Os conceitos de Henri Bergson

Publicado em: 14/05/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 11 |

Henri Bergson. 

 1859- 1941. 

Considerado como grande filósofo nasceu na França, na cidade de Paris, teve  grande influência na produção do pensamento filosófico da sua época.

 Professor no Collège de France, posteriormente membro da Academia  Francesa em 1914, ganhou o premio Nobel da literatura no ano de 1927. Muito  famoso no seu tempo histórico.

Construiu uma Filosofia cujo fundamento foi essencialmente espiritualista, a  crítica internacional entendeu como tentativa por parte do seu trabalho,  recuperar a metafísica.

Bergson sempre esteve preocupado em duas variáveis do pensamento  epistemológico, por um dos lados, era contra a veemência do pensamento formulado  por Kant, a questão especificamente do empirismo e do racionalismo, relação do  sujeito com o objeto e a teoria do conhecimento dialético.

Por outro, tinha profunda preocupação com a teoria epistemológica formulada  pelo positivismo, a possível exatidão da linguagem aplicada à análise cientifica  fundamentada na aplicação do empirismo com a teoria da observação pura.

O positivismo do seu tempo formulou uma teoria da análise, cuja perspectiva  objetivava levar uma compreensão cuja natureza era contrária o princípio  dualista, matéria espírito.

Para o positivismo, o espírito sempre foi invenção da linguagem, nunca teve  existência real, confundido a linguagem com o espírito como se fossem duas  realidades distintas, quando de fato era apenas uma ideologia convencional da  fala.

O que faz Bergson para tentar salvar pelo menos em parte a metafísica  desenvolveu uma teoria fundamentada no princípio vitalista o que foi denominado  de o elã vital.

A sua teoria rejeitava a princípio o fundamento do materialismo, como também  do mecanicismo e o determinismo, apesar de ser evolucionista, isso é importante  ressaltar, coloca de forma coerente a criatividade e não a seleção natural como  fundamento da explicação da evolução.

Ataca o intelecto com a seguinte ideologia epistemológica, para Henri, o  referido não é capaz de apreender a realidade como tal, toda tentativa na sua  complexidade seria formado por auto-engano, mesmo que seja parcialmente.

Para resolver essa problemática de fundamental importância ele volta a  defender a intuição, uma vez que a própria razão em última instância não  consegue explicar profundamente, os resultados da experiência do campo  observacional.

Propõe etimologias próprias, a distinção da análise do tempo, a duração do  mesmo, sendo que epistemologicamente a teoria em referência, ou seja, o tempo  real, só pode ser apreendido intuitivamente.

Nega a sucessão real, na perspectiva da temporalidade, procura entender o  fenômeno da religião e da moral, como fatos originários da sociedade natural em  defesa de uma moral da obrigação e de uma religião estática.

Entende a religião e a moral como defesa  contra a natureza que sempre  costuma ser hostil a própria existência do Homem, mas em outros  aspectos  entende que a moral é criadora de valores benéficos.

Sua Filosofia desenvolveu e fez muito sucesso como sistema epistemológico,  mas com o nascimento da Filosofia existencialista e da Fenomenologia como método  de análise, sua teoria entrou em declínio.

Escreveu diversas obras: citarei duas de maior influência, Matéria e Memória,  Evolução criadora. Passou o tempo de Bergson, mas como foi um filósofo  importante para a formulação do pensamento do seu tempo histórico, a importância  de compreendê-lo. 

Edjar Dias de Vasconcelos.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/os-conceitos-de-henri-bergson-6593849.html

    Palavras-chave do artigo:

    os conceitos de bergson

    ,

    henri bergson

    Comentar sobre o artigo

    EVERALDO RUFINO DA SILVA

    Este trabalho como parte das disciplinas de história antiga do ocidente e história antiga do oriente, apresenta os conceitos historiográficos.

    Por: EVERALDO RUFINO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 04/07/2011 lAcessos: 1,219

    O pensador japonês Mokiti Okada pesquisou e pensou sobre o tema Física e Consciência. Para Okada, o nível(mundo) do pensamento precede causalmente o nível(mundo) da matéria, mas ambos estão identificados, influindo-se reciprocamente, numa espécie de hierarquia entrelaçada.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 21/09/2009 lAcessos: 1,426 lComentário: 3

    O presente estudo aborda alguns aspectos relacionados ao contexto histórico e influências da filosofia de Immanuel Kant na gênese da obra de Jean Piaget. Considerado um dos grandes pensadores no que se refere a educação e ao educar, o pensamento de Piaget, mais precisamente no que se refere à gênese do conhecimento, transportado para suas obras, teve grande influência filosófica de Immanuel Kant entre outros.

