O Diretor E A Equipe Escolar

Publicado em: 08/08/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 8,969 |

               O sucesso de uma escola está intimamente ligado ao bom relacionamento entre o diretor e o corpo docente, quanto mais afinada essa relação, maiores as probabilidades de bom rendimento nos trabalhos pedagógicos, facilitando o aprendizado dos alunos.

                Acredito que um dos maiores e mais importantes desafios do diretor de uma unidade escolar, seja fomentar o espírito de equipe entre os professores e funcionários da escola, ou seja, fazer a transição de um grupo para uma equipe escolar. Existe uma diferença entre um grupo e uma equipe: um grupo pode ser comparado a pescadores, todos realizando suas tarefas de forma isolada com objetivos individuais (mesmo que a tarefa seja semelhante). Por outro lado, a equipe se assemelha aos remadores de um barco, onde cada elemento realiza sua tarefa (que pode ser semelhante ou não) visando atingir o mesmo objetivo. Esses conceitos têm muita aplicabilidade na educação, metaforicamente os professores podem ser comparados aos remadores do mesmo barco. Quando isso acontece está instalado o espírito de equipe, em que todos os elementos da escola trabalharão para atingir as metas estabelecidas no plano escolar, culminando em bons resultados obtidos pelo alunado.

                Quando a equipe funciona em harmonia, o trabalho do diretor se torna menos árduo, porém, não menos importante. A ele cabe a função de oferecer suporte, tanto pedagógico como material, para que os professores desenvolvam seus trabalhos da melhor maneira possível, cobrar e trabalhar junto com a equipe para que as metas sejam alcançadas, proporcionar momentos de liderança aos professores (todos eles), estabelecer a ligação entre escola e comunidade suprindo, dentro do possível, algumas de suas necessidades.

                Administrar uma escola é uma empreitada complexa, nesse contexto a gestão participativa assume papel fundamental. A figura do diretor centralizador, autoritário e conseqüentemente temido por alunos, pais de alunos, funcionários e até mesmo por professores, aquele que apenas cobra resultados, mas não contribui efetivamente para que eles aconteçam, que está preocupado apenas com a boa reputação de sua escola, principalmente no que diz respeito à disciplina, e não com o conteúdo trabalhado dentro dela não deve, ou não deveria ter mais espaço.

               O gestor moderno tem sua liderança reconhecida naturalmente, através da sua conduta, seu relacionamento com todos os integrantes do universo escolar e de seu conhecimento nos mais variados assuntos que permeiam esse universo.

               

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-diretor-e-a-equipe-escolar-1110067.html

    Palavras-chave do artigo:

    diretor

    ,

    equipe escolar

    ,

    gestao participativa

    Comentar sobre o artigo

    Jaconias Dias Rodrigues

    As formas de subjetivação e mecanismos de resistências criadas pelos professores, gestores, alunos e demais agentes escolares no que toca a gestão democrática são objetos de estudo desse artigo .Escrever sobre esses mecanismos e descortinar a realidade da escola no que tange a gestão constituem as preocupações apresentadas. Nesse sentido o artigo pretende funcionar como um provocador e disparador de novos comportamentos na vida do profissional dos que lidam com a gestão.

    Por: Jaconias Dias Rodriguesl Educação> Ensino Superiorl 15/07/2011 lAcessos: 509
    Flávio Roberto Chaddad

    Este breve artigo tem por finalidade salientar os dois períodos da gestão de pessoas e sua implicação para a gestão escolar.

    Por: Flávio Roberto Chaddadl Educação> Ensino Superiorl 26/04/2012 lAcessos: 322
    Maria Francimar da Silva Teles

    Este artigo aborda a gestão escolar, especialmente em sua dimensão pedagógica, caracterizando-a como fator importante dentro do processo educacional. Trata também do aspecto administrativo e da gestão dos recursos humanos na consecução dos objetivos educacionais destacando o quão grande é a influência da gestão pedagógica na dinâmica da gestão escolar e no processo educacional. Ainda fala-se da necessidade de haver o planejamento para que haja eficácia nas ações desenvolvidas no ato educativo...

    Por: Maria Francimar da Silva Telesl Educação> Ensino Superiorl 22/07/2011 lAcessos: 6,918
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    Conhecendo-se as necessidades reais para que ocorra uma educação de qualidade e observando, no decorrer de nossa carreira, como se constrói uma imagem de ineficiência da escola pública, tornando-a figurativa dentro das comunidades mais desprovidas, começamos a questionar quais seriam as reais causas de um comportamento tão passivo diante de uma realidade que está sendo construída.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 28/12/2012 lAcessos: 341
    Ereci Coelho

    Neste artigo serão abordados os desafios de uma equipe diretiva e a importância de uma reflexão quanto à democracia escolar na prática diária. Tem como objetivo principal demonstrar por que na prática a escola não possui uma ação democrática e na teoria (documental) a mesma se mostra democrática. Nessa perspectiva, também será analisado se o Projeto Político Pedagógico tem sido utilizado pelas escolas de forma clara, objetiva e transparente com toda a comunidade escolar...

    Por: Ereci Coelhol Educação> Ensino Superiorl 15/08/2012 lAcessos: 3,416

    Esse artigo foi elaborado com a pretenção de proporcionar um visão mais abragente da gestão da escola pública em seus detrimentos com a sociedade.Qual o pérfil dos técnicos pedagógicos,se ainda a educação está voltada a exclusão e que politicas públicas estão sendo trabalha na busca incessante por cidadania.

    Por: Prof.Raimundo Ferreira dos Santosl Educação> Educação Onlinel 28/10/2008 lAcessos: 196,473 lComentário: 36
    Damião A. Leite

    A administração escolar tradicional vem passando por diversas mudanças ao longo dos anos, tendo como principal metamorfose no bojo das vivências educacionais a gestão democrática que tem como pano de fundo a promoção do indíviduo rumo a cidadania, a autonomia e a criticidade por meio do envolvimento de todos os interessados na melhoria do ensino em sentidos múltiplos, construindo os afazeres pedagógicos com educandos, educadores, pais e a comunidade em geral praticando o trabalho coletivo.

    Por: Damião A. Leitel Educaçãol 16/11/2009 lAcessos: 5,371 lComentário: 1

    O presente artigo propõe a possibilidade de se trabalhar os processos de gestão com práticas compartilhadas, levando em consideração e evidenciando os atos da vida cotidiana que acontecem nos contextos escolares. Pensar os processos de gestão com práticas compartilhadas não é sugerir um novo modelo de gestão, mas sim trabalhar os tantos modelos de gestão existentes de forma compartilhada, valorizando os trabalhos coletivos, a comunicação, as redes de afeto, solidariedade, enfim todas as relações

    Por: Rafaela Bins Grazziottil Educaçãol 21/08/2012 lAcessos: 194
    Paulo marcos Ferreira Andrade

    O presente texto enfoca a temática: O coordenador pedagógico frente aos desafios da gestão democrática.

    Por: Paulo marcos Ferreira Andradel Educação> Ensino Superiorl 04/07/2012 lAcessos: 4,722

    Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que altera o humor e costuma estar associada com baixa autoestima e culpa, e normalmente traz consigo distúrbios do apetite (comer demais, ou praticamente nada), e de sono (dormir demais, ou quase nada), entretanto um dos aspectos mais nocivos é a falta de perspectivas, um sentimento de ausência de futuro, de impossibilidade de solução dos problemas, que muitas vezes leva até ao suicídio.

    Por: Central Pressl Educaçãol 31/10/2014

    O presente artigo discorre contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

    Por: neide figueiredo de souzal Educaçãol 29/10/2014

    Faz-se necessário que a avaliação seja orientada pela lógica da continuidade dos processos de formação.

    Por: neide figueiredo de souzal Educaçãol 29/10/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O lúdico proveniente da palavra latina "ludus" que significa jogos. Que segundo DANTAS, 1988, representa liberdade para brincar livremente, gratuitamente, prazerosamente. Tornando a brincadeira uma expressão máxima do lúdico, desde da antiga Roma e Grécia em períodos remotos da civilização ocidental utilizava os brinquedos na educação com base nas idéias de Platão e Aristóteles.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 28/10/2014
    Sebastiana Braga

    A formação profissional não consiste apenas em ouvir palestra ou fazer determinados cursos. Pelo contrario, ela é um processo continuo e progressivo, onde através da aprendizagem se acumula conhecimento e este por sua vez vai sendo transformado em práticas bem sucedidas. Dessa forma deve ser pensado numa multiplicidade de saberes que através de um projeto para formação continuada que se complemente e que aborde um tema central a todas as áreas no intuito do melhoramento do ensino aprendizagem.

    Por: Sebastiana Bragal Educaçãol 27/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Sei o quanto. Tudo isso não significa nada. Apesar da interminável beleza dos universos. Contínuos. Sei do insignificado das coisas. Do delírio dos deuses. Das franquezas das razões não lógicas. A metafísica não indutiva.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 25/10/2014
    Amanda Souza Machado

    Este trabalho é uma continuação das discussões, pesquisas e reflexões ocorridas durante a elaboração do artigo científico sobre como os educadores exploram as fantasias das crianças, produzidas a partir dos programas de televisão. O artigo propõe-se a apresentar as influências da TV no imaginário das crianças e qual é o papel dos educadores neste momento.

    Por: Amanda Souza Machadol Educaçãol 23/10/2014

    O presente artigo é um estudo bibliográfico que tem como objetivo principal abordar conceitos educacionais e metodologias desenvolvidas em sala de aula usando o lúdico como alternativa de metodologia. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender e adequar a aprendizagem às atuais demandas da educação é necessário conhecer alguns caminhos já percorridos pelo ensino e que se levam a uma redefinição dos objetivos, conteúdo e metodológicos.

    Por: Graciele de Miranda Oliveiral Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 14
    alex batalha machado

    A educação em nosso país assume uma complexidade jamais vista, temos crianças expostas a um bombardeio diário de informações, as famílias já não têm mais a estrutura de algum tempo atrás, observa-se com facilidade pais e mães muito atribulados que não dispensam o devido tempo aos filhos e também freqüentemente nos deparamos com alunos filhos de pais separados. Nesse cenário, a escola tem assumido um papel muito amplo na educação das crianças, abarcando funções educacionais que seriam responsabi

    Por: alex batalha machadol Educaçãol 15/08/2009 lAcessos: 862
    alex batalha machado

    Atualmente podemos perceber, sem muito esforço um aumento dos casos de obesidade em nossa crianças e adolescentes. Fato esse que pode gerar inúmeros problemas de saúde na fase adulta. O meio mais eficiente de combate aos males causados pelo excesso de peso, parece ser a prevenção, orientações para uma mudança de estilo de vida das famílias. Não existe melhor lugar para criar hábitos saudáveis em uma criança do que a escola.

    Por: alex batalha machadol Educaçãol 07/08/2009 lAcessos: 7,500
    alex batalha machado

    Com as transformações políticas e sociais nas últimas décadas em nosso país, a gestão escolar se torna cada dia mais complexa. Administrar a heterogeneidade dos elementos que compõem o universo escolar, a falta de estrutura familiar (principalmente nas escolas públicas) e interesses políticos que não raramente são antagônicos aos pedagógicos são algumas das funções do diretor de uma escola. Figura fundamental para o bom andamento do processo ensino-aprendizagem.

    Por: alex batalha machadol Educaçãol 04/08/2009 lAcessos: 8,994

    Comments on this article

    0
    ranna 20/07/2010
    sou uma criança mais entendo como e ser diretora minha mãe e diretora reposavel por tudo que se passa na escola mais tambem depende da esola minha mãe trabalha numa escola copricada de mais mas sempre que ñ tenhe aula para mim ajudo minha mãe na escola adoro ajuda minha mãe e bom que eu aprendo mas quero que vocês saba um pouco da minha historia mais e muito grande é o que eu mais gosto de ajuda minha mãe e quando ela vai pro computado eu acho mais iteresante por que ela faiz coisa que eu nunca vir e gosto muito de aprender esses tipo de coisa é so o que tenho para fala creio que gostenhe da minha historia e da minha mãe tamben gostei da historia de vocês !!!!!!!!! bjss
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast