O Educador Profissional

Publicado em: 25/09/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 1,355 |

EDUCADOR PROFISSIONAL

Pensar nos profissionais da educação é extremamente complexo, mas ao mesmotempo devemos ser realistas e honestos com nossas implicações. Procuramos sempre culpados para dizer que a educação está à beira de um colapso.

A primeira hipótese que surge é o sistema como um todo que não funciona, mas à grande verdade, está voltada para os educadores que tem a maior culpa dessa fatia negativa em que está a educação brasileira.

Não sejamos hipócritas de não pensar que a principal responsabilidade é dos educadores em sua maioria. Até porque muito dos educadores que se formam tem em sua mente que já estão prontos para iniciar a carreira profissional e tudo o que ele sabe já é o suficiente. Longe disso, quem pensa dessa maneira.

Muitos eles esquecem que o conhecimento está sempre em evolução, a todo o momento é modificado alterado e implementado com as necessidades que vão surgindo na sociedade.

Todos nós precisamos evoluir e nessa evolução o conhecimento também vai se modificando. Pois surgem sempre outras necessidades e outras teorias que irão derrubar aquelas que não faziam parte das nossas vidas ou daquele contexto.

Quando os profissionais se formam fica evidente que eles não estão totalmente preparados para atingir as expectativas e as incertezas que existem dentro do ambiente escolar. Pois eles se formam e pensam que já sabem tudo, e que não irão precisar de mais nada. É só colocar tudo aquilo que ele aprendeu em poucos anos de pesquisa e pronto está tudo acabado e perfeito.

Longe desta perfeição; primeiramente o educador deve ter seu principal pensamento o comprometimento com o saber e o fazer. Depois procurar ser um líder na busca por melhorias pessoais e ser um educador pesquisador que procura sempre estar pronto para adquirir novos conhecimentos, e com isso suas competências vão tornando uma pessoa mais preparada e pronta para administrar a dificuldades que irão surgir no decorrer de sua vida escolar.

Os que precisamos na educação é de pessoas que sejam capazes de ser flexíveis, que possuem em sua meta principal o comprometimento profissional, e que busquem na metadisciplinariedade a união das competências que possam deixar o seu trabalho mais reconhecido através de uma qualidade expressamente verdadeira e fundamentada nas inovações do conhecimento.

Paulo Marcelo

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-educador-profissional-1270740.html

    Palavras-chave do artigo:

    profissionais

    ,

    ensino de qualidade

    ,

    comprometimento

    Comentar sobre o artigo

    Priscila Manzoni de Manzoni

    Esse artigo trata-se da importância da orientação nutricional na qualidade de vida dos indivíduos as conseqüências que sua falta trás no desenvolvimento do individuo em processo de aprendizagem.

    Por: Priscila Manzoni de Manzonil Educaçãol 10/06/2011 lAcessos: 147

    Este trabalho teve como objetivos discorrer sobre processo ensino aprendizagem na Educação a Distância segundo pesquisa bibliográfica e experiência de tutoria presencial. E, também pesquisar sobre características que favorecem do processo ensino aprendizagem na educação à distância. Nos dias atuais a educação a distancia é de suma importância no cotidiano da população.

    Por: Raquel C. werlang GUIMARAESl Educação> Educação Onlinel 26/11/2014 lAcessos: 11

    Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT (Qualidade de Vida Total), baseada em dois aspectos importantes: o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional . Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal.

    Por: Marcelo P. Basilel Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/08/2014 lAcessos: 40

    O presente artigo esboça a educação e sua significativa importância dentro das empresas em parcerias de gestão no atual mercado de trabalho, competitivo decorrente as atuais transformações econômicas na sociedade. Contudo, as mudanças estão ocorrendo e são significativas. Nos últimos anos, essa prática tem transformado a educação numa perspectiva propícia de benefícios no processo educativo, com objetivos de proporcionar aos profissionais um ensino de qualidade e crescimento na sociedade.

    Por: Alex Soaresl Educação> Ensino Superiorl 18/03/2011 lAcessos: 605

    Resumo O maior desafio na atualidade é alcançar um alto nível de qualidade no ensino escolar. Porém, para o gestor conduzir a escola na busca por este objetivo de qualidade no processo de ensino-aprendizagem nas escolas é preciso identificar os problemas, descobrir suas causas e, principalmente, trabalhar para eliminá-las. O que seria a parte mais difícil do trabalho, por causa da dificuldade que implica manter toda a equipe envolvida no processo e compromissada com o propósito. Não há mudanças

    Por: Cleonir Alves da Luzl Educação> Ensino Superiorl 24/08/2011 lAcessos: 704
    Maria de Fátima M. Baumgärtner

    Dar sentido às ações, promovendo a interação das disciplinas.A vida é aprendizado e a teoria deve ser associada a ela.

    Por: Maria de Fátima M. Baumgärtnerl Educaçãol 14/10/2009 lAcessos: 191 lComentário: 1
    Renan Poggi de Figueredo

    Questionário acadêmico voltado a esclarecer de forma objetiva alguns acadêmicos e corporativos de uma das mais fascinantes metodologias de ensino que existe, a andragogia.

    Por: Renan Poggi de Figueredol Educação> Ensino Superiorl 05/07/2013 lAcessos: 210
    Thiago R. Silva

    O presente artigo tem como objetivo mostrar as implicações da síndrome de Bournout no processo de ensino e aprendizagem e os principais agravantes dessa doença na vida do profissional da área da educação. Com o intuito de realizar uma revisão bibliográfica sobre a síndrome de Bournout, buscou-se conhecer as principias causas da doença, como as relações interpessoais e as consequências da jornada de trabalho no ambiente escolar, o artigo também tece comentários relevantes sobre o piso salarial do

    Por: Thiago R. Silval Educação> Ensino Superiorl 07/07/2012 lAcessos: 275

    Trata-se de um estudo relacionado ao tema qualidade de Vida no Trabalho- QVT, onde relata os fatores positivos tanto para os colaboradores e para a empresa. A busca de melhor entendimento ocorreu através de pesquisas bibliográficas, o que nos proporcionou melhor embasamento sobre o assunto, possibilitando na prática uma melhor análise da influência da qualidade de vida no trabalho sobre a produtividade dos funcionários da empresa Durabile Artefatos de Concreto LTDA, dentro do setor de produção.

    Por: FLAVIO JR STEFANELLOl Finanças> Investimentosl 07/01/2012 lAcessos: 312
    SERGIO WALTER ALEXANDRINO

    Querendo melhorar a qualidade do ensino público brasileiro, órgãos públicos criam indicadores de qualidade da educação auferindo bônus para professores; todavia, nem todas as escolas premiadas com bônus aos professores tiveram melhorias efetivas, assim como nem todas as escolas que não evoluíram seus índices não apresentaram melhorias. O âmago do problema é que o que irá melhorar a educação no Brasil é um projeto que envolva mantenedores, docentes e discentes. As medidas tomadas são paleativas.

    Por: SERGIO WALTER ALEXANDRINOl Educação> Ensino Superiorl 13/07/2010 lAcessos: 2,089
    Fernando Corrêa manarim

    afirmamos que existem outras formas de jogar xadrez além da competição, ou seja, que o xadrez é uma ferramenta que pode trabalhar o praticante pedagógica e terapeuticamente, ensinando a se conhecer, conhecer os outros e conhecer o mundo a qual pertence. Isso pode ser comprovado na Lenda de criação do xadrez, conhecida como a Lenda de Lahur Sessa, lenda que pode ser encontrada na obra de Malba Tahan, "O Homem que calculava".

    Por: Fernando Corrêa manariml Educaçãol 16/03/2015

    1. Por que o regime de ciclos e a progressão continuada são tão criticados? 2. Qual a real eficácia da progressão continuada e quais são os problemas gerados por esta prática? 3. Quais suas implicações políticas? 4. Quais os aspectos negativos deste sistema? 5. Qual o papel do professor, do coordenador e supervisor escolar? 6. Qual a importância da avaliação neste processo?

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015

    RESUMO A violência é sem duvida, além de uma das grandes preocupações da sociedade, o grande problema a ser enfrentado, principalmente na dura realidade das escolas públicas do Brasil. Atinge a todos na escola, contudo a grande vitima deste problema é o professor, cada vez mais desmotivado e que se encontra quase sempre acuado e de mãos atadas diante do problema. Ocorre de maneira velada e de diversos modos, sendo, obviamente causada pela falta de limites e de ações efetivas para enfrentar o pro

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015

    Nesta Sociedade de Informação a comunicação assume um papel no desenvolvimento humano como ferramenta de leitura social numa intervenção libertadora na perspectiva social sobre a tecnologia num processo de diminuição das disparidades sociais na criação de políticas publica para a formação de uma cidadania. Atuando numa dimensão social e política através de programas sociais de inclusão digital para reduzir os problemas sociais relativos à marginalização e pobreza

    Por: Daniela Rosseti silval Educaçãol 12/03/2015
    Alinne do Rosário Brito

    O presente artigo tem como finalidade analisar as fases de ensino nas aulas de educação física escolar tendo como base os PCN`S, para facilitar este processo nas instituições de ensino. Portanto é um convite para refletir sobre à pratica pedagógica , ou seja, o processo de alfabetização especificamente no ensino fundamental através deste componente curricular.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 11/03/2015

    O fundamentalismo islâmico é a maior ameaça a democracia e os direitos humanos desde o fim da Guerra Fria.Esse artigo tem por objetivo expor de forma breve,as suas origens durante o processo de partilha afro-asiática promovida pelos países europeu até a sua expansão na era da globalização sob a hegemonia dos EUA.

    Por: Mauricio Mendes de Oliveiral Educaçãol 09/03/2015
    Marlete Turmina Outeiro

    O artigo conta a história de uma família especifica, que venceram as adversidades e os preconceitos sociais, demonstraram a importância de unir-se em favor de um ideal coletivo, cujo objetivo apresenta memória histórica marco de 1985 a 2011, no Município de Abelardo Luz/SC. Os resultados discorrem a partir de um recorte da obra "A Inclusão Social pela Reforma Agrária: a saga de uma família sem-terra, escrito com base nos fatos que constam no diário da Sra. Rosa Turmina.

    Por: Marlete Turmina Outeirol Educaçãol 07/03/2015 lAcessos: 12

    A tecnologia mais especificamente a tecnologia de informação e comunicação assume papel no desenvolvimento humano como ferramenta de leitura e práxis social numa intervenção libertadora na perspectiva social sobre a tecnologia num processo de diminuição das disparidades sociais na criação de políticas publica para a formação de uma cidadania. Atuando numa dimensão social e política através de programas sociais de inclusão digital para reduzir os problemas sociais relativos à marginalização e pob

    Por: Daniela Rosseti silval Educaçãol 02/03/2015

    Para uma primeira analise vemos a Igreja Católica perdendo espaço significativamente a cada dia devido a sua filosofia antiquada e obsoleta de tratar os fieis. É fácil perceber que em todos os setores da sociedade houve um avanço dentro da história. Mas a Igreja católica continuou estática continua a mesma.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/02/2013 lAcessos: 62

    Vivemos em uma época que tudo está direcionado contra as drogas, no entanto é inevitável e quase impossível conter o aumento de pessoas dependente das drogas. O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos, e os adolescentes são os mais veneráveis. Pois estão em um momento de mudanças em seu corpo e tudo para eles é muit

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Ensino Superiorl 07/08/2010 lAcessos: 373

    Enter ... Em um dia normal com pessoas normais, uma aula seria mais ou menos assim... Uma pequena introdução da história da comunicação, a visualisação de um suporte tecnológico na frente, um texto de apoio acoplado a um multimídia. A voz da autoridade maior, iniciando com uma breve leitura, logo uma pausa... Algumas reflexões deste clero, depositando seus conhecimentos para grupo de seguidores, copistas e ouvintes e nada mais...

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educaçãol 16/03/2010 lAcessos: 484

    Nossa cultura brasileira é muito curiosa, toda a semana tem jogo da Mega Sena, mas nós brasileiros não damos muita importância, mesmo que ela esteja dando um prêmio razoável. No entanto, a conversa muda de rumo, quando está em jogo uma importância de 140 milhões de reais. Todos vão apostando... Mas fica uma duvida no ar; não sei se estão jogando para ganhar ou se como diz o ditado popular olho gordo no vizinho para ele não ganhar, Deus me livre aquele parente ganhar, nem se fala naquele meu chefe da empresa, o José também não pode ganhar aquele pão duro, imagine se ele ganhar não vai dividir nem um fico podre com nós. E assim vão os pensamentos negativos.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Notícias & Sociedadel 31/12/2009 lAcessos: 758

    Poesia para homenagear o dia dos poetas que é dia 20/10. Está poesia expressa um pouco sobre os poetas importantes dentro da literatura universal. Que são imortais.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Literatura> Poesial 17/10/2009 lAcessos: 143

    O ENSINO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA EM NOSSO PAÍS OBEDECE A DUAS NECESSIDADES: UMA LEGAL E A OUTRA POLÍTICO-CULTURAL.A PROPOSTA É ESTIMULAR OS ALUNOS A TRABALHAR DE FORMA AUTÔNOMA, DE MANEIRA QUE POSSAM IDENTIFICAR SUAS POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NO PROCESSO DA QUISIÇÃO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Línguasl 14/10/2009 lAcessos: 2,223

    Ensinar uma língua requer uma busca constante do “novo” para as mudanças que ocorrem no tempo, mas não devemos deixar de lado o que é velho, pois o velho são as experiências já vividas e mostradas no seu todo, dando e servindo de uma base sólida para saber administrar o novo. No contexto educacional atual, é necessário assumir o pressuposto de que a língua se realiza em uso nas práticas sociais, nas quais os sujeitos agem. Desta forma, definem a finalidade do ensino de língua.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Línguasl 14/10/2009 lAcessos: 10,787

    Vemos a importância de mostrar que a escrita é uma questão de necessidade para nossa área escolar e social. Tendo consciência que os alunos e alguns professores não tiveram essa nova ideologia sobre o autor e não tem ainda uma base sobre a importância que tem a função do autor; e do texto escrito. E que através do texto escrito poderão situar-se como responsáveis por aquilo que escrevem. Cabe lembrar que a escola não vai formar um escritor, de um dia para outro.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Ensino Superiorl 06/10/2009 lAcessos: 211

    Comments on this article

    0
    Patricia 30/09/2009
    Concordo quando diz que há a necessidade de o profissional sair mais bem preparado das faculdades, mas a verdade é que essas ainda não preparam os futuros profissionais para a atual realidade educacional, principalmente das escolas públicas. Colocar a culpa inteiramente no professor é ignorar outros aspectos que também geram o problema da má qualidade na educação: a falta de investimento do governo na real modernização das escolas, de maneira que o professor disponha de mais recursos que não seja somente giz , lousa e "gogó"; o investimento real em formação continuada, que ainda é tímido; o problema da violência escolar, que é cada vez mais frequente, e se constitui talvez no nosso maior desafio atualmente; e os baixos salários. Se você, Paulo, for um professor em atividade e encontrou a receita para lidar com todos esses problemas, por favor me passe umas dicas. Agora, se você não for professor, então, desculpe, mas você não sabe o que é a realidade de estar todos os dias dentro de uma sala de aula que, por vezes, é uma verdadeira bomba prestes a explodir. Ensinar é bom, sim, é necessário que haja atualização profissional, é preciso que se busque alternativas, sim. Mas não seja tão precipitado ao responsabilizar inteiramente o professor se você não souber o que é ser professor na prática. Até.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast