O Educador Profissional

Publicado em: 25/09/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 1,310 |

EDUCADOR PROFISSIONAL

Pensar nos profissionais da educação é extremamente complexo, mas ao mesmotempo devemos ser realistas e honestos com nossas implicações. Procuramos sempre culpados para dizer que a educação está à beira de um colapso.

A primeira hipótese que surge é o sistema como um todo que não funciona, mas à grande verdade, está voltada para os educadores que tem a maior culpa dessa fatia negativa em que está a educação brasileira.

Não sejamos hipócritas de não pensar que a principal responsabilidade é dos educadores em sua maioria. Até porque muito dos educadores que se formam tem em sua mente que já estão prontos para iniciar a carreira profissional e tudo o que ele sabe já é o suficiente. Longe disso, quem pensa dessa maneira.

Muitos eles esquecem que o conhecimento está sempre em evolução, a todo o momento é modificado alterado e implementado com as necessidades que vão surgindo na sociedade.

Todos nós precisamos evoluir e nessa evolução o conhecimento também vai se modificando. Pois surgem sempre outras necessidades e outras teorias que irão derrubar aquelas que não faziam parte das nossas vidas ou daquele contexto.

Quando os profissionais se formam fica evidente que eles não estão totalmente preparados para atingir as expectativas e as incertezas que existem dentro do ambiente escolar. Pois eles se formam e pensam que já sabem tudo, e que não irão precisar de mais nada. É só colocar tudo aquilo que ele aprendeu em poucos anos de pesquisa e pronto está tudo acabado e perfeito.

Longe desta perfeição; primeiramente o educador deve ter seu principal pensamento o comprometimento com o saber e o fazer. Depois procurar ser um líder na busca por melhorias pessoais e ser um educador pesquisador que procura sempre estar pronto para adquirir novos conhecimentos, e com isso suas competências vão tornando uma pessoa mais preparada e pronta para administrar a dificuldades que irão surgir no decorrer de sua vida escolar.

Os que precisamos na educação é de pessoas que sejam capazes de ser flexíveis, que possuem em sua meta principal o comprometimento profissional, e que busquem na metadisciplinariedade a união das competências que possam deixar o seu trabalho mais reconhecido através de uma qualidade expressamente verdadeira e fundamentada nas inovações do conhecimento.

Paulo Marcelo

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-educador-profissional-1270740.html

    Palavras-chave do artigo:

    profissionais

    ,

    ensino de qualidade

    ,

    comprometimento

    Comentar sobre o artigo

    Priscila Manzoni de Manzoni

    Esse artigo trata-se da importância da orientação nutricional na qualidade de vida dos indivíduos as conseqüências que sua falta trás no desenvolvimento do individuo em processo de aprendizagem.

    Por: Priscila Manzoni de Manzonil Educaçãol 10/06/2011 lAcessos: 142

    Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT (Qualidade de Vida Total), baseada em dois aspectos importantes: o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional . Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal.

    Por: Marcelo P. Basilel Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/08/2014 lAcessos: 15

    O presente artigo esboça a educação e sua significativa importância dentro das empresas em parcerias de gestão no atual mercado de trabalho, competitivo decorrente as atuais transformações econômicas na sociedade. Contudo, as mudanças estão ocorrendo e são significativas. Nos últimos anos, essa prática tem transformado a educação numa perspectiva propícia de benefícios no processo educativo, com objetivos de proporcionar aos profissionais um ensino de qualidade e crescimento na sociedade.

    Por: Alex Soaresl Educação> Ensino Superiorl 18/03/2011 lAcessos: 572

    Resumo O maior desafio na atualidade é alcançar um alto nível de qualidade no ensino escolar. Porém, para o gestor conduzir a escola na busca por este objetivo de qualidade no processo de ensino-aprendizagem nas escolas é preciso identificar os problemas, descobrir suas causas e, principalmente, trabalhar para eliminá-las. O que seria a parte mais difícil do trabalho, por causa da dificuldade que implica manter toda a equipe envolvida no processo e compromissada com o propósito. Não há mudanças

    Por: Cleonir Alves da Luzl Educação> Ensino Superiorl 24/08/2011 lAcessos: 668
    Maria de Fátima M. Baumgärtner

    Dar sentido às ações, promovendo a interação das disciplinas.A vida é aprendizado e a teoria deve ser associada a ela.

    Por: Maria de Fátima M. Baumgärtnerl Educaçãol 14/10/2009 lAcessos: 186 lComentário: 1
    Renan Poggi de Figueredo

    Questionário acadêmico voltado a esclarecer de forma objetiva alguns acadêmicos e corporativos de uma das mais fascinantes metodologias de ensino que existe, a andragogia.

    Por: Renan Poggi de Figueredol Educação> Ensino Superiorl 05/07/2013 lAcessos: 141
    Thiago R. Silva

    O presente artigo tem como objetivo mostrar as implicações da síndrome de Bournout no processo de ensino e aprendizagem e os principais agravantes dessa doença na vida do profissional da área da educação. Com o intuito de realizar uma revisão bibliográfica sobre a síndrome de Bournout, buscou-se conhecer as principias causas da doença, como as relações interpessoais e as consequências da jornada de trabalho no ambiente escolar, o artigo também tece comentários relevantes sobre o piso salarial do

    Por: Thiago R. Silval Educação> Ensino Superiorl 07/07/2012 lAcessos: 242

    Trata-se de um estudo relacionado ao tema qualidade de Vida no Trabalho- QVT, onde relata os fatores positivos tanto para os colaboradores e para a empresa. A busca de melhor entendimento ocorreu através de pesquisas bibliográficas, o que nos proporcionou melhor embasamento sobre o assunto, possibilitando na prática uma melhor análise da influência da qualidade de vida no trabalho sobre a produtividade dos funcionários da empresa Durabile Artefatos de Concreto LTDA, dentro do setor de produção.

    Por: FLAVIO JR STEFANELLOl Finanças> Investimentosl 07/01/2012 lAcessos: 303
    SERGIO WALTER ALEXANDRINO

    Querendo melhorar a qualidade do ensino público brasileiro, órgãos públicos criam indicadores de qualidade da educação auferindo bônus para professores; todavia, nem todas as escolas premiadas com bônus aos professores tiveram melhorias efetivas, assim como nem todas as escolas que não evoluíram seus índices não apresentaram melhorias. O âmago do problema é que o que irá melhorar a educação no Brasil é um projeto que envolva mantenedores, docentes e discentes. As medidas tomadas são paleativas.

    Por: SERGIO WALTER ALEXANDRINOl Educação> Ensino Superiorl 13/07/2010 lAcessos: 2,057

    A todo instante, o homem defronta-se com muitas mudanças, novas informações, novos ambientes, pressupostos, ameaças e principalmente novas oportunidades. O propósito deste artigo é mostrar as possibilidades e conquistas da atuação de um Pedagogo Organizacional numa instituição empresarial, usando como referencial um Pronto Socorro em Mato Grosso. A metodologia aplicada a este estudo foi baseada numa pesquisa bibliográfica e uma simples pesquisa de campo, durante a qual aplicamos um questionário apenas para trinta e três funcionários – responsáveis por setores da empresa estagiada, a fim de obter dados referentes ao levantamento do perfil organizacional do pedagogo frente a essa realidade empresarial em sua atualidade. Como resultado, verificamos se os funcionários se preocupam com a qualidade de vida, harmonia entre grupos e setores e boa capacidade de interação, de conhecimentos de papéis dentro da organização e acima de tudo satisfação pessoal.

    Por: Cristiane Santos Belinil Educaçãol 22/10/2009 lAcessos: 9,348 lComentário: 1

    O presente artigo é um estudo bibliográfico que tem como objetivo principal abordar conceitos educacionais e metodologias desenvolvidas em sala de aula usando o lúdico como alternativa de metodologia. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender e adequar a aprendizagem às atuais demandas da educação é necessário conhecer alguns caminhos já percorridos pelo ensino e que se levam a uma redefinição dos objetivos, conteúdo e metodológicos.

    Por: Graciele de Miranda Oliveiral Educaçãol 21/10/2014
    Alinne do Rosário Brito

    O artigo busca pesquisar e relatar o que é o Programa Mesa Brasil SESC e dialogar com as ações do Governo do Estado do Amapá para que a segurança alimentar seja implementada atendendo as leis nacionais e as respectivas atuações das politicas públicas que o regem quanto a tentativa de diminuição da miséria na cidade de Macapá.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 14
    Tania R. Steinke

    Promover a valorização da formação continuada dos docentes e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio das escolas públicas.

    Por: Tania R. Steinkel Educaçãol 19/10/2014

    Este artigo analisa de forma breve a teoria das Representações sociais, realizada por alguns estudiosos que contribuíram para a o avanço das representações sociais, bem como, os teóricos que tinham como base as investigações de como as pessoas transformam os conhecimentos científicos em conhecimento de senso comum na década de 60, e também a forma como adota a perspectiva comunicativa "genética" na apreensão do conhecimento veiculado a dinâmica do cotidiano.

    Por: Elizabeth Almeida dos Santosl Educaçãol 14/10/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Resumo O aumentou consideravelmente do número de alunos especiais matriculados no ensino regular foi de aproximadamente 70% em 2014, em relação aos anos anteriores. Essa chegada dos alunos nas instituições públicas de ensinos promoveu serias mudanças de paradigmas em todos os profissionais da educação, mas seguiu junto um profissional fundamental na implementação desse novo olhar sobre a educação especial e principalmente sobre a inclusão.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 10/10/2014

    O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ajuda a milhões de brasileiros todos os anos através de seus Cursos Gratuitos oferecendo modalidades presenciais ou EAD (Ensino a Distância) para realização dos mesmos. Conheça alguns cursos grátis para 2015

    Por: sitesjoaoepaulol Educaçãol 09/10/2014

    A avaliação na Escola Ciclada já vem redefinida, ou seja, já está incorporada com novas idéias e nas aspirações, sua perspectiva está muito além de atribuir uma nota por simples burocracia institucional ou por simplesmente conferir o que foi "aprendido" ou não.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educaçãol 02/10/2014

    A MATEMÁTICA E A MÚSICA POSSUEM LAÇOS MUITO FORTES DESDE A ANTIGUIDADE E O INTERESSANTE É QUE TEM MUITOS ALUNOS QUE GOSTAM DE MÚSICA E DIZEM QUE NÃO GOSTAM DE MATEMÁTICA. ENTÃO, SENDO ASSIM, É BEM INTERESSANTE MOSTRÁ-LOS A ELES ESTA FORTE RELAÇÃO.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Educaçãol 02/10/2014 lAcessos: 12

    Para uma primeira analise vemos a Igreja Católica perdendo espaço significativamente a cada dia devido a sua filosofia antiquada e obsoleta de tratar os fieis. É fácil perceber que em todos os setores da sociedade houve um avanço dentro da história. Mas a Igreja católica continuou estática continua a mesma.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/02/2013 lAcessos: 51

    Vivemos em uma época que tudo está direcionado contra as drogas, no entanto é inevitável e quase impossível conter o aumento de pessoas dependente das drogas. O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos, e os adolescentes são os mais veneráveis. Pois estão em um momento de mudanças em seu corpo e tudo para eles é muit

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Ensino Superiorl 07/08/2010 lAcessos: 351

    Enter ... Em um dia normal com pessoas normais, uma aula seria mais ou menos assim... Uma pequena introdução da história da comunicação, a visualisação de um suporte tecnológico na frente, um texto de apoio acoplado a um multimídia. A voz da autoridade maior, iniciando com uma breve leitura, logo uma pausa... Algumas reflexões deste clero, depositando seus conhecimentos para grupo de seguidores, copistas e ouvintes e nada mais...

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educaçãol 16/03/2010 lAcessos: 479

    Nossa cultura brasileira é muito curiosa, toda a semana tem jogo da Mega Sena, mas nós brasileiros não damos muita importância, mesmo que ela esteja dando um prêmio razoável. No entanto, a conversa muda de rumo, quando está em jogo uma importância de 140 milhões de reais. Todos vão apostando... Mas fica uma duvida no ar; não sei se estão jogando para ganhar ou se como diz o ditado popular olho gordo no vizinho para ele não ganhar, Deus me livre aquele parente ganhar, nem se fala naquele meu chefe da empresa, o José também não pode ganhar aquele pão duro, imagine se ele ganhar não vai dividir nem um fico podre com nós. E assim vão os pensamentos negativos.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Notícias & Sociedadel 31/12/2009 lAcessos: 719

    Poesia para homenagear o dia dos poetas que é dia 20/10. Está poesia expressa um pouco sobre os poetas importantes dentro da literatura universal. Que são imortais.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Literatura> Poesial 17/10/2009 lAcessos: 135

    O ENSINO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA EM NOSSO PAÍS OBEDECE A DUAS NECESSIDADES: UMA LEGAL E A OUTRA POLÍTICO-CULTURAL.A PROPOSTA É ESTIMULAR OS ALUNOS A TRABALHAR DE FORMA AUTÔNOMA, DE MANEIRA QUE POSSAM IDENTIFICAR SUAS POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NO PROCESSO DA QUISIÇÃO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Línguasl 14/10/2009 lAcessos: 2,141

    Ensinar uma língua requer uma busca constante do “novo” para as mudanças que ocorrem no tempo, mas não devemos deixar de lado o que é velho, pois o velho são as experiências já vividas e mostradas no seu todo, dando e servindo de uma base sólida para saber administrar o novo. No contexto educacional atual, é necessário assumir o pressuposto de que a língua se realiza em uso nas práticas sociais, nas quais os sujeitos agem. Desta forma, definem a finalidade do ensino de língua.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Línguasl 14/10/2009 lAcessos: 10,588

    Vemos a importância de mostrar que a escrita é uma questão de necessidade para nossa área escolar e social. Tendo consciência que os alunos e alguns professores não tiveram essa nova ideologia sobre o autor e não tem ainda uma base sobre a importância que tem a função do autor; e do texto escrito. E que através do texto escrito poderão situar-se como responsáveis por aquilo que escrevem. Cabe lembrar que a escola não vai formar um escritor, de um dia para outro.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Ensino Superiorl 06/10/2009 lAcessos: 206

    Comments on this article

    0
    Patricia 30/09/2009
    Concordo quando diz que há a necessidade de o profissional sair mais bem preparado das faculdades, mas a verdade é que essas ainda não preparam os futuros profissionais para a atual realidade educacional, principalmente das escolas públicas. Colocar a culpa inteiramente no professor é ignorar outros aspectos que também geram o problema da má qualidade na educação: a falta de investimento do governo na real modernização das escolas, de maneira que o professor disponha de mais recursos que não seja somente giz , lousa e "gogó"; o investimento real em formação continuada, que ainda é tímido; o problema da violência escolar, que é cada vez mais frequente, e se constitui talvez no nosso maior desafio atualmente; e os baixos salários. Se você, Paulo, for um professor em atividade e encontrou a receita para lidar com todos esses problemas, por favor me passe umas dicas. Agora, se você não for professor, então, desculpe, mas você não sabe o que é a realidade de estar todos os dias dentro de uma sala de aula que, por vezes, é uma verdadeira bomba prestes a explodir. Ensinar é bom, sim, é necessário que haja atualização profissional, é preciso que se busque alternativas, sim. Mas não seja tão precipitado ao responsabilizar inteiramente o professor se você não souber o que é ser professor na prática. Até.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast