A IMPORTÂNCIA DAS ARTES VISUAIS NAS SÉRIES INICIAIS

Publicado em: 05/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 4,892 |

POR QUE ENSINAR ARTE?

Após uma análise feita na Escola Municipal de Educação Básica Air Addor, chegamos a conclusão que a disciplina Educação Artística é caracterizada pela imposição de atividades já prontas, onde os alunos devem se submeter. Trabalhando com desenhos prontos somente para pintar, tirando todo o sentido da arte que é incentivar a produção do aluno.

 Então, foi realizado o projeto com intenção de mostrar para os professores que trabalhar arte com atividades diferenciadas e produzidas pelos alunos desenvolvem sua auto-estima, e o interesse em freqüentar a sala de aula.

 "A Educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas". (PCN, 2001, p.19).

 A Educação em arte é uma prática ligada à produção e reconstrução de suas experiências, conhecendo a arte o aluno torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta. Solicitando todos os sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa.

 Este trabalho evidência a importância de uma educação de qualidade onde o professor deve criar um ambiente de construção e de descoberta encorajando as crianças a desenvolver a sua criatividade. Assim o professor conduz o ensino proporcionando mais prazer na construção do conhecimento artístico, despertando na criança o prazer de criar.

 A Educação Artística é fragmentada muitas vezes pela falta de visão e de preparação do professor em trabalhar artes no desenvolvimento do indivíduo.

 Pensando nisso, montamos um projeto específico nesta área "O Prazer da Arte" que tem como objetivo incentivar o gosto de trabalhar arte de forma prazerosa, utilizando várias técnicas de pintura com resultados magníficos.

 "Na arte-Educação, o que importa não é o produto final obtido; não é a produção de boas obras de artes. Antes, a atenção deve recair sobre o processo de criação pelo qual o educador deve elaborar seus próprios sentimentos em relação ao mundo a sua volta". (DUARTE JUNIOR, 1988, p.73).

 A arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos, no processo de ensino e aprendizagem.

 Através da arte pode-se despertar a atenção de cada um para a sua maneira particular de sentir, sobre a qual se elaboram todos os outros processos racionais.

 "A Educação é por certo, uma atividade profundamente estética e criadora em si própria. Ela tem o sentido do jogo em que nos envolvemos prazerosamente em busca de uma harmonia. Na educação joga-se com a construção do sentido que deve fundamentar nossa compreensão do mundo e da vida que nele vivemos". (DUARTE JUNIOR, 1988, p.74).

 Durante o desenvolvimento do projeto, foi observado a criatividade e o interesse dos alunos em relação as atividades.

 No momento em que começa a produzir sua imaginação, flui o seu interesse de se destacar em sala, realizando atividades maravilhosas e criativas.

 A execução do projeto no Estágio Supervisionado foi gratificante não só para nós educadores, mas também para os educandos de 3ª e 4ª séries, que adoraram e aprenderam muito, modificando também a maneira de trabalho do professor de artes.

 Enfim, todas as pessoas comprometidas com a aprendizagem, deve ver a arte como forma de conhecimento e trabalhar para que esses conhecimentos se desenvolva.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-das-artes-visuais-nas-series-iniciais-3616689.html

    Palavras-chave do artigo:

    arte construcao conhecimento

    Comentar sobre o artigo

    A Formação Rio Claro em Rio Claro, município de S.Paulo, é uma importante Formação do período Neógeno, com várias fácies que contam a história geológica de uma boa parte do interior de S.Paulo. Nas camadas argilosas encontramos fitofósseis que ajudam a entender as ocorrencias geológicas do Neógeno. Muitos autores produziram diversos trabalhos sobre a região. Cada um acrescentando novas informações a respeito. Este trabalho propõe um levantamento das principais produções sobre esta Formação.

    Por: Carlos Humberto Biagolinil Ciências> Biologial 22/01/2011 lAcessos: 198
    Jaconias Dias Rodrigues

    O presente artigo tem o objetivo de analisar o cotidiano das aulas de Artes numa Escola da na Rede Municipal de Serra. A pesquisa se constituiu na analise das atividades docentes e referências bibliográficas. No entanto possui caráter teórico –empírico com vistas a demonstrar e analisar a realidade do cotidiano das aulas de artes na escola.

    Por: Jaconias Dias Rodriguesl Educação> Educação Infantill 15/07/2011 lAcessos: 2,921

    Este artigo traz algumas discussões reflexivas sobre as linguagens da arte na infância, com ênfase nos aspectos conceituais e metodológicos. A arte na Educação infantil tem papel fundamental na construção de um indivíduo crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajude a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca.

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 04/10/2012 lAcessos: 258
    Andréa Aparecida Gouvêia

    Este artigo faz uma abordagem teórica quanto ao processo de construção do conhecimento, buscando compreender o desenvolvimento e valorização deste para a vida do ser humano, contextualizando um breve histórico sobre a teoria do conhecimento e na segunda parte discorremos sobre a gestão do conhecimento e a forma como este tem sido aplicado na vida do ser humano, a função da escola e sua influência na sociedade, sendo justificado pelo fato de ser um tema debatido e questionado na atualidade.

    Por: Andréa Aparecida Gouvêial Educação> Ciêncial 28/05/2010 lAcessos: 2,167

    Ressaltamos a importância dos conhecimentos pedagógicos para o professor da básica para efetivar uma ação pedagógica competente, reflexiva e inovadora. Diante do contexto atual, torna-se urgente rever as propostas de formação inicial dos professores, transformando-as num saber-fazer permanente.

    Por: Zeila Miranda Ferreiral Educação> Ensino Superiorl 19/11/2010 lAcessos: 5,546 lComentário: 1
    simiana ribeiro leal

    Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e discutir como a Arte tem contribuído de forma relevante para o processo de ensino e da aprendizagem dos alunos da educação básica, e de como através da educação estética se pode construir interfaces, com outras áreas do conhecimento. Pode-se afirmar que através da quebra do conceito que Arte está isolada de outros saberes tradicionais, e que trabalhar a Arte de forma articulada com outras disciplinas, viabiliza um novo modelo de aprendizagem menos

    Por: simiana ribeiro leall Educação> Ensino Superiorl 15/11/2011 lAcessos: 604
    Erineia nascimento da Silva

    O folclore nasceu entre o fim do século XVIII e o inicio do século XIX, quando os estudiosos como os irmãos Grimm e Herdes iniciaram pesquisa sobre a poesia tradicional na Alemanha e "descobriu-se" a cultura popular, oposta a cultura erudita, cultuada pelas instituições oficiais, logo esse interesse espalhou-se por outros países, chegando ao Brasil, na comunidade escolar o folclore é uma realidade regional muito presente no dia-a-dia dos nossos alunos, e como não poderia deixar de ser, na vida

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 13/06/2013 lAcessos: 48

    Projeto Artes e Cultura na Educação Infantil promovem o desenvolvimento integral das crianças por estar inserido em um ambiente de dispor de propostas lúdicas ao mesmo tempo em que contempla o educativo, pois a cultura de um povo é um bem mais precioso o qual devemos cultivar, por revelar sua identidade. Expressar tradições culturais, conhecimentos, contos e cantigas de roda nos faz viajar no tempo, com a literatura, podemos explorar várias habilidades na educação infantil.

    Por: Patricia Santosl Educação> Educação Infantill 08/10/2013 lAcessos: 56
    Leticia

    Este artigo é o resultado da experiência vivida no Estágio Supervisionado II em Educação Infantil, o qual foi realizado em uma escola pública da Rede de ensino de Maceió/AL, a partir de observações e produção de um projeto de intervenção que contemplasse uma das múltiplas linguagens da Educação Infantil. O projeto foi desenvolvido na turma do Jardim II, sendo uma proposta de intervenção de estudantes do 6° período do curso de Pedagogia da UFAL.

    Por: Leticial Educação> Educação Infantill 11/04/2012 lAcessos: 1,358

    O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 14/09/2014

    Receber os estudantes com deficiência é um avanço. Mas faltam fazer da inclusão uma realidade e assegurar o direito à Educação

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 14/09/2014
    Isabel Cristina

    Atualmente, a proposta de educação inclusiva tem gerado polêmicas discussões entre os que adotam uma posição integracionista, os que defendem a escola inclusiva ou ainda aqueles que sentem a importância de uma educação especializada para o aluno com necessidades educacionais especiais . No longo caminho a ser percorrido muitas são as dificuldades a serem enfrentadas, principalmente as que dizem respeito às barreiras físicas e atitudinais,constituídas dos estigmas, preconceitos e estereótipos.

    Por: Isabel Cristinal Educação> Educação Infantill 29/08/2014 lAcessos: 11

    O objetivo deste estudo foi conhecer como se insere e desenvolve a educação ambiental na educação infantil em escolas públicas de dois municípios no Estado do Espirito Santo, Brasil. Trata de um estudo descritivo quantitativo. O universo da pesquisa foi 58 professores de Educação Infantil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário de autopreenchimento com 13 perguntas objetivas sobre educação ambiental na comunidade escolar. Solicitou-se a assinatura do termo de consentimento livre e

    Por: DANIELE DE ALMEIDA NUNESl Educação> Educação Infantill 28/08/2014

    O que acontece pode ser considerado como bastante simples, sendo que o alfabeto ilustrado acaba por se tratar de um papel ou até mesmo uma fita decorativa que poderá ser utilizada na parede, ou até mesmo em um móvel.

    Por: anamarial Educação> Educação Infantill 27/08/2014
    Ariane David

    Para que o professor possa ser mediador no contato com a leitura, precisa dominar alguns conceitos, saber o que é leitura, como ela acontece e quando, que sensação ela deve acarretar em nós, a abrangência que o ato de ler possui; ler não é decodificar, lemos tudo a nossa volta e com todos os nossos sentidos, na verdade lemos sem saber ler. A criação de um ambiente alfabetizador é um dos caminhos para esse contato com o mundo letrado dentro da sala de aula.

    Por: Ariane Davidl Educação> Educação Infantill 25/08/2014 lAcessos: 12

    O presente artigo visa analisara importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 22/08/2014 lAcessos: 21
    Carla Cardoso Gomes

    O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais fatores que influenciam nas dificuldades dos discentes nos processos de aprendizagem. Uma pessoa que não conseguiu desenvolver todas as habilidades de leitura e noção matemática encontrará muitas dificuldades e desafios para relacionar-se com a sociedade de um modo geral. Quando a Escola não ajuda com um atendimento personalizado e especifico, a criança deixa de vivenciar situações de construção da identidade.

    Por: Carla Cardoso Gomesl Educação> Educação Infantill 05/08/2014 lAcessos: 32
    JUCILENE CATARINA DA VEIGA

    Este artigo tem o objetivo de mostrar a importância do pedagogo e sua contribuição em espaços de ensino não formal. Nesse sentido, o pedagogo é de grande importância em gerenciar projetos educacionais que contemple a necessidade da realidade da instituição na qual desempenha sua função. Para o desenvolvimento deste utilizamos: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA e a colaboração de PASCOAL (2007).

    Por: JUCILENE CATARINA DA VEIGAl Educação> Educação Infantill 27/10/2011 lAcessos: 1,479
    JUCILENE CATARINA DA VEIGA

    Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica sobre as manifestações folclóricas do Cururu e Siriri, na perspectiva da valorização da cultura cuiabana, para ser trabalhada nos Anos Iniciais, despertando o interesse e respeito em relação as danças tradicionais, enfatizando a história da cultura cuiabana e os instrumentos utilizados para a realização do evento.

    Por: JUCILENE CATARINA DA VEIGAl Educação> Educação Infantill 27/10/2011 lAcessos: 742
    JUCILENE CATARINA DA VEIGA

    Este artigo discute a Ética na Educação a partir da perspectiva de que o ser humano é um ser social-histórico, com uma visão ampla e ao mesmo tempo sintética e de uma visão de educação como ato de libertação. Refletir e seleciona alternativas buscadas pelo homem para atender às suas necessidades, determinando o seu perfil e sua forma ética de atuação, porque o "objeto da Ética é o ato humano, e o ato humano é produzido pela vontade."

    Por: JUCILENE CATARINA DA VEIGAl Educação> Educação Infantill 05/11/2010 lAcessos: 627
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast