O Prazer Da Leitura

Publicado em: 08/04/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 4,516 |

Muitos pais ignoram que a fantasia e as brincadeiras desempenham um papel importante no desenvolvimento de uma mente saudável que, superando ansiedades, conflitos e medos, aprende a controlar seus impulsos e esperar momentos adequados para resolver problemas.

É importante que o trabalho de leitura esteja incorporado ás práticas cotidianas de sala de aula, visto tratar-se de uma forma carinhosa e prazerosa para o conhecimento.

Essa variável de constituição de experiências possui propriedades positivas que devem ser discutidas e consideradas quando se trata de ler diferentes tipos de textos.

O estimulo a leitura envolve exercícios de reconhecimento das propriedades que matizam um tipo particular de leitura. Com isso, é possível afastar uma serie de equívocos, de fantasma que costumam estar presente nas escolas em relação às leituras.

O prazer em ler é uma técnica que se adquire no decorrer de anos, tendo em vista que o prazer pela leitura vem aos poucos e contribuem para a formação de leitores capazes de reconhecer, as sutilezas, as particularidades, os sentidos a extensão e a profundidade de cada texto lido.

A leitura é importante em todas as idades e em todo momento da vida. Ela estimula a formação de cidadões críticos que exige a inserção na sociedade. 

Nesse contexto, o papel dos professores não só de Língua Portuguesa como de todas as áreas de ensino é de colaborar para a compreensão do mundo e de suas transformações.

Ler não se resume em decodificar letras e escritas, vai mais alem, é ler de modo geral, decodificando seus significados.

Segundo Silva, (1996: 46)''É necessário aprender a ler e mais tarde, ler para aprender. Quer dizer, conseguir que o individuo torne-se capaz de compreender, os diferentes tipos de textos que existem em sociedade e que assim possa participar de dinâmica que é própria do mundo da escrita.

...'' A leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por certa forma de ''escrevê-la'' ou de reescrevê-la, quer dizer transformá-la em uma prática consciente''. (Paulo Freire)

Para seduzir ou ganhar novos leitores, penso que é imprescindível saber usar dos artifícios necessários no qual se possa  oferecer ao outro o que o outro deseja, mesmo que este não tenha consciência do seu próprio desejo, de sua necessidade em adquirir novos conhecimentos. Seduzir pela força da palavra bem aplicada, pela sugestão, passando um entusiasmo honesto, verdadeiro. Seduzir pelo exemplo exercido em casa, tornando a leitura uma prática prazerosa que pode (e deve) tornar-se familiar, encontrando respaldo na escola através de professores leitores, no sentido amplo que envolve a palavra leitura. Refiro-me ao tipo de professor que “lê” as necessidades individuais de cada educando.

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-prazer-da-leitura-856868.html

    Palavras-chave do artigo:

    leitura transformacao em busca do conhecimento

    Comentar sobre o artigo

    Odalberto Domingos Casonatto

    Tendo como ponto de partida uma pesquisa para encontrar elementos de escatologia na literatura Paulina em especial a Carta aos Gálatas, destacamos as descobertas que encontramos no estudo e pesquisa desta temática: a Escatologia Paulina. Dividiremos o tema em várias partes e para facilitar a compreensão apresentamos o assunto escatologia Paulina sob a forma de chaves de leitura. Segue a apresentação da primeira chaves de leitura: A fé na pessoa de Jesus morto e ressuscitado

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Religiãol 09/11/2010 lAcessos: 279 lComentário: 1
    Marcus Borel

    A necessidade da busca do conhecimento e a valorização junto ao mercado profissional.

    Por: Marcus Borell Negócios> Gestãol 23/02/2013 lAcessos: 39

    Ler é essencial. Através da leitura, testa-se os próprios valores e experiências com as dos outros. No final da leitura de cada livro, fica-se enriquecido com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Eventualmente, fica-se conhecendo melhor o mundo, e um pouco mais de si mesmo.

    Por: Walderclaudio Nascimento Santosl Educaçãol 16/08/2009 lAcessos: 15,866 lComentário: 4

    O presente trabalho tem por objetivo apresentar a aquisição da leitura e da escrita, onde a mesma se inicia muito antes do que geralmente se imagina, quando a criança, antes mesmo de entrar na escola, começa a tomar contato com materiais escritos. O processo de aprendizagem da leitura e da escrita tem o propósito de observar a evolução do aprendizado, sendo assim, necessário diagnosticar os fatores que podem estar interferindo para poder fazer com que a criança evolua e acompanhe o que é pedido.

    Por: ARIUSKA SOARES BRASILEIROl Educaçãol 20/04/2011 lAcessos: 2,707
    Carla Cardoso Gomes

    O presente artigo é resultado de uma pesquisa para a obtenção do título de graduada do curso de Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR, realizada com alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor José Borges. O objetivo dessa pesquisa é explicitar a concepção de leitura realizada por alunos do 4º Ano do Ensino Fundamenta I e também do professor.

    Por: Carla Cardoso Gomesl Educação> Educação Infantill 05/08/2014 lAcessos: 97

    A leitura e a escrita são caminhos importantes que levam ao desenvolvimento do conhecimento, e por consequência, o progresso pessoal e profissional.

    Por: Lucivanda Mira Coêlhol Educação> Ensino Superiorl 20/01/2011 lAcessos: 9,164

    Pensar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas num sistema de educação popular e os desdobramentos delas decorrentes para os sujeitos significa pensar sobre as relações que se estabelecem entre educadores, educandos e os saberes emanados das experiências de ambos. Este artigo tem como objetivo conhecer os pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a prática pedagógica de educadoras que atuam com crianças em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Projeto Monte Pascoal.

    Por: islene dos santos roquel Educaçãol 06/10/2013 lAcessos: 50

    A pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na leitura no ensino fundamental. esta pesquisa serve para nos orientar para projeto de monografia do curso de pedagogia.

    Por: maria aparecidal Educação> Educação Infantill 12/12/2011 lAcessos: 4,940

    ESTE ESTUDA FAZ UMA ABORDAGEM DOS PROBLEMAS PRESENCIADOS POR NÓS, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, COM NOSSOS ALUNOS NA QUESTÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS TANTO DE FORMA ESCRITA QUANTO DE FORMA FIGURADA FIGURADA.

    Por: MARCEL A. DA SILVAl Educação> Educação Onlinel 19/06/2011 lAcessos: 1,244

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    A expressão artística faz parte da história humana desde os tempos mais remotos. Sendo assim, a Arte é um dos modos de conhecimento ao qual os estudantes devem também ter acesso, assumindo-se como sujeitos capazes de apreciação estética e criação artística, articuladas aos processos e mediações da cultura contemporânea. Diante das mudanças pelas quais o ensino-aprendizagem de Arte passou, vê-se a necessidade de discorrer a respeito da presença desta disciplina no currículo escolar, revendo sua i

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    Sabe-se que a educação é responsável pela formação do aluno enquanto cidadão, de maneira a prepará-lo para a vida em sociedade, para que saiba atuar criticamente nesse meio. Assim, a escola inclusiva busca complementar a formação do aluno por meio das relações de convivência, uma vez que conviver com o diferente é parte desse processo de formação, até porque, como já mencionamos, é na escola que o aluno desenvolve seus aspectos cognitivos, motores e psicológicos.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    As revela à existência de ações políticas e sociais que possam concretizar e promover a efetividade da inclusão social da pessoa com necessidade educacional especial. Vejo que a sociedade deve compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Básica, as dificuldades enfrentadas e as possibilidades e mecanismos de reconhecimento e aceitação dessas limitaçõ

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    No processo de inclusão a escola propõe a conviver com o "diferente", aceitá-lo, auxiliá-lo, e muitas vezes aprender algo com essas crianças. Entretanto para oferecer uma inclusão verdadeira é preciso entender as particularidades das crianças, mediar a socialização de forma que todos trabalham para o aprendizado de cada uma delas, em benefício de todos. Pretendo contribuir com as discussões éticas e educacionais que envolvem a formação da criança Down por meio da educação.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    A educação escolar é um dos contextos em que a criança aprende e desenvolve-se nos aspectos cognitivos, emocional e social. Por isso a necessidade de incluir a criança com necessidades especiais na escola, pois atender a todos é parte do processo educativo, por isso a diversidade cultural e outras questões sociais precisam ser vivenciadas também em sala de aula.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    Apresento algumas características que identificam a criança Down, o conceito de Educação Inclusiva e Educação básica, e da diversidade na educação. Relacionam-se aspectos positivos da inclusão da criança Down na Educação Básica e como deve acontecer essa inclusão, enumerando as dificuldades no processo de inclusão da criança Down na Educação Básica. Conceitua-se a Síndrome de Down e sua identificação, bem como o tratamento e a motivação para inserir a criança com deficiência na Educação Básica.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    O estudo realizado teve como foco principal compreender os avanços no processo de construção do conhecimento dos alunos de uma turma de 3º ano, através dos jogos matemáticos, priorizando, desse modo, a ludicidade no ensino. A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio realizado pela acadêmica e pesquisadora junto a uma turma de 3º ano.

    Por: Luziane Da Silva Costal Educaçãol 15/12/2014 lAcessos: 11
    calixtrata nogueira de sales lopes

    Não é fácil trabalhar com adolescentes ,imagine privado de liberdade .Mas é gratificante .

    Por: calixtrata nogueira de sales lopesl Educaçãol 26/08/2009 lAcessos: 478
    calixtrata nogueira de sales lopes

    Um país não progride com uma educação precária, todas as pessoas necessitam e devem ter acesso à, no mínimo, educação básica. Educação é direito de todos e lutar por ela deve ser uma obrigação de todos os cidadãos.

    Por: calixtrata nogueira de sales lopesl Educaçãol 09/04/2009 lAcessos: 3,602
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast