A Importância do Uniforme Escolar na Educação Infantil

Publicado em: 21/02/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 319 |

É obrigação da instituição de ensino oferecer e incentivar o uso do uniforme escolar. O seu uso traz vantagens para os pais, que proporciona uma grande praticidade e economia pelo fato de não precisar comprar roupas diferentes para cada dia de aula - o que acarretaria em uma grande despesa - e também para a escola, que já que o aluno veste as cores, o símbolo e o nome da instituição.

A inspiração do uso do uniforme veio primeiramente do exército, uma das instituições pioneiras em determinar o uso de roupas idênticas a todos os seus militares. Daí, a vestimenta foi adotada por uma escola pela primeira vez em 1890, pela Escola Norma, que formava professoras. O uniforme escolar começou a se estabelecer entre as décadas de 20 e 30, quando as escolas mais tradicionais optaram por esse modelo. No entanto, tornou-se obrigatório no Brasil somente nos anos de 40 e 50, com a democratização da educação no país.

Se o uso do uniforme escolar na educação infantil não fosse obrigatório, observaríamos uma série de desvantagens que não são adequadas ao ambiente escolar. Confira abaixo alguns deles:

  • Geraria uma grande desigualdade social, sendo visível a separação dos ricos e pobres pela roupa que as crianças estariam usando;
  • Consequentemente, seria criado um ar de competição nas salas de aula, o que não é aconselhável em um ambiente de estudo;
  • Após certa idade é comum as crianças e adolescentes passarem a querer chamar mais atenção dos colegas. O uso do uniforme é importante na padronização de todos os alunos;
  • Algumas alunas passariam a vir com roupas inapropriadas, como shorts muito curto ou decotes, obrigando a escola tomar atitudes como exigir que a aluna volte para sua casa.

Em resumo, podemos observar que, entre outros fatores, haveria muitas desvantagens se o uniforme escolar não fosse obrigatório. Seu uso exprime uma série de medidas que a escola adota exclusivamente em prol do aluno, e essas medidas vão muito além da mera intenção de igualar pessoas. Vimos que há mais vantagens do que desvantagens na adoção desse modelo, e reconhecê-las é a melhor forma para identificar sua importância.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-do-uniforme-escolar-na-educacao-infantil-6468512.html

    Palavras-chave do artigo:

    importancia uniforme escolar

    ,

    uniforme escolar

    ,

    educacao infantil

    Comentar sobre o artigo

    JORGE ELISSANDER N. BALBINO

    Os índices de reprovação na primeira série do primeiro grau na década de 1970, em Juiz de Fora, eram muito elevados. A necessidade de providências urgentes para modificar esse cenário que denunciava o descaso das esferas públicas referentes à educação e a grande desigualdade social, assolava o município. A situação da educação pré-escolar na cidade encontrava-se ainda mais precária, pois existiam poucas instituições para atender à infância, principalmente carente.

    Por: JORGE ELISSANDER N. BALBINOl Educação> Ensino Superiorl 23/02/2011 lAcessos: 630

    Com o objetivo de oferecer uma opção de boa qualidade e baixo custo para os uniformes escolares da rede pública de educação básica, o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), decidiu realizar pregão eletrônico para registro de preços das diferentes peças de vestuário que compõem o uniforme escolar.

    Por: Agorasitel Educação> Educação Infantill 26/02/2013 lAcessos: 85
    JORGE ELISSANDER N. BALBINO

    Nesse estudo, procurou-se evidenciar a evolução do segmento de educação infantil especificamente no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, analisando sobre a educação infantil no Brasil e no município e as relações entre os profissionais da educação infantil.

    Por: JORGE ELISSANDER N. BALBINOl Educação> Ensino Superiorl 16/02/2011 lAcessos: 1,959
    Jonas Alfredo da Silva Santos

    Este artigo tem como objetivo principal conflitar os interesses no desenvolvimento cognitivo dos alunos da rede publica de ensino, conflitando as informações recebidas por familiares e pelos professores e a própria instituição. Os deveres educacionais de cada individuo na construção da sociedade muitas vezes não parece ser claro no processo da construção educacional de nossos futuros profissionais.

    Por: Jonas Alfredo da Silva Santosl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 07/08/2011 lAcessos: 1,200
    NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRA

    Já sabemos que a evasão escolar é um problema que está presente em nossas unidades escolares. Podemos observar também que este tipo de problema sempre tem causas maiores no ensino médio, seja por fatores internos ou esternos a escola, esse problema preocupa aos educadores e governo, que estão preocupados com os índices, o aprendizado e avanço da comunidade. Em se tratando desse grande dilema enfrentado pelas instituições escolares perante o problema, uma questão que se discute diz respeito a

    Por: NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRAl Educação> Ciêncial 19/11/2013 lAcessos: 103

    Pessoas com necessidades especiais, durante muito tempo, consideradas diferentes ao logo do tempo, numa sociedade discriminatória, A conquista e o reconhecimento de direitos das pessoas se às necessidades do alunado, respeitar o ritmo e os processos de aprendizagem, propondo uma pedagogia centrada nas potencialidades humanas, em com deficiência no Brasil tornaram-se componentes integrantes de políticas sociais a partir da metade do século passado.

    Por: CLEA MARCIA PEREIRA CAMARAl Educação> Ensino Superiorl 14/03/2012 lAcessos: 1,015
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Ao se referir as pessoas com Altas Habilidades logo é ressaltado a questão da diferença, sendo comum o posicionamento em relação ao diferente, baseando em valores e expectativas normativas determinadas pelo grupo social do qual se faz parte.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 1,858

    Este artigo realiza uma reflexão sobre a literatura infantil, focando sua análise na questão da função da mesma. Faz um rápido levantamento diacrônico, após abordar o problema conceitual e conclui que a literatura infantil ideal tem como função específica ajudar no despertar crítico dos futuros leitores adultos. Convida você para uma viagem ao universo da literatura infanto-juvenil.

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 01/06/2012 lAcessos: 2,054
    RONALDO CAMPELLO

    RESUMO O objetivo principal desta revisão é discutir a importância da leitura no universo escolar e além dele, no sentido de compreender a leitura como passaporte para a formação de sujeitos portadores de seu próprio protagonismo cultural. Ler é um hábito de poucos, ler, além de proporcionar um melhor entendimento do mundo nos trás a realidade e também nos transporta para fora dela, é a chave que nos conduz a mundos extraordinários e também nos torna críticos, céticos.

    Por: RONALDO CAMPELLOl Educação> Educação Infantill 14/09/2010 lAcessos: 8,059
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    No cenário educativo, os jogos ajudam a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 27/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Entende-se por racismo no futebol, qualquer prática racista oriunda de xingamentos ou algum tipo de sinal obsceno, praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. A rivalidade entre times pode ser uma das explicações, mas alguns casos se tornaram tão polêmicos que atingiram em cheio a mídia e as pessoas pela revolta do ato completamente errôneo.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Iniciamos esta discussão indagando aos nossos leitores se em algum momento pararam para observar as inúmeras expressões faciais que docentes e educandos protagonizam em sala de aula? Frente a isto nos questionamos: o que aconteceu com nossos alunos? O que houve com a docilidade, amabilidade, respeito, e admiração com a figura docente? Por quais caminhos se dispersaram? E por que não dizer a humanização do ambiente escolar?

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 26/10/2014
    edivaldo coelho da silva

    EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CRIANÇAS PARA AS MESMAS AO CHEGAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES ESTAREM PREPARADAS PARA AS ADVERSIDADES DOS RISCOS ENCONTRADOS NAS ATIVIDADES LABORAIS A ATUAR COM SEGURANÇA.

    Por: edivaldo coelho da silval Educação> Educação Infantill 26/10/2014 lAcessos: 11
    ELISETE AMADOR PEREIRA

    Nosso artigo de opinião vem tratando do perfil ou papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola, na cidade de Alto Araguaia- MT. Percebemos que o papel do Coordenador Pedagógico em nossa escola tem sido diferente do que realmente deve ser, ou seja, o Coordenador Pedagógico tem desempenhado funções alheias às suas, fazendo mais o papel administrativo e burocrático do que o pedagógico. é sobre isso que falaremos aqui, dando nossa opinião.

    Por: ELISETE AMADOR PEREIRAl Educação> Educação Infantill 23/10/2014

    O presente artigo aborda o sistema de ensino de língua portuguesa envolvendo o aluno com dislexia e os professores que atuam na 5º serie, no contexto educacional de nível fundamental II.Visa investigar, as metodologias adotadas em sala nas aulas de língua portuguesa e se são suficientes para proporcionar aulas apropriadas quão grandemente necessárias, para contemplar as especificidades do aluno disléxico, de maneira a assegurar o seu aprendizado.

    Por: Taynara Freitas de Souzal Educação> Educação Infantill 22/10/2014 lAcessos: 15

    As conexões entre brincar, aprender e ensinar são perceptíveis quando o educador consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os objetivos dos alunos. Ensinando a aprender contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo, preparando para o exercício da cidadania e da vida coletiva incentivando a buscar justiça social e igualdade com o respeito à diferença.

    Por: Rosana Maciel Averl Educação> Educação Infantill 12/10/2014 lAcessos: 39

    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre o impacto do programa escola da família na vida de crianças e adolescentes da Escola Vicente Minicucci na cidade de Franca . A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Vicente Minicucci, na cidade de Franca - SP. Seguindo os métodos de observação e questionário aplicados aos responsáveis e participantes do programa. Foi possível perceber que esse programa tem sido de suma importância pelo fato de tirar as crianças da rua, lugar

    Por: Leticia Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/10/2014 lAcessos: 24
    Escola Kindergarten

    A etapa em que uma mãe deve matricular seu filho num berçário pode ser a mais dolorosa, tanto para ela quanto para o bebê. Por isso, é muito importante escolher um berçário de qualidade, capaz de conquistar a confiança de ambos.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 17/05/2013 lAcessos: 46
    Escola Kindergarten

    Porque é importante que as crianças brinquem? Como deve ser o aprendizado nesta fase? Neste artigo falaremos como a criança pode desfrutar de maneira prazerosa o aprender, aliando a brincadeira à aprendizagem.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 10/05/2013 lAcessos: 88
    Escola Kindergarten

    A educação não deve vir somente das escolas. A missão de transmitir os valores para nossas crianças deve vir dos pais. Esse texto aborda como as crianças devem ser educadas e de que maneiras elas vão influenciar positivamente nossa sociedade se assim fizerem de forma positiva!

    Por: Escola Kindergartenl Educaçãol 25/04/2013 lAcessos: 28
    Escola Kindergarten

    Neste artigo, colocamos a qualidade do ensino no Brasil como análise e demonstramos com fatos o que deveria ser feito para que nossas crianças pudessem ter um futuro melhor, construindo assim um país mais concreto e correto. Além disso, defendemos a importância da qualidade do ensino e ainda a função da escola na cidadania e no ambiente social.

    Por: Escola Kindergartenl Educaçãol 18/04/2013 lAcessos: 61
    Escola Kindergarten

    Neste artigo você vai ver nossa opinião sobre o sistema de ensino fundamental no Brasil. Explicamos a divisão entre o sistema público e o privado e ainda como funciona a administração de cada um. Ainda sugerimos como deve ser a organização do ensino no Brasil e como nossas crianças poderiam aprender mais e tornar nosso país um lugar melhor para vivermos.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 11/04/2013 lAcessos: 47
    Escola Kindergarten

    Após a gestação, muitas mães ficam com receio de matricular seu filho em uma escola infantil logo cedo. Neste artigo você perceberá que a escola poderá oferecer muitas vantagens que não teria na casa.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 28/03/2013 lAcessos: 108
    Escola Kindergarten

    A licença maternidade está terminando e precisa por seu bebê em uma creche? Saber escolher a escola infantil certa pode evitar muitas consequências desagradáveis. Neste artigo você aprenderá 5 itens básicos a serem verificados antes de matricular seu filho!

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 26/03/2013 lAcessos: 49
    Escola Kindergarten

    Está em dúvida em qual berçário matricular seu filho? Comece conhecendo as escolinhas perto da sua casa! Veja aqui as vantagens para quem mora na Zona Leste de São Paulo.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 18/03/2013 lAcessos: 125
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast