A Importância da Educação Infantil em Nossa Sociedade

14/10/2013 • Por • 102 Acessos

                 A importância da Educação Infantil em Nossa Sociedade


Há pouquíssimo tempo, que a Educação Infantil,ganhou destaque em nossa sociedade.Com a entrada em massa da mulher no mercado de trabalho ,as mães criaram movimentos de lutas, por creches que atendessem seus filhos.

Na antiguidade ,as crianças  eram vistas como adultos em miniaturas,participando da vida social dos adultos e sem nenhum cuidado específico direcionados a elas.

Com a Constituição de 1988, a Educação Infantil, começou a ter um lugar de destaque na sociedade. E somente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,reconhecida como tal ,somente em 1996, é que a Educação Infantil no Brasil, teve um olhar mais cuidadoso, voltado a ela.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação é um direito de todos, e as crianças precisam ter acesso , ao ensino de qualidade ,desde os primeiros anos de vida, com a inclusão dessas, em creches e em pré -escolas .

Foi com a atuação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ,que realmente a Educação Infantil perdeu o seu aspecto assistencialista e assumiu uma visão pedagógica,com olhar na formação dos profissionais que atuam  nessa área,buscando um profissional qualificado e um nível mínimo de escolaridade ,para atuar nas instituições de educação infantil.

Nos dias atuais as crianças ,são vistas como pessoas em pleno desenvolvimento ,que pensam, agem e sentem, de forma espontânea no meio em que vivem.

Ser criança nos dias de hoje é ter sua história de vida valorizada e respeitada,é ter ambientes sociais elaborados e pensados ,de maneira que tragam conforto, acessibilidade e aprendizagem , é ter profissionais capacitados, que iram acompanhar cada fase de sua vida , na área da educação ,medicina ,alimentação e outros.

A Educação Infantil, é a primeira etapa da educação básica e tem como função trabalhar valores , e o desenvolvimento integral das crianças , ou seja, nos aspectos cognitivos, motores e sociais.Nos quais serão estimulados através de atividades lúdicas e jogos, visando prepara-las para a aquisição de novas habilidades e competências que iram acompanha-las por toda vida.

Essa é a melhor fase de aprendizagem na vida da criança, pois elas vivenciam momentos de fortes emoções, tais como, conflitos ,alegrias e desafios, de forma sadia ,nas interações sociais e em convivência com ambientes e pessoas diferentes.

Com uma educação infantil bem trabalhada, nossas crianças ganham em qualidade de vida e nossa sociedade ganha em bons cidadãos, preparados , cientes e conscientes de seus direitos e deveres, sendo pessoas mais preparadas para vivenciarem situações cotidianas.

A Educação Infantil tem esse cuidado,com a formação de nossas crianças, buscando sempre um trabalho, que valorize o contexto cultural, no qual a criança esta inserida, além de ter o afeto, a dedicação e respeito como base para essa formação, individual e coletiva.

Perfil do Autor

Leidiane Xisto

Meu nome é Leidiane Xisto, sou educadora infantil e estudante de pedagogia.