    Por: Marco Aurélio Martins Rochal Educação> Ensino Superiorl 20/08/2013 lAcessos: 106

    A Autora trata dos gastos públicos sob um prisma filosófico, faz também uma retrospectiva histórica, com a finalidade de explicitar toda a evolução da exigência de qualidade e eficiência referente às finanças públicas, tanto quanto, sua importância no atendimento das necessidades sociais.

    Por: Suzana J. de Oliveira Carmol Direito> Doutrinal 05/12/2008 lAcessos: 930

    O Direito é a ciência que atende as normas sociais e com isso a sua evolução coaduna com a evolução social, seu desenvolvimento engloba toda estrutura social e a evolução social contou com contribuições significativas ao longo dos tempos.

    Por: Sávia Alves Pereiral Direitol 23/08/2012 lAcessos: 369

    O que é a Verdade? Ela é simples ou complexa? Eis as questões que se impõem para exame. Gostaria de analisá-las apresentando algumas teses. Mas, já de inicio, se ergue uma dificuldade paradoxal: Como poderei tratar da Verdade partindo de Teses, que podem alegar alguns, são “pontos de vista revestidos de erudição”? Bem, aplicando aqui a Filosofia do Pragmatismo, penso que, se ao final de nossas investigações, tais teses revelarem-se úteis em aumentar nossa compreensão do tema, se tiverem eliminado ambigüidades, concorrido para que diante de paradoxos, possamos transcendê-los ao invés de nos viciarmos neles, enfim, se tais teses derem resultados satisfatórios na solução de problemas e na dissolução de confusões, então isso é o que nos importa, sem mais delongas.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 08/09/2009 lAcessos: 714
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A razão é o elemento específico do homem, de um ser que vive através de atividades e hábitos pessoais, esta vida é um constante vir-a-ser e se desenvolve numa permanente intencionalidade e na incompreensão da sua realização.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 12/03/2013 lAcessos: 72

    Pensamos em Deus como indivíduo que escreveu dogmas em livros sagrados,... Mas talvez sua linguagem seja mais sutil e profunda, e através das leis da natureza, da beleza e da ordem do universo, dos processos quânticos, ele esteja se comunicando conosco, e vivificando a tudo e a todos, a todo o momento

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 08/02/2010 lAcessos: 1,093 lComentário: 1
    CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

    Existem muitas formas de desumanização e, uma delas, talvez a mais crucial, seja aquela que está sistematizada no desrespeito às diferenças, na medida em que esse desrespeito - no sentido micro - leva o indivíduo para longe da sua capacidade de coexistir e, consequentemente, para longe da possibilidade de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento pessoal; no sentido macro, leva a sociedade para xenofobismos, nacionalismos exacerbados, genocidismos, biocidismos, apartheids, etc.

    Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTAl Educaçãol 22/01/2015
    Magno Fernando A. Nazaré

    Esse artigo busca analisar e compreender as implicações dessa remuneração para o trabalho docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental com base em pesquisas relacionadas à remuneração docente e documentos relativos à temática elaborados por organismos internacionais.

    Por: Magno Fernando A. Nazarél Educaçãol 20/01/2015

    Vivemos em um um país, que demonstra abertamente, que toda sociedade convive pacificamente e não há preconceito ou discrimanação racial, vendemos a ideia que no Brasil existe a Democracia Racial, onde negros e brancos, se relacionam amigavelmente sem qualquer preconceito ou discrimanação. Porém observamos que, o que existe de fato, é o mito da Democracia Racial, ou seja, uma falsa ideia que brancos e negros vivem harmonicamente. Neste sentido, vamos relatar brevemente sobre algumas expressões.

    Por: Simone Marial Educaçãol 17/01/2015 lAcessos: 16
    Instituto Fisiomar

    Profissionais com qualificação saem na frente no mercado de trabalho e principalmente qualificação técnica. O curso técnico é um bom investimento, pois é um investimento barato, de curto prazo e que dá um excelente retorno. Uma Instituição séria que temos em Santa Catarina é o Instituto Fisiomar, com Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Estética, Massoterapia e Podologia.

    Por: Instituto Fisiomarl Educaçãol 08/01/2015

    Considerando que a Educação deve ser voltada para a construção da cidadania, para o desenvolvimento das potencialidades do educando e a preparação para o trabalho, como diz na LDB – Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), pensa-se que escola deve ser tida em nossa sociedade como oportunidade para o desenvolvimento, não só permitindo possibilitar ao educando estudar conteúdos, mas também dele ampliar relações com o outro, portanto devendo ser de qualidade.

    Por: nilda flores schutzl Educaçãol 30/12/2014
    Jaguaracy Conceição

    Esse texto tem como base a entrevista publicada na Revista Nova Escola de dezembro de 2014 e que traz como título: "A escola é a estrutura estável de quem vive numa família instável". Nela o sociólogo francês Bernard Lahire diz que o meio social é crucial ao desenvolvimento das crianças, pois sozinhas elas não conseguem superar as dificuldades que se deparam.

    Por: Jaguaracy Conceiçãol Educaçãol 23/12/2014 lAcessos: 22
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Basicamente a três milhões de anos atrás. A evolução humana foi desencadeada na África. Resultada de um elo anterior que favoreceu no surgimento do homo sapiens e do chimpanzé. Todas as populações do mundo descendem de tal elo. O que já foi explicitado cientificamente por comparações de DNA.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 23/12/2014 lAcessos: 11

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014 lAcessos: 15
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O significado do princípio etimológico. Da insubstancialidade. O fundamento a priori da natureza metafísica. Da inexistência. A morfologia da não realidade material. Como explicar a origem. A racionalidade determinada pela loucura. Se antes era apenas a ausência.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 27/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Em dezembro de 1922. Após a grande revolução Socialista Soviética. Comandada pelo exuberante intelectual Lenin. Foi organizado o Congresso Panrusso dos Sovietes. Com o seguinte objetivo. A fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. URSS.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 26/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Nunca transferi poder a ninguém. Portanto, toda forma de poder a meu respeito é ilegal. O que é verdadeiro a princípio. O poder fundamenta-se em fontes da ilegalidade. Pois o transferido não representa a vontade popular.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 26/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    De fato é algo magnífico, como o universo é infinito, nele mesmo encontram-se infindáveis planetas. Pensar em trilhões é muito pouco. O que mais encanta, toda essa beleza é obra do acaso, não existindo nenhuma razão ser. O universo é o mais profundo insignificado dele mesmo. Teve início pelo princípio do nada, ou seja, produção do próprio vácuo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 25/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A formação do povo grego resultou da miscigenação de quatro grandes povos indo europeus. Que são os Aqueus, Jônios, Eólios e Dórios. O território grego no período homérico sofreu sucessivas invasões do ano 2000 antes de Cristo, a 1200 da mesma era. Esses povos fundaram diversas cidades. Com efeito, a cultura grega antiga como hoje entendemos não é originalmente grega, como erradamente entendida. O helenismo é produto do mundo indo europeu.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 25/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A respeito do conhecimento científico, o real é sempre uma luz projetiva cheia de sombras. Bachelard formação científica com sustentação filosófica. A revolução desencadeada pela teoria da relatividade de Einstein possibilitou na Física uma eminente evolução sem parâmetros.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 24/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Uma flor. Perdida ao deserto. Ao meio do silêncio. Esperando pela madrugada. Na esperança que água do sereno. Possibilite suportar. O hidrogênio do sol. Ao meio dia. Evitando que sol. Queime o brilho Que exauriria de suas pétalas. Deixando. Suas rosas cheias de esperança. Os últimos sinais. Que pudesse no deserto. O sol diminuir a distância. Criar outras estações. E o brilho da luz. Desacochar-se no encantamento. Exaurindo o perfume suave. Das mais belas flores.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Para desmascarar as ideologias. De gente ignorante. Especialmente por motivos religiosos. O fenômeno gay. Não atinge essencialmente a espécie sapiens. Mas diversas outras espécies no mundo animal. O homem nasce gay pelo simples motivo. No processo de gestação da criança. Os cromossomos determinam o sexo. Mas o esperma está descontificado do hormônio. Da testosterona. O óvulo com maior proporcionalidade do hormônio do estrogênio. Sobrepõe ao esperma. Levando o macho nascer gay.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/01/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast