A Importância da Educação Infantil em Nossa Sociedade

Publicado em: 14/10/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 83 |

                 A importância da Educação Infantil em Nossa Sociedade


Há pouquíssimo tempo, que a Educação Infantil,ganhou destaque em nossa sociedade.Com a entrada em massa da mulher no mercado de trabalho ,as mães criaram movimentos de lutas, por creches que atendessem seus filhos.

Na antiguidade ,as crianças  eram vistas como adultos em miniaturas,participando da vida social dos adultos e sem nenhum cuidado específico direcionados a elas.

Com a Constituição de 1988, a Educação Infantil, começou a ter um lugar de destaque na sociedade. E somente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,reconhecida como tal ,somente em 1996, é que a Educação Infantil no Brasil, teve um olhar mais cuidadoso, voltado a ela.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação é um direito de todos, e as crianças precisam ter acesso , ao ensino de qualidade ,desde os primeiros anos de vida, com a inclusão dessas, em creches e em pré -escolas .

Foi com a atuação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ,que realmente a Educação Infantil perdeu o seu aspecto assistencialista e assumiu uma visão pedagógica,com olhar na formação dos profissionais que atuam  nessa área,buscando um profissional qualificado e um nível mínimo de escolaridade ,para atuar nas instituições de educação infantil.

Nos dias atuais as crianças ,são vistas como pessoas em pleno desenvolvimento ,que pensam, agem e sentem, de forma espontânea no meio em que vivem.

Ser criança nos dias de hoje é ter sua história de vida valorizada e respeitada,é ter ambientes sociais elaborados e pensados ,de maneira que tragam conforto, acessibilidade e aprendizagem , é ter profissionais capacitados, que iram acompanhar cada fase de sua vida , na área da educação ,medicina ,alimentação e outros.

A Educação Infantil, é a primeira etapa da educação básica e tem como função trabalhar valores , e o desenvolvimento integral das crianças , ou seja, nos aspectos cognitivos, motores e sociais.Nos quais serão estimulados através de atividades lúdicas e jogos, visando prepara-las para a aquisição de novas habilidades e competências que iram acompanha-las por toda vida.

Essa é a melhor fase de aprendizagem na vida da criança, pois elas vivenciam momentos de fortes emoções, tais como, conflitos ,alegrias e desafios, de forma sadia ,nas interações sociais e em convivência com ambientes e pessoas diferentes.

Com uma educação infantil bem trabalhada, nossas crianças ganham em qualidade de vida e nossa sociedade ganha em bons cidadãos, preparados , cientes e conscientes de seus direitos e deveres, sendo pessoas mais preparadas para vivenciarem situações cotidianas.

A Educação Infantil tem esse cuidado,com a formação de nossas crianças, buscando sempre um trabalho, que valorize o contexto cultural, no qual a criança esta inserida, além de ter o afeto, a dedicação e respeito como base para essa formação, individual e coletiva.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-educacao-infantil-em-nossa-sociedade-6795114.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    infancia

    Comentar sobre o artigo

    É importante que tenhamos em mente que educação e infância são fatores essenciais no desenvolvimento da cidadania e nos estudos acadêmicos.

    Por: Alexandre Vieiral Educação> Educação Infantill 20/01/2009 lAcessos: 12,642 lComentário: 1

    Projeto Disciplinar na Sala de Aula e na Escola tenta exigir dos alunos Tolerância Zero à indisciplina, mediante a comunicação à Polícia/MP de todos os atos, salvo concordância do aluno e pais em resolver a questão dentro da escola, com trabalho.

    Por: Educação na Escolal Educaçãol 15/07/2011 lAcessos: 339
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    Quando se fala em educação infantil, obrigatoriamente pensa-se em infância. Época de muitos momentos que passam uns bons, outros ruins; alguns muito marcantes, talvez por terem causado algum trauma e tem também aqueles momentos que foram totalmente esquecidos, perdidos na memória.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 09/07/2008 lAcessos: 1,294
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Ao ingressar na escola, a criança adquire novas experiências, novos valores, que irão enriquecer o aprendizado já estabelecido e trazido do seu convívio familiar, ou seja, do seu mundo. Já que, cada criança é um ser único com sua bagagem pessoal de vivências.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 15/02/2010 lAcessos: 5,242 lComentário: 3
    JORGE ELISSANDER N. BALBINO

    Nesse estudo, procurou-se evidenciar a evolução do segmento de educação infantil especificamente no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, analisando sobre a educação infantil no Brasil e no município e as relações entre os profissionais da educação infantil.

    Por: JORGE ELISSANDER N. BALBINOl Educação> Ensino Superiorl 16/02/2011 lAcessos: 1,936
    ANGELA DA SILVA SOARES

    Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre concepção de infância e Educação Infantil, demonstrando a evolução histórica do sentimento de infância e sua repercussão no atendimento às crianças pequenas. As transformações ocorridas no campo da Educação Infantil estão estritamente ligadas à visão que se tem da criança. De um quase anonimato, a criança passa a ser percebida de uma forma romântica e evolui para um sujeito histórico-cultural, com status de cidadão. Diante desse panorama, a Educação Infantil teve que acompanhar as novas especificidades no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador, que tem que se apropriar dos pressupostos pedagógicos necessários para o desenvolvimento de uma prática docente de qualidade.

    Por: ANGELA DA SILVA SOARESl Educação> Educação Infantill 29/07/2009 lAcessos: 89,700 lComentário: 5
    Tamaris Fontanella

    A Educação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos. Inicialmente a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível. Com a contribuição de pensamentos dos grandes pensadores houve a quebra de paradigmas que proporcionaram avanços teóricos na área da educação.

    Por: Tamaris Fontanellal Educação> Educação Infantill 22/10/2012 lAcessos: 524

    O presente artigo fundamenta-se em trazer considerações a cerca do lúdico e sua importância na educação infantil.

    Por: Edlene Maria da Silval Educação> Educação Infantill 02/11/2011 lAcessos: 1,737
    Garcia,Alessandra A. de M.

    Este artigo é resultado de uma pesquisa etnográfica voltada para problematizar a educação sexual na educação básica, especialmente com alunos de 3º e 2º Ciclo . Propusemos como objetivo compreender, analisar e interpretar de que modo o sexo e a sexualidade se constituintes da personalidade é tratado no processo de escolarização, observando a idade entre 10 e 14 anos. A coleta de dados foi realizada no ano de 2010 e em uma escola estadual do município de Sinop, Mato Grosso.

    Por: Garcia,Alessandra A. de M.l Educaçãol 15/11/2011 lAcessos: 426
    Zilda Ap. S. Guerrero

    No método de Frotagem o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho, e faz uma "fricção" sobre uma superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para aperfeiçoamento. Essa técnica foi desenvolvida pelo pintor, escultor e artista gráfico alemão, Max Ernst, em 1925. Ele foi um dos fundadores do movimento "Dada" e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Educação Infantill 18/09/2014 lAcessos: 169

    Ênfase no aprender não é de hoje que existe esse modelo de avaliação formativa. A diferença é que ele é visto com o melhor caminho para garantir a evolução de todos os alunos, uma espécie de passo á frente em relação á avaliação conhecida como somativa.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 17/09/2014

    Atualmente, o tema Educação Física na Educação Infantil vem sendo objeto de estudo de múltiplos pesquisadores. Essa "nova" área de estudo justifica-se pelo fato de que o movimento, a corporeidade e o lúdico são de suma importância para o desenvolvimento da criança.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 16/09/2014

    A verdadeira educação é aquela que instiga o desejo do indivíduo a explorar, observar, trabalhar, jogar e acreditar-se. Levando em conta essa perspectiva, a educação precisa organizar seus conhecimentos, partindo dos interesses dos alunos e, desse modo, levá-los a outros patamares de aprendizagem, que são primordiais à formação e ao exercício da cidadania.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 16/09/2014

    O presente artigo objetiva investigar como Educação Infantil contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 15/09/2014 lAcessos: 11

    O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 14/09/2014

    Receber os estudantes com deficiência é um avanço. Mas faltam fazer da inclusão uma realidade e assegurar o direito à Educação

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 14/09/2014
    Isabel Cristina

    Atualmente, a proposta de educação inclusiva tem gerado polêmicas discussões entre os que adotam uma posição integracionista, os que defendem a escola inclusiva ou ainda aqueles que sentem a importância de uma educação especializada para o aluno com necessidades educacionais especiais . No longo caminho a ser percorrido muitas são as dificuldades a serem enfrentadas, principalmente as que dizem respeito às barreiras físicas e atitudinais,constituídas dos estigmas, preconceitos e estereótipos.

    Por: Isabel Cristinal Educação> Educação Infantill 29/08/2014 lAcessos: 13
    Leidiane Xisto

    Com esse artigo queremos trazer a discussão,qual a denominação mais condizente a ser dado ao profissional da educação infantil.Hoje nos deparamos em situações em que ,as professoras são tratadas por seus alunos por "tia",reconhecemos que é um tratamento mais afetuoso e íntimo,porém queremos deixar claro a distinção dos dois papéis,o professor é o profissional de educação que tem formação para exercer a função,enquanto a tia é uma pessoa próxima ,um parente.

    Por: Leidiane Xistol Educação> Educação Infantill 18/11/2013 lAcessos: 33
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast