A Importância da Leitura em Sala de Aula

Publicado em: 15/06/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,145 |

Ler é um prazer, permite conhecer o mundo imediato.

 "Para ler é preciso gostar de ler".   (SANDRONI E MACHADO, 1987, p11).

        Os níveis de conhecimentos que entram em jogo durante a leitura são vários, principalmente, os conhecimentos lingüísticos são fundamentais, possuem o papel central de processamento do texto, componente do chamado conhecimento prévio sem o qual a compreensão não é possível.

O aluno quando em contato com textos variados, desenvolve vários conhecimentos que entra em jogo durante a leitura e que interagem entre si.

Percebe-se a facilidade de compreensão do aluno que tem acesso a variados tipos de leitura em casa e a dificuldade do aluno que só tem oportunidade de ler os materiais oferecidos pela escola.  O atraso cultural das famílias obriga as escolas assumirem totalmente o dever de formar leitores, os professores necessitam incentivar a leitura diária em sala, o contato íntimo com textos favorece aprendizagem no ato ler. Afirma-se com base legal em autores consagrados que o hábito de ler nasce também como os demais hábitos, isto é na infância. Segundo Rego:

 "As crianças que nascem em ambientes letrados, cedo desenvolvem o interesse lúdico em relação à atividade de leitura e escrita que os adultos praticam ao seu redor". (REGO ,1988, p.51). As crianças nascem prontas para adquirir todos os tipos de conhecimentos, a leitura é um  aprendizado continuo e que precisa ser ensinado, principalmente pela escola. É a através da leitura que é capaz de formar excelentes leitores.

 

 

Referências

SANDRONI & MACHADO;Laura C. L. ;Raul L.; A criança e o livro, 2ª Ed. Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil – Editora Atica, São Paulo, 1987.

 

REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. Ed. FTD S.A. São Paulo, 1988.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-4911439.html

    Palavras-chave do artigo:

    leitura em sala de aula

    Comentar sobre o artigo

    Um artigo retrata a importância da leitura em sala de aula, além disso, oferece suporte aos educadores e alunos na utilização de diversos recursos como fonte de estímulo aos mesmos, tendo como base neste trabalho acadêmico os seguintes teóricos: Paulo Freire (1989), Mercedes Justos (2010), Izaides Pereira (2007), Elisa Meirelles (2010), Renata Junqueira de Souza (1992), Ângela Fronckowinak (2010), Ana Maria Machado (2010) e outros reconhecidos na área pedagógica.

    Por: Diana Pereira Leitel Educaçãol 17/12/2013 lAcessos: 58
    DANIELY MARIA OLIVEIRA BARBOZA

    O artigo seguinte tem como objetivo apresentar reflexões que estão em torno da realidade de um professor de Língua Portuguesa na escolha e adequação de um texto para trabalhar com seus alunos. A escolha e a maneira de como trabalhar o texto evidencia no desenvolvimento intelectual e no conhecimento do indivíduo.

    Por: DANIELY MARIA OLIVEIRA BARBOZAl Educação> Línguasl 31/10/2012 lAcessos: 97
    Graciele Oliveira Campos Moura

    A leitura é de fundamental importância para avida escolar dos alunos, pois e por meio dela que as crianças aprenderão os conteúdos a serem ministrados durante a sua vida escolar.

    Por: Graciele Oliveira Campos Moural Educação> Línguasl 18/07/2012 lAcessos: 314

    O presente artigo discute a dificuldade que os professores sentem em alfabetizar e letrar, ao mesmo tempo, em sala de aula.O letramento vai além da simples alfabetização, do ato de ler e escrever, uma vez que seu conceito engloba a compreensão dos textos e seus contextos. Encontrar alternativas para tornar pessoas alfabetizadas em letradas, ainda em sala de aula, é um desafio que os educadores parecem dispostos a enfrentar, pois o letramento faz evoluir da simples decodificação das palavras para

    Por: LURDES MARIA DE SOUZAl Educação> Ensino Superiorl 01/11/2012 lAcessos: 757
    Jaqueline Almeida

    A comunicação tem o objetivo de usar estratégias apontadas por autores como Lídia Maria Rodrigo, Agostinho, Deleuze, Antônio Gramsci e Sílvio Gallo para o âmbito da educação levando em consideração as experiências que obtive no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com apoio da CAPES. Através da análise destes célebres autores, tratarei da importância da disseminação cultural filosófica, o papel

    Por: Jaqueline Almeidal Educaçãol 11/01/2011 lAcessos: 1,112
    Garlene de Almeida Sousa

    Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma das situações que preocupam o sistema educacional: a indisciplina. É uma pesquisa bibliográfica, de autores conceituados que afirmam que a indisciplina vem se tornando um problema para docentes e discentes no que diz respeito ao ensino aprendizagem, afetividade, ética, moral, até mesmo integridade física. No inicio da pesquisa apresenta-se um ideia geral do tema abordado, mais a frente conceitos que possam sugestionar este desequilíbrio do ambiente

    Por: Garlene de Almeida Sousal Educação> Educação Infantill 07/01/2012 lAcessos: 1,027
    Alvaro Posselt

    O haikai como objeto de estudo segundo alguns especialistas

    Por: Alvaro Posseltl Literatura> Poesial 04/09/2009 lAcessos: 202
    Gislaine Becker

    A Academia Brasileira de Letras afirma que tem como alicerce a divulgação da cultura da língua nacional. Entretanto, bem sabemos que são culturas escolhidas a dedo, são selecionadas, até porque sua capacidade é somente de quarenta vagas (depois foram atribuídas mais dez vagas após sua fundação feita por Machado de Assis), logo existe uma seleção natural. O que não entendemos são os critérios escolhidos, que não estão pautados nem no conceito literário, muito menos na qualidade que é alicerçada esse conceito ou até mesmo no próprio conceito de cultura.

    Por: Gislaine Beckerl Educaçãol 08/07/2009 lAcessos: 542
    ANTONIO PEREIRA DA SILVA FILHO

    Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre aspectos relativos às dificuldades de aprendizagem levando em consideração a uma pesquisa realizada em uma escola do Ensino Fundamental no município de Cristópolis - BA. Os sujeitos foram 436 alunos desde a primeira à oitava série com idade entre sete aos dezesseis anos. Foi utilizado uma avaliação institucional, observando a motivação do aluno, auto valiação, relacionamento com os pais, percepção da escola e interação professor aluno

    Por: ANTONIO PEREIRA DA SILVA FILHOl Educação> Educação Onlinel 10/01/2011 lAcessos: 1,424
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    No cenário educativo, os jogos ajudam a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 27/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Entende-se por racismo no futebol, qualquer prática racista oriunda de xingamentos ou algum tipo de sinal obsceno, praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. A rivalidade entre times pode ser uma das explicações, mas alguns casos se tornaram tão polêmicos que atingiram em cheio a mídia e as pessoas pela revolta do ato completamente errôneo.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Iniciamos esta discussão indagando aos nossos leitores se em algum momento pararam para observar as inúmeras expressões faciais que docentes e educandos protagonizam em sala de aula? Frente a isto nos questionamos: o que aconteceu com nossos alunos? O que houve com a docilidade, amabilidade, respeito, e admiração com a figura docente? Por quais caminhos se dispersaram? E por que não dizer a humanização do ambiente escolar?

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    edivaldo coelho da silva

    EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CRIANÇAS PARA AS MESMAS AO CHEGAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES ESTAREM PREPARADAS PARA AS ADVERSIDADES DOS RISCOS ENCONTRADOS NAS ATIVIDADES LABORAIS A ATUAR COM SEGURANÇA.

    Por: edivaldo coelho da silval Educação> Educação Infantill 26/10/2014 lAcessos: 11
    ELISETE AMADOR PEREIRA

    Nosso artigo de opinião vem tratando do perfil ou papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola, na cidade de Alto Araguaia- MT. Percebemos que o papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola tem sido diferente do que realmente deve ser, ou seja, o Coordenador Pedagógico tem desempenhado funções alheias às suas, fazendo mais o papel administrativo e burocrático do que o pedagógico. é sobre isso que falaremos aqui, dando nossa opinião.

    Por: ELISETE AMADOR PEREIRAl Educação> Educação Infantill 23/10/2014

    O presente artigo aborda o sistema de ensino de língua portuguesa envolvendo o aluno com dislexia e os professores que atuam na 5º serie, no contexto educacional de nível fundamental II.Visa investigar, as metodologias adotadas em sala nas aulas de língua portuguesa e se são suficientes para proporcionar aulas apropriadas quão grandemente necessárias, para contemplar as especificidades do aluno disléxico, de maneira a assegurar o seu aprendizado.

    Por: Taynara Freitas de Souzal Educação> Educação Infantill 22/10/2014 lAcessos: 15

    As conexões entre brincar, aprender e ensinar são perceptíveis quando o educador consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os objetivos dos alunos. Ensinando a aprender contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo, preparando para o exercício da cidadania e da vida coletiva incentivando a buscar justiça social e igualdade com o respeito à diferença.

    Por: Rosana Maciel Averl Educação> Educação Infantill 12/10/2014 lAcessos: 39

    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre o impacto do programa escola da família na vida de crianças e adolescentes da Escola Vicente Minicucci na cidade de Franca . A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Vicente Minicucci, na cidade de Franca - SP. Seguindo os métodos de observação e questionário aplicados aos responsáveis e participantes do programa. Foi possível perceber que esse programa tem sido de suma importância pelo fato de tirar as crianças da rua, lugar

    Por: Leticia Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/10/2014 lAcessos: 23

    A administração escolar tem passado por muitas transformações, no intuito de deixar claro o conceito das instituições de ensino, bem como seu papel, tornar evidente sua autonomia; tem adotado modelo de gestão específico e adaptado ás situações de necessidades existentes.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Ensino Superiorl 16/09/2012 lAcessos: 210

    A intervenção pedagógica na educação infantil deve ser levada mais a serio tanto pelos educadores quanto por nossas autoridades governamentais. Deve haver uma elaboração de um planejamento bem estruturado, acessivo e transparente, onde são distribuídas as atividades de maneira ordenada, sempre havendo uma integração entre escola e comunidade.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 12/10/2011 lAcessos: 855

    Uma atitude que pode ser explorada pelo educador é desenvolver um projeto sobre os cuidados com as embalagens como: de produto agrotóxico, garrafa pet, sacolas plásticas e pneus e outros produtos

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Ensino Superiorl 17/07/2011 lAcessos: 404

    A escola, como um todo deve envolver a comunidade escolar para que haja uma alimentação saudável é preciso que todos estejam envolvidos, mesmo por que é dever da escola ter esses cuidados alimentares com as crianças.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 04/07/2011 lAcessos: 323 lComentário: 1

    Percebe-se que o sucesso das atividades didáticas está estritamente ligado a uma transformação estrutural de todos os segmentos escolares. Deve-se investir em formação inicial e continuada com qualidade, como subsídio de apoio ao professor, que mesmo com todas as problemáticas relatadas tem impulsionado as aptidões cognitivas dos alunos e tratado à leitura como um bem social, excelente instrumento formação de leitores e de construção de uma sociedade cidadã.

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 15/06/2011 lAcessos: 489

    Nesse processo de ensino-aprendizagem o professor deve levar seus educandos a sentirem o gosto pela leitura e a escrita a leitura é de fundamental importância para o ser humano através da leitura podemos conhecer o mundo a nossa volta, fazer parte de uma historia viajar apenas com nossa mente enquanto lemos além do prazer,

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Educação> Educação Infantill 04/06/2011 lAcessos: 2,506 lComentário: 1

    Estudos têm mostrado que educação acontece além dos muros das escolas em instituições de vários segmentos sociais. No intuito de define o pensamento humano sobre outras formas de pensar e fazer educação

    Por: Hamilton Hédi Furtadol Religião & Esoterismo> Religiãol 24/03/2011 lAcessos: 920 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast