A importância do brincar para o desenvolvimento da criança

Publicado em: 09/08/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 404 |

O brincar é uma atividade fundamental na infância, toda criança precisa brincar para se desenvolver bem.
O brincar favorece tanto o desenvolvimento motor (coordenação motora, equilíbrio, força), como o desenvolvimento cognitivo (atenção, concentração, memória, percepção) e social (interação, comunicação, respeito).

Nos dois primeiros anos de vida, as brincadeiras são essencialmente sensório-motoras. 
Receber diferentes estímulos possibilita o conhecimento do mundo ao seu redor.

Nesta fase, os familiares devem engajar as crianças em brincadeiras que possibilitem a experimentação de diferentes estímulos.

Dicas de brincadeiras para crianças de 0 a 2 anos de idade

fisiopedi.jpgBrincar de cantar, fazer carretas, mexer o corpinho da criança como se estivesse dançando, dar beijinhos.

Colocar a criança no colo e balança-la para frente e para trás.Possibilita que a criança experimente diferentes estímulos e favorece o vínculo entre os brincantes.

  • Móbiles

Favorece o desenvolvimento motor, ao ver o brinquedo a criança deseja alcançar, estimulando a movimentação dos membros superiores.

DSC06456.JPG Colocar a criança em decúbito ventral no chão e espalhar alguns brinquedos próximo a criança.Esta posição favorece o controle de cabeça e fortalece a musculatura do tronco. Ao espalhar os brinquedos próximo a criança, em seu campo de visão, você estimula o seu deslocamento, favorecendo o desenvolvimento motor global.

Muitos pais desanimam de estimular uma criança ao observar que ela não engaja nas brincadeiras.  Muitos transtornos estão relacionados com a pobreza do brincar, como o autismo e a paralisia cerebral.   Um brincar pobre repercute negativamente na vida da criança, desta forma, crianças que possuem um pobre brincar necessitam do acompanhamento de um terapeuta ocupacional.  Este profissional estimula a criança a se envolver em brincadeiras e orienta a família a lidar com esta situação.  

No link abaixo você visualiza mais brincadeiras próprias para as crianças de 0 a 2 anos de idade.  http://viverterapiaocupacional.blogspot.com.br/2012/08/brincar-brincar-e-brincar-e-preciso.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-do-brincar-para-o-desenvolvimento-da-crianca-6114332.html

    Palavras-chave do artigo:

    crianca

    ,

    brincar

    ,

    desenvolvimento

    Comentar sobre o artigo

    Músicas para crianças - A música faz parte do desenvolvimento infantil. Saiba como fazer da música um aprendizado para crianças e conheça os artistas que marcaram a infância através da música.

    Por: Ana Simõesl Arte& Entretenimento> Músical 23/11/2010 lAcessos: 896 lComentário: 1

    O tema apresentado se trata da importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Para uma melhor realização do projeto, foram feitas pesquisas bibliográficas e também em campo. Foi escolhida uma instituição que atende crianças de diferenças faixas etárias para que pudéssemos entender melhor através da observação, como era o dia-a-dia e as atividades realizadas, e o que contribuem para o desenvolvimento psíquico e cognitivo das crianças.

    Por: Angélica Aparecida Oliveiral Educaçãol 29/10/2013 lAcessos: 67

    Artigo sobre a importância das brincadeiras e jogos no desenvolvimento saudável das crianças.

    Por: ebdbrasil.coml Educação> Educação Infantill 14/03/2013 lAcessos: 194

    É indispensável que na rotina escolar estejam presentes períodos de tempo destinados as brincadeiras livres, pois é assim que a criança interage entre si e com os objetos de maneira espontânea, essas brincadeiras são importantes para o seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, podendo influenciar de maneira significativa nos aspectos motores, cognitivos, psicológicos e sócio-afetivos.

    Por: Priscila Costa de Paulal Educação> Educação Infantill 25/11/2014

    RESUMO: A criança pequena precisa de um estímulo maior para que sua aprendizagem aconteça de forma integral e segura. O brincar em si já faz parte da vida da criança, não que ela já nasça sabendo brincar, pelo contrario ela aprende a brincar através da socialização e interação com o mundo adulto, logo, esse artigo visa proporcionar aos leitores uma analise da importância do brincar para a criança na educação infantil, tendo como objetivo primordial valorizar as brincadeiras como uma forma de nov

    Por: Elita carmem mirandal Educação> Educação Infantill 25/11/2014

    Resumo: O artigo refere-se ao ato de brincar inserido na prática do professor de Educação Infantil, esclarecendo e analisando a partir dos teóricos o valor atribuído ao ato de brincar e o espaço reservado para o mesmo no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi embasado em pesquisas bibliográficas com uma linha qualitativa e de caráter exploratório em que foi possível ter como resultado a descrição do valor ao ato de brincar como também a prática pedagógica devida dos professores de Educação Infantil, uma vez que a brincadeira faz parte da infância da criança e que muitas vezes esse ato é ignorado pelo professor. Brincando, a criança está continuamente redescobrindo a si mesma, pois o brincar é uma atividade de aprendizagem.

    Por: Macilene silva macêdol Educação> Educação Infantill 30/11/2009 lAcessos: 7,855 lComentário: 1

    O presente artigo visa analisara importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 22/08/2014 lAcessos: 60

    Resumo Este estudo traz a importância de atividades lúdicas exercida na escola, para trabalhar com a criança o aspecto psicológico. Ensinando a mesma a interagir com o próximo, respeitar regras, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico. Através da melhoria do entendimento sobre o efeito que os jogos podem trazer, enriquecendo interações humanas.

    Por: Tamiris Limal Educação> Educação Infantill 26/01/2009 lAcessos: 31,993 lComentário: 9

    Este estudo traz a importância de atividades lúdicas exercida na escola, para trabalhar com a criança o aspecto psicológico. Ensinando a mesma a interagir com o próximo, respeitar regras, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico. Através da melhoria do entendimento sobre o efeito que os jogos podem trazer, enriquecendo interações humanas.

    Por: Elizabeth Pinheirol Educação> Educação Onlinel 08/12/2013 lAcessos: 48
    Ismael dos Santos

    Este trabalho abordará a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, um fator indispensável e fundamental ao desenvolvimento de aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional, e social da criança, procurando verificar o papel da família e também dos educadores no processo de inclusão do brincar na vida do mesmo e apresentar as influências e vantagens que essas brincadeiras proporcionam para que tal desenvolvimento ocorra de maneira adequada.

    Por: Ismael dos Santosl Educação> Educação Infantill 24/02/2011 lAcessos: 2,792 lComentário: 1

    As fases iniciais da criança exige muito carinho e atenção. Mas para que a pessoa humana realize plenamente seu potencial, deve haver também, desde o nascimento, um processo educativo que ajude a construir suas estruturas afetivas, sociais e cognitivas. Educação infantil é mais do que cuidar de crianças. É abrir a elas o caminho da cidadania. Uma educação de qualidade e democrática deve levar em consideração as diferenças individuais e, portanto, oferecer oportunidades de aprendizagem.

    Por: sibele silva leal rodriguêsl Educação> Educação Infantill 28/01/2015

    O presente trabalho é uma contribuição para a prática dos professores de Educação Infantil; busca-se, com ele, conduzir os docentes a refletirem sobre o processo de alfabetizar letrando, duas ações pedagógicas que se processam de maneira imbricada no início da escolarização. Nesse caminhar, discorremos também sobre a importância de se trabalhar com a literatura na Educação Infantil e suas implicações em relação ao processo de ensino aprendizagem.

    Por: dinalral Educação> Educação Infantill 26/01/2015

    As famílias, quando escolhem a escola em que seus filhos farão o estudo fundamental, e principalmente o médio, deparam-se com uma série de questões importantes que é essencial resolver. Inicialmente surgem os aspectos logísticos: distância da escola a casa, os meios possíveis de transporte entre uma e outra e os horários de entrada e saída, que são determinantes, em tempos de congestionamento de trânsito, insegurança pública e até mesmo de dificuldade de algum adulto acompanhar as crianças.

    Por: Central Pressl Educação> Educação Infantill 08/01/2015 lAcessos: 11

    Brinquedos, jogos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade. O presente assunto trata do lúdico como uma forma educativa de ensinar, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados à criança.

    Por: Soraya Borba E. Serranol Educação> Educação Infantill 07/01/2015 lAcessos: 28
    Simoni Caldeira da Fonseca

    O referente trabalho aborda a importância da gestão escolar para a organização pedagógica da Educação Infantil, pois a criança necessita de todo cuidado específico para sua idade e na escola ela deve encontrar este amparo. O gestor escolar tem a função de proporcionar à criança um ambiente todo aconchegante, colorido, organizado, com atividades permanentes, enfim, tudo o que é necessário para que ela tenha um desenvolvimento adequado.

    Por: Simoni Caldeira da Fonsecal Educação> Educação Infantill 11/12/2014 lAcessos: 21

    COM A INTRODUÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA INICIA-SE O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E COM ELE MUITAS VEZES EMERGEM OS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. CABE AOS PAIS EM SINTONIA COM A ESCOLA BUSCAR ALTERNATIVAS PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA, UMA DAS INDICAÇÕES É ATRAVÉS DA ORIENTAÇÃO A PAIS.

    Por: DABDA TAIS BORBAl Educação> Educação Infantill 10/12/2014
    marli frageri

    valorização de calculos na educação infantil sem sequencia logica.Cada criança cria a sua própria estratégia combinatória baseando no raciocínio logico multiplicativo contando sempre em sequencia descontinua ou seja números que para ela e de fácil pronuncia.

    Por: marli frageril Educação> Educação Infantill 04/12/2014 lAcessos: 20

    O presente resumo refere-se aos problemas relacionados a alunos da Escola 29 Novembro que tem problemas de comportamento e aprendizagem porque muitas os pais ou responsáveis não dão a devida atenção.

    Por: Sortineide Navarro Segural Educação> Educação Infantill 04/12/2014 lAcessos: 20

    Alguns cuidados básicos com o idoso acamado podem fazer total diferença para o idoso e sua família. Saiba como prevenir escaras, edema nas pernas, melhorar o sono, entre outros.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 21/08/2012 lAcessos: 712

    Saiba um pouco sobre a doença de Alzheimer, esta doença que prejudica de foram significativa a memória de tantos idosos.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 14/08/2012 lAcessos: 104

    Com o envelhecimento e com o surgimento de doenças como a Doença de Alzheimer ocorre o prejuízo de algumas funções do cérebro. Saiba a importância dos jogos para estimular as funções cognitivas, como memória, atenção e capacidade de resolução de problemas.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 09/08/2012 lAcessos: 483

    Saiba como melhorar o desempenho de seu filho/aluno nas tarefas escolares com as dicas de uma terapeuta ocupacional.

    Por: Simone Françal Educaçãol 09/08/2012 lAcessos: 94
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast