Tema De Monografias De Pedagogia– Educação De Jovens E Adultos

Publicado em: 24/08/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 8,371 |

A Educação de adultos e jovens se inscreve no contexto da educação permanente. Isto é, numa nova concepção da educação, que consiste no fato de que o homem e a mulher aprendem durante toda sua vida, no marco da política de "educação para todos", e dentro da concepção de "educação para a democracia", entendendo que os indivíduos podem ter uma participação social consciente e efetiva, na medida em que o povo foi educado.

A educação de jovens e adultos facilita os seguintes processos: a obtenção de uma formação acadêmica geral de nível básico; a preparação para o desempenho dos papéis correspondentes à pessoa adulta; a formação e capacitação para o trabalho; o desenvolvimento de uma consciência critica, compreendida com a busca do bem comum; o reconhecimento e enriquecimento da cultura nacional, bem como o respeito pela diversidade cultural; e o surgimento de uma atitude de constante busca de novas aprendizagens.

Este artigo é um oferecimento de Monografia AC e Pesquisa Acadêmica

Do mesmo modo, propicia nos participantes o desenvolvimento de aptidões; melhora ou reorienta suas competências técnicas e profissionais; evolui sua forma de enfrentar os problemas e, em geral, seus comportamentos; e, ademais, própria neles a sociedade de que podem aprender e avançar constantemente, com base na sua própria determinação (DURANTE, 1998).

Neste sentido, a educação de jovens e adultos favorece o desenvolvimento integral do indivíduo e sua adequada incorporação à sociedade como uma pessoa consciente, critica e responsável de suas atuações, dentro da fonte teorica da aprendizagem (FREIRE, 1996).

Responde à obrigação do Estado de proporcionar a oportunidade à população adulta de satisfazer seu direito à educação, partindo do fato de que não há limites de idade para aprender, e que as pessoas sempre podem ampliar sua formação.

A educação de adultos se nutre da diversidade setorial, cultural e sociológica; e ainda que seja de alcance nacional, sua funcionalidade depende do atendimento que preste às necessidades e características regionais e locais.

É de caráter eminentemente pratica, quanto prepara para a vida partindo do meio concreto em que a pessoa está imersa. Ademais, da oportunidade de criar espaços para a participação, a solidariedade e o intercâmbio comunitário; e é um direito da população adulta que ficou marginada da distribuição de bens e serviços, para que através dela, eleve seu nível acadêmico e, portanto, ganhe em poder e em representatividade no seio da sociedade (FREIRE, 1996).

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/tema-de-monografias-de-pedagogia-educacao-de-jovens-e-adultos-1154165.html

    Palavras-chave do artigo:

    monografia

    ,

    monografias

    ,

    monografia pronta

    Comentar sobre o artigo

    Numa manhã como muitas outras, você se levanta, abre os olhos, olha ao redor, e o meio no qual está não é o mesmo que se podia observar nos inícios da humanidade. O homem tem a capacidade de modificar e de adaptar seu meio a suas necessidades e conveniência. Mas para conseguir mudar o mundo é necessário conhecê-lo, entender como funciona e que é o que o faz girar

    Por: Luis Carlos Silval Ciênciasl 30/09/2009 lAcessos: 4,203

    O setor de Pedagogia, um dos mais relevantes para o avanço nas nações, urge pela recepção de pesquisas monográficas que mergulhem nos interesses mais apurados e inovadores referentes ao ensino em suas otimizadas e atuais práticas. Para tal, a escolha do tema e do conteúdo a abordar é de suma importância, devendo ser foco de atenção e cuidado.

    Por: Luciane Machado Sarmentol Educação> Ensino Superiorl 30/07/2011 lAcessos: 2,610

    A prática da Administração de Empresas sempre se fez presente junto às mais remotas atividades humanas, representando hoje o diferencial que impulsiona determinadas organizações ao sucesso e fixação de marca no mercado. Diante de tal relevância, a apresentação de monografias nos cursos de Administração de Empresas deve atentar à modernidade e às idéias clássicas, que tangem à gestão em seus múltiplos aspectos.

    Por: Luciane Machado Sarmentol Educação> Ensino Superiorl 30/07/2011 lAcessos: 611

    O acadêmico necessita, para elaborar seus trabalhos, seguir uma certa metodologia que assegurará um menor desgaste no processo e garantirá melhores resultados, refletidos nas notas ou aprovação de suas monografias, TCCs e teses.

    Por: Wendell Educação> Ensino Superiorl 22/01/2012 lAcessos: 976

    O controle constitucional, pode-se levar a cabo de muitas maneiras. Mas o conceito de controle constitucional pode-se envolver dentro de um conceito mais amplo, que é o de defesa da Constituição. Há muitas maneiras de fazer um controle. Por exemplo, o Presidente da República ao vetar uma lei pode alegar inconstitucionalidade e está usando um mecanismo de controle constitucional. E isto é evidente.

    Por: Claudio Nogueiral Direitol 06/01/2010 lAcessos: 899

    O transtorno por déficit de atenção com hiperatividade caracteriza-se por falta de atendimento, hiperatividade e impulsividade. É o transtorno do comportamento que mais se diagnostica na infância e se calcula que afeta de 3% a 5% de os(as) meninos(as) em idade escolar. Ainda que geralmente o TDHA se diagnostica durante a infância, não é um transtorno que afete só a os(as) meninos(as) muitas vezes se prolonga até a adolescência e a etapas posteriores e freqüentemente não se diagnostica.

    Por: Claudio Nogueiral Educação> Ciêncial 10/02/2010 lAcessos: 3,224 lComentário: 1

    A empresa deve enfrentar-se às mudanças que se produzem no meio onde está localizada e aprender como atuar para sobreviver nele. Os produtos e serviços se tornam obsoletos e se devem renovar em função da etapa de seu ciclo vital. Isto mesmo ocorre com os trabalhadores, já que vão mudando, evoluindo e transformando-se. A empresa tem a necessidade de estabelecer uma estratégia social concreta e perfeitamente planejada, que se adapte a ela e ao meio onde opera: o marketing interno.

    Por: Luis Carlos Silval Negócios> Administraçãol 02/10/2009 lAcessos: 1,421

    O objetivo do PMK é registrar a atividade motora propioceptiva que se manifesta à medida que a conduta deixa de estar controlada pela visão da realidade exterior e o controle do esquema motor (Serratrice e Habib, 1993) que com a resposta guiada pela visão se havia construído, debilita-se por falta de feedback.

    Por: Alessandro Silval Psicologia&Auto-Ajudal 05/10/2009 lAcessos: 4,993

    As pequenas e médias empresas desempenham uma função crucial na concorrência mundial. Conquanto se pensava que esta requereria grandes unidades de produção, a história industrial dos últimos decênios demonstrou com clareza que estas empresas não são agentes marginais da dinâmica competitiva; o palco não está plenamente dominado por uns quantos gigantes

    Por: Alessandro Silval Negócios> Pequenas Empresasl 01/11/2009 lAcessos: 2,468

    Não devemos confundir espaço ou espaço geográfico com território, pois não são sinônimos. o termo território quando usado deve estar associado a uma extensão de terra sem a presença humana, ou a extensão física de um estado que tem suas fronteiras definidas pelas fronteiras com outros estados e sobre este território exerce soberania.

    Por: Alessandro Silval Notícias & Sociedadel 01/11/2009 lAcessos: 7,387 lComentário: 2

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    A expressão artística faz parte da história humana desde os tempos mais remotos. Sendo assim, a Arte é um dos modos de conhecimento ao qual os estudantes devem também ter acesso, assumindo-se como sujeitos capazes de apreciação estética e criação artística, articuladas aos processos e mediações da cultura contemporânea. Diante das mudanças pelas quais o ensino-aprendizagem de Arte passou, vê-se a necessidade de discorrer a respeito da presença desta disciplina no currículo escolar, revendo sua i

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    Sabe-se que a educação é responsável pela formação do aluno enquanto cidadão, de maneira a prepará-lo para a vida em sociedade, para que saiba atuar criticamente nesse meio. Assim, a escola inclusiva busca complementar a formação do aluno por meio das relações de convivência, uma vez que conviver com o diferente é parte desse processo de formação, até porque, como já mencionamos, é na escola que o aluno desenvolve seus aspectos cognitivos, motores e psicológicos.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    As revela à existência de ações políticas e sociais que possam concretizar e promover a efetividade da inclusão social da pessoa com necessidade educacional especial. Vejo que a sociedade deve compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Básica, as dificuldades enfrentadas e as possibilidades e mecanismos de reconhecimento e aceitação dessas limitaçõ

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    No processo de inclusão a escola propõe a conviver com o "diferente", aceitá-lo, auxiliá-lo, e muitas vezes aprender algo com essas crianças. Entretanto para oferecer uma inclusão verdadeira é preciso entender as particularidades das crianças, mediar a socialização de forma que todos trabalham para o aprendizado de cada uma delas, em benefício de todos. Pretendo contribuir com as discussões éticas e educacionais que envolvem a formação da criança Down por meio da educação.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    A educação escolar é um dos contextos em que a criança aprende e desenvolve-se nos aspectos cognitivos, emocional e social. Por isso a necessidade de incluir a criança com necessidades especiais na escola, pois atender a todos é parte do processo educativo, por isso a diversidade cultural e outras questões sociais precisam ser vivenciadas também em sala de aula.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    Apresento algumas características que identificam a criança Down, o conceito de Educação Inclusiva e Educação básica, e da diversidade na educação. Relacionam-se aspectos positivos da inclusão da criança Down na Educação Básica e como deve acontecer essa inclusão, enumerando as dificuldades no processo de inclusão da criança Down na Educação Básica. Conceitua-se a Síndrome de Down e sua identificação, bem como o tratamento e a motivação para inserir a criança com deficiência na Educação Básica.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    O estudo realizado teve como foco principal compreender os avanços no processo de construção do conhecimento dos alunos de uma turma de 3º ano, através dos jogos matemáticos, priorizando, desse modo, a ludicidade no ensino. A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio realizado pela acadêmica e pesquisadora junto a uma turma de 3º ano.

    Por: Luziane Da Silva Costal Educaçãol 15/12/2014 lAcessos: 11

    Uma grande indecisão ocupa o estudante de Medicina, no final do seu curso, em que precisará optar por um campo de atuação específica, além de uma gama de práticas determinadas, em que precisará desenvolver habilidades e influenciarão na sua pesquisa para a realização da sua monografia ou de seu TCC - Trabalho de conclusão de curso. Este artigo trata da diferenciação entre a medicina restaurativa e a reconstrutiva, assim como o que escrever sobre cada uma delas em trabalhos acadêmico-científicos

    Por: Alessandro Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/02/2012 lAcessos: 142

    O programa da educação infantil tem de partir de uma concepção teórica bem fundamentada e própria da idade. Conquanto todo o programa de educação infantil tem que partir de um conhecimento profundo do desenvolvimento da criança desta idade, para que exista uma correspondência entre os conteúdos do programa e os níveis de desenvolvimento que se pretende atingir, também o tem de fazer de uma concepção teórica geral que fundamente tal programa.

    Por: Alessandro Silval Educação> Educação Infantill 08/02/2010 lAcessos: 831

    Na elaboração de programas para as crianças de 0 a 6 anos é imprescindível considerar algumas questões gerais, próprias de qualquer programa educativo; e outras particulares, dadas pelas características das crianças aos quais se dirigem. Isto que parece uma proposta desnecessária ou redundante, é uma questão de singular importância, pois não são poucos os programas de educação infantil que adoecem de uma correspondência científica com as particularidades do desenvolvimento das crianças.

    Por: Alessandro Silval Educação> Educação Infantill 08/02/2010 lAcessos: 1,566

    O tema da responsabilidade internacional dos Estados para uma monografia ou um TCC constitui um dos mais polêmicos do Direito Internacional Público. No Direito Internacional atual se experimenta uma ampliação dos supostos que geram responsabilidade e os sujeitos aos que esta é exigível

    Por: Alessandro Silval Direitol 26/01/2010 lAcessos: 2,236

    Al encarecer un alimento en una situación de prevista escasez futura, se espera que el consumo extra-necesidad sea frenado o reducido. A buen seguro, muchos mantendrán su consumo, aumentando sus gastos, sin embargo en la media, hay de esperarse una reducción en la demanda y una tendencia a retornar al equilibrio. Juntamente con una reducción en el consumo, debido al alto precio, habrá el incentivo financiero a su cultivo, aumentando la oferta y regulando el equilibrio de los consumos humanos.

    Por: Alessandro Silval Finanzas> Inversionesl 20/01/2010 lAcessos: 488

    A lista de observações de comportamentos mencionada anteriormente nesta monografia assinala muitos dos problemas de linguagem, de fala e problemas acadêmicos que podem aparecer no paciente com CAPD. Não é infreqüente observar problemas na linguagem e a fala e problemas sociais de falta de entendimento e de perda de contato (muitos deles fundados na linguagem), em idosos com CAPD, já que as habilidades lingúísticas se desenvolvem mais eficientemente através da audição

    Por: Alessandro Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/01/2010 lAcessos: 485

    A palavra qualidade designa o conjunto de atributos ou propriedades de um produto ou serviço que permite ao consumidor ou cliente emitir um juízo de valor a respeito dele. Quando se diz que algo tem qualidade, designa-se um juízo positivo com respeito às características do produto ou serviço. A seguir se expõe o conceito de qualidade a opinião de diferentes especialistas: •Qualidade é a discrepância entre o esperado e o percebido. A. Parasuraman, B. Zeithaml e L. Berry (1985, 1988)

    Por: Alessandro Silval Negócios> Gestãol 10/01/2010 lAcessos: 3,003

    Se o oxigênio é vida, então a importância de aprender a respirar corretamente é absoluta. Os exercícios de respiração podem nos ajudar a ganhar grande vitalidade e vigor. A falta de oxigênio nos rouba energia e leva à fadiga, perda de sono, e foco mental baixo, de modo que melhorar a sua técnica de respiração é crucial se você tiver problemas respiratórios.

    Por: Alessandro Silval Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 06/01/2010 lAcessos: 16,855 lComentário: 1

    Comments on this article

    1
    glaucia 25/03/2011
    preciso fazer um artigo cientifico sobre a educação de jovens e adultos, e não sei como escolher o tema. gostaria de sugestões e saber o preço. O artigo tem que ter 20 paginas.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast