O Papel E Atribuições Do Coordenador Pedagógico Dentro Da Escola

Publicado em: 06/03/2009 |Comentário: 96 | Acessos: 506,445 |

Dentro das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, de ordem econômica, política,social, ideológica, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem.Assim, os profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos.

Para tanto, torna-se necessária a presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel, da importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção.

De acordo com o Regimento Escolar, Artigo nº. 129/2006-Resolução CEE/TO, "a função de coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre à permanência do aluno com sucesso."

Já segundo Clementi (apud Almeida), cabe ao coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas  ações, também é importante que compreenda as reais relações dessa posição."

Partindo desse pressuposto, podem-se identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar.

Considerando a função formadora, o coordenador precisa programar as ações que viabilizem a formação do grupo do grupo para qualificação continuada desses sujeitos.Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes.

Assim, muitos formadores encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação. Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos objetivos desejados.

As relações interpessoais permeiam a prática do coordenador que precisa articular as instâncias escola e família sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.

Conforme Almeida(2003), na formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à atuação.Assim, a relação entre professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em sentido prático e teórico(práxis), concebe a confiança, o respeito entre a equipe e faborece a constituição como pessoas.

Na parceria escola X família, esse peofissional é requerido para estreitar esses laços e mantê-los em prol da formação efetiva dos educandos à medida que cada instância assuma seu papel social diante desse ato indispenásavel e intransponível.

Como ressalta Alves(apud Reis,2008) "homens que através de sua ação transformadora se transformam.É neste processo que os homens produzem conhecimentos, sejam oa mais singelos, sejam os mais sofisticados, sejam aqueles que resolvem um problema cotidiano, sejam os que criam teorias explicativas."

Assim, é  papel do coordenador favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se iincentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.

Os órgãos colegiados são espaços que proporcionam essa formação à medida que a participação, o compromisso e o protagonismo de seus componentes, pais, alunos, professores, coordenação e direção, ocasionem transformações significativas nesse ambiente.Cabe ao coordenador atuar coletivamente e visualizar esses espaços como oportunidades para o desempenho das suas funções.

Apesar das inúmeras responsabilidades desse profissional já descritas e analisadas aqui, o coordenador pedagógico enfrenta outros conflitos no espaço escolar, tais como tarefas de ordem burocrática, disciplinar, organizacional.

Assumir esse cargo é sinônimo de enfrentamentos e atendimentos diários a pais, funcionários, professores, além da responsabilidade de incentivo a promoção do projeto pedagógico, necessidade de manter a própria formação, independente da instituição e de cursos específicos, correndo o perigo de cair no desânimo e comodismo e fatores de ordem pessoal que podem interferir em sua prática.

Muitas vezes, a escola e o coordenador se questionam quanto à necessidade desse profissional e chegam à conclusão que esse sujeito pode promover significativas mudanças, pois esse trabalha com formação e informação dos docentes, principalmente.O espaço escolar é dinâmico e a reflexão é fundamental a superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento das relações interpessoais.

O coordenador pedagógico é peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.

Referências:

ABREU,Luci C. de, BRUNO,Eliane B.G.O coordenador pedagógico e a questão do fracasso escolar.In.: ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.OCoordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade.São Paulo:Edições Loyola,2006.

ALMEIDA,Laurinda R.O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.Ocoordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

CLEMENTI,Nilba.A voz dos outros e a nossa voz.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O coordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

REIS,Fátima.Disponível em:www.webartigos.com.Acesso em:20/08/2008

Regimento Escolar, Artigo nº.129/2006-Resolução CEE/TO

SILVA,Moacyr da.O coordenador pedagógico e a questão da participação nos órgãos colegiados.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O Coordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade.São Paulo:Edições Loyola,2006.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 67 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-papel-e-atribuicoes-do-coordenador-pedagogico-dentro-da-escola-805683.html

    Palavras-chave do artigo:

    coordenador pedagogico

    ,

    funcoes e atribuicoes na escola

    Comentar sobre o artigo

    SANDRA MARA DALLE CORT DENARDI

    Essa pesquisa propôs como tema de estudo o papel do coordenador pedagógicos e seus desafios no cotidiano escolar. O intuito desta pesquisa foi o de contribuir para que coordenadores pedagógicos observassem grandes mudanças ocorridas no cenário educacional ao longo do tempo. Para o desenvolvimento deste estudo, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para descrever teorias que abordassem sobre o papel do coordenador, de modo que pudessem ser desenvolvidas.

    Por: SANDRA MARA DALLE CORT DENARDIl Educaçãol 07/11/2012 lAcessos: 5,352
    BIANCA TRINDADE DA FONSECA

    O presente artigo enfoca a importância do trabalho do Coordenador Pedagógico na instituição escolar. A presença deste profissional é indispensável para o bom andamento do processo pedagógico, pois é o principal responsável pela elaboração, implementação e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico no estabelecimento educacional .

    Por: BIANCA TRINDADE DA FONSECAl Educação> Educação Onlinel 11/02/2011 lAcessos: 4,060

    Este artigo apresenta o curso de formação de professores nas tecnologias de linguagens audiovisuais produzido pela SEED/MEC e Unirede. Descreve sua organização estrutural, caracteriza as edições, evidencia os desafios e avanços a cada edição, ressalta os aspectos que redimensionaram o curso visando atender às diferenças regionais e pontua os ganhos dos professores cursistas no processo de formação.

    Por: Maria Amabia Viana Gomesl Educação> Educação Onlinel 10/09/2010 lAcessos: 891 lComentário: 2
    Paulo marcos Ferreira Andrade

    O presente texto enfoca a temática: O coordenador pedagógico frente aos desafios da gestão democrática.

    Por: Paulo marcos Ferreira Andradel Educação> Ensino Superiorl 04/07/2012 lAcessos: 5,839

    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a função do coordenador pedagógico nos dias atuais e sua postura diante da educação continuada e do plano político pedagógico, uma vez que sua função vem sendo definida desde os tempos mais remotos, perpassando o contexto educacional até sua institucionalização. Destaca-se ainda o dia a dia deste profissional junto ao corpo docente, abordando elementos constitutivos do processo de ensino aprendizagem, bem como a importância do trabalho coletivo.

    Por: Vânia Marilda Scardinil Educaçãol 02/12/2014 lAcessos: 70
    Eliaquim Barbosa Pereira

    Este estudo tem como objetivo Analisar o papel do gestor no contexto escolar da Escola Municipal Profª Edneide Sales Campêlo e Escola Estadual Desembargador Sadoc Pereira identificando sua contribuição para o processo educacional. Essa temática despertou em mim, o interesse e reflexão, uma vez que é uma forma de se compreender o estabelecimento e manutenção de uma prática participativa do gestor escolar e, sobretudo, o equilíbrio das dimensões de gestão escolar. Para tanto, apropriei-me da liter

    Por: Eliaquim Barbosa Pereiral Educação> Ciêncial 27/02/2010 lAcessos: 1,176

    O estudo focaliza a demanda do pedagogo na organização do trabalho pedagógico, tendo como objetivo situar a função específica deste profissional no contexto escolar. Apontando para a descaracterização do papel desses profissionais no contexto escolar. Tomando como ponto de partida, aspectos relevantes que influenciaram a prática deste profissional ao longo da história, sugere-se um estudo constante entre os pedagogos, contrapondo a realidade escolar.

    Por: Eraldo Pereira Madeirol Educação> Ensino Superiorl 14/02/2014 lAcessos: 323
    Telma Lobo

    É inegável a transcendência do trabalho do Orientador Educacional, e cada dia cobra se mais força, nos marcos da comunidade educativa, a necessidade de acrescentar o atendimento a instrumentação na pratica profissional pedagógica, de modo que conduza a obtenção de resultados desejados. Nesse sentido propomos por através deste trabalho, investigar sobre o trabalho do Orientador Educacional na comunidade escolar numa perspectiva mediadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Por meio

    Por: Telma Lobol Educação> Ensino Superiorl 04/01/2011 lAcessos: 16,382

    O estudo de currículo é determinante no contexto educacional, haja vista que ele norteia as situações de ensino, os conteúdos, os objetivos, as metodologias e as avaliações, ou seja, todo o planejamento escolar. Em uma dessas mudanças paradigmáticas de educação Goiás entra em um período de gestão 2012 de bimestralização do currículo, essa mudança acarretará vários fatos e transições na educação do estado. Analisaremos e discutiremos as mudanças desse período sobre um olhar crítico social.

    Por: BRUNO AMARAL RAMOSl Educaçãol 05/08/2012 lAcessos: 510
    leticia dos santos geraldo

    A essência do Construtivismo nasceu fundamentalmente da teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget. A hermenêutica do construtivismo designa-se hoje, a buscar, conhecer, métodos pedagógicos, sendo utilizada como determinados aspectos para a aprendizagem, pois se popularizou como "método construtivista".O objetivo deste trabalho é mostrar o real objetivo da prática construtivista e o que ela pode mudar no meio educacional.

    Por: leticia dos santos geraldol Educaçãol 11/04/2015
    Joseléia Graciano da Silva

    O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições do processo educativo escolar no sistema prisional, de modo a abordar a funcionalidade da escola nesse espaço singular, apontando não só o caráter legal do atendimento em educação por parte das instituições prisionais, mas também os fatores que motivam os sentenciados/detentos a procurarem a escola no presídio.

    Por: Joseléia Graciano da Silval Educaçãol 10/04/2015
    Joseléia Graciano da Silva

    Nell. Direção: Michael Apted. Produção: Renee Missel e Jodie Foster. Interprétes:Jodie Foster,Liam Neeson e Natasha Richardson e outros. Roteiro: William Nicholson e Mark Handley, 1994. (115 min).

    Por: Joseléia Graciano da Silval Educaçãol 10/04/2015
    Carlos Henrique Araújo

    Tudo ruiu como um castelo feito de cartas já no final de 2014. Com o ajuste fiscal, ficou absolutamente claro de que os programas sociais seriam essencialmente afetados. O MEC sofreu o maior corte financeiro de sua história. Segundo analistas, o ministério da Pátria Educadora teria seu orçamento diminuído em sete bilhões de reais anuais.

    Por: Carlos Henrique Araújol Educaçãol 02/04/2015 lAcessos: 17
    Elaine Peres da Silva

    É indispensável ao desenvolvimento do ser humano o trabalho de sensibilização diante da sociedade, começando pela própria escola, o local de aprendizagem e formação do indivíduo. É preciso que o estudante, enquanto cidadão perceba a importância de sua participação nas questões que envolvem o meio ambiente, desde então, as pequenas ou grandes atitudes podem amenizar, mesmo que parcialmente, a contaminação da natureza.

    Por: Elaine Peres da Silval Educaçãol 27/03/2015 lAcessos: 19
    Fernando Corrêa manarim

    afirmamos que existem outras formas de jogar xadrez além da competição, ou seja, que o xadrez é uma ferramenta que pode trabalhar o praticante pedagógica e terapeuticamente, ensinando a se conhecer, conhecer os outros e conhecer o mundo a qual pertence. Isso pode ser comprovado na Lenda de criação do xadrez, conhecida como a Lenda de Lahur Sessa, lenda que pode ser encontrada na obra de Malba Tahan, "O Homem que calculava".

    Por: Fernando Corrêa manariml Educaçãol 16/03/2015 lAcessos: 12

    1. Por que o regime de ciclos e a progressão continuada são tão criticados? 2. Qual a real eficácia da progressão continuada e quais são os problemas gerados por esta prática? 3. Quais suas implicações políticas? 4. Quais os aspectos negativos deste sistema? 5. Qual o papel do professor, do coordenador e supervisor escolar? 6. Qual a importância da avaliação neste processo?

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 18

    RESUMO A violência é sem duvida, além de uma das grandes preocupações da sociedade, o grande problema a ser enfrentado, principalmente na dura realidade das escolas públicas do Brasil. Atinge a todos na escola, contudo a grande vitima deste problema é o professor, cada vez mais desmotivado e que se encontra quase sempre acuado e de mãos atadas diante do problema. Ocorre de maneira velada e de diversos modos, sendo, obviamente causada pela falta de limites e de ações efetivas para enfrentar o pro

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 19

    Comments on this article

    3
    Fábya 12/09/2011
    COORDENADOR PEDAGÓGICO

    Este profissional é um dos mais importantes dentro da Instituição Escolar. Ele deve ser articulador e criativo, abordar e desenvolver seu papel com liderança e profissionalismo.

    Fábya / Feira de Santana- BA
    6
    suelen 01/09/2011
    Sugestões: escritores da liberdade;sociedade dos poetas mortos; filme carros
    12
    FRANCISCO DE ASSIS TEIXEIRA CORNÉLIO 31/08/2011
    sugestão de filmes com temas trabalho do professor e coordenador pedagógico
    4
    Francisco de Assis Teixeira 31/08/2011
    Preciso colegas de sugestões de filmes para trabalhar temas como a importância do trabalho e acompanhamento de professores e coordenadores.
    4
    Suelen 09/08/2011
    Olá, Rosilda! A dica é você começar a organizar a parte pedagógica da escola,planos de curso, projetos planejamentos,... É bom procurar alguns projetos e sugestões na site da Nova escola.Abraços e sucesso!!! Bom trabalho!!!
    8
    Rosineide Mª Oliveira Santos 05/08/2011
    O artigo deixa claro a função do coordenador pedagógico,mas gostaria mesmo era de receber alguns projetos e orientações para um bom desenpenho desta função,pois também estou assumindo uma coordenação pedagógica sem experiência nenhuma. Aguardo resposta, beijos
    8
    Rosilda Brabo 21/07/2011
    Olá fui convidada para ser cocordenadora do Jardim ao 5- ano em minha escola, e gostaria de receber informações sobro o trabalho do Coordenandor e sugestões de Projetos para melhor desempenhar o meu trabalho. Desde já agradeço
    19
    maria isabel nogueira 04/06/2011
    Sugestões para reunião com professores, 1 vez po semana. Passo informes da SME, mas preciso de idéias para tornar mais atraente estes encontros. agradeço, Bel.
    9
    Adelina Dantas Santana 01/06/2011
    Olá, estou como coordenadora de uma creche, onde atendemos crianças de 0 à 4 anos. Para mim é um disafio estou com muitas dificuldades em ajudar os professores a desenvolver um projeto de música no qual devemos trabalhar a música clássica no primeiro momento e então trabalharmos arte e movimento. Preciso de sugestões para ajudar os professores.
    DESDE JÁ AGRADEÇO
    4
    Carla 21/05/2011
    Olá, gostaria de algumas dicas como o coordenador deve agir diante de tanto mentira?Qual atitude tomar?
    9
    maria aparecia 09/05/2011
    Gostaria de receber materias de estudo para projeto de professor coordenador.
    2
    Rubenilde Torres 28/04/2011
    Acredito que a função do coordenador pedagógico na unidade escolar é de suma importancia, pois o mesmo é capacitado para fazer um trabalho com os docentes e os alunos sua funçaõ esta ligada ao ensino aprendizagem, é preciso reavaliar essa função pois ela esta tomando outro rumo dentro da escola que é a de gestão.
    0
    ANGELA MARIA RUFINO DOS SANTOS . 05/04/2011
    GOSTARIA QUE NÓS OS NOVOS FORMANDOS TIVESSEMOS , MAIS OPORTUNIDADES NA PARTE PEDAGOGICA , MESMO QUE COMEÇAMOS NO PRIMEIRO DANDO AULAS , ASSIM VAMOS TENTO MAIS CONHECIMNTOS NESTA AREA,E SER MELHOR REMUNERADA .
    6
    babamoriel 04/04/2011
    Para o professor coordenador pedagógico além de estar estudando pedagogia, quais outros conhecimentos que devemos ter?
    2
    Luciana Aparecida 28/03/2011
    O planejamento é para o professor desenvolver seu trabalho com qualidade , ele deve ser entregue para o diretor coordenador vistar e verificar se esta correto este não é um suporte poara o professor .
    10
    Vania Moura 27/03/2011
    oi, boa noite, gostaria de algumas dicas sobre coordenar uma escola, pois é minha primeira vez como coordenadora e peço que alguem mim ajude com dicas importantes para que eu possa lhe dar melhor com meu trabalho
    29
    noélia 14/03/2011
    Boa noite! Fui convidada para a função de coordenadora pedagógica e estou muitoinsegurar.Porém como professora dou muitas dicas aos meus colegas para desempenhar bem os seus trabalhos,mas não sei como agir com essa nova função.Gostaria que vcs me ajudassem bem depressa pois, quero fazer o melhor que puder com os meus professores.Um abraço e aguardo urgentemente sugestóes para realizar o meu trabalho.Bjs e até breve.
    12
    SUELEN 07/03/2011
    OLÁ, QUERIDAS LEITORAS! O TRABALHO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA BASEIA-SE NO PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DESENVOVLIDAS PELA INSTITUIÇÃO. ISSO SIGNIFICA ELABORAÇÃO DE PROJETOS, ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DO PROFESSOR, REUNIÕES DE ESTUDO E DISCUSSÃO COM PAIS E PROFESSORES, ENTRE OUTRAS QUE CONSTITUIRÃO NAS SUAS AÇÕES. É BOM DIFERENCIAR SEU PAPEL DO PAPEL DO DIRETOR E DOS PROFESSORES. BJOCAS E ATÉ BREVE
    3
    AméliaMereles 05/03/2011
    Boa noite. Adorei este artigo, estou exercendo a função de coordendadora pedagógica pela primeira vez na APAE e aida não tenho nenhuma experiência .Se possível gostaria de receber sugestões para desenvolver um bom trabalho.Por favor me ajude!
    5
    Aparecida 04/03/2011
    Estou cursando biologia e recentimente recebi um convite para ser coordenadora de uma escola, gostaria de saber quais as maiores dificuldades de um coordenador? Não tenho nem uma esperiencia a não ser como professora. Alguem me ajude pór favor!
    6
    SUELEN 01/03/2011
    OLÁ, QUERIDOS LEITORES! QUE BOM QUE ESTE ARTIGO ESTÁ SERVINDO A ORIENTAR ALGUMAS AÇÕES DE VCS ENQUANTO COORDENADORES. SEU PAPEL PRINCIPAL É UNIFICAR AS AÇÕES NAS ESCOLAS E AUMENTAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DESENVOLVIDO PELA ESCOLA COM UMA EQUIPE QUE SE EMPENHE POR ESSE OBJETIVO.
    QUANDO AO COORDENADOR OPERACIONAL, É BOM QUE VC TIRE SUAS DÚVIDAS COM A ENTIDADE, BUSCANDO ATENDER ÀQUILO QUE ELA ALMEJA. SUPER BEIJO!!!
    2
    Shirleide Coutinho Brasil 27/02/2011
    Boa noite, estou coordenando uma escola já algum tempo mas estou com dúvida no cargo
    exercido, pois nessa escola o meu cargo é chamado de coordenação operacional, tenho dúvidas mais uma vez dizendo, me mande por favor as atribuições de um coordenador operacional, já que a minha formação é de coordenação pedagógica.
    Por favor, me tire essa dúvida ´O QUE FAZ UM COORDENADOR OPERACIONAL NA ESCOLA?
    10
    luana 20/02/2011
    Boa noite! fui convidada para ser coordenadora da escola que trabalho, alunos do 3º ao 9º ano e gostaria de receber sugestões de projetos, dicas como me aperfeiçoar nesse cargo, aguardo resposta, muito obrigada. Luana
    10
    luana 20/02/2011
    b
    1
    adriana 17/02/2011
    GOSTEI MUITO DESSE ARTIGO, GOSTARIA QUE VOCÊ ME ENVIASSE SUGESTÕES E PROJETOS PARA A PRÁTICA DO COORDENADOR
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast