A importância da Educação Infantil

06/06/2010 • Por • 4,336 Acessos

O surgimento mais aceito da Educação Infantil, faz-se com a ideia de que a necessidade da mulher inserir ao mercado de trabalho foi fator determinante para a criação dos jardins de infância,termo criado pelo alemão Friedrich Froebel.

Mundialmente, a Educação Infantil precede ao ingresso ao Ensino Regular,na tentativa de preparação no processo de alfabetização.

No Brasil, a Educação Infantil tornou-se aparente a partir da criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ,conhecida como LDB lei 9394/96, norteando os educadores e administradores dessa área.Assim, ficou definido que Educação Infantil compreende:creches e pré- escolas.

O que verdadeiramente compete a esse nível de ensino, é demonstrado nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil ,desde as faixas etárias aos conteúdos e objetivos a serem desenvolvidos.

Na nossa sociedade contemporânea, a ideia que se tem das escolas de Educação Infantil é de que seja um lugar seguro para deixar os filhos quando os pais ou responsáveis vão ao trabalho ou não podem estar juntos das crianças. Infelizmente, são pouquíssimas ou quase raras pessoas que tem noção do que se trata o termo Educação Infantil.

Chegando as estruturas dos prédios das escolas públicas ou até mesmo particulares,nos deparamos com degraus,pisos inadequados e outros materiais que podem causar danos as crianças e muitas vezes desapercebidos pelos pais.

Os pais ,pelo desconhecimento,acreditam que as crianças vão a escola para brincar e comer e toda a sociedade assim prega. Escola de verdade é o Ensino Fundamental.

Correr, pular,rasgar,colar,pintar ,desenhar, criar, montar, encaixar, conviver, contar,ouvir,lavar as mãos,ter postura nas refeições,respeitar o próximo e a si,são ações que desenvolvem o indivíduo como um todo e para  a sociedade.Geramos cidadãos conscientes.

Os educadores da Educação Infantil,muitas vezes mal preparados,mal reconhecidos  e mal remunerados, esquecem ou fazem com que esqueçam a importância do seu papel para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Sabemos que as janelas para o conhecimento estão mais do que abertas durante a infância.

Jean Piaget,comprova diante dos seus estudos que ,o desenvolvimento começa quando bebês e o brincar é de suma importância.

A sociedade valoriza o brincar?

Será que há realmente interesse da sociedade desenvolver as nossas crianças?Qual a verdadeira importância da Educação Infantil no Brasil?Chame a tia.

 

Perfil do Autor

Elisangela de Souza Vieira

Professora