Uma Reflexão Sobre Ética E A Moral Na Sociedade

Publicado em: 12/11/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 11,832 |

UMA REFLEXÃO SOBRE ÉTICA E A MORAL NA SOCIEDADE

 

                                                                                          Edméa Cristina Reis Ferrreira

        Ética e moral são termos que não raras vezes se confundem. Para diferenciar ética e moral, é importante evidenciar o significado etimológico destas palavras.

         Para Nunes (2000, p.3), a moral define o que é certo ou errado, justo e injusto, licito e ilícito, permitindo e proibido. Determina ações e atitudes que devem ser adotadas pelas pessoas. Mas quem valida tais determinações e quais são os parâmetros utilizados para dar credibilidade aos deveres morais? A resposta poderia ser fácil; as coletividades. No entanto, cada coletividade comunga de ideais diferentes, o que faz várias morais coexistir no interior das coletividades.

         Ética é um vocábulo que provém da palavra grega ethos, que significa modo de ser, a forma como a pessoa organiza sua própria vida na sociedade. Trata-se do processo por meio do qual a pessoa transforma em normas práticas os valores que vão surgindo dentro de uma cultura num determinado histórico.

         Percebe-se assim, a dualidade entre a ética e a moral. Para clareza dos termos podemos entender que se usa a ética para avaliar o caráter, comportamento humano a moral para reger as normas e os valores de uma sociedade.

        Estabelecer uma relação entre ética e os modos contemporâneos de vida deve, acima de tudo, resgatar o que também existe de contemporâneo numa discussão tão antiga quanto à própria filosofia. Não pretendo dar conta de toda essa história, mas ao menos refletir um pouco sobre a maneira como a ética vem pautando o debate atual e que, por isso, aparece cada vez mais na mídia, dando-nos a impressão de que toda a sociedade domina seu conceito.

       Vivemos hoje, momentos discutíveis quanto o que entendemos de ética e moral, provavelmente a sociedade corrupta em que vivemos irá responder que elas se perderam nos livros e no tempo. E às vezes me vejo perguntando será uma crise da civilização? 

       Na verdade é a crise do material, da valorização do ter, da criminalidade, discriminação, racismo, destruição do meio ambiente, drogas, o pior a lei do jeitinho, vieram para destruir a nova civilização e nos lembrar que cada povo faz sua escolha e buscam sua própria destruição. É o que está acontecendo pela perda do caráter e respeito.

      O social não é produto de indivíduos isolados, mas os indivíduos constroem seu modo de ser no real. É justamente por isso que os seres humanos podem e são capazes de transformar suas circunstâncias. Mas para isso o ser humano precisa construir a si mesmo em processo permanente de liberdade junto com os outros (CNBB, 1994, p.105)

       Enfim, Bendito, àqueles que conseguem ser ético e que suas atitudes são sempre voltadas para valores morais. Ser ético é agir direito, é caminhar bem, sem prejudicar os outros. É ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde.  Atualmente é difícil ser ético, mas tenho a certeza que esse é o caminho.

     

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/uma-reflexao-sobre-etica-e-a-moral-na-sociedade-1451713.html

    Palavras-chave do artigo:

    etica moral carater

    Comentar sobre o artigo

    Por que países iguais e com o mesmo potencial e idade se desenvolvem e outros não? Por que não conseguimos sair da condição de país subdesenvolvido e há décadas somos o País do Futuro? Por que somos espezinhados pelos países desenvolvidos, a ponto de nos chamarem de cachorros,como na Espanha? Somos inferiores?

    Por: Ebenézer Anselmol Notícias & Sociedade> Cotidianol 19/03/2009 lAcessos: 5,447
    najara neves de o. e silva

    Neste trabalho visou-se responder a uma indagação que está presente nas mentes de todos os brasileiros na contemporaneidade: os fins justificam os meios? Partiu-se da premissa de que a presença ou falta de ética nas relações interpessoais, assim como a escolha pelas empresas da admissão ou não da responsabilidade social poderia definir a resposta à indagação acima.

    Por: najara neves de o. e silval Negócios> Administraçãol 08/10/2010 lAcessos: 1,172
    cicero adriano dos anjos

    RESUMO: Neste estudo aponta-se a necessidade de se discutir a ética nas empresas, direitos e deveres da pessoa física e jurídica, investigando a ética no âmbito das profissões regulamentadas, Assim a ética tem como objetivo sua atuação pautando-se pela excelência de trabalho da condução das ações, No entanto compete a todos os profissionais a postura ética, sendo importante destacar que na investigação a ser realizada, devem ser consideradas tais como: conceito e o objetivo da ética profissional

    Por: cicero adriano dos anjosl Relacionamentos> Amizadel 20/07/2011 lAcessos: 686 lComentário: 2

    Vendas e Ética dificelmente andam juntas, mas hoje é impressindível ter ética em tuo, principalmente em vendas. Acreditem Ética não é produto mas vende! Hoje a ética é o principal gerador de valor agregado a um produto ou serviço vendido. Tenham ética! Vivam no exemplo!

    Por: Daniel Borgesl Negócios> Vendasl 25/11/2008 lAcessos: 1,038
    Diógenes Pasqualini

    A recuperação da imagem de um candidato acusado de corrupção é um dos maiores desafios no desenvolvimento de um projeto de marketing político eleitoral. Trata-se de trabalho extremamente delicado e, na maioria das vezes, de altíssimo custo. Se "vender" o político honesto já não é tarefa fácil, o que dizer daquele que aparece nas principais páginas da grande imprensa acusado de fraudar o erário público?

    Por: Diógenes Pasqualinil Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 09/01/2013 lAcessos: 47
    Paulo Eduardo

    Ética e moral são termos usados diariamente, contudo muitas vezes os associamos de modo incorreto. O que é ética e moral? Por que como cristãos devemos estudar sobre estes assuntos? Estas perguntas são respondidas de modo que todos possam compreender.

    Por: Paulo Eduardol Religião & Esoterismo> Evangelhol 23/07/2012 lAcessos: 450
    Rodolfo Augusto Schmit

    Artigo que evidencia a importância da ética, tanto no que tange as relações profissionais, quanto as profissionais, de modo a traçar um paralelo, entre tal instituto e a moral/caráter dos seres humanos.

    Por: Rodolfo Augusto Schmitl Direito> Doutrinal 20/11/2014 lAcessos: 11
    Flavio Andrade

    Vamos começar voltando à interpretação da palavra no seu sentido literal: o termo Ética é originário da Grécia antiga: ethos, que tem o significado de modo de ser ou caráter.

    Por: Flavio Andradel Ciênciasl 26/03/2010 lAcessos: 345

    Noções de ética e moral à luz do Espiritismo É comum nestes dias por que passamos, estarmos vivendo uma situação de ampla tranqüilidade, e uma notícia ou fato narrado por um noticiário nos deixar plenamente aborrecido ou até mesmo desequilibrado. Às vezes é um crime hediondo que nos deixa perplexo; outras vezes um ato de corrupção por parte de autoridades que deveriam ter por princípio a manutenção da ordem e dos bons costumes; ou até mesmo um acidente de grandes proporções envolvendo número enorme de pessoas.

    Por: Cláudio Fajardol Religião & Esoterismo> Religiãol 01/05/2009 lAcessos: 873

    O estudo realizado teve como foco principal compreender os avanços no processo de construção do conhecimento dos alunos de uma turma de 3º ano, através dos jogos matemáticos, priorizando, desse modo, a ludicidade no ensino. A pesquisa foi desenvolvida durante o estágio realizado pela acadêmica e pesquisadora junto a uma turma de 3º ano.

    Por: Luziane Da Silva Costal Educaçãol 15/12/2014
    Idalina Gonçalves Fernandes

    A educação em nosso país necessita ser trabalhada, observando outros princípios como a virtualidade, considerando que as relações com os alunos, o ensino aprendizagem se dissociam cada vez mais da presença física, cujos limites de espaço e tempo servem como subterfúgio, como antiquados rituais, velhas metodologias de ensino, contraproducentes, frente às atuais exigências de autonomia, flexibilidade e criatividade com as quais os alunos são bombardeados.

    Por: Idalina Gonçalves Fernandesl Educaçãol 06/12/2014

    RESUMO A Educação de Jovens e Adultos tem uma especificidade própria, uma vez que os jovens e adultos já têm um repertório de conhecimentos e vivências que exige do professor um tipo de relação pedagógica diferenciada da que é trabalhada com crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Além disso, a sociedade contemporânea tem exigido uma maior capacitação das pessoas para o mercado de trabalho, que a cada dia que passa se torna mais concorrido, tornando a vida mais difícil.

    Por: Giseli Matosl Educaçãol 05/12/2014 lAcessos: 15

    Este artigo de pesquisa analisa o problema gerada pela inserção da disciplina Ensino Religioso na educação pública no Brasil . Demonstra algumas concepções de especialistas sobre a disciplina, seus problemas sócio-pedagógicos e como ela pode ser trabalhada por meio dos temas transversais da educação como valores morais e éticos dentro de uma sociedade igualitária.

    Por: Sortineide Navarro Segural Educaçãol 05/12/2014

    Atualmente o uso dos celulares é um dos temas discutidos por muitos educadores, pois o mesmo atrapalha o andamento das aulas, visto que atrapalha não só quem atende, mas todos os que estão ao seu redor. Há escolas que comprovam o índice do rendimento escolar como negativo , sendo assim chegaram a um bom senso de que o aparelho atrapalha.

    Por: millena bastos mattosl Educaçãol 04/12/2014

    Considerando a importância do espaço escolar na formação do ser humano , onde cada um fazendo a sua parte podemos construir um mundo melhor e o processo ensino aprendizagem se completa quando passamos a conviver coletivamente na busca de um mesmo objetivo. A necessidade de preservação onde todos envolvidos na Unidade Escolar podem contribuir havendo uma interação social.

    Por: millena bastos mattosl Educaçãol 04/12/2014

    A Biblioteca escolar é um local apropriado para facilitar a prática da leitura de forma que a escolha seja livre ou orientada, é o espaço que pode favorecer a aquisição de conhecimento , diversão, há uma variedade de livros, revistas, de diversos assuntos ou temas, onde os estudantes ou até mesmo pessoas da comunidade escolar tem a liberdade de escolher qualquer livro para ler , é o ambiente que pode desenvolver no estudante o gosto pela leitura,

    Por: millena bastos mattosl Educaçãol 04/12/2014

    Respeitar para ser respeitado, ter amor próprio e para com o próximo, sentir a responsabilidade e o comprometimento da vida despertando o espírito humanitário, sensibilizar para necessidade de escolher uma religião a seguir. A família e a escola necessitam estar juntas neste processo de restabelecimento da questão do cultivo dos principais valores sociais, mas se não estiver , cabe ainda a escola despertar a necessidade de promover projetos voltados para este aspecto.

    Por: millena bastos mattosl Educaçãol 04/12/2014 lAcessos: 21

    Este artigo busca refletir a identidade do coordenador pedagógico.

    Por: Edméa Cristina Reis Ferreiral Educaçãol 29/10/2009 lAcessos: 2,727 lComentário: 1

    Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de uma proposta interdisciplinar, motivadora, onde levaremos educadores e educandos a refletir e contextualizar as propostas, em que a teoria seja estudada em sala de aula e a prática conhecida através do que denominamos Passeio Cultural. Acreditamos que para se ter uma educação de qualidade é necessário entender que os alunos aprendem quando relacionem fatos, confrontam pontos de vista e refletem criticamente o que aprenderam.

    Por: Edméa Cristina Reis Ferreiral Educaçãol 16/10/2009 lAcessos: 8,345

    Este artigo esclarece alguns pontos sobre um Trablho Monográfico e sua defesa.

    Por: Edméa Cristina Reis Ferreiral Educaçãol 16/10/2009 lAcessos: 514

    Comments on this article

    2
    sgs 29/08/2010
    e um compromiso que assumimos dentro da sociedade,respeitado e cumprindo as normas imposta não saindo dos limites
    1
    Dk 07/01/2010
    que se foda essa filosofia, isso nao influencia a vida de ninguem, a nao ser pra pior, no caso de alunos de ensino medio q se veem obrigados a decorar essas coisas pra passar de ano.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast