Educação Infantil

Educação Infantil

Educação infantil é extremamente importante para o desenvolvimento da criança. Nestes artigos sobre Educação Infantil nossos autores abordam assunto tais como jogos, ensino fundamental, educação, brincadeiras e muito mais

Clique aqui
Para contribuir escrevendo artigos sobre Educação Infantil!

Escolha do Editor

Material dourado surgimento

Material dourado surgimento

O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática

Ler Artigo
Ajudar os Filhos na Escola

Ajudar os Filhos na Escola

A educação acadêmica não é responsabilidade exclusiva da escola, os pais t~em papel fundamental na escolarização dos filhos. Leia aqui várias dicas para ajudar na vida escolar das...

Ler Artigo

Como obter as informações de que necessitamos para acompanhar os percursos dos estudantes? Como apreender os modos como eles representam os conceitos? Como saber o que pensam sobre o que ensinamos para pensarmos nas possibilidades pedagógicas que assegurariam a qualidade do ensino-aprendizagem? Como proceder para que os estudantes evidenciem seus avanços e suas dificuldades?

Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantil l 18/11/2014

Aprender com prazer, aprender brincando, brincar aprendendo, aprender a aprender, aprender a crescer: a escola é, sim, espaço de aprendizagem. Assim, é fundamental que cada professor se sinta desafiado a repensar o tempo pedagógico, analisando se ensina o que é de direito para os estudantes e se a seleção de conteúdos, capacidades e habilidades é de fato importante naquele momento.

Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantil l 18/11/2014

A prática educativa está fortemente relacionada a processos de comunicação e interação entre os seres, que a utilizam para assimilar seus saberes, habilidades, técnicas, valores, atitudes, e, através disso, construir novos saberes. Sendo assim, não se pode reduzir a educação ao simples ato de ensinar e a pedagogia como um conjunto de métodos que possibilita o ensino. Sendo assim, surge um questionamento essencial a todo aquele que quer compreender, viver e fazer pedagogia: quem é o pedagogo?

Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantil l 18/11/2014

A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.

Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantil l 17/11/2014
Liamara Lucia de Almeida Cacho

Nos anos iniciais, a disciplina que trabalha as noções históricas, de espaço e tempo é chamada de Estudos Sociais. Neste período o professor deve transmitir aos alunos noções fundamentais de organização da vida em sociedade, de como se organiza o próprio município, da atuação das autoridades, organizações e hierarquias, noções de respeito e educação cidadã, além dos deveres e direitos humanos.

Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantil l 14/11/2014 lAcessos: 11
Liamara Lucia de Almeida Cacho

Como todos já sabem e ouviu-se muito falar, a educação autônoma é a mais viável e satisfatória nos dias de hoje. Com tantas transformações ocorrendo em tempo real, e em nível econômico, político e social, além de cultural também. Com base nisto, quero colocar alguns dos meus pensamentos sobre a educação.

Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantil l 14/11/2014
Liamara Lucia de Almeida Cacho

Há tempos busca-se formar integralmente o homem, provavelmente, nenhuma palavra expressa mais essa ideia de formação humana que a palavra, oriunda da Cultura Grega, Paídeia, que exprimia o ideal de desenvolver no ser homem aquilo que era considerado próprio da sua natureza, essa ideia perpassou o humanismo renascentista chegando até aos nossos dias atuais. Diante disso, cabe perguntar: O que significa essa totalização da formação humana? Pode ser definido em um único conceito?

Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantil l 14/11/2014

A educação inclusiva é voltada de todos para todos, os ditos "normais" e as pessoas com algum tipo de deficiência poderão aprender em conjunto. Uma pessoa dependerá da outra para que realmente exista uma educação de qualidade. A função de separar e classificar os alunos, rotulando-os como menos ou mais capazes, dá lugar a de escolher cada um, valorizando suas potencialidades, sua linguagem, suas diferenças, bem como os instrumentos que ampliam suas possibilidades de aprender, de comunicar e de i

Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantil l 14/11/2014 lAcessos: 13

A pesquisa foi feita a partir da observação de como se dá o letramento: oralidade e escrita e a utilização da análise lingüística como fator identificador das maiores dificuldades dos alunos em sala de aula. Além disso, observaram-se as condições de produção textual e verificaram-se quais gêneros discursivos orais e escritos foram mais trabalhados em sala de aula e qual a influência da oralidade nos textos de escrita espontânea. A escolha desse tema surgiu a partir da necessidade de aprofundar c

Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantil l 14/11/2014

O projeto brincadeira de roda tem a finalidade de resgatar as mais singelas cantigas e brincadeiras de roda. A aprendizagem da linguagem oral é um dos mais importantes elementos para que as crianças ampliam suas possibilidades de inserção, e de participação nas diversas práticas sociais.

Por: Isaura do Prado Almeidal Educação> Educação Infantil l 13/11/2014
ANGELA DA SILVA SOARES

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre concepção de infância e Educação Infantil, demonstrando a evolução histórica do sentimento de infância e sua repercussão no atendimento às crianças pequenas. As transformações ocorridas no campo da Educação Infantil estão estritamente ligadas à visão que se tem da criança. De um quase anonimato, a criança passa a ser percebida de uma forma romântica e evolui para um sujeito histórico-cultural, com status de cidadão. Diante desse panorama, a Educação Infantil teve que acompanhar as novas especificidades no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador, que tem que se

Por: ANGELA DA SILVA SOARESl Educação> Educação Infantil l 29/07/2009 lAcessos: 91,360 lComentário: 5

A Educação Infantil é o início da vida escolar de muitas crianças. Atualmente pode se dizer que todas as crianças passam por ela, tanto em creches, instituições publicas, ONGs ou em instituições particulares. Entretanto, em todas as situações é necessário que o profissional da Educação Infantil tenha um perfil apropriado a esta fase do desenvolvimento infantil, esteja aberto a sugestoes e a troca de experiências tão essenciais a este trabalho.

Por: Angela Adriana de Almeida Limal Educação> Educação Infantil l 23/12/2008 lAcessos: 76,822 lComentário: 13

Observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na era da informatização, passam cada dia mais tempo na frente de um computador, de uma televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos. Fazendo com que brinquem menos e socializem-se menos com outras crianças. Com isso a criança perdeu o hábito saudável de brincar outras brincadeiras, até mesmo de ver o mundo além da janela. Sendo assim, surge a idéia de uma prática de mudanças no brincar. Resgatando as brincadeiras antigas: Propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas

Por: claumiranda batista limal Educação> Educação Infantil l 08/01/2009 lAcessos: 76,473 lComentário: 17
LÍVIA FERREIRA

Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciencia de si mesma, dos outros e da sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceita os outros. É oferecer várias ferramentas para que seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida. (Kami, 1991)

Por: LÍVIA FERREIRAl Educação> Educação Infantil l 14/09/2009 lAcessos: 46,904 lComentário: 10

Apresentação A partir de relatório venho trazer as minhas reflexões sobre a observação feita na turma do Maternal I, da escola Sociedade de Amparo À Infância – SOMAI. Esse momento é de extrema importância, porque visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal.

Por: Greyce Lopesl Educação> Educação Infantil l 19/07/2010 lAcessos: 43,997 lComentário: 1

Como ocorre a formação da identidade durante o primeiro ano de vida.

Por: Erivaldo Sennal Educação> Educação Infantil l 13/12/2008 lAcessos: 40,959

O presente artigo tem como objetivo apresentar de forma sucinta estratégias para a aplicabilidade da teoria de Jean Piaget para o desenvolvimento da inteligência acerca dos principais estágios da criança, através de atividades lúdicas, na faixa etária de 1 ano e seis meses até 12 anos.Oportunizando assim o conhecimento pratico adquirido no curso de Pedagogia, na disciplina Didática.A aplicabilidade teve natureza qualitativa, ocorrendo de forma prática na idade de 04 anos, em uma escola da rede privada de Teresina.Vislumbrando possibilidades de se inserir numa totalidade maior, enquanto ação e conhecimento teórico.

Por: Yloma Fernanda Rochal Educação> Educação Infantil l 08/03/2009 lAcessos: 37,382

Resumo Este estudo traz a importância de atividades lúdicas exercida na escola, para trabalhar com a criança o aspecto psicológico. Ensinando a mesma a interagir com o próximo, respeitar regras, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico. Através da melhoria do entendimento sobre o efeito que os jogos podem trazer, enriquecendo interações humanas.

Por: Tamiris Limal Educação> Educação Infantil l 26/01/2009 lAcessos: 31,960 lComentário: 9
SANDRA VAZ DE LIMA

No século XIX, sob influência do pensamento e da filosofia de sua época, destaca-se a figura de Fröebel (1782 – 1852), educador protestante alemão que desenvolveu suas teorias arraigadas em pressupostos idealistas inspiradas no amor à criança e à natureza.

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação> Educação Infantil l 29/05/2009 lAcessos: 25,679 lComentário: 7
SANDRA VAZ DE LIMA

A música deve ser valorizada no contexto escolar, uma vez que permite aos alunos contato direto a uma série de conhecimentos e sensações, gerando oportunidades de descobrir possibilidades expressivas

Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educação> Educação Infantil l 15/02/2010 lAcessos: 21,519 lComentário: 9

Este artigo sobre Hiperatividade mostra exemplos sobre comportamento hiperativo de uma criança em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber contornar o problema, como posicionar este aluno em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos. Boa Sorte! A Autora.

Por: Dirce Portol Educação> Educação Infantil l 10/07/2010 lAcessos: 8,311

As vezes encontramos dificuldade para percebermos alguns problemas na aprendizagem de nossos alunos um deles é a dislexia conceituada como um transtorno genético e hereditário,podendo ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.veremos neste artigo alguns exemplos de dificuldades causadas pela dislexia. Boa Sorte. Autora.

Por: Dirce Portol Educação> Educação Infantil l 27/10/2010 lAcessos: 1,437
Ivan Dionizio: Sociologo.

Com as queimadas descontroladas; como fica a biodiversidade. E o os nossos filhos e netos como fica.? e o que vão dizer é melhor pensar porque o tempo já esgotou.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Educação Infantil l 25/09/2010 lAcessos: 428
GUTEMBERG MARTINS DE SALES

O artigo destaca a avaliação, tema esse voltado às séries do ensino fundamental. Consiste nas interrogativas sobre o que é avaliação da aprendizagem, avaliação do rendimento e auto-avaliação e sua eficácia. Apresentamos também os critérios para uma avaliação qualitativa, buscando mostrar através das concepções dos autores pesquisados a importância do preparo do educador.

Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantil l 22/05/2011 lAcessos: 3,474
GUTEMBERG MARTINS DE SALES

O artigo analisa documentos que abordam o tema literatura infantil. Os autores consultados se complementam através de suas teorias sobre a visão da criança no mundo da literatura infantil com enfoque nos contos de fadas, foi realizada a análise de contos de fadas de escritores que retomam os contos "Os sapatos vermelhos" de Andersen e "Cinderela" dos escritores e irmãos Grimm. Desta maneira, pode-se afirmar que o mito, a fantasia, o inusitado fazem parte da formação da pessoa humana.

Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantil l 26/05/2011 lAcessos: 5,535
GUTEMBERG MARTINS DE SALES

RESUMO: A pesquisa apresenta algumas orientações teóricas referentes à educação infantil e a educação ambiental, visando proporcionar metodologias de exploração aos problemas ambientais orientados por princípios, valores e habilidades necessárias aos educandos para resolverem problemas. Além dessa discussão, pretendem-se aqui abordar as questões ambientais da atualidade e as chamadas oito metas do milênio para a qualidade de vida.

Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantil l 05/07/2011 lAcessos: 2,748

RESUMO: Este artigo relata que pensar sobre a Educação Infantil é preciso antes de tudo fazer referências á questão de desenvolvimento humano durante a trajetória da vida. Logo ao nascer, ela já se relaciona com regras e valores da sociedade em que está inserida. No grupo familiar há sempre uma ou mais pessoas que se responsabilizam pela sobrevivência e pela formação do mais novo membro, sendo por isso a família o primeiro espaço de sobrevivência da criança, mas não o único.

Por: Maria Rodrigues Bentol Educação> Educação Infantil l 15/11/2010 lAcessos: 1,617

As ações delituosas são aquelas em que o delito está presente. O delito é uma palavra de origem latina delictu que se refere ao fato que a lei declara punível; crime, culpa, falta; pecado. O flagrante delito ocorre quando na prática o agente é surpreendido. A mídia noticiou com muito destaque o caso de uma procuradora carioca ter feita falsa comunicação de um crime por ela cometido contra uma criança adotiva.

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Educação Infantil l 01/06/2010 lAcessos: 529
Flavio Andrade

Você já ouviu falar de Susan Polgar? Se a resposta é não, saiba um pouco da sua história neste artigo. Susan Polgar nasceu em Budapeste em 1969 e hoje reside e trabalha em Nova York, tem filhos e foi a primeira mulher a se tornar uma grande enxadrista. O cérebrode Susan funciona como o de um gênio, com uma diferença - ela foi transformada pelo seu pai Laszlo Polgar. O pai de Susan é psicólogo e desenvolveu profundas pesquisas sobre as origens da genialidade na infância.

Por: Flavio Andradel Educação> Educação Infantil l 02/04/2010 lAcessos: 767

O filme trata do modo de ensinar crianças dislexas e especiais, trata também da forma tradicional e da forma lúdica utilizadas nas escolas, trata o modo de como se e vista uma criança especial e como ela fica após diagnosticada e tratada corretamente.

Por: angélica soares franciscol Educação> Educação Infantil l 22/03/2012 lAcessos: 12,571
Categorias de Artigos
Recursos
Quantcast