Os conceitos de Henri Bergson

Publicado em: 14/05/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 13 |

Henri Bergson. 

 1859- 1941. 

Considerado como grande filósofo nasceu na França, na cidade de Paris, teve  grande influência na produção do pensamento filosófico da sua época.

 Professor no Collège de France, posteriormente membro da Academia  Francesa em 1914, ganhou o premio Nobel da literatura no ano de 1927. Muito  famoso no seu tempo histórico.

Construiu uma Filosofia cujo fundamento foi essencialmente espiritualista, a  crítica internacional entendeu como tentativa por parte do seu trabalho,  recuperar a metafísica.

Bergson sempre esteve preocupado em duas variáveis do pensamento  epistemológico, por um dos lados, era contra a veemência do pensamento formulado  por Kant, a questão especificamente do empirismo e do racionalismo, relação do  sujeito com o objeto e a teoria do conhecimento dialético.

Por outro, tinha profunda preocupação com a teoria epistemológica formulada  pelo positivismo, a possível exatidão da linguagem aplicada à análise cientifica  fundamentada na aplicação do empirismo com a teoria da observação pura.

O positivismo do seu tempo formulou uma teoria da análise, cuja perspectiva  objetivava levar uma compreensão cuja natureza era contrária o princípio  dualista, matéria espírito.

Para o positivismo, o espírito sempre foi invenção da linguagem, nunca teve  existência real, confundido a linguagem com o espírito como se fossem duas  realidades distintas, quando de fato era apenas uma ideologia convencional da  fala.

O que faz Bergson para tentar salvar pelo menos em parte a metafísica  desenvolveu uma teoria fundamentada no princípio vitalista o que foi denominado  de o elã vital.

A sua teoria rejeitava a princípio o fundamento do materialismo, como também  do mecanicismo e o determinismo, apesar de ser evolucionista, isso é importante  ressaltar, coloca de forma coerente a criatividade e não a seleção natural como  fundamento da explicação da evolução.

Ataca o intelecto com a seguinte ideologia epistemológica, para Henri, o  referido não é capaz de apreender a realidade como tal, toda tentativa na sua  complexidade seria formado por auto-engano, mesmo que seja parcialmente.

Para resolver essa problemática de fundamental importância ele volta a  defender a intuição, uma vez que a própria razão em última instância não  consegue explicar profundamente, os resultados da experiência do campo  observacional.

Propõe etimologias próprias, a distinção da análise do tempo, a duração do  mesmo, sendo que epistemologicamente a teoria em referência, ou seja, o tempo  real, só pode ser apreendido intuitivamente.

Nega a sucessão real, na perspectiva da temporalidade, procura entender o  fenômeno da religião e da moral, como fatos originários da sociedade natural em  defesa de uma moral da obrigação e de uma religião estática.

Entende a religião e a moral como defesa  contra a natureza que sempre  costuma ser hostil a própria existência do Homem, mas em outros  aspectos  entende que a moral é criadora de valores benéficos.

Sua Filosofia desenvolveu e fez muito sucesso como sistema epistemológico,  mas com o nascimento da Filosofia existencialista e da Fenomenologia como método  de análise, sua teoria entrou em declínio.

Escreveu diversas obras: citarei duas de maior influência, Matéria e Memória,  Evolução criadora. Passou o tempo de Bergson, mas como foi um filósofo  importante para a formulação do pensamento do seu tempo histórico, a importância  de compreendê-lo. 

Edjar Dias de Vasconcelos.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/os-conceitos-de-henri-bergson-6593849.html

    Palavras-chave do artigo:

    os conceitos de bergson

    ,

    henri bergson

    Comentar sobre o artigo

    EVERALDO RUFINO DA SILVA

    Este trabalho como parte das disciplinas de história antiga do ocidente e história antiga do oriente, apresenta os conceitos historiográficos.

    Por: EVERALDO RUFINO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 04/07/2011 lAcessos: 1,224

    O pensador japonês Mokiti Okada pesquisou e pensou sobre o tema Física e Consciência. Para Okada, o nível(mundo) do pensamento precede causalmente o nível(mundo) da matéria, mas ambos estão identificados, influindo-se reciprocamente, numa espécie de hierarquia entrelaçada.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 21/09/2009 lAcessos: 1,431 lComentário: 3

    O presente estudo aborda alguns aspectos relacionados ao contexto histórico e influências da filosofia de Immanuel Kant na gênese da obra de Jean Piaget. Considerado um dos grandes pensadores no que se refere a educação e ao educar, o pensamento de Piaget, mais precisamente no que se refere à gênese do conhecimento, transportado para suas obras, teve grande influência filosófica de Immanuel Kant entre outros.

    Por: Marco Aurélio Martins Rochal Educação> Ensino Superiorl 20/08/2013 lAcessos: 110

    A Autora trata dos gastos públicos sob um prisma filosófico, faz também uma retrospectiva histórica, com a finalidade de explicitar toda a evolução da exigência de qualidade e eficiência referente às finanças públicas, tanto quanto, sua importância no atendimento das necessidades sociais.

    Por: Suzana J. de Oliveira Carmol Direito> Doutrinal 05/12/2008 lAcessos: 931

    O Direito é a ciência que atende as normas sociais e com isso a sua evolução coaduna com a evolução social, seu desenvolvimento engloba toda estrutura social e a evolução social contou com contribuições significativas ao longo dos tempos.

    Por: Sávia Alves Pereiral Direitol 23/08/2012 lAcessos: 373

    O que é a Verdade? Ela é simples ou complexa? Eis as questões que se impõem para exame. Gostaria de analisá-las apresentando algumas teses. Mas, já de inicio, se ergue uma dificuldade paradoxal: Como poderei tratar da Verdade partindo de Teses, que podem alegar alguns, são “pontos de vista revestidos de erudição”? Bem, aplicando aqui a Filosofia do Pragmatismo, penso que, se ao final de nossas investigações, tais teses revelarem-se úteis em aumentar nossa compreensão do tema, se tiverem eliminado ambigüidades, concorrido para que diante de paradoxos, possamos transcendê-los ao invés de nos viciarmos neles, enfim, se tais teses derem resultados satisfatórios na solução de problemas e na dissolução de confusões, então isso é o que nos importa, sem mais delongas.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 08/09/2009 lAcessos: 717
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A razão é o elemento específico do homem, de um ser que vive através de atividades e hábitos pessoais, esta vida é um constante vir-a-ser e se desenvolve numa permanente intencionalidade e na incompreensão da sua realização.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 12/03/2013 lAcessos: 76

    Pensamos em Deus como indivíduo que escreveu dogmas em livros sagrados,... Mas talvez sua linguagem seja mais sutil e profunda, e através das leis da natureza, da beleza e da ordem do universo, dos processos quânticos, ele esteja se comunicando conosco, e vivificando a tudo e a todos, a todo o momento

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 08/02/2010 lAcessos: 1,099 lComentário: 1

    A tecnologia mais especificamente a tecnologia de informação e comunicação assume papel no desenvolvimento humano como ferramenta de leitura e práxis social numa intervenção libertadora na perspectiva social sobre a tecnologia num processo de diminuição das disparidades sociais na criação de políticas publica para a formação de uma cidadania. Atuando numa dimensão social e política através de programas sociais de inclusão digital para reduzir os problemas sociais relativos à marginalização e pob

    Por: Daniela Rosseti silval Educaçãol 02/03/2015
    Didasko Centro Educacional

    Sempre vemos muita gente com muitas dúvidas sobre a funcionalidade do ENEM,segue explicativo.

    Por: Didasko Centro Educacionall Educaçãol 26/02/2015
    Genilda Vieira Rodrigues

    Este artigo tem por objetivo apresentar estudos aprofundados sobre a educação inclusiva dando ênfase à questão envolvida no que se refere ao trabalho do professor com alunos portadores de deficiência. No decorrer da produção serão expostos conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva pontuando o saber fazer e o aprender diante das dificuldades encontradas em trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais, ressaltando ainda mostrar alguns dos recursos e as estratégias utilizados

    Por: Genilda Vieira Rodriguesl Educaçãol 21/02/2015

    Propriedade vocabular é muito importante na hora de redigir o texto, uma vez que saber empregar as palavras mais adequadas no momento enriquece muito o conteúdo do texto e, além disso, torno-o mais clara e objetivo. Mesmo que o texto seja um mero exercício escolar, antes de construí-lo, pergunte-se: para quem escrevo? O tipo de receptor determina a forma de sua mensagem. Um panfleto dirigido a crianças precisa ter uma linguagem fácil, direta, sem rebuscamento.

    Por: Professor Leol Educaçãol 19/02/2015

    Quando se ouve falar em educação, pensamos em escola, em educação formal. E quando o assunto é família temos vários pensamentos. Educação e Família são dois temas bastante complexos, porque educação é muito mais que escolarização, letramento e formação, sendo que família é a instituição mais antiga da sociedade e sofre constantes transformações. Ambas tem a função de socializar e transformar o homem biológico em um ser social.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educaçãol 16/02/2015

    Propostas Pedagógica e a Participação da Família no Resultado. A progressão escola é um instrumento que pode mudar a realidade desses estudantes que estão fora da faixa etária escolar. Determinadas escolas contemplam dentro do seu projeto político pedagógico, o sistema de progressão. Para que funcione a progressão em uma escola é necessário que haja engajamento por parte dos docentes, dos estudantes e da família. É importante ressaltar, que a família também tem um papel fundamental...

    Por: Elonir dutra terral Educaçãol 13/02/2015

    Diante dos agravos causados pela violência doméstica, tais entraves se estendem também ao processo educacional da criança e adolescente. Por outro lado, esta situação nem sempre é conhecida pelos seus educadores no campo acadêmico, causando assim uma lacuna no campo da avaliação pedagógica que, muitas vezes, abrangem somente o campo intelectual. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre os impactos da violência doméstica no processo ensino-aprendizagem.

    Por: Jiane Martins Soaresl Educaçãol 12/02/2015
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    A educação é um direito humano substancial, e como tal, precisa ser garantido universalmente. As conquistas das mulheres brasileiras em relação á educação, vêm crescendo consideravelmente e com isso, reduzindo significativamente o analfabetismo. O número de mulheres no mercado de trabalho cresceu gradativamente e isso ocorreu devido à determinação para conquistar seu espaço, milímetro a milímetro, dentro e fora de casa, e especialmente do empenho em subir novos degraus de instrução.

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 12
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Agora que tenho. O domínio das intuições. O segredo das nossas emoções. Sei como é feito a memória. A forma pela qual. Constituem nossas representações. Compreendo o brilho da luz. Entendo os fótons de hidrogênio do sol. E o silêncio da escuridão.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 01/03/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Maior filósofo Iluminista. Despertou se do seu nono dogmático. Influenciado profundamente por Hume. Formulou a sua base epistemológica. Da Construção do seu pensamento crítico. Sustentado em teses fundamentais. O que se pode compreender. O que deve ser feito. O que é permitido na compreensão das coisas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 28/02/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Apenas cinco milhões de anos. Inexaurivelmente. O suficiente. O universo ficará escuro. O infinito transformará. Em um grande deserto. Frio e árido. Latíbulo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 24/02/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Somente a Filosofia dá direito ao cidadão ser realmente crítico. Qualquer disciplina, sobretudo, na área do espírito, não poderá ser crítica sem a Filosofia, como instrumento de análise epistemológica. No entanto, a Filosofia é uma disciplina extremamente difícil, complexa e diversa, aplicada em campos variados com fundamentos diferenciados.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 22/02/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Qual o significado etimológico. Da palavra República. Na morfologia romana. Como força do poder imperial. Res Pública, coisa pública. O que pertencia aos patrícios. Governo formado pelo Senado. Pelos magistrados e assembleias. Tais conceituações tinham forças próprias.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 20/02/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A vida surgiu na terra aproximadamente. A 3.5 bilhões de anos, uma hipótese. Plausível. Apareceram diversidades de vidas. Resultadas da evolução de um DNA ascentral. Comum a todas as replicações. Ramificaram e diversificaram.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 17/02/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Chorei de emoção. Foram anos estudando. Dentro de um convento religioso. Dos padres lazaristas. Os padres do caraça. Posteriormente estudando sozinho. Montei uma grande biblioteca diversificada. Perdi praticamente a vida. Às vezes 100 horas contínuas. Só parava para dormir e comer.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 16/02/2015
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Thomas Hobbes. O homem não é o lobo do próprio homem. Apesar de todo homem ser um lobo. Só é lobo quem tiver maior força física. Nesse sentido o tigre é um lobo.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 15/02/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast