PENSAMENTOS DE INCENTIVO À LEITURA

Publicado em: 07/12/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 3,323 |

"É preciso transformar o Brasil num país de leitores. Ler é mais importante que estudar... Palavra não é só a pá, é também a lavra."  (Ziraldo)

 

"O simples ato da leitura, transforma a nossa forma de pensar e enriquece o nosso conhecimento, gerando uma capacidade imensurável de criar o inimaginável." (Tiago H. Miranda)

 

"Quem não lê só vê uma parte das coisas do mundo. E não consegue conhecer tudo." (Ministério da Educação).

 

"Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não aprovisionou." (Garcia).

 

"Talvez a missão da literatura seja a mesma da psicanálise: salvar-nos da loucura dos nossos monstros." (Nilza Resende, escritora brasileira).

 

"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar." (Monteiro Lobato, escritor e editor brasileiro, 1882 – 1948).

 

"Quando eu era criança, durante muito tempo pensei que os livros nascessem como as árvores, como os pássaros. Quando descobri que existiam autores, pensei: também quero fazer um livro." (Clarice Lispector, escritora brasileira 1920 – 1977).

 

"A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros... A leitura é um espaço, um lugar predileto, uma luz escolhida, um ritual em que importa até a época do ano." (Luis Garcia Monteiro, poeta espanhol).

 

"Conto história para mudar o mundo, pois vivo num mundo cujos senhores desprezam a educação e cultura, conseqüentemente os livros." (Fausto Woolf, escritor brasileiro).

 

"Amar a leitura é trocar horas de tédio por horas de deliciosa e inefável companhia." (John Fitzgerald Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos da América do Norte, 1917 – 1963).

 

"A leitura é a viagem dos que não podem pegar o trem." (Francis de Croisset – dramaturgo francês, 1877 – 1937)

 

"O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler." (Ziraldo, escritor e ilustrador brasileiro)

 

"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive." (Padre Antonio Vieira, Escritor jesuíta, português, 1608 – 1697)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/pensamentos-de-incentivo-a-leitura-3801780.html

    Palavras-chave do artigo:

    motivacao

    ,

    leitura

    ,

    pensamentos

    Comentar sobre o artigo

    Através da leitura testamos nossos próprios valores e experiências com os outros, a leitura é um dos principais instrumentos para que o individuo construa seu conhecimento e aprenda a exercer cidadania, daí a importância de despertar o prazer pela leitura nas crianças das séries iniciais. Esse trabalho deve ser feito em conjunto, pais crianças e professores. cada um destes tem um papel fundamental na construção desse novo leitor.

    Por: Aurilene f. barros rodriguesl Educação> Educação Infantill 24/11/2011 lAcessos: 7,842
    Carla Cardoso Gomes

    O presente artigo é resultado de uma pesquisa para a obtenção do título de graduada do curso de Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR, realizada com alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor José Borges. O objetivo dessa pesquisa é explicitar a concepção de leitura realizada por alunos do 4º Ano do Ensino Fundamenta I e também do professor.

    Por: Carla Cardoso Gomesl Educação> Educação Infantill 05/08/2014 lAcessos: 59

    Ler é essencial. Através da leitura, testa-se os próprios valores e experiências com as dos outros. No final da leitura de cada livro, fica-se enriquecido com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Eventualmente, fica-se conhecendo melhor o mundo, e um pouco mais de si mesmo.

    Por: Walderclaudio Nascimento Santosl Educaçãol 16/08/2009 lAcessos: 15,727 lComentário: 4
    Evilasio Ferreira de Sousa

    Pretende-se analisar o papel da leitura na educação escolar, sua necessidade e urgência em ser trabalhada em sala de aula. Tem como objetivo principal a observação do próprio conhecimento em si mesmo, sendo também fundamental na realização de novas aprendizagens. Além disso, este trabalho visa apresentar às relações entre a leitura, a aprendizagem e a interpretação. Portanto, a leitura tem dois pontos fundamentais: primeiro ponto é que ela é eficaz em nossos estudos e o segundo ponto é que atrav

    Por: Evilasio Ferreira de Sousal Educação> Educação Infantill 22/09/2011 lAcessos: 665

    As práticas de leitura e produção de textos orais e escritos na escola têm sido, cada dia mais, desafiadoras para os professores. A grande ocorrência de textos fora da escola, carregados de múltiplas e atrativas formas de apresentação e de múltiplos sentidos e significados, acaba por esvaziar ou ameaçar, de certo modo, o trabalho proposto pelos professores. Por tais razões, faz-se necessária uma melhor escuta sobre a temática da produção textual no contexto escolar.

    Por: Selmo Alvesl Educação> Línguasl 29/09/2010 lAcessos: 7,144
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Ao falar sobre a importância da leitura, percebe-se que ler não é devorar bibliografias, mas sim, ler é estudar e entender aquilo que se leu. Devendo ler sempre e seriamente livros que interessem, que favoreçam a mudança da prática, procurando adentrar nos textos, criando aos poucos uma disciplina intelectual que leva os indivíduos a fazer uma leitura de mundo, transformando-se por meio de uma prática consciente e cotidiana;

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 2,207
    Abraao Dahis

    Sempre que vejo uma ilustração, foto ou réplica da obra-prima O Pensador, do francês Auguste Rodin, enxergo ali também, o nascimento do homem imaginando e descobrindo o poder de seu pensamento. A fantasia lhe surgindo e expandindo o seu potencial mental. O pensamento e sua comunicação como importantes ferramentas para gerentes de projetos. “A imaginação é mais importante que o conhecimento” - Albert Einstein.

    Por: Abraao Dahisl Negócios> Ger. de Projetosl 03/06/2008 lAcessos: 13,038
    Francisco Alex de Sousa Lima

    Pretende-se nete trabalho explanar sobre os distúrbios da leitura, escrita e aritmética, que, segundo alguns estudiosos, estão interligados uns aos outros.

    Por: Francisco Alex de Sousa Limal Educação> Ciêncial 17/06/2011 lAcessos: 612
    Thiago R. Silva

    O presente artigo tem como intuito demonstrar os fatores que influenciam na dificuldade dos discentes no processo de leitura e escrita no período da alfabetização. Vale salientar que a prática pedagógica é fator preponderante na aquisição dessas habilidades e as dificuldades advindas desse processo, pois os mecanismos adotados pelos docentes durante a intervenção psicopedagógica propiciará a esses um avanço qualitativo no desenvolvimento cognitivo, social, cultura e até mesmo em seu relacionamen

    Por: Thiago R. Silval Educação> Educação Infantill 14/07/2011 lAcessos: 6,546

    Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que altera o humor e costuma estar associada com baixa autoestima e culpa, e normalmente traz consigo distúrbios do apetite (comer demais, ou praticamente nada), e de sono (dormir demais, ou quase nada), entretanto um dos aspectos mais nocivos é a falta de perspectivas, um sentimento de ausência de futuro, de impossibilidade de solução dos problemas, que muitas vezes leva até ao suicídio.

    Por: Central Pressl Educaçãol 31/10/2014

    O presente artigo discorre contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

    Por: neide figueiredo de souzal Educaçãol 29/10/2014

    Faz-se necessário que a avaliação seja orientada pela lógica da continuidade dos processos de formação.

    Por: neide figueiredo de souzal Educaçãol 29/10/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O lúdico proveniente da palavra latina "ludus" que significa jogos. Que segundo DANTAS, 1988, representa liberdade para brincar livremente, gratuitamente, prazerosamente. Tornando a brincadeira uma expressão máxima do lúdico, desde da antiga Roma e Grécia em períodos remotos da civilização ocidental utilizava os brinquedos na educação com base nas idéias de Platão e Aristóteles.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 28/10/2014
    Sebastiana Braga

    A formação profissional não consiste apenas em ouvir palestra ou fazer determinados cursos. Pelo contrario, ela é um processo continuo e progressivo, onde através da aprendizagem se acumula conhecimento e este por sua vez vai sendo transformado em práticas bem sucedidas. Dessa forma deve ser pensado numa multiplicidade de saberes que através de um projeto para formação continuada que se complemente e que aborde um tema central a todas as áreas no intuito do melhoramento do ensino aprendizagem.

    Por: Sebastiana Bragal Educaçãol 27/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Sei o quanto. Tudo isso não significa nada. Apesar da interminável beleza dos universos. Contínuos. Sei do insignificado das coisas. Do delírio dos deuses. Das franquezas das razões não lógicas. A metafísica não indutiva.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 25/10/2014
    Amanda Souza Machado

    Este trabalho é uma continuação das discussões, pesquisas e reflexões ocorridas durante a elaboração do artigo científico sobre como os educadores exploram as fantasias das crianças, produzidas a partir dos programas de televisão. O artigo propõe-se a apresentar as influências da TV no imaginário das crianças e qual é o papel dos educadores neste momento.

    Por: Amanda Souza Machadol Educaçãol 23/10/2014

    O presente artigo é um estudo bibliográfico que tem como objetivo principal abordar conceitos educacionais e metodologias desenvolvidas em sala de aula usando o lúdico como alternativa de metodologia. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender e adequar a aprendizagem às atuais demandas da educação é necessário conhecer alguns caminhos já percorridos pelo ensino e que se levam a uma redefinição dos objetivos, conteúdo e metodológicos.

    Por: Graciele de Miranda Oliveiral Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 14

    APRESENTAÇÃO: Este projeto será trabalhado na disciplina Língua Portuguesa, pela professora Maria Lorena Maciel. Talvez o leitor deste projeto possa se perguntar: Porque projeto de leitura? "Ler é mais importante que estudar". Penso que a leitura é a base para o crescimento do aluno em qualquer disciplina; A leitura é a base para a formação crítica e consciente; A leitura é a base para a formação do cidadão. Este projeto será trabalhado com turmas de 1ª F/ 3º C, 2ª F/ 3º C, e 3ª F/ 3º C, que se

    Por: MARIA LORENA MACIELl Educaçãol 07/12/2010 lAcessos: 855

    No presente trabalho, um dos temas que será focalizado é a questão: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental? A escritora Cecília Meireles, em 1930, afirmou que a educação ambiental é: "A única lição que e possível transmitir com beleza e receber com proveito; a única eterna, digna, valiosa: o respeito pela vida." Agora, em pleno século XXI, já percebemos no cotidiano, a urgente necessidade de transformações que resgatem o respeito pela vida, com justiça ambiental, eqüidade.

    Por: MARIA LORENA MACIELl Educaçãol 07/12/2010 lAcessos: 1,641

    Comments on this article

    1
    karolyne 26/04/2011
    adorei as frases elas vão me ajudar muitoo..
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast