A importância da Educação Infantil

Publicado em: 06/06/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 4,290 |

O surgimento mais aceito da Educação Infantil, faz-se com a ideia de que a necessidade da mulher inserir ao mercado de trabalho foi fator determinante para a criação dos jardins de infância,termo criado pelo alemão Friedrich Froebel.

Mundialmente, a Educação Infantil precede ao ingresso ao Ensino Regular,na tentativa de preparação no processo de alfabetização.

No Brasil, a Educação Infantil tornou-se aparente a partir da criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ,conhecida como LDB lei 9394/96, norteando os educadores e administradores dessa área.Assim, ficou definido que Educação Infantil compreende:creches e pré- escolas.

O que verdadeiramente compete a esse nível de ensino, é demonstrado nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil ,desde as faixas etárias aos conteúdos e objetivos a serem desenvolvidos.

Na nossa sociedade contemporânea, a ideia que se tem das escolas de Educação Infantil é de que seja um lugar seguro para deixar os filhos quando os pais ou responsáveis vão ao trabalho ou não podem estar juntos das crianças. Infelizmente, são pouquíssimas ou quase raras pessoas que tem noção do que se trata o termo Educação Infantil.

Chegando as estruturas dos prédios das escolas públicas ou até mesmo particulares,nos deparamos com degraus,pisos inadequados e outros materiais que podem causar danos as crianças e muitas vezes desapercebidos pelos pais.

Os pais ,pelo desconhecimento,acreditam que as crianças vão a escola para brincar e comer e toda a sociedade assim prega. Escola de verdade é o Ensino Fundamental.

Correr, pular,rasgar,colar,pintar ,desenhar, criar, montar, encaixar, conviver, contar,ouvir,lavar as mãos,ter postura nas refeições,respeitar o próximo e a si,são ações que desenvolvem o indivíduo como um todo e para  a sociedade.Geramos cidadãos conscientes.

Os educadores da Educação Infantil,muitas vezes mal preparados,mal reconhecidos  e mal remunerados, esquecem ou fazem com que esqueçam a importância do seu papel para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Sabemos que as janelas para o conhecimento estão mais do que abertas durante a infância.

Jean Piaget,comprova diante dos seus estudos que ,o desenvolvimento começa quando bebês e o brincar é de suma importância.

A sociedade valoriza o brincar?

Será que há realmente interesse da sociedade desenvolver as nossas crianças?Qual a verdadeira importância da Educação Infantil no Brasil?Chame a tia.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-educacao-infantil-2560932.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    escola

    ,

    crianca

    Comentar sobre o artigo

    SONIA OLIVEIRA SILVA

    A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 11/07/2008 lAcessos: 341,083 lComentário: 29

    O presente artigo tem como objetivo de apresentar a pesquisa sobre a influencia dos meios tecnológicos na educação e aprendizagem de crianças e adolescentes e contribuir com a conscientização sobre os possíveis riscos que as redes sociais oferecem. A pesquisa foi realizada no programa escola da família e teve como base o método dedutivo. Conclui-se que cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável.

    Por: Ivan Guilherme Machadol Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 06/10/2014 lAcessos: 17

    As especulações do que é certo ou errado a respeito dos conteúdos apresentados pela Televisão são muitos,venho através desse artigo procurar uma interação entre nós educadores e educandos, entre o que se é mostrado na Televisão, procurando um meio termo, uma busca de um olhar critico a respeito da Televisão, não colocando ela como a grande vilã, mais buscando utilizar pedagogicamente o seu conteúdo no dia a dia escolar.

    Por: Walkiria Dominguesl Educaçãol 03/09/2009 lAcessos: 4,650

    No presente trabalho abordar-se-á a temática polêmica e delicada na sociedade atual, o direito à educação de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela visual, auditiva, genética, mental, física, entre outras. No contexto escolar constantemente presencia-se cenas de descaso, marginalização e discriminação de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais e/ou deficientes.

    Por: SIMARA SEBASTIANA DA SILVSl Educação> Educação Infantill 10/12/2012 lAcessos: 86

    Este trabalho discute a educação infantil no contexto das políticas públicas educacionais no Brasil. Inicialmente, trás uma concepção de Infância do século XV até a contemporaneidade. Trata em seguida, do processo de iniciação das creches e jardins-de-infância até a sua institucionalização. Focaliza também, a formação de professores da educação infantil, uma das demandas necessárias para a qualidade do ensino nesta modalidade.

    Por: ISAURA FRANCISCO DE OLIVIERAl Educaçãol 30/11/2008 lAcessos: 3,679
    Escola Kindergarten

    socialização infantil é dever dos pais ou da escola? Esse é o tema do artigo em que discutimos se como a educação pode transformar o mundo do amanhã. Abordamos ainda o papel das Escolas de Educação Infantil e seus respectivos papeis nessa transformação.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 21/11/2012 lAcessos: 70

    Este trabalho científico contempla de maneira sucinta a Educação Inclusiva e a importância do psicopedagogo na área social e educacional, em especial a inclusão das crianças e adolescentes no âmbito da educação do Ensino Infantil ao Ensino Superior como também as questões de fazer valer à integração das leis na educação e da concepção da Psicopedagogia na formação das pessoas com necessidades especiais no âmbito escolar e social, utilizando a Prática pedagógica, da afetividade, da dedicação e do

    Por: Maria Ivanilda Campos Pinheirol Educação> Educação Infantill 02/12/2011 lAcessos: 2,295
    ANGELA DA SILVA SOARES

    Este trabalho procura fazer uma discussaõ sobre o processo de inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino. Partindo de um estudo histórico sobre a evlução do atendimento prestasdo às crianças com deficiência, que culminou com o processo de inclusão escolar.

    Por: ANGELA DA SILVA SOARESl Educaçãol 29/07/2009 lAcessos: 17,849 lComentário: 1
    Hellen Bessa de Oliveira

    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura sobre como está sendo tratada a questão da sexualidade na escola.

    Por: Hellen Bessa de Oliveiral Educação> Educação Infantill 28/05/2013 lAcessos: 129
    Fábia Utsch

    No presente estudo tratei da inclusão apresentando o significado da palavra e trouxe o termo para a educação: escola e educação inclusiva. O termo inclusão se aplica em diversas situações e um cuidado especial precisa ser tomado para dar verdadeiro sentido à palavra na educação, pois se trata de aplicar o termo com pessoas. A partir dessa compreensão apresento algumas orientações para a inclusão na educação infantil.

    Por: Fábia Utschl Educação> Educação Infantill 28/11/2012 lAcessos: 133
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    No cenário educativo, os jogos ajudam a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 27/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Entende-se por racismo no futebol, qualquer prática racista oriunda de xingamentos ou algum tipo de sinal obsceno, praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. A rivalidade entre times pode ser uma das explicações, mas alguns casos se tornaram tão polêmicos que atingiram em cheio a mídia e as pessoas pela revolta do ato completamente errôneo.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Iniciamos esta discussão indagando aos nossos leitores se em algum momento pararam para observar as inúmeras expressões faciais que docentes e educandos protagonizam em sala de aula? Frente a isto nos questionamos: o que aconteceu com nossos alunos? O que houve com a docilidade, amabilidade, respeito, e admiração com a figura docente? Por quais caminhos se dispersaram? E por que não dizer a humanização do ambiente escolar?

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    edivaldo coelho da silva

    EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CRIANÇAS PARA AS MESMAS AO CHEGAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES ESTAREM PREPARADAS PARA AS ADVERSIDADES DOS RISCOS ENCONTRADOS NAS ATIVIDADES LABORAIS A ATUAR COM SEGURANÇA.

    Por: edivaldo coelho da silval Educação> Educação Infantill 26/10/2014 lAcessos: 11
    ELISETE AMADOR PEREIRA

    Nosso artigo de opinião vem tratando do perfil ou papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola, na cidade de Alto Araguaia- MT. Percebemos que o papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola tem sido diferente do que realmente deve ser, ou seja, o Coordenador Pedagógico tem desempenhado funções alheias às suas, fazendo mais o papel administrativo e burocrático do que o pedagógico. é sobre isso que falaremos aqui, dando nossa opinião.

    Por: ELISETE AMADOR PEREIRAl Educação> Educação Infantill 23/10/2014

    O presente artigo aborda o sistema de ensino de língua portuguesa envolvendo o aluno com dislexia e os professores que atuam na 5º serie, no contexto educacional de nível fundamental II.Visa investigar, as metodologias adotadas em sala nas aulas de língua portuguesa e se são suficientes para proporcionar aulas apropriadas quão grandemente necessárias, para contemplar as especificidades do aluno disléxico, de maneira a assegurar o seu aprendizado.

    Por: Taynara Freitas de Souzal Educação> Educação Infantill 22/10/2014 lAcessos: 15

    As conexões entre brincar, aprender e ensinar são perceptíveis quando o educador consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os objetivos dos alunos. Ensinando a aprender contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo, preparando para o exercício da cidadania e da vida coletiva incentivando a buscar justiça social e igualdade com o respeito à diferença.

    Por: Rosana Maciel Averl Educação> Educação Infantill 12/10/2014 lAcessos: 39

    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre o impacto do programa escola da família na vida de crianças e adolescentes da Escola Vicente Minicucci na cidade de Franca . A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Vicente Minicucci, na cidade de Franca - SP. Seguindo os métodos de observação e questionário aplicados aos responsáveis e participantes do programa. Foi possível perceber que esse programa tem sido de suma importância pelo fato de tirar as crianças da rua, lugar

    Por: Leticia Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/10/2014 lAcessos: 24
    Elisangela de Souza Vieira

    Trata-se do propósito social da educação infantil no Brasil

    Por: Elisangela de Souza Vieiral Educação> Educação Infantill 12/11/2010 lAcessos: 5,267
    Elisangela de Souza Vieira

    Apenas o sentir para quem sente. Qual é o sentido de sentir com os sentidos? Ao acordar pela manhã : ouvir o alarme do relógio...o descanso acabou? Ao levantar-se : deparar-se frente ao espelho com sua imagem amassada...essa é a realidade? Ao banhar-se: Inspirar o doce aroma de um bom banho...lava-se também a alma?

    Por: Elisangela de Souza Vieiral Literatura> Poesial 12/11/2010 lAcessos: 71
    Elisangela de Souza Vieira

    O que é auto estima. A importância da auto estima. Benefícios da auto estima.

    Por: Elisangela de Souza Vieiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 25/06/2010 lAcessos: 244
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast