A Importância da Leitura em Sala de Aula

Publicado em: 15/06/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,158 |

Ler é um prazer, permite conhecer o mundo imediato.

 "Para ler é preciso gostar de ler".   (SANDRONI E MACHADO, 1987, p11).

        Os níveis de conhecimentos que entram em jogo durante a leitura são vários, principalmente, os conhecimentos lingüísticos são fundamentais, possuem o papel central de processamento do texto, componente do chamado conhecimento prévio sem o qual a compreensão não é possível.

O aluno quando em contato com textos variados, desenvolve vários conhecimentos que entra em jogo durante a leitura e que interagem entre si.

Percebe-se a facilidade de compreensão do aluno que tem acesso a variados tipos de leitura em casa e a dificuldade do aluno que só tem oportunidade de ler os materiais oferecidos pela escola.  O atraso cultural das famílias obriga as escolas assumirem totalmente o dever de formar leitores, os professores necessitam incentivar a leitura diária em sala, o contato íntimo com textos favorece aprendizagem no ato ler. Afirma-se com base legal em autores consagrados que o hábito de ler nasce também como os demais hábitos, isto é na infância. Segundo Rego:

 "As crianças que nascem em ambientes letrados, cedo desenvolvem o interesse lúdico em relação à atividade de leitura e escrita que os adultos praticam ao seu redor". (REGO ,1988, p.51). As crianças nascem prontas para adquirir todos os tipos de conhecimentos, a leitura é um  aprendizado continuo e que precisa ser ensinado, principalmente pela escola. É a através da leitura que é capaz de formar excelentes leitores.

 

 

Referências

SANDRONI & MACHADO;Laura C. L. ;Raul L.; A criança e o livro, 2ª Ed. Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil – Editora Atica, São Paulo, 1987.

 

REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. Ed. FTD S.A. São Paulo, 1988.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-4911439.html

    Palavras-chave do artigo:

    leitura em sala de aula

    Comentar sobre o artigo

    Um artigo retrata a importância da leitura em sala de aula, além disso, oferece suporte aos educadores e alunos na utilização de diversos recursos como fonte de estímulo aos mesmos, tendo como base neste trabalho acadêmico os seguintes teóricos: Paulo Freire (1989), Mercedes Justos (2010), Izaides Pereira (2007), Elisa Meirelles (2010), Renata Junqueira de Souza (1992), Ângela Fronckowinak (2010), Ana Maria Machado (2010) e outros reconhecidos na área pedagógica.

    Por: Diana Pereira Leitel Educaçãol 17/12/2013 lAcessos: 63
    DANIELY MARIA OLIVEIRA BARBOZA

    O artigo seguinte tem como objetivo apresentar reflexões que estão em torno da realidade de um professor de Língua Portuguesa na escolha e adequação de um texto para trabalhar com seus alunos. A escolha e a maneira de como trabalhar o texto evidencia no desenvolvimento intelectual e no conhecimento do indivíduo.

    Por: DANIELY MARIA OLIVEIRA BARBOZAl Educação> Línguasl 31/10/2012 lAcessos: 102

    Sabendo que a presença do idioma da língua inglesa está adentrando cada vez mais em nosso território e circulando entre os habitantes que aqui residem, conclui que o ensino da língua inglesa desde os anos iniciais está se tornando imprescindível, para que os alunos possam começar a integrar a sociedade como um todo desde cedo. As crianças já possuem contato com esta língua em várias partes do seu cotidiano, mas não a percebem, e as aulas estrangeiras, podem servir para ajudá-los a identificar.

    Por: Luana Liberali da Silval Educação> Educação Infantill 12/11/2014
    Graciele Oliveira Campos Moura

    A leitura é de fundamental importância para avida escolar dos alunos, pois e por meio dela que as crianças aprenderão os conteúdos a serem ministrados durante a sua vida escolar.

    Por: Graciele Oliveira Campos Moural Educação> Línguasl 18/07/2012 lAcessos: 325

    O presente artigo discute a dificuldade que os professores sentem em alfabetizar e letrar, ao mesmo tempo, em sala de aula.O letramento vai além da simples alfabetização, do ato de ler e escrever, uma vez que seu conceito engloba a compreensão dos textos e seus contextos. Encontrar alternativas para tornar pessoas alfabetizadas em letradas, ainda em sala de aula, é um desafio que os educadores parecem dispostos a enfrentar, pois o letramento faz evoluir da simples decodificação das palavras para

    Por: LURDES MARIA DE SOUZAl Educação> Ensino Superiorl 01/11/2012 lAcessos: 798
    Jaqueline Almeida

    A comunicação tem o objetivo de usar estratégias apontadas por autores como Lídia Maria Rodrigo, Agostinho, Deleuze, Antônio Gramsci e Sílvio Gallo para o âmbito da educação levando em consideração as experiências que obtive no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com apoio da CAPES. Através da análise destes célebres autores, tratarei da importância da disseminação cultural filosófica, o papel

    Por: Jaqueline Almeidal Educaçãol 11/01/2011 lAcessos: 1,125
    Garlene de Almeida Sousa

    Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma das situações que preocupam o sistema educacional: a indisciplina. É uma pesquisa bibliográfica, de autores conceituados que afirmam que a indisciplina vem se tornando um problema para docentes e discentes no que diz respeito ao ensino aprendizagem, afetividade, ética, moral, até mesmo integridade física. No inicio da pesquisa apresenta-se um ideia geral do tema abordado, mais a frente conceitos que possam sugestionar este desequilíbrio do ambiente

    Por: Garlene de Almeida Sousal Educação> Educação Infantill 07/01/2012 lAcessos: 1,039
    Alvaro Posselt

    O haikai como objeto de estudo segundo alguns especialistas

    Por: Alvaro Posseltl Literatura> Poesial 04/09/2009 lAcessos: 203
    Gislaine Becker

    A Academia Brasileira de Letras afirma que tem como alicerce a divulgação da cultura da língua nacional. Entretanto, bem sabemos que são culturas escolhidas a dedo, são selecionadas, até porque sua capacidade é somente de quarenta vagas (depois foram atribuídas mais dez vagas após sua fundação feita por Machado de Assis), logo existe uma seleção natural. O que não entendemos são os critérios escolhidos, que não estão pautados nem no conceito literário, muito menos na qualidade que é alicerçada esse conceito ou até mesmo no próprio conceito de cultura.

    Por: Gislaine Beckerl Educaçãol 08/07/2009 lAcessos: 543

    Como obter as informações de que necessitamos para acompanhar os percursos dos estudantes? Como apreender os modos como eles representam os conceitos? Como saber o que pensam sobre o que ensinamos para pensarmos nas possibilidades pedagógicas que assegurariam a qualidade do ensino-aprendizagem? Como proceder para que os estudantes evidenciem seus avanços e suas dificuldades?

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014

    Aprender com prazer, aprender brincando, brincar aprendendo, aprender a aprender, aprender a crescer: a escola é, sim, espaço de aprendizagem. Assim, é fundamental que cada professor se sinta desafiado a repensar o tempo pedagógico, analisando se ensina o que é de direito para os estudantes e se a seleção de conteúdos, capacidades e habilidades é de fato importante naquele momento.

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014 lAcessos: 12

    A prática educativa está fortemente relacionada a processos de comunicação e interação entre os seres, que a utilizam para assimilar seus saberes, habilidades, técnicas, valores, atitudes, e, através disso, construir novos saberes. Sendo assim, não se pode reduzir a educação ao simples ato de ensinar e a pedagogia como um conjunto de métodos que possibilita o ensino. Sendo assim, surge um questionamento essencial a todo aquele que quer compreender, viver e fazer pedagogia: quem é o pedagogo?

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014

    A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 17/11/2014
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Nos anos iniciais, a disciplina que trabalha as noções históricas, de espaço e tempo é chamada de Estudos Sociais. Neste período o professor deve transmitir aos alunos noções fundamentais de organização da vida em sociedade, de como se organiza o próprio município, da atuação das autoridades, organizações e hierarquias, noções de respeito e educação cidadã, além dos deveres e direitos humanos.

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 13
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Como todos já sabem e ouviu-se muito falar, a educação autônoma é a mais viável e satisfatória nos dias de hoje. Com tantas transformações ocorrendo em tempo real, e em nível econômico, político e social, além de cultural também. Com base nisto, quero colocar alguns dos meus pensamentos sobre a educação.

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Há tempos busca-se formar integralmente o homem, provavelmente, nenhuma palavra expressa mais essa ideia de formação humana que a palavra, oriunda da Cultura Grega, Paídeia, que exprimia o ideal de desenvolver no ser homem aquilo que era considerado próprio da sua natureza, essa ideia perpassou o humanismo renascentista chegando até aos nossos dias atuais. Diante disso, cabe perguntar: O que significa essa totalização da formação humana? Pode ser definido em um único conceito?

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014

    A educação inclusiva é voltada de todos para todos, os ditos "normais" e as pessoas com algum tipo de deficiência poderão aprender em conjunto. Uma pessoa dependerá da outra para que realmente exista uma educação de qualidade. A função de separar e classificar os alunos, rotulando-os como menos ou mais capazes, dá lugar a de escolher cada um, valorizando suas potencialidades, sua linguagem, suas diferenças, bem como os instrumentos que ampliam suas possibilidades de aprender, de comunicar e de i

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 14

    A administração escolar tem passado por muitas transformações, no intuito de deixar claro o conceito das instituições de ensino, bem como seu papel, tornar evidente sua autonomia; tem adotado modelo de gestão específico e adaptado ás situações de necessidades existentes.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Ensino Superiorl 16/09/2012 lAcessos: 218

    A intervenção pedagógica na educação infantil deve ser levada mais a serio tanto pelos educadores quanto por nossas autoridades governamentais. Deve haver uma elaboração de um planejamento bem estruturado, acessivo e transparente, onde são distribuídas as atividades de maneira ordenada, sempre havendo uma integração entre escola e comunidade.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 12/10/2011 lAcessos: 861

    Uma atitude que pode ser explorada pelo educador é desenvolver um projeto sobre os cuidados com as embalagens como: de produto agrotóxico, garrafa pet, sacolas plásticas e pneus e outros produtos

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Ensino Superiorl 17/07/2011 lAcessos: 410

    A escola, como um todo deve envolver a comunidade escolar para que haja uma alimentação saudável é preciso que todos estejam envolvidos, mesmo por que é dever da escola ter esses cuidados alimentares com as crianças.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 04/07/2011 lAcessos: 326 lComentário: 1

    Percebe-se que o sucesso das atividades didáticas está estritamente ligado a uma transformação estrutural de todos os segmentos escolares. Deve-se investir em formação inicial e continuada com qualidade, como subsídio de apoio ao professor, que mesmo com todas as problemáticas relatadas tem impulsionado as aptidões cognitivas dos alunos e tratado à leitura como um bem social, excelente instrumento formação de leitores e de construção de uma sociedade cidadã.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 15/06/2011 lAcessos: 492

    Nesse processo de ensino-aprendizagem o professor deve levar seus educandos a sentirem o gosto pela leitura e a escrita a leitura é de fundamental importância para o ser humano através da leitura podemos conhecer o mundo a nossa volta, fazer parte de uma historia viajar apenas com nossa mente enquanto lemos além do prazer,

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 04/06/2011 lAcessos: 2,530 lComentário: 1

    Estudos têm mostrado que educação acontece além dos muros das escolas em instituições de vários segmentos sociais. No intuito de define o pensamento humano sobre outras formas de pensar e fazer educação

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Religião & Esoterismo> Religiãol 24/03/2011 lAcessos: 939 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast