Trabalho Voluntário Em Moçambique- Africa Precisa Da Sua Ajuda

Publicado em: 21/04/2009 |Comentário: 6 | Acessos: 9,142 |

MAIS DO QUE PENSAR, AGIR

Uma das razões que me levou a tomar esta decisão de me inscrever no Programa de Voluntariado “ Instrutor de Desenvolvimento” foi exactamente passar á acção.

Depois de 37 anos de uma vida cheia de experiências, Formação Académica, Trabalho Profissional, viver e trabalhar no Brasil, viajar, e outras actividades extra-profissionais, nunca é tarde para mudar.

Hoje olho para trás e penso que tomei a decisão certa, passado um mês aqui no Centro Escolar de Tvind onde estou a fazer o trabalho de DI-JOB na Promoção para pagar a minha bolsa de estudo do programa de Instrutor de desenvolvimento que começara em julho deste ano noutra escola, sinto que a idade não passou por mim e que ainda há muito para aprender e conhecer.

E facto é que cada vez mais essa realidade aqui na escola de Tvind é bem evidente.

A educação com base no conhecimento e na prática, e, o sentimento comum a todos de solidariedade para com aqueles que mais necessitam fazem deste espaço e desta escola um lugar diferente de todos os outros.

Deixamos de pensar no “EU” e passamos a pensar no “NÓS”.

A juntar a tudo isto o facto de podermos conhecer diversas culturas e pessoas de diferentes nacionalidades, e assimilar a cultura de um dos Paises Nórdicos, a Dinamarca, onde estamos localizados, fazer voluntariado em áfrica é para mim a concretização de um longo sonho, que tenho desde muito nova, finalmente deixei de pensar e vou agir no palco do voluntariado, junto daqueles que mais precisam, em áfrica, onde um Povo espera pela minha ajuda, pela tua, pela ajuda de todos nós.

Vem daí, junta-te nesta causa, envolve-te, muitos faremos a diferença e será possível desenvolvermos projectos  que levaram mais qualidade de vida a quem realmente necessita.

Poderás dizer um dia mais tarde que deste a tua contribuição, estives-te onde era preciso a melhor  recompensa será o teu enriquecimento pessoal.

 Maria Faria

Contacte-nos: maria.di.promotion@gmail.com ; Exigências: +18 anos; passaporte Europeu; falar inglês;

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/trabalho-voluntario-em-mocambique-africa-precisa-da-sua-ajuda-877270.html

    Palavras-chave do artigo:

    voluntariado

    Comentar sobre o artigo

    Julianna Antunes

    A diferença entre o voluntariado corporativo no dia-a-dia e o que seria o voluntariado corporativo sustentável.

    Por: Julianna Antunesl Negócios> Administraçãol 15/09/2009 lAcessos: 743

    Consultor do IDORT/SP, David Carlessi, irá ministrar palestra sobre o tema no próximo dia 20 de abril

    Por: Tatiana Ferradorl Notícias & Sociedadel 15/04/2010 lAcessos: 271

    Voluntariado uma ação de solidariedade que tem contribuído de forma significatória com a minimização das desigualdades sociais

    Por: Antonia Brazl Negócios> Administraçãol 05/12/2008 lAcessos: 2,211 lComentário: 4

    Ser voluntario, trabalhar voluntariamente é um importante papel na sociedade nos dias de hoje, contribui tanto para vida pessoal, quanto profissional, faz de você um diferencial, além de estabelecer laços com a sociedade.

    Por: genac@genac.org.brl Notícias & Sociedade> Cotidianol 16/06/2011 lAcessos: 25

    Evento gratuito irá contribuir com o desenvolvimento de projetos das ONGs

    Por: Polyanna Rochal Press Releasel 29/06/2009 lAcessos: 81

    Consultoria apresentará ferramentas para uma gerência do tempo mais ágil dentro das ONGs

    Por: Polyanna Rochal Notícias & Sociedadel 08/12/2009 lAcessos: 49

    Instituto ministrará palestra sobre a importância da comunicação para ONGs

    Por: Polyanna Rochal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2009 lAcessos: 45

    Instituição promoverá palestras para auxiliar as ONGs a otimizarem os processos junto aos voluntários

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Administraçãol 20/04/2009 lAcessos: 239

    O Programa Estudo e Voluntariado, representado pela CP4, pode ser feito na África do Sul, Argentina e Peru e o intercambista pode escolher projetos nas áreas de educação, cultura, turismo, saúde ou atuar até em creches, orfanatos e reservas ambientais.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Press Releasel 03/10/2011 lAcessos: 31

    Caso você reunisse sua equipe e perguntasse se alguém teria tempo para pegar um pouco mais de trabalho, certamente não ouviria qualquer manifestação. Quem sabe apenas queixas sobre a falta deste para realizar todas as tarefas. Teoricamente, todos nós estamos sempre muito ocupados. Com sutileza, mude a pergunta: - Alguém teria tempo para me ajudar?

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 01/07/2011 lAcessos: 23

    Com o advento da globalização, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação mundial. Objetiva-se evidenciar a importância dos alunos encontrarem na escola não só evidências de seu próprio mundo, mas também aparato capaz de os "cunharem" para uma participação social plena e não "fatiada", como sugere o estudo por disciplinas. Jovens e adultos, público cada vez mais informatizado, exige que as disciplinas deixem de ser apresentadas de forma isolada.

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    A expressão artística faz parte da história humana desde os tempos mais remotos. Sendo assim, a Arte é um dos modos de conhecimento ao qual os estudantes devem também ter acesso, assumindo-se como sujeitos capazes de apreciação estética e criação artística, articuladas aos processos e mediações da cultura contemporânea. Diante das mudanças pelas quais o ensino-aprendizagem de Arte passou, vê-se a necessidade de discorrer a respeito da presença desta disciplina no currículo escolar, revendo sua i

    Por: KÁTIA CÉLIA FERREIRAl Educaçãol 18/12/2014

    Sabe-se que a educação é responsável pela formação do aluno enquanto cidadão, de maneira a prepará-lo para a vida em sociedade, para que saiba atuar criticamente nesse meio. Assim, a escola inclusiva busca complementar a formação do aluno por meio das relações de convivência, uma vez que conviver com o diferente é parte desse processo de formação, até porque, como já mencionamos, é na escola que o aluno desenvolve seus aspectos cognitivos, motores e psicológicos.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    As revela à existência de ações políticas e sociais que possam concretizar e promover a efetividade da inclusão social da pessoa com necessidade educacional especial. Vejo que a sociedade deve compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Básica, as dificuldades enfrentadas e as possibilidades e mecanismos de reconhecimento e aceitação dessas limitaçõ

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    No processo de inclusão a escola propõe a conviver com o "diferente", aceitá-lo, auxiliá-lo, e muitas vezes aprender algo com essas crianças. Entretanto para oferecer uma inclusão verdadeira é preciso entender as particularidades das crianças, mediar a socialização de forma que todos trabalham para o aprendizado de cada uma delas, em benefício de todos. Pretendo contribuir com as discussões éticas e educacionais que envolvem a formação da criança Down por meio da educação.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    A educação escolar é um dos contextos em que a criança aprende e desenvolve-se nos aspectos cognitivos, emocional e social. Por isso a necessidade de incluir a criança com necessidades especiais na escola, pois atender a todos é parte do processo educativo, por isso a diversidade cultural e outras questões sociais precisam ser vivenciadas também em sala de aula.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    Apresento algumas características que identificam a criança Down, o conceito de Educação Inclusiva e Educação básica, e da diversidade na educação. Relacionam-se aspectos positivos da inclusão da criança Down na Educação Básica e como deve acontecer essa inclusão, enumerando as dificuldades no processo de inclusão da criança Down na Educação Básica. Conceitua-se a Síndrome de Down e sua identificação, bem como o tratamento e a motivação para inserir a criança com deficiência na Educação Básica.

    Por: Rosely dos Santos Ferreiral Educaçãol 17/12/2014

    O estudo realizado teve como foco principal compreender os avanços no processo de construção do conhecimento dos alunos de uma turma de 3º ano, através dos jogos matemáticos, priorizando, desse modo, a ludicidade no ensino. A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio realizado pela acadêmica e pesquisadora junto a uma turma de 3º ano.

    Por: Luziane Da Silva Costal Educaçãol 15/12/2014 lAcessos: 11

    Comments on this article

    0
    Silvio Faria Novais 27/12/2010
    Sempre sonhei em prestar trabalho voluntariado em Moçambuique-África.
    Sou Professor de História do Brasil e Geral.
    Não tenho condições financeiras para esta tarefa, mas o que devo fazer então.
    Aguardo respeitosamente informações.
    Grato,
    Silvio
    3
    luis vasco chigarisse 01/12/2010
    Ja trabalhei como voluntario em varias organizacoes tenho uma boa expriencia no voluntarismo gostaria de trabalhar denovo com voluntario em qualquer organizacao liga em qualquer projecto
    0
    Armando J Bié 26/10/2010
    Gostaria de ter informações de como participar no Trabalho Voluntário em Moçambique.não exite!
    4
    Carmen 20/10/2010
    Chamo-me Carmen e estou interessada em fazer voluntariado em Moçambique. É um sonho de à algum tempo. Como é possível? O que é necessário fazer? Aguardo resposta. Obrigada
    3
    elias luiz camargo 12/01/2010
    eu trabalho de volutario
    1
    fatima aparecida pereira 24/07/2009
    quero conhecer novos povos e novas culturas o que me facina nas viagens que faço pelo livros por ser ecletica.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast