A produção textual nas séries iniciais

Publicado em: 18/02/2011 |Comentário: 2 | Acessos: 1,495 |

A aprendizagem da língua escrita é uma ação amplamente mais complexa do que a aprendizagem de um instrumento de comunicação. É, antes de tudo, um ato de construção de estruturas de pensamento, capazes de propiciar abstrações mais elaboradas.

Neste sentido, é importante que o docente das séries iniciais realize o ato reflexivo com relação à perspectiva do que a escrita representa, de seus valores e usos sociais. Além da compreensão de como se organiza tal sistema.

O entendimento de que o trabalho com textos não deve ser encarado como pretexto para a introdução de atividades que envolvam palavras chaves ou mesmo famílias silábicas, torna-se imperativo. Este trabalho deve ser compreendido a partir de um contexto interacional, em que as palavras se revestem de sentido e significado para os educandos. É um momento real de uso da linguagem por parte da criança. Devendo ser propostos trabalhos com textos significativos, verdadeiros, pertinentes ao contexto vivenciado pelos educandos, possibilitando-lhes o seu uso no cotidiano.

Desta forma, é papel fundamental da instituição escolar criar condições para que seus educandos ampliem o domínio da língua em todas as suas esferas, quer seja oral, ou escrita. E, consequentemente, despertando a atenção para o fato de que linguagem e pensamento são construções contínuas que, por sua vez, caminham conjuntamente. Em outras palavras que o trabalho desenvolvido no âmbito escolar possibilite a todos educandos o acesso a habilidades e competências para o exercício da cidadania.

A partir desta proposta, é primordial que a organização do ensino proposto pela unidade escolar possibilite a seus educandos o desenvolvimento de conhecimentos discursivos e lingüísticos. Ressaltando-se, que esta ação deve ter início a partir das séries iniciais do ensino fundamental, para que logre os resultados almejados.

Mediante ao exposto no decorrer desta discussão, supõe-se que a mediação do trabalho pedagógico realizado pelo docente perpasse pela ação reflexiva, propondo aos educandos trabalhos que os conduzam ao domínio da leitura e da escrita de acordo com seus propósitos e os da demanda social em vigência. Como também, que lhes despertem a habilidade de expressarem-se apropriadamente em situações de interação oral diferenciadas de seu espaço de vivência cotidiana.

A organização do trabalho pedagógico sob está ótica, deve constituir-se em fonte efetiva de autonomia para o sujeito, possibilitando-lhe uma participação social responsável, em uma sociedade dialética.

O êxito almejado com o trabalho textual nas séries iniciais está arraigado, isto é, dependente de uma prática educativa que tenha como proposta norteadora a formação de cidadãos autônomos e participativos. Partindo da premissa de que os educandos sejam sujeitos ativos dentro de seu processo de aprendizagem, principalmente, que construam significados para o que apreenderam no universo escolar, por meio de múltiplas e complexas interações com objetos de construção do conhecimento.

Sabedores de que o processo educacional se dá, fundamentalmente, pela interação lingüística, o trabalho com a produção de textos tem, ainda, como finalidade contribuir para a formação de escritores competentes, críticos, ativos nos âmbitos sócio, econômico, político e cultural, sendo capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. Contribuir para a formação de escritores competentes e habilidosos, sugere, portanto, uma prática contínua de produção de textos em sala de aula, o contato com enormes diversidades de estilo textual, que de fato se aproximem das reais circunstâncias nas quais são produzidos pelos meios de comunicação.

Tudo isso nos evidencia que o acesso ao código escrito não se resume em um adestramento, mas sim implica em um movimento dialético de compromisso entre instrumentos de aprendizagem e o sujeito concreto do processo de construção contínua do conhecimento.

 

 

 

 

 

* Simone Andrade R. dos Santos Rodrigues é Pedagoga e moradora do município de Rondonópolis - MT

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-producao-textual-nas-series-iniciais-4261405.html

    Palavras-chave do artigo:

    linguagem educacao textos

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo tem como objetivo de apresentar a pesquisa sobre a influencia dos meios tecnológicos na educação e aprendizagem de crianças e adolescentes e contribuir com a conscientização sobre os possíveis riscos que as redes sociais oferecem. A pesquisa foi realizada no programa escola da família e teve como base o método dedutivo. Conclui-se que cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável.

    Por: Ivan Guilherme Machadol Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 06/10/2014 lAcessos: 14
    Jaqueline Almeida

    A comunicação tem o objetivo de usar estratégias apontadas por autores como Lídia Maria Rodrigo, Agostinho, Deleuze, Antônio Gramsci e Sílvio Gallo para o âmbito da educação levando em consideração as experiências que obtive no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com apoio da CAPES. Através da análise destes célebres autores, tratarei da importância da disseminação cultural filosófica, o papel

    Por: Jaqueline Almeidal Educaçãol 11/01/2011 lAcessos: 1,110
    Patricia Cassia Pereira Porto

    O discurso oral é um tecido social coletivo. Somos herdeiros das tradições orais que formaram vários povos, herdamos das tradições simbólicas as histórias que tecem toda cultura oral nascida no seio da coletividade. As vozes que ecoam das classes populares, dos griôs, dos oprimidos, dos iletrados – é a voz da memória mítica que ao ressurgir como força motriz de uma memória coletiva nos faz mergulhar na nossa História brasileira feita de muitas histórias singulares.

    Por: Patricia Cassia Pereira Portol Educação> Línguasl 05/03/2011 lAcessos: 927

    Impossível pensar a comunicação, no mundo contemporâneo, fora do audiovisual, isto é, da imagética . Nessa rede, comunica-se através da leitura e da produção de formas, volumes, interações de forças e movimentos, traços, cores, sons. A linguagem ganha um novo sentido. A grande característica do mundo atual é exatamente a maneira como se passa a entendê-la. Toda forma de expressão e organização do mundo é texto; todo meio e modo de representação é a linguagem.

    Por: Selmo Alvesl Educação> Línguasl 13/10/2010 lAcessos: 1,599

    O presente artigo tem por objetivo abordar algumas questões sobre a EAD, sua criação, autorização, credenciamento e suas contribuições para a formação docente e profissional, através das novas tecnologias de ensino.

    Por: marcelo donizete da silval Educação> Educação Onlinel 14/09/2009 lAcessos: 14,848 lComentário: 4
    Lucivania da Silva

    O Código de Trânsito brasileiro (CTB), lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito.

    Por: Lucivania da Silval Educação> Educação Infantill 16/10/2013 lAcessos: 82
    Alinne do Rosário Brito

    A função educativa por ter-se mostrado capaz, em diversos experimentos empíricos realizados, desenvolveM níveis diferentes de experiências pessoais e coletivas e a propiciar novas descobertas, além de contribuir na socialização. Neste trabalho, buscou-se aproximar as representações históricas do jogo, ás teorias que o balizam como atividade rica, prazerosa e motivadora da aprendizagem .

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 18/07/2012 lAcessos: 1,414

    O presente artigo tem como objetivo conferir uma alternativa metodológica, leitura de textos que contextualizam o assunto corpo humano proporcionando uma aprendizagem significativa. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de sétima série de uma escola estadual do município de Rio Grande. Os resultados demonstram que os educandos eram acostumados a leitura tradicional do livro didático e se surpreenderam com os novos textos que foram entregues a eles, provocando um grande interesse dos mesmos.

    Por: Camila Fonsecal Educação> Ciêncial 14/02/2011 lAcessos: 3,002
    Nathália Alves de Oliveira

    A pesquisa monográfica tem como objetivo definir qual a importância da contação de histórias para a educação infantil através do estudo bibliográfico de teóricos sobre a literatura infantil. O estudo revela ainda a importância do professor ao inserir a literatura no seu planejamento para o processo de construção de competências, criatividade e criticidade, revelando histórias que despertam a imaginação, trabalham a concentração, ensinam princípios, o conceito entre o bem e o mal ...

    Por: Nathália Alves de Oliveiral Educação> Educação Infantill 08/02/2012 lAcessos: 4,761
    Daniel Motta

    A revista Nova Escola é uma publicação de periodicidade mensal, criada em 1986 pela Fundação Victor Cívita. A revista é voltada à comunidade de professores do ensino fundamental. Entre suas editorias, ela aborda diversos assuntos da área educacional, sob as mais variadas formas de textos jornalísticos: entrevistas com especialistas, artigos, relatos de experiências, idéias para sala de aula e seções destinadas a divulgação de trabalhos desenvolvidos em diferentes comunidades do país.

    Por: Daniel Mottal Educação> Ensino Superiorl 05/11/2010 lAcessos: 4,518 lComentário: 1

    O presente artigo aborda o sistema de ensino de língua portuguesa envolvendo o aluno com dislexia e os professores que atuam na 5º serie, no contexto educacional de nível fundamental II.Visa investigar, as metodologias adotadas em sala nas aulas de língua portuguesa e se são suficientes para proporcionar aulas apropriadas quão grandemente necessárias, para contemplar as especificidades do aluno disléxico, de maneira a assegurar o seu aprendizado.

    Por: Taynara Freitas de Souzal Educação> Educação Infantill 22/10/2014

    As conexões entre brincar, aprender e ensinar são perceptíveis quando o educador consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os objetivos dos alunos. Ensinando a aprender contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo, preparando para o exercício da cidadania e da vida coletiva incentivando a buscar justiça social e igualdade com o respeito à diferença.

    Por: Rosana Maciel Averl Educação> Educação Infantill 12/10/2014 lAcessos: 27

    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre o impacto do programa escola da família na vida de crianças e adolescentes da Escola Vicente Minicucci na cidade de Franca . A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Vicente Minicucci, na cidade de Franca - SP. Seguindo os métodos de observação e questionário aplicados aos responsáveis e participantes do programa. Foi possível perceber que esse programa tem sido de suma importância pelo fato de tirar as crianças da rua, lugar

    Por: Leticia Oliveiral Educação> Educação Infantill 06/10/2014 lAcessos: 20

    Neste artigo apresentamos os resultados da pesquisa realizada na instituição Chácara Sorriso, na cidade de Patrocínio Paulista, na Av. Ronan Rocha. Onde destacamos a importância da música na aprendizagem e desenvolvimento sócio cultural da criança e do adolescente. O nosso objetivo foi trabalhar com a música, levando em conta aspectos histórico e sócio cultural, com o intuito de levar às crianças e aos adolescentes da instituição uma reflexão de cada música e do que elas representam em suas vida

    Por: Josianel Educação> Educação Infantill 28/09/2014 lAcessos: 38
    Zilda Ap. S. Guerrero

    A prática pedagógica do ensino de Ciências nas fases iniciais á formação autoral dos alunos como protagonistas de projetos vinculados á harmonia entre o homem e natureza de forma a construir um perfeito equilíbrio entre ambos. Portanto, as aulas de Ciências devem destacar o caráter de empresa vital, humana, fascinante, indagadora, aberta, promoção da argumentação criativa e analítica, a fim de comprovarem a veracidade da atividade científica, ou discordarem, promovendo teses, novos experimentos.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Educação Infantill 28/09/2014 lAcessos: 11
    Fagner Vieira

    Muito se fala sobre elas, sobre vestibulinho, curso técnico, empregabilidade e etc. Mas você sabe quanto ganha um técnico? Sabe como e onde se inscrever numa ETEC? Este artigo reúne em nove tópicos, todas as informações sobre vagas, vestibulinhos e resultados de provas. Aqui você também vai encontrar links, a unidade mais próxima de você e estatísticas.

