A importância do brincar para o desenvolvimento da criança

09/08/2012 • Por • 423 Acessos

O brincar é uma atividade fundamental na infância, toda criança precisa brincar para se desenvolver bem.
O brincar favorece tanto o desenvolvimento motor (coordenação motora, equilíbrio, força), como o desenvolvimento cognitivo (atenção, concentração, memória, percepção) e social (interação, comunicação, respeito).

Nos dois primeiros anos de vida, as brincadeiras são essencialmente sensório-motoras. 
Receber diferentes estímulos possibilita o conhecimento do mundo ao seu redor.

Nesta fase, os familiares devem engajar as crianças em brincadeiras que possibilitem a experimentação de diferentes estímulos.

Dicas de brincadeiras para crianças de 0 a 2 anos de idade

fisiopedi.jpgBrincar de cantar, fazer carretas, mexer o corpinho da criança como se estivesse dançando, dar beijinhos.

Colocar a criança no colo e balança-la para frente e para trás.Possibilita que a criança experimente diferentes estímulos e favorece o vínculo entre os brincantes.

  • Móbiles

Favorece o desenvolvimento motor, ao ver o brinquedo a criança deseja alcançar, estimulando a movimentação dos membros superiores.

DSC06456.JPG Colocar a criança em decúbito ventral no chão e espalhar alguns brinquedos próximo a criança.Esta posição favorece o controle de cabeça e fortalece a musculatura do tronco. Ao espalhar os brinquedos próximo a criança, em seu campo de visão, você estimula o seu deslocamento, favorecendo o desenvolvimento motor global.

Muitos pais desanimam de estimular uma criança ao observar que ela não engaja nas brincadeiras.  Muitos transtornos estão relacionados com a pobreza do brincar, como o autismo e a paralisia cerebral.   Um brincar pobre repercute negativamente na vida da criança, desta forma, crianças que possuem um pobre brincar necessitam do acompanhamento de um terapeuta ocupacional.  Este profissional estimula a criança a se envolver em brincadeiras e orienta a família a lidar com esta situação.  

No link abaixo você visualiza mais brincadeiras próprias para as crianças de 0 a 2 anos de idade.  http://viverterapiaocupacional.blogspot.com.br/2012/08/brincar-brincar-e-brincar-e-preciso.html