Patrimônio Público Escolar

Publicado em: 27/04/2011 |Comentário: 1 | Acessos: 10,750 |

Patrimônio Público Escolar. Essa bem é coisa nossa!

  

    Podemos definir Patrimônio Público como o conjunto de bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou entidade, ou ainda o conjunto de bens à disposição da coletividade.  Numa visão mais ampla Patrimônio Público é segundo a Lei de Ação Popular (Lei 4.717, de 29/6/1965) define patrimônio público, em seu artigo 1°, parágrafo 1°, como o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta ou indireta. Esses bens públicos, de acordo com o Código Civil, são, entre outros, os rios, mares, estradas, ruas e praças (bens de uso comum do povo),...

    Quem deve preservar e cuidar desse bem? Quando o patrimônio estiver vinculado a um determinado ente federado, União, a um Estado, ou a um Município é de sua inteira responsabilidade, através dos seus agentes públicos, em primeiro lugar, adotar todas as providências necessárias à sua preservação e conservação.

    

     No caso do Município, a responsabilidade direta pelo zelo com o patrimônio público em regra é do Poder Executivo. Ele pode, entretanto, dividir esta responsabilidade como os demais agentes públicos (Secretários, Diretores de Departamento e ao Encarregado do Setor de Patrimônio, devidamente nomeado para tal função). Não nos esquecendo da responsabilidade indireta de toda a população, em relação ao cuidado com o patrimônio público. Pois sendo o patrimônio público pertencente ao povo, a todos cabe por ele zelar, preservando-o.

    

    Entretanto a Escola com todos os seus bens materiais é um exemplo claro de bem público de uso da coletividade. Pois não pertence ao governo, nem ao diretor, nem ao professor e tão pouco aos alunos. Mas sim pertencente a todos da sua comunidade escolar e por certo um Patrimônio Público, mantido com recursos das pessoas que a utilizam.

 

    È muito importante que todos da comunidade escolar, e por certo os alunos, desenvolvam o sentimento de cidadania, respeitando e conservando o Patrimônio escolar. Onde a direção da escola em conjunto com o Conselho Deliberativo possa desenvolver ações e campanhas de conscientização, que busquem informar aos educandos que esse bem é nosso.

 

   E através da preservação novos alunos que virão poderão utilizar os bens materiais conservados. Pois uma vez que quando dizemos patrimônio público vem logo a ideia de que não nos pertence, e que não devemos fazer esforço algum para preservar e cuidar dos bens que estamos utilizando. Tendo em vista que, quanto mais jovens os alunos forem conscientizados, melhores e mais duráveis serão os resultados. A fim de garantir uma boa qualidade de vida escolar. 

 

  De forma entender que a conscientização é uma das maneiras de se preservar o patrimônio escolar, buscando como se dá a degradação e a preservação do espaço público da escola e refletir sobre suas conseqüências propondo ações coletivas e individuais para preservar esse Patrimônio Escolar.

 

  Somos sabedores que essa idéia de conservação não se limita somente ao espaço escolar, mas acreditamos que é da Escola que surgem os cidadãos que convivem em sociedade e se respeitam , preparando-se para um mundo mais humano e solidário.

 

                                                                                              Adriana Gonçalves Pinheiro

 

 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 20 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/patrimonio-publico-escolar-4686510.html

    Palavras-chave do artigo:

    patrimonio publico escolar

    Comentar sobre o artigo

    Neste artigo é contemplado a importância da preservação do patrimônio público, enfatizando principalmente o ambiente escolar, alvo de muita destruição pela falta de informação sobre o que é um patrimônio público.

    Por: Gildete Nunes de Sousa Martinol Educaçãol 01/05/2011 lAcessos: 972
    Tania Maria da Silva Nogueira

    Esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo e visa investigar a motivação dos alunos em uma escola pública do Distrito Federal, Centro de Apoio Integral à Criança Santa Maria - CAIC, quanto as suas produções artísticas, assim como a dinâmica de incentivo oportunizada a estes alunos diante da realização de trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar com a exposição desses trabalhos na comunidade escolar. Para viabilizar esse estudo, utilizou-se a entrevista por meio de roteiro de pesquisa com o

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educação> Ensino Superiorl 05/03/2014 lAcessos: 56

    Considerando a importância do espaço escolar na formação do ser humano , onde cada um fazendo a sua parte podemos construir um mundo melhor e o processo ensino aprendizagem se completa quando passamos a conviver coletivamente na busca de um mesmo objetivo. A necessidade de preservação onde todos envolvidos na Unidade Escolar podem contribuir havendo uma interação social.

    Por: millena bastos mattosl Educaçãol 04/12/2014 lAcessos: 13
    Paulo R. da Silva Bastos

    Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais. A institucionalização do patrimônio nasce no final do século XVIII, com a visão moderna de história e de cidade. A preocupação com a valorização do patrimônio brasileiro inicia-se com os intelectuais modernistas, oriundos do movimento cultural denominado "Semana de 22".

    Por: Paulo R. da Silva Bastosl Educação> Ensino Superiorl 26/04/2010 lAcessos: 3,379 lComentário: 1
    Juliete de Souza Fernandes

    Atualmente há um grande número de alunos que sofrem com o fracasso escolar, problema muito comum nas séries iniciais das escolas públicas. É importante combater essa realidade que vem sido vivenciada com dor por alunos e professores da rede pública de ensino, tendo em vista a possibilidade de mudança no quadro educacional e o crescimento do nosso país. Para a causa do mau desempenho escolar, existe uma série de motivos que vão da qualidade da educação até os fatores socioeconômicos e familiares.

    Por: Juliete de Souza Fernandesl Educaçãol 13/10/2013 lAcessos: 85

    ECom o objetivo de proporcionar um ambiente adequado e condições para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça corretamente, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem investido na aquisição de carteiras e conjuntos escolares (assentos anatômicos, encosto, pranchetas, e porta livros). Só nos últimos três anos, foram destinados R$ 8,7 milhões para esta ação, totalizando a compra de mais de 190 mil novos equipamentos. Saiba mais Acesse ( www.dimovesc.com.br)

    Por: wolney corretor de imoveisl Press Releasel 10/09/2009 lAcessos: 277 lComentário: 1

    O estudo relacionado a história da fortaleza de são josé de macapá é um fato muito importante, pois retrata, a defesa dos portugueses contra os invasores em busca de novas terras para exploração dos recursos minerais, além da mão de obra que foi utilizada na construção do forte como negros, indos, militares etc. A fortaleza de são José de Macapá durante a história passou por diversas transformações hoje ela é considerada um patrimônio histórico da humanidade a fortaleza de São José de Macapá, em

    Por: R.Baratal Educação> Ensino Superiorl 02/03/2012 lAcessos: 716

    A presente pesquisa tem por objetivo, identificar o papel do gestor na Educação, na área de liderança, competência e o papel dele na cidadania Escolar. A gestão escolar passou a ser tema de pauta da agenda educacional a partir da nova Lei de Diretrizes e bases da educação nacional de 1996. Os debates em prol das mudanças e propostas para a educação básica procuraram mostrar a importância de se ter novos direcionamentos para a gestão da educação.

    Por: Elizabeth Pinheirol Educação> Educação Infantill 20/11/2012 lAcessos: 118

    A presente pesquisa tem por objetivo apresentar como se encontra o cotidiano escolar com relação à violência na Escola Municipal Edivardo Toscano localizada na cidade de Guarabira/PB, que atende crianças, jovens e adolescentes e alunos com necessidades educativas especiais.

    Por: Larissa de souza soaresl Educação> Educação Infantill 18/08/2013 lAcessos: 78

    Trata-se do primeiro processo de industrialização do Brasil que foi implantado pelo ministro Rui Barbosa à época da Independência que, por fim, foi um verdadeira fracasso.

    Por: Gabriell Educaçãol 20/01/2015

    Vivemos em um um país, que demonstra abertamente, que toda sociedade convive pacificamente e não há preconceito ou discrimanação racial, vendemos a ideia que no Brasil existe a Democracia Racial, onde negros e brancos, se relacionam amigavelmente sem qualquer preconceito ou discrimanação. Porém observamos que, o que existe de fato, é o mito da Democracia Racial, ou seja, uma falsa ideia que brancos e negros vivem harmonicamente. Neste sentido, vamos relatar brevemente sobre algumas expressões.

    Por: Simone Marial Educaçãol 17/01/2015 lAcessos: 14
    Instituto Fisiomar

    Profissionais com qualificação saem na frente no mercado de trabalho e principalmente qualificação técnica. O curso técnico é um bom investimento, pois é um investimento barato, de curto prazo e que dá um excelente retorno. Uma Instituição séria que temos em Santa Catarina é o Instituto Fisiomar, com Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Estética, Massoterapia e Podologia.

    Por: Instituto Fisiomarl Educaçãol 08/01/2015

    Considerando que a Educação deve ser voltada para a construção da cidadania, para o desenvolvimento das potencialidades do educando e a preparação para o trabalho, como diz na LDB – Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), pensa-se que escola deve ser tida em nossa sociedade como oportunidade para o desenvolvimento, não só permitindo possibilitar ao educando estudar conteúdos, mas também dele ampliar relações com o outro, portanto devendo ser de qualidade.

    Por: nilda flores schutzl Educaçãol 30/12/2014
    Jaguaracy Conceição

    Esse texto tem como base a entrevista publicada na Revista Nova Escola de dezembro de 2014 e que traz como título: "A escola é a estrutura estável de quem vive numa família instável". Nela o sociólogo francês Bernard Lahire diz que o meio social é crucial ao desenvolvimento das crianças, pois sozinhas elas não conseguem superar as dificuldades que se deparam.

    Por: Jaguaracy Conceiçãol Educaçãol 23/12/2014 lAcessos: 21
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Basicamente a três milhões de anos atrás. A evolução humana foi desencadeada na África. Resultada de um elo anterior que favoreceu no surgimento do homo sapiens e do chimpanzé. Todas as populações do mundo descendem de tal elo. O que já foi explicitado cientificamente por comparações de DNA.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 23/12/2014

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014 lAcessos: 15

    A expressão artística faz parte da história humana desde os tempos mais remotos. Sendo assim, a Arte é um dos modos de conhecimento ao qual os estudantes devem também ter acesso, assumindo-se como sujeitos capazes de apreciação estética e criação artística, articuladas aos processos e mediações da cultura contemporânea. Diante das mudanças pelas quais o ensino-aprendizagem de Arte passou, vê-se a necessidade de discorrer a respeito da presença desta disciplina no currículo escolar, revendo sua i

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014 lAcessos: 15

    Não se quer dizer com as Cotas Raciais que os negros são menos inteligentes que os brancos, todos possuem capacidades intelectuais, mas em sua maioria os candidatos negros não tiveram e não tem as mesmas oportunidades sociais e educacionais para ingressarem e se manterem nas universidades.

    Por: Adriana Gonçalves Pinheirol Educação> Ensino Superiorl 28/11/2011 lAcessos: 241

    Infelizmente nos dias atuais ainda é grande o preconceito racial no Brasil. Preconceito esse que esta mais presente do que imaginamos.Por vezes temos atitudes preconceituosas e não nos demos conta do mal que causamos aos outros.

    Por: Adriana Gonçalves Pinheirol Educação> Ensino Superiorl 30/03/2011 lAcessos: 114

    Comments on this article

    2
    antoniele 20/09/2011
    imteresante gostei do que eu vi
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast