A importância do brincar para o desenvolvimento da criança

Publicado em: 09/08/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 413 |

O brincar é uma atividade fundamental na infância, toda criança precisa brincar para se desenvolver bem.
O brincar favorece tanto o desenvolvimento motor (coordenação motora, equilíbrio, força), como o desenvolvimento cognitivo (atenção, concentração, memória, percepção) e social (interação, comunicação, respeito).

Nos dois primeiros anos de vida, as brincadeiras são essencialmente sensório-motoras. 
Receber diferentes estímulos possibilita o conhecimento do mundo ao seu redor.

Nesta fase, os familiares devem engajar as crianças em brincadeiras que possibilitem a experimentação de diferentes estímulos.

Dicas de brincadeiras para crianças de 0 a 2 anos de idade

fisiopedi.jpgBrincar de cantar, fazer carretas, mexer o corpinho da criança como se estivesse dançando, dar beijinhos.

Colocar a criança no colo e balança-la para frente e para trás.Possibilita que a criança experimente diferentes estímulos e favorece o vínculo entre os brincantes.

  • Móbiles

Favorece o desenvolvimento motor, ao ver o brinquedo a criança deseja alcançar, estimulando a movimentação dos membros superiores.

DSC06456.JPG Colocar a criança em decúbito ventral no chão e espalhar alguns brinquedos próximo a criança.Esta posição favorece o controle de cabeça e fortalece a musculatura do tronco. Ao espalhar os brinquedos próximo a criança, em seu campo de visão, você estimula o seu deslocamento, favorecendo o desenvolvimento motor global.

Muitos pais desanimam de estimular uma criança ao observar que ela não engaja nas brincadeiras.  Muitos transtornos estão relacionados com a pobreza do brincar, como o autismo e a paralisia cerebral.   Um brincar pobre repercute negativamente na vida da criança, desta forma, crianças que possuem um pobre brincar necessitam do acompanhamento de um terapeuta ocupacional.  Este profissional estimula a criança a se envolver em brincadeiras e orienta a família a lidar com esta situação.  

No link abaixo você visualiza mais brincadeiras próprias para as crianças de 0 a 2 anos de idade.  http://viverterapiaocupacional.blogspot.com.br/2012/08/brincar-brincar-e-brincar-e-preciso.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-do-brincar-para-o-desenvolvimento-da-crianca-6114332.html

    Palavras-chave do artigo:

    crianca

    ,

    brincar

    ,

    desenvolvimento

    Comentar sobre o artigo

    Músicas para crianças - A música faz parte do desenvolvimento infantil. Saiba como fazer da música um aprendizado para crianças e conheça os artistas que marcaram a infância através da música.

    Por: Ana Simõesl Arte& Entretenimento> Músical 23/11/2010 lAcessos: 916 lComentário: 1

    O tema apresentado se trata da importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Para uma melhor realização do projeto, foram feitas pesquisas bibliográficas e também em campo. Foi escolhida uma instituição que atende crianças de diferenças faixas etárias para que pudéssemos entender melhor através da observação, como era o dia-a-dia e as atividades realizadas, e o que contribuem para o desenvolvimento psíquico e cognitivo das crianças.

    Por: Angélica Aparecida Oliveiral Educaçãol 29/10/2013 lAcessos: 76

    Artigo sobre a importância das brincadeiras e jogos no desenvolvimento saudável das crianças.

    Por: ebdbrasil.coml Educação> Educação Infantill 14/03/2013 lAcessos: 204
    Gracilene Martins da Silva

    Este artigo trata sobre a importância do brincar para a criança, caracterizando seu processo de aprendizagem. Apresenta contribuições que consistem no comportamento humano e infantil durante as brincadeiras. Enfatizando sobre o papel que o professor exerce durante as brincadeiras e os tipos de brincadeiras que podem contribuir para o aprendizado da criança, resgatando atitudes positivas em sala de aula. Adquirindo conhecimentos nessa fase importante que é o desenvolvimento da criança.

    Por: Gracilene Martins da Silval Educação> Educação Infantill 30/01/2015 lAcessos: 65

    É indispensável que na rotina escolar estejam presentes períodos de tempo destinados as brincadeiras livres, pois é assim que a criança interage entre si e com os objetos de maneira espontânea, essas brincadeiras são importantes para o seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, podendo influenciar de maneira significativa nos aspectos motores, cognitivos, psicológicos e sócio-afetivos.

    Por: Priscila Costa de Paulal Educação> Educação Infantill 25/11/2014

    RESUMO: A criança pequena precisa de um estímulo maior para que sua aprendizagem aconteça de forma integral e segura. O brincar em si já faz parte da vida da criança, não que ela já nasça sabendo brincar, pelo contrario ela aprende a brincar através da socialização e interação com o mundo adulto, logo, esse artigo visa proporcionar aos leitores uma analise da importância do brincar para a criança na educação infantil, tendo como objetivo primordial valorizar as brincadeiras como uma forma de nov

    Por: Elita carmem mirandal Educação> Educação Infantill 25/11/2014 lAcessos: 17

    Resumo: O artigo refere-se ao ato de brincar inserido na prática do professor de Educação Infantil, esclarecendo e analisando a partir dos teóricos o valor atribuído ao ato de brincar e o espaço reservado para o mesmo no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi embasado em pesquisas bibliográficas com uma linha qualitativa e de caráter exploratório em que foi possível ter como resultado a descrição do valor ao ato de brincar como também a prática pedagógica devida dos professores de Educação Infantil, uma vez que a brincadeira faz parte da infância da criança e que muitas vezes esse ato é ignorado pelo professor. Brincando, a criança está continuamente redescobrindo a si mesma, pois o brincar é uma atividade de aprendizagem.

    Por: Macilene silva macêdol Educação> Educação Infantill 30/11/2009 lAcessos: 7,976 lComentário: 1

    O presente artigo visa analisara importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 22/08/2014 lAcessos: 79
    Tamiris Lima

    Resumo Este estudo traz a importância de atividades lúdicas exercida na escola, para trabalhar com a criança o aspecto psicológico. Ensinando a mesma a interagir com o próximo, respeitar regras, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico. Através da melhoria do entendimento sobre o efeito que os jogos podem trazer, enriquecendo interações humanas.

    Por: Tamiris Limal Educação> Educação Infantill 26/01/2009 lAcessos: 32,039 lComentário: 9

    Este estudo traz a importância de atividades lúdicas exercida na escola, para trabalhar com a criança o aspecto psicológico. Ensinando a mesma a interagir com o próximo, respeitar regras, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico. Através da melhoria do entendimento sobre o efeito que os jogos podem trazer, enriquecendo interações humanas.

    Por: Elizabeth Pinheirol Educação> Educação Onlinel 08/12/2013 lAcessos: 54

    Este artigo apresenta um breve histórico de como iniciou o atendimento as pessoas com deficiência até aos dias de hoje. Fala da Constituição Federal de 1988 que deu o primeiro passo a implementação da Educação Inclusiva no nosso país.

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Educação Infantill 30/03/2015

    Ao destacar o tema "dificuldade de aprendizagem" muitos confundem esta concepção com uma desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem é tratada por muitos teóricos e estudiosos como um distúrbio ,que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais , afetando o individuo em qualquer área do desempenho escolar.Este artigo visa apresentar uma breve reflexão sobre essas concepções

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Esta temática esta presente diariamente em reuniões que buscam analisar e discutir o problema, para então apontar formas para resolver os distúrbios disciplinares no cotidiano das escolas. A desmotivação e a indisciplina são os maiores obstáculos apresentados pelos professores, que se deparam no dia a dia com à desordem em sala de aula e na escola, além de apresentar como parte desta reclamação a desatenção dos alunos, a falta de interesse e de respeito dos estudantes.

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Este presente Artigo trata de uma reflexão sobre a temática da disortográfia e a importância do trabalho em conjunto dos profissionais educacionais, pacientes e familiares no diagnóstico,tratamento e superação desta distúrbio. Descrevendo a importância do apoio psicopedagogico para se superar tal dificuldade expressa e identificada geralmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Acredito que o gosto pela leitura se apreende, é lendo que as pessoas aprendem a gostar de ler, e já de pequenos podemos, ou não, criar o hábito de leitura. Já dizia Carlos Drummond de Andrade que "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede".

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Educação Infantill 25/03/2015

    Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de encantamento, contos maravilhosos e contos de fadas.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 17

    Uma das características mais marcantes da sociedade atual é seu alto grau de racionalização, isto é, cada vez mais de organiza em função do melhor aproveitamento do tempo. A busca incessante do lucro e de uma maior produtividade submete todos os setores da vida social às mais variadas formas de planejamento. A Educação na fica fora dessa tendência e nem escapa dessa racionalização.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 11

    A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será sempre ela que tem essa responsabilidade? Ou será que ela responsabilidade foi imposta sem maiores questionamentos e agora de quem deve ser cobrada a recuperação dos indivíduos que não tem o comportamento esperado pela sociedade?

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 24

    Alguns cuidados básicos com o idoso acamado podem fazer total diferença para o idoso e sua família. Saiba como prevenir escaras, edema nas pernas, melhorar o sono, entre outros.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 21/08/2012 lAcessos: 743

    Saiba um pouco sobre a doença de Alzheimer, esta doença que prejudica de foram significativa a memória de tantos idosos.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 14/08/2012 lAcessos: 109

    Com o envelhecimento e com o surgimento de doenças como a Doença de Alzheimer ocorre o prejuízo de algumas funções do cérebro. Saiba a importância dos jogos para estimular as funções cognitivas, como memória, atenção e capacidade de resolução de problemas.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 09/08/2012 lAcessos: 495

    Saiba como melhorar o desempenho de seu filho/aluno nas tarefas escolares com as dicas de uma terapeuta ocupacional.

    Por: Simone Françal Educaçãol 09/08/2012 lAcessos: 98
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast