O Desenvolvimento Da Ciência Da Administração E A Nova Ordem Econômica Mundial

Publicado em: 29/01/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,313 |

Por Jorge Paulino Engenheiro Eletricista
Os conceitos da Ciência da Administração, tiveram a sua origem na segunda metade do século XVIII na Inglaterra.
O inicio ou o primeiro período da Administração se deu com a necessidade de uma nova visão, devido a Revolução Industrial. O processo Manual e os processos artesanais foram substituídos pelo Mecânico Fabril.
Na primeira fase, as máquinas a vapor tendo o carvão como fonte de energia e o ferro como matéria prima para a fabricação de produtos, foram multiplicados.
A segunda fase, conhecida como período da grande mudança entre 1850 a 1914, houve o desenvolvimento da indústria de bens de produção e o ferro dá lugar ao aço, a fonte de energia passa ser a elétrica.

O segundo período da Administração foi a introdução dos conceitos das pesquisas por tentativas, erros e acertos.
Sendo o início da utilização do conceito de “Organizações” na Administração, desenvolvido através de estudiosos como Taylor, Gantt, Ford, Fayol.

O terceiro período da Administração teve um “boom”, ocorrido principalmente depois da Crise da Bolsa de Nova York, sendo a consolidação da Ciência da Administração.

O quarto período da Administração, devido a Segunda Guerra, desenvolveu os conceitos da Fabricação Quantitativa, através de estudos realizados por grupos de Matemáticos, Estatísticos, Físicos e Engenheiros, que criaram ferramentas sofisticadas para apoio as tomadas de decisão militar. Foi um período fértil no desenvolvimento de conceitos e ações nas áreas de Ciências dos Materiais, Fabricação, Logística, logo absorvida pelas instituições não militares.

O quinto período o da “Qualidade e excelência organogacional”.
A atual pratica de qualidade começaram a ser adotadas com a competitividade entre as organizações e foram modeladas pelos chamados “Gurus da Qualidade”, principalmente Deming, Juran, Ishikawa; sendo o período de 1970 a 1987, o surgimento de avanços importantes com uma forte tendência a fator Qualidade.
Foram adotados os conceitos do Sistema Toyota de Produção (Kanban, JIT) em diversos setores das Organizações, com o advento dos computadores, o uso de softwares e do MRP-Material Requirements Planning, das estratégias de operação e finalmente as normatizações da Série ISO 9000.

O sexto período o da “Coordenação da Cadeia de Suprimentos”.
A busca da excelência, voltado para a eliminação de desperdícios, introduzidos pelo conceito da filosofia Just-in-time e o aumento da competitividade entre as empresas, traz como principio básico a coordenação de todos os estágios (diretos ou indiretos) da cadeia de suprimentos.

O Ciclo da Atividade Administrativa
Chiavenato conceitua a Administração como um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a utilização dos recursos a fim de alcançar aos objetivos estabelecidos.

Dentro das organizações, os sistemas são dinâmicos, sendo denominados sistemas integrados que funcionam de forma constante para poder produzir bens ou serviços a que se destinam.  

Interrelação entre funções Administrativas

A Nova Perspectiva com a Globalização

Os principais motivos que levavam as empresas a se instalarem em uma determinada região, eram o mercado consumidor “alvo”, a infraestrutura regional, a mão de obra local e os favorecimentos fiscais.
Hoje com a Globalização Econômica, as cadeias de suprimento articuladas, os Sistemas de Controle e Informação Integrados através do avanço tecnológico nas telecomunicações (Internet e transmissão de dados), começou a favorecer as descentralizações nas atividades industriais.

Os Modelos de Transformação

A negociação, o poder de barganha e o acesso aos mercados alvo estão a um clique do mouse.

A melhor visão empresarial passou a ser: O “Pensar globalmente e agir localmente”

Fonte:  Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços / Jurandir Peinado e Alexandre Reis Graeml  - Curitiba : UnicenP, 2007.

Artigo disponível em: http://engenharianodiaadia.blogspot.com/2010/01/o-desenvolvimento-da-ciencia-da.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-desenvolvimento-da-ciencia-da-administracao-e-a-nova-ordem-economica-mundial-1798641.html

    Palavras-chave do artigo:

    ciencia da administracao

    ,

    globalizacao economica

    ,

    iso 9000

    Comentar sobre o artigo

    Erineia nascimento da Silva

    O aluno especial tem algumas necessidade de auto realização igual aos demais alunos, assim como ele precisa ter sua autoestima valorizada para contribuir na definição de suas habilidades intelectuais, a interação social com a comunidade escola lhe dará segurança, o apoio dos pais e fundamental nesse processo.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 11/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 08/09/2014
    Formacerta.pt

    Este artigo informa sobre o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, uma formação frequentemente procurada (e essencial) por indivíduos que querem entrar no mercado de formação profissional.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 08/09/2014

    O presente texto aborda sobre Saúde em Educação, como incentivo entre desenvolvimento social, psicológico, cultural e saúde educacional. Pois o artigo preocupa-se e questiona-se sobre a formação de crianças e adolescentes e a saúde pública escolar.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014

    O presente texto possui uma abordagem reflexiva simples e ao mesmo tempo um foco informativo sobre as três áreas de "ciências" Psicopedagogia, Psicologia Transpessoal e Educação, numa prespectiva relacionada á Educação de maneira prática e explicativa.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014

    O objetivo deste estudo foi verificar como a mídia influencia o desenvolvimento moral da criança, quando da sua exposição nos meios de comunicação a partir de uma denúncia não verídica de violência sexual em uma escola infantil do município de Vila Velha, Espírito Santo. Trata de um estudo descritivo, desenvolvido na Unidade Municipal de Educação Infantil "José Silvério Machado", Jardim Marilândia, Vila Velha, ES. Participaram do estudo 10 professores.

    Por: ADRIANA CHAGAS MEIRELES ZURLOl Educaçãol 28/08/2014 lAcessos: 12

    O objetivo deste estudo foi contribuir para o entendimento de quais são os fatores que determinam o sucesso escolar de alunos dos meios populares, por meio da percepção dos educadores. Trata de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas As perguntas objetivas se relacionam a identidade dos professores e vivência no ambiente escolar. As subjetivas buscam conhecer quais os fatores que poss

    Por: SANDRA MARIA TEIXEIRA GRADIMl Educaçãol 28/08/2014

    O objetivo deste artigo é relatar a experiência de participação no projeto de psicologia escolar, denominado Mundo Imaginário, que ocorreu entre maio e junho de 2013. A proposta de intervenção em Psicologia Escolar/Educacional envolveu basicamente a aplicação de atividades para as crianças que fazem parte do preparatório para o primeiro ano do ensino fundamental, em uma escola filantrópica de Teresina-Pi, a partir de demandas relatadas e observadas pelos professores de tais turmas.

    Por: Daniel Soaresl Educaçãol 26/08/2014
    Eng. Jorge Paulino

    Os benefícios para a sociedade com a introdução de uma nova opção aos sistemas de transmissão de dados atualmente disponíveis no mercado com redução nos custos aos consumidores.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 03/10/2011 lAcessos: 201
    Eng. Jorge Paulino

    A importância da Engenharia de Manutenção aplicada a gestão das empresas, se torna cada vez mais visível a medida que a necessidade de se tornar competitivo de maneira sustentável se apresenta! O conhecimento e direcionamento para a aplicação de suas metodologias pode representar de maneira singular o diferencial para a obtenção do sucesso!! Depoimento do Leitor Thiago Dutra

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 03/10/2011 lAcessos: 473
    Eng. Jorge Paulino

    Em tempos de crise, o marketing assume um importante papel no desenvolvimento e fixação da marca e/ou do produto, pólos Comerciais e etc., pois o fator preço passa a ser um dos aspectos de avaliação do consumidor e, nessa balança de avaliação, o marketing trabalha com os principais aspectos de cada marca/produto; a qualidade, a confiabilidade, o tempo de vida e as inovações do produto.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 07/07/2010 lAcessos: 89
    Eng. Jorge Paulino

    Um olhar cético e uma visão pessimista sobre a sociedade, José Saramago foi a voz da genialidade e da picardia contra as injustiças, a Igreja e o poderio econômico massacrante de uma sociedade perversa, que ele via como uma das grandes doenças de seu tempo.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Notícias & Sociedade> Cotidianol 18/06/2010 lAcessos: 276
    Eng. Jorge Paulino

    O crescimento econômico mundial, a constante degradação do meio ambiente e a possibilidade de exaustão dos recursos naturais colocam em risco a sociedade mundial, com o desequilíbrio da proteção do meio ambiente e nos trará um horizonte de profundas mudanças climáticas causando provável escassez de alimentos e água potável.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 17/06/2010 lAcessos: 8,060
    Eng. Jorge Paulino

    Es fundamental el detalle de todos los costes, el estudio de las correlaciones entre el nivel de actividad, el volumen producido y los costos y los ingresos en un período determinado, dando al administrador de una visión general del desempeño de la producción y la salud financiera de la compañía.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Negocios> Planificación Estratégical 30/04/2010 lAcessos: 3,907
    Eng. Jorge Paulino

    Terminado el 20 de mayo de 2006, la energía hidroeléctrica de las Tres Gargantas es la más grande hidroeléctrica del mundo.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educación> Universidades&Academias;l 29/04/2010 lAcessos: 3,768
    Eng. Jorge Paulino

    Los primeros estudios de la electricidad atmosférica se ha hecho en el siglo XIII por Benjamin Franklin, a través de un experimento que consistió en colocar una barra de metal por debajo de una nube de tormenta. En el experimento que se dirigiría a un cuerpo aterrizó en contacto con la tierra, nubes, y la energía descargada por tallo.

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educación> Universidades&Academias;l 29/04/2010 lAcessos: 442
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast