Teatro Infantil nas Escolas – Pode Ajudar na Educação Infantil?

30/09/2010 • Por • 2,765 Acessos

O teatro infantil na escola é tão importante como qualquer outra matéria, em algumas escolas faz parte do currículo. O teatro desenvolve o trabalho em grupo, ajuda na timidez, desenvolve a imaginação, a memorização e o vocabulário, trás conhecimentos de uma forma diferente.

 

O professor pode usar o teatro na educação infantil no processo de ensino e aprendizagem, analisar o comportamento individual e em grupo, fazendo com que seu ensino possa ser mais direcionado.

O professor de teatroTeatro Infantil na escola, tem que ter conhecimento pedagógico e artístico, para saber melhor conduzir as peças teatrais e para que as crianças sintam-se mais confiantes e desinibidas.

A psicologia e a música devem estar relacionadas às peças teatrais infantis e o professor deve usar disto como ferramenta. Crianças que participam de grupos teatrais são mais esclarecidas.

 

Muitas escolas usam o teatro para ajudar na educação infantil, falar da higiene bucal, contam histórias, cantam músicas e mostram o que é importante para termos uma boca saudável e a importância da escovação correta. Através de personagens as crianças acabam aprendendo a melhor forma de ter estes cuidados, outras usam o teatro para falar sobre o meio ambiente, o que acontece com mares e com o planeta terra, as crianças vivenciam cada parte do espetáculo e gravam de uma forma muito melhor todas as informações.

Educação InfantilÉ a forma lúdica de ensinar e abordar vários temas. O teatro infantil aplica o ensino de uma forma diferente. Os contos de fadas e fábulas são muito usados, pois são mais fáceis, já que as crianças adoram estes temas. O teatro de fantoche para os pequenos é encantador, desenvolvem vários aspectos relacionados com a comunicação e a expressão sensório-motora.

 

O teatro de fantoche manipulado pelas crianças faz com que elas inventem falas e historias, o que é muito divertido e criativo. Se a escola do seu filho não tem esta prática, converse com os orientadores, mostre o quanto é importante e gratificante que o teatro faça parte da vida dos pequeninos.