    Por: Fagner Vieiral Educação> Educação Infantill 27/09/2014 lAcessos: 19

    No presente artigo apontaremos a indisciplina na Educação Infantil pelos docentes como um dos principais obstáculos ao trabalho pedagógico. O objetivo deste trabalho é tentar resgatar alguns aspectos da postura do professor em relação à manipulação e a falta de limites das crianças. Definir limites com os alunos, deixar claro o que é possível ser feito e em que situações eles poderão ser cobrados só auxilia em seu crescimento pessoal e em suas atividades estudantis.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 26/09/2014 lAcessos: 48

    O presente artigo discute a importância da participação da família no processo educacional da criança na Educação Infantil. O artigo desenvolvido tem como objetivo discutir a importância da família na educação da criança, tanto no ambiente social da escola como no ambiente familiar, focalizando assim, o papel da família nesse processo.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 26/09/2014 lAcessos: 50
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    A gênese do modelo escolar de alfabetização data aproximadamente um pouco mais de dois séculos de história. Surgiu na França após a Revolução Francesa. A alfabetização se tornou o fundamento da escola básica e a leitura – escrita sinônimos da aprendizagem escolar e historicamente podendo ser classificadas por três momentos distintos.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 18/11/2013 lAcessos: 39
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Atualmente em todos os âmbitos da esfera humana, há uma grande preocupação com a questão dos valores humanos. Os jovens estão cada vez mais incertos quanto aos valores que norteiam suas ações. No bojo do processo de globalização que vivenciamos a escola também é afetada, pois reflete os problemas da sociedade contemporânea.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 06/02/2013 lAcessos: 67
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Vivemos em um mundo intensamente ativo, onde as mudanças se dão de forma rápida nos âmbitos social, político, econômico, institucional e organizacional. A sobrecarga a qual as pessoas estão submetidas as conduzem diretamente ao stress, sobretudo, à doenças crônicas, as quais correntemente vemos noticiadas nos meios de comunicação e simploriamente denominada como "doenças da modernidade".

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/04/2012 lAcessos: 88
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    O racismo consiste na crença da superioridade de uma raça sobre as outras. Essa crença, por sua vez, defende a separação entre as "raças" com direitos e deveres distintos, chegando ao extremo da defesa do baniamento ou da exclusão social. De acordo com estudos realizados, as bases do DNA de nosso Genoma é constituído apenas por uma raça no Homo Sapiens, que é a raça humana.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 21/02/2011 lAcessos: 268
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    Depressão, uma nomenclatura às vezes desconhecida ou discriminada por muitos. Mas não há como negá-la, ela de fato existe e nos faz trilhar pelo caminho da luz e das trevas. A depressão deve ser entendida em consonância com sua verdadeira definição, ou seja, como uma significativa perturbação da saúde, uma condição de enfraquecimento, uma doença. Ela não é apenas um "mau dia", mas sim, uma grave doença mental, estando qualquer pessoa vulnerável às suas garras.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/02/2011 lAcessos: 88
    Simone Andrade R. S. Rodrigues

    A organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas tem se constituído no centro das atenções no cenário do debate educacional. Os avanços das políticas educacionais advindos com a implantação da Gestão Democrática nos sistemas de ensino representam um grande avanço para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.

    Por: Simone Andrade R. S. Rodriguesl Educação> Educação Infantill 18/02/2011 lAcessos: 1,609

    Comments on this article

    0
    Maria Cicera Nunes 04/04/2011
    gostaria de faser um trabalho de geografia do primeiro grau sétima série sobre granitos basaltos rochas calcarios ele dice que na prócima aula el e vai falar sobre pedras me ajude.obrigada
    0
    cicera 04/04/2011
    me ajude o professor de geografia estava falando sobre calcário arenitos basaltos rochas e quando a aula terminol ele falou que a prócima aula ele vai falar sobre pedras, não consigo encontrar nenhum trabalho que fale sobre as pedras me ajude por favor. obrigada
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast