Uma Experência Que Deu Certo

Publicado em: 22/09/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 252 |

A Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, de Porto alegre, já entregou seu projeto de e-book à Editora Plus. Quem coordenou foi a professora de Língua Portuguesa, Eloísa Menezes Pereira, preocupada com a agressividade dos alunos de 5ª. série e suas provocações e humilhações aos colegas (bullying). Ela via com preocupação as frequentes provocações que envolviam tapas, cutucões e linguagem chula.

Decidiu, então, fazer uma experiência piloto com uma turma de 28 alunos de 11 a 13 anos e propôs trabalhos que mostrassem para que servem as mãos, o tato e os demais sentidos. Cada um escreveu sua história e ilustrou. Um dos meninos, mais rebelde, expressou-se totalmente por meio de história em quadrinhos. Nasceu, assim, o livro "Brincando com os sentidos", que está sendo preparado para publicação no site. O envolvimento dos estudantes durante todo o projeto foi animado e o resultado deixou a educadora empolgada. Aumentou a autoestima do grupo e diminuiu o bullying. Até os outros professores perceberam a mudança no comportamento do grupo, disse Eloísa.

O colégio está localizado numa área carente, cuja comunidade tem pouca autoestima. O desenho ajudou. A professora, que não usa celular, também não sabia que o livro pode ser baixado nos telefones móveis. Ficou animada e disse que pedirá à direção da escola que autorize o uso de celulares para que os estudantes possam ver a obra. Ela acredita que eles ficarão mais interessados ainda no estudo. Agora já planeja desenvolver projetos com colegas de outras disciplinas. "É só ter boa vontade. Compete à direção estimular", diz a educadora.



Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/uma-experencia-que-deu-certo-1258793.html

    Palavras-chave do artigo:

    e book na escola estadual

    Comentar sobre o artigo

    As drogas ameaçam a vida de nossos filhos, causam ruptura em nossas escolas e desagregam famílias. As drogas são todas as substâncias que introduzidas no organismo de um ser vivo, modifica uma ou mais de suas funções. Ela pode ser classificada em psicotrópica ou entorpecente. Dentro de um contexto legal, a droga pode ser lícita, quando seu consumo é permitido pela lei; e ilícita, quando o seu consumo é proibido por lei.

    Por: Marta Nunes e Sirleide Carvalhol Educação> Línguasl 29/10/2012 lAcessos: 124

    A obesidade pode ser definida com base no IMC que é obtido pela divisão da massa corporal pelo quadrado da estatura. O tratamento farmacológico da obesidade está indicado quando o paciente possui um IMC maior que 30,0kg/m2 ou quando apresenta doenças associadas ao excesso de peso. Objetivando realizar pesquisa bibliográfica sobre a obesidade e o uso de anorexígenos. Concluindo que a obesidade vem atingindo números agravantes e o uso dos anorexígenos cada vez mais comuns na busca corpo perfeito.

    Por: Aline Meurerl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/10/2011 lAcessos: 912

    Goiana está localizada na Microrregião da Mata Norte Pernambucana, economicamente representada pela agroindústria canavieira. Em 2010 (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2011) possuía uma população de 75.644 habitantes. Cidade interiorana com infraestrutura simples e segundo o INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2008) caracteriza uma área de influência de Centro de Zona A. As indústrias desse município apresentam três tipos de situações: as indústrias de característica

    Por: albapazl Negócios> Administraçãol 09/10/2012 lAcessos: 191
    Daniel Motta

    A revista Nova Escola é uma publicação de periodicidade mensal, criada em 1986 pela Fundação Victor Cívita. A revista é voltada à comunidade de professores do ensino fundamental. Entre suas editorias, ela aborda diversos assuntos da área educacional, sob as mais variadas formas de textos jornalísticos: entrevistas com especialistas, artigos, relatos de experiências, idéias para sala de aula e seções destinadas a divulgação de trabalhos desenvolvidos em diferentes comunidades do país.

    Por: Daniel Mottal Educação> Ensino Superiorl 05/11/2010 lAcessos: 4,614 lComentário: 1

    A educação como arte suprema no processo cognitivo consolida a prática da convivência através de metodologias flexíveis e participativas na construção civil, elevando em alto nível as atividades comportamentais entre os funcionários, integrando-os na cultura e filosofia da empresa. Estas organizações empresariais, fruto dos anseios de uma ética profissional de caráter humanístico, facilitam a eficácia dos serviços, mão-de-obra e satisfação pessoal de todos os seus partícipes. Ao privilegiar a ab

    Por: Aparecido Fujimotol Educação> Ensino Superiorl 09/07/2008 lAcessos: 44,722 lComentário: 9
    JOSE BRAGA GUIMARAES NETO

    Este artigo tem como objeto à prática da modalidade esportiva Handebol, na cidade de Uberlândia/MG, a partir do final da década de 1970, quando já consolidado no meio escolar e que passa a ser praticado por alunos no âmbito universitário. O porquê de estar fazendo este resgate histórico do handebol da cidade de Uberlândia tem como grande motivo à falta registros de como evoluiu o handebol na cidade de Uberlândia/MG, desta forma o problema se configura da seguinte forma: Como se construiu histori

    Por: JOSE BRAGA GUIMARAES NETOl Esportel 28/07/2010 lAcessos: 2,348 lComentário: 3
    Elizeu Vieira Moreira

    Discute as políticas de gestão da educação implantadas nas escolas da rede estadual do Estado do Amazonas. Analisa essas políticas dentro no contexto do neoliberalismo como uma alternativa teórica, econômica, ideológica, ético-política e educacional, enfatizando a implantação dos processos oriundos do mundo empresarial. Conclui políticas de administração estão comprometidos com a política cultural do neoliberalismo.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 495 lComentário: 2
    Débora Zimermann

    Este artigo tem como objeto de estudo as questões relacionadas à saúde no município de Carazinho-RS, durante as décadas de 1930 e 1940, salientando as condições, os recursos (humanos e materiais) e as práticas utilizadas na cura de enfermidades, disponíveis a carazinhenses, leigos e profissionais da área de saúde. Para tais propósitos foram analisados relatórios enviados pelo Departamento de Saúde do Estado, livros de registro do Hospital de Caridade de Carazinhoe o periódico Jornal da Serra.

    Por: Débora Zimermannl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/07/2010 lAcessos: 1,147 lComentário: 2

    Este artigo descreve sobre a dinâmica do Programa de Formação para Funcionários não docentes da Educação - PROFUNCIONÁRIO, do pólo de Colorado do Oeste Rondônia, no período de maio a julho de 2012, abrangendo 70 cursistas, distribuídos em três turmas: téc. em secretaria, téc. em infraestrutura e técnico em alimentação escolar. O objetivo geral da pesquisa é retratar a tendência atual de formação em serviços, descrevendo a dificuldade da geração emergente em lidar com a informática e impressos

    Por: Valdetel Educaçãol 15/08/2014 lAcessos: 59

    Resumo: Este Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação buscou pesquisar a Gestão Escolar e a Função Social da Escola, tendo por objetivo investigar a relação do processo escolar com o cumprimento da função social da escola e do gestor como elemento determinante para o bom clima organizacional.

    Por: maria das Graças Ribeirol Educaçãol 10/04/2011 lAcessos: 6,601
    Genilda Vieira Rodrigues

    Este artigo tem por objetivo apresentar estudos aprofundados sobre a educação inclusiva dando ênfase à questão envolvida no que se refere ao trabalho do professor com alunos portadores de deficiência. No decorrer da produção serão expostos conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva pontuando o saber fazer e o aprender diante das dificuldades encontradas em trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais, ressaltando ainda mostrar alguns dos recursos e as estratégias utilizados

    Por: Genilda Vieira Rodriguesl Educaçãol 21/02/2015

    Propriedade vocabular é muito importante na hora de redigir o texto, uma vez que saber empregar as palavras mais adequadas no momento enriquece muito o conteúdo do texto e, além disso, torno-o mais clara e objetivo. Mesmo que o texto seja um mero exercício escolar, antes de construí-lo, pergunte-se: para quem escrevo? O tipo de receptor determina a forma de sua mensagem. Um panfleto dirigido a crianças precisa ter uma linguagem fácil, direta, sem rebuscamento.

    Por: Professor Leol Educaçãol 19/02/2015

    Quando se ouve falar em educação, pensamos em escola, em educação formal. E quando o assunto é família temos vários pensamentos. Educação e Família são dois temas bastante complexos, porque educação é muito mais que escolarização, letramento e formação, sendo que família é a instituição mais antiga da sociedade e sofre constantes transformações. Ambas tem a função de socializar e transformar o homem biológico em um ser social.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educaçãol 16/02/2015

    Propostas Pedagógica e a Participação da Família no Resultado. A progressão escola é um instrumento que pode mudar a realidade desses estudantes que estão fora da faixa etária escolar. Determinadas escolas contemplam dentro do seu projeto político pedagógico, o sistema de progressão. Para que funcione a progressão em uma escola é necessário que haja engajamento por parte dos docentes, dos estudantes e da família. É importante ressaltar, que a família também tem um papel fundamental...

    Por: Elonir dutra terral Educaçãol 13/02/2015

    Diante dos agravos causados pela violência doméstica, tais entraves se estendem também ao processo educacional da criança e adolescente. Por outro lado, esta situação nem sempre é conhecida pelos seus educadores no campo acadêmico, causando assim uma lacuna no campo da avaliação pedagógica que, muitas vezes, abrangem somente o campo intelectual. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre os impactos da violência doméstica no processo ensino-aprendizagem.

    Por: Jiane Martins Soaresl Educaçãol 12/02/2015
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    A educação é um direito humano substancial, e como tal, precisa ser garantido universalmente. As conquistas das mulheres brasileiras em relação á educação, vêm crescendo consideravelmente e com isso, reduzindo significativamente o analfabetismo. O número de mulheres no mercado de trabalho cresceu gradativamente e isso ocorreu devido à determinação para conquistar seu espaço, milímetro a milímetro, dentro e fora de casa, e especialmente do empenho em subir novos degraus de instrução.

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 11
    ÁUREA MARIA SOARES LIMA

    O direito de trabalhar, obter formação intelectual e de atuar no cenário político do País, nem sempre foi concedido às mulheres. As mulheres que queriam reverter esta situação, buscando conquistar funções que tradicionalmente não lhes cabiam, devido à sociedade patriarcal, eram ridicularizadas e até difamada. A luta das mulheres brasileiras pelo reconhecimento de seus direitos políticos e civis é secular; a emancipação feminina nas ultimas décadas do séc. XIX era vista pelos mais diversos setore

    Por: ÁUREA MARIA SOARES LIMAl Educaçãol 10/02/2015 lAcessos: 15
    Carlos Henrique Araújo

    Não haverá uma educação de qualidade se não houver uma reforma do ensino no país. Um pacto entre a sociedade e os seus representantes políticos em prol de uma verdadeira reforma do ensino nacional deveria ser estabelecido. Na minha percepção, a reforma do ensino é a mãe de todas as reformas.

    Por: Carlos Henrique Araújol Educaçãol 03/02/2015 lAcessos: 12

    A tecnologia está sutilmente entrando nas escolas.É um dispositivo interessante e curioso para os estudantes,pois não conhecem o uso da internet como recurso de aprendizagem.O projeto teve o apoio da rede VIVO e a editora PLUS.

    Por: Eloisa menezes Pereiral Educaçãol 24/09/2009 lAcessos: 885

    Devastando os sentimentos Alterações surgem Cultivando a liberdade Sobrevivem da desigualdade Nas estradas do tempo Valores se poluem Provocando a transformação Descartam na escravidão

    Por: Eloisa menezes Pereiral Literatura> Poesial 19/07/2008 lAcessos: 37
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast