A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil

Publicado em: 14/09/2009 |Comentário: 10 | Acessos: 46,563 |
Muitos pesquisadores denominam o século XXI como o século da ludicidade, vivemos em tempos em que diversão, lazer, entreterimento apresentam-se como condições muito perquiridas pela sociedade. E por torna-se a dimensão lúdica alvo de tantas atenções e desejos, faz-se necessariamente e fundamental resgatarmos a sua essência.

 

Viver ludicamente significa uma forma de intervenção no mundo, indica que não apenas estamos inseridos no mundo, mas, sobretudo, que somos parte desse conhecimento prático e que essas reflexões são as nossas ferramentas para exercermos um protagonismo lúdico e ativo.

 

O lúdico refere-se a uma dimensão humana que os sentimentos de liberdade de ação abrangem atividades despretensiosas, descontraídas e desobrigadas de toda e qualquer espácie de intecionalidade alheia, é livre de pressões e avaliações. Caillois (1986) afirma que o caráter gratuito presente na atividade lúdica é a características que mais a deixa desacretitada diante da sociedade moderna. Entretanto, enfatizar que é graças a essas características que o sujeito se entrega à atividade despreocupante.

 

Assim, o jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são protótipos daquilo que representa as atividades lúdicas, que se reduziram apenas em atividades infantis. Freinet (1998) denomina "práticas lúdicas fundamentais" como o não exercício específico de alguma atividade, pois, ele acredita que qualquer atividade pode se corrompida nas suas essências, dependendo do uso que se faz dela.

 

logo, na atividade lúdica o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própia ação, o momento vivido. Possibilita a quem a vivência, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de resignificação e percepção, momentos de auto conhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momento de vida.

 

Pois, uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. o que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma "atitude" lúdica do educador e dos educandos. Assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não apenas externa, implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva. a ludicidade exige uma predisposição interna, o que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, de conhecimentos, embora estes sejam muito importantes.

 

De acordo co Oliveira (1990), " as tividades lúdicas são a essência da infância". Por isso, foi preciso que houvesse uma profunda mudança da imagem da criança na sociedade para que se pudesse associar uma visão positiva a suas atividades espontâneas, surerindo como decorrência à valorização dos jogos e brinquedos.

 

Enfim, brincar é uma necessidade Básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitaçãoe a educação. brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. 
Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 28 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-do-ludico-na-educacao-infantil-1230873.html

    Palavras-chave do artigo:

    atividades ludicas

    ,

    brinquedo

    ,

    jogos e educacao

    Comentar sobre o artigo

    Eliane Barros de Oliveira

    O artigo teve como objetivo coletar dado que demonstrassem a importância das atividades lúdicas, visto que jogos e brincadeiras são, conforme os estudiosos, experiências afetivas que correlacionam ao ambiente e devem ser explicadas nas crianças em fase pré-escolar. Baseado em referências teóricas, a proposta de trabalho permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras infantis, que se bem aplicadas ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora e conseqüentemente no processo escolar.

    Por: Eliane Barros de Oliveiral Educação> Educação Infantill 31/10/2012 lAcessos: 579

    A pesquisa visa compreender a real situação do ensino da Matemática em uma escola pública , onde foram feitas observações das metodologias dos educadores e do rendimento escolar dos educandos.Foram feitos relatos sobre a influência dos jogos com estratégia de ludicidade no ensino da Matemática, e seus benefícios quando utilizados de maneira eficaz. Assim, verificou-se que a utilização dos jogos pode possibilitar uma maior interação entre os indivíduos durante o processo de ensino-aprendizagem.

    Por: Janne Daniella Gonçalves Silval Educação> Ciêncial 04/08/2010 lAcessos: 4,446

    Este trabalho tem como objetivo descrever a contribuição pedagógica do jogo e da brincadeira na educação infantil, tendo como meta buscar significados que venha a esclarecer nossas indagações acerca do tema, baseado nas pesquisas bibliográficas e em autores e estudiosos do assunto. Compreender melhor e mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores com várias propostas baseado em teóricos.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 31/10/2012 lAcessos: 205

    A importancia das atividades lúdicas na educação Infantil, fala da importancia e modelos de brincadeiras lúdicas no dia a dia das crianças e como as brincadeiras ajudam no desenvolvimento.

    Por: Tatiana Martinsl Educação> Educação Infantill 13/10/2012 lAcessos: 661
    Vanessa Cristina

    : Esse artigo discute a brincadeira dentro do contexto da educação infantil com foco na aprendizagem do educando. A apropriação dos saberes está ligada ao trabalho realizado com jogos, mediação do educador e interações sociais para que os desenvolvimentos das competências individuais, coletivas, cognitivas e emocionais aconteçam, a fim de que o jogo seja mais um colaborador na aquisição do conhecimento, pois brincar é coisa séria.

    Por: Vanessa Cristinal Educação> Educação Infantill 14/10/2011 lAcessos: 1,609
    Maria Alves

    O presente artigo aborda reflexões que resultaram de uma proposta de formação continuada na qual se trabalhou a Importância dos Jogos e Brincadeiras no Processo de Alfabetização e Letramento. A proposta possibilitou aos professores e a equipe pedagógica perceber a importância de explorar os Jogos e as Brincadeiras no desenvolvimento das atividades pedagógicas utilizando a ludicidade com os discentes nos processos de ensino e aprendizagens.

    Por: Maria Alvesl Educaçãol 13/08/2013 lAcessos: 249

    Procura-se mostrar a importância que as atividades lúdicas têm na vida das pessoas e no desenvolvimento das crianças.

    Por: REZENDE, Jeziel A.l Educação> Educação Infantill 07/03/2011 lAcessos: 2,790

    Esse estudo é de cunho qualitativo, classificado como teórico-empirista que trás com problemática: durante a utilização das aulas de Educação Física quais as representações sociais dos professores de nível um, de uma escola municipal do Estado da Bahia sobre conteúdo/conhecimento dos jogos e das brincadeiras?

    Por: IVO NASCIMENTO NETOl Educação> Educação Infantill 03/04/2010 lAcessos: 1,150

    A pesquisa teve por objetivo verificar qual o acervo lúdico de crianças da 1ª série do ensino fundamental de 9 anos de uma escola pública de Joinville, em seu cotidiano familiar e escolar identificando os momentos de intervenção profissional do professor de Educação Física durante a atividade lúdica. A coleta de dados foi realizada através de questionários enviados aos pais e alunos e analises das aulas de Educação Física em uma Escola Pública da cidade de Joinville - SC.

    Por: Rosiane Francine Machadol Educação> Educação Infantill 01/12/2009 lAcessos: 16,293
    IDELCÓPIO VARANDA

    O modelo atual de educação formal rumo aos avanços exige uma educação dinâmica, mais ativa, mais participativa e que cada vez mais a escola busque subsídios capazes de formar alunos e cidadãos em sua totalidade. Neste desafio, tanto os jogos quanto as brincadeiras são excelentes ferramentas, pois com eles é possível trabalhar o desenvolvimento pessoal juntamente com o exercício da vida grupal. Com estas duas poderosas ferramentas, no âmbito escolar, podemos de forma lúdica, trabalhar o desenvolvimento global do aluno em todas as suas dimensões.

    Por: IDELCÓPIO VARANDAl Educação> Educação Infantill 21/09/2009 lAcessos: 14,899 lComentário: 1
    Zilda Ap. S. Guerrero

    No método de Frotagem o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho, e faz uma "fricção" sobre uma superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para aperfeiçoamento. Essa técnica foi desenvolvida pelo pintor, escultor e artista gráfico alemão, Max Ernst, em 1925. Ele foi um dos fundadores do movimento "Dada" e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Educação Infantill 18/09/2014 lAcessos: 99

    Ênfase no aprender não é de hoje que existe esse modelo de avaliação formativa. A diferença é que ele é visto com o melhor caminho para garantir a evolução de todos os alunos, uma espécie de passo á frente em relação á avaliação conhecida como somativa.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 17/09/2014

    Atualmente, o tema Educação Física na Educação Infantil vem sendo objeto de estudo de múltiplos pesquisadores. Essa "nova" área de estudo justifica-se pelo fato de que o movimento, a corporeidade e o lúdico são de suma importância para o desenvolvimento da criança.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 16/09/2014

    A verdadeira educação é aquela que instiga o desejo do indivíduo a explorar, observar, trabalhar, jogar e acreditar-se. Levando em conta essa perspectiva, a educação precisa organizar seus conhecimentos, partindo dos interesses dos alunos e, desse modo, levá-los a outros patamares de aprendizagem, que são primordiais à formação e ao exercício da cidadania.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 16/09/2014

    O presente artigo objetiva investigar como Educação Infantil contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 15/09/2014

    O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 14/09/2014

    Receber os estudantes com deficiência é um avanço. Mas faltam fazer da inclusão uma realidade e assegurar o direito à Educação

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 14/09/2014
    Isabel Cristina

    Atualmente, a proposta de educação inclusiva tem gerado polêmicas discussões entre os que adotam uma posição integracionista, os que defendem a escola inclusiva ou ainda aqueles que sentem a importância de uma educação especializada para o aluno com necessidades educacionais especiais . No longo caminho a ser percorrido muitas são as dificuldades a serem enfrentadas, principalmente as que dizem respeito às barreiras físicas e atitudinais,constituídas dos estigmas, preconceitos e estereótipos.

    Por: Isabel Cristinal Educação> Educação Infantill 29/08/2014 lAcessos: 13
    LÍVIA FERREIRA

    Diante da importancia de seu pesamento, do compromisso politico-pedagogico e de sua trajetória de vida, Paulo Freire nos alenta nos inspira e nos alegra. Com suas ideias, alimenta nossos sonhos de mudança; com suas reflexões, nos instiga à critica; com seu exemplo, reforça nosso engajamento; com sua ternura, nos leva à solidariedade e com sua tolerância, nos mobiliza para o efetivo exercício da democracia.

    Por: LÍVIA FERREIRAl Educaçãol 21/01/2010 lAcessos: 12,826 lComentário: 1
    LÍVIA FERREIRA

    Análise sobre a importância do letramento para educação e alfabetização de jovens e adultos, como forma de compreender teoricamente as metodologias e recursos didáticos utilizados na educação de jovens e adultos-EJA,visando a atender o princípio da adequação destes à realidade cultural e subjetiva dos jovens e adultos. Discute-se a função social do letramento e as práticas educativas e pedagógicas na educação de jovens e adultos buscando compreender suas especificidades.

    Por: LÍVIA FERREIRAl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2010 lAcessos: 6,449

    Comments on this article

    3
    Jane Helenara Batista 03/08/2011
    Olá!
    Oportuno e muito rico, o artigo contribui muito para meu aprendizado.
    Gostaria de receber por email. Se tiveres algo para trabalhar com crianças de 0 a 5anos por favor me envie.
    Obrigada.
    Abraço.
    1
    itajacy 30/11/2010
    gostei muito do artigo to fazendo um projeto para a faculdade e precisava saber mas sobre o ludico na educação infantil entendi mas sobre a ludicidade obrigado!
    2
    Raquel silva 19/11/2010
    E maravilhoso mim deu base para a profissão que eu quero seguir.
    Obrigada!!!
    2
    francislaine 07/10/2010
    Gostei muito do artigo acima, gostaria d receber em meu email, mais artigos ou projetos sobre o lúdico na ed infantil, estou me preparando para o tcc. muito obrigada.
    1
    vivi 01/10/2010
    gostei mto do seu traballho pois pude buscar mtas infomacoes boas para fazer o meu tcc :D
    4
    juliana 29/07/2010
    eu achei muito bom estou copiando para um trabalho de escola
    3
    Joao Paulo Luna 27/07/2010
    Gostei muito do artigo, estou fazendo um trabalho da universidade , sobre o ludico e a educação , e precisava de uma entrevista de um educador que utiliza o ludico como ferramenta do seu trabalho, alguem poderia me ajuda ?

    Grato
    0
    MARIA VALNICE 03/07/2010
    MARAVILHOSO GOSTARIA MUITO DE APRENDER FAZER O TESTE DO QI
    2
    Carlos Alberto 25/11/2009
    Gostei muito do seu artigo,pois o mesmo mim ajudou em uma apresentação aqual falei da importancia do brincar.
    6
    CARLOS ROCHA 15/09/2009
    seu artigo é ótimo, aprendi a importancia do brincar no inicio da infancia, agora ser como vou educacar meu filho que tem 2ano e meio de idade. obrigada lívia.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast