O Desenvolvimento Da Ciência Da Administração E A Nova Ordem Econômica Mundial

Publicado em: 29/01/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,340 |

Por Jorge Paulino Engenheiro Eletricista
Os conceitos da Ciência da Administração, tiveram a sua origem na segunda metade do século XVIII na Inglaterra.
O inicio ou o primeiro período da Administração se deu com a necessidade de uma nova visão, devido a Revolução Industrial. O processo Manual e os processos artesanais foram substituídos pelo Mecânico Fabril.
Na primeira fase, as máquinas a vapor tendo o carvão como fonte de energia e o ferro como matéria prima para a fabricação de produtos, foram multiplicados.
A segunda fase, conhecida como período da grande mudança entre 1850 a 1914, houve o desenvolvimento da indústria de bens de produção e o ferro dá lugar ao aço, a fonte de energia passa ser a elétrica.

O segundo período da Administração foi a introdução dos conceitos das pesquisas por tentativas, erros e acertos.
Sendo o início da utilização do conceito de “Organizações” na Administração, desenvolvido através de estudiosos como Taylor, Gantt, Ford, Fayol.

O terceiro período da Administração teve um “boom”, ocorrido principalmente depois da Crise da Bolsa de Nova York, sendo a consolidação da Ciência da Administração.

O quarto período da Administração, devido a Segunda Guerra, desenvolveu os conceitos da Fabricação Quantitativa, através de estudos realizados por grupos de Matemáticos, Estatísticos, Físicos e Engenheiros, que criaram ferramentas sofisticadas para apoio as tomadas de decisão militar. Foi um período fértil no desenvolvimento de conceitos e ações nas áreas de Ciências dos Materiais, Fabricação, Logística, logo absorvida pelas instituições não militares.

O quinto período o da “Qualidade e excelência organogacional”.
A atual pratica de qualidade começaram a ser adotadas com a competitividade entre as organizações e foram modeladas pelos chamados “Gurus da Qualidade”, principalmente Deming, Juran, Ishikawa; sendo o período de 1970 a 1987, o surgimento de avanços importantes com uma forte tendência a fator Qualidade.
Foram adotados os conceitos do Sistema Toyota de Produção (Kanban, JIT) em diversos setores das Organizações, com o advento dos computadores, o uso de softwares e do MRP-Material Requirements Planning, das estratégias de operação e finalmente as normatizações da Série ISO 9000.

O sexto período o da “Coordenação da Cadeia de Suprimentos”.
A busca da excelência, voltado para a eliminação de desperdícios, introduzidos pelo conceito da filosofia Just-in-time e o aumento da competitividade entre as empresas, traz como principio básico a coordenação de todos os estágios (diretos ou indiretos) da cadeia de suprimentos.

O Ciclo da Atividade Administrativa
Chiavenato conceitua a Administração como um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a utilização dos recursos a fim de alcançar aos objetivos estabelecidos.

Dentro das organizações, os sistemas são dinâmicos, sendo denominados sistemas integrados que funcionam de forma constante para poder produzir bens ou serviços a que se destinam.  

Interrelação entre funções Administrativas

A Nova Perspectiva com a Globalização

Os principais motivos que levavam as empresas a se instalarem em uma determinada região, eram o mercado consumidor “alvo”, a infraestrutura regional, a mão de obra local e os favorecimentos fiscais.
Hoje com a Globalização Econômica, as cadeias de suprimento articuladas, os Sistemas de Controle e Informação Integrados através do avanço tecnológico nas telecomunicações (Internet e transmissão de dados), começou a favorecer as descentralizações nas atividades industriais.

Os Modelos de Transformação

A negociação, o poder de barganha e o acesso aos mercados alvo estão a um clique do mouse.

A melhor visão empresarial passou a ser: O “Pensar globalmente e agir localmente”

Fonte:  Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços / Jurandir Peinado e Alexandre Reis Graeml  - Curitiba : UnicenP, 2007.

Artigo disponível em: http://engenharianodiaadia.blogspot.com/2010/01/o-desenvolvimento-da-ciencia-da.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-desenvolvimento-da-ciencia-da-administracao-e-a-nova-ordem-economica-mundial-1798641.html

    Palavras-chave do artigo:

    ciencia da administracao

    ,

    globalizacao economica

    ,

    iso 9000

    Comentar sobre o artigo

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    A expressão artística faz parte da história humana desde os tempos mais remotos. Sendo assim, a Arte é um dos modos de conhecimento ao qual os estudantes devem também ter acesso, assumindo-se como sujeitos capazes de apreciação estética e criação artística, articuladas aos processos e mediações da cultura contemporânea. Diante das mudanças pelas quais o ensino-aprendizagem de Arte passou, vê-se a necessidade de discorrer a respeito da presença desta disciplina no currículo escolar, revendo sua i

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    Sabe-se que a educação é responsável pela formação do aluno enquanto cidadão, de maneira a prepará-lo para a vida em sociedade, para que saiba atuar criticamente nesse meio. Assim, a escola inclusiva busca complementar a formação do aluno por meio das relações de convivência, uma vez que conviver com o diferente é parte desse processo de formação, até porque, como já mencionamos, é na escola que o aluno desenvolve seus aspectos cognitivos, motores e psicológicos.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    As revela à existência de ações políticas e sociais que possam concretizar e promover a efetividade da inclusão social da pessoa com necessidade educacional especial. Vejo que a sociedade deve compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Básica, as dificuldades enfrentadas e as possibilidades e mecanismos de reconhecimento e aceitação dessas limitaçõ

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    No processo de inclusão a escola propõe a conviver com o "diferente", aceitá-lo, auxiliá-lo, e muitas vezes aprender algo com essas crianças. Entretanto para oferecer uma inclusão verdadeira é preciso entender as particularidades das crianças, mediar a socialização de forma que todos trabalham para o aprendizado de cada uma delas, em benefício de todos. Pretendo contribuir com as discussões éticas e educacionais que envolvem a formação da criança Down por meio da educação.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    A educação escolar é um dos contextos em que a criança aprende e desenvolve-se nos aspectos cognitivos, emocional e social. Por isso a necessidade de incluir a criança com necessidades especiais na escola, pois atender a todos é parte do processo educativo, por isso a diversidade cultural e outras questões sociais precisam ser vivenciadas também em sala de aula.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    Apresento algumas características que identificam a criança Down, o conceito de Educação Inclusiva e Educação básica, e da diversidade na educação. Relacionam-se aspectos positivos da inclusão da criança Down na Educação Básica e como deve acontecer essa inclusão, enumerando as dificuldades no processo de inclusão da criança Down na Educação Básica. Conceitua-se a Síndrome de Down e sua identificação, bem como o tratamento e a motivação para inserir a criança com deficiência na Educação Básica.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    O estudo realizado teve como foco principal compreender os avanços no processo de construção do conhecimento dos alunos de uma turma de 3º ano, através dos jogos matemáticos, priorizando, desse modo, a ludicidade no ensino. A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio realizado pela acadêmica e pesquisadora junto a uma turma de 3º ano.

    Por: Luziane Da Silva Costal Educaçãol 15/12/2014 lAcessos: 11
    Eng. Jorge Paulino

    Os benefícios para a sociedade com a introdução de uma nova opção aos sistemas de transmissão de dados atualmente disponíveis no mercado com redução nos custos aos consumidores.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 03/10/2011 lAcessos: 210
    Eng. Jorge Paulino

    A importância da Engenharia de Manutenção aplicada a gestão das empresas, se torna cada vez mais visível a medida que a necessidade de se tornar competitivo de maneira sustentável se apresenta! O conhecimento e direcionamento para a aplicação de suas metodologias pode representar de maneira singular o diferencial para a obtenção do sucesso!! Depoimento do Leitor Thiago Dutra

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 03/10/2011 lAcessos: 562
    Eng. Jorge Paulino

    Em tempos de crise, o marketing assume um importante papel no desenvolvimento e fixação da marca e/ou do produto, pólos Comerciais e etc., pois o fator preço passa a ser um dos aspectos de avaliação do consumidor e, nessa balança de avaliação, o marketing trabalha com os principais aspectos de cada marca/produto; a qualidade, a confiabilidade, o tempo de vida e as inovações do produto.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 07/07/2010 lAcessos: 97
    Eng. Jorge Paulino

    Um olhar cético e uma visão pessimista sobre a sociedade, José Saramago foi a voz da genialidade e da picardia contra as injustiças, a Igreja e o poderio econômico massacrante de uma sociedade perversa, que ele via como uma das grandes doenças de seu tempo.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Notícias & Sociedade> Cotidianol 18/06/2010 lAcessos: 283
    Eng. Jorge Paulino

    O crescimento econômico mundial, a constante degradação do meio ambiente e a possibilidade de exaustão dos recursos naturais colocam em risco a sociedade mundial, com o desequilíbrio da proteção do meio ambiente e nos trará um horizonte de profundas mudanças climáticas causando provável escassez de alimentos e água potável.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 17/06/2010 lAcessos: 8,225
    Eng. Jorge Paulino

    Es fundamental el detalle de todos los costes, el estudio de las correlaciones entre el nivel de actividad, el volumen producido y los costos y los ingresos en un período determinado, dando al administrador de una visión general del desempeño de la producción y la salud financiera de la compañía.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Negocios> Planificación Estratégical 30/04/2010 lAcessos: 4,069
    Eng. Jorge Paulino

    Terminado el 20 de mayo de 2006, la energía hidroeléctrica de las Tres Gargantas es la más grande hidroeléctrica del mundo.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educación> Universidades&Academias;l 29/04/2010 lAcessos: 3,792
    Eng. Jorge Paulino

    Los primeros estudios de la electricidad atmosférica se ha hecho en el siglo XIII por Benjamin Franklin, a través de un experimento que consistió en colocar una barra de metal por debajo de una nube de tormenta. En el experimento que se dirigiría a un cuerpo aterrizó en contacto con la tierra, nubes, y la energía descargada por tallo.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educación> Universidades&Academias;l 29/04/2010 lAcessos: 451
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast