Tema De Monografias De Pedagogia– Educação De Jovens E Adultos

24/08/2009 • Por • 8,461 Acessos

A Educação de adultos e jovens se inscreve no contexto da educação permanente. Isto é, numa nova concepção da educação, que consiste no fato de que o homem e a mulher aprendem durante toda sua vida, no marco da política de "educação para todos", e dentro da concepção de "educação para a democracia", entendendo que os indivíduos podem ter uma participação social consciente e efetiva, na medida em que o povo foi educado.

A educação de jovens e adultos facilita os seguintes processos: a obtenção de uma formação acadêmica geral de nível básico; a preparação para o desempenho dos papéis correspondentes à pessoa adulta; a formação e capacitação para o trabalho; o desenvolvimento de uma consciência critica, compreendida com a busca do bem comum; o reconhecimento e enriquecimento da cultura nacional, bem como o respeito pela diversidade cultural; e o surgimento de uma atitude de constante busca de novas aprendizagens.

Este artigo é um oferecimento de Monografia AC e Pesquisa Acadêmica

Do mesmo modo, propicia nos participantes o desenvolvimento de aptidões; melhora ou reorienta suas competências técnicas e profissionais; evolui sua forma de enfrentar os problemas e, em geral, seus comportamentos; e, ademais, própria neles a sociedade de que podem aprender e avançar constantemente, com base na sua própria determinação (DURANTE, 1998).

Neste sentido, a educação de jovens e adultos favorece o desenvolvimento integral do indivíduo e sua adequada incorporação à sociedade como uma pessoa consciente, critica e responsável de suas atuações, dentro da fonte teorica da aprendizagem (FREIRE, 1996).

Responde à obrigação do Estado de proporcionar a oportunidade à população adulta de satisfazer seu direito à educação, partindo do fato de que não há limites de idade para aprender, e que as pessoas sempre podem ampliar sua formação.

A educação de adultos se nutre da diversidade setorial, cultural e sociológica; e ainda que seja de alcance nacional, sua funcionalidade depende do atendimento que preste às necessidades e características regionais e locais.

É de caráter eminentemente pratica, quanto prepara para a vida partindo do meio concreto em que a pessoa está imersa. Ademais, da oportunidade de criar espaços para a participação, a solidariedade e o intercâmbio comunitário; e é um direito da população adulta que ficou marginada da distribuição de bens e serviços, para que através dela, eleve seu nível acadêmico e, portanto, ganhe em poder e em representatividade no seio da sociedade (FREIRE, 1996).

Perfil do Autor

Alessandro Silva

Alessandro Silva é professor da equipe de Monografia de base para monografias e TCC Monografias AC Monografia de auxilio para TCC ...