Patrimônio Público Escolar

Publicado em: 27/04/2011 |Comentário: 1 | Acessos: 11,097 |

Patrimônio Público Escolar. Essa bem é coisa nossa!

  

    Podemos definir Patrimônio Público como o conjunto de bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou entidade, ou ainda o conjunto de bens à disposição da coletividade.  Numa visão mais ampla Patrimônio Público é segundo a Lei de Ação Popular (Lei 4.717, de 29/6/1965) define patrimônio público, em seu artigo 1°, parágrafo 1°, como o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta ou indireta. Esses bens públicos, de acordo com o Código Civil, são, entre outros, os rios, mares, estradas, ruas e praças (bens de uso comum do povo),...

    Quem deve preservar e cuidar desse bem? Quando o patrimônio estiver vinculado a um determinado ente federado, União, a um Estado, ou a um Município é de sua inteira responsabilidade, através dos seus agentes públicos, em primeiro lugar, adotar todas as providências necessárias à sua preservação e conservação.

    

     No caso do Município, a responsabilidade direta pelo zelo com o patrimônio público em regra é do Poder Executivo. Ele pode, entretanto, dividir esta responsabilidade como os demais agentes públicos (Secretários, Diretores de Departamento e ao Encarregado do Setor de Patrimônio, devidamente nomeado para tal função). Não nos esquecendo da responsabilidade indireta de toda a população, em relação ao cuidado com o patrimônio público. Pois sendo o patrimônio público pertencente ao povo, a todos cabe por ele zelar, preservando-o.

    

    Entretanto a Escola com todos os seus bens materiais é um exemplo claro de bem público de uso da coletividade. Pois não pertence ao governo, nem ao diretor, nem ao professor e tão pouco aos alunos. Mas sim pertencente a todos da sua comunidade escolar e por certo um Patrimônio Público, mantido com recursos das pessoas que a utilizam.

 

    È muito importante que todos da comunidade escolar, e por certo os alunos, desenvolvam o sentimento de cidadania, respeitando e conservando o Patrimônio escolar. Onde a direção da escola em conjunto com o Conselho Deliberativo possa desenvolver ações e campanhas de conscientização, que busquem informar aos educandos que esse bem é nosso.

 

   E através da preservação novos alunos que virão poderão utilizar os bens materiais conservados. Pois uma vez que quando dizemos patrimônio público vem logo a ideia de que não nos pertence, e que não devemos fazer esforço algum para preservar e cuidar dos bens que estamos utilizando. Tendo em vista que, quanto mais jovens os alunos forem conscientizados, melhores e mais duráveis serão os resultados. A fim de garantir uma boa qualidade de vida escolar. 

 

  De forma entender que a conscientização é uma das maneiras de se preservar o patrimônio escolar, buscando como se dá a degradação e a preservação do espaço público da escola e refletir sobre suas conseqüências propondo ações coletivas e individuais para preservar esse Patrimônio Escolar.

 

  Somos sabedores que essa idéia de conservação não se limita somente ao espaço escolar, mas acreditamos que é da Escola que surgem os cidadãos que convivem em sociedade e se respeitam , preparando-se para um mundo mais humano e solidário.

 

                                                                                              Adriana Gonçalves Pinheiro

 

 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 20 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/patrimonio-publico-escolar-4686510.html

    Palavras-chave do artigo:

    patrimonio publico escolar

    Comentar sobre o artigo

    Neste artigo é contemplado a importância da preservação do patrimônio público, enfatizando principalmente o ambiente escolar, alvo de muita destruição pela falta de informação sobre o que é um patrimônio público.

    Por: Gildete Nunes de Sousa Martinol Educaçãol 01/05/2011 lAcessos: 993
    Tania Maria da Silva Nogueira

    Esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo e visa investigar a motivação dos alunos em uma escola pública do Distrito Federal, Centro de Apoio Integral à Criança Santa Maria - CAIC, quanto as suas produções artísticas, assim como a dinâmica de incentivo oportunizada a estes alunos diante da realização de trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar com a exposição desses trabalhos na comunidade escolar. Para viabilizar esse estudo, utilizou-se a entrevista por meio de roteiro de pesquisa com o

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educação> Ensino Superiorl 05/03/2014 lAcessos: 61

    Considerando a importância do espaço escolar na formação do ser humano , onde cada um fazendo a sua parte podemos construir um mundo melhor e o processo ensino aprendizagem se completa quando passamos a conviver coletivamente na busca de um mesmo objetivo. A necessidade de preservação onde todos envolvidos na Unidade Escolar podem contribuir havendo uma interação social.

    Por: millena bastos mattosl Educaçãol 04/12/2014 lAcessos: 27
    Paulo R. da Silva Bastos

    Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais. A institucionalização do patrimônio nasce no final do século XVIII, com a visão moderna de história e de cidade. A preocupação com a valorização do patrimônio brasileiro inicia-se com os intelectuais modernistas, oriundos do movimento cultural denominado "Semana de 22".

    Por: Paulo R. da Silva Bastosl Educação> Ensino Superiorl 26/04/2010 lAcessos: 3,411 lComentário: 1
    Juliete de Souza Fernandes

    Atualmente há um grande número de alunos que sofrem com o fracasso escolar, problema muito comum nas séries iniciais das escolas públicas. É importante combater essa realidade que vem sido vivenciada com dor por alunos e professores da rede pública de ensino, tendo em vista a possibilidade de mudança no quadro educacional e o crescimento do nosso país. Para a causa do mau desempenho escolar, existe uma série de motivos que vão da qualidade da educação até os fatores socioeconômicos e familiares.

    Por: Juliete de Souza Fernandesl Educaçãol 13/10/2013 lAcessos: 106

    ECom o objetivo de proporcionar um ambiente adequado e condições para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça corretamente, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem investido na aquisição de carteiras e conjuntos escolares (assentos anatômicos, encosto, pranchetas, e porta livros). Só nos últimos três anos, foram destinados R$ 8,7 milhões para esta ação, totalizando a compra de mais de 190 mil novos equipamentos. Saiba mais Acesse ( www.dimovesc.com.br)

    Por: wolney corretor de imoveisl Press Releasel 10/09/2009 lAcessos: 279 lComentário: 1

    O estudo relacionado a história da fortaleza de são josé de macapá é um fato muito importante, pois retrata, a defesa dos portugueses contra os invasores em busca de novas terras para exploração dos recursos minerais, além da mão de obra que foi utilizada na construção do forte como negros, indos, militares etc. A fortaleza de são José de Macapá durante a história passou por diversas transformações hoje ela é considerada um patrimônio histórico da humanidade a fortaleza de São José de Macapá, em

    Por: R.Baratal Educação> Ensino Superiorl 02/03/2012 lAcessos: 737

    A presente pesquisa tem por objetivo, identificar o papel do gestor na Educação, na área de liderança, competência e o papel dele na cidadania Escolar. A gestão escolar passou a ser tema de pauta da agenda educacional a partir da nova Lei de Diretrizes e bases da educação nacional de 1996. Os debates em prol das mudanças e propostas para a educação básica procuraram mostrar a importância de se ter novos direcionamentos para a gestão da educação.

    Por: Elizabeth Pinheirol Educação> Educação Infantill 20/11/2012 lAcessos: 130

    A presente pesquisa tem por objetivo apresentar como se encontra o cotidiano escolar com relação à violência na Escola Municipal Edivardo Toscano localizada na cidade de Guarabira/PB, que atende crianças, jovens e adolescentes e alunos com necessidades educativas especiais.

    Por: Larissa de souza soaresl Educação> Educação Infantill 18/08/2013 lAcessos: 91
    Fernando Corrêa manarim

    afirmamos que existem outras formas de jogar xadrez além da competição, ou seja, que o xadrez é uma ferramenta que pode trabalhar o praticante pedagógica e terapeuticamente, ensinando a se conhecer, conhecer os outros e conhecer o mundo a qual pertence. Isso pode ser comprovado na Lenda de criação do xadrez, conhecida como a Lenda de Lahur Sessa, lenda que pode ser encontrada na obra de Malba Tahan, "O Homem que calculava".

    Por: Fernando Corrêa manariml Educaçãol 16/03/2015

    1. Por que o regime de ciclos e a progressão continuada são tão criticados? 2. Qual a real eficácia da progressão continuada e quais são os problemas gerados por esta prática? 3. Quais suas implicações políticas? 4. Quais os aspectos negativos deste sistema? 5. Qual o papel do professor, do coordenador e supervisor escolar? 6. Qual a importância da avaliação neste processo?

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015

    RESUMO A violência é sem duvida, além de uma das grandes preocupações da sociedade, o grande problema a ser enfrentado, principalmente na dura realidade das escolas públicas do Brasil. Atinge a todos na escola, contudo a grande vitima deste problema é o professor, cada vez mais desmotivado e que se encontra quase sempre acuado e de mãos atadas diante do problema. Ocorre de maneira velada e de diversos modos, sendo, obviamente causada pela falta de limites e de ações efetivas para enfrentar o pro

    Por: EULER DE CASTRO SANTOSl Educaçãol 15/03/2015

    Nesta Sociedade de Informação a comunicação assume um papel no desenvolvimento humano como ferramenta de leitura social numa intervenção libertadora na perspectiva social sobre a tecnologia num processo de diminuição das disparidades sociais na criação de políticas publica para a formação de uma cidadania. Atuando numa dimensão social e política através de programas sociais de inclusão digital para reduzir os problemas sociais relativos à marginalização e pobreza

    Por: Daniela Rosseti silval Educaçãol 12/03/2015
    Alinne do Rosário Brito

    O presente artigo tem como finalidade analisar as fases de ensino nas aulas de educação física escolar tendo como base os PCN`S, para facilitar este processo nas instituições de ensino. Portanto é um convite para refletir sobre à pratica pedagógica , ou seja, o processo de alfabetização especificamente no ensino fundamental através deste componente curricular.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 11/03/2015

    O fundamentalismo islâmico é a maior ameaça a democracia e os direitos humanos desde o fim da Guerra Fria.Esse artigo tem por objetivo expor de forma breve,as suas origens durante o processo de partilha afro-asiática promovida pelos países europeu até a sua expansão na era da globalização sob a hegemonia dos EUA.

    Por: Mauricio Mendes de Oliveiral Educaçãol 09/03/2015
    Marlete Turmina Outeiro

    O artigo conta a história de uma família especifica, que venceram as adversidades e os preconceitos sociais, demonstraram a importância de unir-se em favor de um ideal coletivo, cujo objetivo apresenta memória histórica marco de 1985 a 2011, no Município de Abelardo Luz/SC. Os resultados discorrem a partir de um recorte da obra "A Inclusão Social pela Reforma Agrária: a saga de uma família sem-terra, escrito com base nos fatos que constam no diário da Sra. Rosa Turmina.

    Por: Marlete Turmina Outeirol Educaçãol 07/03/2015 lAcessos: 12

    A tecnologia mais especificamente a tecnologia de informação e comunicação assume papel no desenvolvimento humano como ferramenta de leitura e práxis social numa intervenção libertadora na perspectiva social sobre a tecnologia num processo de diminuição das disparidades sociais na criação de políticas publica para a formação de uma cidadania. Atuando numa dimensão social e política através de programas sociais de inclusão digital para reduzir os problemas sociais relativos à marginalização e pob

    Por: Daniela Rosseti silval Educaçãol 02/03/2015

    Não se quer dizer com as Cotas Raciais que os negros são menos inteligentes que os brancos, todos possuem capacidades intelectuais, mas em sua maioria os candidatos negros não tiveram e não tem as mesmas oportunidades sociais e educacionais para ingressarem e se manterem nas universidades.

    Por: Adriana Gonçalves Pinheirol Educação> Ensino Superiorl 28/11/2011 lAcessos: 245

    Infelizmente nos dias atuais ainda é grande o preconceito racial no Brasil. Preconceito esse que esta mais presente do que imaginamos.Por vezes temos atitudes preconceituosas e não nos demos conta do mal que causamos aos outros.

    Por: Adriana Gonçalves Pinheirol Educação> Ensino Superiorl 30/03/2011 lAcessos: 116

    Comments on this article

    2
    antoniele 20/09/2011
    imteresante gostei do que eu vi
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast