A importância da Educação Infantil

Publicado em: 06/06/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 4,319 |

O surgimento mais aceito da Educação Infantil, faz-se com a ideia de que a necessidade da mulher inserir ao mercado de trabalho foi fator determinante para a criação dos jardins de infância,termo criado pelo alemão Friedrich Froebel.

Mundialmente, a Educação Infantil precede ao ingresso ao Ensino Regular,na tentativa de preparação no processo de alfabetização.

No Brasil, a Educação Infantil tornou-se aparente a partir da criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ,conhecida como LDB lei 9394/96, norteando os educadores e administradores dessa área.Assim, ficou definido que Educação Infantil compreende:creches e pré- escolas.

O que verdadeiramente compete a esse nível de ensino, é demonstrado nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil ,desde as faixas etárias aos conteúdos e objetivos a serem desenvolvidos.

Na nossa sociedade contemporânea, a ideia que se tem das escolas de Educação Infantil é de que seja um lugar seguro para deixar os filhos quando os pais ou responsáveis vão ao trabalho ou não podem estar juntos das crianças. Infelizmente, são pouquíssimas ou quase raras pessoas que tem noção do que se trata o termo Educação Infantil.

Chegando as estruturas dos prédios das escolas públicas ou até mesmo particulares,nos deparamos com degraus,pisos inadequados e outros materiais que podem causar danos as crianças e muitas vezes desapercebidos pelos pais.

Os pais ,pelo desconhecimento,acreditam que as crianças vão a escola para brincar e comer e toda a sociedade assim prega. Escola de verdade é o Ensino Fundamental.

Correr, pular,rasgar,colar,pintar ,desenhar, criar, montar, encaixar, conviver, contar,ouvir,lavar as mãos,ter postura nas refeições,respeitar o próximo e a si,são ações que desenvolvem o indivíduo como um todo e para  a sociedade.Geramos cidadãos conscientes.

Os educadores da Educação Infantil,muitas vezes mal preparados,mal reconhecidos  e mal remunerados, esquecem ou fazem com que esqueçam a importância do seu papel para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Sabemos que as janelas para o conhecimento estão mais do que abertas durante a infância.

Jean Piaget,comprova diante dos seus estudos que ,o desenvolvimento começa quando bebês e o brincar é de suma importância.

A sociedade valoriza o brincar?

Será que há realmente interesse da sociedade desenvolver as nossas crianças?Qual a verdadeira importância da Educação Infantil no Brasil?Chame a tia.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-educacao-infantil-2560932.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    escola

    ,

    crianca

    Comentar sobre o artigo

    SONIA OLIVEIRA SILVA

    A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 11/07/2008 lAcessos: 341,504 lComentário: 29

    O presente artigo tem como objetivo de apresentar a pesquisa sobre a influencia dos meios tecnológicos na educação e aprendizagem de crianças e adolescentes e contribuir com a conscientização sobre os possíveis riscos que as redes sociais oferecem. A pesquisa foi realizada no programa escola da família e teve como base o método dedutivo. Conclui-se que cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável.

    Por: Ivan Guilherme Machadol Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 06/10/2014 lAcessos: 49

    As especulações do que é certo ou errado a respeito dos conteúdos apresentados pela Televisão são muitos,venho através desse artigo procurar uma interação entre nós educadores e educandos, entre o que se é mostrado na Televisão, procurando um meio termo, uma busca de um olhar critico a respeito da Televisão, não colocando ela como a grande vilã, mais buscando utilizar pedagogicamente o seu conteúdo no dia a dia escolar.

    Por: Walkiria Dominguesl Educaçãol 03/09/2009 lAcessos: 4,756

    No presente trabalho abordar-se-á a temática polêmica e delicada na sociedade atual, o direito à educação de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela visual, auditiva, genética, mental, física, entre outras. No contexto escolar constantemente presencia-se cenas de descaso, marginalização e discriminação de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais e/ou deficientes.

    Por: SIMARA SEBASTIANA DA SILVSl Educação> Educação Infantill 10/12/2012 lAcessos: 103

    Este trabalho discute a educação infantil no contexto das políticas públicas educacionais no Brasil. Inicialmente, trás uma concepção de Infância do século XV até a contemporaneidade. Trata em seguida, do processo de iniciação das creches e jardins-de-infância até a sua institucionalização. Focaliza também, a formação de professores da educação infantil, uma das demandas necessárias para a qualidade do ensino nesta modalidade.

    Por: ISAURA FRANCISCO DE OLIVIERAl Educaçãol 30/11/2008 lAcessos: 3,692
    Escola Kindergarten

    socialização infantil é dever dos pais ou da escola? Esse é o tema do artigo em que discutimos se como a educação pode transformar o mundo do amanhã. Abordamos ainda o papel das Escolas de Educação Infantil e seus respectivos papeis nessa transformação.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 21/11/2012 lAcessos: 81

    Este trabalho científico contempla de maneira sucinta a Educação Inclusiva e a importância do psicopedagogo na área social e educacional, em especial a inclusão das crianças e adolescentes no âmbito da educação do Ensino Infantil ao Ensino Superior como também as questões de fazer valer à integração das leis na educação e da concepção da Psicopedagogia na formação das pessoas com necessidades especiais no âmbito escolar e social, utilizando a Prática pedagógica, da afetividade, da dedicação e do

    Por: Maria Ivanilda Campos Pinheirol Educação> Educação Infantill 02/12/2011 lAcessos: 2,698
    ANGELA DA SILVA SOARES

    Este trabalho procura fazer uma discussaõ sobre o processo de inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino. Partindo de um estudo histórico sobre a evlução do atendimento prestasdo às crianças com deficiência, que culminou com o processo de inclusão escolar.

    Por: ANGELA DA SILVA SOARESl Educaçãol 29/07/2009 lAcessos: 17,992 lComentário: 1

    O presente trabalho visa abordar a importância da Interação entre Escola e Família no Processo Pedagógico para uma educação de qualidade, sobre as atuações dos profissionais em educação e o que eles tem feito para que ocorra essa interação e sobre sugestões para que ambas as partes, tanto a escola quanto a família, alcancem um objetivo em comum.

    Por: Arlete Luiza de Souzal Educação> Educação Infantill 02/11/2014 lAcessos: 78
    Hellen Bessa de Oliveira

    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura sobre como está sendo tratada a questão da sexualidade na escola.

    Por: Hellen Bessa de Oliveiral Educação> Educação Infantill 28/05/2013 lAcessos: 159

    Ao destacar o tema "dificuldade de aprendizagem" muitos confundem esta concepção com uma desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem é tratada por muitos teóricos e estudiosos como um distúrbio ,que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais , afetando o individuo em qualquer área do desempenho escolar.Este artigo visa apresentar uma breve reflexão sobre essas concepções

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Esta temática esta presente diariamente em reuniões que buscam analisar e discutir o problema, para então apontar formas para resolver os distúrbios disciplinares no cotidiano das escolas. A desmotivação e a indisciplina são os maiores obstáculos apresentados pelos professores, que se deparam no dia a dia com à desordem em sala de aula e na escola, além de apresentar como parte desta reclamação a desatenção dos alunos, a falta de interesse e de respeito dos estudantes.

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Este presente Artigo trata de uma reflexão sobre a temática da disortográfia e a importância do trabalho em conjunto dos profissionais educacionais, pacientes e familiares no diagnóstico,tratamento e superação desta distúrbio. Descrevendo a importância do apoio psicopedagogico para se superar tal dificuldade expressa e identificada geralmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Acredito que o gosto pela leitura se apreende, é lendo que as pessoas aprendem a gostar de ler, e já de pequenos podemos, ou não, criar o hábito de leitura. Já dizia Carlos Drummond de Andrade que "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede".

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Educação Infantill 25/03/2015

    Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de encantamento, contos maravilhosos e contos de fadas.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 14

    Uma das características mais marcantes da sociedade atual é seu alto grau de racionalização, isto é, cada vez mais de organiza em função do melhor aproveitamento do tempo. A busca incessante do lucro e de uma maior produtividade submete todos os setores da vida social às mais variadas formas de planejamento. A Educação na fica fora dessa tendência e nem escapa dessa racionalização.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 11

    A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será sempre ela que tem essa responsabilidade? Ou será que ela responsabilidade foi imposta sem maiores questionamentos e agora de quem deve ser cobrada a recuperação dos indivíduos que não tem o comportamento esperado pela sociedade?

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 22

    Criar sempre foi uma característica do ser humano. Com essa capacidade o homem cria mas precisa ser despertado e isso só acontece com sua interação com o mundo. Desde o inicio dos tempos o homem cria e produz novas tecnologias. Sempre movido por suas necessidades e desejos. Assim, através dos objetos inventados modifica o mundo e sua relação com o universo. Desde as mais antigas ferramentas até os mais modernos aparelhos percebe-se que a tecnologia é útil, necessária e fascinante.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 14
    Elisangela de Souza Vieira

    Trata-se do propósito social da educação infantil no Brasil

    Por: Elisangela de Souza Vieiral Educação> Educação Infantill 12/11/2010 lAcessos: 5,680
    Elisangela de Souza Vieira

    Apenas o sentir para quem sente. Qual é o sentido de sentir com os sentidos? Ao acordar pela manhã : ouvir o alarme do relógio...o descanso acabou? Ao levantar-se : deparar-se frente ao espelho com sua imagem amassada...essa é a realidade? Ao banhar-se: Inspirar o doce aroma de um bom banho...lava-se também a alma?

    Por: Elisangela de Souza Vieiral Literatura> Poesial 12/11/2010 lAcessos: 74
    Elisangela de Souza Vieira

    O que é auto estima. A importância da auto estima. Benefícios da auto estima.

    Por: Elisangela de Souza Vieiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 25/06/2010 lAcessos: 264
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast