Educação Infantil

Educação Infantil

Educação infantil é extremamente importante para o desenvolvimento da criança. Nestes artigos sobre Educação Infantil nossos autores abordam assunto tais como jogos, ensino fundamental, educação, brincadeiras e muito mais

Clique aqui
Para contribuir escrevendo artigos sobre Educação Infantil!

Escolha do Editor

Aprender é a Troca de Experiências!

Aprender é a Troca de Experiências!

Há muito tempo que a educação escolar vem sendo conduzida de modo conservador por meio da reprodução. O conteúdo é expelido e os alunos absorvem para realizarem uma prova....

Ler Artigo
Material dourado surgimento

Material dourado surgimento

O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática

Ler Artigo

Ao destacar o tema "dificuldade de aprendizagem" muitos confundem esta concepção com uma desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem é tratada por muitos teóricos e estudiosos como um distúrbio ,que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais , afetando o individuo em qualquer área do desempenho escolar.Este artigo visa apresentar uma breve reflexão sobre essas concepções

Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantil l 27/03/2015

Esta temática esta presente diariamente em reuniões que buscam analisar e discutir o problema, para então apontar formas para resolver os distúrbios disciplinares no cotidiano das escolas. A desmotivação e a indisciplina são os maiores obstáculos apresentados pelos professores, que se deparam no dia a dia com à desordem em sala de aula e na escola, além de apresentar como parte desta reclamação a desatenção dos alunos, a falta de interesse e de respeito dos estudantes.

Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantil l 27/03/2015

Este presente Artigo trata de uma reflexão sobre a temática da disortográfia e a importância do trabalho em conjunto dos profissionais educacionais, pacientes e familiares no diagnóstico,tratamento e superação desta distúrbio. Descrevendo a importância do apoio psicopedagogico para se superar tal dificuldade expressa e identificada geralmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantil l 27/03/2015

Acredito que o gosto pela leitura se apreende, é lendo que as pessoas aprendem a gostar de ler, e já de pequenos podemos, ou não, criar o hábito de leitura. Já dizia Carlos Drummond de Andrade que "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede".

Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Educação Infantil l 25/03/2015

Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de encantamento, contos maravilhosos e contos de fadas.

Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantil l 08/03/2015 lAcessos: 14

Uma das características mais marcantes da sociedade atual é seu alto grau de racionalização, isto é, cada vez mais de organiza em função do melhor aproveitamento do tempo. A busca incessante do lucro e de uma maior produtividade submete todos os setores da vida social às mais variadas formas de planejamento. A Educação na fica fora dessa tendência e nem escapa dessa racionalização.

Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantil l 08/03/2015 lAcessos: 11

A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será sempre ela que tem essa responsabilidade? Ou será que ela responsabilidade foi imposta sem maiores questionamentos e agora de quem deve ser cobrada a recuperação dos indivíduos que não tem o comportamento esperado pela sociedade?

Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantil l 08/03/2015 lAcessos: 22

Criar sempre foi uma característica do ser humano. Com essa capacidade o homem cria mas precisa ser despertado e isso só acontece com sua interação com o mundo. Desde o inicio dos tempos o homem cria e produz novas tecnologias. Sempre movido por suas necessidades e desejos. Assim, através dos objetos inventados modifica o mundo e sua relação com o universo. Desde as mais antigas ferramentas até os mais modernos aparelhos percebe-se que a tecnologia é útil, necessária e fascinante.

Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantil l 08/03/2015 lAcessos: 14

Ao longo da institucionalização da Sociologia como ciência no Brasil, várias pesquisas tiveram como objeto de estudo o professor e seu papel dentro das instituições educacionais e na sociedade global. Mas parece que ainda precisamos saber muito sobre essa profissão tão paradoxal: para uns é fundamental em qualquer sociedade que se proponha séria; para outros, uma profissão como outra qualquer, sem nenhuma especificidade e, para completar, em qualquer caso, quase sempre mal remunerada.

Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantil l 08/03/2015 lAcessos: 11

Por muito tempo discutiu-se a Educação no Brasil negligenciando sua relação com a economia. Porém, num certo momento, ficou impossível continuar a tentar analisar e explicar o processo educativo descolado da realidade econômica do país no qual ele se inseria. As implicações do desenvolvimento econômico do país de certa maneira apareceram na Educação, de uma forma ou de outra, particularmente quando se avalia os resultados do processo educativo.

Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantil l 08/03/2015 lAcessos: 20
ANGELA DA SILVA SOARES

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre concepção de infância e Educação Infantil, demonstrando a evolução histórica do sentimento de infância e sua repercussão no atendimento às crianças pequenas. As transformações ocorridas no campo da Educação Infantil estão estritamente ligadas à visão que se tem da criança. De um quase anonimato, a criança passa a ser percebida de uma forma romântica e evolui para um sujeito histórico-cultural, com status de cidadão. Diante desse panorama, a Educação Infantil teve que acompanhar as novas especificidades no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador, que tem que se

Por: ANGELA DA SILVA SOARESl Educação> Educação Infantil l 29/07/2009 lAcessos: 93,214 lComentário: 5

A Educação Infantil é o início da vida escolar de muitas crianças. Atualmente pode se dizer que todas as crianças passam por ela, tanto em creches, instituições publicas, ONGs ou em instituições particulares. Entretanto, em todas as situações é necessário que o profissional da Educação Infantil tenha um perfil apropriado a esta fase do desenvolvimento infantil, esteja aberto a sugestoes e a troca de experiências tão essenciais a este trabalho.

Por: Angela Adriana de Almeida Limal Educação> Educação Infantil l 23/12/2008 lAcessos: 77,348 lComentário: 13

Observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na era da informatização, passam cada dia mais tempo na frente de um computador, de uma televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos. Fazendo com que brinquem menos e socializem-se menos com outras crianças. Com isso a criança perdeu o hábito saudável de brincar outras brincadeiras, até mesmo de ver o mundo além da janela. Sendo assim, surge a idéia de uma prática de mudanças no brincar. Resgatando as brincadeiras antigas: Propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas

Por: claumiranda batista limal Educação> Educação Infantil l 08/01/2009 lAcessos: 76,618 lComentário: 17
LÍVIA FERREIRA

Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciencia de si mesma, dos outros e da sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceita os outros. É oferecer várias ferramentas para que seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida. (Kami, 1991)

Por: LÍVIA FERREIRAl Educação> Educação Infantil l 14/09/2009 lAcessos: 47,278 lComentário: 10

Apresentação A partir de relatório venho trazer as minhas reflexões sobre a observação feita na turma do Maternal I, da escola Sociedade de Amparo À Infância – SOMAI. Esse momento é de extrema importância, porque visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal.

Por: Greyce Lopesl Educação> Educação Infantil l 19/07/2010 lAcessos: 44,775 lComentário: 1

Como ocorre a formação da identidade durante o primeiro ano de vida.

Por: Erivaldo Sennal Educação> Educação Infantil l 13/12/2008 lAcessos: 40,992

O presente artigo tem como objetivo apresentar de forma sucinta estratégias para a aplicabilidade da teoria de Jean Piaget para o desenvolvimento da inteligência acerca dos principais estágios da criança, através de atividades lúdicas, na faixa etária de 1 ano e seis meses até 12 anos.Oportunizando assim o conhecimento pratico adquirido no curso de Pedagogia, na disciplina Didática.A aplicabilidade teve natureza qualitativa, ocorrendo de forma prática na idade de 04 anos, em uma escola da rede privada de Teresina.Vislumbrando possibilidades de se inserir numa totalidade maior, enquanto ação e conhecimento teórico.

Por: Yloma Fernanda Rochal Educação> Educação Infantil l 08/03/2009 lAcessos: 37,594
Tamiris Lima

Resumo Este estudo traz a importância de atividades lúdicas exercida na escola, para trabalhar com a criança o aspecto psicológico. Ensinando a mesma a interagir com o próximo, respeitar regras, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico. Através da melhoria do entendimento sobre o efeito que os jogos podem trazer, enriquecendo interações humanas.

Por: Tamiris Limal Educação> Educação Infantil l 26/01/2009 lAcessos: 32,037 lComentário: 9
SANDRA VAZ DE LIMA

No século XIX, sob influência do pensamento e da filosofia de sua época, destaca-se a figura de Fröebel (1782 – 1852), educador protestante alemão que desenvolveu suas teorias arraigadas em pressupostos idealistas inspiradas no amor à criança e à natureza.

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação> Educação Infantil l 29/05/2009 lAcessos: 26,041 lComentário: 7
SANDRA VAZ DE LIMA

A música deve ser valorizada no contexto escolar, uma vez que permite aos alunos contato direto a uma série de conhecimentos e sensações, gerando oportunidades de descobrir possibilidades expressivas

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação> Educação Infantil l 15/02/2010 lAcessos: 21,710 lComentário: 9

Este artigo sobre Hiperatividade mostra exemplos sobre comportamento hiperativo de uma criança em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber contornar o problema, como posicionar este aluno em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos. Boa Sorte! A Autora.

Por: Dirce Portol Educação> Educação Infantil l 10/07/2010 lAcessos: 8,488

As vezes encontramos dificuldade para percebermos alguns problemas na aprendizagem de nossos alunos um deles é a dislexia conceituada como um transtorno genético e hereditário,podendo ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.veremos neste artigo alguns exemplos de dificuldades causadas pela dislexia. Boa Sorte. Autora.

Por: Dirce Portol Educação> Educação Infantil l 27/10/2010 lAcessos: 1,459
Ivan Dionizio: Sociologo.

Com as queimadas descontroladas; como fica a biodiversidade. E o os nossos filhos e netos como fica.? e o que vão dizer é melhor pensar porque o tempo já esgotou.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Educação Infantil l 25/09/2010 lAcessos: 440
GUTEMBERG MARTINS DE SALES

O artigo destaca a avaliação, tema esse voltado às séries do ensino fundamental. Consiste nas interrogativas sobre o que é avaliação da aprendizagem, avaliação do rendimento e auto-avaliação e sua eficácia. Apresentamos também os critérios para uma avaliação qualitativa, buscando mostrar através das concepções dos autores pesquisados a importância do preparo do educador.

Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantil l 22/05/2011 lAcessos: 3,556
GUTEMBERG MARTINS DE SALES

O artigo analisa documentos que abordam o tema literatura infantil. Os autores consultados se complementam através de suas teorias sobre a visão da criança no mundo da literatura infantil com enfoque nos contos de fadas, foi realizada a análise de contos de fadas de escritores que retomam os contos "Os sapatos vermelhos" de Andersen e "Cinderela" dos escritores e irmãos Grimm. Desta maneira, pode-se afirmar que o mito, a fantasia, o inusitado fazem parte da formação da pessoa humana.

Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantil l 26/05/2011 lAcessos: 5,792
GUTEMBERG MARTINS DE SALES

RESUMO: A pesquisa apresenta algumas orientações teóricas referentes à educação infantil e a educação ambiental, visando proporcionar metodologias de exploração aos problemas ambientais orientados por princípios, valores e habilidades necessárias aos educandos para resolverem problemas. Além dessa discussão, pretendem-se aqui abordar as questões ambientais da atualidade e as chamadas oito metas do milênio para a qualidade de vida.

Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantil l 05/07/2011 lAcessos: 2,904

As ações delituosas são aquelas em que o delito está presente. O delito é uma palavra de origem latina delictu que se refere ao fato que a lei declara punível; crime, culpa, falta; pecado. O flagrante delito ocorre quando na prática o agente é surpreendido. A mídia noticiou com muito destaque o caso de uma procuradora carioca ter feita falsa comunicação de um crime por ela cometido contra uma criança adotiva.

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Educação Infantil l 01/06/2010 lAcessos: 568

RESUMO: Este artigo relata que pensar sobre a Educação Infantil é preciso antes de tudo fazer referências á questão de desenvolvimento humano durante a trajetória da vida. Logo ao nascer, ela já se relaciona com regras e valores da sociedade em que está inserida. No grupo familiar há sempre uma ou mais pessoas que se responsabilizam pela sobrevivência e pela formação do mais novo membro, sendo por isso a família o primeiro espaço de sobrevivência da criança, mas não o único.

Por: Maria Rodrigues Bentol Educação> Educação Infantil l 15/11/2010 lAcessos: 1,653

O filme trata do modo de ensinar crianças dislexas e especiais, trata também da forma tradicional e da forma lúdica utilizadas nas escolas, trata o modo de como se e vista uma criança especial e como ela fica após diagnosticada e tratada corretamente.

Por: angélica soares franciscol Educação> Educação Infantil l 22/03/2012 lAcessos: 13,584
Elisangela de Jesus

Esta pesquisa foi realizada pela necessidade do mundo atual de alfabetização dos deficientes auditivos para uma melhor comunicação com a sociedade ouvinte, de forma, a garantir a socialização e a preparação para a vida profissional. Diante da evidencia que o problema da alfabetização de alunos surdos na escola existe e que os educadores não sabem como agir com essa dificuldade, considera-se importante que exista um estudo que mostre como trabalhar com alunos portadores de deficiência auditiva.

Por: Elisangela de Jesusl Educação> Educação Infantil l 22/06/2011 lAcessos: 7,478
Categorias de Artigos
Recursos
Quantcast