O professor como mediador da aprendizagem

Publicado em: 20/12/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 123 |

Para mediar devem sobretudo o professor, estar voltado para o trabalho que os alunos realizam por iniciativa própria, como atividade específica de aprendizagem. É dessa maneira que o processo de ensino, através da mediação do professor, interfere no processo de aprendizagem levado adiante pelo aluno. Quando o aluno tem uma dificuldade ou não sabe realizar uma tarefa,é preciso que o professor interfira explicando adequadamente para que o aluno possa progredir em seus conhecimentos.

O que fazer com o erro

É necessário o professor procurar explicações adequadas, requer saber abordar um problemas de muitas maneiras diferentes, seguir caminhos alternativos. Se, apesar de todo o esforço e competência do professor, ele ainda cosntatar que determinado ponto não está sendo devidamente entendido por um aluno ou classe. Muitas vezes para se entender algo aparentemente simples é necessário ter informações complementares que o professor obviamente tem, e o aluno não. Frenquentemente, é preciso ter conhecimentos presupostos ou até mesmo saber relacionar coisas já conhecidas de uma forma determinada para que o novo conhecimento possa ser assimilado e aplicado.

Diante das dificuldades, o impasse pode se estabelecer sérias consequencias para o processo de aprendizagem. Nessas circunstancias o melhor a fazer é partir para outros tipos de explicações pois, enfim os alunos acabarão aprendendo aquela questão incompleta.

A verdadeira aprendizagem proporciona ao aluno generalizar o processo de tal maneira que a intermediação do professor vai, aos poucos, cendendo à sua própria independencia e competencia para buscar as explicações adequadas por si mesmo e a construir seu próprio saber.Quanto mais sedo o aprendiz chegar a essa autonomia melhor será para ele: aprenderá melhor e mais rápido.

Para que o aprendiz possa tomar suas decisões é preciso que a escola tenha um espaço especial em sua programação destinado a essa atividade. Na alfabetização é fundamental que ps alunos produzam trabalhos espontâneos, façam atividades apartir de sua iniciativa do jeito que acharem melhor. Nesta perspectiva permite ao aluno expressão individual, liberdade de realização.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-professor-como-mediador-da-aprendizagem-5503204.html

    Palavras-chave do artigo:

    professor

    ,

    mediador

    ,

    aprendizagem

    Comentar sobre o artigo

    Wanderlea Santana de Oliveira

    Atualmente o papel do professor , na escola moderna , tem passado por constantes transformações. Cabe ao mesmo adapatar sua prática pedagógica mediando a aprendizagem do aluno de forma simples e eficaz.

    Por: Wanderlea Santana de Oliveiral Educação> Ensino Superiorl 26/11/2010 lAcessos: 5,579

    O artigo abordara a importância do professor na mediação da aprendizagem do aluno na produção de texto.

    Por: ANA CLAUDIA CARDOSO SANTOSl Educaçãol 11/12/2010 lAcessos: 475
    Antonio Rosemir do Carmo

    Este artigo tem como objetivo, analisar o processo de construção da aprendizagem através da mediação. Para tanto, o método utilizado foi à leitura de autores que abordam a temática, possibilitando uma reflexão do ponto de vista do autor sobre o desencadeamento da construção de aprendizagem mediada. O educador deve atuar como mediador do conhecimento, de forma que os alunos aprendam os saberes escolares em interação com o outro, e não apenas recebam-no passivamente.

    Por: Antonio Rosemir do Carmol Educaçãol 06/11/2014 lAcessos: 45
    Hilton Andrade dos Santos

    Falar de aprendizagem não é uma tafera tão fácil, haja vista que a palavra possui inúmeros conceitos que interagem entre si, e para abordar os objetivos de diferentes olhares para os problemas relacionados a esta palavra, é necessário antes de tudo conceituá-la. Para lograr êxito na análise dos objetivos deste artigo, serão citadas algumas estratégias para dirimir os problemas existentes nessa abordagem.

    Por: Hilton Andrade dos Santosl Educação> Educação Infantill 27/11/2010 lAcessos: 2,087
    vanessa de fatima silva moura

    Ao se considerar relevante o aprofundamento e o conhecimento em relação à formação docente para o uso de novas tecnologias educacionais. Percebe-se que a formação de professores para a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma específica os computadores, que têm contribuído na educação e aprimoramento da pratica educativa, que deve ser pautada pela compreensão das possibilidades e limites deste instrumento na concretização do papel educativo da escola.

    Por: vanessa de fatima silva moural Educaçãol 18/07/2011 lAcessos: 1,554

    As disciplinas da área de educação são essenciais à formação do docente além de obrigatórias nos cursos de licenciatura. A determinação do perfil do docente e a discussão dos aspectos didáticos e metodológicos do professor nas disciplinas específicas do curso de Ciências Biológicas são objetivos principais dessa pesquisa. O Projeto procura valorizar a formação dos professores/alunos,sob a visão de um professor reflexivo, em que deve ter competências mais amplas para lidar no processo educacional

    Por: Kelley Cristiny Pereira Piresl Educação> Ensino Superiorl 16/03/2009 lAcessos: 5,449

    A informática surge como ferramenta auxiliadora do trabalho psicopedagogo nas instituições de ensino como um instrumento facilitador da construção do conhecimento pelo disléxico e do seu desenvolvimento como pessoa, consciente das suas dificuldades, mas, principalmente, reconhecendo suas possibilidades e fazendo pleno uso delas. A Psicopedagogia e a Informática são áreas distintas, porém, se trabalhadas juntas, podem trazer resultados incríveis.

    Por: FABÍOLA VENTAVOLIl Educação> Ciêncial 08/07/2010 lAcessos: 1,194

    O presente artigo pretende analisar o telejornal como recurso didático-pedagógico e tecnológico a ser utilizado por professores do Ensino Fundamental em sala de aula. Tal uso, na perspectiva de construção de conhecimentos contribui para a formação de alunos telespectadores críticos e autônomo.

    Por: Zeila Miranda Ferreiral Educação> Ciêncial 27/11/2010 lAcessos: 489

    Este texto apresenta resultado de um estudo realizado na disciplina de Estágio Curricular I do curso de Pedagogia da UFMT, campus de Rondonópolis, acerca da formação de professores no processo de ensino/aprendizagem. Para isso analisamos alguns autores que nos levou a refletir a qualificação do docente sendo um profissional capaz de identificar e lidar com as dificuldades surgidas no cotidiano escolar em sua prática educativa. Tendo o professor como mediador do ensino para ajudar os alunos a ter

    Por: Roselene Batista Gill Educaçãol 26/11/2014
    leticia dos santos geraldo

    A essência do Construtivismo nasceu fundamentalmente da teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget. A hermenêutica do construtivismo designa-se hoje, a buscar, conhecer, métodos pedagógicos, sendo utilizada como determinados aspectos para a aprendizagem, pois se popularizou como "método construtivista".O objetivo deste trabalho é mostrar o real objetivo da prática construtivista e o que ela pode mudar no meio educacional.

    Por: leticia dos santos geraldol Educaçãol 11/04/2015
    Joseléia Graciano da Silva

    O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições do processo educativo escolar no sistema prisional, de modo a abordar a funcionalidade da escola nesse espaço singular, apontando não só o caráter legal do atendimento em educação por parte das instituições prisionais, mas também os fatores que motivam os sentenciados/detentos a procurarem a escola no presídio.

    Por: Joseléia Graciano da Silval Educaçãol 10/04/2015
    Joseléia Graciano da Silva

    Nell. Direção: Michael Apted. Produção: Renee Missel e Jodie Foster. Interprétes:Jodie Foster,Liam Neeson e Natasha Richardson e outros. Roteiro: William Nicholson e Mark Handley, 1994. (115 min).

    Por: Joseléia Graciano da Silval Educaçãol 10/04/2015
    Carlos Henrique Araújo

    Tudo ruiu como um castelo feito de cartas já no final de 2014. Com o ajuste fiscal, ficou absolutamente claro de que os programas sociais seriam essencialmente afetados. O MEC sofreu o maior corte financeiro de sua história. Segundo analistas, o ministério da Pátria Educadora teria seu orçamento diminuído em sete bilhões de reais anuais.

    Por: Carlos Henrique Araújol Educaçãol 02/04/2015 lAcessos: 17
    Elaine Peres da Silva

    É indispensável ao desenvolvimento do ser humano o trabalho de sensibilização diante da sociedade, começando pela própria escola, o local de aprendizagem e formação do indivíduo. É preciso que o estudante, enquanto cidadão perceba a importância de sua participação nas questões que envolvem o meio ambiente, desde então, as pequenas ou grandes atitudes podem amenizar, mesmo que parcialmente, a contaminação da natureza.

    Por: Elaine Peres da Silval Educaçãol 27/03/2015 lAcessos: 18
    Fernando Corrêa manarim

    afirmamos que existem outras formas de jogar xadrez além da competição, ou seja, que o xadrez é uma ferramenta que pode trabalhar o praticante pedagógica e terapeuticamente, ensinando a se conhecer, conhecer os outros e conhecer o mundo a qual pertence. Isso pode ser comprovado na Lenda de criação do xadrez, conhecida como a Lenda de Lahur Sessa, lenda que pode ser encontrada na obra de Malba Tahan, "O Homem que calculava".

    Por: Fernando Corrêa manariml Educaçãol 16/03/2015 lAcessos: 12

    1. Por que o regime de ciclos e a progressão continuada são tão criticados? 2. Qual a real eficácia da progressão continuada e quais são os problemas gerados por esta prática? 3. Quais suas implicações políticas? 4. Quais os aspectos negativos deste sistema? 5. Qual o papel do professor, do coordenador e supervisor escolar? 6. Qual a importância da avaliação neste processo?

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 18

    RESUMO A violência é sem duvida, além de uma das grandes preocupações da sociedade, o grande problema a ser enfrentado, principalmente na dura realidade das escolas públicas do Brasil. Atinge a todos na escola, contudo a grande vitima deste problema é o professor, cada vez mais desmotivado e que se encontra quase sempre acuado e de mãos atadas diante do problema. Ocorre de maneira velada e de diversos modos, sendo, obviamente causada pela falta de limites e de ações efetivas para enfrentar o pro

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015 lAcessos: 19

    As dificuldades mais comuns que os alunos apresentam referem-se a problemas de decifração e compreensão. O problema mais sério de decifração é o daquele aluno que, não sabendo decifrar a escrita, põe-se a ler imitando os alunos e inventando uma fala. O professor deve, portanto, ensinar esses alunos a decidirem a escrever.

    Por: Elizabeth Pinheirol Educação> Educação Onlinel 20/12/2011 lAcessos: 108

    Este artigo foi elaborado na área da Educação, tendo como subárea a pedagogia, no qual foi enfocada a importância da leitura. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica com estudos aprofundados, consubstanciados em referencial literário existente. Na criança esta leitura através dos sentidos revela um prazer singular; esses primeiros contatos propiciam à criança a descoberta do trabalho, motivam-na para a concretização do ato de ler o texto escrito.

    Por: Elizabeth Pinheirol Educação> Educação Onlinel 20/12/2011 lAcessos: 105
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast