Uma Reflexão Sobre Ética E A Moral Na Sociedade

Publicado em: 12/11/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 11,609 |

UMA REFLEXÃO SOBRE ÉTICA E A MORAL NA SOCIEDADE

 

                                                                                          Edméa Cristina Reis Ferrreira

        Ética e moral são termos que não raras vezes se confundem. Para diferenciar ética e moral, é importante evidenciar o significado etimológico destas palavras.

         Para Nunes (2000, p.3), a moral define o que é certo ou errado, justo e injusto, licito e ilícito, permitindo e proibido. Determina ações e atitudes que devem ser adotadas pelas pessoas. Mas quem valida tais determinações e quais são os parâmetros utilizados para dar credibilidade aos deveres morais? A resposta poderia ser fácil; as coletividades. No entanto, cada coletividade comunga de ideais diferentes, o que faz várias morais coexistir no interior das coletividades.

         Ética é um vocábulo que provém da palavra grega ethos, que significa modo de ser, a forma como a pessoa organiza sua própria vida na sociedade. Trata-se do processo por meio do qual a pessoa transforma em normas práticas os valores que vão surgindo dentro de uma cultura num determinado histórico.

         Percebe-se assim, a dualidade entre a ética e a moral. Para clareza dos termos podemos entender que se usa a ética para avaliar o caráter, comportamento humano a moral para reger as normas e os valores de uma sociedade.

        Estabelecer uma relação entre ética e os modos contemporâneos de vida deve, acima de tudo, resgatar o que também existe de contemporâneo numa discussão tão antiga quanto à própria filosofia. Não pretendo dar conta de toda essa história, mas ao menos refletir um pouco sobre a maneira como a ética vem pautando o debate atual e que, por isso, aparece cada vez mais na mídia, dando-nos a impressão de que toda a sociedade domina seu conceito.

       Vivemos hoje, momentos discutíveis quanto o que entendemos de ética e moral, provavelmente a sociedade corrupta em que vivemos irá responder que elas se perderam nos livros e no tempo. E às vezes me vejo perguntando será uma crise da civilização? 

       Na verdade é a crise do material, da valorização do ter, da criminalidade, discriminação, racismo, destruição do meio ambiente, drogas, o pior a lei do jeitinho, vieram para destruir a nova civilização e nos lembrar que cada povo faz sua escolha e buscam sua própria destruição. É o que está acontecendo pela perda do caráter e respeito.

      O social não é produto de indivíduos isolados, mas os indivíduos constroem seu modo de ser no real. É justamente por isso que os seres humanos podem e são capazes de transformar suas circunstâncias. Mas para isso o ser humano precisa construir a si mesmo em processo permanente de liberdade junto com os outros (CNBB, 1994, p.105)

       Enfim, Bendito, àqueles que conseguem ser ético e que suas atitudes são sempre voltadas para valores morais. Ser ético é agir direito, é caminhar bem, sem prejudicar os outros. É ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde.  Atualmente é difícil ser ético, mas tenho a certeza que esse é o caminho.

     

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/uma-reflexao-sobre-etica-e-a-moral-na-sociedade-1451713.html

    Palavras-chave do artigo:

    etica moral carater

    Comentar sobre o artigo

    Por que países iguais e com o mesmo potencial e idade se desenvolvem e outros não? Por que não conseguimos sair da condição de país subdesenvolvido e há décadas somos o País do Futuro? Por que somos espezinhados pelos países desenvolvidos, a ponto de nos chamarem de cachorros,como na Espanha? Somos inferiores?

    Por: Ebenézer Anselmol Notícias & Sociedade> Cotidianol 19/03/2009 lAcessos: 5,400
    najara neves de o. e silva

    Neste trabalho visou-se responder a uma indagação que está presente nas mentes de todos os brasileiros na contemporaneidade: os fins justificam os meios? Partiu-se da premissa de que a presença ou falta de ética nas relações interpessoais, assim como a escolha pelas empresas da admissão ou não da responsabilidade social poderia definir a resposta à indagação acima.

    Por: najara neves de o. e silval Negócios> Administraçãol 08/10/2010 lAcessos: 1,154
    cicero adriano dos anjos

    RESUMO: Neste estudo aponta-se a necessidade de se discutir a ética nas empresas, direitos e deveres da pessoa física e jurídica, investigando a ética no âmbito das profissões regulamentadas, Assim a ética tem como objetivo sua atuação pautando-se pela excelência de trabalho da condução das ações, No entanto compete a todos os profissionais a postura ética, sendo importante destacar que na investigação a ser realizada, devem ser consideradas tais como: conceito e o objetivo da ética profissional

    Por: cicero adriano dos anjosl Relacionamentos> Amizadel 20/07/2011 lAcessos: 675 lComentário: 2

    Vendas e Ética dificelmente andam juntas, mas hoje é impressindível ter ética em tuo, principalmente em vendas. Acreditem Ética não é produto mas vende! Hoje a ética é o principal gerador de valor agregado a um produto ou serviço vendido. Tenham ética! Vivam no exemplo!

    Por: Daniel Borgesl Negócios> Vendasl 25/11/2008 lAcessos: 1,031
    Diógenes Pasqualini

    A recuperação da imagem de um candidato acusado de corrupção é um dos maiores desafios no desenvolvimento de um projeto de marketing político eleitoral. Trata-se de trabalho extremamente delicado e, na maioria das vezes, de altíssimo custo. Se "vender" o político honesto já não é tarefa fácil, o que dizer daquele que aparece nas principais páginas da grande imprensa acusado de fraudar o erário público?

    Por: Diógenes Pasqualinil Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 09/01/2013 lAcessos: 44
    Paulo Eduardo

    Ética e moral são termos usados diariamente, contudo muitas vezes os associamos de modo incorreto. O que é ética e moral? Por que como cristãos devemos estudar sobre estes assuntos? Estas perguntas são respondidas de modo que todos possam compreender.

    Por: Paulo Eduardol Religião & Esoterismo> Evangelhol 23/07/2012 lAcessos: 443
    Flavio Andrade

    Vamos começar voltando à interpretação da palavra no seu sentido literal: o termo Ética é originário da Grécia antiga: ethos, que tem o significado de modo de ser ou caráter.

    Por: Flavio Andradel Ciênciasl 26/03/2010 lAcessos: 338

    Noções de ética e moral à luz do Espiritismo É comum nestes dias por que passamos, estarmos vivendo uma situação de ampla tranqüilidade, e uma notícia ou fato narrado por um noticiário nos deixar plenamente aborrecido ou até mesmo desequilibrado. Às vezes é um crime hediondo que nos deixa perplexo; outras vezes um ato de corrupção por parte de autoridades que deveriam ter por princípio a manutenção da ordem e dos bons costumes; ou até mesmo um acidente de grandes proporções envolvendo número enorme de pessoas.

    Por: Cláudio Fajardol Religião & Esoterismo> Religiãol 01/05/2009 lAcessos: 868
    Ramon Barros

    Estamos realmente preparados para separar trabalho, ética, moral e valores? o que são estes itens para você? Os seus valores e princípios correspondem com os de sua organização?

    Por: Ramon Barrosl Carreira> Recursos Humanosl 30/01/2010 lAcessos: 1,207

    Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que altera o humor e costuma estar associada com baixa autoestima e culpa, e normalmente traz consigo distúrbios do apetite (comer demais, ou praticamente nada), e de sono (dormir demais, ou quase nada), entretanto um dos aspectos mais nocivos é a falta de perspectivas, um sentimento de ausência de futuro, de impossibilidade de solução dos problemas, que muitas vezes leva até ao suicídio.

    Por: Central Pressl Educaçãol 31/10/2014

    O presente artigo discorre contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

    Por: neide figueiredo de souzal Educaçãol 29/10/2014

    Faz-se necessário que a avaliação seja orientada pela lógica da continuidade dos processos de formação.

    Por: neide figueiredo de souzal Educaçãol 29/10/2014
    Erineia nascimento da Silva

    O lúdico proveniente da palavra latina "ludus" que significa jogos. Que segundo DANTAS, 1988, representa liberdade para brincar livremente, gratuitamente, prazerosamente. Tornando a brincadeira uma expressão máxima do lúdico, desde da antiga Roma e Grécia em períodos remotos da civilização ocidental utilizava os brinquedos na educação com base nas idéias de Platão e Aristóteles.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 28/10/2014
    Sebastiana Braga

    A formação profissional não consiste apenas em ouvir palestra ou fazer determinados cursos. Pelo contrario, ela é um processo continuo e progressivo, onde através da aprendizagem se acumula conhecimento e este por sua vez vai sendo transformado em práticas bem sucedidas. Dessa forma deve ser pensado numa multiplicidade de saberes que através de um projeto para formação continuada que se complemente e que aborde um tema central a todas as áreas no intuito do melhoramento do ensino aprendizagem.

    Por: Sebastiana Bragal Educaçãol 27/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Sei o quanto. Tudo isso não significa nada. Apesar da interminável beleza dos universos. Contínuos. Sei do insignificado das coisas. Do delírio dos deuses. Das franquezas das razões não lógicas. A metafísica não indutiva.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educaçãol 25/10/2014
    Amanda Souza Machado

    Este trabalho é uma continuação das discussões, pesquisas e reflexões ocorridas durante a elaboração do artigo científico sobre como os educadores exploram as fantasias das crianças, produzidas a partir dos programas de televisão. O artigo propõe-se a apresentar as influências da TV no imaginário das crianças e qual é o papel dos educadores neste momento.

    Por: Amanda Souza Machadol Educaçãol 23/10/2014

    O presente artigo é um estudo bibliográfico que tem como objetivo principal abordar conceitos educacionais e metodologias desenvolvidas em sala de aula usando o lúdico como alternativa de metodologia. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender e adequar a aprendizagem às atuais demandas da educação é necessário conhecer alguns caminhos já percorridos pelo ensino e que se levam a uma redefinição dos objetivos, conteúdo e metodológicos.

    Por: Graciele de Miranda Oliveiral Educaçãol 21/10/2014 lAcessos: 14

    Este artigo busca refletir a identidade do coordenador pedagógico.

    Por: Edméa Cristina Reis Ferreiral Educaçãol 29/10/2009 lAcessos: 2,715 lComentário: 1

    Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de uma proposta interdisciplinar, motivadora, onde levaremos educadores e educandos a refletir e contextualizar as propostas, em que a teoria seja estudada em sala de aula e a prática conhecida através do que denominamos Passeio Cultural. Acreditamos que para se ter uma educação de qualidade é necessário entender que os alunos aprendem quando relacionem fatos, confrontam pontos de vista e refletem criticamente o que aprenderam.

    Por: Edméa Cristina Reis Ferreiral Educaçãol 16/10/2009 lAcessos: 8,238

    Este artigo esclarece alguns pontos sobre um Trablho Monográfico e sua defesa.

    Por: Edméa Cristina Reis Ferreiral Educaçãol 16/10/2009 lAcessos: 509

    Comments on this article

    2
    sgs 29/08/2010
    e um compromiso que assumimos dentro da sociedade,respeitado e cumprindo as normas imposta não saindo dos limites
    1
    Dk 07/01/2010
    que se foda essa filosofia, isso nao influencia a vida de ninguem, a nao ser pra pior, no caso de alunos de ensino medio q se veem obrigados a decorar essas coisas pra passar de ano.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast