A Importância da Leitura em Sala de Aula

Publicado em: 15/06/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,197 |

Ler é um prazer, permite conhecer o mundo imediato.

 "Para ler é preciso gostar de ler".   (SANDRONI E MACHADO, 1987, p11).

        Os níveis de conhecimentos que entram em jogo durante a leitura são vários, principalmente, os conhecimentos lingüísticos são fundamentais, possuem o papel central de processamento do texto, componente do chamado conhecimento prévio sem o qual a compreensão não é possível.

O aluno quando em contato com textos variados, desenvolve vários conhecimentos que entra em jogo durante a leitura e que interagem entre si.

Percebe-se a facilidade de compreensão do aluno que tem acesso a variados tipos de leitura em casa e a dificuldade do aluno que só tem oportunidade de ler os materiais oferecidos pela escola.  O atraso cultural das famílias obriga as escolas assumirem totalmente o dever de formar leitores, os professores necessitam incentivar a leitura diária em sala, o contato íntimo com textos favorece aprendizagem no ato ler. Afirma-se com base legal em autores consagrados que o hábito de ler nasce também como os demais hábitos, isto é na infância. Segundo Rego:

 "As crianças que nascem em ambientes letrados, cedo desenvolvem o interesse lúdico em relação à atividade de leitura e escrita que os adultos praticam ao seu redor". (REGO ,1988, p.51). As crianças nascem prontas para adquirir todos os tipos de conhecimentos, a leitura é um  aprendizado continuo e que precisa ser ensinado, principalmente pela escola. É a através da leitura que é capaz de formar excelentes leitores.

 

 

Referências

SANDRONI & MACHADO;Laura C. L. ;Raul L.; A criança e o livro, 2ª Ed. Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil – Editora Atica, São Paulo, 1987.

 

REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. Ed. FTD S.A. São Paulo, 1988.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-4911439.html

    Palavras-chave do artigo:

    leitura em sala de aula

    Comentar sobre o artigo

    Um artigo retrata a importância da leitura em sala de aula, além disso, oferece suporte aos educadores e alunos na utilização de diversos recursos como fonte de estímulo aos mesmos, tendo como base neste trabalho acadêmico os seguintes teóricos: Paulo Freire (1989), Mercedes Justos (2010), Izaides Pereira (2007), Elisa Meirelles (2010), Renata Junqueira de Souza (1992), Ângela Fronckowinak (2010), Ana Maria Machado (2010) e outros reconhecidos na área pedagógica.

    Por: Diana Pereira Leitel Educaçãol 17/12/2013 lAcessos: 77
    DANIELY MARIA OLIVEIRA BARBOZA

    O artigo seguinte tem como objetivo apresentar reflexões que estão em torno da realidade de um professor de Língua Portuguesa na escolha e adequação de um texto para trabalhar com seus alunos. A escolha e a maneira de como trabalhar o texto evidencia no desenvolvimento intelectual e no conhecimento do indivíduo.

    Por: DANIELY MARIA OLIVEIRA BARBOZAl Educação> Línguasl 31/10/2012 lAcessos: 112

    Sabendo que a presença do idioma da língua inglesa está adentrando cada vez mais em nosso território e circulando entre os habitantes que aqui residem, conclui que o ensino da língua inglesa desde os anos iniciais está se tornando imprescindível, para que os alunos possam começar a integrar a sociedade como um todo desde cedo. As crianças já possuem contato com esta língua em várias partes do seu cotidiano, mas não a percebem, e as aulas estrangeiras, podem servir para ajudá-los a identificar.

    Por: Luana Liberali da Silval Educação> Educação Infantill 12/11/2014 lAcessos: 25
    Graciele Oliveira Campos Moura

    A leitura é de fundamental importância para avida escolar dos alunos, pois e por meio dela que as crianças aprenderão os conteúdos a serem ministrados durante a sua vida escolar.

    Por: Graciele Oliveira Campos Moural Educação> Línguasl 18/07/2012 lAcessos: 348

    O presente artigo discute a dificuldade que os professores sentem em alfabetizar e letrar, ao mesmo tempo, em sala de aula.O letramento vai além da simples alfabetização, do ato de ler e escrever, uma vez que seu conceito engloba a compreensão dos textos e seus contextos. Encontrar alternativas para tornar pessoas alfabetizadas em letradas, ainda em sala de aula, é um desafio que os educadores parecem dispostos a enfrentar, pois o letramento faz evoluir da simples decodificação das palavras para

    Por: LURDES MARIA DE SOUZAl Educação> Ensino Superiorl 01/11/2012 lAcessos: 920
    Jaqueline Almeida

    A comunicação tem o objetivo de usar estratégias apontadas por autores como Lídia Maria Rodrigo, Agostinho, Deleuze, Antônio Gramsci e Sílvio Gallo para o âmbito da educação levando em consideração as experiências que obtive no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com apoio da CAPES. Através da análise destes célebres autores, tratarei da importância da disseminação cultural filosófica, o papel

    Por: Jaqueline Almeidal Educaçãol 11/01/2011 lAcessos: 1,179
    Garlene de Almeida Sousa

    Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma das situações que preocupam o sistema educacional: a indisciplina. É uma pesquisa bibliográfica, de autores conceituados que afirmam que a indisciplina vem se tornando um problema para docentes e discentes no que diz respeito ao ensino aprendizagem, afetividade, ética, moral, até mesmo integridade física. No inicio da pesquisa apresenta-se um ideia geral do tema abordado, mais a frente conceitos que possam sugestionar este desequilíbrio do ambiente

    Por: Garlene de Almeida Sousal Educação> Educação Infantill 07/01/2012 lAcessos: 1,103
    Alvaro Posselt

    O haikai como objeto de estudo segundo alguns especialistas

    Por: Alvaro Posseltl Literatura> Poesial 04/09/2009 lAcessos: 209
    Gislaine Becker

    A Academia Brasileira de Letras afirma que tem como alicerce a divulgação da cultura da língua nacional. Entretanto, bem sabemos que são culturas escolhidas a dedo, são selecionadas, até porque sua capacidade é somente de quarenta vagas (depois foram atribuídas mais dez vagas após sua fundação feita por Machado de Assis), logo existe uma seleção natural. O que não entendemos são os critérios escolhidos, que não estão pautados nem no conceito literário, muito menos na qualidade que é alicerçada esse conceito ou até mesmo no próprio conceito de cultura.

    Por: Gislaine Beckerl Educaçãol 08/07/2009 lAcessos: 555

    Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de encantamento, contos maravilhosos e contos de fadas.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 13

    Uma das características mais marcantes da sociedade atual é seu alto grau de racionalização, isto é, cada vez mais de organiza em função do melhor aproveitamento do tempo. A busca incessante do lucro e de uma maior produtividade submete todos os setores da vida social às mais variadas formas de planejamento. A Educação na fica fora dessa tendência e nem escapa dessa racionalização.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015

    A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será sempre ela que tem essa responsabilidade? Ou será que ela responsabilidade foi imposta sem maiores questionamentos e agora de quem deve ser cobrada a recuperação dos indivíduos que não tem o comportamento esperado pela sociedade?

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 22

    Criar sempre foi uma característica do ser humano. Com essa capacidade o homem cria mas precisa ser despertado e isso só acontece com sua interação com o mundo. Desde o inicio dos tempos o homem cria e produz novas tecnologias. Sempre movido por suas necessidades e desejos. Assim, através dos objetos inventados modifica o mundo e sua relação com o universo. Desde as mais antigas ferramentas até os mais modernos aparelhos percebe-se que a tecnologia é útil, necessária e fascinante.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 14

    Ao longo da institucionalização da Sociologia como ciência no Brasil, várias pesquisas tiveram como objeto de estudo o professor e seu papel dentro das instituições educacionais e na sociedade global. Mas parece que ainda precisamos saber muito sobre essa profissão tão paradoxal: para uns é fundamental em qualquer sociedade que se proponha séria; para outros, uma profissão como outra qualquer, sem nenhuma especificidade e, para completar, em qualquer caso, quase sempre mal remunerada.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 11

    Por muito tempo discutiu-se a Educação no Brasil negligenciando sua relação com a economia. Porém, num certo momento, ficou impossível continuar a tentar analisar e explicar o processo educativo descolado da realidade econômica do país no qual ele se inseria. As implicações do desenvolvimento econômico do país de certa maneira apareceram na Educação, de uma forma ou de outra, particularmente quando se avalia os resultados do processo educativo.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 18
    Irineu Correia

    Este artigo analisa as contribuições de Vygostsky e Piaget para a construção do conhecimento na escola.

    Por: Irineu Correial Educação> Educação Infantill 07/03/2015 lAcessos: 17

    As ações afirmativas e a aplicação da Lei 10.639/03 que determina que seja ensinada nas escolas a história e cultura dos povos africanos ,ainda são pouco difundidas e claras para a maioria dos educadores no Brasil.Assim,esse artigo procura fazer um exame dos motivos para tal paralisia e tenta apontar caminhos para suprir essas lacunas.

    Por: Mauricio Mendes de Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/03/2015

    A administração escolar tem passado por muitas transformações, no intuito de deixar claro o conceito das instituições de ensino, bem como seu papel, tornar evidente sua autonomia; tem adotado modelo de gestão específico e adaptado ás situações de necessidades existentes.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Ensino Superiorl 16/09/2012 lAcessos: 246

    A intervenção pedagógica na educação infantil deve ser levada mais a serio tanto pelos educadores quanto por nossas autoridades governamentais. Deve haver uma elaboração de um planejamento bem estruturado, acessivo e transparente, onde são distribuídas as atividades de maneira ordenada, sempre havendo uma integração entre escola e comunidade.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 12/10/2011 lAcessos: 897

    Uma atitude que pode ser explorada pelo educador é desenvolver um projeto sobre os cuidados com as embalagens como: de produto agrotóxico, garrafa pet, sacolas plásticas e pneus e outros produtos

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Ensino Superiorl 17/07/2011 lAcessos: 425

    A escola, como um todo deve envolver a comunidade escolar para que haja uma alimentação saudável é preciso que todos estejam envolvidos, mesmo por que é dever da escola ter esses cuidados alimentares com as crianças.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 04/07/2011 lAcessos: 338 lComentário: 1

    Percebe-se que o sucesso das atividades didáticas está estritamente ligado a uma transformação estrutural de todos os segmentos escolares. Deve-se investir em formação inicial e continuada com qualidade, como subsídio de apoio ao professor, que mesmo com todas as problemáticas relatadas tem impulsionado as aptidões cognitivas dos alunos e tratado à leitura como um bem social, excelente instrumento formação de leitores e de construção de uma sociedade cidadã.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 15/06/2011 lAcessos: 509

    Nesse processo de ensino-aprendizagem o professor deve levar seus educandos a sentirem o gosto pela leitura e a escrita a leitura é de fundamental importância para o ser humano através da leitura podemos conhecer o mundo a nossa volta, fazer parte de uma historia viajar apenas com nossa mente enquanto lemos além do prazer,

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 04/06/2011 lAcessos: 2,615 lComentário: 1

    Estudos têm mostrado que educação acontece além dos muros das escolas em instituições de vários segmentos sociais. No intuito de define o pensamento humano sobre outras formas de pensar e fazer educação

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Religião & Esoterismo> Religiãol 24/03/2011 lAcessos: 1,001 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast