A importância do brincar para o desenvolvimento da criança

Publicado em: 09/08/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 394 |

O brincar é uma atividade fundamental na infância, toda criança precisa brincar para se desenvolver bem.
O brincar favorece tanto o desenvolvimento motor (coordenação motora, equilíbrio, força), como o desenvolvimento cognitivo (atenção, concentração, memória, percepção) e social (interação, comunicação, respeito).

Nos dois primeiros anos de vida, as brincadeiras são essencialmente sensório-motoras. 
Receber diferentes estímulos possibilita o conhecimento do mundo ao seu redor.

Nesta fase, os familiares devem engajar as crianças em brincadeiras que possibilitem a experimentação de diferentes estímulos.

Dicas de brincadeiras para crianças de 0 a 2 anos de idade

fisiopedi.jpgBrincar de cantar, fazer carretas, mexer o corpinho da criança como se estivesse dançando, dar beijinhos.

Colocar a criança no colo e balança-la para frente e para trás.Possibilita que a criança experimente diferentes estímulos e favorece o vínculo entre os brincantes.

  • Móbiles

Favorece o desenvolvimento motor, ao ver o brinquedo a criança deseja alcançar, estimulando a movimentação dos membros superiores.

DSC06456.JPG Colocar a criança em decúbito ventral no chão e espalhar alguns brinquedos próximo a criança.Esta posição favorece o controle de cabeça e fortalece a musculatura do tronco. Ao espalhar os brinquedos próximo a criança, em seu campo de visão, você estimula o seu deslocamento, favorecendo o desenvolvimento motor global.

Muitos pais desanimam de estimular uma criança ao observar que ela não engaja nas brincadeiras.  Muitos transtornos estão relacionados com a pobreza do brincar, como o autismo e a paralisia cerebral.   Um brincar pobre repercute negativamente na vida da criança, desta forma, crianças que possuem um pobre brincar necessitam do acompanhamento de um terapeuta ocupacional.  Este profissional estimula a criança a se envolver em brincadeiras e orienta a família a lidar com esta situação.  

No link abaixo você visualiza mais brincadeiras próprias para as crianças de 0 a 2 anos de idade.  http://viverterapiaocupacional.blogspot.com.br/2012/08/brincar-brincar-e-brincar-e-preciso.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-do-brincar-para-o-desenvolvimento-da-crianca-6114332.html

    Palavras-chave do artigo:

    crianca

    ,

    brincar

    ,

    desenvolvimento

    Comentar sobre o artigo

    Músicas para crianças - A música faz parte do desenvolvimento infantil. Saiba como fazer da música um aprendizado para crianças e conheça os artistas que marcaram a infância através da música.

    Por: Ana Simõesl Arte& Entretenimento> Músical 23/11/2010 lAcessos: 872 lComentário: 1

    O tema apresentado se trata da importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Para uma melhor realização do projeto, foram feitas pesquisas bibliográficas e também em campo. Foi escolhida uma instituição que atende crianças de diferenças faixas etárias para que pudéssemos entender melhor através da observação, como era o dia-a-dia e as atividades realizadas, e o que contribuem para o desenvolvimento psíquico e cognitivo das crianças.

    Por: Angélica Aparecida Oliveiral Educaçãol 29/10/2013 lAcessos: 56

    Artigo sobre a importância das brincadeiras e jogos no desenvolvimento saudável das crianças.

    Por: ebdbrasil.coml Educação> Educação Infantill 14/03/2013 lAcessos: 176

    Resumo: O artigo refere-se ao ato de brincar inserido na prática do professor de Educação Infantil, esclarecendo e analisando a partir dos teóricos o valor atribuído ao ato de brincar e o espaço reservado para o mesmo no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi embasado em pesquisas bibliográficas com uma linha qualitativa e de caráter exploratório em que foi possível ter como resultado a descrição do valor ao ato de brincar como também a prática pedagógica devida dos professores de Educação Infantil, uma vez que a brincadeira faz parte da infância da criança e que muitas vezes esse ato é ignorado pelo professor. Brincando, a criança está continuamente redescobrindo a si mesma, pois o brincar é uma atividade de aprendizagem.

    Por: Macilene silva macêdol Educação> Educação Infantill 30/11/2009 lAcessos: 7,667 lComentário: 1

    O presente artigo visa analisara importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 22/08/2014 lAcessos: 36

    Resumo Este estudo traz a importância de atividades lúdicas exercida na escola, para trabalhar com a criança o aspecto psicológico. Ensinando a mesma a interagir com o próximo, respeitar regras, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico. Através da melhoria do entendimento sobre o efeito que os jogos podem trazer, enriquecendo interações humanas.

    Por: Tamiris Limal Educação> Educação Infantill 26/01/2009 lAcessos: 31,936 lComentário: 9

    Este estudo traz a importância de atividades lúdicas exercida na escola, para trabalhar com a criança o aspecto psicológico. Ensinando a mesma a interagir com o próximo, respeitar regras, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico. Através da melhoria do entendimento sobre o efeito que os jogos podem trazer, enriquecendo interações humanas.

    Por: Elizabeth Pinheirol Educação> Educação Onlinel 08/12/2013 lAcessos: 41
    Ismael dos Santos

    Este trabalho abordará a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, um fator indispensável e fundamental ao desenvolvimento de aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional, e social da criança, procurando verificar o papel da família e também dos educadores no processo de inclusão do brincar na vida do mesmo e apresentar as influências e vantagens que essas brincadeiras proporcionam para que tal desenvolvimento ocorra de maneira adequada.

    Por: Ismael dos Santosl Educação> Educação Infantill 24/02/2011 lAcessos: 2,759 lComentário: 1
    Patrícia Oguma

    O benefícios dos animais em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

    Por: Patrícia Ogumal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 13/09/2010 lAcessos: 770
    Simoni Caldeira da Fonseca

    Autores: Simoni Caldeira / Marli Regina Fernades da Silva. O presente trabalho aborda a importância da brinquedoteca hospitalar na recuperação das crianças hospitalizadas, pois toda criança necessita de momentos de descontração, recreação, onde usa o imaginário, a fantasia e criam seu mundo de possibilidades. Esta pesquisa abordou a importância e os benefícios de uma brinquedoteca em ambiente hospitalar e em clinica pediátrica.

    Por: Simoni Caldeira da Fonsecal Educação> Educação Infantill 05/04/2011 lAcessos: 3,618 lComentário: 1
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    No cenário educativo, os jogos ajudam a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 27/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Entende-se por racismo no futebol, qualquer prática racista oriunda de xingamentos ou algum tipo de sinal obsceno, praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. A rivalidade entre times pode ser uma das explicações, mas alguns casos se tornaram tão polêmicos que atingiram em cheio a mídia e as pessoas pela revolta do ato completamente errôneo.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Iniciamos esta discussão indagando aos nossos leitores se em algum momento pararam para observar as inúmeras expressões faciais que docentes e educandos protagonizam em sala de aula? Frente a isto nos questionamos: o que aconteceu com nossos alunos? O que houve com a docilidade, amabilidade, respeito, e admiração com a figura docente? Por quais caminhos se dispersaram? E por que não dizer a humanização do ambiente escolar?

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    edivaldo coelho da silva

    EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CRIANÇAS PARA AS MESMAS AO CHEGAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES ESTAREM PREPARADAS PARA AS ADVERSIDADES DOS RISCOS ENCONTRADOS NAS ATIVIDADES LABORAIS A ATUAR COM SEGURANÇA.

    Por: edivaldo coelho da silval Educação> Educação Infantill 26/10/2014 lAcessos: 11
    ELISETE AMADOR PEREIRA

    Nosso artigo de opinião vem tratando do perfil ou papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola, na cidade de Alto Araguaia- MT. Percebemos que o papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola tem sido diferente do que realmente deve ser, ou seja, o Coordenador Pedagógico tem desempenhado funções alheias às suas, fazendo mais o papel administrativo e burocrático do que o pedagógico. é sobre isso que falaremos aqui, dando nossa opinião.

    Por: ELISETE AMADOR PEREIRAl Educação> Educação Infantill 23/10/2014

    O presente artigo aborda o sistema de ensino de língua portuguesa envolvendo o aluno com dislexia e os professores que atuam na 5º serie, no contexto educacional de nível fundamental II.Visa investigar, as metodologias adotadas em sala nas aulas de língua portuguesa e se são suficientes para proporcionar aulas apropriadas quão grandemente necessárias, para contemplar as especificidades do aluno disléxico, de maneira a assegurar o seu aprendizado.

    Por: Taynara Freitas de Souzal Educação> Educação Infantill 22/10/2014 lAcessos: 15

    As conexões entre brincar, aprender e ensinar são perceptíveis quando o educador consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os objetivos dos alunos. Ensinando a aprender contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo, preparando para o exercício da cidadania e da vida coletiva incentivando a buscar justiça social e igualdade com o respeito à diferença.

    Por: Rosana Maciel Averl Educação> Educação Infantill 12/10/2014 lAcessos: 39

    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre o impacto do programa escola da família na vida de crianças e adolescentes da Escola Vicente Minicucci na cidade de Franca . A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Vicente Minicucci, na cidade de Franca - SP. Seguindo os métodos de observação e questionário aplicados aos responsáveis e participantes do programa. Foi possível perceber que esse programa tem sido de suma importância pelo fato de tirar as crianças da rua, lugar

    Por: Leticia Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/10/2014 lAcessos: 24

    Alguns cuidados básicos com o idoso acamado podem fazer total diferença para o idoso e sua família. Saiba como prevenir escaras, edema nas pernas, melhorar o sono, entre outros.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 21/08/2012 lAcessos: 654

    Saiba um pouco sobre a doença de Alzheimer, esta doença que prejudica de foram significativa a memória de tantos idosos.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 14/08/2012 lAcessos: 96

    Com o envelhecimento e com o surgimento de doenças como a Doença de Alzheimer ocorre o prejuízo de algumas funções do cérebro. Saiba a importância dos jogos para estimular as funções cognitivas, como memória, atenção e capacidade de resolução de problemas.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 09/08/2012 lAcessos: 463

    Saiba como melhorar o desempenho de seu filho/aluno nas tarefas escolares com as dicas de uma terapeuta ocupacional.

    Por: Simone Françal Educaçãol 09/08/2012 lAcessos: 87
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast