O Diretor E A Equipe Escolar

Publicado em: 08/08/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 9,007 |

               O sucesso de uma escola está intimamente ligado ao bom relacionamento entre o diretor e o corpo docente, quanto mais afinada essa relação, maiores as probabilidades de bom rendimento nos trabalhos pedagógicos, facilitando o aprendizado dos alunos.

                Acredito que um dos maiores e mais importantes desafios do diretor de uma unidade escolar, seja fomentar o espírito de equipe entre os professores e funcionários da escola, ou seja, fazer a transição de um grupo para uma equipe escolar. Existe uma diferença entre um grupo e uma equipe: um grupo pode ser comparado a pescadores, todos realizando suas tarefas de forma isolada com objetivos individuais (mesmo que a tarefa seja semelhante). Por outro lado, a equipe se assemelha aos remadores de um barco, onde cada elemento realiza sua tarefa (que pode ser semelhante ou não) visando atingir o mesmo objetivo. Esses conceitos têm muita aplicabilidade na educação, metaforicamente os professores podem ser comparados aos remadores do mesmo barco. Quando isso acontece está instalado o espírito de equipe, em que todos os elementos da escola trabalharão para atingir as metas estabelecidas no plano escolar, culminando em bons resultados obtidos pelo alunado.

                Quando a equipe funciona em harmonia, o trabalho do diretor se torna menos árduo, porém, não menos importante. A ele cabe a função de oferecer suporte, tanto pedagógico como material, para que os professores desenvolvam seus trabalhos da melhor maneira possível, cobrar e trabalhar junto com a equipe para que as metas sejam alcançadas, proporcionar momentos de liderança aos professores (todos eles), estabelecer a ligação entre escola e comunidade suprindo, dentro do possível, algumas de suas necessidades.

                Administrar uma escola é uma empreitada complexa, nesse contexto a gestão participativa assume papel fundamental. A figura do diretor centralizador, autoritário e conseqüentemente temido por alunos, pais de alunos, funcionários e até mesmo por professores, aquele que apenas cobra resultados, mas não contribui efetivamente para que eles aconteçam, que está preocupado apenas com a boa reputação de sua escola, principalmente no que diz respeito à disciplina, e não com o conteúdo trabalhado dentro dela não deve, ou não deveria ter mais espaço.

               O gestor moderno tem sua liderança reconhecida naturalmente, através da sua conduta, seu relacionamento com todos os integrantes do universo escolar e de seu conhecimento nos mais variados assuntos que permeiam esse universo.

               

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-diretor-e-a-equipe-escolar-1110067.html

    Palavras-chave do artigo:

    diretor

    ,

    equipe escolar

    ,

    gestao participativa

    Comentar sobre o artigo

    Jaconias Dias Rodrigues

    As formas de subjetivação e mecanismos de resistências criadas pelos professores, gestores, alunos e demais agentes escolares no que toca a gestão democrática são objetos de estudo desse artigo .Escrever sobre esses mecanismos e descortinar a realidade da escola no que tange a gestão constituem as preocupações apresentadas. Nesse sentido o artigo pretende funcionar como um provocador e disparador de novos comportamentos na vida do profissional dos que lidam com a gestão.

    Por: Jaconias Dias Rodriguesl Educação> Ensino Superiorl 15/07/2011 lAcessos: 519
    Flávio Roberto Chaddad

    Este breve artigo tem por finalidade salientar os dois períodos da gestão de pessoas e sua implicação para a gestão escolar.

    Por: Flávio Roberto Chaddadl Educação> Ensino Superiorl 26/04/2012 lAcessos: 336
    Maria Francimar da Silva Teles

    Este artigo aborda a gestão escolar, especialmente em sua dimensão pedagógica, caracterizando-a como fator importante dentro do processo educacional. Trata também do aspecto administrativo e da gestão dos recursos humanos na consecução dos objetivos educacionais destacando o quão grande é a influência da gestão pedagógica na dinâmica da gestão escolar e no processo educacional. Ainda fala-se da necessidade de haver o planejamento para que haja eficácia nas ações desenvolvidas no ato educativo...

    Por: Maria Francimar da Silva Telesl Educação> Ensino Superiorl 22/07/2011 lAcessos: 7,156
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    Conhecendo-se as necessidades reais para que ocorra uma educação de qualidade e observando, no decorrer de nossa carreira, como se constrói uma imagem de ineficiência da escola pública, tornando-a figurativa dentro das comunidades mais desprovidas, começamos a questionar quais seriam as reais causas de um comportamento tão passivo diante de uma realidade que está sendo construída.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 28/12/2012 lAcessos: 426
    Ereci Coelho

    Neste artigo serão abordados os desafios de uma equipe diretiva e a importância de uma reflexão quanto à democracia escolar na prática diária. Tem como objetivo principal demonstrar por que na prática a escola não possui uma ação democrática e na teoria (documental) a mesma se mostra democrática. Nessa perspectiva, também será analisado se o Projeto Político Pedagógico tem sido utilizado pelas escolas de forma clara, objetiva e transparente com toda a comunidade escolar...

    Por: Ereci Coelhol Educação> Ensino Superiorl 15/08/2012 lAcessos: 3,610

    Esse artigo foi elaborado com a pretenção de proporcionar um visão mais abragente da gestão da escola pública em seus detrimentos com a sociedade.Qual o pérfil dos técnicos pedagógicos,se ainda a educação está voltada a exclusão e que politicas públicas estão sendo trabalha na busca incessante por cidadania.

    Por: Prof.Raimundo Ferreira dos Santosl Educação> Educação Onlinel 28/10/2008 lAcessos: 196,750 lComentário: 36
    Damião A. Leite

    A administração escolar tradicional vem passando por diversas mudanças ao longo dos anos, tendo como principal metamorfose no bojo das vivências educacionais a gestão democrática que tem como pano de fundo a promoção do indíviduo rumo a cidadania, a autonomia e a criticidade por meio do envolvimento de todos os interessados na melhoria do ensino em sentidos múltiplos, construindo os afazeres pedagógicos com educandos, educadores, pais e a comunidade em geral praticando o trabalho coletivo.

    Por: Damião A. Leitel Educaçãol 16/11/2009 lAcessos: 5,441 lComentário: 1

    O presente artigo propõe a possibilidade de se trabalhar os processos de gestão com práticas compartilhadas, levando em consideração e evidenciando os atos da vida cotidiana que acontecem nos contextos escolares. Pensar os processos de gestão com práticas compartilhadas não é sugerir um novo modelo de gestão, mas sim trabalhar os tantos modelos de gestão existentes de forma compartilhada, valorizando os trabalhos coletivos, a comunicação, as redes de afeto, solidariedade, enfim todas as relações

    Por: Rafaela Bins Grazziottil Educaçãol 21/08/2012 lAcessos: 207
    Paulo marcos Ferreira Andrade

    O presente texto enfoca a temática: O coordenador pedagógico frente aos desafios da gestão democrática.

    Por: Paulo marcos Ferreira Andradel Educação> Ensino Superiorl 04/07/2012 lAcessos: 5,071

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    A expressão artística faz parte da história humana desde os tempos mais remotos. Sendo assim, a Arte é um dos modos de conhecimento ao qual os estudantes devem também ter acesso, assumindo-se como sujeitos capazes de apreciação estética e criação artística, articuladas aos processos e mediações da cultura contemporânea. Diante das mudanças pelas quais o ensino-aprendizagem de Arte passou, vê-se a necessidade de discorrer a respeito da presença desta disciplina no currículo escolar, revendo sua i

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    Sabe-se que a educação é responsável pela formação do aluno enquanto cidadão, de maneira a prepará-lo para a vida em sociedade, para que saiba atuar criticamente nesse meio. Assim, a escola inclusiva busca complementar a formação do aluno por meio das relações de convivência, uma vez que conviver com o diferente é parte desse processo de formação, até porque, como já mencionamos, é na escola que o aluno desenvolve seus aspectos cognitivos, motores e psicológicos.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    As revela à existência de ações políticas e sociais que possam concretizar e promover a efetividade da inclusão social da pessoa com necessidade educacional especial. Vejo que a sociedade deve compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Básica, as dificuldades enfrentadas e as possibilidades e mecanismos de reconhecimento e aceitação dessas limitaçõ

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    No processo de inclusão a escola propõe a conviver com o "diferente", aceitá-lo, auxiliá-lo, e muitas vezes aprender algo com essas crianças. Entretanto para oferecer uma inclusão verdadeira é preciso entender as particularidades das crianças, mediar a socialização de forma que todos trabalham para o aprendizado de cada uma delas, em benefício de todos. Pretendo contribuir com as discussões éticas e educacionais que envolvem a formação da criança Down por meio da educação.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    A educação escolar é um dos contextos em que a criança aprende e desenvolve-se nos aspectos cognitivos, emocional e social. Por isso a necessidade de incluir a criança com necessidades especiais na escola, pois atender a todos é parte do processo educativo, por isso a diversidade cultural e outras questões sociais precisam ser vivenciadas também em sala de aula.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    Apresento algumas características que identificam a criança Down, o conceito de Educação Inclusiva e Educação básica, e da diversidade na educação. Relacionam-se aspectos positivos da inclusão da criança Down na Educação Básica e como deve acontecer essa inclusão, enumerando as dificuldades no processo de inclusão da criança Down na Educação Básica. Conceitua-se a Síndrome de Down e sua identificação, bem como o tratamento e a motivação para inserir a criança com deficiência na Educação Básica.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    O estudo realizado teve como foco principal compreender os avanços no processo de construção do conhecimento dos alunos de uma turma de 3º ano, através dos jogos matemáticos, priorizando, desse modo, a ludicidade no ensino. A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio realizado pela acadêmica e pesquisadora junto a uma turma de 3º ano.

    Por: Luziane Da Silva Costal Educaçãol 15/12/2014
    alex batalha machado

    A educação em nosso país assume uma complexidade jamais vista, temos crianças expostas a um bombardeio diário de informações, as famílias já não têm mais a estrutura de algum tempo atrás, observa-se com facilidade pais e mães muito atribulados que não dispensam o devido tempo aos filhos e também freqüentemente nos deparamos com alunos filhos de pais separados. Nesse cenário, a escola tem assumido um papel muito amplo na educação das crianças, abarcando funções educacionais que seriam responsabi

    Por: alex batalha machadol Educaçãol 15/08/2009 lAcessos: 868
    alex batalha machado

    Atualmente podemos perceber, sem muito esforço um aumento dos casos de obesidade em nossa crianças e adolescentes. Fato esse que pode gerar inúmeros problemas de saúde na fase adulta. O meio mais eficiente de combate aos males causados pelo excesso de peso, parece ser a prevenção, orientações para uma mudança de estilo de vida das famílias. Não existe melhor lugar para criar hábitos saudáveis em uma criança do que a escola.

    Por: alex batalha machadol Educaçãol 07/08/2009 lAcessos: 7,515
    alex batalha machado

    Com as transformações políticas e sociais nas últimas décadas em nosso país, a gestão escolar se torna cada dia mais complexa. Administrar a heterogeneidade dos elementos que compõem o universo escolar, a falta de estrutura familiar (principalmente nas escolas públicas) e interesses políticos que não raramente são antagônicos aos pedagógicos são algumas das funções do diretor de uma escola. Figura fundamental para o bom andamento do processo ensino-aprendizagem.

    Por: alex batalha machadol Educaçãol 04/08/2009 lAcessos: 9,016

    Comments on this article

    0
    ranna 20/07/2010
    sou uma criança mais entendo como e ser diretora minha mãe e diretora reposavel por tudo que se passa na escola mais tambem depende da esola minha mãe trabalha numa escola copricada de mais mas sempre que ñ tenhe aula para mim ajudo minha mãe na escola adoro ajuda minha mãe e bom que eu aprendo mas quero que vocês saba um pouco da minha historia mais e muito grande é o que eu mais gosto de ajuda minha mãe e quando ela vai pro computado eu acho mais iteresante por que ela faiz coisa que eu nunca vir e gosto muito de aprender esses tipo de coisa é so o que tenho para fala creio que gostenhe da minha historia e da minha mãe tamben gostei da historia de vocês !!!!!!!!! bjss
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast