PENSAMENTOS DE INCENTIVO À LEITURA

Publicado em: 07/12/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 3,515 |

"É preciso transformar o Brasil num país de leitores. Ler é mais importante que estudar... Palavra não é só a pá, é também a lavra."  (Ziraldo)

 

"O simples ato da leitura, transforma a nossa forma de pensar e enriquece o nosso conhecimento, gerando uma capacidade imensurável de criar o inimaginável." (Tiago H. Miranda)

 

"Quem não lê só vê uma parte das coisas do mundo. E não consegue conhecer tudo." (Ministério da Educação).

 

"Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não aprovisionou." (Garcia).

 

"Talvez a missão da literatura seja a mesma da psicanálise: salvar-nos da loucura dos nossos monstros." (Nilza Resende, escritora brasileira).

 

"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar." (Monteiro Lobato, escritor e editor brasileiro, 1882 – 1948).

 

"Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que os livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro." (Clarice Lispector, escritora brasileira 1920 – 1977).

 

"A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros... A leitura é um espaço, um lugar predileto, uma luz escolhida, um ritual em que importa até a época do ano." (Luis Garcia Monteiro, poeta espanhol).

 

"Conto história para mudar o mundo, pois vivo num mundo cujos senhores desprezam a educação e cultura, conseqüentemente os livros." (Fausto Woolf, escritor brasileiro).

 

"Amar a leitura é trocar horas de tédio por horas de deliciosa e inefável companhia." (John Fitzgerald Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos da América do Norte, 1917 – 1963).

 

"A leitura é a viagem dos que não podem pegar o trem." (Francis de Croisset – dramaturgo francês, 1877 – 1937)

 

"O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler." (Ziraldo, escritor e ilustrador brasileiro)

 

"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive." (Padre Antonio Vieira, Escritor jesuíta, português, 1608 – 1697)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/pensamentos-de-incentivo-a-leitura-3801780.html

    Palavras-chave do artigo:

    motivacao

    ,

    leitura

    ,

    pensamentos

    Comentar sobre o artigo

    Através da leitura testamos nossos próprios valores e experiências com os outros, a leitura é um dos principais instrumentos para que o individuo construa seu conhecimento e aprenda a exercer cidadania, daí a importância de despertar o prazer pela leitura nas crianças das séries iniciais. Esse trabalho deve ser feito em conjunto, pais crianças e professores. cada um destes tem um papel fundamental na construção desse novo leitor.

    Por: Aurilene f. barros rodriguesl Educação> Educação Infantill 24/11/2011 lAcessos: 8,387
    Carla Cardoso Gomes

    O presente artigo é resultado de uma pesquisa para a obtenção do título de graduada do curso de Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR, realizada com alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor José Borges. O objetivo dessa pesquisa é explicitar a concepção de leitura realizada por alunos do 4º Ano do Ensino Fundamenta I e também do professor.

    Por: Carla Cardoso Gomesl Educação> Educação Infantill 05/08/2014 lAcessos: 110

    Ler é essencial. Através da leitura, testa-se os próprios valores e experiências com as dos outros. No final da leitura de cada livro, fica-se enriquecido com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Eventualmente, fica-se conhecendo melhor o mundo, e um pouco mais de si mesmo.

    Por: Walderclaudio Nascimento Santosl Educaçãol 16/08/2009 lAcessos: 15,922 lComentário: 4
    Evilasio Ferreira de Sousa

    Pretende-se analisar o papel da leitura na educação escolar, sua necessidade e urgência em ser trabalhada em sala de aula. Tem como objetivo principal a observação do próprio conhecimento em si mesmo, sendo também fundamental na realização de novas aprendizagens. Além disso, este trabalho visa apresentar às relações entre a leitura, a aprendizagem e a interpretação. Portanto, a leitura tem dois pontos fundamentais: primeiro ponto é que ela é eficaz em nossos estudos e o segundo ponto é que atrav

    Por: Evilasio Ferreira de Sousal Educação> Educação Infantill 22/09/2011 lAcessos: 715
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Ao falar sobre a importância da leitura, percebe-se que ler não é devorar bibliografias, mas sim, ler é estudar e entender aquilo que se leu. Devendo ler sempre e seriamente livros que interessem, que favoreçam a mudança da prática, procurando adentrar nos textos, criando aos poucos uma disciplina intelectual que leva os indivíduos a fazer uma leitura de mundo, transformando-se por meio de uma prática consciente e cotidiana;

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 2,250

    As práticas de leitura e produção de textos orais e escritos na escola têm sido, cada dia mais, desafiadoras para os professores. A grande ocorrência de textos fora da escola, carregados de múltiplas e atrativas formas de apresentação e de múltiplos sentidos e significados, acaba por esvaziar ou ameaçar, de certo modo, o trabalho proposto pelos professores. Por tais razões, faz-se necessária uma melhor escuta sobre a temática da produção textual no contexto escolar.

    Por: Selmo Alvesl Educação> Línguasl 29/09/2010 lAcessos: 7,259
    Abraao Dahis

    Sempre que vejo uma ilustração, foto ou réplica da obra-prima O Pensador, do francês Auguste Rodin, enxergo ali também, o nascimento do homem imaginando e descobrindo o poder de seu pensamento. A fantasia lhe surgindo e expandindo o seu potencial mental. O pensamento e sua comunicação como importantes ferramentas para gerentes de projetos. “A imaginação é mais importante que o conhecimento” - Albert Einstein.

    Por: Abraao Dahisl Negócios> Ger. de Projetosl 03/06/2008 lAcessos: 13,048
    Francisco Alex de Sousa Lima

    Pretende-se nete trabalho explanar sobre os distúrbios da leitura, escrita e aritmética, que, segundo alguns estudiosos, estão interligados uns aos outros.

    Por: Francisco Alex de Sousa Limal Educação> Ciêncial 17/06/2011 lAcessos: 625
    Thiago R. Silva

    O presente artigo tem como intuito demonstrar os fatores que influenciam na dificuldade dos discentes no processo de leitura e escrita no período da alfabetização. Vale salientar que a prática pedagógica é fator preponderante na aquisição dessas habilidades e as dificuldades advindas desse processo, pois os mecanismos adotados pelos docentes durante a intervenção psicopedagógica propiciará a esses um avanço qualitativo no desenvolvimento cognitivo, social, cultura e até mesmo em seu relacionamen

    Por: Thiago R. Silval Educação> Educação Infantill 14/07/2011 lAcessos: 6,842
    CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

    Existem muitas formas de desumanização e, uma delas, talvez a mais crucial, seja aquela que está sistematizada no desrespeito às diferenças, na medida em que esse desrespeito - no sentido micro - leva o indivíduo para longe da sua capacidade de coexistir e, consequentemente, para longe da possibilidade de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento pessoal; no sentido macro, leva a sociedade para xenofobismos, nacionalismos exacerbados, genocidismos, biocidismos, apartheids, etc.

    Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTAl Educaçãol 22/01/2015
    Magno Fernando

    Esse artigo busca analisar e compreender as implicações dessa remuneração para o trabalho docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental com base em pesquisas relacionadas à remuneração docente e documentos relativos à temática elaborados por organismos internacionais.

    Por: Magno Fernandol Educaçãol 20/01/2015

    Vivemos em um um país, que demonstra abertamente, que toda sociedade convive pacificamente e não há preconceito ou discrimanação racial, vendemos a ideia que no Brasil existe a Democracia Racial, onde negros e brancos, se relacionam amigavelmente sem qualquer preconceito ou discrimanação. Porém observamos que, o que existe de fato, é o mito da Democracia Racial, ou seja, uma falsa ideia que brancos e negros vivem harmonicamente. Neste sentido, vamos relatar brevemente sobre algumas expressões.

    Por: Simone Marial Educaçãol 17/01/2015 lAcessos: 14
    Instituto Fisiomar

    Profissionais com qualificação saem na frente no mercado de trabalho e principalmente qualificação técnica. O curso técnico é um bom investimento, pois é um investimento barato, de curto prazo e que dá um excelente retorno. Uma Instituição séria que temos em Santa Catarina é o Instituto Fisiomar, com Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Estética, Massoterapia e Podologia.

    Por: Instituto Fisiomarl Educaçãol 08/01/2015

    Considerando que a Educação deve ser voltada para a construção da cidadania, para o desenvolvimento das potencialidades do educando e a preparação para o trabalho, como diz na LDB – Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), pensa-se que escola deve ser tida em nossa sociedade como oportunidade para o desenvolvimento, não só permitindo possibilitar ao educando estudar conteúdos, mas também dele ampliar relações com o outro, portanto devendo ser de qualidade.

    Por: nilda flores schutzl Educaçãol 30/12/2014
    Jaguaracy Conceição

    Esse texto tem como base a entrevista publicada na Revista Nova Escola de dezembro de 2014 e que traz como título: "A escola é a estrutura estável de quem vive numa família instável". Nela o sociólogo francês Bernard Lahire diz que o meio social é crucial ao desenvolvimento das crianças, pois sozinhas elas não conseguem superar as dificuldades que se deparam.

    Por: Jaguaracy Conceiçãol Educaçãol 23/12/2014 lAcessos: 22
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Basicamente a três milhões de anos atrás. A evolução humana foi desencadeada na África. Resultada de um elo anterior que favoreceu no surgimento do homo sapiens e do chimpanzé. Todas as populações do mundo descendem de tal elo. O que já foi explicitado cientificamente por comparações de DNA.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 23/12/2014 lAcessos: 11

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014 lAcessos: 15

    APRESENTAÇÃO: Este projeto será trabalhado na disciplina Língua Portuguesa, pela professora Maria Lorena Maciel. Talvez o leitor deste projeto possa se perguntar: Porque projeto de leitura? "Ler é mais importante que estudar". Penso que a leitura é a base para o crescimento do aluno em qualquer disciplina; A leitura é a base para a formação crítica e consciente; A leitura é a base para a formação do cidadão. Este projeto será trabalhado com turmas de 1ª F/ 3º C, 2ª F/ 3º C, e 3ª F/ 3º C, que se

    Por: MARIA LORENA MACIELl Educaçãol 07/12/2010 lAcessos: 862

    No presente trabalho, um dos temas que será focalizado é a questão: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental? A escritora Cecília Meireles, em 1930, afirmou que a educação ambiental é: "A única lição que e possível transmitir com beleza e receber com proveito; a única eterna, digna, valiosa: o respeito pela vida." Agora, em pleno século XXI, já percebemos no cotidiano, a urgente necessidade de transformações que resgatem o respeito pela vida, com justiça ambiental, eqüidade.

    Por: MARIA LORENA MACIELl Educaçãol 07/12/2010 lAcessos: 1,681

    Comments on this article

    1
    karolyne 26/04/2011
    adorei as frases elas vão me ajudar muitoo..
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast