as outras pessoas, que somos capazes de realizar nossos sonhos.
A feira de ciências é uma oportunidade dos jovens expor suas idéias, seu comprometimento e dedicação aos estudos. No Brasil a questão de bolsas de estudos é diferente, a aplicação do vestibular dificulta a entrada das pessoas menos favorecidas na Universidade, além disso os alunos que tiveram condições de estudar em escolas particulares acabam concorrendo com aqueles que só estudaram em escolas públicas. Isso traz grandes transtornos na vida daquele que não têm condições de fazer uma faculdade particular. Esses jovens acabam tendo que deixar seus sonhos de lado e às vezes não fazem curso superior, e quando fazem, geralmente, não é o curso que gostaria de fazer.
Em relação ao número de vagas nas universidades públicas e particulares, é um absurdo, as universidades públicas cada vez mais diminuem suas vagas, enquanto isso as universidades particulares aumentam as vagas, com o intuito de ganhar cada vez mais.
Geralmente os alunos que estudam nas universidades públicas são aqueles que possuem melhor condições de vida, entraram porque tiveram maior preparação, enquanto aquele que pertence a classe baixa não consegue entrar para a universidade pois não tiveram a preparação adequada.
O que acontece muitas vezes, é que os jovens que não possuem condições, acabam tendo que trabalhar o dia todo, para pagar uma universidade particular, fazendo um curso que, geralmente, não gostaria, só para dizer que tem um curso superior.
Enquanto isso os jovens que possuem poder aquisitivo, estudam nas universidades públicas, e se tornam bons profissionais, evoluem. Em conseqüência disso, o rico fica cada vez mais rico, e o pobre acaba ficando na mesmice, sem ter oportunidades de avançar.
Uma das cenas que chamou a atenção foi aquela que mostrou a persistência dos jovens em lançar o foguete, pois apesar das criticas e de estarem acreditando em si mesmos sozinhos, eles não desistiram, até conseguiram mostrar para todos que eram capazes.
Outra cena interessante, foi a da professora, que demonstrava interesse ao estudo dos jovens, dando apoio e incentivando-os a dar continuidade a seus estudos.
O que mais emocionou foi o momento em que os jovens conseguem ganhar o prêmio na feira de ciências, a alegria de uma conquista, atingindo o maior objetivo, de mostrar às pessoas que eram capazes, que podiam fazer a diferença.
Ao ver os personagens reais, e suas realizações profissionais, emocionei-me muito, pois muitas vezes temos sonhos, e queremos realizar algo, mas tememos e não ousamos. O filme mostra que devemos ousar, experimentar, quem sabe também faremos a diferença na sociedade onde vivemos.
“O FAZER ACONTECER, A SOLIDARIEDADE, A COMPREENSAO, A AJUDA MÚTUA E O AMOR ENTRE AS PESSOAS, É O MAIS IMPORTANTE.... O RESTO VEM POR ARÉSCIMO.
É ESTE O SEGREDO DO SUCESSO”.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 24 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-ceu-de-outubro-340339.html

    Palavras-chave do artigo:

    dificuldades persistencia sonhos

    Comentar sobre o artigo

    Penelope

    As vezes na vida deixamos os sonhos para traz com medo dos obstáculos, e esquecemos que tudo na vida basta ter querer e ir adiante...

    Por: Penelopel Religião & Esoterismo> Meditaçãol 17/08/2009 lAcessos: 256
    Douglas Moraes

    A perseverança é uma escola de ensino das mais eficazes que o homem pode ter. O persistente é capaz de rir das suas próprias dificuldades, pois sabem aonde querem chegar, são otimistas e cheios de esperanças. A persistência nos leva ao desconhecido nos faz amadurecer em busca de coisas melhores, nos faz pessoas forte diante das adversidades da vida, nos faz descobrir que a constância em prol de um objetivo é o que nos conduz a obter a verdadeira "sorte".

    Por: Douglas Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/04/2011 lAcessos: 227

    Quem no mundo de hoje aprende a lidar com pequenos fracassos, não conseguirá ir muito longe, porque viverá lamentando-se o tempo todo. Já uma pessoa de mente vencedora está sempre disposta a dar a volta por cima.

    Por: Eugênio Sales Queirozl Carreira> Gestão de Carreiral 15/10/2010 lAcessos: 85
    Jayme de Oliveira

    No início eu achava muito bacana o fato de alguém decidir tomar uma atitude de realizar um sonho, pois esse desejo não passa de um sonho. E para muitas pessoas, vai ficar apenas no sonho, na conversa, quem sabe até a vida pague essa promessa, como diz a letra da música "Verdade Chinesa" gravada por "Emílio Santiago". Então, pensava eu, se a pessoa deu o primeiro passo, que é se matricular num curso, ela já deixou de apenas sonhar e começou um processo de conseguir o seu sonho.

    Por: Jayme de Oliveiral Arte& Entretenimento> Músical 30/09/2014 lAcessos: 13
    Régina Sélia Durães Amaral

    O filme proporciona uma visão nítida, passo a passo, dos critérios experimentados pelos jovens para o diagnóstico de Síndrome de Dependência segundo a Décima Edição de Classificação Internacional das Doenças - CID-10 - Organização Mundial de Saúde.Após mostrar a fase dos "sonhos", o filme proporciona um mergulho no processo de ruina e o fim trágico dos usuários de drogas.

    Por: Régina Sélia Durães Amarall Psicologia&Auto-Ajudal 20/07/2009 lAcessos: 3,977 lComentário: 4
    Ricardo Hideo Kozima

    Para que você tenha um negócio de sucesso em Marketing de Rede, é extremamente importante definir um sonho, talvez o primeiro passo após se associar...Muitas pessoas contrariam essa idéia dizendo:

    Por: Ricardo Hideo Kozimal Negócios> Negócios Onlinel 07/10/2011 lAcessos: 270
    Tom Coelho

    Veja um ensaio abordando 15 importantes competências para o sucesso profissional e pessoal.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/12/2012 lAcessos: 116

    Chris Gardner (Will Smitch) é um pai de família que enfrenta vários obstáculos para vencer na vida. O fime é maravilhoso, somos levados a refletir sobre a maneira que lidamos com pequenos problemas de nosso dia a dia, muitas vezes perdendo a serenidade e reclamando de tudo com extremo negativismo. Problemas financeiros, familiares, profissionais e pessoais, ocorrerão ao longo de toda a vida e devem ser encarados com naturalidade e a solução deve ser buscada com empenho e determinação.

    Por: Prof. Paulo Barreto dos Santosl Carreira> Recursos Humanosl 30/05/2008 lAcessos: 6,667 lComentário: 5
    GILBERTO CABEGGI

    As pessoas acham que a felicidade não é possível e por isso sofrem muito. Por não acreditarem que podem ser felizes, arrastam-se pela vida, sem viver tudo aquilo a que têm direito.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 12/09/2009 lAcessos: 790
    CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

    Existem muitas formas de desumanização e, uma delas, talvez a mais crucial, seja aquela que está sistematizada no desrespeito às diferenças, na medida em que esse desrespeito - no sentido micro - leva o indivíduo para longe da sua capacidade de coexistir e, consequentemente, para longe da possibilidade de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento pessoal; no sentido macro, leva a sociedade para xenofobismos, nacionalismos exacerbados, genocidismos, biocidismos, apartheids, etc.

    Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTAl Educaçãol 22/01/2015
    Magno Fernando

    Esse artigo busca analisar e compreender as implicações dessa remuneração para o trabalho docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental com base em pesquisas relacionadas à remuneração docente e documentos relativos à temática elaborados por organismos internacionais.

    Por: Magno Fernandol Educaçãol 20/01/2015

    Vivemos em um um país, que demonstra abertamente, que toda sociedade convive pacificamente e não há preconceito ou discrimanação racial, vendemos a ideia que no Brasil existe a Democracia Racial, onde negros e brancos, se relacionam amigavelmente sem qualquer preconceito ou discrimanação. Porém observamos que, o que existe de fato, é o mito da Democracia Racial, ou seja, uma falsa ideia que brancos e negros vivem harmonicamente. Neste sentido, vamos relatar brevemente sobre algumas expressões.

    Por: Simone Marial Educaçãol 17/01/2015 lAcessos: 14
    Instituto Fisiomar

    Profissionais com qualificação saem na frente no mercado de trabalho e principalmente qualificação técnica. O curso técnico é um bom investimento, pois é um investimento barato, de curto prazo e que dá um excelente retorno. Uma Instituição séria que temos em Santa Catarina é o Instituto Fisiomar, com Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Estética, Massoterapia e Podologia.

    Por: Instituto Fisiomarl Educaçãol 08/01/2015

    Considerando que a Educação deve ser voltada para a construção da cidadania, para o desenvolvimento das potencialidades do educando e a preparação para o trabalho, como diz na LDB – Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), pensa-se que escola deve ser tida em nossa sociedade como oportunidade para o desenvolvimento, não só permitindo possibilitar ao educando estudar conteúdos, mas também dele ampliar relações com o outro, portanto devendo ser de qualidade.

    Por: nilda flores schutzl Educaçãol 30/12/2014
    Jaguaracy Conceição

    Esse texto tem como base a entrevista publicada na Revista Nova Escola de dezembro de 2014 e que traz como título: "A escola é a estrutura estável de quem vive numa família instável". Nela o sociólogo francês Bernard Lahire diz que o meio social é crucial ao desenvolvimento das crianças, pois sozinhas elas não conseguem superar as dificuldades que se deparam.

    Por: Jaguaracy Conceiçãol Educaçãol 23/12/2014 lAcessos: 22
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Basicamente a três milhões de anos atrás. A evolução humana foi desencadeada na África. Resultada de um elo anterior que favoreceu no surgimento do homo sapiens e do chimpanzé. Todas as populações do mundo descendem de tal elo. O que já foi explicitado cientificamente por comparações de DNA.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 23/12/2014 lAcessos: 11

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014 lAcessos: 15
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Empreendedores são pessoas que desejam participar ativamente da construção de um mundo novo, não apenas como expectadores, mas como atores das mudanças globais da atualidade. De modo geral a pesquisa busca conhecer as ações dos empreendedores nas organizações e dessa forma, saber como eles podem e devem contribuir para o crescimento e desenvolvimento. Especificamente buscou-se: diagnosticar o perfil "empreendedor"; identificar os desafios que a administração propõe ao gestor público.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 20/08/2013 lAcessos: 179
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A Educação Especial é uma modalidade da Educação Básica, fundamentada no princípio da atenção à diversidade. Integram-se o Ensino Regular e a Educação Especial numa concepção da Educação Inclusiva, buscando a participação e permanência de todos os alunos na escola, numa educação de qualidade, onde o atendimento as pessoas com necessidades especiais não requer um ambiente especifico e único, mas sim necessita de recursos físicos, humanos e materiais para que seja possível atender a todos, adaptan

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 2,394
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A Tecnologia Educacional é entendida como a área que estuda a aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - na educação, a partir de um embasamento da didática, psicologia da aprendizagem e desenvolvimento tecnológico. Assim, as alterações no sistema educativo visam levar em conta as diferenças pessoais, estilos cognitivos, ritmos de aprendizagem, afinidades, áreas de interesse, estratégias de pensamento e motivação.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 186
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Não existe uma única concepção sobre a EaD, pois o conceito evoluiu ao longo do tempo, influenciado pelo avanço das tecnologias da informação e da comunicação. Além disso, a concepção de educação a distância pode variar conforme o autor, sua base teórico-conceitual e sua concepção do que significam educação, ensino e aprendizagem.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 198
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A expectativa é ao mesmo tempo ligada a pessoa e ao interpessoal, também a expectativa se realiza no hoje, e futuro presente, voltado para o ainda-não, para o não experimentado, para o que apenas pode ser previsto. Assim, percebe-se que a expectativa é um sentimento que surge diante de novidades, do diferente.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 100
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Com os anos as análises históricas sofreram inúmeras mudanças, tendo historiadores como Jules Michelet que se preocupavam com histórias nacionais, espírito do povo, representando heróis. Tal autor chamou a atenção por identificar um agente sem rosto – o povo, as massas, como personagem da história e como protagonista dos acontecimentos.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 195
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Conforme o texto "Correntes, campos temáticos e fontes", a escrita e a leitura são indivisíveis e estão contidas no texto, permitindo a comunicação e veicula representações, onde o historiador pergunta sobre quem fala e de onde fala, discutindo sobre ela. As relações entre essas instancias não são diretas nem reflexas, mas sim intermediadas pelo discurso narrativo, e para o entendimento da História Cultural pode ser o da metáfora, pois o discurso explica, fala de algo que se percebe e se entende

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 226
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Entende-se que a História é construída conforme as práticas, as culturas de um determinado povo, uma organização social, onde o habitus integra os espaços de experiências, funcionando a cada momento vivido como matriz de sensações.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 24/07/2012 lAcessos: 79
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast