Poluição, Devemos Preservar O Ar Que Respiramos

Publicado em: 26/11/2009 |Comentário: 6 | Acessos: 7,250 |

                                POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

           “DEVEMOS PRESERVER O AR QUE RESPIRAMOS”

                        

 

                           O mundo atual enfrenta uma série problemas de caráter ambiental, os principais são o desmatamento de florestas naturais e a poluição do ar, o processo provoca a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. Nos dias de hoje, quase todas as grandes cidades mundiais sofrem com os efeitos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na relação das mais poluídas do mundo. Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural.
                         A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo.      Portanto, colocá-los de lado Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios,monumentos,igrejas,etc).
                              O clima do planeta também é afetado pela poluição atmosférica atualmente é extremamente complicado.

  1. A cada dia, veículos e indústrias lançam um volume intolerante de poluentes na atmosfera, aumentando mais e mais a concentração de elementos tóxicos suspensos no ar, como o gás carbônico.

                      Depois de emitido e inspirado, esse gás na forma de monóxido de carbono (CO) é assimilado pelo sistema circulatório, formando um composto estável com a molécula de hemoglobina, denominado de carboxiemoglobina, impedindo assim o transporte de oxigênio, causando problemas respiratórios. Mas se não bastasse, os demais elementos químicos resultantes desta forma de poluição também ocasionam outros eventos destrutivos, por exemplo: maximização do efeito estufa, a chuva ácida, inversões térmicas, além de contribuir com o progressivo aquecimento global. Entre as soluções para controle da poluição atmosférica, podem ser citados: Utilização de combustível e formas de energia menos agressivas ao ambiente; instalação de filtros antipoluentes nas indústrias; obrigatoriedade do uso de catalisadores nos automóveis; a revitalização (arborização) de grandes centros urbanos (metrópoles).

                        Observar a poluição visual na escola e em seu entorno.  Os murais das escolas algumas vezes pecam pela falta ou pelo excesso de informações. Quando há muitas informações não conseguimos encontrar o que queremos, ou ler as informações porque há sobreposição de recortes. O professor poderá aproveitar esse recurso para dar um exemplo de poluição visual. O professor poderá começar a atividade perguntando aos alunos se há algum mural na escola (se não houver, o professor poderá questionar sobre cartazes). Posteriormente, perguntar se o mural possui muitos recortes, se é fácil de ler as informações, se os recortes são antigos, se estão rasgados, se estão em boas condições. Em seguida, sugerir aos alunos como poderiam organizar um mural para a sala de aula.

                       Diante das notícias negativas, o homem tem procurado encontrar medidas para solucionar estes problemas ambientais. Os sistemas tecnológicos estão avançando no sentido de criar máquinas e combustíveis cada vez menos poluentes ou que não gerem nenhuma poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de automóveis movidos a álcool, combustível renovável, não fóssil, que poluí pouco. Testes realizados com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão usar um tipo de combustível que lança no ar apenas vapor de água.

                     

                    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

DUARTE, Gouvêa, Ruth. Lições da Natureza. São Paulo, Atual, 2000.

PEARCE, Fred. O Aquecimento Global. São Paulo, Publifolha, 2002.

 

 

SIMÃO, Nehme Simão & PEREIRA, Koff  Schlz Ely. Discutindo a

    Preservação da vida- Educação Ambiental. Rio de Janeiro, Nova

   Fronteira, 1998.     

 

     GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências. São Paulo: Ática, 1996.

 

 

 

 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/poluicao-devemos-preservar-o-ar-que-respiramos-1509803.html

    Palavras-chave do artigo:

    poluicao

    ,

    ar e ambiente

    Comentar sobre o artigo

    Apresentamos nesse artigo, as formas legais, amparados por lei de proteção e educação ao meio ambiente. Procurando visualizar que as leis brasileiras e internacionais são muito claras na defesa, na educação e na preservação do meio ambiente. Visando dessa forma a conscientização da sociedade, de que devemos preservar o meio ambiente, que DEUS criou, para que tenhamos uma vida mais saudável.

    Por: Letícia ídalicia de oliveiral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/07/2012 lAcessos: 123
    Cosme de Jesus Souza

    Este trabalho monográfico tem por finalidade verificar e mostrar com deve ser vista e aplicada a Gestão Ambiental dentro e fora das empresas. Reconhecer que o meio ambiente vem sofrendo uma série de prejuízos ao longo dos séculos, causados pela intervenção humana, pois o homem na ânsia de progredir, cada vez mais tem se apropriado dos recursos naturais de forma inadequada. Observar que as medidas de proteção ambiental não foram criadas para impedir o desenvolvimento econômico. Enfatizar que uma

    Por: Cosme de Jesus Souzal Educação> Ensino Superiorl 10/01/2011 lAcessos: 4,590

    O presente artigo pretende identificar, discutir e entender as questões ambientais e as práticas de Sustentabilidade que se desenvolvem na cidade de Nova Iguaçu.

    Por: Júlio César Dias do Nascimentol Educação> Ciêncial 11/08/2011 lAcessos: 1,184
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO: A pesquisa apresenta algumas orientações teóricas referentes à educação infantil e a educação ambiental, visando proporcionar metodologias de exploração aos problemas ambientais orientados por princípios, valores e habilidades necessárias aos educandos para resolverem problemas. Além dessa discussão, pretendem-se aqui abordar as questões ambientais da atualidade e as chamadas oito metas do milênio para a qualidade de vida.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 05/07/2011 lAcessos: 2,679
    Roger S Souza

    É o emprego de conhecimentos sobre o meio ambiente e a relação do ser humano com a natureza na promoção do desenvolvimento sustentável. Esse tecnólogo planeja, desenvolve e executa projetos que visem à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental. Analisa os riscos de poluição do solo, da água e do ar por atividades industriais e de exploração de recursos naturais (como mineração).

    Por: Roger S Souzal Educação> Educação Onlinel 25/06/2013 lAcessos: 27

    Vírus, fungos e ácaros afetam a saúde de quem mora em metrópoles e sofre de asma, bronquite, sinusite e outras doenças, principalmente as crianças, idosos, gestantes, hipertensos e cardíacos. Tenha um purificador de ar no quarto e verá como poderá respirar e dormir melhor a noite. Se tiver o filtro HEPA melhor.

    Por: Tony Hol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 28/10/2011 lAcessos: 118

    Nos dias atuais a poluição do ar é talvez um dos maiores problema em grandes centros urbanos, causando prejuízos à saúde e ao meio ambiente. Grande parte da poluição do ar é produzida como resultado da queima de combustíveis fósseis. Porém a natureza mostra alguns sinais quando a qualidade do ar está em níveis mais puros se comparados a grandes cidades. Portanto a presença destes sinais é uma indicação de que o ar não está poluído um sinal de boa qualidade do ar.

    Por: Alexandre Takio Kitagawal Ciências> Biologial 19/07/2011 lAcessos: 582

    A consciência sobre as questões territoriais, hoje, assemelha-se à consciência sobre as questões ambientais, no final da década de 60, quando o cidadão não tinha clareza do que ocorria com o meio ambiente. Atualmente, ao ser indagado sobre o que se passa com território onde vive, normalmente, ele não sabe como se expressar a respeito. A intensificação dos modos de vida modernos vem comprometendo o território, sem que nos apercebamos disso.

    Por: T. F. Wilsonl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/03/2010 lAcessos: 340

    O presente artigo diz respeito a um prévio levantamento teórico-metodológico para dissertação de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, a pesquisa inter-relaciona gestão de resíduos sólidos, políticas públicas e ações que visam a geração de renda para famílias que atuam na cadeia de coleta e comercialização de resíduos sólidos para reciclagem na Cidade de Belém, Estado do Pará.

    Por: Tatylene do S.C. Freirel Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/01/2010 lAcessos: 4,184

    O meio ambiente bem comum de uso do povo. O tema abordado neste trabalho tem como finalidade o seguinte questionamento: há instrumentos legais e administrativos para proteger e conservar o meio ambiente? O objetivo geral: confrontar aspectos positivos e negativos sobre a preservação e conservação ambiental, uma vez que há legislações e doutrinas, que disciplinam o tema, mas não conseguem atingir essa meta legal na sua totalidade.

    Por: joão batistal Direito> Legislaçãol 15/05/2012 lAcessos: 328

    Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que altera o humor e costuma estar associada com baixa autoestima e culpa, e normalmente traz consigo distúrbios do apetite (comer demais, ou praticamente nada), e de sono (dormir demais, ou quase nada), entretanto um dos aspectos mais nocivos é a falta de perspectivas, um sentimento de ausência de futuro, de impossibilidade de solução dos problemas, que muitas vezes leva até ao suicídio.

    Por: Central Pressl Educaçãol 31/10/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O lúdico proveniente da palavra latina "ludus" que significa jogos. Que segundo DANTAS, 1988, representa liberdade para brincar livremente, gratuitamente, prazerosamente. Tornando a brincadeira uma expressão máxima do lúdico, desde da antiga Roma e Grécia em períodos remotos da civilização ocidental utilizava os brinquedos na educação com base nas idéias de Platão e Aristóteles.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 28/10/2014
    Sebastiana Braga

    A formação profissional não consiste apenas em ouvir palestra ou fazer determinados cursos. Pelo contrario, ela é um processo continuo e progressivo, onde através da aprendizagem se acumula conhecimento e este por sua vez vai sendo transformado em práticas bem sucedidas. Dessa forma deve ser pensado numa multiplicidade de saberes que através de um projeto para formação continuada que se complemente e que aborde um tema central a todas as áreas no intuito do melhoramento do ensino aprendizagem.

    Por: Sebastiana Bragal Educaçãol 27/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Sei o quanto. Tudo isso não significa nada. Apesar da interminável beleza dos universos. Contínuos. Sei do insignificado das coisas. Do delírio dos deuses. Das franquezas das razões não lógicas. A metafísica não indutiva.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 25/10/2014
    Amanda Souza Machado

    Este trabalho é uma continuação das discussões, pesquisas e reflexões ocorridas durante a elaboração do artigo científico sobre como os educadores exploram as fantasias das crianças, produzidas a partir dos programas de televisão. O artigo propõe-se a apresentar as influências da TV no imaginário das crianças e qual é o papel dos educadores neste momento.

    Por: Amanda Souza Machadol Educaçãol 23/10/2014

    O presente artigo é um estudo bibliográfico que tem como objetivo principal abordar conceitos educacionais e metodologias desenvolvidas em sala de aula usando o lúdico como alternativa de metodologia. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender e adequar a aprendizagem às atuais demandas da educação é necessário conhecer alguns caminhos já percorridos pelo ensino e que se levam a uma redefinição dos objetivos, conteúdo e metodológicos.

    Por: Graciele de Miranda Oliveiral Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 14
    Alinne do Rosário Brito

    O artigo busca pesquisar e relatar o que é o Programa Mesa Brasil SESC e dialogar com as ações do Governo do Estado do Amapá para que a segurança alimentar seja implementada atendendo as leis nacionais e as respectivas atuações das politicas públicas que o regem quanto a tentativa de diminuição da miséria na cidade de Macapá.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 17
    Tania R. Steinke

    Promover a valorização da formação continuada dos docentes e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio das escolas públicas.

    Por: Tania R. Steinkel Educaçãol 19/10/2014

    Comments on this article

    2
    Tony 28/10/2011
    O ar das grandes metrópoles, além da poluição tem muitos poucos íons para combater vírus, fungos e ácaros, afetando a saúde de crianças, idosos, gestantes, hipertensos e cardíacos e todas as pessoas que sofrem de alguma alergia respiratória. Tente colocar um bom purificar de ar nos quartos e verá como a sua família poderá respirar, relaxar e dormir melhor a noite. Procure um purificar que tenha o filtro HEPA, o mesmo utilizado em centros cirúrgicos e que consegue reter até 99,7% das impurezas acima de 0,3microns. tony@qarbr.com.br
    2
    giovana 23/09/2010
    eu estou trabalhando sobre o e e muito empotante
    0
    carlos alberto 13/09/2010
    coisa xata de poluição......


    rarararararararra
    2
    andley 21/07/2010
    q masssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    3
    tassiana 07/03/2010
    va aprender a escrever antes de publicar um artigo e botar na internet
    4
    lay 06/03/2010
    e legau
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast