A Importância da Educação Infantil em Nossa Sociedade

Publicado em: 14/10/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 96 |

                 A importância da Educação Infantil em Nossa Sociedade


Há pouquíssimo tempo, que a Educação Infantil,ganhou destaque em nossa sociedade.Com a entrada em massa da mulher no mercado de trabalho ,as mães criaram movimentos de lutas, por creches que atendessem seus filhos.

Na antiguidade ,as crianças  eram vistas como adultos em miniaturas,participando da vida social dos adultos e sem nenhum cuidado específico direcionados a elas.

Com a Constituição de 1988, a Educação Infantil, começou a ter um lugar de destaque na sociedade. E somente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,reconhecida como tal ,somente em 1996, é que a Educação Infantil no Brasil, teve um olhar mais cuidadoso, voltado a ela.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação é um direito de todos, e as crianças precisam ter acesso , ao ensino de qualidade ,desde os primeiros anos de vida, com a inclusão dessas, em creches e em pré -escolas .

Foi com a atuação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ,que realmente a Educação Infantil perdeu o seu aspecto assistencialista e assumiu uma visão pedagógica,com olhar na formação dos profissionais que atuam  nessa área,buscando um profissional qualificado e um nível mínimo de escolaridade ,para atuar nas instituições de educação infantil.

Nos dias atuais as crianças ,são vistas como pessoas em pleno desenvolvimento ,que pensam, agem e sentem, de forma espontânea no meio em que vivem.

Ser criança nos dias de hoje é ter sua história de vida valorizada e respeitada,é ter ambientes sociais elaborados e pensados ,de maneira que tragam conforto, acessibilidade e aprendizagem , é ter profissionais capacitados, que iram acompanhar cada fase de sua vida , na área da educação ,medicina ,alimentação e outros.

A Educação Infantil, é a primeira etapa da educação básica e tem como função trabalhar valores , e o desenvolvimento integral das crianças , ou seja, nos aspectos cognitivos, motores e sociais.Nos quais serão estimulados através de atividades lúdicas e jogos, visando prepara-las para a aquisição de novas habilidades e competências que iram acompanha-las por toda vida.

Essa é a melhor fase de aprendizagem na vida da criança, pois elas vivenciam momentos de fortes emoções, tais como, conflitos ,alegrias e desafios, de forma sadia ,nas interações sociais e em convivência com ambientes e pessoas diferentes.

Com uma educação infantil bem trabalhada, nossas crianças ganham em qualidade de vida e nossa sociedade ganha em bons cidadãos, preparados , cientes e conscientes de seus direitos e deveres, sendo pessoas mais preparadas para vivenciarem situações cotidianas.

A Educação Infantil tem esse cuidado,com a formação de nossas crianças, buscando sempre um trabalho, que valorize o contexto cultural, no qual a criança esta inserida, além de ter o afeto, a dedicação e respeito como base para essa formação, individual e coletiva.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-educacao-infantil-em-nossa-sociedade-6795114.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    infancia

    Comentar sobre o artigo

    É importante que tenhamos em mente que educação e infância são fatores essenciais no desenvolvimento da cidadania e nos estudos acadêmicos.

    Por: Alexandre Vieiral Educação> Educação Infantill 20/01/2009 lAcessos: 12,817 lComentário: 1

    Projeto Disciplinar na Sala de Aula e na Escola tenta exigir dos alunos Tolerância Zero à indisciplina, mediante a comunicação à Polícia/MP de todos os atos, salvo concordância do aluno e pais em resolver a questão dentro da escola, com trabalho.

    Por: Educação na Escolal Educaçãol 15/07/2011 lAcessos: 365
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    Quando se fala em educação infantil, obrigatoriamente pensa-se em infância. Época de muitos momentos que passam uns bons, outros ruins; alguns muito marcantes, talvez por terem causado algum trauma e tem também aqueles momentos que foram totalmente esquecidos, perdidos na memória.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 09/07/2008 lAcessos: 1,306
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Ao ingressar na escola, a criança adquire novas experiências, novos valores, que irão enriquecer o aprendizado já estabelecido e trazido do seu convívio familiar, ou seja, do seu mundo. Já que, cada criança é um ser único com sua bagagem pessoal de vivências.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 15/02/2010 lAcessos: 5,341 lComentário: 3
    JORGE ELISSANDER N. BALBINO

    Nesse estudo, procurou-se evidenciar a evolução do segmento de educação infantil especificamente no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, analisando sobre a educação infantil no Brasil e no município e as relações entre os profissionais da educação infantil.

    Por: JORGE ELISSANDER N. BALBINOl Educação> Ensino Superiorl 16/02/2011 lAcessos: 1,999
    Fabiana Saturnino da Silva

    O presente trabalho é uma pesquisa que tem como objeto de estudo o brincar no desenvolvimento infantil. A pesquisa aborda o papel do brincar na Educação Infantil, uma vez que os jogos e as brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente construído.

    Por: Fabiana Saturnino da Silval Educação> Educação Infantill 16/02/2015 lAcessos: 17
    ANGELA DA SILVA SOARES

    Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre concepção de infância e Educação Infantil, demonstrando a evolução histórica do sentimento de infância e sua repercussão no atendimento às crianças pequenas. As transformações ocorridas no campo da Educação Infantil estão estritamente ligadas à visão que se tem da criança. De um quase anonimato, a criança passa a ser percebida de uma forma romântica e evolui para um sujeito histórico-cultural, com status de cidadão. Diante desse panorama, a Educação Infantil teve que acompanhar as novas especificidades no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador, que tem que se apropriar dos pressupostos pedagógicos necessários para o desenvolvimento de uma prática docente de qualidade.

    Por: ANGELA DA SILVA SOARESl Educação> Educação Infantill 29/07/2009 lAcessos: 93,271 lComentário: 5

    RESUMO O presente artigo tem por finalidade realizar um relato do sentimento de infância no decorrer dos anos e do lúdico, bem como verificar os pressupostos teóricos que abordam sobre o lúdico na educação infantil. Objetiva também verificar a importância do professor trabalhar o lúdico na educação infantil, verificando a relevância que a ludicidade apresenta nesta fase da criança tanto em seu universo infantil quanto na vida escolar.

    Por: Liliane Cristina Fedrigol Educaçãol 01/12/2014 lAcessos: 72
    Tamaris Fontanella

    A Educação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos. Inicialmente a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível. Com a contribuição de pensamentos dos grandes pensadores houve a quebra de paradigmas que proporcionaram avanços teóricos na área da educação.

    Por: Tamaris Fontanellal Educação> Educação Infantill 22/10/2012 lAcessos: 617

    Este artigo apresenta um breve histórico de como iniciou o atendimento as pessoas com deficiência até aos dias de hoje. Fala da Constituição Federal de 1988 que deu o primeiro passo a implementação da Educação Inclusiva no nosso país.

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Educação Infantill 30/03/2015

    Ao destacar o tema "dificuldade de aprendizagem" muitos confundem esta concepção com uma desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem é tratada por muitos teóricos e estudiosos como um distúrbio ,que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais , afetando o individuo em qualquer área do desempenho escolar.Este artigo visa apresentar uma breve reflexão sobre essas concepções

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Esta temática esta presente diariamente em reuniões que buscam analisar e discutir o problema, para então apontar formas para resolver os distúrbios disciplinares no cotidiano das escolas. A desmotivação e a indisciplina são os maiores obstáculos apresentados pelos professores, que se deparam no dia a dia com à desordem em sala de aula e na escola, além de apresentar como parte desta reclamação a desatenção dos alunos, a falta de interesse e de respeito dos estudantes.

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Este presente Artigo trata de uma reflexão sobre a temática da disortográfia e a importância do trabalho em conjunto dos profissionais educacionais, pacientes e familiares no diagnóstico,tratamento e superação desta distúrbio. Descrevendo a importância do apoio psicopedagogico para se superar tal dificuldade expressa e identificada geralmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Acredito que o gosto pela leitura se apreende, é lendo que as pessoas aprendem a gostar de ler, e já de pequenos podemos, ou não, criar o hábito de leitura. Já dizia Carlos Drummond de Andrade que "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede".

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Educação Infantill 25/03/2015

    Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de encantamento, contos maravilhosos e contos de fadas.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 17

    Uma das características mais marcantes da sociedade atual é seu alto grau de racionalização, isto é, cada vez mais de organiza em função do melhor aproveitamento do tempo. A busca incessante do lucro e de uma maior produtividade submete todos os setores da vida social às mais variadas formas de planejamento. A Educação na fica fora dessa tendência e nem escapa dessa racionalização.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 11

    A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será sempre ela que tem essa responsabilidade? Ou será que ela responsabilidade foi imposta sem maiores questionamentos e agora de quem deve ser cobrada a recuperação dos indivíduos que não tem o comportamento esperado pela sociedade?

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 24
    Leidiane Xisto

    Com esse artigo queremos trazer a discussão,qual a denominação mais condizente a ser dado ao profissional da educação infantil.Hoje nos deparamos em situações em que ,as professoras são tratadas por seus alunos por "tia",reconhecemos que é um tratamento mais afetuoso e íntimo,porém queremos deixar claro a distinção dos dois papéis,o professor é o profissional de educação que tem formação para exercer a função,enquanto a tia é uma pessoa próxima ,um parente.

    Por: Leidiane Xistol Educação> Educação Infantill 18/11/2013 lAcessos: 52
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast