O Desenvolvimento Da Ciência Da Administração E A Nova Ordem Econômica Mundial

29/01/2010 • Por • 1,374 Acessos

Por Jorge Paulino Engenheiro Eletricista
Os conceitos da Ciência da Administração, tiveram a sua origem na segunda metade do século XVIII na Inglaterra.
O inicio ou o primeiro período da Administração se deu com a necessidade de uma nova visão, devido a Revolução Industrial. O processo Manual e os processos artesanais foram substituídos pelo Mecânico Fabril.
Na primeira fase, as máquinas a vapor tendo o carvão como fonte de energia e o ferro como matéria prima para a fabricação de produtos, foram multiplicados.
A segunda fase, conhecida como período da grande mudança entre 1850 a 1914, houve o desenvolvimento da indústria de bens de produção e o ferro dá lugar ao aço, a fonte de energia passa ser a elétrica.

O segundo período da Administração foi a introdução dos conceitos das pesquisas por tentativas, erros e acertos.
Sendo o início da utilização do conceito de “Organizações” na Administração, desenvolvido através de estudiosos como Taylor, Gantt, Ford, Fayol.

O terceiro período da Administração teve um “boom”, ocorrido principalmente depois da Crise da Bolsa de Nova York, sendo a consolidação da Ciência da Administração.

O quarto período da Administração, devido a Segunda Guerra, desenvolveu os conceitos da Fabricação Quantitativa, através de estudos realizados por grupos de Matemáticos, Estatísticos, Físicos e Engenheiros, que criaram ferramentas sofisticadas para apoio as tomadas de decisão militar. Foi um período fértil no desenvolvimento de conceitos e ações nas áreas de Ciências dos Materiais, Fabricação, Logística, logo absorvida pelas instituições não militares.

O quinto período o da “Qualidade e excelência organogacional”.
A atual pratica de qualidade começaram a ser adotadas com a competitividade entre as organizações e foram modeladas pelos chamados “Gurus da Qualidade”, principalmente Deming, Juran, Ishikawa; sendo o período de 1970 a 1987, o surgimento de avanços importantes com uma forte tendência a fator Qualidade.
Foram adotados os conceitos do Sistema Toyota de Produção (Kanban, JIT) em diversos setores das Organizações, com o advento dos computadores, o uso de softwares e do MRP-Material Requirements Planning, das estratégias de operação e finalmente as normatizações da Série ISO 9000.

O sexto período o da “Coordenação da Cadeia de Suprimentos”.
A busca da excelência, voltado para a eliminação de desperdícios, introduzidos pelo conceito da filosofia Just-in-time e o aumento da competitividade entre as empresas, traz como principio básico a coordenação de todos os estágios (diretos ou indiretos) da cadeia de suprimentos.

O Ciclo da Atividade Administrativa
Chiavenato conceitua a Administração como um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a utilização dos recursos a fim de alcançar aos objetivos estabelecidos.

Dentro das organizações, os sistemas são dinâmicos, sendo denominados sistemas integrados que funcionam de forma constante para poder produzir bens ou serviços a que se destinam.  

Interrelação entre funções Administrativas

A Nova Perspectiva com a Globalização

Os principais motivos que levavam as empresas a se instalarem em uma determinada região, eram o mercado consumidor “alvo”, a infraestrutura regional, a mão de obra local e os favorecimentos fiscais.
Hoje com a Globalização Econômica, as cadeias de suprimento articuladas, os Sistemas de Controle e Informação Integrados através do avanço tecnológico nas telecomunicações (Internet e transmissão de dados), começou a favorecer as descentralizações nas atividades industriais.

Os Modelos de Transformação

A negociação, o poder de barganha e o acesso aos mercados alvo estão a um clique do mouse.

A melhor visão empresarial passou a ser: O “Pensar globalmente e agir localmente”

Fonte:  Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços / Jurandir Peinado e Alexandre Reis Graeml  - Curitiba : UnicenP, 2007.

Artigo disponível em: http://engenharianodiaadia.blogspot.com/2010/01/o-desenvolvimento-da-ciencia-da.html

Perfil do Autor

Eng. Jorge Paulino

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Gama Filho, cursando atualmente Engenharia de Produção na UGF. Experiências Profissionais Departamento de Engenharia do Banco Nacional, Chocolate Com. de Roupas - Pé do Atleta, CAPEMI - Caixa de Pecúlios, Clube de Engenharia, Furukawa Empreendimentos nos Contratos: TELERJ/TELEMAR- Furukawa - Ericson e Vesper - Furukawa -Nortel Networks. Implantação do Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro / Reforma e construção da 5ªDP / Delegacia Legal, etc... Voluntário no Projeto GamaCoopera, nas áreas de Administração, Logistica. Palestrante em Educação Ambiental e Meio Ambiente em Eventos e escolas, responsável pelos blog GamaCooperarecicla e Itacolomi Construções e Serviços Ltda - Empresa de Engenharia e Serviços. http://gamacooperarecicla.blogspot.com/  e  http://itacolomieng.blogspot.com/