Trabalho Voluntário Em Moçambique- Africa Precisa Da Sua Ajuda

Publicado em: 21/04/2009 |Comentário: 6 | Acessos: 9,120 |

MAIS DO QUE PENSAR, AGIR

Uma das razões que me levou a tomar esta decisão de me inscrever no Programa de Voluntariado “ Instrutor de Desenvolvimento” foi exactamente passar á acção.

Depois de 37 anos de uma vida cheia de experiências, Formação Académica, Trabalho Profissional, viver e trabalhar no Brasil, viajar, e outras actividades extra-profissionais, nunca é tarde para mudar.

Hoje olho para trás e penso que tomei a decisão certa, passado um mês aqui no Centro Escolar de Tvind onde estou a fazer o trabalho de DI-JOB na Promoção para pagar a minha bolsa de estudo do programa de Instrutor de desenvolvimento que começara em julho deste ano noutra escola, sinto que a idade não passou por mim e que ainda há muito para aprender e conhecer.

E facto é que cada vez mais essa realidade aqui na escola de Tvind é bem evidente.

A educação com base no conhecimento e na prática, e, o sentimento comum a todos de solidariedade para com aqueles que mais necessitam fazem deste espaço e desta escola um lugar diferente de todos os outros.

Deixamos de pensar no “EU” e passamos a pensar no “NÓS”.

A juntar a tudo isto o facto de podermos conhecer diversas culturas e pessoas de diferentes nacionalidades, e assimilar a cultura de um dos Paises Nórdicos, a Dinamarca, onde estamos localizados, fazer voluntariado em áfrica é para mim a concretização de um longo sonho, que tenho desde muito nova, finalmente deixei de pensar e vou agir no palco do voluntariado, junto daqueles que mais precisam, em áfrica, onde um Povo espera pela minha ajuda, pela tua, pela ajuda de todos nós.

Vem daí, junta-te nesta causa, envolve-te, muitos faremos a diferença e será possível desenvolvermos projectos  que levaram mais qualidade de vida a quem realmente necessita.

Poderás dizer um dia mais tarde que deste a tua contribuição, estives-te onde era preciso a melhor  recompensa será o teu enriquecimento pessoal.

 Maria Faria

Contacte-nos: maria.di.promotion@gmail.com ; Exigências: +18 anos; passaporte Europeu; falar inglês;

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/trabalho-voluntario-em-mocambique-africa-precisa-da-sua-ajuda-877270.html

    Palavras-chave do artigo:

    voluntariado

    Comentar sobre o artigo

    Julianna Antunes

    A diferença entre o voluntariado corporativo no dia-a-dia e o que seria o voluntariado corporativo sustentável.

    Por: Julianna Antunesl Negócios> Administraçãol 15/09/2009 lAcessos: 743

    Consultor do IDORT/SP, David Carlessi, irá ministrar palestra sobre o tema no próximo dia 20 de abril

    Por: Tatiana Ferradorl Notícias & Sociedadel 15/04/2010 lAcessos: 262

    Voluntariado uma ação de solidariedade que tem contribuído de forma significatória com a minimização das desigualdades sociais

    Por: Antonia Brazl Negócios> Administraçãol 05/12/2008 lAcessos: 2,195 lComentário: 4

    Ser voluntario, trabalhar voluntariamente é um importante papel na sociedade nos dias de hoje, contribui tanto para vida pessoal, quanto profissional, faz de você um diferencial, além de estabelecer laços com a sociedade.

    Por: genac@genac.org.brl Notícias & Sociedade> Cotidianol 16/06/2011 lAcessos: 25

    Evento gratuito irá contribuir com o desenvolvimento de projetos das ONGs

    Por: Polyanna Rochal Press Releasel 29/06/2009 lAcessos: 78

    Consultoria apresentará ferramentas para uma gerência do tempo mais ágil dentro das ONGs

    Por: Polyanna Rochal Notícias & Sociedadel 08/12/2009 lAcessos: 45

    Instituto ministrará palestra sobre a importância da comunicação para ONGs

    Por: Polyanna Rochal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2009 lAcessos: 39

    Instituição promoverá palestras para auxiliar as ONGs a otimizarem os processos junto aos voluntários

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Administraçãol 20/04/2009 lAcessos: 234

    O Programa Estudo e Voluntariado, representado pela CP4, pode ser feito na África do Sul, Argentina e Peru e o intercambista pode escolher projetos nas áreas de educação, cultura, turismo, saúde ou atuar até em creches, orfanatos e reservas ambientais.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Press Releasel 03/10/2011 lAcessos: 29

    Caso você reunisse sua equipe e perguntasse se alguém teria tempo para pegar um pouco mais de trabalho, certamente não ouviria qualquer manifestação. Quem sabe apenas queixas sobre a falta deste para realizar todas as tarefas. Teoricamente, todos nós estamos sempre muito ocupados. Com sutileza, mude a pergunta: - Alguém teria tempo para me ajudar?

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 01/07/2011 lAcessos: 23
    Erineia nascimento da Silva

    O aluno especial tem algumas necessidade de auto realização igual aos demais alunos, assim como ele precisa ter sua autoestima valorizada para contribuir na definição de suas habilidades intelectuais, a interação social com a comunidade escola lhe dará segurança, o apoio dos pais e fundamental nesse processo.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 11/09/2014
    Erineia nascimento da Silva

    Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 08/09/2014
    Formacerta.pt

    Este artigo informa sobre o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, uma formação frequentemente procurada (e essencial) por indivíduos que querem entrar no mercado de formação profissional.

    Por: Formacerta.ptl Educaçãol 08/09/2014

    O presente texto aborda sobre Saúde em Educação, como incentivo entre desenvolvimento social, psicológico, cultural e saúde educacional. Pois o artigo preocupa-se e questiona-se sobre a formação de crianças e adolescentes e a saúde pública escolar.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014

    O presente texto possui uma abordagem reflexiva simples e ao mesmo tempo um foco informativo sobre as três áreas de "ciências" Psicopedagogia, Psicologia Transpessoal e Educação, numa prespectiva relacionada á Educação de maneira prática e explicativa.

    Por: Reginaldo Posol Educaçãol 07/09/2014

    O objetivo deste estudo foi verificar como a mídia influencia o desenvolvimento moral da criança, quando da sua exposição nos meios de comunicação a partir de uma denúncia não verídica de violência sexual em uma escola infantil do município de Vila Velha, Espírito Santo. Trata de um estudo descritivo, desenvolvido na Unidade Municipal de Educação Infantil "José Silvério Machado", Jardim Marilândia, Vila Velha, ES. Participaram do estudo 10 professores.

    Por: ADRIANA CHAGAS MEIRELES ZURLOl Educaçãol 28/08/2014 lAcessos: 11

    O objetivo deste estudo foi contribuir para o entendimento de quais são os fatores que determinam o sucesso escolar de alunos dos meios populares, por meio da percepção dos educadores. Trata de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas As perguntas objetivas se relacionam a identidade dos professores e vivência no ambiente escolar. As subjetivas buscam conhecer quais os fatores que poss

    Por: SANDRA MARIA TEIXEIRA GRADIMl Educaçãol 28/08/2014

    O objetivo deste artigo é relatar a experiência de participação no projeto de psicologia escolar, denominado Mundo Imaginário, que ocorreu entre maio e junho de 2013. A proposta de intervenção em Psicologia Escolar/Educacional envolveu basicamente a aplicação de atividades para as crianças que fazem parte do preparatório para o primeiro ano do ensino fundamental, em uma escola filantrópica de Teresina-Pi, a partir de demandas relatadas e observadas pelos professores de tais turmas.

    Por: Daniel Soaresl Educaçãol 26/08/2014

    Comments on this article

    0
    Silvio Faria Novais 27/12/2010
    Sempre sonhei em prestar trabalho voluntariado em Moçambuique-África.
    Sou Professor de História do Brasil e Geral.
    Não tenho condições financeiras para esta tarefa, mas o que devo fazer então.
    Aguardo respeitosamente informações.
    Grato,
    Silvio
    3
    luis vasco chigarisse 01/12/2010
    Ja trabalhei como voluntario em varias organizacoes tenho uma boa expriencia no voluntarismo gostaria de trabalhar denovo com voluntario em qualquer organizacao liga em qualquer projecto
    0
    Armando J Bié 26/10/2010
    Gostaria de ter informações de como participar no Trabalho Voluntário em Moçambique.não exite!
    4
    Carmen 20/10/2010
    Chamo-me Carmen e estou interessada em fazer voluntariado em Moçambique. É um sonho de à algum tempo. Como é possível? O que é necessário fazer? Aguardo resposta. Obrigada
    3
    elias luiz camargo 12/01/2010
    eu trabalho de volutario
    1
    fatima aparecida pereira 24/07/2009
    quero conhecer novos povos e novas culturas o que me facina nas viagens que faço pelo livros por ser ecletica.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast