O Prazer Da Leitura

Publicado em: 08/04/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 4,538 |

Muitos pais ignoram que a fantasia e as brincadeiras desempenham um papel importante no desenvolvimento de uma mente saudável que, superando ansiedades, conflitos e medos, aprende a controlar seus impulsos e esperar momentos adequados para resolver problemas.

É importante que o trabalho de leitura esteja incorporado ás práticas cotidianas de sala de aula, visto tratar-se de uma forma carinhosa e prazerosa para o conhecimento.

Essa variável de constituição de experiências possui propriedades positivas que devem ser discutidas e consideradas quando se trata de ler diferentes tipos de textos.

O estimulo a leitura envolve exercícios de reconhecimento das propriedades que matizam um tipo particular de leitura. Com isso, é possível afastar uma serie de equívocos, de fantasma que costumam estar presente nas escolas em relação às leituras.

O prazer em ler é uma técnica que se adquire no decorrer de anos, tendo em vista que o prazer pela leitura vem aos poucos e contribuem para a formação de leitores capazes de reconhecer, as sutilezas, as particularidades, os sentidos a extensão e a profundidade de cada texto lido.

A leitura é importante em todas as idades e em todo momento da vida. Ela estimula a formação de cidadões críticos que exige a inserção na sociedade. 

Nesse contexto, o papel dos professores não só de Língua Portuguesa como de todas as áreas de ensino é de colaborar para a compreensão do mundo e de suas transformações.

Ler não se resume em decodificar letras e escritas, vai mais alem, é ler de modo geral, decodificando seus significados.

Segundo Silva, (1996: 46)''É necessário aprender a ler e mais tarde, ler para aprender. Quer dizer, conseguir que o individuo torne-se capaz de compreender, os diferentes tipos de textos que existem em sociedade e que assim possa participar de dinâmica que é própria do mundo da escrita.

...'' A leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por certa forma de ''escrevê-la'' ou de reescrevê-la, quer dizer transformá-la em uma prática consciente''. (Paulo Freire)

Para seduzir ou ganhar novos leitores, penso que é imprescindível saber usar dos artifícios necessários no qual se possa  oferecer ao outro o que o outro deseja, mesmo que este não tenha consciência do seu próprio desejo, de sua necessidade em adquirir novos conhecimentos. Seduzir pela força da palavra bem aplicada, pela sugestão, passando um entusiasmo honesto, verdadeiro. Seduzir pelo exemplo exercido em casa, tornando a leitura uma prática prazerosa que pode (e deve) tornar-se familiar, encontrando respaldo na escola através de professores leitores, no sentido amplo que envolve a palavra leitura. Refiro-me ao tipo de professor que “lê” as necessidades individuais de cada educando.

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-prazer-da-leitura-856868.html

    Palavras-chave do artigo:

    leitura transformacao em busca do conhecimento

    Comentar sobre o artigo

    Odalberto Domingos Casonatto

    Tendo como ponto de partida uma pesquisa para encontrar elementos de escatologia na literatura Paulina em especial a Carta aos Gálatas, destacamos as descobertas que encontramos no estudo e pesquisa desta temática: a Escatologia Paulina. Dividiremos o tema em várias partes e para facilitar a compreensão apresentamos o assunto escatologia Paulina sob a forma de chaves de leitura. Segue a apresentação da primeira chaves de leitura: A fé na pessoa de Jesus morto e ressuscitado

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Religiãol 09/11/2010 lAcessos: 284 lComentário: 1
    Marcus Borel

    A necessidade da busca do conhecimento e a valorização junto ao mercado profissional.

    Por: Marcus Borell Negócios> Gestãol 23/02/2013 lAcessos: 47

    Ler é essencial. Através da leitura, testa-se os próprios valores e experiências com as dos outros. No final da leitura de cada livro, fica-se enriquecido com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Eventualmente, fica-se conhecendo melhor o mundo, e um pouco mais de si mesmo.

    Por: Walderclaudio Nascimento Santosl Educaçãol 16/08/2009 lAcessos: 16,134 lComentário: 4

    O presente trabalho tem por objetivo apresentar a aquisição da leitura e da escrita, onde a mesma se inicia muito antes do que geralmente se imagina, quando a criança, antes mesmo de entrar na escola, começa a tomar contato com materiais escritos. O processo de aprendizagem da leitura e da escrita tem o propósito de observar a evolução do aprendizado, sendo assim, necessário diagnosticar os fatores que podem estar interferindo para poder fazer com que a criança evolua e acompanhe o que é pedido.

    Por: ARIUSKA SOARES BRASILEIROl Educaçãol 20/04/2011 lAcessos: 2,793

    A leitura e a escrita são caminhos importantes que levam ao desenvolvimento do conhecimento, e por consequência, o progresso pessoal e profissional.

    Por: Lucivanda Mira Coêlhol Educação> Ensino Superiorl 20/01/2011 lAcessos: 9,233

    Pensar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas num sistema de educação popular e os desdobramentos delas decorrentes para os sujeitos significa pensar sobre as relações que se estabelecem entre educadores, educandos e os saberes emanados das experiências de ambos. Este artigo tem como objetivo conhecer os pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a prática pedagógica de educadoras que atuam com crianças em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Projeto Monte Pascoal.

    Por: islene dos santos roquel Educaçãol 06/10/2013 lAcessos: 56

    A pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na leitura no ensino fundamental. esta pesquisa serve para nos orientar para projeto de monografia do curso de pedagogia.

    Por: maria aparecidal Educação> Educação Infantill 12/12/2011 lAcessos: 5,309

    ESTE ESTUDA FAZ UMA ABORDAGEM DOS PROBLEMAS PRESENCIADOS POR NÓS, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, COM NOSSOS ALUNOS NA QUESTÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS TANTO DE FORMA ESCRITA QUANTO DE FORMA FIGURADA FIGURADA.

    Por: MARCEL A. DA SILVAl Educação> Educação Onlinel 19/06/2011 lAcessos: 1,287

    Este artigo procura investigar fatores que levam os alunos a desmotivação da leitura e sua influência no processo ensino-aprendizagem. E, ao mesmo tempo, ir à busca de sugestões de atividades que possam ser desenvolvidas para criar o hábito da leitura. A leitura a ser desenvolvida cria a curiosidade, diante da realidade, o incentivo é o estímulo por parte de educadores e da família, pois durante o processo de alfabetização dará mais confiança e determinação.

    Por: SIMONE BERWIANl Educação> Línguasl 26/11/2014 lAcessos: 23
    Elaine Peres da Silva

    É indispensável ao desenvolvimento do ser humano o trabalho de sensibilização diante da sociedade, começando pela própria escola, o local de aprendizagem e formação do indivíduo. É preciso que o estudante, enquanto cidadão perceba a importância de sua participação nas questões que envolvem o meio ambiente, desde então, as pequenas ou grandes atitudes podem amenizar, mesmo que parcialmente, a contaminação da natureza.

    Por: Elaine Peres da Silval Educaçãol 27/03/2015 lAcessos: 12
    Fernando Corrêa manarim

    afirmamos que existem outras formas de jogar xadrez além da competição, ou seja, que o xadrez é uma ferramenta que pode trabalhar o praticante pedagógica e terapeuticamente, ensinando a se conhecer, conhecer os outros e conhecer o mundo a qual pertence. Isso pode ser comprovado na Lenda de criação do xadrez, conhecida como a Lenda de Lahur Sessa, lenda que pode ser encontrada na obra de Malba Tahan, "O Homem que calculava".

    Por: Fernando Corrêa manariml Educaçãol 16/03/2015

    1. Por que o regime de ciclos e a progressão continuada são tão criticados? 2. Qual a real eficácia da progressão continuada e quais são os problemas gerados por esta prática? 3. Quais suas implicações políticas? 4. Quais os aspectos negativos deste sistema? 5. Qual o papel do professor, do coordenador e supervisor escolar? 6. Qual a importância da avaliação neste processo?

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 15

    RESUMO A violência é sem duvida, além de uma das grandes preocupações da sociedade, o grande problema a ser enfrentado, principalmente na dura realidade das escolas públicas do Brasil. Atinge a todos na escola, contudo a grande vitima deste problema é o professor, cada vez mais desmotivado e que se encontra quase sempre acuado e de mãos atadas diante do problema. Ocorre de maneira velada e de diversos modos, sendo, obviamente causada pela falta de limites e de ações efetivas para enfrentar o pro

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 13

    Nesta Sociedade de Informação a comunicação assume um papel no desenvolvimento humano como ferramenta de leitura social numa intervenção libertadora na perspectiva social sobre a tecnologia num processo de diminuição das disparidades sociais na criação de políticas publica para a formação de uma cidadania. Atuando numa dimensão social e política através de programas sociais de inclusão digital para reduzir os problemas sociais relativos à marginalização e pobreza

    Por: Daniela Rosseti silval Educaçãol 12/03/2015
    Alinne do Rosário Brito

    O presente artigo tem como finalidade analisar as fases de ensino nas aulas de educação física escolar tendo como base os PCN`S, para facilitar este processo nas instituições de ensino. Portanto é um convite para refletir sobre à pratica pedagógica , ou seja, o processo de alfabetização especificamente no ensino fundamental através deste componente curricular.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 11/03/2015

    O fundamentalismo islâmico é a maior ameaça a democracia e os direitos humanos desde o fim da Guerra Fria.Esse artigo tem por objetivo expor de forma breve,as suas origens durante o processo de partilha afro-asiática promovida pelos países europeu até a sua expansão na era da globalização sob a hegemonia dos EUA.

    Por: Mauricio Mendes de Oliveiral Educaçãol 09/03/2015
    Marlete Turmina Outeiro

    O artigo conta a história de uma família especifica, que venceram as adversidades e os preconceitos sociais, demonstraram a importância de unir-se em favor de um ideal coletivo, cujo objetivo apresenta memória histórica marco de 1985 a 2011, no Município de Abelardo Luz/SC. Os resultados discorrem a partir de um recorte da obra "A Inclusão Social pela Reforma Agrária: a saga de uma família sem-terra, escrito com base nos fatos que constam no diário da Sra. Rosa Turmina.

    Por: Marlete Turmina Outeirol Educaçãol 07/03/2015 lAcessos: 14
    calixtrata nogueira de sales lopes

    Não é fácil trabalhar com adolescentes ,imagine privado de liberdade .Mas é gratificante .

    Por: calixtrata nogueira de sales lopesl Educaçãol 26/08/2009 lAcessos: 489
    calixtrata nogueira de sales lopes

    Um país não progride com uma educação precária, todas as pessoas necessitam e devem ter acesso à, no mínimo, educação básica. Educação é direito de todos e lutar por ela deve ser uma obrigação de todos os cidadãos.

    Por: calixtrata nogueira de sales lopesl Educaçãol 09/04/2009 lAcessos: 3,614
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast