O Que É Educação Ambiental ??

Publicado em: 15/04/2008 |Comentário: 10 | Acessos: 137,879 |

O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL ?

A Educação Ambiental não se trata de um tipo especial de educação, mas, de um processo contínuo e longo de aprendizagem, de uma filosofia de trabalho, de um estado de espírito em que todos: família, escola e sociedade, devem estar envolvidos. O objetivo da Educação Ambiental não entra em conflito com os objetivos do sistema escolar, pelo contrário, ambos se direcionam para a formação integral do indivíduo, enquanto cidadão inserido na sociedade e no meio ambiente. Em síntese o processo educativo, de uma maneira geral, não é complexo se as pessoas estão conscientes mas não estão habituadas a externalizarem suas consciências.
“A Educação Ambiental se caracteriza por incorporar as dimensões sócio-econômica, política, cultural e histórica, não podendo se basear em posturas de aplicação universal, devendo considerar as condições e estágio de cada lugar, sob uma perspectiva histórica. Permitindo a compreensão da natureza complexa do meio interpretar a interdependência entre os diversos que compõem o ambiente, com vista a utilizar adequadamente os elementos no presente e no futuro.” (Dias, 1994)
Mais do que uma simples forma de transmitir informações e conhecimentos sobre os recursos naturais. A Educação Ambiental é uma ferramenta indispensável a construção de novos valores e atitudes, voltados ao desenvolvimento de uma sociedade comprometida com a solução de seus problemas ambientais, proporcionando condições adequadas de sobrevivência para os atuais e futuras gerações.
Quais os objetivos da Educação Ambiental?


Consciência  ajudar os indivíduos e grupos sociais a sensibilizarem-se a adquirirem consciência do meio ambiente global e suas questões;
Conhecimentos  a adquirirem diversidade de experiências e compreensão fundamental sobre o meio ambiente e seus problemas;
Comportamento  a comprometerem-se com uma série de valores, e a sentirem interesse pelo meio ambiente, participando da proteção e melhoria do meio ambiente;
Habilidades  adquiri as habilidades necessárias para identificar e resolver os problemas ambientais;
Participação  proporcionar a possibilidade de participarem ativamente das tarefas que tem por objetivo resolver os problemas ambientais.



Fórmula dos 4 RE’s:

• Reduzir a geração de lixo – é o primeiro passo e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício. São inúmeros exemplos domésticos e industriais para a minimização dos resíduos. Sempre que for possível, é melhor reduzir o consumo de materiais, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos e economizar energia.
• Reutilizar os bens de consumo – significa dar vida mais longa aos objetos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou dando-lhes nova personalidade ou uso, muito comum com as embalagens retornáveis, rascunhos, roupas, e nas oficinas de Arte com Sucatas. Após a utilização de um produto ou material (sólido, líquido, energia, etc) deve-se recorrer a todos os meios para reutilizá-lo.
• Recuperar os materiais – as Usinas de Compostagem são unidades recuperadoras de materiais orgânicos. Os catadores recuperam as sucatas, antes delas virarem lixo.
• Repensar atitudes – as ações visam que as pessoas repensem o uso dos recursos naturais com maior responsabilidade. Se todos usarmos somente o necessário, não vai faltar para ninguém.




Como forma de minimizar os efeitos gerados pelo acúmulo de resíduos, causadores de maléficas, devemos desenvolver práticas visando à realização de uma Coleta Seletiva satisfatória. Por exemplo:
 Manter sempre o lixo de casa bem embalado e a lata de lixo tampada, assim você evita proliferação de vetores como insetos, roedores e parasitas, além de evitar a poluição visual e o mau cheiro.
 Separar o material inorgânico do orgânico. Organizar o lixo que pode ser reciclado em categorias: metais, vidros, plásticos e papéis.
 Lavar e secar as embalagens de bebidas e alimentos, com cuidado de não quebrar as garrafas e vidros.
 Dobrar e sevar os papéis e amassar as latinhas de alumínio de forma que ocupem menos espaços no lixo.
 Tentar depositar seu lixo em latões de coleta seletiva. Se não houver na sua rua, procure nas escolas, centros de triagem de resíduos sólidos ou associações comunitárias da sua região.
 Incentivar seus amigos, parentes e vizinhos a realizar a separação do lixo e participar da coleta seletiva.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 23 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-que-e-educacao-ambiental-387596.html

    Palavras-chave do artigo:

    auto ajuda

    ,

    autoestima

    ,

    autodesenvolvimento

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo tem por natureza e objetivo esclarecer como se dá as politicas de recrutamento, seleção, treinamento e retenção de pessoas talentosas nas organizações contemporâneas, por entender que administrar com as pessoas requer das organizações um novo olhar para as pessoas inseridas em seu quadro funcional e uma leitura social e ambiental cada vez mais humana para interagir com o tempo vigente e entender as tendências futuras no mundo dos negócios.

    Por: Luciano Silva Nevesl Carreira> Recursos Humanosl 01/06/2014 lAcessos: 53

    Informação. É um assunto muito comentado no meio escolar e na sociedade. São várias as definições. Mas CIDADÃO, é uma pessoa que tem Direitos e Deveres, exercendo-os na sociedade em que vive. Já a Cidadania é o exercício da conquista desses direitos e do cumprimento dos deveres. É um campo social e político em permanente construção, onde as pessoas participam como integrantes de uma coletividade.

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/04/2008 lAcessos: 327,614 lComentário: 70

    Dicas importantes e necessárias. Existe realmente grande receio, medo e insegurança, quando alguém é convocado para uma entrevista de emprego. Mas, a grande finalidade de uma entrevista, é a busca de uma conciliação, ou seja, tentar harmonizar o que você tem a oferecer para a empresa, com p perfil ideal previamente estabelecido pela organização, com as suas qualidades e potencialidades. É na verdade uma troca, troca esta que alguém aposta em você, ou deixa de apostar, no momento. Não é portanto um acontecimento definitivo em sua vida. Tenho vários exemplos de candidatos que não são escolhidos para a função que desejava, que fez sua inscrição e logo após é convidado pela própria empresa para concorrer em outra vaga. É somente uma experiência que ambos estão vivendo. JAMAIS PENSE QUE É A ÚLTIMA QUE VOCÊ TEVE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR. EXISTIRÁ VÁRIAS OUTRAS COM CERTEZA. A equipe de entrevista, ou o entrevistador(a) estar interessado em conhecer você.

    Por: Carlos Aurinol Carreira> Entrevistasl 15/04/2008 lAcessos: 1,784

    Exigencias do mercado. É comum participarmos de um curso de formação profissional de pequena duração, introdutório mesmo. E faltar com alguns tópicos necessários para melhor entendimento do conteúdo transmitido. Nem todos os educadores se preocupam em passar para os participantes tópicos relevantes que melhor fundamentam a continuidade pelo integrante.

    Por: Carlos Aurinol Carreiral 15/04/2008 lAcessos: 761 lComentário: 1

    Desenvolvimento das habilidades gerais. Hoje é muito discutido este assunto. Mas o que é isto? È simples o entendimento. Vejamos o seguinte: você participou do ensino fundamental e agora estar cursando ou já concluiu o ensino médio. Estudou várias matérias, vários assuntos, incluídos diversas disciplinas; e também temas transversais. Mas para o trabalho são necessários também outros conhecimentos para você poder exercer uma determinada ocupação. E quais são?

    Por: Carlos Aurinol Carreiral 15/04/2008 lAcessos: 13,169 lComentário: 1

    Relações interpessoais. Existem pessoas que somente são colegas no ambiente da escola, dentro do estabelecimento de ensino, brincam, jogam, conversam, mas no final da aula, quando saem do portão, não se conhecem mais. Cada um segue o seu caminho. Certa vez, procurei descobrir o motivo.

    Por: Carlos Aurinol Lar e Família> Adolescentesl 15/04/2008 lAcessos: 3,092

    Cultivando hábitos saudáveis e desenvolvendo a mente positivamente.

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/04/2008 lAcessos: 605

    O desenvolvimento do hábito de falar sempre positivamente, forma uma corrente bastante positiva e fará de você uma pessoa querida, amada, admirada. Experimente! Um ambiente de trabalho onde pessoas somente falam de episódios tristes, deprimentes, que causam arrepios, forma uma áurea destrutiva e bastante insuportável.

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/04/2008 lAcessos: 12,560 lComentário: 1

    A fantastica função da mente. A mente humana, é como um pára-quedas: só funciona bem quando está aberta. De fato, poucas coisas bloqueiam tanto a capacidade criativa, quanto as várias formas de dogmatismo (autoritarismo), seja ele político, religioso, filosófico ou o que for. Eles já têm respostas preparadas de antemão para quaisquer questões; subjugam a capacidade crítica e abafam qualquer manifestação ou juízo independente.

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/04/2008 lAcessos: 67,228 lComentário: 1

    Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que altera o humor e costuma estar associada com baixa autoestima e culpa, e normalmente traz consigo distúrbios do apetite (comer demais, ou praticamente nada), e de sono (dormir demais, ou quase nada), entretanto um dos aspectos mais nocivos é a falta de perspectivas, um sentimento de ausência de futuro, de impossibilidade de solução dos problemas, que muitas vezes leva até ao suicídio.

    Por: Central Pressl Educaçãol 31/10/2014

    O presente artigo discorre contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

    Por: neide figueiredo de souzal Educaçãol 29/10/2014

    Faz-se necessário que a avaliação seja orientada pela lógica da continuidade dos processos de formação.

    Por: neide figueiredo de souzal Educaçãol 29/10/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O lúdico proveniente da palavra latina "ludus" que significa jogos. Que segundo DANTAS, 1988, representa liberdade para brincar livremente, gratuitamente, prazerosamente. Tornando a brincadeira uma expressão máxima do lúdico, desde da antiga Roma e Grécia em períodos remotos da civilização ocidental utilizava os brinquedos na educação com base nas idéias de Platão e Aristóteles.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 28/10/2014
    Sebastiana Braga

    A formação profissional não consiste apenas em ouvir palestra ou fazer determinados cursos. Pelo contrario, ela é um processo continuo e progressivo, onde através da aprendizagem se acumula conhecimento e este por sua vez vai sendo transformado em práticas bem sucedidas. Dessa forma deve ser pensado numa multiplicidade de saberes que através de um projeto para formação continuada que se complemente e que aborde um tema central a todas as áreas no intuito do melhoramento do ensino aprendizagem.

    Por: Sebastiana Bragal Educaçãol 27/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Sei o quanto. Tudo isso não significa nada. Apesar da interminável beleza dos universos. Contínuos. Sei do insignificado das coisas. Do delírio dos deuses. Das franquezas das razões não lógicas. A metafísica não indutiva.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 25/10/2014
    Amanda Souza Machado

    Este trabalho é uma continuação das discussões, pesquisas e reflexões ocorridas durante a elaboração do artigo científico sobre como os educadores exploram as fantasias das crianças, produzidas a partir dos programas de televisão. O artigo propõe-se a apresentar as influências da TV no imaginário das crianças e qual é o papel dos educadores neste momento.

    Por: Amanda Souza Machadol Educaçãol 23/10/2014

    O presente artigo é um estudo bibliográfico que tem como objetivo principal abordar conceitos educacionais e metodologias desenvolvidas em sala de aula usando o lúdico como alternativa de metodologia. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender e adequar a aprendizagem às atuais demandas da educação é necessário conhecer alguns caminhos já percorridos pelo ensino e que se levam a uma redefinição dos objetivos, conteúdo e metodológicos.

    Por: Graciele de Miranda Oliveiral Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 14

    POlítica é uma ciência, deve ser estudada profundamente. Veja nossa opinião, discuta,análise as possibilidades.

    Por: Carlos Aurinol Press Releasel 12/04/2011 lAcessos: 27

    Vamos refletir juntos, a possibilidade de vivermos mais com harmonia e prazer..

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 02/03/2011 lAcessos: 250

    Momento de reflexão, tomada de posição, avaliação dos procedimentos....

    Por: Carlos Aurinol Notícias & Sociedade> Polítical 08/07/2009 lAcessos: 161

    Trabalho para reflexão e tomada de atitude... Você às vezes se pergunta porque algumas pessoas, apesar de serem muito competentes, não se destacam no seu meio profissional? A resposta costuma ser simples. É que algumas pessoas sabem que não basta mostrar competência, mas também "vender" a sua imagem.

    Por: Carlos Aurinol Carreira> Recursos Humanosl 15/05/2009 lAcessos: 1,075

    Conheçam trechos incluídos nas obras... FRASES EXTRAÍDAS DAS OBRAS LITERÁRIAS DO PROF. E ESCRITOR CARLOS AURINO Do livro Ao Jovem do Novo Milênio (Atuação, compromisso e contribuição social)

    Por: Carlos Aurinol Literatural 08/04/2009 lAcessos: 8,764

    Somos eternamente prestadores de serviços, estamos sempre vivendo em função do próximo. Não existe hierarquia ou função profissional...

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/01/2009 lAcessos: 493

    Recomendações, observações,que ajudam a definir na prática o assunto.

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/05/2008 lAcessos: 141,933 lComentário: 6

    Dicas, orientações práticas da rotina do dia a dia.

    Por: Carlos Aurinol Carreira> Recursos Humanosl 01/05/2008 lAcessos: 1,312

    Comments on this article

    5
    Foller Baptista de SOUSA 19/07/2011
    Nao devemos deitar lixo nas ruas
    Nao devemos poluir o meio ambiente.
    5
    verena 04/05/2011
    agora eu ja sei o que é educaçao ambiental
    -2
    wandersom 22/03/2011
    eboeboeobeboeeobeobeobnjhghyfdjnadafefalar desexo auita
    1
    elida 17/03/2011
    e muito bom pra aprender
    0
    Maria Eunice 15/03/2011
    Olá,caro colega professor!!!Ao iniciar ás aulas do ano letivo deste ano fui informada de que iria lecionar a disciplina Educação Ambiental .È uma escola pública e pela primeira vez está sendo inserida como disciplina n~ sou contra ao se tratar de relações ambientais ,porém estou pesquisando e tentando buscar soluçoes com criticidade e consciência para com meus alunos ,é preocupante e gostaria de receber sugestões para me auxiliar em sala de aula com as turmas iniciais do ensino fundamental.Sou graduada em biologia e gosto dessa área ambiental...obrigada !
    2
    kaline 27/10/2010
    a doreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    vou fazer aminha parte
    2
    fabio torres 17/09/2010
    Olá caro professor!
    gostei do seu artigo, gostaria que mandasse pra mim qualquer conteudo nessa area pois pretendo fazer algo superior na faculdade ligado nessa area.
    Sou técnico agrícola há 10 anos e pratico coisas ligados ao meio ambiente como: plantio de árvore, copostagem, plantio organico e etc.
    4
    Paola 25/05/2010
    Bom, gostaría de saber se a Educação Ambiental também é passada para escolas públicas, pois já sei que em escolas particulares, pelo menos algumas, essa idéia é passada.

    Obrigada,


    Paola
    5
    jessia 11/02/2010
    eu acho q todos nos temos q cuidar do nosssoa ambinhente .Entao vamos la
    0
    Maria Emília Ramos 31/03/2009
    Boa tarde! Professor Carlos Aurino
    Gostei muito do seu artigo O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL,são poucos
    os artico que eu encontro que posso mim ver na escrita.
    Eu estou fazer pos em psicopedagogia estou na reta final para defenir
    o meu artigo.
    Valeu muito; abraço
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast