O Conhecimento

Publicado em: 02/05/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 12,367 |

Conhecimento, segundo o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, entre outros significados, representa o ato ou efeito de conhecer, de ter consciência de si próprio. Por seu turno, conhecer, significa ter noção de; saber; ter relações com; ter experimentado; ter ouvido; distinguir; julgar; avaliar; reconhecer, etc.

Como se pode ver, o conhecimento não é aquele contacto superficial que muitas vezes temos com as coisas, pessoas ou circunstâncias. Representa na verdade, o aprofundamento necessário que nos leva a afinar a nossa sintonia com o universo.

Significa lapidar, eliminar as brumas e incertezas que cercam a ignorância e mandar para longe a escuridão.

Lembro-me que desde a tenra infância, fui cercado de livros e de pessoas lendo. Talvez, esteja aí a causa de minha busca obsessiva pelo conhecimento. Não sei se esta constatação pode ser erigida à condição de princípio ou de regra, porém tenho observado que crianças que gostam de ler são geradas em ambientes em que os adultos também apreciam a leitura. Nota-se que a proximidade dos pais ou os representantes destas crianças com os livros, fazem com que ela desperte o interesse pela leitura. Como conseqüência natural desse interesse, advém o gosto pelo conhecimento.

Assim sendo, a exortação que faço aos pais ou responsáveis que quiserem despertar os seus pupilos para a leitura, é de que deverão dar o exemplo. Não apenas busquem informações, ou seja, aquelas gotículas de notícias de fatos que ocorrem no mundo e que ficamos sabendo principalmente, através dos jornais e da televisão. Elas são importantes, eis que nos colocam a par dos acontecimentos e nos oportunizam estarmos atentos ao que está ocorrendo no mundo. Porém, acredito que o mais importante, é o conhecimento aprofundado sobre determinadas matérias que nos interessam. É aquele conhecimento que nos modifica de alguma maneira, nos acrescenta, nos lapida e nos torna seres melhores e mais harmonizados com o meio que nos cerca. Não basta aprender, mas apreender, ou seja, fazer com que aquele novo conhecimento passe a fazer parte de nossa vida e produza efeitos modificativos e transformadores para o nosso futuro como seres humanos.

Entendo ainda, que não se deve tentar despertar o desejo de buscar conhecimento baseado em afirmações como “se você não estudar, acabará não sendo ninguém”. Não tente associar a busca de conhecimento a um eventual proveito econômico que dele possa advir. Ensine a conhecer por conhecer, a conhecer para crescer e evoluir intelectualmente. Até porque, o conhecimento dá à pessoa uma luz própria, um brilho que não se apaga. E todos sabem que qualquer pessoa ou coisa que tem um brilho natural, exerce um poder de sedução que faz com que ela nunca esteja sozinha, eis que os outros estarão sempre gravitando ao seu redor, na ânsia de haurir um pouco desse brilho, brilho esse, que muitas vezes essas pessoas não possuem. Aqueles que caminham por um lugar qualquer, pedras opacas não lhe atrairão o olhar. Porém, se ele se deparar com uma pedra brilhante, a atração imediata e fatalmente ocorrerá e ele se sentirá desejoso de guardá-la para si.

Lembre-se: pessoas que possuem o brilho pessoal, acabam iluminando os demais seres que estão ao seu redor, servindo como um farol norteador indicando a direção a ser seguida sem que sejamos vítimas dos obstáculos que possam surgir em virtude do desconhecimento do caminho.

 

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-conhecimento-897432.html

    Palavras-chave do artigo:

    o conhecimento

    Comentar sobre o artigo

    O texto "O homem, a linguagem e o conhecimento vem informar ao leitor, a importância da linguagem na vida do homem. Nos primeiros parágrafos, a linguagem – marca que define a natureza humana, o autor transcreve uma passagem do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Essa passagem refere-se à vida de um homem do campo, que vive isolado da sociedade, comparado a um animal.

    Por: Franciele Tamara da SilVal Direito> Jurisprudêncial 23/11/2011 lAcessos: 1,550

    O indivíduo, sujeito do conhecimento, não é uma entidade filosófica abstrata, mas alguém que se constrói com base em uma figuração específica. Os indivíduos reunidos em grupo forçam mediante a posição que pertencem, por modificar o mundo circundante, da natureza e da sociedade, ou por perpetuá-lo em uma dada condição. Dessa maneira, é a direção destes desejos coletivos que fornecem o fio orientador ligado ao surgimento de seus problemas, seus conceitos e seus modos de pensamento.

    Por: SEBASTIÃO FERNANDES SARDINHAl Educação> Ciêncial 14/05/2010 lAcessos: 245

    O presente artigo fala do papel do mediador do conhecimento artístico, o qual muitas vezes é o próprio artista. Ainda, coloca a Arte como um conhecimento mediador entre a temática abordada pelo artista e a realidade do espectador.

    Por: Talitha Mesquital Arte& Entretenimento> Artel 21/08/2010 lAcessos: 925 lComentário: 2
    André Leandro

    O conhecimento, seja ele de que categoria for, transmite ao homem um legado capaz de impulsioná-lo ao progresso. E o presente texto, tem por objetivo chamar a atenção do leitor para o Espiritismo, que enquanto Conhecimento, é capaz de aliviar Consciências, dar liberdade de pensar e, até mesmo, alcançar a felicidade de Espírito.

    Por: André Leandrol Religião & Esoterismol 26/07/2012 lAcessos: 101
    Claudia Forlin

    As Hepatites B e C tem infectado milhões de pessoas, surgem em média de 3 a 4 milhões de novos casos e muitas vezes evoluem para cirrose ou câncer. A infecção pela Hepatite B é cem vezes mais que o vírus do HIV e dez vezes mais que o vírus da Hepatite C.

    Por: Claudia Forlinl Educação> Ensino Superiorl 04/04/2011 lAcessos: 1,436
    Gustavo Rocha

    O que uma colméia de abelhas tem a ver com a gestão do conhecimento? Tudo? Nada? O empresário Carlos Legal fez um interessante comparativo publicado no blog HSM que transcrevo parte abaixo para deleite de todos nós. Sobre a função do conhecimento Na colmeia, as abelhas interagem por meio de uma complexa comunicação e a ação de cada abelha serve a um propósito comum que é buscar, criar, disseminar, utilizar e transformar matéria-prima (néctar, pólen, própolis, água) em produtos úteis para comun

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 29/08/2012 lAcessos: 30
    Gerson Nei Lemos Schulz

    O artigo aprensenta, de forma sucinta, o pensamento do filósofo grego do século IV a.C. Platão, a respeito do conhecimento, seu conceito de psiché e anamnese na obra: "Menon" e suas influências na educação Ocidental.

    Por: Gerson Nei Lemos Schulzl Educação> Ensino Superiorl 04/03/2011 lAcessos: 600
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Mesmo assim, ainda é uma obra pouco explorada, mas continua como ponto de referência, produção importante, como fonte de contribuição a produção dos paradigmas, as formulações necessárias à humanidade.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 18/05/2013 lAcessos: 51
    DAILTON SIDNEI PICHININ

    Esta pequena síntese visa incitar uma reflexão, a propósito de: A qualidade (conteúdo e gramatica) e a falta de apoio (projetos públicos de incentivo) para as mais variadas publicações de autores contemporâneos; O conhecimento enquanto produto e; As instituições educativas enquanto motivadoras de uma vida acadêmica.

    Por: DAILTON SIDNEI PICHININl Educaçãol 29/07/2013 lAcessos: 26

    A tecnologia mais especificamente a tecnologia de informação e comunicação assume papel no desenvolvimento humano como ferramenta de leitura e práxis social numa intervenção libertadora na perspectiva social sobre a tecnologia num processo de diminuição das disparidades sociais na criação de políticas publica para a formação de uma cidadania. Atuando numa dimensão social e política através de programas sociais de inclusão digital para reduzir os problemas sociais relativos à marginalização e pob

    Por: Daniela Rosseti silval Educaçãol 02/03/2015
    Didasko Centro Educacional

    Sempre vemos muita gente com muitas dúvidas sobre a funcionalidade do ENEM,segue explicativo.

    Por: Didasko Centro Educacionall Educaçãol 26/02/2015
    Genilda Vieira Rodrigues

    Este artigo tem por objetivo apresentar estudos aprofundados sobre a educação inclusiva dando ênfase à questão envolvida no que se refere ao trabalho do professor com alunos portadores de deficiência. No decorrer da produção serão expostos conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva pontuando o saber fazer e o aprender diante das dificuldades encontradas em trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais, ressaltando ainda mostrar alguns dos recursos e as estratégias utilizados

    Por: Genilda Vieira Rodriguesl Educaçãol 21/02/2015 lAcessos: 12

    Propriedade vocabular é muito importante na hora de redigir o texto, uma vez que saber empregar as palavras mais adequadas no momento enriquece muito o conteúdo do texto e, além disso, torno-o mais clara e objetivo. Mesmo que o texto seja um mero exercício escolar, antes de construí-lo, pergunte-se: para quem escrevo? O tipo de receptor determina a forma de sua mensagem. Um panfleto dirigido a crianças precisa ter uma linguagem fácil, direta, sem rebuscamento.

    Por: Professor Leol Educaçãol 19/02/2015

    Quando se ouve falar em educação, pensamos em escola, em educação formal. E quando o assunto é família temos vários pensamentos. Educação e Família são dois temas bastante complexos, porque educação é muito mais que escolarização, letramento e formação, sendo que família é a instituição mais antiga da sociedade e sofre constantes transformações. Ambas tem a função de socializar e transformar o homem biológico em um ser social.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educaçãol 16/02/2015

    Propostas Pedagógica e a Participação da Família no Resultado. A progressão escola é um instrumento que pode mudar a realidade desses estudantes que estão fora da faixa etária escolar. Determinadas escolas contemplam dentro do seu projeto político pedagógico, o sistema de progressão. Para que funcione a progressão em uma escola é necessário que haja engajamento por parte dos docentes, dos estudantes e da família. É importante ressaltar, que a família também tem um papel fundamental...

    Por: Elonir dutra terral Educaçãol 13/02/2015

    Diante dos agravos causados pela violência doméstica, tais entraves se estendem também ao processo educacional da criança e adolescente. Por outro lado, esta situação nem sempre é conhecida pelos seus educadores no campo acadêmico, causando assim uma lacuna no campo da avaliação pedagógica que, muitas vezes, abrangem somente o campo intelectual. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre os impactos da violência doméstica no processo ensino-aprendizagem.

    Por: Jiane Martins Soaresl Educaçãol 12/02/2015
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    A educação é um direito humano substancial, e como tal, precisa ser garantido universalmente. As conquistas das mulheres brasileiras em relação á educação, vêm crescendo consideravelmente e com isso, reduzindo significativamente o analfabetismo. O número de mulheres no mercado de trabalho cresceu gradativamente e isso ocorreu devido à determinação para conquistar seu espaço, milímetro a milímetro, dentro e fora de casa, e especialmente do empenho em subir novos degraus de instrução.

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 12

    Apesar do fato de que já existem riquezas demais acumuladas, principalmente em um país rico como o Brasil, eles que não se atrevam a desejar mais do que aquelas insignificâncias que lhes permitem usufruir. Eles que se mantenham covardes diante do aparato repressivo do estado e se acostumem com a mediocridade de suas vidas. Se querem ser um gigante, que o sejam, mas sejam um gigante domesticado, sempre fazendo exercícios de genuflexão perante seus senhores.

    Por: Jorge André Irion Jobiml Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 02/01/2014 lAcessos: 33

    E é aí então que cometemos mais um de nossos enganos: não existe o jogar fora. É claro que jogamos fora de nossa casa strictu sensu, aquele pequeno território delimitado por muros ou cercas dentro do qual está a construção em que residimos, mas não de nossa casa latu sensu que é o planeta.

    Por: Jorge André Irion Jobiml Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/02/2013 lAcessos: 61

    As nuvens cerradas da inquisição e do obscurantismo estão pairando sobre o STF durante o julgamento da Ação Penal 470. Mas não nos preocupemos, afinal quando chegar a hora do julgamento (se chegar) do mensalão do PSDB ou Privataria Tucana, os ventos do iluminismo irão voltar a arejar as mentes dos seus ministros. Eles então deixarão de ser verdugos cortando cabeças a mando dos membros da aristocracia e convenientemente voltarão a ser magistrados na verdadeira acepção da palavra.

    Por: Jorge André Irion Jobiml Direito> Doutrinal 21/10/2012 lAcessos: 34

    Os magistrados são pressionados a atenderem aos desejos rasteiros do populacho insuflado pelas palavras inflamadas verberadas pelos falsos defensores da moral e dos bons costumes e ai deles se não se dobrarem à demanda da mídia. Serão esculachados e terão suas honestidades colocadas em dúvida, sempre sob a alegação de que foram certamente "comprados" por alguém.

    Por: Jorge André Irion Jobiml Direito> Doutrinal 26/09/2012 lAcessos: 100

    Então eu me dei conta de como seria tão mais bonito e fascinante o mundo do direito se, quando deixássemos o plano das abstrações e ingressássemos no âmbito dos casos concretos, os seus atores como juízes, promotores e advogados descessem de seus pedestais, se despissem de seus trajes com as cores da empáfia com que costumam se vestir e, ao invés de quererem sobrepor seus notórios saberes jurídicos uns sobre os outros, resolvessem se aventurar juntos em busca de uma maior proximidade daquilo que

    Por: Jorge André Irion Jobiml Direito> Doutrinal 03/08/2012 lAcessos: 44

    Como se pode ver, a CPI não tem poder acusatório, não exerce as funções do ministério público e não tem atribuição de julgar, condenando ou absolvendo. No final do prazo estabelecido, caso os investigados não tenham sido considerados inocentes de plano com o conseqüente arquivamento do inquérito parlamentar, o relatório será enviado ao Ministério Público e ele sim, será o encarregado de analisar tais conclusões e decidir se é o caso de promover a responsabilidade civil ou criminal.

    Por: Jorge André Irion Jobiml Direito> Doutrinal 30/07/2012 lAcessos: 40

    Acontece que existe na área do direito, uma modalidade de culpa, a denominada "culpa in eligendo", que é justamente aquela que se configura quando o agente não toma as cautelas necessárias para a escolha de uma coisa e de pessoa para exercer uma atividade. É a negligência, a falta de critérios e cuidados na hora da escolha dos nossos representantes ou prepostos.

    Por: Jorge André Irion Jobiml Notícias & Sociedade> Polítical 23/07/2012 lAcessos: 956

    Tudo está regulamentado, direcionado conforme o script determinado pelo sistema e nós apenas desempenhamos os papéis que ele nos determina ou permite que desempenhemos. Colocaram rédeas em nossos corpos e pensamentos e ai daquele que se insurgir e tentar caminhar fora dos trilhos.

    Por: Jorge André Irion Jobiml Notícias & Sociedade> Polítical 05/07/2012 lAcessos: 95

    Comments on this article

    0
    erikarla 21/08/2010
    isso é bastante interensante para o apredizagem dos brasileiros
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast