Projeto De Incentivo A Leitura Atraves Do Ludico - Brinquedoteca/biblioteca

Publicado em: 29/11/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 9,726 |

PROJETO: GOTA DE ESPERANÇA.

 

 1.Publico alvo:  Crianças oriundas de comunidade carente/ incentivo a leitura..

 2. Justificativa

             Criar condições de aplicação de direitos fundamentais da criança como o acesso à cultura, ao lazer, ao bem estar, e a construção da cidadania buscando na solidariedade na cooperação e na afetividade ferramentas para o desenvolvimento cognitivo.

 3.Objetivo Geral:

 Despertar e incentivar na criança o prazer da leitura, e o que a mesma pode proporcionar, dentro de um processo de autoconstrução de conhecimento.

 4.Objetivos específicos:

 

  • Proporcionar à criança meios de interação com a leitura
  • Acrescentar ao cotidiano da criança, o lúdico na forma literária.
  • Permitir que a criança construa por meio da alegria o prazer de querer fazer
  • Incentivar o aluno a desenvolver a curiosidade, capacidade de raciocínio e criatividade através de aprendizagem significante.
  • Promover aprendizagem em confronto experiencial proporcionando desde cedo oportunidades de fazer julgamentos.
  • Incentivar primordialmente a ler por prazer

   5. Problematização:

                       Por razoes econômicas e sociais muitas crianças só tem contato com a leitura ao ingressar na escola, ficando muitas vezes restrito somente a essa instituição o acesso a livros.

            A  comunidade inserida em um bairro carente, alijada de políticas publicas que se efetivem com atenção a criança com idade “não escolar” sem apoio governamental a creche mantém crianças oriundas de famílias carentes, que vivem em situação de risco , com baixo nível de escolaridade e sem condições financeiras para dispor as crianças atividades e ambientes educativos que visem sua formação inicial. Mantendo-se apenas precariamente condições de subsistência.

            Portanto visando amenizar esse risco de pré-exclusão a que estão expostas às crianças da creche e cercanias, é necessário uma intervenção solidária iniciada através de espaçoteça onde as crianças poderão ter um ambiente para conhecer o mundo sobre novas visões e experiências.  

  

6. Considerações teóricas

             Segundo a educadora argentina Delia Lerner, a participação na cultura deveria começar muito antes de concluída a aprendizagem da própria escrita, pesquisas de Emilia Ferreiro demonstram que a leitura e a escrita como objetos cultural do conhecimento são adquiridas por um processo de autoconstrução, no confronto e interação da criança com o meio, essa construção inicia-se com o pensar, pensar com liberdade o que favorece e facilita o pensar com criatividade.

A principio a criança necessita de interação de outras pessoas para solucionar problemas, através da leitura, a linguagem falada, é fundamentalmente um meio de interação entra as pessoas numa visão Vigostyana. Essa interação e mediação deve ocorrer de forma alegre, intencional e afetuosa, a inter-relaçao entre os sentimentos os afetos e as instituições na construção do conhecimento tem vindo a ser salientado por diversos autores como exemplo Snyders(1986) afirma que quando se ama o mundo, esse amor ilumina e ajuda revela-lo, a descobri-lo, o amor não é o contrario do conhecimento e pode tornar-se lucidez, necessidade de compreender, alegria de compreender.

A mente humana recebe e arquiva as primeiras informações cognitivas ao nascer, a criança tem um cérebro pronto para entrar em funcionamento com a rede de neurônios progressivamente aumentando suas conexões, a fim de que processem os vários aprendizados, para que eles se concretizem e preciso dar-lhes estímulos desde cedo.

                        Uma das forma de fazer com que a criança descubra suas potencialidades é a experimentação lúdica que poderá ser aplicada juntamente com a leitura ou não utilizando recursos lúdicos como brinquedos, jogos , brincadeiras segundo orientação de psicomotricistas como Lê Boulch. Lapierre, Costa e outros, há uma necessidade de estimulação psicomotora adequada às crianças na faixa etária de 0 a 6 anos de idade, e nessa fase que o desenvolvimento do ser humano atinge sua maior intensidade, sendo um período fundamental para o desabrochar das múltiplas inteligências na criança.

            Portanto num ambiente propicio para o desenvolvimento de atividades intencionais que levem à estimulação cognitiva, psicomotora, da criança de forma interessante .Golemam, desenvolve o conceito de inteligência emocional e salienta que aprendemos sempre melhor quando se trata de assuntos que nos interessam e nos quais temos prazer. A preparação da criança para a escola e para a vida passa pelo desenvolvimento de competências emocionais como confiança, curiosidades, intencionalidade, auto-controle, capacidade de relacionamento de comunicação e cooperação.

 

7. Espaçoteca/Biblioteca  

            Espaço destinado a permitir que a criança construa por meio da alegria o prazer de querer fazer, devera inicialmente contar com;

  Atividades diversificadas- atividades dirigidas especificas que estimulem a concentração, criatividade (modelagem com argila, massinha, tinta, giz de cera etc.)

  • Criação de objetos utilizados sucatas
  • Manuseio e conto de historias infantis
  • Utilização de jogos e brinquedos

  Uma biblioteca é muito mais do que um local para guardar livros, deve ser um lugar atraente interessante e motivador, um local onde se sinta a harmonia entre a criança conhecimento e o livro, um espaço onde se construa conhecimento de forma prazerosa e significativa, portanto o lúdico deve estar presente nesse espaço assim como recursos pedagógicos em suas mais variadas faces.

  8 . Viabilização do projeto:

  Mediadores: Parceiros na aprendizagem

 

  • Graduandos dos cursos de pedagogia, letras e filosofia a contrapartida poderá ser certificação de horas em extensão acadêmica fornecida pela faculdade.

 

  • Alunos do ensino médio que poderão trabalhar com as crianças no turno inverso do colégio, alunos da própria comunidade onde esta inserida a creche (ver a possibilidade junto a Secretaria de Educação de se certificar o trabalho voluntário com diploma de “Amigo da Criança”)

 

Seleção dos  mediadores:

 

  • No âmbito acadêmico o CAP seria o responsável pela seleção

 

Objetivo do trabalho voluntário com alunos do ensino médio:

 

  • Despertar-nos mesmos o interesse com projetos sociais, vale a pena citar que Augusto Comte já acreditava que a solidariedade era um impulso natural ao ser humano, bastando apenas promove-la

 

  • Exercer sua cidadania, como parte integrante de um processo.

 

  • Motiva-los no intuito acrescenta-lhes a experiência compartilhada com a construção de conhecimento (através desse trabalho voluntário poderão surgir grandes professores, psicólogos,sociólogos, entre outros.), figurando como estimulo ao crescimento pessoal, social e profissional, em adolescentes que na maioria das vezes ficam ociosos a mercê das mazelas da sociedade.   

 Bibliografia:

 

  1. Constituição Federal Capitulo VII artigo 227

 

  1. Estatuto da Criança e do Adolescente  Lei 8,069/13/17/90 artigos 4,6

 

  1. Lei de Diretrizes e Bases Lei 9394/96 artigos 1 e2

 

  1. Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa.

 

  1. FERREIRA, E Cultura Escrita e Educação Porto Alegre ed. Artes Médicas

 

  1. MARCELLINO.C Introdução as Ciências Sociais. São Paulo ed Papirus 1968

 

  1. Revista Nova Escola edição Agosto e setembro 2005

 

  1. MARTINS.M.H O que é a Leitura São Paulo ed. Brasiliense 1994

 

  1. SASSAKI.R.K Inclusão o Paradigma do Século 21 Revista Inclusão Outubro /2005

 

  1. RIBEIRO P.E.L Psicogênese da Alfabetização

 

  1. KISTER, Carrara. Introdução a Psicologia da Educação e suas Abordagens

 

  1. COLL, César Pedagogia do Ensino

 

  1. FONSECA.Vitor Psicomotrocidade Perspectivas multidisciplinares 

 

  1. .GOLEMAN.D, Inteligência Emocional RJ ed. Objetiva 1996

 

  1. SNYDERS.G A Alegria nas Escolas São Paulo ed. Monole  1986

 

  1. VYGOTSKY. L.S A Formação Social da Mente São Paulo ed. Martins 1984

 

  1. OLIVEIRA, Lelita  Augusto Comte- Criador da Física Social  São Paulo ed. Moderna.

 

  1. FERREIRO, Emilia.  Com todas as Letras
Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/projeto-de-incentivo-a-leitura-atraves-do-ludico-brinquedotecabiblioteca-1517546.html

    Palavras-chave do artigo:

    projeto

    ,

    leitura

    ,

    ludico

    Comentar sobre o artigo

    Alana Sardinha Freitas

    O artigo relata experiências vivenciadas numa escola de Educação Infantil na cidade de Itapetinga, Ba, durante a aplicação de um Projeto de Leitura"Histórias Infantis no Contexto da Pré-escola: Janelas Abertas Para Novos Leitores",com objetivo de despertar nas crianças hábitos de leitura e um olhar crítico sobre o mundo. Contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, das múltiplas habilidades, o uso das potencialidades na realização das atividades propostas. Apresenta ainda o

    Por: Alana Sardinha Freitasl Educação> Educação Infantill 31/10/2011 lAcessos: 1,973
    Rosimeire Moreira Quintela

    RESUMO Esta pesquisa visa transformar métodos tradicionais contidos na escola levando os professores a participarem de pesquisas, práticas pedagógicas, inovações para que suas aulas se tornem mais criativas e produtivas. O objetivo é de auxiliar na superação do fracasso escolar em relação à leitura, pois se acredita na possibilidade de sucesso de todas as crianças...

    Por: Rosimeire Moreira Quintelal Educação> Educação Infantill 11/01/2012 lAcessos: 1,176
    Manoel Aparecido Martins

    A ludicidade faz parte do ser humano desde seu nascimento, é brincando que a criança vai conhecendo o mundo ao seu redor, vai se identificando, vai fazendo parte. O lúdico pode e deve ser utilizado no ensino de todas as disciplinas, até mesmo de forma interdisciplinar. Portanto é de fundamental importância um estudo mais aprofundado da natureza e importância desta disciplina nos dias atuais, bem como seu histórico e a aplicação do lúdico na mesma.

    Por: Manoel Aparecido Martinsl Educaçãol 17/06/2009 lAcessos: 14,957 lComentário: 4

    O presente artigo é um estudo bibliográfico que tem como objetivo principal abordar conceitos educacionais e metodologias desenvolvidas em sala de aula usando o lúdico como alternativa de metodologia. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender e adequar a aprendizagem às atuais demandas da educação é necessário conhecer alguns caminhos já percorridos pelo ensino e que se levam a uma redefinição dos objetivos, conteúdo e metodológicos.

    Por: Graciele de Miranda Oliveiral Educaçãol 21/10/2014
    Paulo marcos Ferreira Andrade

    Este documento trata-se de um projeto de pesquisa para elaboração de artigo com o tema "Subsídios às práticas pedagógicas da literatura infantil: Ênfase a história oral."

    Por: Paulo marcos Ferreira Andradel Educaçãol 30/09/2011 lAcessos: 594

    A pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na leitura no ensino fundamental. esta pesquisa serve para nos orientar para projeto de monografia do curso de pedagogia.

    Por: maria aparecidal Educação> Educação Infantill 12/12/2011 lAcessos: 4,648
    Thiago R. Silva

    Este artigo tem como finalidade, dar uma visão do lúdico no ambiente hospitalar. O lúdico é considerado por muitos como a ciência ativa e transformadora da realidade educativa. Esta atividade educativa acontece em todos os espaços sociais. Neste contexto o lúdico traz consigo o caráter da intencionalidade daquilo que se deseja alcançar. Mostrar como a brinquedoteca é um espaço onde permite ás crianças brincar com liberdade, permite a elas o pleno desenvolvimento educacional, ajudando-as a enfren

    Por: Thiago R. Silval Educação> Ensino Superiorl 07/07/2012 lAcessos: 1,035
    Carla Cardoso Gomes

    O presente artigo é resultado de uma pesquisa para a obtenção do título de graduada do curso de Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR, realizada com alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor José Borges. O objetivo dessa pesquisa é explicitar a concepção de leitura realizada por alunos do 4º Ano do Ensino Fundamenta I e também do professor.

    Por: Carla Cardoso Gomesl Educação> Educação Infantill 05/08/2014 lAcessos: 55

    Este trabalho tem como ponto de partida a coleta de informações a cerca da deficiência. Partindo do histórico das deficiências, buscou-se fazer um retrospecto histórico, abrangendo como foco a Deficiência Intelectual. Tendo assim como objetivo compreender a importância do jogo enquanto atividade lúdica, no desenvolvimento e aprendizagem da criança com Deficiência Intelectual.

    Por: Carina Heil Albrechtl Educaçãol 09/09/2010 lAcessos: 7,810 lComentário: 4

    O presente artigo é um estudo bibliográfico que tem como objetivo principal abordar conceitos educacionais e metodologias desenvolvidas em sala de aula usando o lúdico como alternativa de metodologia. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender e adequar a aprendizagem às atuais demandas da educação é necessário conhecer alguns caminhos já percorridos pelo ensino e que se levam a uma redefinição dos objetivos, conteúdo e metodológicos.

    Por: Graciele de Miranda Oliveiral Educaçãol 21/10/2014
    Alinne do Rosário Brito

    O artigo busca pesquisar e relatar o que é o Programa Mesa Brasil SESC e dialogar com as ações do Governo do Estado do Amapá para que a segurança alimentar seja implementada atendendo as leis nacionais e as respectivas atuações das politicas públicas que o regem quanto a tentativa de diminuição da miséria na cidade de Macapá.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 13
    Tania R. Steinke

    Promover a valorização da formação continuada dos docentes e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio das escolas públicas.

    Por: Tania R. Steinkel Educaçãol 19/10/2014

    Este artigo analisa de forma breve a teoria das Representações sociais, realizada por alguns estudiosos que contribuíram para a o avanço das representações sociais, bem como, os teóricos que tinham como base as investigações de como as pessoas transformam os conhecimentos científicos em conhecimento de senso comum na década de 60, e também a forma como adota a perspectiva comunicativa "genética" na apreensão do conhecimento veiculado a dinâmica do cotidiano.

    Por: Elizabeth Almeida dos Santosl Educaçãol 14/10/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Resumo O aumentou consideravelmente do número de alunos especiais matriculados no ensino regular foi de aproximadamente 70% em 2014, em relação aos anos anteriores. Essa chegada dos alunos nas instituições públicas de ensinos promoveu serias mudanças de paradigmas em todos os profissionais da educação, mas seguiu junto um profissional fundamental na implementação desse novo olhar sobre a educação especial e principalmente sobre a inclusão.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 10/10/2014

    O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ajuda a milhões de brasileiros todos os anos através de seus Cursos Gratuitos oferecendo modalidades presenciais ou EAD (Ensino a Distância) para realização dos mesmos. Conheça alguns cursos grátis para 2015

    Por: sitesjoaoepaulol Educaçãol 09/10/2014

    A avaliação na Escola Ciclada já vem redefinida, ou seja, já está incorporada com novas idéias e nas aspirações, sua perspectiva está muito além de atribuir uma nota por simples burocracia institucional ou por simplesmente conferir o que foi "aprendido" ou não.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educaçãol 02/10/2014

    A MATEMÁTICA E A MÚSICA POSSUEM LAÇOS MUITO FORTES DESDE A ANTIGUIDADE E O INTERESSANTE É QUE TEM MUITOS ALUNOS QUE GOSTAM DE MÚSICA E DIZEM QUE NÃO GOSTAM DE MATEMÁTICA. ENTÃO, SENDO ASSIM, É BEM INTERESSANTE MOSTRÁ-LOS A ELES ESTA FORTE RELAÇÃO.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Educaçãol 02/10/2014 lAcessos: 12
    Tania Maria da Silva Nogueira

    Esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo e visa investigar a motivação dos alunos em uma escola pública do Distrito Federal, Centro de Apoio Integral à Criança Santa Maria - CAIC, quanto as suas produções artísticas, assim como a dinâmica de incentivo oportunizada a estes alunos diante da realização de trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar com a exposição desses trabalhos na comunidade escolar. Para viabilizar esse estudo, utilizou-se a entrevista por meio de roteiro de pesquisa com o

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educação> Ensino Superiorl 05/03/2014 lAcessos: 40
    Tania Maria da Silva Nogueira

    Historicamente a escola é uma instituição com a função precípua de oferecer a educação de cunho formal e tem como norte os preceitos sociais de formação do individuo em determinado contexto histórico, por ser uma instituição social integradora das necessidades de sua sociedade, a escola proporciona a interação de valores, culturas assim como e propulsora da apresentação dos conteúdos historicamente produzidos e acumulados, a intencionalidade de suas ações a tornam mantenedora do saber sistematiz

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educação> Ensino Superiorl 05/03/2014 lAcessos: 82
    Tania Maria da Silva Nogueira

    A Educação Integral aponta para a formação do individuo sob vários aspectos, inclusive a construção de valores que o acompanharão vida afora, dentro e fora da escola, conceitos que oportunizarão aluno interagir com o mundo, com a sociedade da qual ele faz parte, com o outro e com a cultura da qual interage através de construções historicamente formuladas

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 01/09/2013 lAcessos: 58
    Tania Maria da Silva Nogueira

    os estudantes a oportunidade de desenvolver atividade diversificada, como a Dança teoricamente dá aporte ao processo de ensino aprendizagem, sendo, pois um dos preceitos nos PCNs que recomenda o ensino da dança como uma atividade educativa, recreativa e criativa, e também propiciar situações para a construção do conhecimento, independente de se estar brincando, pulando ou dançando.

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 01/09/2013 lAcessos: 131
    Tania Maria da Silva Nogueira

    O projeto tem como intuito primordial incentivar e dar condições concretas do aluno de realizar novas construções no que diz respeito à alimentação saudável

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 01/09/2013 lAcessos: 38
    Tania Maria da Silva Nogueira

    o cultivo de uma horta pode ser um valioso instrumento educativo. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária...

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 26/02/2012 lAcessos: 929
    Tania Maria da Silva Nogueira

    Estamos diante de grandes problemas; convencermos-nos que nossa educação é péssima e então entendermos como melhorá-la. Precisamos urgentemente, modificar nossas praticas educacionais desatualizadas e desmotivantes, principalmente no ensino publico para ensinar a aprender, devendo-se agregar as praticas a um planejamento com uma nova forma de ministrar aulas, que seja mais dinâmica, interessante e participativa, isso não é uma utopia, mas uma possibilidade a ser realizada

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 26/02/2012 lAcessos: 482
    Tania Maria da Silva Nogueira

    A subjetividade dos envolvidos no processo educativo deve ter primazia nas praticas aplicadas, com o intuito primordial da educação atual, ou seja, a construção do conhecimento pelo aluno, um conhecimento que deve ser construído pelo mesmo não sendo imposto e mecanizado.

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 26/02/2012 lAcessos: 190

    Comments on this article

    2
    valdete da costa alecrim 06/07/2011
    gostaria de ver como fazer a brinquedoteca pois na escola onde trabalho nao tem acervo que possa incentivar os nossos alunos .Trabalho na zona rural no quinto ano e a comunidade é muito pobre .Espero que voce tenha algumas sugestoes para mim.Tenho 19 anos que trabalho no ensino aprendizagem mas só agora estou tendo essa dificuldade pois fui transferida para essa escola .Desde ja agradeço .Valdete
    1
    Lucimara lima 18/11/2010
    Acabei de ler o seu artigo e fiquei maravilhada com suas publicações. parabens e continue divulgando conhecimentos.
    2
    ana guimarães 22/02/2010
    Carissima Tania
    Foi com imenso pesar que li seu texto sobre preconceito linguistico eo conto "Nóis mudemo", lamento que uma educadora aja de forma tão obtusa e desinformada, ajudando e incentivando o preconceito ao citar nordestinos como pessoas incultas e pouco instruidas. Uma grande pena.
    Outro erro lamentável, o texto citado é do escrito tocantinense Fidencio Bogo, a fonte não foi citada por você. Lamento pelo desserviço prestado à educação. Sou maranhense, nordestina, honrada com todas as letras.
    0
    stefani da silva 30/11/2009
    Legal. Gostei do projeto estava procurando algo assim para fazer um trabalho da faculdade, muito obrigada
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast