A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil

Publicado em: 14/09/2009 |Comentário: 10 | Acessos: 47,278 |
Muitos pesquisadores denominam o século XXI como o século da ludicidade, vivemos em tempos em que diversão, lazer, entreterimento apresentam-se como condições muito perquiridas pela sociedade. E por torna-se a dimensão lúdica alvo de tantas atenções e desejos, faz-se necessariamente e fundamental resgatarmos a sua essência.

 

Viver ludicamente significa uma forma de intervenção no mundo, indica que não apenas estamos inseridos no mundo, mas, sobretudo, que somos parte desse conhecimento prático e que essas reflexões são as nossas ferramentas para exercermos um protagonismo lúdico e ativo.

 

O lúdico refere-se a uma dimensão humana que os sentimentos de liberdade de ação abrangem atividades despretensiosas, descontraídas e desobrigadas de toda e qualquer espácie de intecionalidade alheia, é livre de pressões e avaliações. Caillois (1986) afirma que o caráter gratuito presente na atividade lúdica é a características que mais a deixa desacretitada diante da sociedade moderna. Entretanto, enfatizar que é graças a essas características que o sujeito se entrega à atividade despreocupante.

 

Assim, o jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são protótipos daquilo que representa as atividades lúdicas, que se reduziram apenas em atividades infantis. Freinet (1998) denomina "práticas lúdicas fundamentais" como o não exercício específico de alguma atividade, pois, ele acredita que qualquer atividade pode se corrompida nas suas essências, dependendo do uso que se faz dela.

 

logo, na atividade lúdica o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própia ação, o momento vivido. Possibilita a quem a vivência, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de resignificação e percepção, momentos de auto conhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momento de vida.

 

Pois, uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. o que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma "atitude" lúdica do educador e dos educandos. Assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não apenas externa, implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva. a ludicidade exige uma predisposição interna, o que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, de conhecimentos, embora estes sejam muito importantes.

 

De acordo co Oliveira (1990), " as tividades lúdicas são a essência da infância". Por isso, foi preciso que houvesse uma profunda mudança da imagem da criança na sociedade para que se pudesse associar uma visão positiva a suas atividades espontâneas, surerindo como decorrência à valorização dos jogos e brinquedos.

 

Enfim, brincar é uma necessidade Básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitaçãoe a educação. brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. 
Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 28 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-do-ludico-na-educacao-infantil-1230873.html

    Palavras-chave do artigo:

    atividades ludicas

    ,

    brinquedo

    ,

    jogos e educacao

    Comentar sobre o artigo

    Eliane Barros de Oliveira

    O artigo teve como objetivo coletar dado que demonstrassem a importância das atividades lúdicas, visto que jogos e brincadeiras são, conforme os estudiosos, experiências afetivas que correlacionam ao ambiente e devem ser explicadas nas crianças em fase pré-escolar. Baseado em referências teóricas, a proposta de trabalho permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras infantis, que se bem aplicadas ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora e conseqüentemente no processo escolar.

    Por: Eliane Barros de Oliveiral Educação> Educação Infantill 31/10/2012 lAcessos: 757

    A pesquisa visa compreender a real situação do ensino da Matemática em uma escola pública , onde foram feitas observações das metodologias dos educadores e do rendimento escolar dos educandos.Foram feitos relatos sobre a influência dos jogos com estratégia de ludicidade no ensino da Matemática, e seus benefícios quando utilizados de maneira eficaz. Assim, verificou-se que a utilização dos jogos pode possibilitar uma maior interação entre os indivíduos durante o processo de ensino-aprendizagem.

    Por: Janne Daniella Gonçalves Silval Educação> Ciêncial 04/08/2010 lAcessos: 4,581

    Este trabalho tem como objetivo descrever a contribuição pedagógica do jogo e da brincadeira na educação infantil, tendo como meta buscar significados que venha a esclarecer nossas indagações acerca do tema, baseado nas pesquisas bibliográficas e em autores e estudiosos do assunto. Compreender melhor e mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores com várias propostas baseado em teóricos.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 31/10/2012 lAcessos: 245

    Os jogos, brinquedos e brincadeiras são inerentes ao universo infantil, sendo assim, o artigo intitulado "A importância das atividades lúdicas no universo da educação infantil" pretende investigar como a ludicidade contribui para a construção do conhecimento na educação infantil

    Por: Arlete Luiza de Souzal Educação> Educação Infantill 17/02/2015 lAcessos: 44

    A importancia das atividades lúdicas na educação Infantil, fala da importancia e modelos de brincadeiras lúdicas no dia a dia das crianças e como as brincadeiras ajudam no desenvolvimento.

    Por: Tatiana Martinsl Educação> Educação Infantill 13/10/2012 lAcessos: 868
    Vanessa Cristina

    : Esse artigo discute a brincadeira dentro do contexto da educação infantil com foco na aprendizagem do educando. A apropriação dos saberes está ligada ao trabalho realizado com jogos, mediação do educador e interações sociais para que os desenvolvimentos das competências individuais, coletivas, cognitivas e emocionais aconteçam, a fim de que o jogo seja mais um colaborador na aquisição do conhecimento, pois brincar é coisa séria.

    Por: Vanessa Cristinal Educação> Educação Infantill 14/10/2011 lAcessos: 1,728
    Maria Alves

    O presente artigo aborda reflexões que resultaram de uma proposta de formação continuada na qual se trabalhou a Importância dos Jogos e Brincadeiras no Processo de Alfabetização e Letramento. A proposta possibilitou aos professores e a equipe pedagógica perceber a importância de explorar os Jogos e as Brincadeiras no desenvolvimento das atividades pedagógicas utilizando a ludicidade com os discentes nos processos de ensino e aprendizagens.

    Por: Maria Alvesl Educaçãol 13/08/2013 lAcessos: 590

    Procura-se mostrar a importância que as atividades lúdicas têm na vida das pessoas e no desenvolvimento das crianças.

    Por: REZENDE, Jeziel A.l Educação> Educação Infantill 07/03/2011 lAcessos: 2,900

    Esse estudo é de cunho qualitativo, classificado como teórico-empirista que trás com problemática: durante a utilização das aulas de Educação Física quais as representações sociais dos professores de nível um, de uma escola municipal do Estado da Bahia sobre conteúdo/conhecimento dos jogos e das brincadeiras?

    Por: IVO NASCIMENTO NETOl Educação> Educação Infantill 03/04/2010 lAcessos: 1,174

    A pesquisa teve por objetivo verificar qual o acervo lúdico de crianças da 1ª série do ensino fundamental de 9 anos de uma escola pública de Joinville, em seu cotidiano familiar e escolar identificando os momentos de intervenção profissional do professor de Educação Física durante a atividade lúdica. A coleta de dados foi realizada através de questionários enviados aos pais e alunos e analises das aulas de Educação Física em uma Escola Pública da cidade de Joinville - SC.

    Por: Rosiane Francine Machadol Educação> Educação Infantill 01/12/2009 lAcessos: 16,456

    Ao destacar o tema "dificuldade de aprendizagem" muitos confundem esta concepção com uma desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem é tratada por muitos teóricos e estudiosos como um distúrbio ,que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais , afetando o individuo em qualquer área do desempenho escolar.Este artigo visa apresentar uma breve reflexão sobre essas concepções

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Esta temática esta presente diariamente em reuniões que buscam analisar e discutir o problema, para então apontar formas para resolver os distúrbios disciplinares no cotidiano das escolas. A desmotivação e a indisciplina são os maiores obstáculos apresentados pelos professores, que se deparam no dia a dia com à desordem em sala de aula e na escola, além de apresentar como parte desta reclamação a desatenção dos alunos, a falta de interesse e de respeito dos estudantes.

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Este presente Artigo trata de uma reflexão sobre a temática da disortográfia e a importância do trabalho em conjunto dos profissionais educacionais, pacientes e familiares no diagnóstico,tratamento e superação desta distúrbio. Descrevendo a importância do apoio psicopedagogico para se superar tal dificuldade expressa e identificada geralmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Educação Infantill 27/03/2015

    Acredito que o gosto pela leitura se apreende, é lendo que as pessoas aprendem a gostar de ler, e já de pequenos podemos, ou não, criar o hábito de leitura. Já dizia Carlos Drummond de Andrade que "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede".

    Por: MARCIA AP.M.FARIASl Educação> Educação Infantill 25/03/2015

    Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de encantamento, contos maravilhosos e contos de fadas.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 14

    Uma das características mais marcantes da sociedade atual é seu alto grau de racionalização, isto é, cada vez mais de organiza em função do melhor aproveitamento do tempo. A busca incessante do lucro e de uma maior produtividade submete todos os setores da vida social às mais variadas formas de planejamento. A Educação na fica fora dessa tendência e nem escapa dessa racionalização.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 11

    A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será sempre ela que tem essa responsabilidade? Ou será que ela responsabilidade foi imposta sem maiores questionamentos e agora de quem deve ser cobrada a recuperação dos indivíduos que não tem o comportamento esperado pela sociedade?

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 22

    Criar sempre foi uma característica do ser humano. Com essa capacidade o homem cria mas precisa ser despertado e isso só acontece com sua interação com o mundo. Desde o inicio dos tempos o homem cria e produz novas tecnologias. Sempre movido por suas necessidades e desejos. Assim, através dos objetos inventados modifica o mundo e sua relação com o universo. Desde as mais antigas ferramentas até os mais modernos aparelhos percebe-se que a tecnologia é útil, necessária e fascinante.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 08/03/2015 lAcessos: 14
    LÍVIA FERREIRA

    Diante da importancia de seu pesamento, do compromisso politico-pedagogico e de sua trajetória de vida, Paulo Freire nos alenta nos inspira e nos alegra. Com suas ideias, alimenta nossos sonhos de mudança; com suas reflexões, nos instiga à critica; com seu exemplo, reforça nosso engajamento; com sua ternura, nos leva à solidariedade e com sua tolerância, nos mobiliza para o efetivo exercício da democracia.

    Por: LÍVIA FERREIRAl Educaçãol 21/01/2010 lAcessos: 13,539 lComentário: 1
    LÍVIA FERREIRA

    Análise sobre a importância do letramento para educação e alfabetização de jovens e adultos, como forma de compreender teoricamente as metodologias e recursos didáticos utilizados na educação de jovens e adultos-EJA,visando a atender o princípio da adequação destes à realidade cultural e subjetiva dos jovens e adultos. Discute-se a função social do letramento e as práticas educativas e pedagógicas na educação de jovens e adultos buscando compreender suas especificidades.

    Por: LÍVIA FERREIRAl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2010 lAcessos: 6,643

    Comments on this article

    3
    Jane Helenara Batista 03/08/2011
    Olá!
    Oportuno e muito rico, o artigo contribui muito para meu aprendizado.
    Gostaria de receber por email. Se tiveres algo para trabalhar com crianças de 0 a 5anos por favor me envie.
    Obrigada.
    Abraço.
    1
    itajacy 30/11/2010
    gostei muito do artigo to fazendo um projeto para a faculdade e precisava saber mas sobre o ludico na educação infantil entendi mas sobre a ludicidade obrigado!
    2
    Raquel silva 19/11/2010
    E maravilhoso mim deu base para a profissão que eu quero seguir.
    Obrigada!!!
    2
    francislaine 07/10/2010
    Gostei muito do artigo acima, gostaria d receber em meu email, mais artigos ou projetos sobre o lúdico na ed infantil, estou me preparando para o tcc. muito obrigada.
    1
    vivi 01/10/2010
    gostei mto do seu traballho pois pude buscar mtas infomacoes boas para fazer o meu tcc :D
    4
    juliana 29/07/2010
    eu achei muito bom estou copiando para um trabalho de escola
    3
    Joao Paulo Luna 27/07/2010
    Gostei muito do artigo, estou fazendo um trabalho da universidade , sobre o ludico e a educação , e precisava de uma entrevista de um educador que utiliza o ludico como ferramenta do seu trabalho, alguem poderia me ajuda ?

    Grato
    0
    MARIA VALNICE 03/07/2010
    MARAVILHOSO GOSTARIA MUITO DE APRENDER FAZER O TESTE DO QI
    2
    Carlos Alberto 25/11/2009
    Gostei muito do seu artigo,pois o mesmo mim ajudou em uma apresentação aqual falei da importancia do brincar.
    6
    CARLOS ROCHA 15/09/2009
    seu artigo é ótimo, aprendi a importancia do brincar no inicio da infancia, agora ser como vou educacar meu filho que tem 2ano e meio de idade. obrigada lívia.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast