A Importância do Uniforme Escolar na Educação Infantil

Publicado em: 21/02/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 334 |

É obrigação da instituição de ensino oferecer e incentivar o uso do uniforme escolar. O seu uso traz vantagens para os pais, que proporciona uma grande praticidade e economia pelo fato de não precisar comprar roupas diferentes para cada dia de aula - o que acarretaria em uma grande despesa - e também para a escola, que já que o aluno veste as cores, o símbolo e o nome da instituição.

A inspiração do uso do uniforme veio primeiramente do exército, uma das instituições pioneiras em determinar o uso de roupas idênticas a todos os seus militares. Daí, a vestimenta foi adotada por uma escola pela primeira vez em 1890, pela Escola Norma, que formava professoras. O uniforme escolar começou a se estabelecer entre as décadas de 20 e 30, quando as escolas mais tradicionais optaram por esse modelo. No entanto, tornou-se obrigatório no Brasil somente nos anos de 40 e 50, com a democratização da educação no país.

Se o uso do uniforme escolar na educação infantil não fosse obrigatório, observaríamos uma série de desvantagens que não são adequadas ao ambiente escolar. Confira abaixo alguns deles:

  • Geraria uma grande desigualdade social, sendo visível a separação dos ricos e pobres pela roupa que as crianças estariam usando;
  • Consequentemente, seria criado um ar de competição nas salas de aula, o que não é aconselhável em um ambiente de estudo;
  • Após certa idade é comum as crianças e adolescentes passarem a querer chamar mais atenção dos colegas. O uso do uniforme é importante na padronização de todos os alunos;
  • Algumas alunas passariam a vir com roupas inapropriadas, como shorts muito curto ou decotes, obrigando a escola tomar atitudes como exigir que a aluna volte para sua casa.

Em resumo, podemos observar que, entre outros fatores, haveria muitas desvantagens se o uniforme escolar não fosse obrigatório. Seu uso exprime uma série de medidas que a escola adota exclusivamente em prol do aluno, e essas medidas vão muito além da mera intenção de igualar pessoas. Vimos que há mais vantagens do que desvantagens na adoção desse modelo, e reconhecê-las é a melhor forma para identificar sua importância.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-do-uniforme-escolar-na-educacao-infantil-6468512.html

    Palavras-chave do artigo:

    importancia uniforme escolar

    ,

    uniforme escolar

    ,

    educacao infantil

    Comentar sobre o artigo

    JORGE ELISSANDER N. BALBINO

    Os índices de reprovação na primeira série do primeiro grau na década de 1970, em Juiz de Fora, eram muito elevados. A necessidade de providências urgentes para modificar esse cenário que denunciava o descaso das esferas públicas referentes à educação e a grande desigualdade social, assolava o município. A situação da educação pré-escolar na cidade encontrava-se ainda mais precária, pois existiam poucas instituições para atender à infância, principalmente carente.

    Por: JORGE ELISSANDER N. BALBINOl Educação> Ensino Superiorl 23/02/2011 lAcessos: 635

    Com o objetivo de oferecer uma opção de boa qualidade e baixo custo para os uniformes escolares da rede pública de educação básica, o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), decidiu realizar pregão eletrônico para registro de preços das diferentes peças de vestuário que compõem o uniforme escolar.

    Por: Agorasitel Educação> Educação Infantill 26/02/2013 lAcessos: 89
    JORGE ELISSANDER N. BALBINO

    Nesse estudo, procurou-se evidenciar a evolução do segmento de educação infantil especificamente no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, analisando sobre a educação infantil no Brasil e no município e as relações entre os profissionais da educação infantil.

    Por: JORGE ELISSANDER N. BALBINOl Educação> Ensino Superiorl 16/02/2011 lAcessos: 1,968
    Jonas Alfredo da Silva Santos

    Este artigo tem como objetivo principal conflitar os interesses no desenvolvimento cognitivo dos alunos da rede publica de ensino, conflitando as informações recebidas por familiares e pelos professores e a própria instituição. Os deveres educacionais de cada individuo na construção da sociedade muitas vezes não parece ser claro no processo da construção educacional de nossos futuros profissionais.

    Por: Jonas Alfredo da Silva Santosl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 07/08/2011 lAcessos: 1,213
    NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRA

    Já sabemos que a evasão escolar é um problema que está presente em nossas unidades escolares. Podemos observar também que este tipo de problema sempre tem causas maiores no ensino médio, seja por fatores internos ou esternos a escola, esse problema preocupa aos educadores e governo, que estão preocupados com os índices, o aprendizado e avanço da comunidade. Em se tratando desse grande dilema enfrentado pelas instituições escolares perante o problema, uma questão que se discute diz respeito a

    Por: NAYANE CARRIJO DE OLIVEIRAl Educação> Ciêncial 19/11/2013 lAcessos: 123

    Pessoas com necessidades especiais, durante muito tempo, consideradas diferentes ao logo do tempo, numa sociedade discriminatória, A conquista e o reconhecimento de direitos das pessoas se às necessidades do alunado, respeitar o ritmo e os processos de aprendizagem, propondo uma pedagogia centrada nas potencialidades humanas, em com deficiência no Brasil tornaram-se componentes integrantes de políticas sociais a partir da metade do século passado.

    Por: CLEA MARCIA PEREIRA CAMARAl Educação> Ensino Superiorl 14/03/2012 lAcessos: 1,035
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Ao se referir as pessoas com Altas Habilidades logo é ressaltado a questão da diferença, sendo comum o posicionamento em relação ao diferente, baseando em valores e expectativas normativas determinadas pelo grupo social do qual se faz parte.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 1,868

    Este artigo realiza uma reflexão sobre a literatura infantil, focando sua análise na questão da função da mesma. Faz um rápido levantamento diacrônico, após abordar o problema conceitual e conclui que a literatura infantil ideal tem como função específica ajudar no despertar crítico dos futuros leitores adultos. Convida você para uma viagem ao universo da literatura infanto-juvenil.

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 01/06/2012 lAcessos: 2,128
    RONALDO CAMPELLO

    RESUMO O objetivo principal desta revisão é discutir a importância da leitura no universo escolar e além dele, no sentido de compreender a leitura como passaporte para a formação de sujeitos portadores de seu próprio protagonismo cultural. Ler é um hábito de poucos, ler, além de proporcionar um melhor entendimento do mundo nos trás a realidade e também nos transporta para fora dela, é a chave que nos conduz a mundos extraordinários e também nos torna críticos, céticos.

    Por: RONALDO CAMPELLOl Educação> Educação Infantill 14/09/2010 lAcessos: 8,189

    Como obter as informações de que necessitamos para acompanhar os percursos dos estudantes? Como apreender os modos como eles representam os conceitos? Como saber o que pensam sobre o que ensinamos para pensarmos nas possibilidades pedagógicas que assegurariam a qualidade do ensino-aprendizagem? Como proceder para que os estudantes evidenciem seus avanços e suas dificuldades?

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014 lAcessos: 12

    Aprender com prazer, aprender brincando, brincar aprendendo, aprender a aprender, aprender a crescer: a escola é, sim, espaço de aprendizagem. Assim, é fundamental que cada professor se sinta desafiado a repensar o tempo pedagógico, analisando se ensina o que é de direito para os estudantes e se a seleção de conteúdos, capacidades e habilidades é de fato importante naquele momento.

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014 lAcessos: 19

    A prática educativa está fortemente relacionada a processos de comunicação e interação entre os seres, que a utilizam para assimilar seus saberes, habilidades, técnicas, valores, atitudes, e, através disso, construir novos saberes. Sendo assim, não se pode reduzir a educação ao simples ato de ensinar e a pedagogia como um conjunto de métodos que possibilita o ensino. Sendo assim, surge um questionamento essencial a todo aquele que quer compreender, viver e fazer pedagogia: quem é o pedagogo?

    Por: Maria Cristinal Educação> Educação Infantill 18/11/2014

    A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.

    Por: Jania Gasques bordonil Educação> Educação Infantill 17/11/2014
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Nos anos iniciais, a disciplina que trabalha as noções históricas, de espaço e tempo é chamada de Estudos Sociais. Neste período o professor deve transmitir aos alunos noções fundamentais de organização da vida em sociedade, de como se organiza o próprio município, da atuação das autoridades, organizações e hierarquias, noções de respeito e educação cidadã, além dos deveres e direitos humanos.

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 14
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Como todos já sabem e ouviu-se muito falar, a educação autônoma é a mais viável e satisfatória nos dias de hoje. Com tantas transformações ocorrendo em tempo real, e em nível econômico, político e social, além de cultural também. Com base nisto, quero colocar alguns dos meus pensamentos sobre a educação.

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014
    Liamara Lucia de Almeida Cacho

    Há tempos busca-se formar integralmente o homem, provavelmente, nenhuma palavra expressa mais essa ideia de formação humana que a palavra, oriunda da Cultura Grega, Paídeia, que exprimia o ideal de desenvolver no ser homem aquilo que era considerado próprio da sua natureza, essa ideia perpassou o humanismo renascentista chegando até aos nossos dias atuais. Diante disso, cabe perguntar: O que significa essa totalização da formação humana? Pode ser definido em um único conceito?

    Por: Liamara Lucia de Almeida Cachol Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 13

    A educação inclusiva é voltada de todos para todos, os ditos "normais" e as pessoas com algum tipo de deficiência poderão aprender em conjunto. Uma pessoa dependerá da outra para que realmente exista uma educação de qualidade. A função de separar e classificar os alunos, rotulando-os como menos ou mais capazes, dá lugar a de escolher cada um, valorizando suas potencialidades, sua linguagem, suas diferenças, bem como os instrumentos que ampliam suas possibilidades de aprender, de comunicar e de i

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 14/11/2014 lAcessos: 17
    Escola Kindergarten

    A etapa em que uma mãe deve matricular seu filho num berçário pode ser a mais dolorosa, tanto para ela quanto para o bebê. Por isso, é muito importante escolher um berçário de qualidade, capaz de conquistar a confiança de ambos.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 17/05/2013 lAcessos: 50
    Escola Kindergarten

    Porque é importante que as crianças brinquem? Como deve ser o aprendizado nesta fase? Neste artigo falaremos como a criança pode desfrutar de maneira prazerosa o aprender, aliando a brincadeira à aprendizagem.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 10/05/2013 lAcessos: 93
    Escola Kindergarten

    A educação não deve vir somente das escolas. A missão de transmitir os valores para nossas crianças deve vir dos pais. Esse texto aborda como as crianças devem ser educadas e de que maneiras elas vão influenciar positivamente nossa sociedade se assim fizerem de forma positiva!

    Por: Escola Kindergartenl Educaçãol 25/04/2013 lAcessos: 31
    Escola Kindergarten

    Neste artigo, colocamos a qualidade do ensino no Brasil como análise e demonstramos com fatos o que deveria ser feito para que nossas crianças pudessem ter um futuro melhor, construindo assim um país mais concreto e correto. Além disso, defendemos a importância da qualidade do ensino e ainda a função da escola na cidadania e no ambiente social.

    Por: Escola Kindergartenl Educaçãol 18/04/2013 lAcessos: 63
    Escola Kindergarten

    Neste artigo você vai ver nossa opinião sobre o sistema de ensino fundamental no Brasil. Explicamos a divisão entre o sistema público e o privado e ainda como funciona a administração de cada um. Ainda sugerimos como deve ser a organização do ensino no Brasil e como nossas crianças poderiam aprender mais e tornar nosso país um lugar melhor para vivermos.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 11/04/2013 lAcessos: 51
    Escola Kindergarten

    Após a gestação, muitas mães ficam com receio de matricular seu filho em uma escola infantil logo cedo. Neste artigo você perceberá que a escola poderá oferecer muitas vantagens que não teria na casa.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 28/03/2013 lAcessos: 115
    Escola Kindergarten

    A licença maternidade está terminando e precisa por seu bebê em uma creche? Saber escolher a escola infantil certa pode evitar muitas consequências desagradáveis. Neste artigo você aprenderá 5 itens básicos a serem verificados antes de matricular seu filho!

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 26/03/2013 lAcessos: 51
    Escola Kindergarten

    Está em dúvida em qual berçário matricular seu filho? Comece conhecendo as escolinhas perto da sua casa! Veja aqui as vantagens para quem mora na Zona Leste de São Paulo.

    Por: Escola Kindergartenl Educação> Educação Infantill 18/03/2013 lAcessos: 143
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast