Trabalho Voluntário Em Moçambique- Africa Precisa Da Sua Ajuda

Publicado em: 21/04/2009 |Comentário: 6 | Acessos: 9,160 |

MAIS DO QUE PENSAR, AGIR

Uma das razões que me levou a tomar esta decisão de me inscrever no Programa de Voluntariado “ Instrutor de Desenvolvimento” foi exactamente passar á acção.

Depois de 37 anos de uma vida cheia de experiências, Formação Académica, Trabalho Profissional, viver e trabalhar no Brasil, viajar, e outras actividades extra-profissionais, nunca é tarde para mudar.

Hoje olho para trás e penso que tomei a decisão certa, passado um mês aqui no Centro Escolar de Tvind onde estou a fazer o trabalho de DI-JOB na Promoção para pagar a minha bolsa de estudo do programa de Instrutor de desenvolvimento que começara em julho deste ano noutra escola, sinto que a idade não passou por mim e que ainda há muito para aprender e conhecer.

E facto é que cada vez mais essa realidade aqui na escola de Tvind é bem evidente.

A educação com base no conhecimento e na prática, e, o sentimento comum a todos de solidariedade para com aqueles que mais necessitam fazem deste espaço e desta escola um lugar diferente de todos os outros.

Deixamos de pensar no “EU” e passamos a pensar no “NÓS”.

A juntar a tudo isto o facto de podermos conhecer diversas culturas e pessoas de diferentes nacionalidades, e assimilar a cultura de um dos Paises Nórdicos, a Dinamarca, onde estamos localizados, fazer voluntariado em áfrica é para mim a concretização de um longo sonho, que tenho desde muito nova, finalmente deixei de pensar e vou agir no palco do voluntariado, junto daqueles que mais precisam, em áfrica, onde um Povo espera pela minha ajuda, pela tua, pela ajuda de todos nós.

Vem daí, junta-te nesta causa, envolve-te, muitos faremos a diferença e será possível desenvolvermos projectos  que levaram mais qualidade de vida a quem realmente necessita.

Poderás dizer um dia mais tarde que deste a tua contribuição, estives-te onde era preciso a melhor  recompensa será o teu enriquecimento pessoal.

 Maria Faria

Contacte-nos: maria.di.promotion@gmail.com ; Exigências: +18 anos; passaporte Europeu; falar inglês;

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/trabalho-voluntario-em-mocambique-africa-precisa-da-sua-ajuda-877270.html

    Palavras-chave do artigo:

    voluntariado

    Comentar sobre o artigo

    Julianna Antunes

    A diferença entre o voluntariado corporativo no dia-a-dia e o que seria o voluntariado corporativo sustentável.

    Por: Julianna Antunesl Negócios> Administraçãol 15/09/2009 lAcessos: 747

    Consultor do IDORT/SP, David Carlessi, irá ministrar palestra sobre o tema no próximo dia 20 de abril

    Por: Tatiana Ferradorl Notícias & Sociedadel 15/04/2010 lAcessos: 276

    Voluntariado uma ação de solidariedade que tem contribuído de forma significatória com a minimização das desigualdades sociais

    Por: Antonia Brazl Negócios> Administraçãol 05/12/2008 lAcessos: 2,219 lComentário: 4

    Ser voluntario, trabalhar voluntariamente é um importante papel na sociedade nos dias de hoje, contribui tanto para vida pessoal, quanto profissional, faz de você um diferencial, além de estabelecer laços com a sociedade.

    Por: genac@genac.org.brl Notícias & Sociedade> Cotidianol 16/06/2011 lAcessos: 26

    Evento gratuito irá contribuir com o desenvolvimento de projetos das ONGs

    Por: Polyanna Rochal Press Releasel 29/06/2009 lAcessos: 84

    Consultoria apresentará ferramentas para uma gerência do tempo mais ágil dentro das ONGs

    Por: Polyanna Rochal Notícias & Sociedadel 08/12/2009 lAcessos: 51

    Instituto ministrará palestra sobre a importância da comunicação para ONGs

    Por: Polyanna Rochal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2009 lAcessos: 50

    Instituição promoverá palestras para auxiliar as ONGs a otimizarem os processos junto aos voluntários

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Administraçãol 20/04/2009 lAcessos: 241

    O Programa Estudo e Voluntariado, representado pela CP4, pode ser feito na África do Sul, Argentina e Peru e o intercambista pode escolher projetos nas áreas de educação, cultura, turismo, saúde ou atuar até em creches, orfanatos e reservas ambientais.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Press Releasel 03/10/2011 lAcessos: 33

    Caso você reunisse sua equipe e perguntasse se alguém teria tempo para pegar um pouco mais de trabalho, certamente não ouviria qualquer manifestação. Quem sabe apenas queixas sobre a falta deste para realizar todas as tarefas. Teoricamente, todos nós estamos sempre muito ocupados. Com sutileza, mude a pergunta: - Alguém teria tempo para me ajudar?

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 01/07/2011 lAcessos: 24
    Genilda Vieira Rodrigues

    Este artigo tem por objetivo apresentar estudos aprofundados sobre a educação inclusiva dando ênfase à questão envolvida no que se refere ao trabalho do professor com alunos portadores de deficiência. No decorrer da produção serão expostos conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva pontuando o saber fazer e o aprender diante das dificuldades encontradas em trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais, ressaltando ainda mostrar alguns dos recursos e as estratégias utilizados

    Por: Genilda Vieira Rodriguesl Educaçãol 21/02/2015

    Propriedade vocabular é muito importante na hora de redigir o texto, uma vez que saber empregar as palavras mais adequadas no momento enriquece muito o conteúdo do texto e, além disso, torno-o mais clara e objetivo. Mesmo que o texto seja um mero exercício escolar, antes de construí-lo, pergunte-se: para quem escrevo? O tipo de receptor determina a forma de sua mensagem. Um panfleto dirigido a crianças precisa ter uma linguagem fácil, direta, sem rebuscamento.

    Por: Professor Leol Educaçãol 19/02/2015

    Quando se ouve falar em educação, pensamos em escola, em educação formal. E quando o assunto é família temos vários pensamentos. Educação e Família são dois temas bastante complexos, porque educação é muito mais que escolarização, letramento e formação, sendo que família é a instituição mais antiga da sociedade e sofre constantes transformações. Ambas tem a função de socializar e transformar o homem biológico em um ser social.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educaçãol 16/02/2015

    Propostas Pedagógica e a Participação da Família no Resultado. A progressão escola é um instrumento que pode mudar a realidade desses estudantes que estão fora da faixa etária escolar. Determinadas escolas contemplam dentro do seu projeto político pedagógico, o sistema de progressão. Para que funcione a progressão em uma escola é necessário que haja engajamento por parte dos docentes, dos estudantes e da família. É importante ressaltar, que a família também tem um papel fundamental...

    Por: Elonir dutra terral Educaçãol 13/02/2015

    Diante dos agravos causados pela violência doméstica, tais entraves se estendem também ao processo educacional da criança e adolescente. Por outro lado, esta situação nem sempre é conhecida pelos seus educadores no campo acadêmico, causando assim uma lacuna no campo da avaliação pedagógica que, muitas vezes, abrangem somente o campo intelectual. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre os impactos da violência doméstica no processo ensino-aprendizagem.

    Por: Jiane Martins Soaresl Educaçãol 12/02/2015
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    A educação é um direito humano substancial, e como tal, precisa ser garantido universalmente. As conquistas das mulheres brasileiras em relação á educação, vêm crescendo consideravelmente e com isso, reduzindo significativamente o analfabetismo. O número de mulheres no mercado de trabalho cresceu gradativamente e isso ocorreu devido à determinação para conquistar seu espaço, milímetro a milímetro, dentro e fora de casa, e especialmente do empenho em subir novos degraus de instrução.

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 11
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    O direito de trabalhar, obter formação intelectual e de atuar no cenário político do País, nem sempre foi concedido às mulheres. As mulheres que queriam reverter esta situação, buscando conquistar funções que tradicionalmente não lhes cabiam, devido à sociedade patriarcal, eram ridicularizadas e até difamada. A luta das mulheres brasileiras pelo reconhecimento de seus direitos políticos e civis é secular; a emancipação feminina nas ultimas décadas do séc. XIX era vista pelos mais diversos setore

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 16
    Carlos Henrique Araújo

    Não haverá uma educação de qualidade se não houver uma reforma do ensino no país. Um pacto entre a sociedade e os seus representantes políticos em prol de uma verdadeira reforma do ensino nacional deveria ser estabelecido. Na minha percepção, a reforma do ensino é a mãe de todas as reformas.

    Por: Carlos Henrique Araújol Educaçãol 03/02/2015 lAcessos: 12

    Comments on this article

    0
    Silvio Faria Novais 27/12/2010
    Sempre sonhei em prestar trabalho voluntariado em Moçambuique-África.
    Sou Professor de História do Brasil e Geral.
    Não tenho condições financeiras para esta tarefa, mas o que devo fazer então.
    Aguardo respeitosamente informações.
    Grato,
    Silvio
    3
    luis vasco chigarisse 01/12/2010
    Ja trabalhei como voluntario em varias organizacoes tenho uma boa expriencia no voluntarismo gostaria de trabalhar denovo com voluntario em qualquer organizacao liga em qualquer projecto
    1
    Armando J Bié 26/10/2010
    Gostaria de ter informações de como participar no Trabalho Voluntário em Moçambique.não exite!
    5
    Carmen 20/10/2010
    Chamo-me Carmen e estou interessada em fazer voluntariado em Moçambique. É um sonho de à algum tempo. Como é possível? O que é necessário fazer? Aguardo resposta. Obrigada
    3
    elias luiz camargo 12/01/2010
    eu trabalho de volutario
    1
    fatima aparecida pereira 24/07/2009
    quero conhecer novos povos e novas culturas o que me facina nas viagens que faço pelo livros por ser ecletica.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast