Que Valores Devem Ser Estudados E Desenvolvidos Na Escola?

Publicado em: 23/11/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 740 |

         Não é uma tarefa fácil abordar a questão dos valores na educação escolar. E sabemos o porquê. A pedagogia tradicional levou-nos acreditar por muitos séculos, que a principal tarefa da escola era a de transmitir conteúdos escolares. É um modelo pedagógico que não se enquadra mais às exigências do mundo moderno.

          A educação escolar não se restringe mais, como no passado, a mera transmissão de conhecimentos, onde a atividade de ensinar era centrada no professor.Na sociedade atual, o aluno passa a ser o centro do processo didático-pedagógico e a educação escolar, agora, entendida como processo de desenvolvimento fisico, intelectual e moral do educando.

          Retomando a proposta de uma prática de valores, na escola, díriamos que, para que a educação em valores seja uma realidade educacional, primeiro terá que passar por dois componentes do processo didático: o ensino e a instrução de valores.

           Quando nos referimos à educação em valores, estamos tomando esta expressão como processo social, que visa, sobretudo, através da escola, levar os educandos à assimilação dos valores que, explicita ou implicitamente, estão presentes no conteúdo das matérias, nos procedimentos e atitudes dos professores, colegas de sala, pais de alunos e nas experiências  humanas acumuladas no decorrer da história, tendo em vista a formação dos individuos enquanto cidadãos.

           Se a escoal deixa de cumprir o seu papel de educador em valores, o sitema de referenciação ético de seus alunos estará limitado à concivência humana que pode ser rica em se tratando de vivências pessoas, mas pode estar também carregada de desvios de posturas, atitudes comportamentos ou conduta, e mais, quando os valores não são bem formal ou sistematicamente ensinados, podem ser encarados pelos educandos como simples conceitos ideais ou abstratos, principlamente para aqueles que não os vivenciam, sejam por simulações de práticas sociais ou vivenciados no cotidiano.

           Há ensino de valores quando o professor, ao preparar suas aulas ou atividades curriculares, planeja, organiza, redireciona e avalia os temas transversais que ñão são, vale advertir, novas matérias, mas assuntos que atravessam as diferentes àreas do curriculo escolar. Não há portanto, necessariamente, aula, com dia e horário previamente estabelecidos, para o ensino de valores.

           Para que a prática de valores seja uma realidade, o educador terá que se organizar, didaticamente, para a instrução de valores, dentro e fora da sala de aula. Assim, só podemos dizer que um aluno aprendeu valores quando, após a ministração de conteúdos em sala, os professores, na escola, em diferentes ocasiões e os pais, nos lares, observam que seus alunos ou filhos não paenas apresentam melhor rendimento escolar, mas diminuiram os conflitos interpessoais, estão mais abertos à socialização, e mais, efetivamente, assimilaram e integram valores, atitudes e normas, na prática social, de modo que os valores assimilados tenderão a acompanhá-los por toda a vida.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/que-valores-devem-ser-estudados-e-desenvolvidos-na-escola-1494387.html

    Palavras-chave do artigo:

    escola educacao familia

    Comentar sobre o artigo

    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    A função educacional da Escola tem sido destacada por séculos de relacionamento positivo com a família e com a sociedade. Pais e mestres têm sido os pilares da formação intelectual e moral de gerações de homens probos e competentes que dignificaram e honraram a Espécie Humana

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 04/10/2010 lAcessos: 954

    resenha derivada das observações realizadas nas unidades de ensino e seus ambientes em Recife, onde encontramos procedimentos concernentes ao (dês) andamento na escola nos aspectos administrativos e pedagógicos. Método de validação em Seauvy

    Por: Jorge Rocha Gonçalvesl Educaçãol 22/03/2013 lAcessos: 92

    escola e a família, considerando suas diferenças e semelhanças, compreendendo-as sob o olhar denso da cultura, levam-se em consideração os cidadãos, homens e mulheres, enquanto sujeitos sociais e históricos, presentes e atuantes na história da sociedade, tão arraigada de divisores de classes, que separam constantemente os homens da natural condição de igualdade. Diante de tal realidade, a escola, enquanto instrumento da educação, enfrenta grandes desafios, quanto às açõ

    Por: Odil Educação> Educação Infantill 24/06/2012 lAcessos: 640
    Antonia Matos

    Este trabalho tem finalidade de fazer uma breve reflexão sobre o papel da escola e da família no processo ensino-aprendizagem, a importância do trabalho conjunto dessas duas instituições tendo objetivos, estratégias e planos de ação conjuntos objetivando o sucesso acadêmico de seus filhos/alunos. Também será analisado o papel do psicopedagogo neste processo.

    Por: Antonia Matosl Educação> Ensino Superiorl 15/10/2012 lAcessos: 931

    O texto tem como objetivo avaliar a dificuldade e a falta da participação dos pais na escola, prejudicando na educação das crianças, a aproximação e participação dos pais na comunidade escolar contendo mais envolvimento.

    Por: Flavianal Educação> Educação Infantill 29/10/2012 lAcessos: 1,147
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 11/07/2008 lAcessos: 340,656 lComentário: 29
    Luiza C de Azevedo Ricotta

    O tema deste artigo reflete o pensamento da autora no livro "Os Valores do Educador: Uma Ponte Para a Sociedade do Futuro" SP: Àgora Ed (2006) cujo intuito principal é a melhoria da qualidade do profissional de educação, sua saúde psíquica e uma consciência e mentalidade crítica com relação à sociedade, sendo portanto capaz de exercer seu papel de formador de pessoas e transmissor de valores humanos para uma socieadade viável.

    Por: Luiza C de Azevedo Ricottal Educaçãol 30/01/2009 lAcessos: 13,031 lComentário: 3
    Alana Sardinha Freitas

    O artigo relata experiências vivenciadas numa escola de Educação Infantil na cidade de Itapetinga, Ba, durante a aplicação de um Projeto de Leitura"Histórias Infantis no Contexto da Pré-escola: Janelas Abertas Para Novos Leitores",com objetivo de despertar nas crianças hábitos de leitura e um olhar crítico sobre o mundo. Contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, das múltiplas habilidades, o uso das potencialidades na realização das atividades propostas. Apresenta ainda o

    Por: Alana Sardinha Freitasl Educação> Educação Infantill 31/10/2011 lAcessos: 1,795

    Estamos vivendo na educação um "jogo de empurra", os pais não educa corretamente deixando tudo para escola, tornando se um valor invertido, onde quem sofre é a criança que constrói a noção de que a regra é não ter regra.Enquanto a escola espera que os pais façam o seu papel de educar e acompanhar seus filhos, os pais simplesmente jogam as responsabilidades de criar os filhos para escola tornando esse "jogo de empurra" que todos conhecem..

    Por: jolianyl Educaçãol 19/11/2009 lAcessos: 3,523

    Trata-se de um texto que produzi para orientar minhas reflexões no 2♂ Painel - Família e Educação Cidadã, no XX ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, realizado em fortaleza/Ce. Tema: Escola, Família e Educação Cidadã. Período: 16 a 18/09/2009 2º Painel: Família e Educação Cidadã.

    Por: Francisca Francineide Cândidol Educaçãol 08/12/2009 lAcessos: 2,086 lComentário: 2
    Curseduca

    O primeiro passo para otimizar a aprendizagem é entender o que acontece no cérebro durante o processo. O Curseduca listou 3 técnicas para melhorar.

    Por: Curseducal Educaçãol 29/07/2014

    A educação é um processo do desenvolvimento humano e de suas habilidades intelectuais, morais, físicas. E ocorre em todos os lugares, porém os formadores educativos mais comuns são a família e a escola, sendo que o ambiente escolar assume maior parte dessa parcela.

    Por: Lecy Aparecida Martinsl Educaçãol 28/07/2014

    Neste artigo, serão analisados os efeitos do processo de desenvolvimento e o advento da industrialização, que levaram ao crescimento acelerado das cidades.

    Por: Marianal Educaçãol 22/07/2014

    O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, com o objetivo de observar a prática do processo de avaliação nas classes de educação de jovens e adultos da Escola Estadual José de Alencar, bem como propor a elaboração de uma proposta alternativa de avaliação. O estudo permitiu concluir que é possível compreender a relevância da avaliação no cotidiano da sala de aula, na prática educativa. A avaliação em seu processo tem funções instrutivas, diagnóstica e continua.

    Por: IRACI DE ANDRADE MELLO AMORIMl Educaçãol 20/07/2014

    História da bandeira do Brasil, O Dia da Bandeira, As cores da bandeira brasileira, Significado das estrelas da bandeira do Brasil

    Por: Lorenal Educaçãol 04/07/2014 lAcessos: 11

    Análise das consequências do bullying no desempenho escolar de crianças e adolescentes, considerando as relações interpessoais como importante referência no desenvolvimento. Compreender os desafios da aprendizagem , reconhecendo que trata-se de um seu processo diretamente ligado à autoestima e ao ambiente escolar, despertando para a realidade de sofrida por jovens que vivenciam cotidianamente essa modalidade de violência escolar.

    Por: Maria Aparecida Cunha de Souzal Educaçãol 30/06/2014 lAcessos: 25
    Formacerta.pt

    Os cursos de formação profissional são um ponto de partida para o melhoramento das aptidões dos indivíduos, assim como para a aquisição de novas competências, o que lhes permite dar resposta a um conjunto mais amplo de solicitações e exigências do mercado de trabalho.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 24/06/2014 lAcessos: 12

    Acreditamos que avaliando todos os momentos da aprendizagem escolar, o aluno e o professor estarão aprendendo também a avaliar todos os momentos de suas vidas na sociedade, aprendendo a descobrir-se, a pensar-se em si mesmo como parte do corpo social, com isso, aprende também que o erro faz parte da vida humana e especialmente da escola, que é lugar de aprendizagem.

    Por: Manoel Oliveira de Souzal Educaçãol 23/06/2014 lAcessos: 17

    Comments on this article

    0
    Jouhilton 01/12/2009
    Ólá !
    Ei tive a oporunidade de ler seu artigo e percebi que estamos falando a mesma linguajem no tocante a Programa social eu tenho conseguido alguns avanços mas confeço que isto é uma tarefa árdua e não podemos desistir pois do contrário estaremos fraquejando mais doque os nossos educandos que precisam muito de nós.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast